• Nenhum resultado encontrado

PREGÃO ELETRÔNICO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 53/2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREGÃO ELETRÔNICO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 53/2013"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

1 PREGÃO ELETRÔNICO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

Nº 53/2013

O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA - IFBA, por intermédio de seu Pregoeiro, designado pela Portaria nº 61 de 16 de julho de 2013, torna público que fará realizar licitação, pelo SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS, na modalidade de PREGÃO ELETRÔNICO - tipo menor preço, para adquirir os Materiais para Confecção de Crachás descritos no Anexo I deste Edital. A sessão pública será realizada por meio do site www.comprasnet.gov.br. Esta licitação, autorizada no Processo nº 23279.008373/2013-97 será regido pela Lei nº 10.520/2002, pelos Decretos 5.450/2005 e 7.892/2013, pela Lei Complementar nº 123/2006 e, subsidiariamente, pela Lei nº 8.666/93 e outras normas aplicáveis ao objeto deste certame, regulamentada também pela IN SLTI/MPOG nº 01/2010, que rege os Pregões Eletrônicos - SRP PARA COMPRAS. E PELAS CONDIÇÕES CONSTANTES no Termo de Referência e nos seus Anexos.

LOCAL: O pregão eletrônico será realizado em sessão pública, por meio de sistema eletrônico que promova a comunicação pela internet, no site www.comprasnet.gov.br

DATA DO ENCAMINHAMENTO DAS PROPOSTAS COMERCIAIS:

A Partir do dia 07/11/2013 às 08: 00h até o dia 20/11/2013 ás 10: 00h.

HORÁRIO DE ABERTURA DAS PROPOSTAS COMERCIAIS:

A partir das 10: 00h do dia 20/11/2013.

ABERTURA DA SESSÃO DE LANCES:

A partir das 10: 00h do dia 20/11/2013.

Para todas as referências de tempo contidas neste Edital será observado o horário de Brasília.

(2)

2 CAPÍTULO I - DO OBJETO

1.1. A presente licitação a ser realizado na modalidade Pregão Eletrônico, sob o Sistema de Registro de Preços (SRP), tem por objeto Aquisição de Materiais para Confecção de Crachás para o IFBA – Campus Salvador, de acordo com as especificações e quantidades definidas no Anexo I deste Edital.

1.2. Gerenciamento Ambiental.

1.2.1. Serão adotados critérios parciais de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens.

1.2.2. O IFBA utilizará como critério de sustentabilidade ambiental em suas licitações as considerações nos processos de extração ou fabricação, utilização e descarte dos produtos e matérias-primas.

1.2.3. Nos procedimentos licitatórios será exigido pelo IFBA, a apresentação de certificação ambiental por parte das empresas participantes e produtoras, como critério avaliativo ou mesmo condição de aquisição de produtos e serviços.

CAPITULO II - DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

2.1. O registro de preços será formalizado por intermédio de ATA DE REGISTRO DE PREÇOS, na forma da minuta constante do Anexo III e nas condições previstas neste Edital.

2.2. Será celebrada a Ata de Registro de Preços necessária para cobertura dos itens constantes do Anexo I deste Edital.

2.3. A Ata de Registro de Preços resultante deste certame terá VALIDADE DE 01 (Um) Ano a partir da data de sua assinatura, de acordo com art. 12, do Decreto 7.892, de 2013.

(3)

3 CAPITULO III - DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

3.1. Poderão participar deste PREGÃO ELETRÔNICO as empresas que atendam às condições deste Edital e seus Anexos, inclusive quanto à documentação, e estejam previamente credenciadas perante o provedor do sistema - Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio do site www.comprasnet.gov.br, na forma do disposto no Art. 3º do Decreto nº. 5.450/05.

3.2. Como requisito para participação no Pregão Eletrônico, o licitante deverá manifestar, em campo próprio do sistema eletrônico, o pleno conhecimento e atendimento às exigências de habilitação do presente edital.

3.2.1. A declaração falsa relativa ao cumprimento dos requisitos de habilitação e proposta de preços sujeitará o licitante às sanções previstas na legislação de regência.

3.2.2. Os documentos apresentados nesta licitação deverão:

3.2.2.1. Estar em nome do licitante, com um único número de CNPJ; 3.2.2.2. Estar no prazo de validade estabelecido pelo órgão expedidor; 3.2.2.3. Ser apresentados em original ou por qualquer processo de cópia

autenticada em cartório competente, ou por servidor da Administração Pública, à vista dos originais.

3.2.3. Não poderão participar desta licitação:

3.2.3.1. Pessoas jurídicas que não explorem ramo de atividade compatível com o objeto desta licitação;

3.2.3.2. Consórcio de empresas, qualquer que seja sua forma de constituição;

3.2.3.3. Empresa ou sociedade estrangeira;

3.2.3.4. Empresas declaradas inidôneas para licitar ou contratar com a Administração Pública;

(4)

4 3.2.3.5. Empresas inadimplentes com obrigações assumidas perante a União ou punidas com suspensão temporária para licitar ou contratar, nos termos do art. 87, inciso III, da Lei 8.666/93.

3.2.3.6. Esteja sob falência, concordata, dissolução, liquidação ou cumprindo sanção de inidoneidade para licitar e contratar com a Administração Pública, aplicada por qualquer órgão da Administração Pública, bem como sanção de suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com o Ministério da Fazenda.

CAPITULO IV – DO CREDENCIAMENTO E DA REPRESENTAÇÃO

4.1. Serão previamente credenciados perante o provedor do sistema eletrônico, a Autoridade competente do IFBA, o Pregoeiro, os membros da equipe de apoio, os operadores do sistema e as licitantes que participarem do pregão eletrônico.

4.2. Para participar do Pregão eletrônico, a licitante deverá se credenciar no sistema “PREGÃO ELETRONICO” através do site www.comprasnet.gov.br. 4.3. O credenciamento far-se-á mediante atribuição de chave de identificação e

de senha, pessoal e intransferível, para acesso ao sistema eletrônico.

4.4. A perda da senha ou a quebra de sigilo deverão ser comunicadas imediatamente ao provedor do sistema, para imediato bloqueio de acesso. 4.5. O credenciamento do licitante ou de seu representante perante o provedor do

sistema implica responsabilidade legal pelos atos praticados e presunção de sua capacidade técnica para realização das transações inerentes ao pregão eletrônico.

4.6. O uso da senha de acesso ao sistema eletrônico é de inteira e exclusiva responsabilidade do licitante, incluindo qualquer transação efetuada diretamente ou por seu representante, não cabendo ao provedor do sistema ou ao órgão promotor da licitação responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

(5)

5 4.7. O licitante responsabilizar-se-á por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico, assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas, assim como os lances inseridos durante a sessão pública.

CAPITULO V - DO ENVIO DA PROPOSTA

5.1. A Após a divulgação do Edital no endereço eletrônico, os licitantes deverão encaminhar as propostas por meio do sistema eletrônico até a data e horário marcados para abertura da sessão, quando, então, encerrar-se-á automaticamente a fase de recebimento de propostas.

5.2. Todas as referências de tempo no Edital, no aviso e durante a sessão pública observarão o horário de Brasília – DF.

5.3. O licitante será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico, assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas e lances.

5.4. Incumbirá ao licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão pública do Pregão, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócios, diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou de sua desconexão.

5.5. Até a abertura da sessão, os licitantes poderão retirar ou substituir as propostas apresentadas.

5.6. O licitante deverá enviar sua proposta mediante o preenchimento, no sistema eletrônico, dos seguintes campos:

5.6.1. Valor unitário e valor total, conforme o caso do item.

5.6.2. a quantidade de unidades, observada a quantidade mínima fixada no Termo de Referência para cada item;

5.6.2.1. Em não havendo quantidade mínima fixada, deverá ser cotada a quantidade total prevista para o item.

5.6.3. Marca; 5.6.4. Fabricante;

(6)

6 5.6.5. Descrição detalhada do objeto: indicando, no que for aplicável, o

modelo, prazo de validade ou de garantia, número do registro ou inscrição do bem no órgão competente, quando for o caso;

5.6.5.1. A licitante deverá no campo “Descrição Detalhada do Objeto Ofertado” descrever o objetoofertado, indicando as características requeridas no Termo de Referência, Anexo I, deste edital. Não serão aceitas, para efeito de Classificação das propostas, as expressões: “conforme edital”, “conforme especificações do edital” ou outra semelhante.

5.7. Todas as especificações do objeto contidas na proposta vinculam o fornecedor registrado.

5.8. Nos valores propostos estarão inclusos todos os custos operacionais, encargos previdenciários, trabalhistas, tributários, comerciais e quaisquer outros que incidam direta ou indiretamente no fornecimento dos bens. 5.9. O prazo de validade da proposta não será inferior a 60 (sessenta) dias, a

contar da data de sua apresentação.

CAPITULO VI – DA ABERTURA DAS PROPOSTAS DE PREÇOS:

6.1. O início da Sessão Pública se dará pelo Pregoeiro, via sistema eletrônico, na data e horário previstos neste Edital e realizar-se-á de acordo com o Decreto Nº 5.450 de 31 de maio de 2005, com a divulgação das propostas de preços recebidas em conformidade com o item 5.1 e que deverão estar em perfeita consonância com as especificações do fornecimento dos Materiais para Confecção de Crachás a serem adquiridos, no presente Edital e seus Anexos.

6.1.1. Assim como as propostas, os lances serão ofertados pelo VALOR UNITÁRIO DO ITEM.

(7)

7 CAPITULO VII – DA COMPETITIVIDADE (FORMULAÇÃO DOS LANCES) 7.1. Iniciada a etapa competitiva, os licitantes poderão encaminhar lances

exclusivamente por meio de sistema eletrônico, sendo o licitante imediatamente informado do seu recebimento e respectivo horário de registro e valor;

7.2. Os licitantes poderão oferecer lances sucessivos, observando o horário fixado e as regras de aceitação dos mesmos;

7.3. Só serão aceitos os lances cujos valores forem inferiores ao último lance que tenha sido anteriormente registrado no sistema;

7.4. Não serão aceitos dois ou mais lances de mesmo valor, prevalecendo aquele que for recebido e registrado em primeiro lugar;

7.5. Durante o transcurso da sessão pública, os licitantes serão informados, em tempo real, do valor do menor lance registrado que tenha sido apresentado pelas demais licitantes, vedada a identificação da detentora do lance;

7.6. No caso de desconexão com o pregoeiro, no decorrer da etapa competitiva do pregão, o sistema eletrônico poderá permanecer acessível aos licitantes para a recepção dos lances.

7.6.1. O pregoeiro, quando possível, dará continuidade à sua atuação no certame, sem prejuízo dos atos realizados;

7.6.2. Quando a desconexão persistir por tempo superior a 10 (dez) minutos, a sessão do pregão será suspensa e terá reinício somente após comunicação expressa do pregoeiro aos participantes;

7.7. A etapa de lances da sessão pública será encerrada mediante aviso de fechamento iminente dos lances, emitido pelo sistema eletrônico aos licitantes, após o que transcorrerá período de tempo de até 30 (trinta) minutos, aleatoriamente determinado também pelo sistema eletrônico, findo o qual será automaticamente encerrada a recepção de lances;

(8)

8 7.7.1. Caso o sistema não emita o aviso de fechamento, o pregoeiro se

responsabilizará pelo aviso de encerramento aos licitantes.

7.8. Após fechamento da etapa de lances, o pregoeiro poderá encaminhar, pelo sistema eletrônico, contraproposta diretamente à licitante que tenha apresentado o lance de menor valor, para que seja obtido preço melhor, bem assim decidir sobre sua aceitação;

7.9. O pregoeiro anunciará o licitante vencedor imediatamente após o encerramento da etapa de lances da sessão publica ou, quando for o caso, após a negociação e decisão pelo pregoeiro acerca da aceitação do lance de menor valor;

CAPITULO VIII – DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

8.1. Caso não se realize lance, será verificada a conformidade entre a proposta de menor preço e o valor estimado para a contratação.

8.2. Declarada encerrada a etapa competitiva e ordenadas as propostas, o pregoeiro examinará a aceitabilidade da primeira classificada, quanto ao objeto e valor, decidindo motivadamente a respeito.

8.3. Para julgamento e classificação das propostas será adotado o critério do menor preço, observados as especificações técnicas e os parâmetros mínimos de desempenho definidos no Edital.

8.4. Se a oferta não for aceitável ou se o licitante não atender às exigências editalícias, o Pregoeiro examinará as ofertas subsequentes, na ordem de classificação, até a apuração de uma proposta válida, sendo o respectivo licitante declarado vencedor e a ele adjudicado o objeto do certame.

8.5. A indicação do lance vencedor, a classificação dos lances apresentados e demais informações relativas à sessão pública do Pregão constarão de ata divulgada no sistema eletrônico, sem prejuízo das demais formas de publicidade previstas na legislação pertinente.

8.6. Encerrada a etapa de lances, o licitante classificado em primeiro lugar poderá ser convocado pelo pregoeiro para enviar anexos, os quais poderão conter:

(9)

9 manual, catálogo ou prospecto com imagem do produto ofertado e especificação técnica detalhada, que atenda ao solicitado para o item no edital.

8.6.1. Neste caso, o pregoeiro encaminhará através do Sistema, via chat, mensagem de convocação disponibilizando-a a todos os interessados. Neste momento, o fornecedor convocado deverá encaminhar os arquivos por meio do link “Anexar” num prazo máximo de 1 (uma) hora após a convocação do pregoeiro, podendo ser prorrogado por igual período mediante solicitação do fornecedor. A função de enviar anexo do fornecedor desaparecerá quando o pregoeiro clicar no botão “Encerrar Convocação”.

8.6.1.1. OBS – os anexos devem ser encaminhados na versão .doc ou .xls ou .pdf.

8.7. Tendo o objeto ofertado atendido às especificações detalhadas no edital, o pregoeiro fará nova convocação para envio dos documentos especificados no Capitulo IX.

8.8. Para os itens agrupados, a classificação final será feita pelo valor global do grupo, no entanto, a disputa será por item.

8.9. Para julgamento e classificação das propostas será adotado o critério do menor preço por item, observados as especificações técnicas e os parâmetros mínimos de desempenho definidos no edital.

CAPITULO IX - DA HABILITAÇÃO

9.1. A proposta de preços ajustada ao lance final, do licitante classificado provisoriamente em primeiro lugar, juntamente com os documentos exigidos para habilitação, deverão ser encaminhados ao pregoeiro, no prazo máximo de 02 (duas) horas por meio do Sistema ComprasNet, através da função “ANEXAR” ou pelo E-mail: pregoeiros-ssa@ifba.edu.br, após solicitação do Pregoeiro no sistema eletrônico. Posteriormente, serão remetidos em original, ou por qualquer processo de cópia reprográfica,

(10)

10 autenticada por tabelião de notas ou por servidor da Administração, desde que conferido(s) com o original, ou publicação em órgão da imprensa oficial, para análise em no máximo 02 (dois) dias úteis.

9.2. Apresentação de Declaração de Inexistência de Fato Impeditivo de sua Habilitação nos termos do modelo constante do Anexo II deste Edital, assinada por sócio, dirigente, proprietário ou procurador da licitante, com o nº da identidade do declarante;

9.3. Declaração de que a empresa não utiliza mão-de-obra direta ou indireta de menores, conforme disposições contidas na Lei nº 9.854, de 27 de outubro de 1999, regulamentada pelo Decreto nº 4.358, de 05 de setembro de 2002, nos termos do modelo constante do Anexo II deste Edital;

9.4. O Pregoeiro consultará o Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores – SICAF, em relação à habilitação jurídica, à regularidade fiscal, trabalhista à qualificação econômica financeira e habilitação técnica conforme disposto nos arts. 4º, caput, 8º, § 3º, 13 a 18 e 43, III, da Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2, de 2010.

9.4.1. Também poderão ser consultados os sítios oficiais emissores de certidões, especialmente quando o licitante esteja com alguma documentação vencida junto ao SICAF.

9.4.2. Caso o Pregoeiro não logre êxito em obter a certidão correspondente através do sítio oficial, ou na hipótese de se encontrar vencida no referido sistema, o licitante será convocado a encaminhar, no prazo de 01 (uma) hora, documento válido que comprove o atendimento das exigências deste Edital, sob pena de inabilitação, ressalvado o disposto quanto à comprovação da regularidade fiscal das microempresas, empresas de pequeno porte e das sociedades cooperativas, conforme estatui o art. 43, § 1º da LC nº 123, de 2006. 9.5. Os licitantes que não estiverem cadastrados no Sistema de Cadastro

Unificado de Fornecedores – SICAF além do nível de credenciamento exigido pela Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2, de 2010, deverão

(11)

11 apresentar a seguinte documentação relativa à Habilitação Jurídica, à Regularidade Fiscal e trabalhista:

9.6. Habilitação jurídica:

9.6.1. No caso de empresário individual, inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis;

9.6.2. Eem se tratando de sociedades comerciais ou empresa individual de responsabilidade limitada: ato constitutivo em vigor, devidamente registrado e, no caso de sociedade por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores; 9.6.3. Inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis onde

opera, com averbação no Registro onde tem sede a matriz, no caso de ser o participante sucursal, filial ou agência;

9.6.4. Inscrição do ato constitutivo no Registro Civil das Pessoas Jurídicas, no caso de sociedades simples, acompanhada de prova de diretoria em exercício;

9.6.5. No caso de sociedade cooperativa: ata de fundação e estatuto social em vigor, com a ata da assembléia que o aprovou, devidamente arquivado na Junta Comercial ou inscrito no Registro Civil das Pessoas Jurídicas da respectiva sede, bem como o registro de que trata o art. 107 da Lei nº 5.764, de 1971;

9.6.6. Decreto de autorização, em se tratando de sociedade empresária estrangeira em funcionamento no País;

9.7. Regularidade fiscal e trabalhista:

9.7.1. Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas; 9.7.2. Prova de regularidade com a Fazenda Nacional (certidão

conjunta, emitida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, quanto aos demais tributos federais e à Divida Ativa da União, por elas administrados, conforme art. 1º, inciso I, do Decreto nº 6.106/07);

(12)

12 9.7.4. Prova de regularidade com o Fundo de Garantia do Tempo de

Serviço (FGTS);

9.7.5. Prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa ou positiva com efeito de negativa, nos termos do Título VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei 5.452, de 1º de maio de 1943;

9.7.6. Caso o licitante detentor do menor preço seja microempresa, empresa de pequeno porte, ou sociedade cooperativa enquadrada no artigo 34 da Lei nº 11.488, de 2007, deverá apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição, sob pena de inabilitação.

9.8. Os licitantes que não estiverem cadastrados no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores - SICAF no nível da Qualificação econômico-financeira, conforme Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2, de 2010, deverão apresentar a seguinte documentação:

9.8.1. Certidão negativa de falência ou recuperação judicial expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica;

9.8.2. Balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da lei, que comprovem a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios, podendo ser atualizados por índices oficiais quando encerrado há mais de 3 (três) meses da data de apresentação da proposta;

9.8.3. No caso de bens para pronta entrega, não será exigido da microempresa, empresa de pequeno porte, nem da sociedade cooperativa enquadrada no artigo 34 da Lei nº 11.488, de 2007, a apresentação de balanço patrimonial do último exercício financeiro. (art. 3º do Decreto nº 6.204, de 5 de setembro de 2007);

(13)

13 9.8.4. No caso de empresa constituída no exercício social vigente,

admite-se a apresentação de balanço patrimonial e demonstrações contábeis referentes ao período de existência da sociedade;

9.8.5. Comprovação da situação financeira da empresa será constatada mediante obtenção de índices de Liquidez Geral (LG), Solvência Geral (SG) e Liquidez Corrente (LC), resultantes da aplicação das fórmulas:

Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo LG = ---;

Passivo Circulante + Passivo Não Circulante Ativo Total

SG = ---; Passivo Circulante + Passivo Não Circulante

Ativo Circulante LC = ---; e

Passivo Circulante

9.8.6. As empresas, cadastradas ou não no SICAF, que apresentarem resultado inferior ou igual a 1(um) em qualquer dos índices de Liquidez Geral (LG), Solvência Geral (SG) e Liquidez Corrente (LC), deverão comprovar patrimônio líquido mínimo de 10%do somatório dos valores estimados dos itensa serem contratados, de cada licitante específico, de acordo com os §§ 2º e 3º, do artigo 31, da Lei nº 8.666/93.

9.9. As empresas, cadastradas ou não no SICAF deverão comprovar, ainda, a qualificação técnica, por meio de:

(14)

14 9.9.1. Comprovação de aptidão para o fornecimento de bens em

características, quantidades e prazos compatíveis com o objeto desta licitação, ou com o item pertinente, por meio da apresentação de atestados fornecidos por pessoas jurídicas de direito público ou privado.

9.10. Se a menor proposta ofertada for de microempresa, empresa de pequeno porte ou sociedade cooperativa, e uma vez constatada a existência de alguma restrição no que tange à regularidade fiscal, a mesma será convocada para, no prazo de 2 (dois) dias úteis, após solicitação do Pregoeiro no sistema eletrônico, comprovar a regularização. O prazo poderá ser prorrogado por igual período.

9.10.1. A não regularização fiscal no prazo previsto no subitem anterior acarretará a inabilitação do licitante, sem prejuízo das sanções previstas neste Edital, sendo facultada a convocação dos licitantes remanescentes, na ordem de classificação. Se, na ordem de classificação, seguir-se outra microempresa, empresa de pequeno porte ou sociedade cooperativa com alguma restrição na documentação fiscal, será concedido o mesmo prazo para regularização.

9.11. Havendo necessidade de analisar minuciosamente os documentos exigidos, o Pregoeiro suspenderá a sessão, informando no “chat” a nova data e horário para a continuidade da mesma.

9.12. Será inabilitado o licitante que não comprovar sua habilitação, seja por não apresentar quaisquer dos documentos exigidos, ou apresentá-los em desacordo com o estabelecido neste Edital.

9.13. O pregoeiro, auxiliado pela equipe de apoio, consultará os sistemas de registros de sanções SICAF, LISTA DE INIDÔNEOS DO TCU, CNJ E CEIS, visando aferir eventual sanção aplicada à licitante, cujo efeito torne-a proibidtorne-a de ptorne-articiptorne-ar deste certtorne-ame.

9.14. No caso de inabilitação, haverá nova verificação, pelo sistema, da eventual ocorrência do empate ficto, previsto nos artigos 44 e 45 da LC nº

(15)

15 123, de 2006, seguindo-se a disciplina antes estabelecida para aceitação da proposta subsequente.

9.15. Da sessão pública do Pregão divulgar-se-á Ata no sistema eletrônico.

CAPITULO X - DA ATA DE REGISTRO DE PREÇO 10.1. DA FORMALIZAÇÃO

10.1.1. Homologada a licitação, será formalizada a ATA DE REGISTRO DE PREÇOS do item, com o fornecedor primeiro classificado.

10.1.2. No ato da convocação será informado, também, o preço unitário que constará da Ata, para que o fornecedor possa avaliar a possibilidade de formalização do compromisso.

10.1.3. No caso do fornecedor primeiro classificado, depois de convocado, não comparecer ou se recusar a assinar a Ata de Registro de Preços, sem prejuízo das sanções a ele previstas neste Edital, o Pregoeiro registrará os demais licitantes, na ordem de classificação, mantido o preço do primeiro classificado na licitação.

10.1.4. Em qualquer das hipóteses acima, concluído o processo, o pregoeiro fará o devido apostilamento na Ata de Registro de Preços e informará aos demais fornecedores a nova ordem de registro.

10.2. DOS USUÁRIOS

10.2.1. O órgão gerenciador será o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA.

10.2.2. São participantes os seguintes órgãos:

10.2.3. UASG – 158406 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA- Campus – Santo Amaro

10.2.4. Poderão utilizar-se da Ata de Registro de Preços decorrente deste certame, as entidades usuárias do Fornecimento dos Materiais para Confecção de Crachás relacionados no Anexo I do Edital, respeitadas, no que couber, as condições e as regras estabelecidas na Lei n.º

(16)

16 8.666/93, no Decreto N.º 7.892/2013 e na IN-SLTI Nº 01/2002, relativas às compras pelo Sistema de Registro de Preços;

10.2.5. Das competências dos órgãos participantes:

10.2.5.1. Garantir que os atos relativos á sua inclusão no registro de preços estejam formalizados e aprovados pela autoridade competente; 10.2.5.2. Manifestar, junto ao órgão gerenciador, mediante a utilização da

Intenção de Registro de Preços, sua concordância com o objeto a ser licitado, antes da realização do procedimento licitatório;

10.2.5.3. Tomar conhecimento da ata de registros de preços, inclusive de eventuais alterações, para o correto cumprimento de suas disposições;

10.2.5.4. cabe ao órgão participante aplicar, garantida a ampla defesa e o contraditório, as penalidades decorrentes do descumprimento do pactuado na ata de registro de preços ou do descumprimento das obrigações contratuais, em relação às suas próprias contratações, informando as ocorrências ao órgão gerenciador.

10.2.6. Nos termos do art. 22 do Decreto Nº 7.892/2013, durante a vigência, a Ata de Registro de Preços poderá ser utilizada por qualquer órgão ou entidade da Administração Pública que não tenha participado do certame licitatório, mediante anuência do Órgão Gerenciador, desde que devidamente justificada a vantagem.

10.2.6.1. Os órgãos e entidades que não participaram do registro de preços, quando desejarem fazer uso da Ata de Registro de Preços, deverão consultar o IFBA para manifestação sobre a possibilidade de adesão.

10.2.5.2. As aquisições ou contratações adicionais decorrentes da adesão à Ata de Registro de Preços não poderão exceder, por órgão ou entidade, a cem por cento dos quantitativos dos itens do instrumento convocatório e registrados na Ata de Registro de Preços para o órgão gerenciador e órgãos participantes.

(17)

17 10.2.5.3. O quantitativo decorrente das adesões à Ata de Registro de Preços não poderá exceder, na totalidade, ao quíntuplo do quantitativo de cada item registrado na Ata de Registro de Preços para o órgão gerenciador e órgãos participantes, independentemente do número de órgãos não participantes que aderirem.

10.2.5.4. O órgão gerenciador somente poderá autorizar adesão à Ata após a primeira aquisição ou contratação por órgão integrante da Ata, exceto quando, justificadamente, não houver previsão no edital para aquisição ou contratação pelo órgão gerenciador. 10.2.5.5. Após a autorização do órgão gerenciador, o órgão não

participante deverá efetivar a aquisição ou contratação solicitada em até noventa dias, observado o prazo de vigência da Ata. 10.2.5.6. Caberá ao fornecedor beneficiário, observadas as condições

nela estabelecidas, optar pela aceitação ou não do fornecimento decorrente de adesão, desde que não prejudique as obrigações presentes e futuras decorrentes da Ata, assumidas com o órgão gerenciador e órgãos participantes.

10.2.5.7. Em caso de eventual inadiplamento contratual, caberá ao órgão aderente a responsabilidade pela imposição de penalidade ao fornecedor faltoso, comunicando ao órgão gerenciador.

10.2.7. É vedado efetuar acréscimos nos quantitativos fixados pela ata de registro de preços, inclusive o acréscimo de que trata o § 1º do art. 65 da Lei nº 8.666, de 1993 conforme Art. 12, do Decreto nº 7.892, de 2013.

10.2.8. Os órgãos usuários não serão obrigados a comprar os Materiais para Confecção de Crachás registrados do fornecedor constante da Ata de Registro de Preços, podendo valer-se de outros meios legais para adquiri-los, observado o disposto no subitem 10.2.8 deste Edital;

(18)

18 10.2.9. É assegurada aos fornecedores constantes da Ata de Registro de Preços a preferência de fornecimento, quando, na hipótese de que trata o subitem 10.2.7, do processo específico para compra, resultar preço igual ou superior ao registrado.

10.3. DO CANCELAMENTO

10.3.1. Automático da ata de Registro de Preços:

10.3.1.1. Por decurso de prazo de vigência; 10.3.1.2. Quando não restarem fornecedores registrados; ou 10.3.2. Pelo IFBA, quando caracterizado o interesse público. 10.3.3. Do registro do fornecedor.

10.3.4. O fornecedor terá seu registro na Ata cancelado, por intermédio de processo administrativo específico, assegurado o contraditório e a ampla defesa:

10.3.4.1. A pedido quando nos termos do art. 19, do Decreto 7.892, de 2013:

10.3.4.1.1. Comprovar estar impossibilitado de cumprir as exigências da Ata, por ocorrência de casos fortuitos ou de força maior; 10.3.4.1.2. o seu preço registrado se tornar, comprovadamente,

inexeqüível em função da elevação dos preços e o fornecedor não poder cumprir o compromisso.

10.3.4.2. Pela Administração, unilateralmente, quando:

10.3.4.2.1. Não aceitar reduzir o preço registrado, na hipótese deste se tornar superior àqueles praticados no mercado;

10.3.4.2.2. Perder qualquer condição de habilitação e qualificação técnica exigida no procedimento licitatório;

10.3.4.2.3. Por razões de interesse público, devidamente, motivado e justificado.

10.3.4.2.4. O fornecedor não cumprir as obrigações decorrentes da Ata de Registro de Preços;

(19)

19 10.3.4.2.5. Não comparecer ou se recusar a retirar, no prazo estabelecido, os pedidos de compra decorrentes da Ata de Registro de Preços;

10.3.4.2.6. Caracterizada qualquer hipótese de inexecução total ou parcial das condições estabelecidas na Ata de Registro de Preços ou nos pedidos de compra dela decorrentes.

CAPITULO XI - DAS CONDIÇÕES DE FORNECIMENTO

11.1. O IFBA será o órgão responsável pelo controle e administração da Ata de Registro de Preços decorrente desta licitação e indicará, sempre que solicitado pelos órgãos usuários, respeitada a ordem de registro, os fornecedores para o qual será emitido o pedido de compra.

11.2. Somente quando o primeiro registrado atingir a totalidade do seu limite de fornecimento estabelecido na Ata de Registro de Preços, será indicado o segundo e, assim sucessivamente, podendo ser indicados mais de um, ao mesmo tempo, quando o quantitativo do pedido de compra for superior ao saldo do fornecedor da vez.

11.3. A emissão dos pedidos de compras será da inteira responsabilidade e iniciativa dos órgãos usuários do registro, cabendo aos mesmos, todos os atos de administração junto aos fornecedores e, serão formalizados por intermédio de empenho, quando a entrega for de uma só vez e não houver obrigações futuras ou, por contrato, nas hipóteses que se fizerem necessárias cláusulas de obrigações futuras.

11.4. A Administração não emitirá qualquer pedido de compra sem a prévia existência do respectivo crédito orçamentário.

11.5. A convocação dos fornecedores, pelos órgãos usuários, será sempre formalizada e conterá o endereço e o prazo máximo em que deverão comparecer para retirar o respectivo pedido de compra, além da menção da Ata de Registro de Preços a que se refere.

(20)

20 11.6. O fornecedor convocado na forma do subitem anterior que não comparecer, não retirar o pedido de compra no prazo estipulado ou não cumprir as obrigações estabelecidas na Ata de Registro de Preços estará sujeito às sanções previstas neste Edital.

11.7. O(s) licitante(s) vencedor(es) terá(ão) o prazo de 03 (três) dias úteis contados da data de sua convocação para retirar o pedido de compra/fornecimento ou a Nota de Empenho, sob pena de incorrer nas sanções previstas no CAPITULO 21 deste Edital.

11.8. Quando comprovada uma dessas hipóteses, o órgão usuário poderá comunicar a ocorrência ao Departamento de Administração e Planejamento do IFBA, e solicitar indicação do próximo fornecedor a ser destinado o pedido de compra, sem prejuízo da abertura de processo administrativo para aplicação de penalidades.

CAPITULO XII - DAS CONDIÇÕES DE ENTREGA

12.1. O local, o prazo máximo e as demais condições para entrega dos Materiais para Confecção de Crachás, que estão estabelecidos no Anexo I deste Edital e no caso de Órgão Usuário Participante e Usuário Não Participante somente o local será indicado por ele.

CAPITULO XIII- DOS ACRÉSCIMOS E SUPRESSÕES DE QUANTITATIVOS 13.1. É vedado efetuar acréscimos nos quantitativos fixados pela ata de registro de

preços, inclusive o acréscimo de que trata o § 1º do art. 65 da Lei nº 8.666, de 1993.

CAPITULO XIV - DO CONTROLE E DAS ALTERAÇÕES DE PREÇOS

14.1. Durante a vigência da Ata, os preços registrados poderão ser revistos em decorrência de eventual redução dos preços praticados no mercado ou de fato que eleve o custo dos serviços ou bens registrados, cabendo ao órgão gerenciador promover as negociações junto aos fornecedores, observadas as disposições contidas na alínea "d" do inciso II do caput do art. 65 da Lei nº 8.666, de 1993.

(21)

21 14.2. Quando o preço registrado tornar-se superior ao preço praticado no mercado por motivo superveniente, o órgão gerenciador convocará os fornecedores para negociarem a redução dos preços aos valores praticados pelo mercado.

14.2.1. Os fornecedores que não aceitarem reduzir seus preços aos valores praticados pelo mercado serão liberados do compromisso assumido, sem aplicação de penalidade.

14.2.2. A ordem de classificação dos fornecedores que aceitarem reduzir seus preços aos valores de mercado observará a classificação original.

14.3. Quando o preço de mercado tornar-se superior aos preços registrados e o fornecedor não puder cumprir o compromisso, o órgão gerenciador poderá: 14.3.1. Liberar o fornecedor do compromisso assumido, caso a comunicação

ocorra antes do pedido de fornecimento, e sem aplicação da penalidade se confirmada a veracidade dos motivos e comprovantes apresentados; e

14.3.2. Convocar os demais fornecedores para assegurar igual oportunidade de negociação.

14.3.3. Não havendo êxito nas negociações, o órgão gerenciador deverá proceder à revogação da ata de registro de preços, adotando as medidas cabíveis para obtenção da contratação mais vantajosa.

CAPITULO XV – DA IMPUGNAÇÃO DO ATO CONVOCATÓRIO

15.1. Até 02 (dois) dias úteis, antes da data fixada para abertura da sessão pública, qualquer pessoa, física ou jurídica, poderá impugnar o ato convocatório deste Pregão.

15.1.1. Caberá ao Pregoeiro, auxiliado pelo setor técnico competente, decidir sobre a petição no prazo de 24 (vinte e quatro) horas.

15.1.2. Acolhida a petição contra o Edital, será designada nova data para a realização do certame.

(22)

22 15.1.3. Os pedidos de esclarecimentos devem ser enviados ao Pregoeiro até

03 (três) dias úteis antes da data de abertura da sessão pública.

CAPITULO XVI – DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS

16.1. Declarado o vencedor, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente, a intenção de interpor recurso, quando lhe será concedido o prazo de 03 (três) dias para apresentação das razões do recurso, ficando os demais licitantes desde logo intimados para apresentarem contra-razões em igual número de dias, que começarão a correr do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos.

16.2. A falta de manifestação imediata e motivada do licitante quanto à intenção de recorrer, nos termos do subitem 16.1, importará na decadência deste direito, ficando o Pregoeiro autorizado a adjudicar o objeto ao licitante declarado vencedor.

16.3. O acolhimento do recurso importará na invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

16.4. Decididos os recursos e constatada a regularidade dos atos praticados, a autoridade competente adjudicará o objeto e homologará o procedimento licitatório.

16.5. O recurso contra decisão do Pregoeiro não terá efeito suspensivo.

16.1. Os autos do processo permanecerão com vista franqueada aos interessados, na sala de Pregões, 4º andar, do Prédio Administrativo do IFBA, Campus, Salvador, sito à Rua Emídio dos Santos, S/N, Barbalho, Salvador-BA, CEP 40301-15

CAPITULO XVII – DA ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO

17.1. A adjudicação do objeto deste certame será viabilizada pelo Pregoeiro sempre que não houver recurso;

(23)

23 17.2. A homologação da licitação é de responsabilidade da autoridade competente e só poderá ser realizada depois da adjudicação do objeto ao licitante vencedor, pelo Pregoeiro, ou, quando houver recurso, pela própria autoridade competente.

CAPITULO XVIII - DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE

18.1. Elaborar o pedido de fornecimento, para ser entregue no IFBA, Campus em Salvador, conforme especificações estabelecidas no Anexo I do Edital.

18.2. Comunicar à licitante vencedora toda e qualquer alteração e/ou ocorrência relacionada com a aquisição dos Materiais para Confecção de Crachás;

18.3. Rejeitar, no todo ou em parte, os Materiais para Confecção de Crachás que a licitante vencedora entregar fora das especificações do Edital.

18.4. Efetuar o pagamento da Nota(s) Fiscal(is)/Fatura(s), de acordo com a legislação vigente à matéria.

CAPITULO XIX - DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

19.1. Promover a remoção, às suas expensas, dos Materiais para Confecção de Crachás que estiverem em desacordo com as especificações do Edital, e/ou aquele em que for constatado dano em decorrência de transporte ou acondicionamento indevido, providenciando a substituição dos mesmos, no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis, contados da notificação que lhe for entregue oficialmente;

19.2. Cumprir integralmente as disposições do edital deste Pregão.

19.3. Substituir em 48 horas, após ser comunicado, os Materiais para Confecção de Crachás que apresentarem defeito imediatamente ou durante o período de garantia, ou outro problema qualquer que não permita sua utilização total. 19.4. Assumir as responsabilidades pelos encargos fiscais e comerciais resultante

da adjudicação da Licitação, bem como entregar os Materiais para Confecção de Crachás cotados, mediante agendamento, de acordo com as especificações e demais condições estipuladas no Edital, no prazo máximo

(24)

24 de 30 (trinta) dias, para o IFBA - Campus Salvador, contados da data do recebimento do pedido da Nota de Empenho, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, nos endereços constantes do Termo de referencia, Anexo I, deste Edital.

19.5. Os Materiais para Confecção de Crachás cotados deverão ser entregues em sua condição original, contendo marca, modelo, referência, fabricante, procedência, prazo de garantia, indicação de assistência técnica nos locais onde serão entregues, entre outros, e de acordo com a legislação em vigor, observada as especificações constantes deste Edital.

19.6. Comunicar à Administração do IFBA, no prazo máximo de 02 (dois) dias que anteceder o da entrega dos Materiais para Confecção de Crachás, os motivos que impossibilitem o seu cumprimento;

19.7. Informar o Nº do banco, agência e conta corrente para efeito de pagamento.

CAPITULO XX - DA FISCALIZAÇÃO

20.1. A entrega do produto será objeto de acompanhamento, controle e fiscalização e avaliação por representante da CONTRATANTE.

20.2. Quaisquer exigências da Fiscalização inerentes ao objeto desta Licitação deverão ser prontamente atendidas pela CONTRATADA, sem ônus para a CONTRATANTE.

20.3. O recebimento dos objetos desta licitação serão condicionados à conferência, ao exame qualitativo e à aceitação final, obrigando-se a CONTRATADA a reparar, corrigir, substituir, no todo ou em parte, sanar os vícios, defeitos ou as incorreções porventura detectadas.

20.4. A Fiscalização se reserva o direito de rejeitar no todo ou em parte os Materiais para Confecção de Crachás entregues, se em desacordo com a Proposta.

(25)

25 CAPITULO XXI - DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

21.1. A proposta de preços ajustada ao lance final, do licitante classificado provisoriamente em primeiro lugar, juntamente com os documentos exigidos para habilitação, deverão ser encaminhados ao pregoeiro, no prazo máximo de 02 (duas) horas por meio do Sistema ComprasNet, através da função “ANEXAR” ou pelo E-mail: pregoeiros-ssa@ifba.edu.br, após solicitação do Pregoeiro no sistema eletrônico. Posteriormente, serão remetidos em original, ou por qualquer processo de cópia reprográfica, autenticada por tabelião de notas ou por servidor da Administração, desde que conferido(s) com o original, ou publicação em órgão da imprensa oficial, para análise em no máximo 02 (dois) dias úteis.

21.2. Apresentação de Declaração de Inexistência de Fato Impeditivo de sua Habilitação nos termos do modelo constante do Anexo II deste Edital, assinada por sócio, dirigente, proprietário ou procurador da licitante, com o nº da identidade do declarante;

21.3. Declaração de que a empresa não utiliza mão-de-obra direta ou indireta de menores, conforme disposições contidas na Lei nº 9.854, de 27 de outubro de 1999, regulamentada pelo Decreto nº 4.358, de 05 de setembro de 2002, nos termos do modelo constante do Anexo II deste Edital;

21.4. O Pregoeiro consultará o Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores – SICAF, em relação à habilitação jurídica, à regularidade fiscal, trabalhista à qualificação econômica financeira e habilitação técnica conforme disposto nos arts. 4º, caput, 8º, § 3º, 13 a 18 e 43, III, da Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2, de 2010.

21.4.1. Também poderão ser consultados os sítios oficiais emissores de certidões, especialmente quando o licitante esteja com alguma documentação vencida junto ao SICAF.

21.4.2. Caso o Pregoeiro não logre êxito em obter a certidão correspondente através do sítio oficial, ou na hipótese de se encontrar vencida no referido sistema, o licitante será convocado a encaminhar,

(26)

26 no prazo de 01 (uma) hora, documento válido que comprove o atendimento das exigências deste Edital, sob pena de inabilitação, ressalvado o disposto quanto à comprovação da regularidade fiscal das microempresas, empresas de pequeno porte e das sociedades cooperativas, conforme estatui o art. 43, § 1º da LC nº 123, de 2006. 21.5. Os licitantes que não estiverem cadastrados no Sistema de Cadastro

Unificado de Fornecedores – SICAF além do nível de credenciamento exigido pela Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2, de 2010, deverão apresentar a seguinte documentação relativa à Habilitação Jurídica, à Regularidade Fiscal e trabalhista:

21.6. Habilitação jurídica:

21.6.1. No caso de empresário individual, inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis;

21.6.2. Em se tratando de sociedades comerciais ou empresa individual de responsabilidade limitada: ato constitutivo em vigor, devidamente registrado e, no caso de sociedade por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

21.6.3. Inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis onde opera, com averbação no Registro onde tem sede a matriz, no caso de ser o participante sucursal, filial ou agência;

21.6.4. Inscrição do ato constitutivo no Registro Civil das Pessoas Jurídicas, no caso de sociedades simples, acompanhada de prova de diretoria em exercício;

21.6.5. no caso de sociedade cooperativa: ata de fundação e estatuto social em vigor, com a ata da assembléia que o aprovou, devidamente arquivado na Junta Comercial ou inscrito no Registro Civil das Pessoas Jurídicas da respectiva sede, bem como o registro de que trata o art. 107 da Lei nº 5.764, de 1971;

21.6.6. Decreto de autorização, em se tratando de sociedade empresária estrangeira em funcionamento no País;

(27)

27 21.7.1. Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas; 21.7.2. Prova de regularidade com a Fazenda Nacional (certidão

conjunta, emitida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, quanto aos demais tributos federais e a Divida Ativa da União, por elas administrados, conforme art. 1º, inciso I, do Decreto nº 6.106/07);

21.7.3. Prova de regularidade com a Seguridade Social (INSS);

21.7.4. Prova de regularidade com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);

21.7.5. Prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa ou positiva com efeito de negativa, nos termos do Título VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei 5.452, de 1º de maio de 1943;

21.7.6. Caso o licitante detentor do menor preço seja microempresa, empresa de pequeno porte, ou sociedade cooperativa enquadrada no artigo 34 da Lei nº 11.488, de 2007,deverá apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição, sob pena de inabilitação.

21.8. Os licitantes que não estiverem cadastrados no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores - SICAF no nível da Qualificação econômico-financeira, conforme Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2, de 2010, deverão apresentar a seguinte documentação:

21.8.1. Certidão negativa de falência ou recuperação judicial expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica;

21.8.2. Balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da lei, que comprovem a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios, podendo ser

(28)

28 atualizados por índices oficiais quando encerrado há mais de 3 (três) meses da data de apresentação da proposta;

21.8.3. no caso de bens para pronta entrega, não será exigido da microempresa, empresa de pequeno porte, nem da sociedade cooperativa enquadrada no artigo 34 da Lei nº 11.488, de 2007, a apresentação de balanço patrimonial do último exercício financeiro. (art. 3º do Decreto nº 6.204, de 05 de setembro de 2007);

21.8.4. No caso de empresa constituída no exercício social vigente, admite-se a apresentação de balanço patrimonial e demonstrações contábeis referentes ao período de existência da sociedade;

21.8.5. Comprovação da situação financeira da empresa será constatada mediante obtenção de índices de Liquidez Geral (LG), Solvência Geral (SG) e Liquidez Corrente (LC), resultantes da aplicação das fórmulas:

Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo LG = ---;

Passivo Circulante + Passivo Não Circulante Ativo Total

SG = ---; Passivo Circulante + Passivo Não Circulante

Ativo Circulante LC = ---; e

Passivo Circulante

21.8.6. As empresas, cadastradas ou não no SICAF, que apresentarem resultado inferior ou igual a 1(um) em qualquer dos índices de Liquidez

(29)

29 Geral (LG), Solvência Geral (SG) e Liquidez Corrente (LC), deverão comprovar patrimônio líquido mínimo de 10%do somatório dos valores estimados dos itensa serem contratados, de cada licitante específico, de acordo com os §§ 2º e 3º, do artigo 31, da Lei nº 8.666/93.

21.9. As empresas, cadastradas ou não no SICAF deverão comprovar, ainda, a qualificação técnica, por meio de:

21.9.1. Comprovação de aptidão para o fornecimento de bens em características, quantidades e prazos compatíveis com o objeto desta licitação, ou com o item pertinente, por meio da apresentação de atestados fornecidos por pessoas jurídicas de direito público ou privado.

21.10. Se a menor proposta ofertada for de microempresa, empresa de pequeno porte ou sociedade cooperativa, e uma vez constatada a existência de alguma restrição no que tange à regularidade fiscal, a mesma será convocada para, no prazo de 2 (dois) dias úteis, após solicitação do Pregoeiro no sistema eletrônico, comprovar a regularização. O prazo poderá ser prorrogado por igual período.

21.10.1. A não regularização fiscal no prazo previsto no subitem anterior acarretará a inabilitação do licitante, sem prejuízo das sanções previstas neste Edital, sendo facultada a convocação dos licitantes remanescentes, na ordem de classificação. Se, na ordem de classificação, seguir-se outra microempresa, empresa de pequeno porte ou sociedade cooperativa com alguma restrição na documentação fiscal, será concedido o mesmo prazo para regularização.

21.11. Havendo necessidade de analisar minuciosamente os documentos exigidos, o Pregoeiro suspenderá a sessão, informando no “chat” a nova data e horário para a continuidade da mesma.

21.12. Será inabilitado o licitante que não comprovar sua habilitação, seja por não apresentar quaisquer dos documentos exigidos, ou apresentá-los em desacordo com o estabelecido neste Edital.

(30)

30 21.13. O pregoeiro, auxiliado pela equipe de apoio, consultará os sistemas

de registros de sanções SICAF, LISTA DE INIDÔNEOS DO TCU, CNJ E CEIS, visando aferir eventual sanção aplicada à licitante, cujo efeito torne-a proibidtorne-a de ptorne-articiptorne-ar deste certtorne-ame.

21.14. No caso de inabilitação, haverá nova verificação, pelo sistema, da eventual ocorrência do empate ficto, previsto nos artigos 44 e 45 da LC nº 123, de 2006, seguindo-se a disciplina antes estabelecida para aceitação da proposta subsequente.

21.15. Da sessão pública do Pregão divulgar-se-á Ata no sistema eletrônico.

CAPITULO XXII - DO PAGAMENTO

22.1. O pagamento será realizado no prazo máximo de até 30 (trinta) dias, contados a partir da data final do período de adimplemento a que se referir, através de ordem bancária, para crédito em banco, agência e conta-corrente indicados pelo contratado.

22.2. Os pagamentos decorrentes de despesas cujos valores não ultrapassem o limite de que trata o inciso II do art. 24 da Lei 8.666, de 1993, deverão ser efetuados no prazo de até 05 (cinco) dias úteis, contados da data da apresentação da Nota Fiscal, nos termos do art. 5º, § 3º, da Lei nº 8.666, de 1993.

22.3. O pagamento somente será autorizado depois de efetuado o “atesto” pelo servidor competente na nota fiscal apresentada e depois de verificada a regularidade fiscal do contratado no SICAF.

22.3.1. Eventual situação de irregularidade fiscal da contratada não impede o pagamento, se o fornecimento tiver sido prestado e atestado. Tal hipótese ensejará, entretanto, a adoção das providências tendentes ao sancionamento da empresa e rescisão contratual.

22.4. Havendo erro na apresentação da Nota Fiscal ou dos documentos pertinentes à contratação, ou, ainda, circunstância que impeça a

(31)

31 liquidação da despesa, como, por exemplo, obrigação financeira pendente, decorrente de penalidade imposta ou inadimplência, o pagamento ficará sobrestado até que a Contratada providencie as medidas saneadoras. Nesta hipótese, o prazo para pagamento iniciar-se-á após a comprovação da regularização da situação, não acarretando qualquer ônus para a Contratante.

22.5. Será considerada data do pagamento o dia em que constar como emitida a ordem bancária para pagamento.

22.6. Quando do pagamento, será efetuada a retenção tributária prevista na legislação aplicável.

22.6.1. A Contratada regularmente optante pelo Simples Nacional, nos termos da Lei Complementar nº 123, de 2006, não sofrerá a retenção tributária quanto aos impostos e contribuições abrangidos por aquele regime. No entanto, o pagamento ficará condicionado à apresentação de comprovação, por meio de documento oficial, de que faz jus ao tratamento tributário favorecido previsto na referida Lei Complementar. 22.7. Nos casos de eventuais atrasos de pagamento, desde que a Contratada não tenha concorrido, de alguma forma, para tanto, fica convencionado que a taxa de compensação financeira devida pela Contratante, entre a data do vencimento e o efetivo adimplemento da parcela, é calculada mediante a aplicação da seguinte fórmula:

EM = I x N x VP, sendo: EM = Encargos moratórios;

N = Número de dias entre a data prevista para o pagamento e a do efetivo pagamento;

VP = Valor da parcela a ser paga.

(32)

32 I = (TX) I = (6/100)

365

I = 0,00016438

TX = Percentual da taxa anual = 6%.

CAPITULO - XXIII - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

23.1. Comete infração administrativa, nos termos da Lei nº 10.520, de 2002, o licitante/adjudicatário que:

23.1.1. Não aceitar/retirar a nota de empenho, ou não assinar o termo de contrato, quando convocado dentro do prazo de validade da proposta;

23.1.2. Apresentar documentação falsa;

23.1.3. Deixar de entregar os documentos exigidos no certame; 23.1.4. Ensejar o retardamento da execução do objeto;

23.1.5. Não mantiver a proposta; 23.1.6. Cometer fraude fiscal;

23.1.7. Comportar-se de modo inidôneo;

23.2. Considera-se comportamento inidôneo, entre outros, a declaração falsa quanto às condições de participação, quanto ao enquadramento como ME/EPP ou o conluio entre os licitantes, em qualquer momento da licitação, mesmo após o encerramento da fase de lances.

23.3. O licitante/adjudicatário que cometer qualquer das infrações discriminadas no subitem anterior ficará sujeito, sem prejuízo da responsabilidade civil e criminal, às seguintes sanções:

23.3.1. Multa de ate 5% (cinco por cento) sobre o valor estimado do(s) item(s) prejudicado(s) pela conduta do licitante;

23.3.2. Impedimento de licitar e de contratar com a União e descredenciamento no SICAF, pelo prazo de até cinco anos;

(33)

33 23.4. A penalidade de multa pode ser aplicada cumulativamente com a

sanção de impedimento.

23.5. A aplicação de qualquer das penalidades previstas realizar-se-á em processo administrativo que assegurará o contraditório e a ampla defesa ao licitante/adjudicatário,observando-se o procedimento previsto na Lei nº 8.666, de 1993, e subsidiariamente na Lei nº 9.784, de 1999.

23.6. A autoridade competente, na aplicação das sanções, levará em consideração a gravidade da conduta do infrator, o caráter educativo da pena, bem como o dano causado à Administração, observado o princípio da proporcionalidade.

23.7. As penalidades serão obrigatoriamente registradas no SICAF. 23.8. As sanções por atos praticados no decorrer da contratação estão

previstas no Termo de Referência. ANEXO I - Termo de Referência;

ANEXO II - Declarações – Fato Impeditivo e Lei Nº 9.854/99, regulamentada pelo Dec. Nº 4.358/2002;

ANEXO III – Minuta de Ata de Registro de Preços. Salvador, __ de __________ de 2013.

Flavio Manoel do Bonfim PREGOEIRO

EQUIPE DE APOIO:

Jorge Antonio dos Santos Amorim Sílvio Freitas

(34)

34 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇO Nº 53/2013

Processo nº 23279.008373/2013-97 ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA RELAÇÃO DO MATERIAL/SERVIÇO

ITEM

DESCRIÇÃO PORMENORIZADA DOS MATERIAIS/SERVIÇOS A SEREM ADQUIRIDOS/CONTRATADOS

Código Material

UNID QTD VALOR UNIT. VALOR TOTAL

1. Objeto: Cordão Personalizado HD 12mm x 90 cm

Local de Entrega: Campus Salvador – Setor: DIRETORIA GERAL

Descrição Detalhada: Cordão confeccionado em poliéster acetinado alvejado com 12 mm de largura,1 mm de profundidade e 90 cm de comprimento (modelo padrão), incluindo suporte tipo jacaré, com impressão personalizada em uma cor para cada padrão, conforme layout a ser fornecido pelo IFBA - Campus Salvador.

Serão necessários dois padrões: um para Servidores, Estudantes e Estagiários, e o outro para Terceirizados, Visitantes e Provisórios.

Será definido pelo IFBA - Campus Salvador a quantidade a ser impressa de cada padrão.

Unid 15.000 R$ 2,50 R$ 37.500,00

2. Objeto: Porta Crachá Vertical Transparente

Local de Entrega: Campus Salvador – Setor: DIRETORIA GERAL

(35)

35 Descrição Detalhada: Porta Crachá em

PVC flexível, na posição vertical, utilizado na Identificação de pessoas. O porta crachá deverá ser compatível com o cartão MIFARE 4 x 4 na medida 54 mm x 86 mm.

3. Objeto: Cartões Mifare4 x 4 em PVC impressos segundo padrão IFBA – Campus Salvador

Local de Entrega: Campus Salvador – Setor: DIRETORIA GERAL

Descrição Detalhada: Os cartões deverão ser cartões plásticos com tecnologia RFID, sem contato, também chamados cartões de proximidade em Cartão em PVC com as seguintes medidas: 86mm x 54mm x 0,8 mm e deverão ter a frequência de 13,56 MHz.

Unid 15000 R$ 7,00 R$ 105.000,00

4. Objeto: Ribbon COLORIDO para impressora Hi-ti modelo CS-320

Local de Entrega: Campus Salvador – Setor: DIRETORIA GERAL

Descrição Detalhada:Ribbon COLORIDO para impressora Hi-ti modelo CS-320, com capacidade de impressão de 250 impressões de cartões Mifare.

Un 60 R$ 165,00 R$ 9.900,00

TOTAL: R$ 164.400,00

Local de entrega: Campus Salvador/BA – Setor: Diretoria de Ensino- Rua Emídio dos Santos, S/N, Barbalho, Salvador-Ba, CEP 40.301-015

(36)

36 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇO Nº 53/2013

Processo nº 23279.008373/2013-97 ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA RELAÇÃO DO MATERIAL/SERVIÇO

UASG – 158406 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA- Campus – Santo Amaro

ITEM DESCRIÇÃO PORMENORIZADA DOS MATERIAIS/SERVIÇOS A SEREM ADQUIRIDOS/CONTRATADOS

Código

Material UNID QUANT

VALOR

UNIT. VALOR TOTAL

01

Objeto: Cordão Personalizado HD 12mm x 90 cm Local de Entrega: Campus Salvador – Setor: DIRETORIA GERAL

Descrição Detalhada: Cordão confeccionado em poliéster acetinado alvejado com 12 mm de largura,1 mm de profundidade e 90 cm de comprimento (modelo padrão), incluindo suporte tipo jacaré, com impressão personalizada em uma cor para cada padrão, conforme layout a ser fornecido pelo IFBA - Campus Salvador.

Serão necessários dois padrões: um para Servidores, Estudantes e Estagiários, e o outro para Terceirizados, Visitantes e Provisórios.

Será definido pelo IFBA - Campus Salvador a quantidade a ser impressa de cada padrão.

Unid 2.000 R$ 2,50

02

Objeto: Porta Crachá Vertical Transparente

Local de Entrega: Campus Salvador – Setor: DIRETORIA GERAL

Descrição Detalhada: Porta Crachá em PVC flexível, na posição vertical, utilizado na Identificação de pessoas. O porta crachá deverá ser compatível com o cartão MIFARE 4 x 4 na medida 54 mm x 86 mm.

Unid 2.000 R$ 0,80

(37)

37 segundo padrão IFBA – Campus Salvador

Local de Entrega: Campus Salvador – Setor: DIRETORIA GERAL

Descrição Detalhada: Os cartões deverão ser cartões plásticos com tecnologia RFID, sem contato, também chamados cartões de proximidade em Cartão em PVC com as seguintes medidas: 86mm x 54mm x 0,8 mm e deverão ter a frequência de 13,56 MHz.

04

Objeto: Ribbon COLORIDO para impressora Hi-ti modelo CS-320

Local de Entrega: Campus Salvador – Setor: DIRETORIA GERAL

Descrição Detalhada:Ribbon COLORIDO para impressora Hi-ti modelo CS-320, com capacidade de impressão de 250 impressões de cartões Mifare.

Un 20

R$ 165,00

(38)

38 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇO Nº 53/2013

Processo nº 23279.008373/2013-97 ANEXO II

DECLARAÇÃO DE INEXISTÊNCIA DE FATO IMPEDITIVO

1 - (NOME DA EMPRESA)---, CNPJ Nº:- --- sediada --- (endereço completo) ---, declara, sob as penas da Lei, que até a presente data inexistem fatos impeditivos para sua habilitação no presente processo licitatório, ciente da obrigatoriedade de declarar ocorrências posteriores.

LEI Nº 9.854/99, REGULAMENTADA PELO DEC. Nº 4.358/2002

2 – (Nome da Empresa) ..., CNPJ Nº ..., sediada (endereço completo) ..., declara, sob as penas da Lei, que não utiliza mão-de-obra direta ou indireta de menores de 18 (dezoito) anos para realização de trabalhos noturnos, perigosos ou insalubres, bem como não utiliza, para qualquer trabalho, mão-de-obra direta ou indireta de menores de 16 (dezesseis) anos, exceto na condição de aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos, nos termos do Inciso XXXIII, Art. 7º da Constituição Federal, com redação determinada pela Lei nº 9.854/99.

Data ---/---/---.

____________________________________ Nome e nº da identidade do (a) declarante.

(39)

39 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº XX/2013

ANEXO III Processo nº 23279.008373/2013-97

Pregão Eletrônico nº 53/2013

Aos XX dias do mês de XXXXXX do ano de dois mil e treze, O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA – Campus Salvador, CNPJ 10.764.307/0002-01, neste ato representado pelo Diretor Prof. Albertino Ferreira do Nascimento Júnior, RG. Nº XXXXXXXXXX SSP/BA, CPF. Nº XXX.XXX.XXX-XX, nos termos da Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, dos Decretos nº 5.450, de 31 de maio de 2005 e 7.892, de 23 de janeiro de 2013, subsidiariamente pela Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1996 e alterações posteriores e demais normas legais aplicáveis, em face da classificação da proposta apresentada no Pregão Eletrônico nº 53/2013 (SRP). RESOLVE registrar o preço ofertado pela EMPRESA XXXXXXXXXXXXXXX situada a XXXXXXXXXX CEP XXXXXXXX fone (XX) XXXXXXX CNPJ XX.XXX.XXX/XXXX-XX, representada por XXXXXXXXXXX, conforme quadro abaixo:

Item Objeto/Serviço Quantidade registrada Limite para adesões Valor unitário (R$) Valor total Registrado (R$) Decorrente de adesões (R$)

Esta Ata de Registro de Preços tem vigência de 12 (doze) meses, contados de XX/XX/2013, inclusive, a XX/XX/2014.

As especificações técnicas constantes de Edital do Pregão Eletrônico nº 53/2013 integram esta Ata de Registro de Preços, independente de transcrição.

A presente Ata, após lida e achada conforme, é assinada pelos representantes legais do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA – Campus Salvador e da empresa XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX.

(40)

40 Salvador, XX de XXXXXXX de 2013

ALBERTINO FERREIRA DO NASCIMENTO JÚNIOR DIRETOR

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX CONTRATADA

Referências

Documentos relacionados

III - ser ou ter sido sócio ou diretor de ETC ou CTC. Para fins de cumprimento do requisito de tempo de atividade profissional, poderá ser utilizada qualquer combinação dos

2°) Ele continua uma iniciativa desenvolvida no Brasil que encontra ressonância em outros Estados e que coloca a Educação Física na posição de locomotora de

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Paulo Winterle PEARSON 2ª 1987.. Swokowski PEARSON 2ª 1994 Quadro 1: Livros didáticos analisados. Fonte: Elaborado pela autora. Os autores, João Bosco Laudares e Dimas Felipe

PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 98/2013 PREGÃO ELETRÔNICO DESTINADO AO REGISTRO DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO DE GASES INDUSTRIAIS E MISTURAS GASOSAS PARA

DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO - SETOR DE LICITAÇÃO E CONTRATOS PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 85/2013 PREGÃO ELETRÔNICO DESTINADO AO REGISTRO DE PREÇOS PARA

Ordenação de constituintes em interrogativas de conteúdo na história do PB Ao longo da história do PB, três fenômenos inovadores atingem a estrutura das Interrogativas de

A disponibilização do NSNS para o Brasil pode permiƟ r a avaliação da percepção do paciente quanto à qualidade da assistência de enfermagem, traduzida não somente em relação