• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE ANO 2010 JUNHO/2011 FRANCISCO BELTRÃO PR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE ANO 2010 JUNHO/2011 FRANCISCO BELTRÃO PR"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE

ANO 2010

JUNHO/2011

FRANCISCO BELTRÃO – PR

Departamento de Educação

(2)

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO ... 02

1.1 CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO ... 02

2 METODOLOGIA ... 03

2.1 CRONOGRAMA DE TRABALHO ... 04

3 RESULTADOS GRÁFICOS ... 05

3.1 RELATÓRIO GERAL ... 05

3.1.1 Primeiro Semestre/2010 ... 05

3.1.1.1 Participação na Avaliação do Docente pelo Discente ... 05

3.1.1.2 Índice de satisfação com relação aos docentes do Campus ... 06

3.1.2 Segundo Semestre/2010 ... 07

3.1.2.1 Participação na Avaliação do Docente pelo Discente ... 07

3.1.2.2 Índice de satisfação com relação aos docentes do Campus ... 08

3.2 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO POR CURSO ... 09

3.2.1 Engenharia Ambiental ... 09 3.2.1.1 Primeiro semestre/2010 ... 09 3.2.1.2 Segundo semestre/2010 ... 10 3.2.2 Tecnologia em Alimentos ... 11 3.2.2.1 Primeiro semestre/2010 ... 11 3.2.2.2 Segundo semestre/2010 ... 12

3.3 RELATÓRIO COMPARATIVO DAS AVALIAÇÕES ... 13

3.3.1 Engenharia Ambiental ... 13

3.3.2 Tecnologia em Alimentos ... 14

4 SUGESTÕES E CONSTATAÇÕES ... 15

(3)

1 APRESENTAÇÃO

A avaliação do docente pelo discente da UTFPR representa um importante instrumento de aferição, acompanhamento e conhecimento da qualidade de ensino oferecido.

Proporciona aos alunos a participação efetiva na busca pela excelência do ensino e, aos professores, os retornos esperados e muitas vezes necessários ao bom andamento de suas práticas didático-pedagógicas.

O formulário-questionário utilizado para a aplicação de avaliação visa mensurar itens indispensáveis da relação professor/aluno. Conteúdo, didática, planejamento, avaliação e relacionamento são os focos deste formulário.

Com os resultados desta avaliação é possível rever, planejar e aplicar ações que visem à constante busca pela melhoria do relacionamento professor/aluno.

A comissão Permanente de Avaliação do Docente pelo Discente da UTFPR, responsável pela aplicação e acompanhamento da avaliação nos Campi no ano de 2010, foi designada pela Portaria No. 0767 de 17 de junho de 2010, sendo constituída por um representante de cada Campus, contando os seguintes integrantes: RICARDO KARVAT e ROSIMARI LUBASINSKI DANIEL, representando a PROGRAD, MURIEL DE SOUZA GODOI, representando o Campus Apucarana, FABRÍCIO RODRIGUES DE MOURA, representando o Campus Campo Mourão, MARIA LÚCIA CARVALHO FONTANINI, representando o Campus Cornélio Procópio, MIRALDO MATUICHUK, representando o Campus Curitiba, DOUGLAS SAMPAIO HENRIQUE, representando o Campus Dois Vizinhos, VANICE SCHOSSLER SBARDELOTTO, substituída por ROSANGELA APARECIDA MARQUEZI, em 03/11/2010, pela Portaria n.º 1662, de 29 de novembro de 2010, representando o Campus Francisco Beltrão, LÉIA RODRIGUES DOMINGOS, representando o Campus Londrina, ROGÉRIO EDUARDO CUNHA DE OLIVEIRA, representando o Campus Medianeira, CLEONIS VIATER FIGUEIRA, representando o Campus Pato Branco, ADRIANE LIMA PENTEADO, representando o Campus Ponta Grossa, KAREN HYELMAGER GONGORA BARICCATTI, representando o Campus Toledo, ENILDE APARECIDA BERNARDI MARTINS, representando o Núcleo de Atendimento Psicopedagógico e Apoio ao Estudante - NUAPE, JOSÉ GONÇALVES DE OLIVEIRA JÚNIOR, representando a Assessoria de Tecnologia da Informação – AINFO.

1.1 CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO

A UTFPR avalia o desempenho de seus professores há vários anos, pois acredita ser este um importante instrumento de aferição, acompanhamento e conhecimento da qualidade de ensino oferecido. O processo proporciona aos alunos a participação efetiva na busca pela excelência do ensino e, aos professores, o retorno esperado, e muitas vezes necessário, para uma análise crítica do desenvolvimento de suas práticas didático-pedagógicas.

(4)

No Campus Francisco Beltrão este processo existe desde a sua implantação e, no ano de 2010, foram realizadas duas avaliações do docente pelo discente, relativas aos dois semestres letivos. Tanto no primeiro quanto no segundo semestre foram organizados, pelo Representante da Comissão de Avaliação e pelo Departamento de Educação, momentos para os alunos realizarem a avaliação, utilizando-se do laboratório da Instituição. Houve um processo de debate e sensibilização dos docentes nas reuniões de coordenação, bem como, de sensibilização dos alunos para a participação na avaliação por meio de e-mails enviados para a lista dos alunos, notícias no site institucional, além de abordagens realizadas pelos docentes em sala.

Após a divulgação dos resultados da avaliação do primeiro semestre, houve a análise e o debate sobre os resultados com os docentes. Importante ressaltar que as informações também auxiliaram no processo de elaboração das atividades de planejamento desenvolvidas no Campus em 2010 e no início de 2011.

Os alunos tomaram ciência, por meio de exposição do Representante da Comissão de Avaliação do Docente pelo Discente do Campus, das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Ensino – NUENS e pelas coordenações de Curso a partir dos resultados da avaliação. Essas ações constituíram-se em debate com os professores, processo de formação continuada, entre outros.

Neste ano, participaram do processo de Avaliação Docente pelo Discente os alunos dos cursos superiores de Tecnologia em Alimentos e Engenharia Ambiental.

2 METODOLOGIA

A UTFPR conta com uma Comissão de Avaliação Permanente do Docente pelo Discente, composta por dois representantes da PROGRAD, um representante de cada Campus da UTFPR, um representante do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Apoio ao Estudante (NUAPE) e um representante da Assessoria de Tecnologia da Informação (AINFO).

Os Campi da UTFPR dispõem de uma Comissão de Avaliação formada por docentes e técnicos administrativos representando seus Departamentos Acadêmicos / Coordenações de Cursos, designada por portaria da Direção do Campus. A Comissão tem por missão a sensibilização, aplicação, acompanhamento e melhoria do processo.

Esta avaliação é desenvolvida em duas fases bem distintas, sendo a primeira, a fase de aplicação e aperfeiçoamento do processo, e a segunda, a fase de acompanhamento pedagógico.

A primeira fase tem início com a sensibilização dos Coordenadores dos Cursos e dos Chefes dos Departamentos Acadêmicos em reunião com a Diretoria de Graduação e Educação Profissional visando à participação do discente. A sensibilização também conta com a divulgação na página eletrônica, da UTFPR.

A segunda fase tem início após a finalização do processo de avaliação, contando com apoio do Departamento de Educação (DEPED), no assessoramento aos Chefes de Departamento Acadêmico e Coordenadores de Curso no acompanhamento pedagógico aos docentes.

(5)

Foi utilizada a metodologia de participação, cujos dados colhidos foram tratados quantitativamente como um estudo de caso. O instrumento usado foi um questionário respondido por alunos matriculados nos Campi da UTFPR.

2.1 CRONOGRAMA DE TRABALHO

A equipe responsável pela Avaliação do Docente pelo Discente do Campus Francisco Beltrão elaborou cronogramas com as ações e atividades a serem realizadas, conforme segue abaixo:

1.o Semestre Letivo de 2010

Atividade Abril Maio Junho Julho Agosto

Reunião com o Diretor de Graduação e Educação Profissional e Coordenadores de Curso

X

Sensibilização – Docentes X

Sensibilização – Discentes X

Aplicação da Avaliação do 1.° Semestre

Letivo X X X

Reunião com Diretor de Graduação e Educação Profissional e coordenadores de curso sobre resultado da avaliação – definição de ações

X

Devolutiva aos professores X

Divulgação dos resultados aos estudantes X

2.o Semestre Letivo de 2010

Atividade Setembro Outubro Novembr

o

Dezembr o

Fevereiro 2011

Reunião com o Diretor de Graduação e Educação Profissional e Coordenadores de Curso

X

Sensibilização – Docentes X

Sensibilização – Discentes X

Aplicação da Avaliação do 2.° Semestre

Letivo X X X

Reunião com Diretor de Graduação e Educação Profissional e coordenadores de curso sobre resultado da avaliação – definição de ações

X

Devolutiva aos professores X

(6)

3 RESULTADOS GRÁFICOS 3.1 RELATÓRIO GERAL

3.1.1 Primeiro Semestre/2010

(7)

3.1.1.2 Índice de satisfação com relação aos docentes do Campus

(8)

3.1.2 Segundo Semestre/2010

3.1.2.1 Participação na Avaliação do Docente pelo Discente

(9)
(10)

3.2 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO POR CURSO

3.2.1 Engenharia Ambiental

(11)

3.2.1.2 Segundo semestre/2010

(12)

3.2.2 Tecnologia em Alimentos

(13)
(14)

3.3 RELATÓRIO COMPARATIVO DAS AVALIAÇÕES 3.3.1 Engenharia Ambiental

(15)
(16)

4 SUGESTÕES E CONSTATAÇÕES

A Avaliação do Docente pelo Discente vem se disseminando como uma prática positiva ao Campus, na medida em que possibilita uma análise a partir da percepção dos estudantes acerca do processo de ensino desenvolvido nos cursos.

Acredita-se que, na medida em que as avaliações vão sendo realizadas, todos podem aprender no processo: os estudantes, ao avaliarem com comprometimento, de forma a se perceberem no processo de ensino e aprendizagem como co-responsáveis pelo seu êxito no curso; os professores, ao analisarem sua prática a partir da interpretação do outro, revendo aspectos de seu trabalho docente e reafirmando outros, a partir dos bons referenciais decorrentes da avaliação.

No entanto, como constatação, verifica-se a necessidade constante de sensibilização dos estudantes para realizarem a avaliação, visto que esta ainda não se concretizou como uma prática pedagógica recorrente por parte dos estudantes.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

No Campus Francisco Beltrão, a Avaliação Docente pelo Discente, referente ao período letivo de 2010, ocorreu de forma satisfatória, ou seja, não se teve problemas significativos de ausência, muito embora sempre se busque o aumento do índice de participação para as próximas avaliações.

No que se refere ao processo de sensibilização à participação dos discentes, a equipe responsável pela aplicação da Avaliação vem discutindo formas de agregar outras ações, além da utilização da lista de e-mails, da sensibilização dos docentes e dos calouros (os quais recebem um tratamento diferenciado, visto não terem participado ainda de nenhuma avaliação), com o intuito de aproximar-se mais do cotidiano dos discentes, levando-os a uma participação mais efetiva.

Por fim, os resultados obtidos são utilizados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, pelas coordenações de curso, pelo Departamento de Educação, por meio, principalmente, do Núcleo de Ensino, para diagnosticar os problemas existentes bem como propor ações que melhorem o processo de ensino e aprendizagem do Campus.

Referências

Documentos relacionados

Quando os arquivos de objeto são combinados, o endereço relativo original de fnc1 (mostrado como 0x0100 :) é alterado para seu endereço final no arquivo executável (mostrado como

IMPORTANTE: A União pode conceder moratória de tributos estaduais e municipais, desde que conceda a mesma moratória aos seus tributos. Muitos entendem que esse dispositivo não

Introdução sobre o percurso; A Avaliação do Professor pelo aluno; Definições para a experiência do Pré-teste através de Grupo Focal. Walterlina Brasil, apresentando o que a

“Sobre uma recente bibliografia de Warburg” e “O conceito de Warburg de Kulturwissenschaft”, in: A eloquência dos símbolos, São Paulo: Edusp, 1997. Conceitos fundamentais

1) As proteínas de fase aguda avaliadas neste experimento alteraram de forma significativa nos animais com puerpério fisiológico e com retenção dos anexos fetais. 2) Nos animais

Porcentagem de frutos de morangueiro da cultivar Aromas com diferentes percentuais de área com bronzeamento após a infestação com adultos de Frankliniella

No texto 2 aparece o seguinte segmento: “Mesmo quanto às sanções previstas no estatuto, antes de se chegar à internação, há uma série de outras menos severas, como a

Analisar os resultados da avaliação docente e discente, comunicar ao docente o resultado individualizado, e propor ações de melhorias para serem incorporadas ao relatório