• Nenhum resultado encontrado

80 anos do Sinduscon-MG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "80 anos do Sinduscon-MG"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Câncer de

Prósta-ta e Dengue são

temas abordados

em Sipats

Valorizando a

Segurança e o

Trabalhador

Curso: Ciclo do

Concreto

Seconci Informa

02

03

05

07

Ser uma referência para o construtor mineiro é resultado de muito trabalho, de uma

somatória de escolhas e iniciativas que geram impacto positivo dentro e fora da co-munidade onde atua. Nestes seus 80 anos de existência, o Sinduscon-MG mantém viva a memória de sua trajetória no tempo, pontuada pelo compromisso ético, pela tradição inovadora, pela construção de um presente sempre vigilante e em sintonia com as expectativas do setor.

Em 1992, a entidade deu um passo fundamental na sua caminhada, oficializando o compromisso com a responsabilidade social empresarial. Nascia o Seconci-MG, braço social do Sindicato, preposto de um projeto que privilegia o capital humano do setor, oportunizando-lhe ferramentas de promoção da saúde, de segurança no trabalho e de crescimento profissional. Nos capítulos marcantes desta biografia octogenária, figura um time de empresários visionários, que se mobilizaram para sensibilizar e congregar seus pares na edificação do maior patrimônio social que o setor possui. Somos o reflexo do que recebemos, e caminhamos norteados pelas oportunidades da vida. Estas oportunidades me trouxeram pela segunda vez consecutiva à gestão desta “alça social” do Sindicato Patronal. É um desafio que se afina e dialoga com minhas convicções de empresário humanista, semeador das boas práticas, que se reconhece na liga mobilizadora em favor da melhoria da qualidade de vida do nosso trabalhador e, por consequência, da sustentabilidade do setor.

Ao saudar os 80 anos do Sinduscon-MG, o faço sob a perspectiva do gestor e do as-sociado das duas casas, sob a ótica de quem vivenciou uma fatia significativa dessa trajetória, de quem acumula em seu baú profissional e afetivo muitas histórias, par-tilhou conquistas, enfim, de quem testemunhou essa instituição avançar no tempo e tornar-se sólida, respeitada, reconhecida pela qualidade e eficácia de suas diligên-cias e, o que é melhor, sempre com motivação para novos desafios, sempre olhando para o futuro. Os quase dois milhões de atendimentos prestados ao trabalhador da construção civil pelo Seconci-MG nos últimos 24 anos de existência lado a lado de-monstram a força do Sindicato e somam motivos para celebrar seu 80º aniversário.

Eduardo Henrique Moreira Presidente do Seconci-MG

(2)

JORNALISTA RESPONSÁVEL:

Anna Carolina Aguiar - 17657 MG

DESIGN E DIAGRAMAÇÃO:

Trina Branding Studio

Todas os textos são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do SECONCI-MG. É permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Rua Diamantina, 285 – Lagoinha CEP 31110-320 – Belo Horizonte – MG Tel.: (31) 3449-8000 / Fax: (31) 3449-8010

Fonte: Senge-MG

Já é de praxe: muitas empresas reservam os últimos meses do ano para realizarem suas Semanas Internas de Prevenção de Acidentes – Sipats. O Seconci-MG colabora com as associadas na organização destes eventos, intermediando contatos e providências para a realização de palestras e outras atividades educativas, como as apresentações de esquetes cênicos relacionados aos temas selecionados. Trabalho em altura e riscos com eletricidade foram assuntos muito discutidos nas últimas Sipats. Além da segurança do trabalho, que tem presença garantida na pauta de assuntos contemplados, várias associadas também elegeram o câncer de próstata e as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti – Dengue, Chikungunya e Zika Vírus – como temas de destaque na programação. Impulsionadas pela campanha Novembro

Azul, que chama atenção para o câncer que

figura como o segundo tipo mais comum entre os homens, aproveitaram para alertar sobre os cuidados com a saúde integral da população masculina, conscientizando-a

sobre a importância de se cuidar sempre. Outro assunto focado foi a tríplice epidemia de vírus transmitidos pelo Aedes

aegypti que acomete o país. Para falar

sobre o problema, o Capitão Seconci saiu das páginas da revista em quadrinhos

Capitão Seconci contra o Mosquito do Mal, HQ produzida pelo

Seconci-MG, convocando os trabalhadores da construção a contribuírem no combate aos focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor das doenças. O Super Herói, criado pelo cartunista Celton e corporificado pelo grupo de teatro empresarial Todo Cultura, tem um repertório flexível sobre temas voltados para saúde e segurança, transmitindo de forma lúdica, porém assertiva, informações importantes sobre a prevenção de doenças e de acidentes no trabalho.

Outros temas abordados nas Sipats foram: Diabetes, Prevenção ao Infarto, Hipertensão, Higiene Bucal, Motivação, Higiene pessoal e ocupacional e

Alcoolismo e Drogas. Sempre que possível, esses assuntos são debatidos por profissionais que atuam no Seconci-MG ou que trabalham em instituições parceiras da entidade. Para saber mais sobre esse apoio na organização de palestras e outros eventos, entre em contato com o Departamento de Serviço Social através dos telefones (31) 3449-8005/8006 ou do e-mail social2@seconci-mg.org.br.

Câncer de Próstata e Dengue são temas

abordados por várias Sipats

O Capitão Seconci orienta sobre como eliminar focos de proliferação do Aedes aegypti.

A Construtora Lage recebeu uma palestra do Urologista do Seconci-MG, Roberto Amaral.

(3)

No último dia 14 de novembro, segunda-feira, o GSEG, Grupo de Profissionais de Segurança do Trabalho na Construção Civil, realizou sua penúltima reunião do ano. Essa edição teve como tema norteador das discussões a Análise Preliminar de Risco (APR) e contou com a palestra do gestor Alexandre Nazaré Carvalho, que discorreu sobre o assunto. Alexandre é Engenheiro de Segurança do Trabalho da MRV, Seção Minas Gerais. Ele abordou, entre outros aspectos pertinentes à APR, os critérios para a identificação dos perigos e avaliação

dos riscos originados nas atividades executadas na MRV e para estabelecer as medidas de controle necessárias sobre os mesmos.

O GSEG foi criado pelo Seconci-MG e possibilita, periodicamente, a troca de conhecimento e experiências entre profissionais da segurança do trabalho, bem como a discussão de situações e problemas específicos da área de segurança, comuns às empresas do setor. As reuniões do grupo acontecem na 2ª

segunda-feira de cada mês, das 14h30 às 16h30, no Centro de Treinamento do Seconci-MG. O tema do último encontro deste ano será “Soterramento”.

Para se incorporar ao GSEG, envie um e-mail para seguranca2@seconci-mg.org.br ou entre em contato com o Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG através do telefone (31) 3449-8031. Podem participar do grupo funcionários de empresas associadas ao Seconci-MG e ao Sinduscon-MG.

GSEG promove penúltimo encontro do ano

O GSEG se reúne mensalmente e o tema da próxima reunião será “Soterramento”.

No dia 27 de novembro, é comemorado o Dia do Engenheiro e do Técnico de Segu-rança do Trabalho. A data celebra esses pro-fissionais tão importantes para a construção civil, que diariamente se preocupam em preservar a segurança de todos no ambiente profissional. O setor, ciente da importância dessa atuação, faz questão de premiar boas iniciativas nesse sentido.

No dia 17 de novembro, houve a entrega do Prêmio Vitae Rio – Construção Segura, Empresa Viva, realizado pelo Seconci-Rio e pelo Sinduscon-Rio. A premiação, que completou onze anos, celebra a cultura do trabalho seguro e da valorização da vida do trabalhador. Na oportunidade, houve a cerimônia de posse da Diretoria e do Conselho Fiscal do Seconci Rio para o biênio 2016 - 2018.

Ainda nesta semana, no dia 24, o Secon-ci-SP entregou o 4º Prêmio SeconSecon-ci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho. Ele busca também valorizar as melhores práticas tanto na saúde, quanto na segurança do trabalho, desenvolvidas nos canteiros de obra do estado de São Paulo.

O Seconci-MG também realiza uma pre-miação junto a empresas da construção civil mineira, o Prêmio de Segurança do Trabalho Sinduscon-MG/Seconci-MG, que tem por objetivo reconhecer ações na gestão da segurança do trabalho e divul-gar iniciativas bem sucedidas de melhoria nas condições de saúde e segurança do trabalho, compartilhando as boas práticas adotadas pelas obras nesta área. O Prêmio se encontra no final do processo de apu-ração, aguardando a homologação dos

resultados, e as empresas serão premiadas nas seguintes categorias: Empresa Preven-cionista, Operário Destaque e Empresa Destaque na Área de Vivência.

Prêmios são importantes. Eles dão visibilidade às boas práticas e reconhecem esforços em-pregados na gestão da segurança. Contudo, é o investimento contínuo em treinamentos e outras ferramentas educativas, que garantem uma boa gestão da segurança. O Seconci-MG, através do seu Departamento de Segurança do Trabalho, tem uma atuação diligente nessa área. Nos últimos dez anos, foram mais de seis mil treinamentos e cursos oferecidos aos trabalhadores da construção civil ministrados pelos profissionais do Departamento, tota-lizando 35.834 horas. No mesmo período, foram quase 300 palestras, somando 20.132

horas.

(4)

Serventes, pedreiros, carpinteiros, oleiros, ferralheiros, mestres-de-obras, empreiteiros, pintores, desenhistas, engenheiros e todos os profissionais brasileiros ligados à arte de construir têm como seu Padroeiro, Frei Galvão. O título foi concedido no ano 2000, pelo Papa João Paulo II. Neste ano, no último dia 18 de novembro, foi sancionada e publicada, no Diário Oficial da União (DOU) a Lei 13.359/2016, que institui o Dia Nacional do Patrono da Construção Civil

e dos Profissionais da Engenharia Civil, a ser celebrado em 25 de outubro. A data corresponde ao dia da beatificação de Frei Galvão.

Tendo sido batizado com o nome de Antônio Galvão de França, Frei Galvão foi por muitos anos o responsável pelas obras do Mosteiro da Luz, em São Paulo, construção designada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Instituído Dia Nacional do Patrono da

Construção Civil

Nos próximos dias 28 e 29 de novembro (segunda e terça-feira), acontecerá, na sede do Conselho Regional de Engenha-ria e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG) a capacitação Alterações Recentes

da NR12: Parte Geral, Anexos VI e VII. O

curso, que tem carga horária de 6h/aula, das 18h45 às 22h, é uma realização da Associação dos Ex-Alunos da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (AEAEE-UFMG) e conta com o apoio do CREA-MG.

Destinado a Engenheiros de Segurança do Trabalho, Técnicos de Segurança do Trabalho, Engenheiros Mecânicos, En-genheiros Eletricistas, EnEn-genheiros de Automação e Controle e demais profis-sionais que já possuem conhecimento sobre proteção de máquinas e equipa-mentos, o curso tem como objetivo ins-trumentalizar os participantes para com-preenderem as mudanças ocorridas em vários itens da NR12, bem como sobre como aplicar o conhecimento

adquiri-do na proteção de máquinas. Ele será ministrado pelo Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, Marcos Ribeiro Botelho, que é Auditor-Fiscal do Traba-lho, Instrutor do Ministério do Trabalho em NR12 e integra o Comitê Permanente Regional (CPR) da Construção Civil. Informações e inscrições pelo tele-fone (31) 3273-3023 ou pelo e-mail: centromemoriaufmg@gmail.com.

O Centro de Treinamento do Seconci-MG está de portas abertas para o evento da sua empresa. Com ambiente amplo e mul-tiuso, o espaço foi planejado para oferecer conforto e facilidade aos frequentadores. O local é ideal para a realização de reu-niões, treinamentos, seminários, cursos, workshops, palestras, exposições e encon-tros empresariais.

As salas contam com paredes retráteis, que permitem a modulação dos espaços e atendem a eventos com até 300 pessoas sen-tadas. Possuem o pé direito duplo e mobiliário versátil com diversas possibilidades de for-matos de montagem: em “U” com mesas, “U” simples, escolar e auditório. O CT conta ainda com sala de apoio, equipamento multimí-dia, ampla cozinha equipada com geladeira,

fogão e micro-ondas e o ambiente é acessível a portadores de necessidades especiais. Associado, traga seu evento para o Centro de Treinamento do Seconci-MG! Empresas associadas ao Seconci-MG contam com um desconto especial.

Saiba mais clicando aqui.

Capacitação sobre Alterações Recentes na

NR12

CT Seconci-MG – espaço para eventos com

desconto para associadas

(5)

O Seconci-MG, em parceria com a agência A2B Comunicação, realizará o curso Ciclo do Concreto - Qual é minha

responsabilidade?, no dia 14 de dezembro,

no turno da manhã. Voltado para engenheiros, técnicos, mestres de obras, estudantes e profissionais do setor do concreto, ele será ministrado pelo Eng. Dr. Jonhson Rigueira.

O objetivo é esclarecer os participantes sobre as responsabilidades de cada profissional dentro das etapas do Ciclo do Concreto, a saber: produção, entrega, recebimento, lançamento/aplicação, acabamento e cura no canteiro de obras. A programação inclui dois módulos, um voltado para a matéria prima e a produção, e outro, para a obra. Eles acontecem entre

as 8h e as 12h, no Centro de Treinamento do Seconci-MG.

O investimento é de R$80,00 para funcionários de empresas associadas ao Seconci-MG e para estudantes, e de R$100,00 para os demais profissionais.

Saiba mais e faça sua inscrição.

Curso: Ciclo do Concreto - Qual é minha

responsabilidade?

Oportunizar iniciação e aprimoramento profissional a trabalhadores de empresas associadas ao Seconci-MG, seus familiares e público interessado em geral é o objetivo de uma parceria inaugurada no início deste ano entre a entidade, o Sesiminas e o Senai-MG. Através dela já foram ofertados cinco cursos: Auxiliar de Topografia, Almoxarife de Obras, Pedreiro de Alvenaria Assistente, Pedreiro de Acabamento e Costureiro de Vestuário Assistente.

O convênio firmado possibilitou mais um curso neste final de ano, iniciado no último dia 07 de novembro, o de Instalador de Sistema

de Construção A Seco (Dry Wall) Assistente.

Como nos anteriores, as aulas acontecem no Centro de Treinamento do Seconci-MG, em duas turmas, uma no turno da manhã (7h30 às 11h45) e outra no da tarde (12h45 às 17h). O conteúdo programático inclui cálculo aplicado, leitura e interpretação de projetos e montagem de sistemas de construção a seco,

além de noções de segurança do trabalho. Os alunos vêm recebendo aulas teóricas e práticas, estas últimas na área externa do Centro de Treinamento, previamente adaptada para as atividades previstas.

O consórcio entre as entidades, que prevê novos cursos em 2017, tem sido profícuo, significando mais um passo nos esforços para promoção de oportunidades de qualificação profissional.

Seconci-MG e Sesi/Senai renovam

parceria para oferta de cursos de

aperfeiçoamento profissional

(6)

No dia 12 de dezembro, uma segunda-feira, acontecerá o Seminário: Lei de Cotas - Boas

Praticas de Inclusão. O objetivo é fornecer ao

público depoimentos e práticas de empresas e de trabalhadores com deficiência e reabilitados pelo INSS, que estão hoje no mercado de trabalho vivenciando inclusão, e não apenas inserção.

O seminário abordará os processos de inclusão, como a aprendizagem profissional enquanto meio de inclusão gradual, os apoios e metodologias utilizados dentro das empresas, bem como nas entidades formadoras, para inclusão dos trabalhadores beneficiários da política de cotas. O foco principal será

nas deficiências intelectual, autismo e mental.

O evento acontece no Sesc Paladium, e as inscrições devem ser feitas através

deste link.

Seminário sobre a lei de cotas e práticas

de inclusão

No último dia 17, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou alterações na metodologia do cálculo do Fator Acidentário de Prevenção (FAP). O FAP é um multiplicador calculado anualmente que incide sobre a alíquota do Seguro Acidente de Trabalho (SAT) pago pelas empresas. As mudanças irão valer para 2018.

Fique de olho no que mudou:

1. Acidentes sem concessão de benefício (menos de 15 dias) não serão considerados no FAP, exceto quando houver óbito.

2. Os acidentes de trajeto também estarão fora do FAP.

3. Bloqueio de bonificação por morte ou invalidez. Ele só será válido durante o ano em que ocorreu o acidente, e os sindicatos não mais terão a prerrogativa de desbloquear a bonificação.

4. Exclusão da redução de 25% do FAP calculado na faixa malus. Foi aprovada uma regra de transição. Em 2018 o desconto será de 15% e, no ano seguinte, esse desconto será extinto.

5. O bloqueio de bonificação com base na taxa média de rotatividade acima de 75% não foi excluído. No entanto, serão usadas as rescisões antecipadas de contrato a termo. A partir de agora, os sindicatos não terão autonomia para promover esse desbloqueio.

6. A regra de desempate das empresas pelo CNAE também mudou. A partir de 2018, o critério será a posição inicial do empate sem alterar o número total de estabelecimentos com o cálculo válido.

Fique atento às alterações do Fator

Acidentário de Prevenção (FAP)

(7)

Seconci-MG informa

5

4

3

2

De acordo com a NR-18, todos os empregados da construção civil devem receber um treinamento admissional antes de iniciarem o trabalho. O Seconci-MG oferece esse treinamento diariamente, de segunda a sexta-feira. Para que seus funcionários participem, empresas associadas devem agendar a participação até as 13h do dia útil anterior, através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br. Devem ser informados no e-mail, para que se realize o agendamento, a data pretendida do treinamento e o nome e telefone da empresa, além dos seguintes dados do participante: nome, função, número e série da carteira de trabalho, identidade, CPF, data de nascimento e nome completo da mãe.

Treinamento admissional

1

A Capacitação para Trabalho em Altura está prevista na NR35. De acordo com a norma, é de responsabilidade do empregador oferecer treinamento ao empregado, para que este possa realizar qualquer trabalho desse tipo. Trabalho em altura é toda atividade executada em níveis diferentes, na qual há risco de queda capaz de causar acidentes. A capacitação da NR35 acontece diariamente, das 7h30 às 16h30, com um módulo teórico seguido de outro, prático, realizado em uma torre de treinamento específica, na sede do Seconci-MG. Para mais informações, entre em contato através do telefone (31) 3449-8032.

Capacitação para trabalho em altura

O SECONCI-MG oferece aos seus associados o Curso Básico de NR-10, uma capacitação para trabalhos em instalações elétricas e prevenção de acidentes relacionados a eletricidade, de acordo com as exigências da NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. O treinamento acontece na sede da entidade, no bairro Lagoinha, e o investimento é de R$100,00 por inscrição, referentes ao material didático e ao lanche dos participantes. Mais informações no telefone (31) 3449-8032 e através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br. Próximo curso: em andamento

Curso básico de NR-10

De acordo com o item 10.8.8.2 da NR-10, a empresa precisa oferecer também uma reciclagem da norma a cada dois anos. Essa atualização também se faz necessária quando o trabalhador troca de função ou de empresa, retorna ao trabalho após uma pausa de três meses ou mais e quando ocorrem modificações significativas nas instalações elétricas ou uma troca de métodos, processos e organização do trabalho. A reciclagem da NR-10 também é oferecida pelo Seconci-MG. Os funcionários das empresas associadas devem comprovar ter fre-quentado o Curso Básico da NR-10, apresentando seu certificado de conclusão assinado por um profissional legalmente habilitado para isso. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3449-8032. Próximo curso: 28/11 a 02/12

Reciclagem da NR-10

Sempre que uma nova gestão de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é eleita, é neces-sário que os representantes da CIPA recebam um treinamento específico. O objetivo do curso é capacitar os representantes sobre o que é e como deve se organizar a Comissão. Os cursos para cipistas acontecem tão logo o Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG reúna um número mínimo de participantes, que justifique sua realização. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3449-8032, ou através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br.

Próximo curso: em andamento

Referências

Documentos relacionados

Os dados relacionados a incidência de sífilis congênita coletados usaram como parâmetro o local de residência da gestante, os casos confirmados e o número de nascidos vivos (NV)

Aos 30 dias do mês de março do ano de 2016, às 10 horas na sede da Entidade, reuniu-se o Conselho Deliberativo da Previscania – Sociedade de Previdência Privada. Na qualidade

O exercício do diário de bordo como prática pedagógica, esteve presente na experiência docente realizada através do freqüente e sistemático registro fotográfico das situações

These highlights presented in the enclosed resume present my case for a career in management May I have an interview to continue my presentation?. You can reach me at

Sentido a necessidade de organizar melhor os louvores de grupo decidi trabalhar neste documento utilizando ferramentas gratuitas.. Por n˜ ao ser vers˜ ao final, n˜ ao deve ser

LTDA BECKER GRAD.. LTDA

O presente artigo busca investigar, por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), as estratégias argumentativas do presidente, Jair Bolsonaro, em seus

Essa transição rompeu com a harmonia que havia entre homens e mulheres produzindo relações de dominação e controle do sexo masculino sobre o sexo feminino.. O papel prescrito