• Nenhum resultado encontrado

O TERÇO DO ROSÁRIO - MISTÉRIOS GOZOSOS (DA ALEGRIA) 3ª PESSOA:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O TERÇO DO ROSÁRIO - MISTÉRIOS GOZOSOS (DA ALEGRIA) 3ª PESSOA:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O TERÇO DO ROSÁRIO O TERÇO DO ROSÁRIO O TERÇO DO ROSÁRIO

O TERÇO DO ROSÁRIO ---- MISTÉRIOS GOZOSOS MISTÉRIOS GOZOSOS MISTÉRIOS GOZOSOS MISTÉRIOS GOZOSOS

(DA ALEGRIA)(DA ALEGRIA)(DA ALEGRIA)(DA ALEGRIA)

::::

(2ªs e Sábados)

NO INTERVALOS DOS MISTÉRIOS:

- 1 Pai-Nosso; 10 Avé-Maria; 1 Glória; Jaculatórias:

1ª- Ó Maria concebida sem pecado. - Rogai por nós que recorremos a Vós (oração ensinada por Nossa Senhora a STª Catarina Labouré em 27/11/1830).

2ª - Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno. - Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem. (oração ensinada por Nossa Senhora aos pastorinhos de Fátima na aparição de 13/7/1917, após a visão do inferno, a fim de a rezarem “depois de cada mistério”.)

1 1 1

1ªªªª PESSOA PESSOA PESSOA:::: PESSOA

- Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amén.

- Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. - Peço-vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

- Deus, vinde em nosso auxílio. - Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.

1º -

Neste Primeiro Mistério contemplemos:

A Anunciação do Anjo Gabriel a Nossa Senhora.

CLÁUSULA: que concebestes do Espírito Santo.

- Peçamos, neste Mistério, a humildade que nos faz gratos aos olhos de Deus.

- Ofereçamo-los pelas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias. Senhor, quero ser, também eu, mensageiro da Tua paz.

- Como fruto de oração, neste mistério, peçamos a virtude da HUMILDADE.

Ao sexto mês, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David, e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o Anjo disse-lhe: «Salvé, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o Anjo: «Não tenhas receio, Maria, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-Se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus dar-Lhe-á o trono de Seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o Seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a Sua sombra. Por isso, Aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e está já no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.» Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o Anjo retirou-se de junto dela.

Lc 1, 26-38

2ª 2ª 2ª

2ª PESSOA PESSOA PESSOA:::: PESSOA

1 P.N. – 10 A.M. – 1 Glória – Jaculatórias

OREMOS: Senhor, nosso Deus, que de modo admirável criastes o mundo à Vossa Imagem e de modo ainda mais admirável o resgatastes, fazei que possamos participar na vida divina de Vosso Filho que se dignou assumir a nossa natureza humana. Ele que é Deus Convosco na unidade do Espírito Santo.

CÂNTICO: MARIA, TU FIXASTE MEUS OLHOS (CT 510)

Quando floriu na minha alma

Tenra vida...

E quis ter amparo,

Ergui a fronte para as alturas.

Maria, tu fixaste meus olhos, Meigamente, meu nome chamaste...

Nessa hora eu abri um sorriso E em ti encontrei outra mãe 3

3 3

3ªªªª PESSOA PESSOA PESSOA:::: PESSOA

(2)

2º -

Neste Segundo Mistério contemplemos:

A Visitação de Maria Santíssima a sua prima Santa Isabel.

CLÁUSULA: que levastes a Santa Isabel.

- Peçamos, neste mistério, uma caridade generosa para nos darmos aos outros;

- Ofereçamo-lo pelas mães de família, missionários e peregrinos.

- Como fruto de oração, neste mistério, peçamos a virtude da CARIDADE para com o próximo

Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor». Maria disse então: «A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da Sua escrava. De hoje em diante, me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo Poderoso fez em mim maravilhas. Santo é o Seu nome. A Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do Seu braço e dispersou os soberbos. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Cumulou de bens os famintos e os ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel, Seu servo, lembrado da Sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre.» Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois, regressou a casa.

Lc 1, 39-56

4 4 4

4ªªªª PESSOA PESSOA PESSOA:::: PESSOA

1 P.N. – 10 A.M. – 1 Glória – Jaculatórias

OREMOS: Deus eterno e omnipotente, que inspiraste à Bem-aventurada Virgem Maria o desejo de visitar Santa Isabel, concedei-nos que dóceis à inspiração do Espírito Santo, possamos com Maria cantar as Vossas maravilhas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

CÂNTICO: AVÉ MARIA, MÃE DA IGREJA (CT 496) Ave Maria, Mãe da Igreja,

Santa Maria, minha Mãe.

Tu és a estrela, Tu és a verdade.

Tu és caminho Que leva à eternidade.

5 5 5

5ªªªª PESSOA PESSOA PESSOA:::: PESSOA

3º -

Neste Terceiro Mistério contemplemos:

O nascimento de Jesus Cristo no presépio de Belém.

CLÁUSULA: que nasceu em Belém.

- Peçamos, neste mistério, espírito de mortificação e pobreza;

- Ofereçamo-lo pelos que não têm lar e por todos os pobres.

- Como fruto deste mistério, peçamos a Deus a graça de revelarmos a Boa-Nova da vinda de Jesus, segundo a escola de Nossa Senhora.

Por aqueles dias saiu um édito da parte de César Augusto, para ser recenseada toda a Terra. Este recenseamento foi o primeiro que se fez, sendo Quirino governador da Síria. E iam todos recensear-se, cada qual à sua própria cidade. Também José, deixando a cidade de Nazareth, na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, a fim de recensear-se com Maria, sua mulher, que estava grávida. E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria. Na mesma região, estacionavam uns pastores, que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. O Anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor refulgiu em volta deles, e tiveram muito medo. Disse-lhes o Anjo: «Não temais, pois vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias, Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto

(3)

em panos e deitado numa manjedoura.» De repente, juntou-se ao Anjo uma multidão do exército celeste, louvando a Deus e dizendo: - «Glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens por Ele amados.» Quando os Anjos se afastaram em direcção ao Céu, os pastores disseram uns aos outros: «Vamos então até Belém e vejamos o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer». Foram apressadamente e encontraram Maria, José e o Menino deitado na manjedoura. Depois de terem visto, começaram a espalhar o que lhes tinham dito a respeito daquele Menino. E todos os que ouviram se admiraram do que lhes disseram os pastores. Quanto a Maria, conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração. E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, conforme lhes fora anunciado.

Lc 2, 1-20

6 6 6

6ªªªª PESSOA PESSOA PESSOA:::: PESSOA

1 P.N. – 10 A.M. – 1 Glória – Jaculatórias

OREMOS: Concedei, Deus Todo-Poderoso, que, inundados pela luz do Verbo Encarnado, resplandeça em nossas obras o que brilha em nossa mente. Por Nosso Senhor Jesus Cristo que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

CÂNTICO: VAMOS TODOS A MARIA (CT 549)

Sois a semente que há-de crescer

Sois a estrela que há-de brilhar, Sois o fermento do Pão divinal...

Luzeiro para iluminar.

Vamos todos a Maria Comungar o Amor, D’Ela nos veio a Verdade, O perdão e a paz.

Ide, amigos, proclamá-la Boa Mãe Imaculada:

Estará sempre connosco Como terna e boa Mãe.

7 7 7

7ªªªª PESSOA PESSOA PESSOA:::: PESSOA

4º -

Neste Quarto Mistério contemplemos:

A Apresentação do Menino Jesus no templo de Jerusalém.

CLÁUSULA: que oferecestes no Templo.

- Peçamos, neste mistério, obediência às leis da Igreja e demais normas de convivência social.

- Ofereçamo-lo por todos os que procuram a Deus.

- Como fruto de oração, neste mistério, peçamos a virtude da OBEDIÊNCIA.

Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-n'O a Jerusalém para O apresentarem ao Senhor, conforme está escrito na lei de Deus: «Todo o primogénito varão será consagrado ao Senhor», e para oferecerem em sacrifício, como se diz na lei do Senhor, um par de rolas ou duas pombinhas. Ora, residia em Jerusalém um homem chamado Simeão; era justo e piedoso, esperava a consolação de Israel e o Espírito Santo estava nele. Tinha-lhe sido revelado pelo Espírito Santo que não morreria antes de ter visto o Messias do Senhor. Impelido pelo Espírito, veio ao Templo e, quando os pais trouxeram o Menino Jesus a fim de cumprirem o que ordenava a lei a Seu respeito, tomou-O nos braços, bendisse Deus e exclamou: - «Agora, Senhor, podes deixar o Teu servo partir em paz, segundo a Tua palavra, porque os meus olhos viram a Salvação, que ofereceste a todos os povos: Luz para iluminar as nações e glória de Israel, Leu povo.» Seu pai e Sua mãe estavam admirados com o que se dizia d'Ele. Simeão abençoou-os e disse a Maria, Sua mãe: «Este menino está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para ser sinal de contradição; e, a ti, uma espada trespassará a tua alma, a fim de se revelarem os pensamentos de muitos corações».

Lc 2,22-35

8 8 8

8ªªªª PESSOA PESSOA PESSOA:::: PESSOA

1 P.N. – 10 A.M. – 1 Glória – Jaculatórias

(4)

OREMOS: Deus eterno e omnipotente, humildemente vos suplicamos que, assim como o Vosso Filho Unigénito foi apresentado no Templo revestido da natureza humana, assim também, de alma purificada, sejamos apresentados na Vossa presença. Por Nosso Senhor Jesus Cristo que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

CÂNTICO: COM MINHA MÃE ESTAREI (CT 561)

Com minha mãe estarei

Na santa glória um dia;

Junto à Virgem Maria, No Céu triunfarei.

No Céu, no Céu

Com minha mãe estarei.

9 9 9

9ªªªª PESSOA PESSOA PESSOA:::: PESSOA

- Neste Quinto Mistério contemplemos:

A perda e o encontro de Jesus no templo entre os doutores.

CLÁUSULA: que encontrastes no Templo.

- Peçamos, neste mistério, disposição para nos entregarmos ao serviço de Deus.

- Ofereçamo-lo pelos jovens católicos para que sejam apóstolos nos seus ambientes de estudo e de trabalho.

- Como fruto de oração, neste mistério, peçamos a Deus de em cada dia procurarmos mais fervorosamente Jesus.

Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, pela festa da Páscoa. Quando Ele chegou aos doze anos, subiram até lá, segundo o costume dos dias da festa. Terminados esses dias, regressaram a casa e o Menino ficou em Jerusalém, sem que os pais o soubessem.

Pensando que Ele Se encontrava na caravana, fizeram um dia de viagem e começaram a procurá-l'O entre os parentes e conhecidos. Não O tendo encontrado, voltaram a Jerusalém, à Sua procura. Volvidos três dias, encontraram-n'O no Templo, sentado entre os doutores, a ouvi- los e a fazer-lhes perguntas. Todos quantos O ouviam estavam estupefactos com a Sua inteligência e as Suas respostas. Ao vê-l'O, ficaram assombrados e Sua mãe disse-Lhe: «Filho, por que nos fizeste isto? Olha que Teu pai e eu andávamos aflitos à Tua procura.» Ele respondeu-lhes: «Por que Me procuráveis? Não sabíeis que devia estar em casa de Meu Pai?». Mas eles não compreenderam as palavras que lhes disse. Depois desceu com eles, voltou para Nazaré e era-lhes submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens.

Lc 2, 41-52

10 10 10

10ªªªª PE PE PESSOA PE SSOA SSOA:::: SSOA

1 P.N. – 10 A.M. – 1 Glória – Jaculatórias

OREMOS: Senhor, que na Sagrada Família nos destes um modelo de vida, concedei que imitando as suas virtudes familiares e o Seu Espírito de caridade, possamos um dia reunir-nos na Vossa Casa para gozarmos das alegrias eternas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

CÂNTICO: NÓS TE CANTAMOS E ACLAMAMOS (CT 514) Nós Te cantamos e aclamamos, Maria.

Nós Te louvamos e bendizemos, Maria.

Mãe de Jesus, Mãe da Igreja, porta do céu, nossa esperança Causa da nossa alegria, glória do Povo cristão.

11 11 11

11ªªªª PESSOA PESSOA PESSOA:::: PESSOA

- 3 A.M. em honra da pureza de Nossa Senhora;

- Ó Maria concebida sem pecado -rogai por nós que recorremos a Vós.

- Imaculada Rainha da Paz, rogai por nós.

- Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós.

ORAÇÃO: Perdoai, Senhor, os pecados dos vossos fiéis e, porque as nossas obras não são dignas de Vós, salvai-nos por intercessão

(5)

da Mãe do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amén.

SALVÉ RAINHA

ORAÇÃO DE SÃO BERNARDO:

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa protecção, implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, com igual confiança a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho, e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amén.

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

OREMOS:

Infundi, Senhor, a vossa graça em nossas almas, para que nós, que pela anunciação do Anjo conhecemos a Encarnação de Jesus Cristo vosso Filho, pela sua Paixão e Morte na cruz, sejamos conduzidos à glória da Ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus connosco na unidade do Espírito Santo.

12 12 12

12ªªªª PESSOA: PESSOA: PESSOA: PESSOA: LADAINHA DE NOSSA SENHORA

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.

Pai do Céu, que sois Deus,

tende piedade de nós.

Filho, Redentor do mundo, que sois Deus,

tende piedade de nós.

Espírito Santo, que sois Deus,

tende piedade de nós.

Trindade Santíssima, que sois um só Deus,

tende piedade de nós.

Santa Maria,

rogai por nós

Santa Mãe de Deus,

rogai por nós

Santa Virgem das Virgens,

rogai por nós

Mãe de Cristo,

rogai por nós

Mãe da divina graça,

rogai por nós

Mãe puríssima,

rogai por nós

Mãe castíssima,

rogai por nós

Mãe imaculada,

rogai por nós

Mãe sempre Virgem,

rogai por nós

Mãe amável,

rogai por nós

Mãe admirável,

rogai por nós

Mãe do bom conselho,

rogai por nós

Mãe do Criador,

rogai por nós

Mãe do Salvador,

rogai por nós

Mãe da Igreja,

rogai por nós

Virgem prudentíssima,

rogai por nós

Virgem venerável,

rogai por nós

Virgem louvável,

rogai por nós

Virgem poderosa,

rogai por nós

Virgem clemente,

rogai por nós

Virgem fiel,

rogai por nós

Espelho de justiça,

rogai por nós

Trono de sabedoria,

rogai por nós

Causa da nossa alegria,

rogai por nós

Vaso espiritual,

rogai por nós

Vaso honorífico,

rogai por nós

Vaso insigne de devoção,

rogai por nós

Rosa mística,

rogai por nós

Torre de David,

rogai por nós

Torre de marfim,

rogai por nós

Casa de ouro,

rogai por nós

Arca da aliança,

rogai por nós

Porta do Céu,

rogai por nós

Estrela da manhã,

rogai por nós

Saúde dos enfermos,

rogai por nós

Refúgio dos pecadores,

rogai por nós

Consoladora dos aflitos,

rogai por nós

Auxílio dos Cristãos,

rogai por nós

Rainha dos Anjos,

rogai por nós

Rainha dos Patriarcas,

rogai por nós

Rainha dos Profetas,

rogai por nós

Rainha dos Apóstolos,

rogai por nós

Rainha dos Mártires,

rogai por nós

Rainha dos Confessores,

rogai por nós

Rainha das Virgens,

rogai por nós

Rainha de todos os Santos,

rogai por nós

Rainha concebida sem pecado original,

rogai por nós

Rainha elevada ao Céu em corpo e alma,

rogai por nós

Rainha do Santíssimo Rosário,

rogai por nós

Rainha da Paz,

rogai por nós

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,

perdoai- nos, Senhor

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,

ouvi- nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,

tende piedade de nós, Senhor

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

OREMOS

; Concedei, Senhor, aos vossos servos a saúde da alma e do corpo, e, por intercessão da Virgem Santa Maria, livrai-nos das tristezas deste mundo e dai-nos as alegrias do céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo. Amen.

- Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

- Para sempre louvado com sua Mãe Maria Santíssima.

- Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amén.

Referências

Documentos relacionados

muscular; FP- função pulmonar; FR- fisioterapia respiratória; GC- grupo controle; GI- grupo de intervenção; GIA- grupo de intervenção de treino aeróbio; GIF- grupo de

Os itens 12 a 14 da ITG 1000, que tratam da Carta de Responsabilidade da Administração, têm por objetivo definir e estabelecer a obrigatoriedade da existência formal de

Este aparelho não foi criado para ser utilizado por pessoas (incluindo crianças) cujas capacidades físicas, sensoriais ou mentais sejam reduzidas, ou por pessoas com falta

Zinacef e nomes associados (ver Anexo I) 1,5 g pó para solução para perfusão (apresentação de frasco para injetáveis unidose). [Ver anexo I - A ser completado nacionalmente]

Relatório do Presidente da Província de Santa Catarina, Miguel de Souza Mello e Alvim, apre- sentado ao Conselho Geral Provincial na ses- são de I° de Dezembro de 1830 -

2. Geração para o CONTAB0 – utilizado com a finalidade de consolidação junto ao CONTAB0 para Prestação de Contas Consolidada. Os arquivos gerados tanto para a

Handgun - Divisão CLASSIC – OVERALL 1º ao 5º lugar, depende da REGRA #2 Handgun - Divisão CLASSIC - Classe U 1º ao 5º lugar, depende da REGRA #2 Handgun - Divisão CLASSIC

Sobre o dia do senhor: o domingo O domingo é um bem de Deus, é o dia reservado para Ele, é o dia do Senhor.Ele fez todos os dias da semana.Poderia ter ficado com