• Nenhum resultado encontrado

MBA EM GESTÃO: PESSOAS E LIDERANÇA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MBA EM GESTÃO: PESSOAS E LIDERANÇA"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

MBA EM GESTÃO:

PESSOAS E LIDERANÇA

(2)

EXCELÊNCIA FGV

Há mais de 75 anos, a FGV é pioneira no cam- po da educação, sendo referência não só pe- los seus reconhecidos programas de gradu- ação, mestrado e doutorado, como também pelo desenvolvimento de pesquisas e pela divulgação de estatísticas macroeconômicas, tais como: Índices gerais de preços, índices setoriais, indicadores de preços agropecuá- rios, preços e custos.

Reconhecida pela sua qualidade internacio- nal, a FGV é uma das maiores instituições de ensino do Brasil e referência no mercado de trabalho.

Eleita a

melhor escola de negócios do Brasil

pelo Eduniversal Business Schools Ranking

A instituição de ensino que

mais forma CEOs no Brasil Terceiro mais importante

think tank do mundo*

Eleita pelo quinto ano consecutivo

, como o think tank mais bem administrada do mundo*

Se manteve como a

instituição mais infl uente na América Latina

por 12 anos seguidos*

Uma das preferidas pelos RHs

, na hora da contratação, de acordo com a pesquisa do DataFolha publicada na Folha de São Paulo

A única brasileira entre as instituições de ensino

mais infl uentes do mundo no Linkedin

Credibilidade da instituição que

mais formou os principais líderes do país

Líder no Ranking Nacional

do índice geral de cursos do MEC, ocupando as três primeiras colocações Eleita uma das

marcas mais

relevantes do Brasil

, segundo a Academia Brasileira de Marketing

(3)

O MBA em Gestão: Pessoas e Liderança foi elaborado com a fi nalidade de desenvolver a visão estratégica do aluno, habilidades de gestão por meio de técnicas fundamentais para formação de um líder, discussão de estratégias organi- zacionais e aprimoramento de habilidades pessoais e inter- pessoais para auxiliar equipes.

O curso é destinado a profi ssionais interessados no desenvolvimento de competências para a gestão de pessoas e equipes, com objetivo de aprimorar e atuali- zar o desempenho da organização, independentemen- te da sua área de atuação.

SOBRE O CURSO

PARA QUEM É

(4)

Estratégia Corporativa e de Negócios 24 h/a

Estratégias de Marketing 24 h/a

Economia dos Negócios 24 h/a

Gestão de Projetos 24 h/a

Liderança e Gestão de Equipes 24 h/a

Transformação Digital 24 h/a

Empreendedorismo e Gestão da Inovação 24 h/a

Finanças Corporativas 24 h/a

Jogo de Negócios 24 h/a

Comunicação Interpessoal e Corporativa 24 h/a

Mudança e Cultura Organizacional 24 h/a

Relações de Trabalho 24 h/a

Negociação e Administração de Confl itos 24 h/a

Autoconhecimento e Trajetória Profi ssional 24 h/a

Gestão Estratégica de Pessoas 24 h/a

Environmental, Social e Corporate Governance 24 h/a

Economia Comportamental eTomada de Decisão 24 h/a

Desafi os Organizacionais 24 h/a

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432H/2

PROGRAMA

ACADÊMICO

(5)

ESTRATÉGIA CORPORATIVA E DE NEGÓCIOS

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento es- tratégico. Defi nição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente exter- no: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balan- ced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

ESTRATÉGIAS DE MARKETING

Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais.

Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfi guração das políticas de es- tratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

ECONOMIA DOS NEGÓCIOS

Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Infl ação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua infl uência sobre os negócios: polí- tica monetária, taxas de juros e regime de metas para a infl ação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional:

principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus de- terminantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

DISCIPLINAS

(6)

GESTÃO DE PROJETOS

Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de pro- jetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Con- texto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacio- nados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.

LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES

Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de compe- tências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança.

Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpes- soal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competi- tividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e mo- delos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.

DISCIPLINAS

(7)

EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DA INOVAÇÃO

Conceitos e fundamentos do empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedo- rismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora.

Modelos para a inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

FINANÇAS CORPORATIVAS

Visão geral de fi nanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fl uxo de caixa livre para viabilidade econômico-fi nanceira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabi- lidade econômico-fi nanceira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

JOGOS DE NEGÓCIOS

Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Defi nição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comer- ciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-fi nanceira. Análise de resultados e revisão de estratégias.

DISCIPLINAS

(8)

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E CORPORATIVA

Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunica- ção. Barreiras à comunicação humana. Novas abordagens e tendências em comunicação. Co- municação e tecnologia. Comunicação interpessoal. Técnicas de apresentação. Comunicação corporativa e seus objetivos.

MUDANÇA E CULTURA ORGANIZACIONAL

Conceito de cultura organizacional. Formação e desenvolvimento da cultura. Impactos da cul- tura nos resultados da empresa. Cultura, estratégia e modelos de gestão. Clima organizacional.

Diagnóstico e mudança cultural. Metodologias de gestão da mudança.

RELAÇÕES DE TRABALHO

Relações de trabalho na transição para a Quarta Revolução Industrial. Flexibilização das rela- ções de trabalho: diferentes formas de contratação e vínculo entre o indivíduo, o trabalho e as organizações. Relações sindicais e formas contemporâneas de mediação e antecipação de confl itos na esfera do trabalho. Individualização e precarização do trabalho. Gestão de pessoas e aspectos legais. Saúde ocupacional, assédio moral e sexual.

NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

Gestão de confl itos. Tipos de confl ito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de confl itos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma nego- ciação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de confl itos e da negociação nas organizações.

Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de confl itos e tomada de decisão.

DISCIPLINAS

(9)

DISCIPLINAS

AUTOCONHECIMENTO E TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

O mundo do trabalho na nova economia. Novos vínculos e formas de trabalho na sociedade digital. Carreira tradicional e novos modelos de carreira. Autoconhecimento e autogestão da carreira. Âncoras de carreira. Sentidos do trabalho e propósito profi ssional. Empregabilidade.

Competências de carreira. Networking. Gestão de carreira e seus desafi os. Plano de desenvol- vimento pessoal e de carreira.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Conceito e características da gestão estratégica de pessoas. Gestão estratégica de pessoas e ambiente organizacional. Subsistemas de recursos humanos e estratégia organizacional. Profi s- sionais de RH. Sistemas de trabalho de alto desempenho.

ENVIRONMENTAL, SOCIAL E CORPORATE GOVERNANCE

Estrutura e confl itos de governança na organização. Conformidade das práticas socioeconô- micas da empresa. Conformidade ambiental às leis anticorrupção e à legislação tributária. Di- versidade da força de trabalho. Liberdade sindical. Práticas de segurança no trabalho. Saúde e segurança dos consumidores. Políticas de diversidade. Alinhamento da cultura organizacional à heterogeneidade da força de trabalho.

ECONOMIA COMPORTAMENTAL E TOMADA DE DECISÃO

Campo da Economia Comportamental. Decisões nas organizações. Julgamentos, decisões e racionalidade. Modelo racional de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Percepção e vieses perceptuais. Tomada de decisão nas organizações. Árvores de decisão. Decisões sob risco e

(10)

DISCIPLINAS

DESAFIOS ORGANIZACIONAIS

A disciplina será baseada na investigação de um fenômeno contemporâneo, presente em um contexto real, propondo questões e apontando caminhos para respondê-las. A partir de obser- vações empíricas, o aluno deverá analisar dados, sendo provocado a avaliar opções e exercitar a sua capacidade de decisão, observando os fundamentos da liderança, da gestão de pessoas e dos recursos humanos. Algumas estratégias ou dinâmicas poderão ser utilizadas: workshops, estudos de caso, jogos práticos, simulações reais ou visitas guiadas. A escolha é de responsabi- lidade do coordenador, que deve ter como orientação o público-alvo do curso.

(11)

COORDENAÇÃO DO CURSO

ANA LIGIA NUNES FINAMOR

Doutora pela Universidade de León, Espa- nha, mestre em desenvolvimento humano pela Universidade do Estado de Santa Cata- rina - UDESC, especialista em administração e planejamento para docentes pela Univer- sidade Luterana do Brasil - ULBRA e gestão empresarial pela FGV, e graduada em Admi- nistração pela ULBRA. Realizou projetos no exterior, (Alemanha, Espanha e Inglaterra).

Atuou como executiva em cargo de direção na ULBRA durante 7 anos. Atualmente realiza pesquisa, orienta trabalhos científicos, presta consultoria, ministra cursos e treinamentos junto à empresas. Atua como docente nos Cursos MBAs da FGV, na área de gestão de pessoas, onde exerce também a função de coordenadora acadêmica do MBA em Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas.

(12)

MÓDULO INTERNACIONAL (OPCIONAL)

O objetivo do programa é ampliar os con- ceitos e conhecimentos adquiridos no curso MBA da Fundação Getulio Vargas - FGV, oferecendo uma excelente oportuni- dade para que profissionais agreguem um diferencial de conhecimento e incremen- tem sua empregabilidade no competitivo mercado de trabalho atual.

Todos os participantes do Módulo Interna- cional recebem um certificado da Univer- sity of Tampa assinado pelo reitor vigente e outro certificado da FGV com 40 horas de participação adicionadas à carga horá- ria do MBA. São três certificados de uma vez, com reconhecimento internacional.

(13)

INFORMAÇÕES

Nossas unidades

SÃO PAULO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Avenida Benedito Matarazzo, 9403 Jardim Oswaldo Cruz - CEP: 12215-900 (12) 3924.8524

info@conexao.com

TAUBATÉ

Avenida Charles Schnneider, 1700 Vila Costa - CEP: 12040-900 (12) 3683.0800

inscricoestaubate@conexao.com

GUARULHOS

Avenida Doutor Timóteo Penteado, 721 Vila Hulda - CEP: 07094-000

(11) 2447.4250

inscricoesguarulhos@conexao.com

MOGI DAS CRUZES

Avenida Ver. Narciso Yague Guimarães, 1001 Jardim Armenia - CEP: 08780-000

(11) 4796.1000

MINAS GERAIS

POUSO ALEGRE

Avenida Vicente Simões, 30 Centro - CEP: 37550-000 (35) 3422.9750

comercialpouso@conexao.com

VARGINHA

Avenida Princesa do Sul, 720 Jardim Andere - CEP: 37026-080 (35) 3222.6570

comercialvarginha@conexao.com

SIGA-NOS NAS

REDES SOCIAIS

(14)

conexao.com/fgv

Referências

Documentos relacionados

Se você aspira assumir uma posição estratégica esteja pronto para responder à pergunta favorita de Alex: “Na prática, o que você tem gerado de resultado?” Mestre

Tema 01: Liderança: Principais Conceitos e Tendências Atuais 07 Tema 02: Liderança Situacional e Gestão de Equipes 29 Tema 03: Características e Habilidades da Liderança 49 Tema 04:

As habilidades mais técnicas se encontram nos estudos em ambiente digital, e o desenvolvimento das soft skills acontecem nos encontros online ao vivo e em grupo, essas

Para isso, terá três módulos: Fundamentos de Gestão, Comportamento Organizacional e Estrutura e Processos de Gestão de Pessoas. Terá aulas sobre Modelos de Gestão, Gestão

Como o Descomplica preza por um conteúdo todinho atualizado para estar sempre acompanhando as novidades e tudo que rola no mercado de trabalho, pode ser que o programa de curso

metodologia de aprendizagem da nova era do conhecimento, onde o estudante, em grupos de trabalho, irá experienciar a identificação de questões-chave e fazer o mapeamento de

Fazer uma breve introdução ao estudo, descrevendo as principais características do caso escolhido. ESCOLHA DO CASO A

O curso de MBA em Gestão Estratégica de Projetos tem como objetivo desenvolver competências para que você possa gerenciar projetos de qualquer natureza e com qualquer nível