• Nenhum resultado encontrado

O uso da Tecnologia da Informação e Comunicação no apoio à gestão escolar em instituições públicas de Caicó – RN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O uso da Tecnologia da Informação e Comunicação no apoio à gestão escolar em instituições públicas de Caicó – RN"

Copied!
59
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO E TECNOLOGIA

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

BISMARK VICTOR DINIZ

O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APOIO À GESTÃO ESCOLAR EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE CAICÓ - RN

CAICÓ – RN

2018

(2)

BISMARK VICTOR DINIZ

O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APOIO À GESTÃO ESCOLAR EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE CAICÓ – RN

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Sistemas de Informação do Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito parcial à obtenção do grau de bacharel em Sistemas de Informação.

Orientador(a): Prof. MSc. Angélica Felix Medeiros CAICÓ – RN 2018

(3)

DEDICATÓRIA

Aos, meus Avós/Pais Justo Bezerra da Silva (In memoriam) e Maria Luzia dos Santos, que me proporcionaram uma educação para a vida e que sempre acreditaram no meu potencial.

(4)

AGRADECIMENTOS

A Deus, que me permite continuar ultrapassando os obstáculos para a conclusão desse curso e que sempre foi a minha fortaleza.

A minha orientadora Angélica Félix Medeiros, pela sua orientação competente, me passando confiança, dispondo paciência e disponibilidade em todos os momentos deste trabalho, cujos ensinamentos irão contribuir para a minha trajetória profissional. A meus avós que me criaram e se tornaram meus pais, por sempre auxiliar e apoiar nos momentos de necessidade e dificuldade. Obrigado por tudo, vocês são o sentido da minha vida.

Aos meus familiares que de forma direta e indiretamente contribuíram para a minha educação e crescimento pessoal.

A alguns professores da graduação que de alguma forma estão contribuindo para minha formação e crescimento acadêmico.

Aos meus colegas do curso pela disponibilidade e companheirismo, vocês serão sempre lembrados. Aos meus amigos, em especial a Franckilane Iva que sempre me aconselhou e me entende nos momentos da vida e a Ana Carolina que me ajuda e fornece apoio nessa árdua jornada da graduação.

(5)

RESUMO

A introdução de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) tem se mostrado como fator fundamental para o desenvolvimento de qualquer organização, a exemplo disso, destaca-se o uso de Sistemas de Informação Gerenciais (SIG). Este trabalho reforça tal aplicação também em escolas, apontando para a o potencial de otimizar a execução das tarefas relacionadas à gestão. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo central analisar o uso de TIC’s na gestão de instituições públicas de ensino da cidade de Caicó-RN, visando identificar a potencialidade desta aplicação e explorar a eficácia na gestão de instituições mediante o uso de ferramentas tecnológicas de apoio à gestão organizacional. Para tanto, este trabalho possui uma abordagem quali-quantitativa, permitindo que as informações obtidas pelos questionários e entrevistas com os gestores das escolas selecionadas tenham conclusões confiantes. E como resultado, foi possível perceber que o SIG traz importantes benefícios, no entanto, chama-se atenção para algumas necessidades relacionadas ao uso e aplicação desses sistemas gerenciais.

Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação. Gestão Escolar.

(6)

ABSTRACT

The introduction of information and communication technologies (ICTs) has been shown to be a fundamental factor for the development of any organization, for example, the use of Management Information Systems (MIS) stands out. This paper reinforces this application in schools, pointing to the potential to optimize tasks execution associated to management. In this context, the main objective of this study is to analyze the use of ICTs in the management of public education institutions in the city of Caicó-RN, aiming to identify the potential of this application and to explore the effectiveness in the institutions management through the use of technological tools of support to organizational management. Therefore, this work has a qualitative-quantitative approach, allowing the informations obtained by the questionnaires and interviews with the managers of the selected schools to have a confident conclusion. As a result, it was possible to see that MIS brings important benefits, however, attention is drawn to some needs related to the use and application of these management systems.

Keywords: Information and Communication Technologies. School Management.

(7)

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 - Classificação dos sistemas de informação ... 20 Figura 2 - Passos para aquisição dos resultados... 27

(8)

LISTA DE QUADROS

Quadro 1 – Questionário para escolas que não tem SIG ... 30 Quadro 2 – Questionário para escolas que tem SIG ... 31 Quadro 3 – Análise paralela dos dados ... 46

(9)

LISTA DE GRÁFICOS

Gráfico 1 - Execução de tarefas de gestão em instituições sem uso de SIG .... 31

Gráfico 2 - Cumprimento de prazos na gestão sem um SIG ... 32

Gráfico 3 - Comunicação entre a comunidade escolar sem o SIG ... 33

Gráfico 4 - Realização de reunião dos governantes com gestores ... 34

Gráfico 5 - Gestores capacitados para manusear o SIG ... 35

Gráfico 6 - Área que o SIG poderia ajudar na gestão ... 36

Gráfico 7 - Treinamento dos gestores para o manuseio do SIG ... 38

Gráfico 8 - Treinamento suficiente para o manuseio correto ... 39

Gráfico 9 - Desempenho correto do SIG para o tratamento de informações ... 40

Gráfico 10 - Comunicação entre a comunidade escolar com o SIG ... 41

Gráfico 11 - Redução de gastos financeiros com o SIG... 42

(10)

LISTA DE ABREVIAÇÕES E SIGLAS

CONSED Conselho Nacional de Secretários de Educação

IDEB Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

PR Paraná

RN Rio Grande do Norte

RS Rio Grande do Sul

SAD Sistemas de Apoio à Decisão

SI Sistemas de Informação

SIEPE Sistemas de Informação Educacionais de Pernambuco

SIG Sistemas de Informação Gerencial

SSD Sistemas de Suporte à Decisão

SSE Sistemas de Suporte Executivo

TI Tecnologia da Informação

(11)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ... 12 1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO E PROBLEMA ... 12 1.2 OBJETIVOS ... 14 1.2.1 Objetivo geral ... 15 1.2.2 Objetivos Específicos ... 15 1.3 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO ... 15 1.4 JUSTIFICATIVA ... 16 1.5 APRESENTAÇÃO DO TRABALHO ... 17 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ... 18

2.1 USO DE TICS NA GESTÃO ESCOLAR ... 18

2.2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL E TIC’S NA GESTÃO ESCOLAR .... 22

2.3 TRABALHOS RELACIONADOS ... 23

3 METODOLOGIA ... 26

3.1 COLETADEDADOS ... 28

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ... 31

4.1 ANÁLISE DAS INSTITUIÇÕES QUE NÃO UTILIZAM SIG NA GESTÃO ... 31

4.2 ANÁLISE DAS INSTITUIÇÕES QUE UTILIZAM SIG NA GESTÃO ... 37

4.3 ANÁLISE PARALELA DOS DADOS ... 46

5 CONCLUSÃO ... 50

REFERÊNCIAS ... 52

(12)

1 INTRODUÇÃO

As mudanças trazidas pela velocidade das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) nos mais diferentes campos da vida social estão provocando transformações na economia, nas relações com o saber, poder e interpessoais (LINS, 2015). Dessa maneira, as tecnologias têm se inserido em todos os ambientes e na educação ela é atuante como auxílio na resolução de problemas gerenciais, fornecendo agilidade e um conhecimento inovador na área.

Diante disso, os tópicos a seguir trazem relatos sobre a problematização das TIC’s na gestão escolar. Será apresentado a importância do estudo no meio acadêmico, direcionando os objetivos essenciais para a relevância da pesquisa. Além disso, é explorada a delimitação concreta para a elaboração e justificativa para tais escolhas.

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO E PROBLEMA

A sociedade atualmente está passando por uma fase de transformação devido às novas TIC’s, que a cada dia, vão se interligando em nossas vidas, seja por meios de processos físicos ou virtuais. E nas escolas, a inclusão da mesma é de grande importância. O termo TIC tem sua origem em Tecnologia da Informação (TI), logo, entende-se que essas ferramentas tecnológicas consistem em todos os meios técnicos usados para tratar a informação e a comunicação, sendo assim, TIC’s corresponde a todas as tecnologias que interferem e mediam os processos informacionais e comunicativos dos seres humanos (DE OLIVEIRA et al., 2015).

Segundo Leite (2014), a tecnologia da informação e comunicação nasceu para auxiliar no avanço da terceira revolução industrial e informacional nos meados da década de 1970, em consequência da necessidade de implementar as tarefas cotidianas e substituir o homem por máquinas, assim como, por ser considerada de grande importância para o aceleramento dos processos produtivos. Com esse objetivo, as TIC’s se desenvolveram e chegaram nas áreas da educação, saúde, lazer dentre outros, deixando claro a importância do uso dessas ferramentas para o desenvolvimento das organizações.

(13)

As tecnologias com suas técnicas e habilidades, estão em todos os lugares, auxiliando seus usuários a realizar tarefas que antes eram impossíveis, melhorando a cada dia o modo das pessoas se relacionar, aprender e ensinar. A exemplo disso, com o objetivo de procurar soluções na gestão educacional, as TIC’s podem contribuir com o rápido acesso às informações, facilidade no gerenciamento de recursos e supervisão de funcionários.

Gerir uma escola é de um árduo trabalho e os seus gestores precisam estar capacitados para trabalharem com aspectos profissionais como o financeiro e pedagógico, ter domínio no relacionamento com alunos, professores, pais e comunidade, dentre outros. Com as mudanças sociais a cada dia, a gestão centralizada não é auspiciosa e diariamente o aparecimento de problemas é nítido, por isso, é necessária uma divisão de responsabilidades, logo, é nesse momento que a gestão escolar entra em ação (ALMEIDA e RUBIM., 2004).

Segundo Vieira (2003), o novo perfil do gestor escolar tem por objetivo manter a escola flexível a mudanças, com capacidade de gerenciar as tecnologias emergentes, atuar no comprometimento com a emancipação e a autonomia intelectual dos colaboradores. De acordo com Da Fonte (2004, p. 08),

“um gestor bem preparado terá condições de proporcionar a integração entre o administrativo e o pedagógico na vida escolar, utilizar as TICs para agilizar o fluxo de informações, a tomada de decisões e o acompanhamento das ações administrativas e pedagógicas da escola, de modo que poderá dar maior apoio aos professores, estando presente e envolvido com a ação pedagógica para criar condições para estudos, discussões, decisões conjuntas e constantes reflexões sobre a prática educativa” .

Com essas mudanças que ocorrem a todo instante, o gestor tem o papel de incorporar as TIC’s nas escolas, trazendo sempre novas formas de obtenção de informação atualizada. Neste contexto, a instantânea comunicação entre alunos, professores, pais e comunidade com o uso de uma banda larga* de qualidade, a

criação de novos processos, a diminuição de carga de trabalho com o uso de sistemas de gerenciamento de notas, matrículas, e o uso de arquivamento em nuvem de informações gerenciais da instituição é de grande relevância.

É importante também enaltecer a utilidade que o fluxo de informações tem para a tomada de decisões na escola, considerando que esse princípio vital funcione de

* Segundo Peterson, Larry, and Bruce Davie (2013), banda larga é a expressão usada para classificar uma rede de internet de alta qualidade, ou melhor, onde essa internet suporta um grande desempenho de dados.

(14)

forma eficaz e eficiente, o mesmo irá ter um efeito intensificador com o poder de dinamizar todos os setores organizacionais das instituições de ensino (ALONSO, 2004).

Dentre tantas aplicações, o sistema de informação gerencial (SIG), surgiu para auxiliar nos processos administrativos de uma empresa/instituição, com um papel de grande valia, dado que abrange um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos que fornecem informações cotidianas aos gestores.

O intuito de um SIG é, principalmente, fornecer eficiência operacional e a partir disso, a organização, produção, finanças, elaboração de conteúdos precisos e outras atividades recebem assistência dessas tecnologias e estão ligados através de um banco de dados comum, uma vez que, tudo estando em conjunto, a usabilidade e funcionalidade será de qualidade (STAIR e REYNOLDS, 2017). Mas para isso acontecer, é necessário interesse e investimentos dos gestores, funcionários e professores e equipamentos seguros e de qualidade.

Já é comum a afirmação que as TIC’s a cada dia potencializam a execução de tarefas diárias, trazendo diversos benefícios. Porém, na gestão ela não funciona sem planejamento, e para que tudo ocorra da melhor forma, é necessário determinar um plano de visão, ter um objetivo, traçar metas, analisar o ambiente escolar, ter uma organização de tempo e outros modelos de organização e, só assim, analisar os resultados a aplicação eficiente desses recursos, torna possível otimizar os custos financeiros, aprimorar os serviços, ter uma rapidez nas decisões, formalizar uma gestão democrática e manter a harmonia entre as áreas de serviço escolar.

Diante destes aspectos, o presente trabalho tem como propósito analisar a utilização das TIC’s na gestão escolar de instituições de ensino público da cidade de Caicó-RN, a fim de explorar os critérios de implantação utilizados, além de identificar pontos positivos, negativos e possíveis melhorias no cenário. Para tanto, os objetivos desta pesquisa foram traçados e estão apresentados a seguir.

1.2 OBJETIVOS

Em seguida, descrevem-se o objetivo geral e os objetivos específicos que se almeja alcançar com a realização do trabalho proposto.

(15)

1.2.1 Objetivo geral

Analisar o uso de TIC’s na gestão de instituições públicas de ensino da cidade de Caicó-RN, visando identificar a potencialidade desta aplicação e explorar a eficácia na gestão dessas instituições, mediante o uso de ferramentas tecnológicas de apoio à gestão organizacional.

1.2.2 Objetivos Específicos

● Realizar levantamento bibliográfico em torno dos temas explorados;

● Analisar o uso de TIC’s na gestão das instituições selecionadas para a pesquisa;

● Avaliar os resultados, discutindo os fatores positivos e negativos identificados e propondo possíveis melhorias.

1.3 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO

A gestão democrática é estabelecida por ações onde os professores, alunos, pais, gestores etc., estejam em sintonia, ou melhor, sejam integradas para o desenvolvimento dos processos da gestão, onde todos participem de todas as decisões da escola (PARO, 2017).Diante da contextualização apresentada, a gestão educacional deve ser atuante no sistema de ensino e também na administração desses ambientes educacionais, sempre evidenciando a importância e execução da democracia. Nesse ponto de vista, a gestão proporciona a criação de um ambiente educacional transparente, com participação de toda a comunidade.

Na gestão escolar, os avanços tecnológicos, os desafios da adaptação, o domínio e a apropriação das TIC’s são alguns fatores de riscos para os usuários que estão nessa área (KENSKI, 2007). Por isso, Drechsel (2012), retrata que mesmo com uma gestão democrática e uma comunidade participativa, há grandes problemas no gerenciamento educacional.

No entanto, algumas esferas públicas já utilizam sistemas gerenciais para a manutenção dos processos escolares, como softwares gerenciadores de matrículas, notas e documentos que podem ser visualizados por uma gama de usuários dessas instituições com o recurso da internet, ou seja, já utilizam de forma muito avançada as TIC’s em seus ambientes, fornecendo aos gestores uma estrutura dinâmica que se

(16)

adapta a todos os requisitos que uma escola necessita. Segundo Lins (2015), o investimento pesado em tecnologias para a transformação das escolas onde diretores e comunidade escolar não se envolvem, não há um planejamento de ações, uma harmonia entre todos os setores, chega a ser desnecessário. Em todos ambientes é necessário ter foco e objetivo nos procedimentos para na maioria das vezes ter um resultado positivo.

Neste sentido, este trabalho se restringe a analisar a aplicação das TIC’s no contexto da gestão escolar, confrontando a realidade nas esferas municipal e estadual a partir do uso dessas ferramentas. Para tanto, delimita-se ainda a cidade de Caicó-RN como estudo de caso e assim, verificar a divergência de cenários de algumas escolas da zona urbana da cidade.

1.4 JUSTIFICATIVA

Atualmente, o uso de TIC’s tem a finalidade de tornar tudo mais acessível, agilizando os processos de todos os setores, mantendo a comunicação entre todos os campos de forma rápida, precisa e com segurança, fornecendo mais confiabilidade nas tomadas de decisão, reduzindo a carga de trabalho e gerando um controle de gastos são artifícios que qualquer empresa, organização, seja simples ou de grande porte já utilizam.

Conforme Moran (2003), para uma escola se tornar uma organização que evolui rapidamente no aprendizado de qualidade, na modernização de tarefas e no desenvolvimento participativo é preciso inserir e investir as TIC’s nestes ambientes.

É inquestionável os benefícios que as TIC’s trazem nas mudanças ao cotidiano das pessoas, mas é primordial ter um conhecimento de como usá-las, como aproveitá-las da melhor maneira, de entender qual a necessidade para obter as melhorias e resultados no cenário escolar.

Para Almeida (2004), uma gestão qualificada que se envolve diretamente no planejamento das diversas áreas escolares, no processo de inserção das TIC’s na escola, no apoio pedagógico e na criação de condições para um desenvolvimento de capacitação dos seus profissionais, sendo estas, algumas contribuições expressivas para a escola, pois formaliza o ambiente escolar em um espaço de articulação e conhecimentos compartilhados.

(17)

Os impasses não são poucos e para Siqueira (2009), se a introdução das TIC’s nas escolas retrata um desafio, cabe aos gestores a árdua tarefa de planejar, reinventar e executar uma nova escola para resistir nessa era digital, que carece de profissionais especializados que estejam prontos para modificar a informação em conhecimento.

Diante do exposto, este trabalho se justifica pois expõe a importância e a realidade dos gestores na utilização das TIC’s nas duas esferas da educação pública na cidade de Caicó-RN, confrontando e gerando um diagnóstico e expondo os resultados obtidos com informações claras.

1.5 APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

No primeiro capítulo foram introduzidos os temas envolvidos na pesquisa e para tanto, a contextualização e o problema são apresentados. Logo depois, são descritos os objetivos (geral e específicos), a delimitação do estudo, a justificativa e a apresentação do trabalho.

O segundo capítulo apresenta a Fundamentação Teórica, na qual é mencionado: o uso das TIC’s na gestão escolar, os sistemas de informação gerencial e trabalhos relacionados às TIC’s nas escolas públicas com o apoio dos sistemas de gerenciamento.

No terceiro capítulo foram definidos os passos necessários para a condução da pesquisa, bem como a caracterização da metodologia proposta. Seguidamente, no quarto Capítulo é discutido os resultados obtidos, fazendo um levantamento dos questionários das escolas que são carentes de um SIG e as que possuem um sistema, em cada um desses são apresentados minuciosamente as informações obtidas por cada pergunta realizada.

Os Capítulos finais deste estudo apresentam a conclusão, além disso, foi exposto as contribuições que esta pesquisa oferece aos gestores, bem como as limitações que tive para a conclusão do estudo e sugestões para serem integrados a esta pesquisa.

(18)

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Nesta seção, é enunciado como o uso das TIC’s nas instituições públicas é importante, enfatizando também as necessidades da gestão com o uso das TI. Logo, é apresentado de forma detalhada os tipos de sistemas de informação existentes e que podem ajudar no desenvolvimento da gestão escolar. Nesta perspectiva, são detalhadas os recursos e benefícios que o sistema de informação gerencial traz para as escolas. Ao final desta seção são relatados alguns trabalhos relacionados ao uso de sistema de informação gerencial.

2.1 USO DE TICS NA GESTÃO ESCOLAR

Para Menezes (2004), a gestão escolar é muito mais que administrar um

ambiente educacional, tratando de seu planejamento, organização, direção, coordenação e controle. O autor enfatiza a importância da filosofia e política como pontos básicos e muito essenciais na atuação da gestão escolar.

Nos meados de 1990, a gestão educacional ganhou evidência, tornando-se uma das prioridades para as instituições de ensino com o propósito de melhorar a qualidade da educação. Nesse mesmo período, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) passou a conceber gestão educacional sob outra perspectiva, colocando-a em suas políticas prioritárias (LÜCK, 2012).

É importante entender que o\a gestor\a escolar é o\a responsável pelo funcionamento e planejamento da escola; ele promove ações, define modelos de qualidade para as práticas enquanto pedagógicas e implementa todos os tipos de planos para a melhoria da organização escolar (LÜCK, 2009). O diretor da escola é o encarregado de coordenar e acompanhar os trabalhos dos profissionais envolvendo o cumprimento das tarefas de cada membro, a realização do trabalho em equipe, a harmonia do clima de trabalho, a avaliação de desempenho.

No Brasil, a partir da década de 1980, os governos municipais, estaduais e federais tinham investimentos tímidos em equipamentos de informática e introduziram os computadores no cenário educacional. Logo, para essa época, o acesso a esses recursos eram isolados e não tinham conectividade (HUNG, 2015).

Com o surgimento da internet, os computadores que antes não tinham comunicação uns com os outros, começaram a se conectar entre si, criando um

(19)

ambiente em que os usuários se mantenham próximo ao outro permitindo trocas de informações/mensagens que até hoje são adotados e desconsideradas a todo momentos (VALENTE, 2018).

Todavia, as TIC’s nas instituições públicas, especialmente o computador e a Internet, ainda são desafios enfrentado pela educação até os dias atuais. No entanto, a boa condição e a maneira correta de usar esses equipamentos, criam possibilidade de outros tipos de aprendizagens em pouco tempo, em razão de que o uso dessas tecnologias é possível para as pessoas estudarem mais, descobrirem em tempo real aquele assunto desejado e isso em pouco tempo sem perder a eficiência.

Pereira (2017) constata que os profissionais estão ganhando novas experiências e habilidades em decorrência do surgimento das tecnologias, consequentemente o desenvolvimento dessas ferramentas estão deixando de lado a importância da qualificação e transformando os critérios dos indivíduos para as atividades, chegando a um descontrole na estrutura social. Portanto, o acréscimo das tecnologias que está surgindo diariamente no mercado, está exigindo dos gestores novas técnicas e fazendo com que estes profissionais estejam se atualizando constantemente para a execução correta do trabalho.

Para Lins (2015), no ambiente escolar, o planejamento dos processos que envolvem a administração e o setor pedagógico, a equipe trabalhando em união, a motivação dos gestores, professores, alunos e comunidade, a aplicação das novas tecnologias e a rede de internet que proporciona uma comunicação dentro da escola representam um novo estilo de gestão integrada com as TIC’s.

Nesse sentido, existem diferentes estratégias para potencializar a gestão escolar através do uso de tecnologia. Dentre estas, o uso de sistema de informação que é bastante eficaz, tendo em vista, que este pode ser aplicado para diferentes finalidades, originando dezenas de benefícios.

Um sistema de informação pode ser caracterizado como um composto de ferramentas que se relacionam para coletar, processar, transmitir, disseminar e armazenar informações, que tem como objetivo, o apoio a tomada de decisões em vários setores, tais como, coordenação, controle e organização; ele também facilita nas tarefas dos gerentes e funcionários como o análise de problemas, desenvolvimento de atividades, no fluxo de informações, na elaboração de relatórios, dentre outras especificações (LAUDON e LAUDON, 2014). Consequentemente, estes

(20)

sistemas contêm informações de pessoas, organizações, lugares, ou melhor, qualquer meio que ali esteja implantado um SI.

Diante deste contexto, segundo O’Brien e Marakas (2013) um sistema de informação (SI) é de grande importância para as organizações, pois com o uso dessa ferramenta, é possível alcançar o objetivo traçado, o sucesso desejado, e por esse motivo, os sistemas de informação estão ganhando notoriedade quanto os cargos de gestores, mas é necessário ter uma habilidade, nem que seja básica na área de SI, para que possa trabalhar e entender qualquer campo funcional nos negócios.

Para O’Brien e Marakas (2013), existe uma classificação diferente dos SI, sendo estes (figura 1), os vários tipos que se englobaram para destacar na sua área específica, e os principais são consideradas em Sistemas de Apoio às Operações que se divide em Sistemas de Processamento de Transações, Sistemas de Controle de Processos e Sistemas Colaborativos. Logo, SI engloba também os Sistemas de Apoio Gerencial que segmentam em Sistemas de informação Gerencial, Sistemas de Apoio à Decisão e Sistemas de Informação Executiva.

Fonte - Adaptada de O’Brien e Marakas (2013)

Observando a Figura 1, é possível identificar que os sistemas de informação se subdividem basicamente em dois tipos: Sistemas de Apoio às Operações e Sistema de Apoio Gerencial. Segundo Bazzotti e Garcia (2006), os Sistemas de Apoio às Operações de uma organização têm o objetivo de processar e controlar processos administrativos, fazendo também uma atualização de banco de dados, gerando informações dos procedimentos que ocorrem internamente e externamente a empresa. Logo, com toda sua importância para uma organização, este sistema não

(21)

consegue desenvolver informações representativas e específicas. Ele é composto por mais três sistemas que serão esclarecidos logo a baixo.

Sistemas de Processamento de Transações é um dos sistemas administrativos básicos que atendem todas esferas operacionais de uma organização, realizando todas as transações necessárias dia a dia para o funcionamento correto das organizações. Ele é formado por um conjunto de pessoas, procedimentos, software, base de dados e dispositivos usados para registrar transações completas de ações no dia a dia das organizações (LAUDON E LAUDON, 2014).

Para O’Brien e Marakas (2013), o Sistema de Controle de Processos tem o objetivo de gerenciar o comportamento dos processos físicos, fazendo um monitoramento e controle dos outros sistemas, detectando situações cotidianas e fiscalizando o que acontece a cada momento. O autor cita o exemplo de uma refinaria que utiliza sensores de eletrônicos que são conectados a um computador que tem por finalidade o monitoramento de processos químicos inseridos no petróleo, fazendo ajustes em tempo real do processo de refino.

No que se refere aos Sistemas Colaborativos, estes são utilizados em redes de computadores com a finalidade de facilitar a execução de trabalhos em grupos. Ela oferece aos usuários a fácil comunicação entre eles, facilitando um controle de informações, mantendo a comunicação da coordenação entre as partes envolvidas que compõe o grupo, tanto no mesmo local, como em locais geograficamente diferentes e que as formas de interação aconteçam tanto ao mesmo tempo ou em tempos diferentes. Percebe-se com isso que o objetivo dos Sistemas Colaborativos é diminuir as barreiras impostas pelo espaço físico e o tempo (CAMARGO et at., 2005). O Sistema de Apoio Gerencial é o segundo tipo de sistemas de informações que foi descrito na figura 1. Segundo O’Brien e Marakas (2013) ele fornece informações eficazes que servem de apoio à tomada de decisões dos gestores na administração de uma organização. Entre os vários tipos de Sistemas de Apoio Gerencial, pode-se citar: Sistema de Suporte à Decisão (SSD), Sistema de Suporte Executivo (SSE) e Sistema de Informação Gerencial, que serão explicados nos parágrafos a seguir.

Conhecido como SAD (Sistema de Apoio à Decisão), para Côrtes (2017), esse software é baseado em computadores e outras ferramentas que tem por finalidade ajudar nas decisões, utilizando modelos para identificar as melhores estratégias para resolver os problemas de uma empresa. Ele cede informações através da

(22)

interatividade dos procedimentos ocorridos, dando apoio a todos os níveis de gestão, desde o operacional até o estratégico.

O Sistema de Informação Executiva possibilita, de forma clara e objetiva, informações críticas aos gestores, com a finalidade de ampliar as possibilidades de resoluções para resolver problemas organizacionais, explorando dados e traçando outros métodos para dirigir a organização de uma maneira inteligente (CÔRTES, 2017). Ainda para o mesmo autor, essas informações encontradas em bancos de dados, criam um vínculo ativo com outros sistemas gerenciais, promovendo as melhores práticas para resolver os impasses e a empresa alcançar seu objetivo principal.

O Sistema de Informação Gerencial é o tema central do trabalho que será evidenciado na seção a seguir relacionando com o uso de TIC’s na gestão escolar e segundo Oliveira (2008), delimita que, o sistema de informação gerencial é composto pelo conjunto de subsistemas que se integram e geram informações precisas e de grande importância na tomada de decisões.

2.2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL E TIC’S NA GESTÃO ESCOLAR

De acordo com Laudon e Laudon (2014) o Sistema de Informação Gerencial é qualquer sistema que esteja produzindo informações atualizadas no domínio corporativo, tendo como resultado da associação de vários outros sistemas de informação que usam recursos de interligação de entidades dentro da empresa.

A globalização é um dos fatores mais fortes para o processo de desenvolvimento nas organizações, seja de qual for o seu ramo. Atualmente, uma empresa que queira ter seu diferencial e a sua marca de qualidade no mercado é imposta a utilizar ferramentas da tecnologia, com isso, os novos gestores tendem a procurar aperfeiçoamento para gerenciar sua gestão (BAZZOTTI e GARCIA, 2006).

Para um processo de elaboração de um sistema sair da melhor forma, é necessário do apoio de toda a camada profissional que trabalham diretamente ou indiretamente na sua construção. É válido ressaltar que uma organização não se desenvolve sozinha, ela é regida por profissionais que tendem colocar a vigor as tarefas que são necessárias para a sua sobrevivência. Nesse momento os sistemas de informações se fazem presentes auxiliando os funcionários na coordenação, da melhor forma, de suas ações na empresa (KROENKE, 2017).

(23)

Contudo, o uso do SIG é uma das ferramentas que auxiliam o trabalho dos gestores para elaboração adequada de funções como planejamento, controle e organização.

Stair e Reynolds (2017), assim define, que o propósito básico de um SIG é ajudar a empresa a alcançar suas metas, fornecendo a seus gerentes detalhes sobre as operações regulares da organização, de forma que possam controlar, organizar e planejar com mais efetividade e com maior eficiência.

O objetivo de obter um SIG é fazer com que haja uma forma integrada de comunicação entre as áreas da organização e que os processos administrativos sejam registrados de forma correta e eletrônica, facilitando e auxiliando o trabalho dos gestores. Para a organização adicionar o SIG, ela deve estar com seu plano de ação em mãos, com objetivos definido, visto que, as funcionalidades deste sistema são de grande valia e responsabilidade, pois sem um planejamento sério e eficaz, o sistema não trará o retorno esperado pelos gestores (FERREIRA, 2011).

Para Oliveira (2008) é uma tarefa árdua avaliar, de maneira qualitativa, quais as vantagens de um SIG na melhoria do processo decisório, entretanto, é capaz de identificar que o SI adaptado corretamente, pode reduzir os custos das operações, ter uma facilidade no acesso às informações, melhorar a produtividade de todas as áreas e reduzir o nível de atividades burocráticas. Perto disto, está o leque de dados que o software é capaz de disponibilizar, de forma rápida e precisa, para a tomada de decisões, chegando a ter uma melhoria também nas interações de gestores com o público alvo.

2.3 TRABALHOS RELACIONADOS

Lins (2015) em sua pesquisa utilizou o Sistema de Informação Educacionais de Pernambuco (SIEPE) como caso de uso para avaliar a utilização das TIC’s na gestão de quatro escolas públicas do estado. Em seu trabalho, a autora utilizou procedimentos metodológicos de análise de documentos oficiais e entrevistas com o diretor, o secretário e o técnico educacional de cada uma das escolas investigadas. Com a análise feita, o ator conclui que o software, através de um ambiente colaborativo, ajuda na união entre escola e comunidade, e aprofundando mais ainda, a pesquisa reforçou que o SIEPE possibilita uma melhor integração pedagógica a partir de informações geradas pelo sistema. A autora ainda revela que para o sistema ser utilizado em todo o seu potencial, ele deve ser aperfeiçoado com a criação de

(24)

novas funcionalidades e que deve haver a formação continuada para os usuários buscando a utilização dessa ferramenta enquanto instrumento do processo de gestão escolar. Por fim, ela propôs um plano de ação que beneficia a comunidade escolar com uma rede de internet mais veloz, a ampliação do acesso das funções do sistema, a agilização do suporte técnico de informática, entre outros.

Diante a pesquisa de Lins (2015), foi possível perceber que o sistema educacional de Pernambuco é de grande utilidade, sendo capaz de gerar informações importantes, que antes eram de um árduo trabalho e com o manuseio correto, ele auxilia a coordenação dos gestores. À vista disso, a autora propôs novas funcionalidades ao sistema e um plano de ação que englobe mais TIC’s nas escolas do estado.

Ruiz (2014), através do projeto “Programa de Desenvolvimento Educacional” de 2014 do Paraná, aplicou um projeto-pesquisa no Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba, sobre o uso de tecnologias educacionais à disposição da equipe da gestão, funcionários administrativos e equipe pedagógica. O desejo de investigar e conhecer como era o funcionamento dos recursos tecnológicos numa proposta de formação integrada, foi o motivo do trabalho. A metodologia utilizada para se obter resultado foi a elaboração de questionários, estudos da situação da infraestrutura escolar e entrevistas com gestores. Para finalizar, a autora quis despertar na coordenação da instituição a necessidade do conhecimento para o uso das TIC’s, com a implementação de um modelo pedagógico voltado à elaboração, criação e reestruturação de ações e uma administração com eficiência a construção do saber.

Neste caso do trabalho de Ruiz (2014), a pesquisadora quis estudar como era o funcionamento das TIC’s em uma escola pública de Curitiba - PR. Os estudos foram feitos e a mesma sugeriu que os administradores da escola tivessem mais afeto com as novas tecnologias, tivessem um conhecimento a mais.

Rampelotto, et al (2015), em seu trabalho científico para a Universidade Federal de Santa Maria - RS, procuraram identificar quais as limitações e possibilidades do uso das TIC’s nas escolas, buscando uma reflexão no papel do gestor. Pesquisas, entrevistas, acompanhamento dentro da escola e aplicação de questionários foram os meios de abordagens que os autores usaram para desenvolver o estudo. Segundo eles, a investigação proporcionou e compreendeu que a inserção das tecnologias no ambiente escolar para a assistência da coordenação implica

(25)

desafios de como utilizar as mesmas que seja de uma forma colaborativa e significativa. O trabalho acadêmico concluiu que a escola necessita de gestores e professores mais dinâmicos e participativos, com ações que socializem e incentivem o uso dessas ferramentas tecnológicas como chave primária para o desenvolvimento pedagógico. Foi ressaltado também que a inclusão das TIC’s nas instituições de ensino é um processo lento que demanda interesse e uma gestão articulada para que a sua utilização aconteça de forma a promover um ensino de qualidade que ocorra de forma democrática.

Na pesquisa de Rampelotto, et al (2015), foi possível identificar, através de estudos e acompanhamento dentro da escola, que os professores e gestores são leigos na área das TIC’s e que não há um incentivo dos poderes maiores. Diante dos resultados, eles aconselharam, mesmo que de uma forma demorada, haja investimentos na inserção dessas ferramentas no ambiente escolar.

Desta forma, diante dos trabalhos apresentados, é notável que as TIC’s evidenciam a necessidade do uso das tecnologias no ambiente escolar de forma surpreendente, ocasionando um leque de benefícios para a comunidade. Foi comprovado que essas tecnologias, de forma correta e ágil, devem ser inseridas na gestão escolar, com o objetivo de oferecer um rápido acesso de informações e operações da administração. Vale ser ressaltado também, por falta de preparação e incentivo, a grande problemática que é a inaptidão dos gestores com o manuseio das ferramentas.

(26)

3 METODOLOGIA

A metodologia é a ciência que se fundamenta na inspeção, compreensão, avaliação e por fim, a descrição dos vários procedimentos para se realizar uma pesquisa acadêmica (PRODANOV E FREITAS, 2013), ou seja, é o caminho que o autor/pesquisador deve seguir para a construção do seu estudo. Para o mesmo autor, ele ainda relata que a metodologia é a execução das técnicas que foram colocadas em prática através da investigação e análises para a construção do saber, com a finalidade de mostrar a validade e utilidade daquele caso como comprovação.

Diante do exposto, este trabalho realizará uma análise da gestão escolar mediante a utilização das TICs nas escolas públicas de Caicó - RN. Para tanto, foram escolhidas as esferas municipal e estadual, de modo a possibilitar um estudo entre estas a partir do objetivo traçado.

Neste contexto, caracteriza-se este estudo como exploratório, pois de acordo com Gil (2009), o trabalho exploratório tem a finalidade garantir uma maior ligação com o problema, com perspectiva de torná-lo claro e constituir hipóteses. O mesmo tem a abordagem qualitativa, visto que, o estudo irá tratar a qualidade das relações humanas com uso das ferramentas tecnológicas. Ele também é quantitativo, dado que, o trabalho irá obter resultados com índices numéricos.

Para Stake (2016), uma pesquisa qualitativa trabalha com o sentido de significados, motivos, aspirações, valores e atitudes, que se tornam processos de relações, ou melhor, esse método de investigação tem como foco o caráter subjetivo do entrevistado.

De acordo com Severino (2017), um estudo científico com abordagem quantitativa caracteriza-se pela precisão da quantificação das coletas de informações, na sua discussão por meio de técnicas estatísticas, desde as mais simples como percentual, às mais complexas, como análise de regressão.

A pesquisa é descritiva, cujo objetivo é analisar o impacto da utilização das ferramentas da tecnologia da informação e comunicação para com os gestores. Segundo Gil (2009), uma pesquisa descritiva, tem como intuito relatar as características de um determinado público, operando por meios padronizados para a coleta de informações e dados. E contém características de natureza aplicada, pois segundo Barros e Lehfeld (2009), esse tipo de pesquisa possui a necessidade de

(27)

gerar conhecimento para o cumprimento de seus resultados, contribuindo para os fins práticos e tendo em vista o mais rápido possível a execução da solução.

A Figura 2, em forma de processo contínuo em bloco, caracteriza da melhor forma, como será o percurso necessário para a obtenção dos resultados.

Figura 2 - Passos para aquisição dos resultados

Fonte - Elaborada pelo autor

Diante destes aspectos, a primeira fase deste trabalho constitui-se em realizar um levantamento bibliográfico em torno dos temas abordados na pesquisa, foram utilizadas referências em livros, artigos acadêmicos, dissertações, teses e outros textos de caráter científico.

Em seguida, foram estabelecidos critérios de seleção para as escolas participantes da pesquisa. Destaca-se que as escolas selecionadas precisam envolver duas esferas públicas, sendo municipais e estaduais que sejam situadas na zona urbana da cidade. Outro critério de seleção é pela nota do IDEB, de modo que, as 3 maiores e menores notas, respectivamente, das esferas educacionais já citadas estejam inclusas no estudo.

Nas escolas escolhidas, no levantamento foram desenvolvidos a aplicação de questionários, entrevistas e acompanhamento dentro das instituições com os coordenadores escolares.

E por fim, os dados coletados foram de fonte primária, os resultados observados nos questionários serão apresentados através de avaliações. E assim, os resultados serão analisados e discutidos, visando identificar pontos positivos e

Gerar um levantamento bibliográfico Realizar levantamento das escolas e delimitar Público alvo Aplicar questionários Analisar os resultados diante o

uso das TICs na gestão escolar

(28)

negativos da inserção e utilização da tecnologia na educação, através do uso de ferramentas gerenciais.

Para um melhor detalhamento da pesquisa nas instituições, nas próximas seções serão possíveis verificar os questionários aplicados e toda a sua descrição contextual.

3.1 COLETADEDADOS

Como mencionado anteriormente, para a coleta de dados, foram elaborados dois questionários, sendo um para instituições que tem o sistema implementado em seu ambiente organizacional e o outro para as escolas que não tem nenhum sistema de gerenciamento. Para facilitar a compreensão e coleta de dados, foi utilizado a escala de Likert que organiza os dados em escala de 1 a 5, de modo que as informações coletadas fiquem claras e de acordo com SCHIFFMAN e KANUK (2000, p. 25)

“O principal benefício da escala de Likert é que ela dá ao pesquisador a opção de considerar as respostas para cada afirmação separadamente, ou de combinar as respostas para produzir um resultado geral.”

Inicialmente, em ambos os questionários, foi abordado uma identificação padrão, contendo o nome da instituição, nome do gestor, sua formação acadêmica, idade e a data da entrevista. A formação acadêmica e a idade do gestor na identificação padrão será importante para identificar nos resultados qual a influência dessas variáveis, de modo que seja possível analisar se a formação acadêmica e a idade do gestor podem gerar algum dado importante na utilização das tecnologias.

A respeito do questionário para as escolas que não possuem um SIG (Apêndice A), este possui 10 questões que tem como propósito, extrair as necessidades dos gestores em consequência da falta de um SIG. O questionário também abordou o modo em que a gestão desejaria ter um sistema, quais os requisitos necessários para solucionar os problemas. As perguntas abordadas estão apresentadas no quadro 01 e o questionário na íntegra está disponível no Apêndice A.

(29)

Quadro 1 – Questionário para escolas não tem SIG

1 - Você já fez algum curso de informática?

2 - Como você avalia o andamento das tarefas de gestão nesta instituição sem um sistema gerencial?

3 - Como você avalia o cumprimento de prazos na gestão?

4 - Como é a comunicação entre gestores, professores, alunos e demais servidores? 5 - Existe alguma tarefa que se torna muito cansativa pelo fato de não existir um sistema gerencial? Qual e porquê?

6 - Você acha que a sua instituição necessita de um sistema de informação para ajudar nos processos escolares?

7 - Já houve alguma reunião com os governantes com o propósito de implementar um SIG na instituição?

8 - Você se acha capacitado(a) para manusear, de forma correta, algum SIG? 9 - Em qual área você acha que o sistema ajudaria no desenvolvimento da gestão? 10 - Quais as funcionalidades que o sistema deveria ter para a sua escola?

Fonte - Elaborada pelo autor

Conforme apresentado no Quadro 01, o questionário centraliza em questões adequadas para coletar informações referentes ao ambiente gerencial das escolas que não tem um SIG para apoiar as tarefas. As perguntas foram estabelecidas a fim de saber como é o andamento das tarefas gerenciais e a comunicação entre a comunidade escolar. Além disso, pretende-se compreender a expectativa dos gestores em relação a implantação do SIG, extraindo por exemplo informações sobre a melhoria de rendimento, eficácia, comunicação, dentre outras.

Outro aspecto levantado que será explorado relaciona-se a experiência dos gestores com a tecnologia, tais como, se eles já participaram de algum curso de informática, e se eles estariam aptos a manusear um SIG.

Quanto ao questionário aplicado às escolas que possuem um SIG (Apêndice B), este possui 14 questões estratégicas, que tem por finalidade coletar informações da gestão escolar com a utilização do sistema e identificar quais os fatores relevantes do SIG na instituição. Para melhor explicação, as perguntas utilizadas estão apresentadas no quadro 02.

(30)

Quadro 2 – Questionário para escolas que tem SIG

1 - Você já fez algum curso de informática?

2 - Houve algum tipo de treinamento para a utilização do sistema? 3 - O treinamento foi suficiente?

4 - O sistema tem cumprido o objetivo de facilitar o tratamento de informações? 5- Como você avalia o desempenho desse sistema nesta unidade escolar? 6 - Qual o nível de satisfação ou insatisfação com a implantação do software na sua escola?

7 - Diante da implantação do sistema houve melhoria na comunicação entre gestores, professores, alunos e demais servidores?

8 - Você acha que esse sistema pode dar mais confiabilidade aos processos escolares?

9 - O sistema reduz custos financeiros?

10 - Houve algum resultado negativo diante a implantação do sistema? Quais? 11 - O que você acha que falta no sistema para que haja uma integração melhor entre a comunidade escolar?

12 - Quais as funcionalidades que ainda faltam no sistema? 13 - Qual a maior contribuição após a implantação do sistema?

14 - Você acha que esse sistema pode dar mais confiabilidade aos processos escolares?

Fonte - Elaborada pelo autor

O objetivo do questionário apresentado acima se concentra em coletar informações que sejam capazes de fornecer feedback em relação a eficiência e eficácia dos gestores com o manuseio de SIGs em suas instituições. As perguntas foram tratadas planejando coletar informações precisas, tais como, se os diretores fizeram algum curso profissionalizante em informática, se houve treinamento decente na instalação do sistema em sua escola, visto que, a resposta destas questões acarretará resultados significativos e medirá o grau de usabilidade das ferramentas tecnológicas.

No próximo Capítulo serão evidenciados os resultados e discussões as informações que se obteve na coleta de dados.

(31)

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

As seções seguintes apresentarão os resultados obtidos pelas entrevistas e questionários aplicados, que teve como base a utilização das TICs com os gestores de 12 escolas públicas de Caicó. Para cada escola, foram entrevistados o responsável principal daquela instituição e aplicado o questionário referente a disponibilidade de sistemas gerenciais. De início, tivemos o resultado em que 100% dos entrevistados já fizeram algum curso de informática. Os demais resultados serão discutidos nos tópicos a seguir, sendo inicialmente evidenciado os segmentos entre as instituições que não utilizam SIG.

4.1 ANÁLISE DAS INSTITUIÇÕES QUE NÃO UTILIZAM SIG NA GESTÃO

Dispondo os resultados das escolas entrevistadas que não possuem sistemas gerenciais, os dados obtidos foram relativos referente à questão de como o gestor avaliava o andamento das tarefas de gestão naquela instituição sem um SIG. É nítido perceber no Gráfico 1, a grande mesclagem de respostas, deixando claro que todos avaliam de forma diferente o desenvolvimento dos serviços ali prestados.

Fonte - Elaborada pelo autor

Em outra análise feita no Gráfico 1, pode se perceber que nenhum entrevistado apontou que o andamento das tarefas em sua instituição como ótima e a maioria identifica como regular/bom, o que mostra uma percepção de problemas na execução,

Gráfico 1 – Execução de tarefas de gestão em instituições sem uso de SIG

17%

17%

33% 33%

0%

(32)

deixando evidente que este serviço não exerce toda a sua potencialidade. Mas, por outro lado, pode se notar, que mesmo sem um SIG implantado naquele ambiente educacional, eles avaliam esta função de modo positiva, mesmo sendo conscientes em que um sistema ajudaria bastante o desenvolvimento das tarefas.

Seguindo esta mesma linha de raciocínio, foi questionado sobre o cumprimento dos prazos das tarefas ali desenvolvidas, ou seja, qual o critério de classificação das tarefas serem concluídas nos prazos corretos. Os resultados deste questionamento podem ser visualizados no gráfico 2.

Fonte - Elaborada pelo autor

No Gráfico 2, os dados revelam que a prática diária e manual daqueles serviços, deixaram eles habilitados e, diante disto, a facilidade do manuseio propõe um desenvolvimento aceitável. Mas, ficou claro que a maioria sente o desejo de um SIG naquela gestão, pois ainda há pontos que o atraso é muito grande, chegando a causar dificuldades na execução de futuras tarefas.

Outro aspecto analisado foi em relação a comunicação entre atores da escola, e conforme apresentado no Gráfico 3, é possível notar que a comunicação entre a comunidade escolar é harmoniosa e não há tantos impasses, mas ficou claro perceber que está comunicação ainda é falha. Para Rios (2011), as ferramentas tecnológicas são de extrema importância porque podem determinar possibilidades de contato entre os gestores, alunos, funcionários e pais, pois é possível esclarecer eventuais dúvidas a qualquer momento e lugar, emitir documentação a qualquer dia, manter diariamente

0% 0%

67% 33%

0%

Péssimo Ruim Regular Bom Ótimo

(33)

um monitoramento da vida escolar dos filhos, de forma que possam ter acesso às suas notas e frequência, isso tudo, através de um SIG que se articula e privilegia a construção do conhecimento.

Fonte - Elaborada pelo autor

Por meio do Gráfico 2 e 3, é interessante observar que o funcionamento das tarefas dos gestores e a comunicação entre atores da comunidade escolar serem positivas neste modelo de escola antigo, sem tecnologia nos processos escolares, eles acreditam que a escola deve receber um sistema de informação para auxiliá-los cotidianamente, visto que, o SIG na escola irá ajudar nas funções administrativas e deixar os serviços automatizados.

À vista disto, Silva Junior (2017) afirma que um SIG na escola ajuda a expandir o acesso a informações, proporciona uma comunicação participativa e uma gestão articulada.

Diante da necessidade de oferecer uma gestão modernizada, foi perguntado se os governantes já tinham realizado alguma reunião com intuito de implantar algum software que auxiliasse os processos técnicos das escolas daquela rede municipal. Uma grande parcela afirmou que não houve nenhuma reunião com aqueles diretores, logo, afirmaram que houve um teste de implantação em uma escola modelo, porém

0% 0% 0%

83% 17%

Péssimo Ruim Regular Bom Ótimo

(34)

não houve sucesso e logo foi desabilitado. No Gráfico 4 é possível verificar os resultados detalhados.

Fonte - Elaborada pelo autor

Conforme os resultados exibidos no Gráfico 4, é nítido perceber que as TICs ainda não são, de forma alguma, prioridades do poder público para o auxílio dos gestores municipais da cidade de Caicó - RN. Foi relatado que, apenas uma escola recebeu a implantação de um SIG, mas por falta de manutenção, apoio financeiro da prefeitura e falta de uma qualificação de qualidade para o manuseio do sistema, o mesmo foi desinstalado e nenhuma escola a mais foi contemplada.

Conforme Borba (2015), é possível notar que existe a necessidade de uma política pública que seja mais abrangente, que invistam em tecnologias e capacitações para aqueles que irão utilizá-los, tais atividades podem ajudar em ações emergenciais que acontecem diariamente nos colégios públicos do país.

Em seguida, foi questionado aos gestores se eles eram habilitados para manusear um sistema de forma correta, e é possível compreender que 50% dos entrevistados não tinham certeza. Este resultado pode ter relação direta com a primeira pergunta, onde afirmaram que já realizaram algum curso de informática, mas também, pode haver um confronto de ideias, onde a escola modelo que recebeu o SIG não aplicou uma qualificação para os gestores, deixando a perceber que eles são

17%

83%

Sim Não

(35)

capazes de manusear um SIG corretamente, mas é necessário haver uma capacitação segura e correta daquele sistema.

Fonte - Elaborada pelo autor

Analisando o Gráfico 5, como já relatado que a maioria dos diretores não se acham capacitados, diante disto, foi possível caracterizar este problema fazendo uma análise pela idade dos entrevistados, onde todos são do sexo feminino e estão na meia idade (acima dos 45 anos). Para Bernhoeft (2018), a meia idade é marcada por crises, adequação às novas atualidades do mercado, pela baixa dedicação a família e preocupações sobre o futuro, diante disso, é constatado que muitas pessoas se acostumam com a vida que tem e tendem a não procurar se reinventar.

Finalizando as perguntas objetivas, foi abordado qual área o sistema poderia ajudar na gestão e foi citado como alternativas: planejamento, controle, coordenação e operacionalização. No Gráfico 6 é possível, de forma clara, comprovar que 83% da escolha pela área da operacionalização, demonstra o desejo de transformar o que feito em papel, marcado por processos vagarosos, em ações tecnológicas rápidas e seguras.

33%

17% 50%

Sim Não Talvez

(36)

Fonte - Elaborada pelo autor

Um sistema gerencial nas escolas pode ser uma solução para mudar o quadro negativo que existe na educação brasileira, visto que, ele otimiza procedimento operacionais, tem um maior acervo para guardar os dados escolares, gera uma maior facilidade para captar alunos, garante uma gestão financeira mais eficiente, assegura que os alunos e professores estão trabalhando juntos e com qualidade.

As perguntas objetivas possibilitaram identificar algumas dificuldades dos gestores e o tamanho da necessidade que eles têm para o funcionamento da gestão sem um sistema gerencial que os ajudem a resolver problemas e tomar decisões seguras. Ainda para atender ao objetivo proposto, foram feitas perguntas abertas, onde é possível descrever, de forma mais profunda e real, a verdadeira situação dos centros de ensino sem um SIG.

Um dos pontos fortes questionados foi se existia alguma tarefa que, por falta de um SIG ela se tornava árdua e de difícil execução, é evidente que haja sim, visto que um SIG tem o objetivo de facilitar o cumprimento de tarefas e eles deixaram claro que, a questão da efetivação da matrícula, a solicitação diária de documentos requisitado por alunos e pais, a difícil tarefa de preencher os diários escolares, pelo fato que não pode, em nenhum momento, rasurar, diante disso, requer muito tempo, atenção, gerando muito trabalho nas tarefas citadas.

Foi abordado aos gestores, quais funcionalidades eles gostariam que tivesse em um SIG para a sua escola. Os sujeitos entrevistados destacaram a importância de

0%

17% 0%

83%

Planejamento Controle Coordenação Operacionalização

(37)

funcionalidades que possam realizar as matrículas, transferências de alunos, ponto de funcionários, emissão de documentos, notas e presenças de alunos.

4.2 ANÁLISE DAS INSTITUIÇÕES QUE UTILIZAM SIG NA GESTÃO

Contendo um total de 6 escolas entrevistadas que tem um sistema gerencial para auxiliar os processos da gestão, os resultados foram atrativos. Como citado anteriormente, todos os gestores entrevistados já fizeram algum curso de informática, seja ele básico ou avançado e isso é um ponto de vantagem para os diretores, visto que, hoje em dia tudo está ligado ao meio tecnológico e nas escolas essa onda de informações já estão em alta.

Sabendo que aquelas escolas dispõem de um SIG, foi questionado aos diretores se eles tiveram algum tipo de treinamento, sendo por vídeos aulas, curso presencial ou algum outro modelo e os resultados foram preocupantes. No Gráfico 7, é possível notar que 57% dos entrevistados tiveram treinamento para manusear aquele sistema ali implantado. É um ponto positivo, quando começamos a ver por um lado em que a maioria teve alguma qualificação para o uso do sistema que estava sendo implantado naquele ambiente.

Para Silva Junior (2017), é crucial oferecer a capacitação qualificada aos profissionais, pois sem os mesmos habilitados para manusear um SIG, as tecnologias oferecidas não serão de grande valia e que todo conjunto de equipamentos e softwares, seja oferecida um treinamento para a sua utilização.

(38)

Fonte - Elaborada pelo autor

Decorrido dos resultados do Gráfico 7, há um fator crítico e de grande influência, quando é possível verificar que uma grande parcela dos entrevistados afirma que não tiveram nenhuma preparação e isto pode decorrer sérios problemas, chegando a causar lentidão e congestionamento de tarefas, erros, muitas vezes, irreversíveis em decisões tomadas erradas, decorrente da utilização errada do SIG, causada por um despreparo do usuário.

Tendo em vista, o treinamento proporcionado para garantir o manuseio correto do SIG naquelas instituições, oferecido pelo o governo do estado na implantação do sistema, foram questionados, aos gestores, quanto a sua suficiência na implantação do SIG, nesse sentido, os resultados identificados estão apresentados no gráfico 8.

57% 43%

Sim Não

(39)

Fonte - Elaborada pelo autor

É nítido perceber que os resultados mostrados no Gráfico 8 são negativos, na qual, a maioria dos usuários alega que aquela capacitação não foi competente com seu objetivo e uma parte menor indicam que há possibilidade de manuseio.

Relacionando os resultados do gráfico 7 e 8, é possível afirmar que os diretores não estão preparados para manusear um SIG corretamente, visto que, os mesmos que tiveram treinamento declaram que a sua realização não foi suficiente para que o sistema seja usado de forma adequada. Segundo Souza (2016), as organizações precisam ficar atentas às novas tecnologias, visto que, a todo momento surgem novos softwares, novos recursos que devem ter um apoio de suporte adequado e que a capacitação dos usuários seja satisfatória.

Nesse sentido, Silva (2016) expressa que para o gestor possa utilizar todo o potencial e de forma correta os sistemas, ele necessita de um aparato que o auxilie na interpretação dos dados e só assim, delinear políticas que sejam satisfatórias para a tomada de decisões a partir do conhecimento obtido das pessoas, com a intermediação dos sistemas.

Posteriormente foi abordado aos gestores se aquele sistema estava cumprindo o objetivo de facilitar o tratamento de informações, na qual foi obtido a maioria das respostas positivas, porém houve controvérsias, visto que, alguns diretores afirmaram

0%

57% 43%

Sim Não Talvez

(40)

que os processos estão sendo cumpridos, mas nem sempre com sucesso. Os resultados podem ser vistos no Gráfico 9.

Fonte - Elaborada pelo autor

Em uma análise dos resultados presentes no Gráfico 9, vê-se que, o desempenho do sistema é favorável ao tratamento de informações daquelas instituições, pode-se ainda notar que o SIG está cumprindo o seu objetivo final, propondo esses serviços com segurança, agilidade e com estes dados, gerir recursos e políticas de aperfeiçoamento para o desenvolvimento escolar. Segundo Oliveira (2015), o SI tem por objetivo, criar um ambiente em que as informações sejam de extrema confiança para que os usuários se sintam à vontade para trabalhar naquela estrutura informacional.

Seguindo o mesmo raciocínio do último quesito, foi perguntado, a jus de saber o grau de competência, como era o desempenho do sistema na instituição e obtive um resultado positivo, na qual, todos os entrevistados responderam que o sistema tem um funcionamento bom, porém não perfeito. Outro ponto questionado e interessante foi saber qual o nível de satisfação dos gestores quando foi instalado o sistema gerencial pelo governo do estado e o resultado foi bastante positivo, visto que, eles sabem que um sistema completo, onde iriam sair o trabalho braçal de estar fazendo tudo no lápis e papel, iriam trazer resultados bastantes positivos, tanto para a diminuição de carga de trabalho como as tomadas de decisões seriam mais seguras

57% 14%

29%

Sim Não Talvez

(41)

e calculáveis, visto que o sistema proporciona todos os dados da escola, alunos, notas, matrículas em tempo real e em um só lugar, facilitando a obtenção das informações desejadas.

É evidente que os SI vêm revolucionando a maneira de como a comunicação é tratada, de como o diálogo e troca de informações ficaram mais abrangentes, diante disto, foi interessante questionar a gestão daquelas escolas, se a implantação do sistema ajudou na comunicação entre gestores, professores, outros servidores, alunos e pais. Os resultados podem ser vistos no Gráfico 10.

Fonte - Elaborada pelo autor

Diante dos resultados que o Gráfico 10 apresenta, é justificável caracterizar que o SIG realmente ajuda na comunicação entre a comunidade escolar. A grande maioria chegou à conclusão que o SIG, neste quesito, é importante e que o mesmo é de uma grande valia para o desenvolvimento da gestão. Um sistema gerencial que fornece chats, fóruns, disponibilidade de comentários em tarefas etc., onde todos que fazem a escola tenha informações precisas e em tempo real, facilita a vida delas. Segundo Mariano e Carreira (2010), a relação e o contato cotidianamente das pessoas ajudam no desenvolvimento e aprimoramento do conhecimento, desta maneira, elas ainda podem se tornarem mais facilitadas com o uso da TI, no qual este fator

71% 0%

29%

Sim Não Talvez

(42)

desenvolve um conhecimento aprimorado e que desenvolve uma facilidade, satisfação na troca de informações.

Ao decorrer da pesquisa, foi perguntado aos dirigentes escolares se eles achavam aquele SIG implantado daria mais confiabilidade nos processos burocráticos. A justificativa para tal pergunta, foi tomar conhecimento caso eles se sentiam seguro em manusear aquele sistema, tendo em vista que o mesmo realiza processos de grande importância. Os resultados apontaram que todos os gestores acreditam naquele SIG que trabalham, isso pode advir de um histórico de procedimentos ocorridos que deram certo, como transferências de alunos, onde tudo é feito pelo sistema, matrículas, ponto eletrônico de funcionários, troca de dados escolares sigilosos, entre outros.

Diante da crise que o Brasil enfrenta, desde os meados de 2014, os donos de empresas vêm buscando soluções que diminuam os gastos financeiros e ao mesmo tempo ofereçam o serviço proposto sem causar danos na finalização dos processos. Diante disto, os SI, a cada momento, vêm trazendo elementos importantes que ajudam a redução destes gastos para as organizações, como a formalização de planilhas para a integralização de relatórios, com isto, a diminuição na compra de papeis, o controle de estoque de produtos entre outros são fatores primordiais para diminuir gastos.

Diante do contexto apresentado, foi perguntado se o SIG daquela escola reduziu gastos, e se antes da implementação dele, tinham gastos exagerados. As respostas estão no Gráfico 11.

Fonte - Elaborada pelo autor

86% 14%

Sim Não

Referências

Documentos relacionados

A tendência manteve-se, tanto entre as estirpes provenientes da comunidade, isoladas de produtos biológicos de doentes da Consulta Externa, como entre estirpes encontradas

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

Siguiendo esta línea de reflexión, en este estudio se encontró que el grupo de brasileñas y colombianas quienes cuentan con mejores ni- veles educativos que las peruanas tienen

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Reducing illegal deforestation, implementing the Forest Code, creating a restoration economy and enhancing renewable energies, such as biofuels and biomass, as well as creating

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

Este artigo analisa a relação entre criminalidade no entorno das escolas e a proficiência escolar de alunos de 4 a e 8 a séries (5º e 9º anos) do ensino fundamental no município

A associação positiva entre a gordura visceral e a incidência de fraturas não vertebrais permaneceu significativa utilizando-se os modelos de regressão