• Nenhum resultado encontrado

Os piores erros em Web Design Jacob Nielsen

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Os piores erros em Web Design Jacob Nielsen"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Os piores erros em Web Design – Jacob Nielsen

Os dez mais chocantes crimes contra os usuários.

1. Busca interna ruim

Motores de busca excessivamente literais reduzem a usabilidade uma vez que eles são incapazes de lidar com erros, plurais, hífens e outras variantes da expressão de busca.

Um outro problema é quando os motores de busca priorizam os resultados puramente com base no número de incidências da expressão no documento em vez da relevância do termo.

2. Arquivos PDF para leitura online

Usuários odeiam esbarrar com um arquivo PDF, porque rompe o fluxo de navegação. Até mesmo coisas simples como imprimir ou salvar documentos são difíceis porque os comandos do navegador padrão não funcionam. Os layouts são frequentemente otimizado para uma folha de papel, que raramente coincide com o tamanho da janela do navegador do usuário. Bye-bye rolagem suave. O PDF é bom para a impressão e distribuição de manuais e outros documentos grandes que precisam ser impressos. Reserve seu uso para esse fim e converta toda a informação que precisa ser pesquisada ou lida na tela em páginas web reais.

(2)

3. Não alterar a cor dos links visitados

Saber aonde já esteve faz com que seja mais fácil decidir para onde ir. As ligações são um fator-chave neste processo de navegação. Os usuários podem excluir as ligações que foram infrutíferas em suas visitas anteriores. Por outro lado, eles podem rever as ligações que acharam útil no passado.Mais importante ainda, saber quais as páginas já visitadas libera os usuários de inadvertidamente revisitar as mesmas páginas uma após outra vez.

Esses benefícios tem um pressuposto importante: que os usuários possam ver a diferença entre links visitados e não visitados, pois o site os exibe em cores diferentes. Quando os links visitados não mudam de cor, os usuários ficam desorientados e sem querer revisitar as mesmas páginas repetidamente.

4. Texto aglomerado

Uma parede de texto sem divisão em parágrafos é mortal para uma experiência interativa. Intimidante. Cansativa. Dolorosa de ler.Para atrair usuários use aquelas coisas simples, “batidas”, mas

indispensáveis:  subtítulos

 listas com marcadores

palavras-chave em destaque

 parágrafos curtos  a pirâmide invertida

 um estilo de escrita simples, e  linguagem fluida.

(3)

5. Tamanho de Fonte Fixo

As folhas de estilo CSS, infelizmente, tem o poder de dar instruções para fazer o navegador da Web “mudar o tamanho da fonte” padrão e especificar um tamanho de fonte fixa. Cerca de 95% das vezes, esse tamanho fixo é pequeno demais , reduzindo significativamente a legibilidade para a maioria das pessoas com mais de 40 anos de idade.Respeite as preferências do usuário e deixe-os redimensionar o texto , conforme necessário. Além disso, especifique o tamanho da fonte em termos relativos – não como um número absoluto de pixels.

6. Títulos das páginas com baixa visibilidade nos sites de busca

A busca é a maneira mais importante dos usuários descobrirem sites. O título da página, portanto, é a principal ferramenta para atrair novos visitantes a partir de listas de pesquisa e para ajudar os usuários existentes a localizar as páginas específicas que precisam.O título da página está contido dentro da tag HTML <title> e é quase sempre usado como o título clicável para anúncios em páginas de busca do motor de resultado (SERP). Os motores de busca geralmente mostram os primeiros 66 caracteres ou mais do título .

Os títulos das páginas também são usados como a entrada padrão no Favoritos um marcador. Por sua página inicial, começe com o nome da empresa, seguido de uma breve descrição do site.

Para outras páginas inicie o título com algumas das palavras mais importantes que transmitam informações que descrevam os detalhes do que os usuários poderão encontrar nesta página. Se todos os seus títulos de página tiverem as mesmas palavras, você terá reduzida a usabilidade para os usuários multi-janelas.

Taglines nas páginas iniciais são um assunto relacionado: eles também precisam ser curtas, rápidas e comunicar o propósito do site.

7. Qualquer coisa que se pareça com um anúncio

A atenção seletiva é muito poderosa, e os usuários da Web têm aprendido a parar de prestar atenção

aos anúncios que ficam no caminho de sua navegação orientada ao objetivo.Infelizmente, os usuários também ignoram os elementos de design que parecem legítimas formas predominantes de publicidade. Afinal, quando você ignora alguma coisa, você não a estuda em detalhe para descobrir o que é.

Portanto, é melhor evitar quaisquer projetos que se parecem com propagandas. As implicações exatas desta diretriz irão variar de acordo com as novas formas de anúncios, atualmente seguindo as seguintes regras:

cegueira de banner – significa que os usuários nunca fixam os olhos em qualquer coisa que se

parece com um banner devido à forma ou posição na página

evasão de animação - faz usuários ignorarem áreas com sinais intermitentes ou outras

animações agressivas

pop-up tô fora - significa que os usuários fecham a janela de pop-up antes mesmo de ter sido

(4)

8. Violar as convenções de design

Coerência é um dos mais poderosos princípios de usabilidade: quando as coisas sempre se comportam

da mesma forma, os usuários não tem que se preocupar com o que vai acontecer. Em vez disso, eles

sabem o que irá acontecer com base na experiência anterior.As expectativas dos utilizadores mostra

que quanto mais eles se sentem no controle do sistema mais eles gostam. E quanto mais o sistema quebra as expectativas dos usuários, mais eles se sentem inseguros.

A Lei de Jakob da Experiência do Usuário da Web afirma que “os usuários passam a maior parte de

seu tempo em outros sites. ”

Isso significa que eles formam as expectativas para o seu site com base no que é comumente feito na maioria dos outros sites. Se você se desviar dessa linha mediana, o site vai ser mais difícil de usar e os usuários vão sair rapidamente dele.

9. Abrir novas janelas do navegador

Designers abrem novas janelas do navegador porque na teoria isso mantém os usuários em seu site. Mas, mesmo desconsiderando a mensagem hostil que se passa ao usuário em assumir o controle

da máquina dele, a estratégia é auto-destrutiva, uma vez que desativa o botão Back que é o normal

caminho de regresso dos usuários ao site anterior.

Links que não se comportam como esperado prejudicar a compreensão dos usuários sobre o seu próprio sistema. A ligação deve ser uma referência de hipertexto simples que substitui a página atual

(5)

10. Não responder às perguntas dos usuários

Usuários visitam sites porque há algo que querem realizar – talvez até comprar o seu produto. O pior fracasso de um site é deixar de fornecer as informações que os usuários estão procurando.Às vezes a resposta simplesmente não aparece e você perde a venda, pois os usuários assumem que o seu produto ou serviço não atende às suas necessidades, se você não lhes disser os detalhes. Outras vezes, os detalhes estão enterrados sob uma espessa camada de marketing e slogans sem graça. Como os usuários não têm tempo para ler tudo, informações ocultas são como se não existissem.

O pior exemplo de não responder perguntas dos usuários é evitar o anúncio do preço de produtos e serviços. Nenhum site de comércio eletrônico B2C iria cometer este erro, mas é muito difundido em B2B , onde a maioria das “soluções empresariais” são apresentados de modo que você não pode dizer se eles são adequadas para 100 pessoas ou 100 mil pessoas. O preço é a peça mais específicas que os clientes usam como informação para compreender a natureza de uma oferta, e não fornecê-lo faz as pessoas se sentirem perdidas e reduz a sua compreensão de uma linha de produtos. Temos quilômetros de fita de vídeo de usuários perguntando “Onde está o preço?” enquanto arrancam os cabelos.

Até mesmo os sites de B2C, muitas vezes cometem o erro associado de esquecer os preços nas listas de produtos, tais como páginas da categoria ou os resultados da pesquisa . O preço é fundamental em ambas as situações, pois permite que os usuários diferenciem os produtos e cliquem na mais relevante.

Referências

Documentos relacionados

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

Graças ao apoio do diretor da Faculdade, da Rede de Museus e em especial da Pro Reitoria de Extensão, o CEMEMOR tem ampliado e mantido suas atividades junto

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. &lt;script Language

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

As variáveis peso, estatura e circunferência da cintura apresentaram valores médios superiores aos homens em relação as mulheres, sendo o inverso observado para índice

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Dada a plausibilidade prima facie da Prioridade do Conhecimento Definicional, parece que não se poderia reconhecer instâncias de F- dade ou fatos essenciais acerca