• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

ESTRADOS

Mestrado Integrado

em Medicina

6º Ano

M

MEDICAL SCHOOL FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS

Universidade Nova de Lisboa

Faculdade de Ciências Médicas

Unidade Curricular de:

Estágio Profissionalizante

Regente da UC:

Prof. Dr. Fernando Miguel Xavier

Estágios parcelares (tutor):

Medicina Interna (Dra. Teresa Bernardo)

Cirurgia Geral (Dr. Carlos Vaz)

Pediatria

(Dra. Flora Candeias)

Ginecologia e Obstetrícia

(Dra. Filomena Sousa)

Saúde Mental

(Dr. António Neves | Dra. Paula Duarte)

Medicina Geral e Familiar (Dra. Ana Lourenço)

Secretariado: Dra. Ana Meireles Ana.meireles@fcm.unl.pt Departamento de Saúde Mental Campo dos Mártires da Pátria, 130 1169-056 Lisboa, Portugal Telefone: FCM geral – 218 803 000

www.fcm.unl.pt

Unidade Curricular: Estágio Profissionalizante

RELATÓRIO FINAL

Ano letivo: 2014-2015

Identificação: Aluno: Fangwei Chen Turma: 1 Número de aluno: 2009170 Email: fangwei12354@hotmail.com

(2)

Mestrado Integrado em Medicina | Relatório Final 2

Índice

Introdução... 2 Corpo de Trabalho ... 3 A. Medicina Interna ...3 B. Cirurgia Geral ...4 C. Pediatria ...5

D. Ginecologia e Obstetrícia ...6

E. Saúde Mental ...7

F. Medicina Geral e Familiar (MGF) ...7

Reflexão Crítica Final ... 8

Anexos ... 10

Introdução

O estágio profissionalizante está enquadrado no 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e é organizado num sistema de rotação que inclui Medicina Interna, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental e Medicina Geral e Familiar.

Sendo um ano profissionalizante, o meu objetivo primordial é a aquisição com eficácia e responsabilidade de autonomia no ato médico. Procuro aplicar e consolidar os conhecimentos teóricos e práticos, comportamentos e atitudes médicas adquiridas ao longo do curso.

No presente relatório, sintetizo elementos importantes e representativos de cada estágio parcelar seguido por uma análise crítica relatando o cumprimento ou não dos objetivos pessoais e específicos. Por último, anexo comprovativos de atividades realizadas durante o 6º ano por serem elementos relevantes de complemento à minha formação.

(3)

Mestrado Integrado em Medicina | Relatório Final 3

Corpo de Trabalho

Medicina Interna

Duração do estágio: 15 de Setembro de 2014 a 07 de Novembro de 2014 Local do estágio: Serviço de Medicina 7.2 do Hospital Curry Cabral Tutor: Dra. Teresa Bernardo

Regente: Professor Doutor Fernando Nolasco

Neste estágio, tinha como objetivos o aperfeiçoamento das técnicas de colheita de dados de anamnese e da realização sistemática do exame objetivo, o treino do raciocínio clínico, a abordagem diagnóstica e terapêutica definindo prioridades. Pretendia ainda exercitar os procedimentos médicos e melhorar a exposição pública de situações clínicas.

Durante o estágio, encontrei, na enfermaria, pacientes maioritariamente idosos portadores de patologias predominantemente do foro cardiorrespiratório e génito-urinário. Participei ativamente na redação de notas de entrada e de alta, elaboração de diários clínicos, pedido e interpretação de exames complementares de diagnóstico, prescrição terapêutica tutelada, entre outros. Realizei ainda gasimetrias de sangue arterial, punções venosas periféricas, ECGs e colheitas assépticas de hemoculturas. Nas visitas médicas semanais, ficava sempre responsável por apresentar um doente e propor um plano de ação. Acompanhava igualmente a minha tutora nas atividades do Serviço de Urgência no Hospital de S. José, tendo tido contato com diversas situações urgentes e emergentes.

Além disso, assisti a várias sessões clínicas do serviço e aulas teórico-práticas na faculdade, abrangendo temas com grande aplicação prática. Realizei várias histórias clínicas que foram discutidas com a minha tutora. Por último, apresentei oralmente, no final do estágio, juntamente com as minhas colegas, uma revisão teórica sobre “Hemorragia Digestiva”.

(4)

Mestrado Integrado em Medicina | Relatório Final 4

Cirurgia Geral

Duração do estágio: 10 de Novembro de 2014 a 16 de Janeiro de 2015 Local do estágio: Serviço de Cirurgia do Hospital da Luz

Tutora: Dr. Carlos Vaz

Regente: Professor Doutor Rui Manuel Fraga Martins Maio

No estágio de Cirurgia Geral, os meus principais objetivos foram: reconhecer as patologias cirúrgicas mais comuns, determinar prioridades e estabelecer medidas essenciais para a sua resolução adequada; aperfeiçoar diversos procedimentos médicos/cirúrgicos; desenvolver capacidade de integração e de trabalho de equipa.

No início do estágio, tive uma semana de formação teórico-prática que abordaram aspetos inerentes à realização dos procedimentos cirúrgicos. A seguir, frequentei o bloco operatório onde participei ativamente nos procedimentos anestésicos, nas técnicas de desinfeção e assepsia, nas suturas cirúrgicas e também noutros procedimentos cirúrgicos como o 2º ajudante. As cirurgias foram muito variadas, sendo as mais frequentes as cirurgias bariátricas, metabólicas e coloretais. A maior parte foi por via laparoscópica e algumas via robótica. Do mesmo modo, as consultas externas do meu tutor consistem, na maioria, em obesidades mórbidas, Diabetes Mellitus tipo 2 e patologias coloretais.

No serviço de Atendimento Médico Permanente, os motivos de consulta mais frequentes foram infeções urinárias, infeções respiratórias e traumatismo. Na sala de tratamentos deste serviço, realizei várias técnicas como punções venosas, colocação de cateteres periféricos, injeções intramusculares, suturei feridas simples e fiz a excisão de um lipoma devidamente tuteladas.

No serviço de gastrenterologia, observei exames como endoscopia digestiva alta com ou sem biópsia, ecoendoscopia, colonoscopia total, colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) e teste de urease para a deteção de H. pylori.

(5)

Mestrado Integrado em Medicina | Relatório Final 5

Participei também nas reuniões multidisciplinares e várias sessões clínicas com temas variados, como por exemplo, “A cultura chinesa”. Apresentei ainda no mini-congresso, com os colegas de estágio, um caso sobre “adenocarcinoma do reto”.

Pediatria

Duração do estágio: 26 de Janeiro de 2015 a 20 de Fevereiro 2015

Local do estágio: Unidade de Infeciologia do Departamento de Pediatria Médica do Hospital Dona Estefânia

Tutor: Dra. Flora Candeias

Regente: Professor Doutor Luís Manuel Varandas

Os objetivos específicos para o estágio de Pediatria foram: adquirir competência numa relação médico doente com crianças e com os pais que as acompanham; realizar exame objetivo adequado à idade com vista a avaliação do crescimento e desenvolvimento, com especial atenção aos sinais de alarme; compreender os princípios gerais de diagnóstico e da atuação das doenças mais comuns.

No decorrer do estágio pude acompanhar as atividades na enfermaria, consulta externa de Imunodeficiências, Serviço de Urgência Pediátrica, consulta de Imunoalergologia e também reuniões clínicas e científicas do serviço. Pude elaborar notas de entrada e notas de alta, examinar os doentes e escrever diários clínicos de forma autónoma. Tive contacto com uma grande variedade de doenças, sendo as mais frequentes: a síndrome gripal, a bronquiolite, asma, otite média aguda, amigdalite, a infeção por VIH, entre outras. Além disso, fui à Cardiologia Pediátrica no Hospital da Santa Marta, onde encontrei crianças portadoras de cardiopatias congénitas causadas por alteração cromossómica hereditária como por exemplo a síndrome DiGeorge.

Por fim, terminei o estágio com a apresentação de um trabalho sobre a síndrome de PFAPA (febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenopatias), juntamente com o meu colega, Eduardo Gonçalves.

(6)

Mestrado Integrado em Medicina | Relatório Final 6

Ginecologia e Obstetrí

cia

Duração do estágio: 23 de Fevereiro de 2015 a 20 de Março 2015

Local do estágio: Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Dona Estefânia Tutor: Dra. Filomena Sousa

Regente: Professor Doutor Miguel Xavier

Neste estágio, os meus objetivos específicos foram: melhorar capacidades de diagnóstico e terapêutica das patologias ginecológicas comuns, saber acompanhar uma grávida a nível de consultas, rastreios e ecografias; saber reconhecer os sinais de trabalho de parto; e realizar autonomamente citologias.

Na primeira metade do estágio, pude assistir às consultas ginecológicas incluindo as de planeamento familiar, de climatério e de infertilidade. Frequentei também o bloco operatório ginecológico, assisti a histeroscopias e ecografias ginecológicas. Pude ainda realizar, de forma autónoma, palpação mamária e exames ginecológicos com espéculo, palpação bimanual e colpocitologias.

Na segunda metade do estágio correspondente à obstetrícia, assisti igualmente consultas externas incluindo as de Diagnóstico Pré-Natal, onde pude acompanhar a evolução da gravidez nas diversas etapas, medir a altura uterina, detetar o foco cardíaco fetal com o tocógrafo, avaliar a frequência cardíaca e interpretar os CTGs. Confrontei-me com várias doenças obstétricas como por exemplo a diabetes gestacional. No bloco de partos assisti a várias cesarianas por razões como macrossomia fetal, apresentação pélvica e pré-eclâmpsia.

Além disso, visitei, num fim-de-semana, o serviço de Medicina Materno-Fetal e o serviço de Puérperas da Maternidade Alfredo da Costa (MAC). Frequentei ainda, as reuniões científicas semanais, o serviço de urgência na MAC e apresentei oralmente no final do estágio um caso clínico sobre o diagnóstico diferencial e tratamento do hiperandroginismo.

(7)

Mestrado Integrado em Medicina | Relatório Final 7

Saúde Mental

Duração do estágio: 23 de Março de 2015 a 24 de Abril de 2015

Local do estágio: Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Egas Moniz Tutor: Dr. António Neves / Dra. Paula Duarte

Regente: Professor Doutor Miguel Xavier

Os meus objetivos específicos para este estágio foram: identificar sintomas de perturbação psiquiátrica e diferenciá-los do funcionamento psicológico normal do individuo; saber avaliar o risco de suicídio e saber também excluir patologia orgânica.

Este estágio parcelar começou com dois dias de aulas teórico-práticas, salientando a abordagem de temas como exame do estado mental, técnicas de entrevista diagnóstica estruturada, formas de nos proteger em situações imprevistas bem como o modo de lidar com pacientes com intenções/tentativas de suicídio. Estive na primeira semana no internamento de Psiquiatria onde assisti à reunião clínica do serviço e servi também como intérprete na entrevista clínica e na comunicação com os familiares de uma doente chinesa portador de doença bipolar. Na Psiquiatria de Ligação, acompanhava diariamente o meu tutor nas consultas e confrontei-me com vários casos de depressão secundários a infeção VIH, hepatite C ou neoplasias; perturbação obsessivo-compulsivo, perturbações da personalidade e declínio cognitivo/demência. No Hospital de Dia, assisti a atividades de grupo, tais como: sessões de reflexão do fim-de-semana, jogos terapêuticos, grupo de psicoterapêutico, grupo psicomotricidade, caminhadas e aulas de culinária. Acompanhei ainda a minha tutora no serviço de Urgência no Hospital S. Francisco de Xavier

Medicina Geral e Familiar (MGF)

Duração do estágio: 27 de Abril de 2015 a 22 de Maio de 2015 Local de estágio: Lisboa/UCSP Alameda

Tutor: Dra. Ana Isabel Lourenço

(8)

Mestrado Integrado em Medicina | Relatório Final 8

Os objetivos específicos para este estágio foram: autonomia na abordagem das doenças mais prevalentes, como hipertensão arterial, diabetes e dislipidemia; gestão de patologias crónicas; promoção da saúde e estilo de vida saudável.

Neste estágio acompanhava diariamente a minha tutora nas diferentes consultas nomeadamente: saúde de adultos, saúde materna, saúde infantil e planeamento familiar, dirigindo algumas consultas com autonomia. Realizei exames objetivos, citologias, exames ginecológicos, colocação e extração do Implanon®.

Reflexão Crítica Final

Após terminar os seis estágios parcelares desta unidade curricular e da reflexão inerente à execução do respetivo relatório, penso que o balanço final foi bastante positivo, os objetivos definidos para cada estágio foram praticamente todos atingidos.

No meu ponto de vista, o 6º ano do MIM permitiu-me ter uma experiência nas principais áreas médico-cirúrgicas, o que me permitiu não só uma orientação face à escolha de uma futura carreira como também constituiu um dos alicerces para a minha formação médica. Neste ano, o conjunto de conhecimentos adquiridos ao longo do curso reuniram-se e integraram-se na prática clínica. Penso que a grande mais-valia foi o seu carácter profissionalizante, que deu lugar à aquisição progressiva de autonomia.

Mais especificamente, as áreas médicas como a Medicina Interna, a Pediatria, a Psiquiatria e a Medicina Geral e Familiar permitiram-me sentir mais à vontade na colheita de dados de anamnese, no exame objetivo sistemático adequado à idade, na colocação de hipóteses de diagnóstico baseados na clínica e na prevalência, na elaboração de planos de terapêutica adequados e, também, na comunicação com os doentes e outros profissionais de saúde. No estágio de Cirurgia Geral, aprendi a lidar com as patologias cirúrgicas mais comuns e aperfeiçoei diversos procedimentos

(9)

Mestrado Integrado em Medicina | Relatório Final 9

médicos/cirúrgicos. A Ginecologia e Obstetrícia permitiu-me melhorar capacidades de diagnóstico e terapêutica das patologias ginecológicas mais frequentes, acompanhar grávidas a nível de consultas, rastreios e ecografias, reconhecer os sinais de trabalho de parto; e realizar autonomamente citologias.

Além disso, faço também uma referência sucinta ao Estágio Clínico Opcional, apesar de este não estar incluído no Estágio Profissionalizante. Estive no serviço de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética do Hospital da Luz com o objetivo de receber uma formação mais avançada e especializada nesta área. O mesmo foi atingido ao acompanhar o Prof. Dr. José Guimarães nas consultas externas e no bloco participando como 2ª ajudante e, por vezes, como 1ª. As cirurgias foram: abdominoplastias, plastia mamária de redução, reconstrução mamária com TRAM, colocação de próteses mamárias, excisão de quisto sebáceo e excisão de um lipoma.

Por outro lado, não posso deixar de referir que o desenvolvimento de competências de autonomia deve ser mais cedo e não deve decorrer somente durante o último ano do curso. Pela minha experiência de Erasmus no 5º ano em França, verifiquei que os alunos adquirem autonomia mais cedo, por exemplo, trabalhando no Serviço de Urgência.

Em conclusão, penso que adquiri vivências pessoais e competências fundamentais que irão ser extremamente úteis ao longo da minha prática clínica, independentemente da especialidade que vier a escolher.

Por fim, quero deixar um sincero e profundo agradecimento à faculdade e a todos quantos que tornaram possível a minha formação neste curso de MIM, não só em termos académicos, como na consolidação de valores morais, e aquisição de um maior sentido de responsabilidade, preparando-me para o tão próximo Internato do Ano Comum.

(10)

Mestrado Integrado em Medicina | Relatório Final 10

Anexos

(11)
(12)
(13)
(14)
(15)
(16)

Referências

Documentos relacionados

Para que o conhecimento alcance sua meta, expandindo constante- mente sua capacidade representativa, com o passar do tempo, mostra- mos que a semiose não se realiza no âmbito

A Lei Federal 12.651/2012 define nascente como o afloramento natural do lençol freático que apresenta perenidade e dá início a um curso d’água, define também

Resultados: Após a análise dos artigos, foram selecionados doze artigos, desses, sete mostraram ocorrência de HPV em pacientes com câncer de boca, e apenas dois

addition of exogenous polyols like mannitol and sorbitol, suggesting that these polyols could be replacing the function of mannitol produced by the cell. Also,

Objetivamos compreender o significado que os enfermeiros atribuem aos cuidados de higiene - banho; identificar quais os focos de Enfermagem, relativos à pessoa no

3 No terceiro capítulo, apresentaremos a escola onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada (PES), caracterizaremos as turmas e apresentaremos algumas

Conhecimento da população sobre a Trilha Ecológica e as atividades de Educação Ambiental da Floresta Nativa da UTFPR no município de Dois Vizinhos. Ponta Grossa,

XII - É vedado ao franqueador fazer constar no contrato de franquia pessoal, qualquer cláusula que limite, cerceie ou impeça o franqueado de usar sua rede ou grupo