• Nenhum resultado encontrado

001/14. Curitiba, março de Prezados conveniados:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "001/14. Curitiba, março de Prezados conveniados:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

001/14 Curitiba, março de 2014. Prezados conveniados:

É com grande otimismo que começamos o ano de 2014. Temos boas perspectivas pela frente com a ampliação da campanha Limites, respeito e superação – aprendizagem na era do conhecimento, o novo Núcleo de Tecnologia Educacional e o aperfeiçoamento do diagnóstico das escolas em um trabalho completo de avaliação. Como é possível perceber, novidades e melhorias não faltam para estreitar nossa parceria este ano. Conte conosco nessa caminhada pedagógica durante todo o ano de 2014. Vamos enfrentar os desafios com afetividade para ofertar uma educação ainda melhor em nossas escolas.

NOTÍCIAS

Expoente cria NÚCLEO DE TECNOLOGIA

No início deste ano, o Grupo Expoente implantou o Núcleo de Tecnologia Educacional, focado em ampliar os projetos que utilizam a tecnologia como ferramenta de aprendizagem. Este núcleo, formado por profissionais altamente qualificados, será responsável por oferecer projetos e assessoria para a Robótica Educacional com Sucata, o Portal Escola Interativa e o Portal Expoente Interativo. A cada projeto adquirido serão oferecidas:

implantação, capacitação e assessoria para as escolas da rede pública e privada. “Vamos ampliar os serviços e as possibilidades. Esse Núcleo será também um canal propício para inovarmos em outros projetos”, afirma Rosana Romanó, coordenadora do Núcleo.

INOVAÇÃO na Robótica Educacional

A robótica educacional está em alta no mundo. São projetos em que os alunos têm a possibilidade de aplicar o

conhecimento adquirido e criar animações e jogos. O software utilizado para o trabalho é o Scratch, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). O Scratch é usado por cerca de oito mil educadores em sala de aula, mas apenas 3% dos usuários são brasileiros. O Grupo Expoente é pioneiro no país na utilização do Scratch associado à robótica com sucata. A ideia de aliar o software aos materiais

recicláveis é uma alternativa para ensinar a educação ambiental.

(2)

Autodesenvolvimento, capacidade de solucionar problemas, senso crítico, integração de disciplinas, criatividade, autonomia, responsabilidade e postura empreendedora são alguns dos itens que a robótica educacional poderá ajudar a desenvolver no aluno. Direcionada às turmas do Ensino Fundamental, a Robótica Expoente pode ser aplicada de maneira curricular ou extracurricular, envolvendo diversas disciplinas, como Arte, Geografia, História e Física, entre outras.

Confira outros projetos do Núcleo de Tecnologia

O Grupo Expoente disponibiliza gratuitamente para as escolas conveniadas o Portal Escola Interativa, uma solução tecnológica para complementar o aprendizado dos alunos. O Portal contém um rico conteúdo educacional e oferece recursos para pais, alunos, professores e gestores das escolas que utilizam o Sistema de Ensino Expoente.

Uma novidade: o Portal está com nova logo marca. Confira o símbolo que vai acompanhar você na navegação pelo Portal Escola Interativa, em breve:

Escolas conveniadas e não conveniadas também podem adquirir, separadamente, uma nova tecnologia educacional: o Expoente Interativo. Esse ambiente virtual é ainda mais inovador para o aprendizado de alunos e professores e aprimora a experiência de uso com conteúdos didáticos virtuais. Apresenta um ambiente

educacional multimídia bastante completo e com atividades complementares.

Cuidar do MEIO AMBIENTE

“Os seres humanos são parte da natureza e membros da comunidade biótica, com a responsabilidade de protegê-la, regenerá-la e cuidá-la”, acredita Leonardo Boff, filósofo e ambientalista. Por isso, precisamos fazer a nossa parte com a educação ambiental. O Grupo Expoente disponibiliza uma coleção de nove livros sobre este assunto. O material paradidático: Cuidando do Meio Ambiente é destinado aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. “Trabalhamos o tema de forma holística, na formação de valores e no envolvimento com a família, multiplicando as ações para a comunidade”, explica Marco Pinela, da Editora Kalimera, desenvolvedora do projeto.

Para facilitar, a coleção possui um exemplar do professor, que inclui objetivos, recursos, estratégias e sugestões de atividades complementares para trabalhar com os alunos. Para as crianças, os temas são trabalhados de maneira lúdica, com histórias em quadrinhos e para os anos finais a linguagem é mais científica. Alguns pontos importantes que a coleção explora são a integração do ser humano com o meio ambiente, a interdependência entre os seres vivos, a importância da água e conceitos relacionados à preservação.

(3)

SAE e seus avanços para 2014

O Grupo Expoente investe no diagnóstico de dados cada vez mais detalhados para que gestores, coordenadores e professores possam tomar decisões e determinar qual caminho seguir diante dos cenários identificados. O Sistema de Avaliação Global Expoente (Sage) poderá ser implantado em cinco módulos diferentes e independentes entre si. Trata-se de um avanço do SAE, pois amplia os campos avaliados e anos escolares. A partir deste ano, a avaliação poderá ser feita com os alunos e a equipe que atende aos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I, além dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e os anos finais do Ensino Médio (2ª e 3ª séries). Essas melhorias visam também preparar os alunos para a Prova Brasil, a Provinha Brasil, o Enem e o Ideb.

ARTIGO

A afetividade e o APRENDIZADO*

O tema atual Limites, respeito e superação – aprendizagem na era do conhecimento tem como base a afetividade, em seu sentido mais amplo. O professor deixa de ser apenas um detentor de conhecimentos, para assumir o importante papel de mediador da aprendizagem. Nesse processo, a afetividade influencia o resultado da Educação. A postura do professor em sala de aula em relação a seus sentimentos, suas intenções, seus desejos e valores, ou mesmo sua maneira de falar, produz efeitos construtivos, ou não, na formação de seus alunos. Assim, o respeito, a amizade e a compreensão devem estar envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

A conscientização do educador a esse respeito é fundamental, pois é ele quem planeja as aulas e organiza os ambientes. Quando toma consciência de sua importância na formação dos alunos, a promoção de espaços democráticos para a construção coletiva do conhecimento torna-se um processo tão natural quanto necessário.

Segundo o educador Paulo Freire, não existe educação sem amor. “Ama-se na medida em que se busca comunicação, integração a partir da comunicação com os demais.” Em suma, hoje pensamos que educar significa também preocupar-se com a construção e organização da afetividade das pessoas. Afinal a escola, para bem cumprir seu papel, deve ser um lugar de vida e, sobretudo, de realização pessoal para alunos e educadores. Um ambiente de ensino que oportunize uma relação dialética entre cognição e afeto é um diferencial importante na vida dos alunos. A vida emocional é uma condição para a existência de relações interpessoais sadias, e as emoções fazem parte da vida intelectual; não se pode separar o aspecto cognitivo do afetivo. *Autor: Renaldo Franque, gerente de Sistemas Pedagógicos do Grupo Expoente.

(4)

PROGRAME-SE Vamos PARTICIPAR?

Este ano, os tradicionais Encontros Temáticos têm novidades e apresentam uma nova dinâmica, a começar pela abordagem ao tema Aprendizagem na era do conhecimento. “O tema trabalhado até o fim do ano continuará sendo Limites – Respeito e Superação, mas será abordado sob o viés da era do conhecimento. Essa nova realidade apresenta necessidades específicas e diferentes desafios a serem enfrentados pelas escolas nos dias de hoje. O tema precisa ser amplamente discutido pelos profissionais da Educação”, comenta Sandra Poli, gerente do Centro de Excelência em Educação. O foco dos encontros será a troca de experiências e o debate sobre os novos desafios, vale a pena participar! Em tempo, os encontros temáticos já foram realizados em Fortaleza e Goiânia, com o conferencista Júlio Furtado, que abordou a vida do professor e a necessidade do autoconhecimento como prerrogativa para educar. Outros conferencistas estão agendados. Confira o calendário.

A Central de Relacionamento Expoente está à disposição para esclarecimentos adicionais.

DATA EVENTO INSCRIÇÕES –

LIMITE

CONFERÊNCIA 29/03 VI Encontro Temático do Interior

de São Paulo – Ribeirão Preto

14/03 Crescer como professor sendo gente e crescer como gente, sendo professor - Júlio Furtado

05/04 II Encontro Temático de João Pessoa

21/03 A aprendizagem em

tempos de web - Isabel Parolin 12/04 IX Encontro Temático de Recife 28/03 Crescer como professor

sendo gente e crescer como gente, sendo professor - Júlio Furtado 26/04 XIII Encontro Temático de São

Paulo

11/04 A aprendizagem em

tempos de web - Isabel Parolin 17/05 IX Encontro Temático da Bahia 30/04 A aprendizagem em

tempos de web - Isabel Parolin 31/05 X Encontro Temático de Curitiba 16/05 Relação pais e filhos

na sociedade moderna: características,

consequências e

perspectivas - Tania Zagury 16/08 I Encontro Temático de Maceió 01/08 A aprendizagem em

tempos de web - Isabel Parolin 23/08 X Encontro Temático do Rio de

Janeiro

08/08 A aprendizagem em

(5)

Curitiba e Região Metropolitana: (41) 3312 4000 / Demais localidades: 0800 41 44 24 Mais informações: expoente.com.br

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

a) Nos ambientes onde haja perigo ou risco de acidente, o primeiro dia de trabalho do empregado será destinado, parcial ou integralmente, a treinamento com equipamentos

 Não guarde dúvidas, pergunte a sua professora, ela está à disposição (mande mensagem quando precisar). Lembre-se de tirar um tempinho para ler. A pastinha com as

– O indicador encontra se na meta, apesar de observamos aumento do número absoluto de infecção de cor- rente sanguínea associado a CVC para 2, a redução no uso do dispositivo

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

índios, durante o prazo de validade do Concurso Público, conforme a legislação vigente e conforme consta no Regulamento. 4.8 Os candidatos que desejarem concorrer

Para tal, constou de pesquisa de natureza aplicada à 4 sujeitos, os quais foram selecionados devido às suas condições de paraplegia Os dados coletados foram analisados de

INDICADORES AMBIENTAIS ESSENCIAIS: UMA ANÁLISE DA SUA UTILIZAÇÃO NOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DAS EMPRESAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA SUL AMERICANO, ELABORADOS