• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

NOVA MEDICAL SCHOOL - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

RELATÓRIO FINAL

Ana Margarida Pignateli Vasconcelos de Assunção Alho

Aluna nº 2012083, Turma 3

Orientador: Professor Doutor Joaquim Filipe Candeias de Sousa Gago

2018-2019

(2)

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS – ESTÁGIOS PARCELARES

2.1 Cirurgia ...2

2.2 Medicina Interna ...2

2.3 Saúde Mental ...3

2.4 Medicina Geral e Familiar ...4

2.5 Pediatria ...4

2.6 Ginecologia e Obstetrícia ...5

2.7 Estágio Clínico Opcional ...6

2.8 Preparação para a Prática Clínica ...6

2.9 Atividades Extracurriculares ...6

3. REFLEXÃO CRÍTICA FINAL ...7

4. ANEXOS – CERTIFICADOS ...9

4.1 ANEXO I: Atribuição de Grau de Doutor em Ciências Veterinárias na

Especialidade de Sanidade Animal ...9

4.2 ANEXO II: Atribuição do Título de Doutoramento Europeu ...10

4.3 ANEXO III: Curso TEAM – “Trauma Evaluation and Management” ……….……….11

4.4 ANEXO IV: Curso Integrado de Laparoscopia: Cirurgia Geral, Ginecologia e Urologia 12

4.5 ANEXO V: Casos Clínicos Interativos em Pediatria ...13

4.6 ANEXO VI: XXIV Encontro Nacional Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde

Pública – “A Saúde e as Novas Dependências Sociais” ………14

4.7 ANEXO VII: V Jornadas NovaSaúde – “Conflitos de interesse na Saúde” ………...15

4.8 ANEXO VIII: Aula Aberta “Comunicação de Crise em Saúde Pública” ………...16

4.9 ANEXO IX: Artigo “Adenoma hepatocelular: um incidentaloma raro e potencialmente

maligno” ...17

4.10 ANEXO X: Artigos internacionais publicados ...22

(3)

1 – INTRODUÇÃO

O relatório final do Estágio Profissionalizante do 6o ano representa a conclusão do Mestrado Integrado em

Medicina (MIM), na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM-UNL), e mostra de forma sucinta o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo. Este estágio pretende aproximar o aluno da prática clínica, permitindo-lhe adquirir competências, comportamentos e atitudes que visam o exercício responsável e autónomo da profissão médica.

Desse modo, o principal objetivo a que me propus consistiu na consolidação do conhecimento até aqui adquirido e a sua aplicação quer a nível profissional quer a nível humano. Adicionalmente, procurei desenvolver competências clínicas que me permitissem realizar uma anamnese completa e estabelecer as hipóteses de diagnóstico mais prováveis, selecionar e interpretar os meios complementares de diagnóstico correspondentes, delinear as estratégias terapêuticas adequadas, adoptando comportamentos e atitudes profissionais que considerassem as perspectivas e preocupações dos doentes.

Este relatório descreve de forma sucinta, as atividades realizadas ao longo dos seis estágios parcelares integrados no Estágio Profissionalizante, juntamente com o estágio opcional e a unidade curricular de Preparação para a Prática Clínica. Faz menção a alguns elementos extracurriculares que assumiram relevância e que valorizam o meu percurso enquanto estudante da FCM-UNL, terminando com uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido e a sua importância para a formação enquanto futura médica.

Considero importante referir que o meu percurso não foi linear. Tenho como formação académica prévia, o Mestrado em Medicina Veterinária. Em 2012, quando iniciei o MIM na FCM-UNL, ganhei uma bolsa de Doutoramento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) na área das Ciências Veterinárias (Parasitologia e Doenças Parasitárias) numa parceria entre a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV-ULisboa) e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT-UNL). Em julho de 2017, foi-me atribuído o grau de Doutor em Ciências Veterinárias pela Universidade de Lisboa, complementado pelo título de Doutoramento Europeu atendendo à permanência e trabalho desenvolvido no Instituto de Parasitologia da Universidade de Zurique, Suíça. Durante os primeiros cinco anos do curso, fiz o Doutoramento enquanto estudava Medicina, e no último ano, tive a felicidade de ser mãe. Foram por isso anos muito desafiantes, com momentos difíceis e de apreensão, que exigiram esforços adicionais de conciliação de horários e cumprimento das tarefas solicitadas. Contudo, permitiram-me alcançar o sonho de ser médica e perceber o percurso que procuro desenvolver em Saúde Pública: trabalhar na promoção e na educação para a saúde, na implementação de programas de vigilância epidemiológica e políticas de decisão, integrando o mundo da Investigação e da Docência que sempre me fascinaram, entrecruzando a tríade da Saúde Humana, Animal e Ambiental, numa verdadeira abordagem de “Uma Só Saúde - One Health”.

(4)

2 – ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

2.1 Cirurgia |

10 de Setembro 2018 - 2 de Novembro 2018

O estágio de Cirurgia teve a duração de 8 semanas e decorreu no Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Beatriz Ângelo (HBA), sob a regência do Professor Doutor Rui Maio e orientação do Dr. Pedro Amado. Teve como principais objetivos: reconhecer as patologias cirúrgicas mais prevalentes, treinando a distinção das situações clínicas com indicação cirúrgica urgente daquelas com indicação electiva; integrar a dinâmica de uma equipa cirúrgica e fortalecer as boas práticas em bloco operatório; desenvolver e aperfeiçoar as técnicas de pequena cirurgia mais comuns e sedimentar a informação adquirida nos anos clínicos precedentes. A primeira semana de estágio englobou seminários teóricos e teórico-práticos e na realização do curso “TEAM – Trauma

Evaluation and Management” sobre a abordagem inicial ao doente traumatizado (ANEXO III). Na segunda

semana de estágio, estive no Serviço de Urgência Geral, vivenciando a experiência da urgência nos diferentes postos: Sala de Triagem; Sala de Reanimação; Postos de Observação Rápida; Postos de Estadia Curta; Serviço de Observação; Balcões Azuis/Verdes; e Salas de Pequena Cirurgia e Trauma. Da terceira à sexta semana integrei a realidade do dia-a-dia hospitalar da equipa de Cirurgia Geral liderada pelo Dr. Pedro Amado, nomeadamente na consulta externa, enfermaria médico-cirúrgica e bloco operatório. Das atividades efetuadas destaco do ponto de vista formativo, o acompanhamento de doentes no pré e pós-operatório, a participação como 2º ajudante em cirurgias com vias de abordagem clássica e laparoscópica (colecistectomias e lobectomias hepáticas) e a realização de técnicas de pequena cirurgia (hernioplastias e exérese de quisto pilonidal). Durante as últimas duas semanas deste estágio, estive no serviço de Gastrenterologia, onde observei a realização de diversas técnicas de diagnóstico e/ou terapêuticas, tais como endoscopia digestiva alta, colonoscopia e colangiopancreatografia retrógrada endoscópica. No último dia decorreu o Mini-Congresso de Cirurgia, onde apresentei juntamente com dois colegas o trabalho intitulado “Adenoma hepatocelular: um incidentaloma raro e potencialmente maligno”. Este trabalho abordou o caso clínico de um jovem com múltiplos adenomas hepáticos (achados incidentais extremamente raros e com indicação para lobectomia hepática atendendo ao seu potencial carcinogénico no homem), tendo culminado na escrita de um artigo científico que se encontra em fase de publicação na Revista do Hospital Beatriz Ângelo (ANEXO IX).

2.2 Medicina Interna |

5 de Novembro 2018 - 11 de Janeiro 2019

(5)

objetivos principais: aperfeiçoar capacidades de raciocínio clínico, de realização de exame objetivo completo/dirigido e de execução de procedimentos técnicos comuns; identificação de critérios de gravidade e diferenças de atuação nos vários contextos (enfermaria, consulta e serviço de urgência) e consolidação de conhecimentos prévios. As principais atividades foram desenvolvidas na enfermaria, onde participei ativamente na observação de um total de 21 doentes, na realização de exames objetivos, discussão de marchas de diagnóstico e planos terapêuticos, elaboração de diários clínicos e de notas de entrada/alta, bem como na comunicação com doentes e familiares, atividades realizadas de forma autónoma tutelada. Adicionalmente, tive oportunidade de efetuar diversos procedimentos técnicos, tais como punção arterial para gasimetria, punção venosa para colheita de sangue periférico e realização de eletrocardiogramas, tendo também assistido à realização de procedimentos mais complexos, como paracenteses evacuadoras, colocação de cateteres venosos centrais e biópsias ósseas guiadas por imagem. Tive também a possibilidade de assistir às consultas externas de Medicina Interna e de Doenças Tromboembólicas. Frequentei semanalmente a urgência geral do Hospital de São Francisco Xavier onde vivenciei a urgência hospitalar nos balcões de atendimento amarelo/laranja, na sala de reanimação e no serviço de observação (SO). Acompanhei as visitas clínicas à enfermaria, participei nas diversas reuniões do serviço e sessões clínicas semanais, tendo apresentado juntamente com dois colegas, o trabalho intitulado: “Pneumonia Adquirida na Comunidade: um problema grave na saúde Portuguesa?”. Baseado num caso clínico, este trabalho retratou a dimensão da problemática da pneumonia em Portugal, expondo os dados do Observatório Nacional de Doenças Respiratórias (2018), salientando que apesar dos múltiplos avanços no seu diagnóstico e terapêutica, a pneumonia permanece como a principal causa de morbilidade e mortalidade hospitalar.

2.3 Saúde Mental |

21 de Janeiro 2019 - 15 de Fevereiro 2019

O estágio de Saúde Mental teve a duração de 4 semanas e decorreu no Serviço de Pedopsiquiatria, na Unidade da Primeira Infância (UPI) do Hospital de Dona Estefânia (HDE), sob a regência do Professor Doutor Miguel Talina e orientação da Dr.ª Rita Rapazote. Estabeleci como objetivos principais reconhecer sintomas de perturbação psiquiátrica e diferenciá-los do funcionamento psíquico normal, aperfeiçoar a entrevista clínica e o exame objetivo psiquiátrico e contactar com estratégias e terapias de reabilitação do doente mental. No primeiro dia, o Professor Doutor Miguel Talina lecionou um seminário referente aos quadros psiquiátricos mais comuns em contexto de urgência e respetivas estratégias terapêuticas. No segundo dia o Professor Doutor Pedro Mateus abordou o estigma da doença mental, permitindo compreender o impacto na sociedade e a importância das estratégias de integração e educação social dos doentes psiquiátricos. Durante o estágio, pude contactar com a realidade da doença mental em idade pediátrica (< 3 anos) e o seu

(6)

impacto na dinâmica familiar, tendo acompanhado a Dr.ª Rita Rapazote e do Dr. Pedro Caldeira da Silva nas suas consultas diárias. Pelo facto da UPI-HDE constituir um centro de referência em Saúde Mental infantil, este estágio proporcionou-me uma oportunidade única para contactar com diagnósticos de Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), Perturbação do Sono e a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, perceber o impacto dos eventos traumáticos na infância e aprender estratégias terapêuticas baseadas no modelo DIR/Floortime para esta faixa etária tão particular. Semanalmente, participei ativamente nas reuniões de interação e de orientação e acompanhei a discussão multidisciplinar de casos clínicos, tendo apresentado um registo de interação de uma primeira consulta de Pedopsiquiatria cujo diagnóstico era PEA.

2.4 Medicina Geral e Familiar |

18 de Fevereiro 2019 - 15 de Março 2019

O estágio de Medicina Geral e Familiar (MGF) teve a duração de 4 semanas e decorreu na Unidade de Saúde Familiar (USF) Rio de Mouro, sob a regência da Professora Doutora Isabel Santos e orientação da Dr.ª Nélia Reis. Teve como principais objetivos compreender e participar ativamente nas diferentes tarefas diárias de um Médico de Família; interiorizar protocolos de vigilância e indicações para programas rastreio de acordo com as orientações atuais; identificar problemas e fatores de risco, apreender estratégias de gestão de doentes com multimorbilidade e polimedicação e perceber o papel vital da rede de cuidados de saúde primários como primeiro nível de acesso aos cuidados de saúde. Durante o estágio pude participar ativamente na dinâmica da USF, nomeadamente nas consultas de Saúde do Adulto (maioria), Saúde Infantil e Juvenil, Saúde Materna, Planeamento Familiar e consulta de Urgência. Realizei múltiplos exames objetivos, participei ativamente na marcha diagnóstica e discussão de estratégias terapêuticas e preventivas de cada caso, maximizando a minha aprendizagem. A abrangente tipologia de consultas permitiu-me contactar diretamente com a multiplicidade de patologias, o alargado espectro de idades, a complexidade da polifarmácia e estrutura familiar destes doentes, que constituem verdadeiros desafios para o clínico de MGF. Atendendo à elevada prevalência de crianças obesas observadas, elaborei um folheto informativo sobre “Obesidade Infantil” para a USF Rio de Mouro. O estágio foi concluído com a discussão oral do Diário de Exercício Orientado.

2.5

Pediatria |

18 de Março 2019 - 12 de Abril 2019

O estágio parcelar de Pediatria teve a duração de 4 semanas e decorreu no Serviço de Pediatria do Hospital de São Francisco Xavier sob a regência do Professor Doutor Luís Varandas e sob orientação do Dr. Edmundo

(7)

princípios gerais de atuação; aperfeiçoar as técnicas de recolha de anamnese e de realização de exame objetivo no doente pediátrico; sistematizar a interpretação de exames complementares e melhorar as estratégias de comunicação com a criança/adolescente e seus familiares. Durante 2 semanas estive no berçário onde realizei o exame objetivo neonatal, baseado na avaliação do estado geral, identificação de sinais de alarme e o reconhecimento de malformações congénitas. Nas últimas 2 semanas estive no Internamento de Pediatria onde acompanhei uma grande diversidade de doentes e patologias, treinei o exame objetivo, realizei diários clínicos e notas de entrada e saída. Acompanhei as consultas externas de Pediatria Geral, Imunoalergologia, Pediatria do Desenvolvimento e do Recém-nascido de Muito Baixo Peso, tendo acompanhado o serviço de neonatologia por um dia. Realizei o Workshop de Simulação Avançada em Pediatria, no Hospital de Dona Estefânia, onde foram simulados cenários de patologia aguda pediátrica baseados em casos reais, com atuação em equipa num manequim pediátrico avançado. Frequentei semanalmente o Serviço de Urgência de Pediatria no Hospital de São Francisco Xavier onde tive a oportunidade de observar e treinar técnicas de diagnóstico e atuação mais dirigidas para os quadros de doença aguda, identificar sinais de alerta e critérios de gravidade das patologias mais comuns na idade pediátrica. Assisti às reuniões de serviço e sessões formativas semanais da Pediatria, tendo realizado uma história clínica e apresentado o caso de “Bronquiolite Aguda a Vírus Sincicial Respiratório”.

2.6 Ginecologia e Obstetrícia |

22 de Abril 2019 - 17 de Maio 2019

O estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia (GO) teve a duração de 4 semanas e decorreu no HBA, sob a regência da Professora Doutora Teresinha Simões e sob orientação do Dr.ª Liliana Barros. Estabeleci como objetivos principais: reconhecer os principais sinais/sintomas de alarme ginecológicos e obstétricos e critérios de gravidez de risco; treinar o exame ginecológico e obstétrico e observar/participar na assistência ao trabalho de parto. Durante o estágio acompanhei ativamente as consultas externas e o internamento de GO, bem como a atividade do bloco operatório e do bloco de partos. Este estágio foi muito enriquecedor visto ter permitido a realização de forma autónoma e tutelada da anamnese, exame objetivo ginecológico, obstétrico e do puerpério, auscultação do foco fetal, interpretação de cardiotocogramas, colheita de exsudados e realização de colpocitologias. Possibilitou-me também assistir a histeroscopias para avaliação de hemorragias uterinas anómalas e remoção de pólipos endometriais bem como a observação de colposcopias, procedimentos de conização e ecografias ginecológicas e obstétricas. Acompanhei diversos partos eutócicos e distócicos no Serviço de Urgência e participei como 2º ajudante numa cesariana. Assisti semanalmente às reuniões de serviço e sessões formativas de GO, tendo apresentado no Journal Club, o artigo intitulado “Opportunistic Salpingectomy as a Strategy for Epithelial Ovarian Cancer Prevention”

.

(8)

2.7 Estágio Clínico Opcional |

20 de Maio 2019 - 31 de Maio 2019

Escolhi realizar este estágio na Unidade de Saúde Pública do ACES da Amadora. Sob a regência do Professor Doutor José Alves e orientação do Dr. Mário Carreira, contactei com a pluralidade da Saúde Pública, tendo acompanhado durante 2 semanas as intervenções comunitárias e as estratégias promotoras de saúde desenvolvidas por esta unidade.

2.8 Preparação para a Prática Clínica |

27 de Setembro 2018 - 17 Janeiro 2019

Sob regência do Professor Doutor Roberto Palma dos Reis, esta unidade curricular visa estimular o raciocínio clínico e a integração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso, onde especialistas de diferentes áreas clínicas abordam um mesmo sinal ou sintoma comum na prática médica e o discutem apresentando cenários clínicos reais.

2.9 Atividades Extracurriculares

De forma a enriquecer a minha formação médica, tive oportunidade de participar em diversas ações formativas, nomeadamente o Curso Integrado de Laparoscopia – Cirurgia Geral, Ginecologia e Urologia, no Hospital da Luz (ANEXO IV); o encontro de Casos Clínicos Interativos em Pediatria, no Hospital Beatriz Ângelo (ANEXO V); o XXIV Encontro Nacional Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública – “A Saúde e as Novas Dependências Sociais” na Fundação Gulbenkian (ANEXO VI); as V Jornadas NovaSaúde – “Conflitos de interesse na Saúde” na Reitoria da UNL (ANEXO VII) e a Aula Aberta “Comunicação de Crise em Saúde Pública” na Escola Nacional de Saúde Pública (ANEXO VIII).

Adicionalmente, continuo a colaborar como investigadora no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde Animal (CIISA), da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, na docência das Unidades Curriculares de Parasitologia e Patologia e Clínica das Doenças Parasitárias. Sou autora/coautora de 20 artigos internacionais com arbitragem científica (dos quais 13 como primeira autora) (ANEXO X), sendo autora/coautora de 51 comunicações orais e 30 comunicações sob a forma de poster em Congressos Nacionais e Internacionais (ANEXO XI). Sou membro da Sociedade Portuguesa de Parasitologia e da European

Scientific Counsel Companion Animal Parasites (ESCCAP), integrando parte do processo de revisão de revistas

internacionais de Parasitologia. Participei em diversas ações de sensibilização no âmbito da Saúde Animal, continuando a desenvolver projetos no âmbito das doenças zoonóticas e seu impacto em Saúde Pública em Portugal (ANEXO XI).

(9)

3 – REFLEXÃO CRÍTICA FINAL

O Estágio Profissionalizante visa aproximar os alunos do 6.º ano da realidade e dos desafios do exercício prático da Medicina atual, dotando-os de competências e atitudes para atuar adequadamente na atividade profissional que se aproxima. Após conclusão deste ano curricular, considero que os objetivos gerais e específicos propostos foram globalmente atingidos. O contacto com a multiplicidade de contextos clínicos vivenciada nos diferentes estágios possibilitou-me a sistematização das distintas abordagens, desde a identificação e correção da disfunção de órgão como prioridade em contexto de urgência, à estabilização da doença aguda no internamento, à manutenção da fase estável na consulta externa, e à promoção da saúde como estratégia transversal a todas as especialidades.

Foi um ano desafiante, mas decididamente muito enriquecedor, tornando-me mais competente, organizada e confiante na abordagem do doente. Pela heterogeneidade de diagnósticos e comorbilidades, considero que os estágios mais exigentes foram os de Medicina Interna e de Medicina Geral e Familiar, tendo sido simultaneamente aqueles em que senti uma maior evolução. O estágio de Medicina Interna foi crucial para sistematizar conhecimentos adquiridos, reforçar a abrangência e transversalidade de atuação nosológica desta especialidade e relembrar o papel nuclear de coordenação desta especialidade nos cuidados hospitalares. O estágio de Medicina Geral e Familiar permitiu-me rever os protocolos de diagnóstico, tratamento, seguimento e rastreio de inúmeras orientações clínicas atuais, sistematizando abordagens e estratégias de gestão de doentes com multimorbilidade e polimedicados. Já no estágio de Medicina Geral e Familiar, pelo facto da USF Rio de Mouro se localizar numa zona socialmente carenciada, permitiu-me contactar com uma realidade crua de pobreza, com níveis de instrução mais baixos, graves problemas de alcoolismo, violência e doenças sexualmente transmissíveis, sensibilizando-me para a importância de saber adaptar o exercício das funções de um médico ao contexto social e económico específico em que nos encontramos. O estágio de Saúde Mental proporcionou-me uma oportunidade única de contactar com a realidade da doença mental em idade pediátrica e seu impacto na dinâmica familiar. Fez-me perceber o papel decisivo do diagnóstico atempado, da intervenção precoce e da importância de estratégias de integração social destes doentes. O estágio de Cirurgia Geral permitiu-me a aquisição de competências práticas fundamentais a qualquer especialidade futura, considerando, contudo, que a optimização do rácio tutor/aluno permitiria um melhor aproveitamento deste estágio, assim com uma maior permanência na rotação de pequena cirurgia. O estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia foi muito rico pela possibilidade que me deu em participar nas múltiplas vertentes desta especialidade, realizando de forma autónoma várias tarefas e procedimentos. Considero, contudo, que seria enriquecedor ao longo do estágio Profissionalizante, um contacto mais próximo do aluno com a área da investigação, como peça chave da formação académica e ferramenta estratégica de ampliação do conhecimento da comunidade médica.

(10)

Em suma, creio que o Estágio Profissionalizante foi uma peça fundamental na minha formação profissional e pessoal. Tenho, contudo, a consciência que este processo não está finalizado, representando apenas o início de uma aquisição contínua de competências nucleares e humanas. Termino com um agradecimento a todos os professores, tutores e respetivas equipas médicas com quem tive o prazer de contactar ao longo do meu percurso académico e que contribuíram, de forma determinante, para a qualidade da minha formação. Gostaria também de agradecer todo o apoio e motivação dos colegas, amigos e família que me fizeram acreditar que com esforço e dedicação tudo é possível. Sei que não poderia ter escolhido uma casa/escola melhor para a minha formação médica e percurso individual. Ter feito parte da FCM foi sem dúvida um privilégio. Agora é tempo de continuar, e de fazer o possível e o impossível para estar à altura deste grande desafio que se avizinha!

“I have been impressed with the urgency of doing.

Knowing is not enough; we must apply. Being willing is not enough; we must do.”

(11)

4. ANEXOS

4.1 ANEXO I: Certificado de Atribuição do Grau de Doutor em Ciências Veterinárias

na Especialidade de Sanidade Animal

(12)

4.2 ANEXO II: Certificado de Atribuição do Título de Doutoramento Europeu pela

Universidade de Lisboa

(13)

4.3 ANEXO III: Certificado de participação no Curso TEAM – “Trauma Evaluation

and Management”

(14)

4.4 ANEXO IV: Certificado de Participação no Curso Integrado de Laparoscopia –

Cirurgia Geral, Ginecologia e Urologia

Curso Integrado de Laparoscopia – Cirurgia

Geral, Ginecologia e Urologia

— Certificado de Participação EMITIDO POR:

Hospital da Luz Learning Health Rua Carlos Alberto da Mota Pinto, 17-9.º 1070-313 Lisboa

NOME

Ana Margarida Alho DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO

13002292

CÓDIGO DE CERTIFICADO C-jguyhxkji3cc8

Evento

Curso Integrado de Laparoscopia – Cirurgia Geral, Ginecologia e Urologia

18-10-2018 08:00 ® 19-10-2018 16:00

Um Curso composto por uma componente teórica e uma componente prática em ambiente de

bloco operatório destinado a médicos internos e recém-especialistas em Cirurgia Geral, Urologia e

Ginecologia com formação básica prévia em Laparoscopia.

Para participar na prática em bloco operatório é obrigatório ter assistido à parte teórica.

learninghealth.up.events

Comprovativo de Emissão de Certificado Electrónico Decreto-Lei n.º 290-D/99 e 62/2003 — European Union Directive 1999/93/CE

(15)

4.5 ANEXO V: Certificado de Participação no Encontro de Casos Clínicos

Interactivos em Pediatria

Casos Clínicos Interativos em Pediatria

— Certificado de Participação

EMITIDO POR:

Hospital da Luz Learning Health Rua Carlos Alberto da Mota Pinto, 17-9.º 1070-313 Lisboa

NOME

Ana Margarida Alho

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO

13002292

CÓDIGO DE CERTIFICADO

C-d8bf1md43ps8c

Evento

Casos Clínicos Interativos em Pediatria

07-12-2018 08:30 ® 07-12-2018 17:30 - Duração: - 9 horas

Testar as habilidades dos participantes no que diz respeito ao diagnóstico e terapêutica de diversas situações clínicas é o objetivo deste evento clínico interativo destinado a Médicos pediatras e internos da especialidade de Pediatria Médica.

CONTEXTO FORMATIVO

learninghealth.up.events

Comprovativo de Emissão de Certificado Electrónico

(16)

4.6 ANEXO VI: Certificado de Participação no XXIV Encontro Nacional Associação

Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública – “A Saúde e as Novas

(17)

4.7 ANEXO VII: Certificado de Participação nas V Jornadas NovaSaúde – “Conflitos

de interesse na Saúde”

(18)
(19)

4.9 ANEXO IX: Artigo “Adenoma hepatocelular: um incidentaloma raro e

(20)
(21)
(22)
(23)
(24)
(25)
(26)

4.11 ANEXO XI: Comunicações orais e em poster apresentadas

Comunicações orais em Congressos Internacionais

[2019]

Alho AM, Matos B, Otero D, Carvalho I, Matos M, Owen S, Gomes L, Nunes T, Madeira de Carvalho LM. The Portuguese

reality of gastrointestinal and lung parasites in cats. XXI Congreso de la Sociedad Española de Parasitologia, 3-5 Jul 2019, Pontevedra, Spain.

[2018]

Madeira de Carvalho LM, Baptista C, Alho AM, Palomero A, Sánchez-Andrade R, Arias MS, Paz-Silva A, Sós E. Parasitic diseases in wild and feral equids: does it matter? VII FAUNA International Conference, 9-11 Nov 2018, Faculty of Veterinary Medicine, Lisbon, Portugal.

[2017]

Madeira de Carvalho LM, Alho AM. Parasites of the Eurasian otter (Lutra lutra): a hot topic in Conservation Medicine. VI

Fauna International Conference, 10-12 Nov 2017, Faculty of Veterinary Medicine, Lisbon, Portugal. Conference

Proceedings pp. 35-48.

Madeira de Carvalho LM, Alho AM, Cruz RM, Valderrábano E, Cazapal-Monteiro C, Arias MS, Sánchez-Andrade R, Paz-Silva A. Prospectors for the use of predatory fungi in the biological control of parasites in zoo and wild animals. Infectious

diseases, Zoonoses and the One health concept in zoo and wild animals, 24-26 Mar 2017, Budapest, Hungary. Conference

Proceedings pp. 10-16.

Madeira de Carvalho LM, Alho AM. Wild mammals and birds as sentinel hosts of emerging parasites and naive immune (eco)systems. Infectious diseases, Zoonoses and the One health concept in zoo and wild animals, 24-26 Mar 2017, Budapest, Hungary. Conference Proceedings pp. 43-48.

[2016]

Madeira de Carvalho LM, Alho AM, Marcelino I, Flanagan C, Silva N, Pessoa V, Escusa S, Rodrigues JP, Grilo M, Cruz R, Valderrábano E, Cazapal-Monteiro C, Arias MS, Sánchez-Andrade R, Correia J, Paz-Silva A. Parasites and zoos: major agents and new challenges for their Control. V Fauna International conference, 11-13 Nov 2016, Faculty of Veterinary Medicine, Lisbon, Portugal. Extended Proceedings pp. 21-26.

AlhoAM, GenchiC, Madeira de CarvalhoL, RinaldiL. Mapping the current distribution of Dirofilaria spp. in Europe. 10th

International Symposium on Geospatial Health, International Congress for Tropical Medicine and Malaria, 17-22 Sep 2016,

Brisbane, Australia.

AlhoAM, Vilhena H, Oliveira AC, Granada S, Lopes AP, Belo S, Madeira de Carvalho LM, Cardoso L. In search of Dirofilaria

immitis in domestic dogs from Luanda. Fifth European Dirofilaria and Angiostrongylus Days (FiEDAD), 11-13 Jul 2016,

University of Veterinary Medicine, Vienna, Austria.

AlhoAM, Cortes H, Lopes AP, Vila-Viçosa MJ, Cardoso L, Belo S, Madeira de Carvalho L. Detection of Dirofilaria immitis

antigen in red foxes (Vulpes vulpes) from Portugal. Fifth European Dirofilaria and Angiostrongylus Days (FiEDAD), 11-13 Jul

2016, University of Veterinary Medicine, Vienna, Austria.

AlhoAM, Schnyder M, Schaper R, Meireles J, Belo S, Deplazes P, Madeira de Carvalho LM. Seroprevalence of circulating

Angiostrongylus vasorum antigen and parasite-specific antibodies in dogs from Portugal. 4th Bayer Angiostrongylus Forum,

12 Jul 2016, University of Veterinary Medicine, Vienna, Austria.

Alho AM, Belo S, Deplazes P, Madeira de Carvalho L. Ecoepidemiology of Dirofilaria spp. and Angiostrongylus vasorum in

Portugal. European Veterinary Parasitology College Resident Forum, 24 Jun 2016, Bari, Italy. Abstract book p. 146.

• MarcelinoI, FlanaganC, ColellaV, SilvaN, CorreiaJ, LatrofaMS, OtrantoD, Madeira de CarvalhoL, AlhoAM. South African fur seal (Arctocephalus pusillus pusillus): a new host for Dirofilaria immitis. XXIX Congress Societá Italiana di Parassitologia

(27)

• MatosB, AlhoAM, Madeira de CarvalhoL. Survey of gastrointestinal and lung parasites in shelter cats from northwestern Portugal. XXIX Congress Societá Italiana di Parassitologia (SOIPA) & European Veterinary Parasitology College - Parasites,

poverty and social commitment, 21-24 Jun 2016, Bari, Italy. Abstract book p. 115.

Alho AM, Reis Pereira C, Félix LB, Meireles J, Belo S, Madeira de Carvalho L. Canine vector borne diseases in shelters from

the border regions of mainland Portugal. 3rd Conference on Neglected Vectors and Vector-Borne Diseases (EurNegVec), 24-26 May 2016, Zaragoza, Spain. Abstract book pp. 2-3.

Marcelino I, Flanagan C, Silva N, Madeira de Carvalho L, Correia J, Alho AM. Five cases of Dirofilaria immitis natural infection in pinnipeds in a zoological context in Portugal. 44th Annual Symposium of the European Association for Aquatic Mammals, 11-14 Mar 2016, Benidorm, Spain. Abstract book p. 17.

[2015]

Alho AM, Cruz L, Coelho A, Martinho F,Gomes L, Annoscia G, Lia RP, Giannelli A, Otranto D, Madeira de Carvalho LM.First

aberrant localization of Onchocerca lupi in a dog. 25th International Conference of the World Association for the

Advancement of Veterinary Parasitology (WAAVP), 16-20 Aug 2015, Liverpool, UK. Ref: O061/0439. Abstract book p. 101.

Alho AM, VerocaiG, Demoner L, Brianti E, Lia RP, Dantas-Torres F, Otranto D. The III ParSCo (Parasitology Summer Course):

a FantasTick parasitological experience in southern Italy. 25th International Conference of the World Association for the

Advancement of Veterinary Parasitology (WAAVP), 16-20 Aug 2015, Liverpool, UK. Ref: O215/0441. Abstract book p. 255.

• VerocaiG, Alho AM, Demoner L, Brianti E, Lia RP, Dantas-Torres F, Otranto D. The III ParSCo (Parasitology Summer Course): a FantasTick parasitological experience in southern Italy. American Association of Veterinary Parasitologists (AAVP), 11-14 Jul 2015, Boston, MA, USA. Ref: 73. Abstract book, pp. 100-101.

[2014]

Alho AM, Dias J. Posse responsável de animais de companhia. Conferência Animais e o seu convívio com os seres humanos,

Campus Palmarejo da Universidade de Cabo Verde, 5 Nov 2014, Praia, Santiago.

Alho AM, Fiarresga A, Landum M, Lima C, Gamboa O, Meireles J, Sales Luís J, Madeira de Carvalho L. An alternative method

for mechanical removal of Dirofilaria immitis in dogs using a homemade snare. Fourth European Dirofilaria and

Angiostrongylus Days, 2-4 Jul 2014, Budapest, Hungary, Abstract book p. 61.

Alho AM, Gomes L, Pereira da Fonseca I, Meireles J, Madeira de Carvalho L. Canine filarioidosis in Lisbon, Portugal, over

a 14-year period: prevalence, diagnosis and routine laboratory approaches. Fourth European Dirofilaria and

Angiostrongylus Days, 2-4 Jul 2014, Budapest, Hungary, Abstract book p. 48.

Alho AM, Nunes T, Rinaldi L, Meireles J, Belo S, Deplazes P, Madeira de Carvalho L. Transmission risk of Dirofilariosis in

Portugal. 1st Conference on Neglected Vectors and Vector-Borne Diseases (EurNegVec), University of Agricultural Sciences and Veterinary Medicine, 8-11 Apr 2014, Cluj-Napoca, Romania. Parasites & Vectors, 7 (Suppl 1):O16.

Alho AM, Schnyder M, Meireles J, Belo S, Deplazes P,Madeira de Carvalho L. Preliminary Results on the Seroprevalence of

Angiostrongylus vasorum and co-infection with Dirofilaria immitis in shelter dogs from Portugal. 1st Conference on Neglected Vectors and Vector-Borne Diseases (EurNegVec), University of Agricultural Sciences and Veterinary Medicine,

8-11 Apr 2014, Cluj-Napoca, Romania. Proceedings: Parasites & Vectors, 7( Suppl 1):O26.

Madeira de Carvalho LM, Alho AM, Matos M, Sousa S, Miranda LM, Anastácio S, Meireles J, Otranto D, Belo S, Deplazes P. Helminthic CVBD and antiparasitic control measures in Portugal – recent updates. CVBD9 World Forum Symposium, Expect

the Unexpected, 23-25 Mar 2014, Hotel Tivoli, Lisbon, Portugal. Book of Proceedings, pp. 114-115.

[2013]

Madeira de Carvalho LM, Alho AM, Matos M, Sousa S, Miranda LM, Anastácio S, Otero D, Gomes L, Nunes T, Otranto D, Belo S, Deplazes P.Some emerging canine vector borne diseases and antiparasitic control measures in companion animals in Portugal – Recent updates. XVIII Congreso de la Sociedad Española de Parasitologia (SOCEPA), 17 – 20 Sep 2013, Las Palmas de Gran Canaria, Spain, Keynote - CL.3, Proceedings p. 100.

Ferreira CC, Landum M, Alho AM, Afonso A, Calado M, Mauricio I, Meireles JS, Madeira de Carvalho L, Cunha C, Belo S. Advantages of molecular tools for the specific diagnosis of canine Dirofilariosis and other canine filarial nematodes in

(28)

Portugal. XVIII Congreso de la Sociedad Española de Parasitologia (SOCEPA), 17–20 Sep 2013, Las Palmas de Gran Canaria, Spain, CO-DP2.1, Proceedings p. 90.

[2012]

Alho AM, Landum M, Madeira de Carvalho L, Meireles J, Gonçalves L, Belo S. Updating the epidemiological status of canine

dirofilariosis in Portugal - Preliminary results. Third European Dirofilaria Days (TEDD), 21-22 Jun 2012, Parma, Italy. Proceedings p. 33.

Goncalves L, Subtil A, Brites N, Rosario de Oliveira M, Alho AM, Meireles J, Madeira de Carvalho LM, Belo S. Bayesian Latent Class Models in Veterinary and Human Epidemiology. Proceedings of 46th Scientific Meeting of the Italian Statistical Society, 20-22 Jun 2012, Rome, Italy, pp. 1-8.

Comunicações orais em Congressos Nacionais [2018]

Madeira de Carvalho LM, Alho AM. Raposas, carnívoros coabitantes e os seus parasitas numa perspectiva de medicina da conservação em Portugal. X Jornadas Veterinárias da Muralha, IV Jornadas Monte Selvagem, 3 - 4 Mar 2018, Évora, Portugal.

• Madeira de Carvalho LM, PalomeroA, AlhoAM, Magalhães da Cruz R, Torres MI, Evangelista F, Valderrábano E, Cazapal-Monteiro C, Arias MS, Sánchez-Andrade R, Paz-Silva A. Profilaxia e controlo biológico das parasitoses em animais selvagens.

X Jornadas Veterinárias da Muralha, IV Jornadas Monte Selvagem, 3 - 4 Mar 2018, Évora, Portugal.

[2016]

Madeira de Carvalho LM, Otero D, Matos M, Ferreira A, Alho AM. Jardins, espaços públicos e áreas caninas: fontes de infestação e infeção parasitária para animais de companhia. 7º Encontro de Formação da Ordem dos Médicos Veterinários

(EFOMV), 26-27 Nov 2016, Lisbon, Portugal. Proceedings pp. 391-395.

Madeira de Carvalho LM, Barbeito J, Alho AM. Humor no ensino universitário: imprudência ou competência pedagógica.

XI Jornadas Pedagógicas Instituto Superior Técnico, 15-16 Mar 2016, Lisbon, Portugal. Livro de abstracts pp.19-20.

[2015]

Carvalho I, Alho AM, Gomes L, Fonseca MJ, Madeira de Carvalho L.Rastreio de parasitas gastro-intestinais e pulmonares em gatos de gatis nos distritos de Lisboa e Setúbal VI Congresso da Ordem dos Médicos Veterinários, 12-13 Dec 2015, Lisbon, Portugal.

Reis Pereira C, Alho AM, Félix LB, Meireles J, Belo S, Madeira de Carvalho L.Doenças caninas de transmissão vetorial em canis das regiões fronteiriças de norte a sul de Portugal continental. VI Congresso da Ordem dos Médicos Veterinários, 12-13 Dec 2015, Lisbon, Portugal.

Alho AM. Ecoepidemiologia da Dirofilariose e Angiostrongilose em Portugal. Seminário de Investigação. Faculdade de

Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa, 9 Jun 2015, Lisbon, Portugal.

Madeira de Carvalho LM, Alho AM, Belo S. Filarioses Zoonóticas Emergentes. Mesa-Redonda: Filarioses (Invited talk). 3º

Congresso Nacional de Medicina Tropical - 1º Congresso Lusófono de Doenças Transmitidas por Vectores, 20-21 Apr 2015,

Instituto Higiene e Medicina Tropical, Universidade Nova de Lisboa, Lisbon, Portugal, p.1. [2014]

Alho AM, Meireles J, Belo S, Madeira de Carvalho L. Dirofilariose e Potenciais co-infecções. Mesa-Redonda II: Dirofilariose

– situação atual e perspetivas de controlo. XVII Congresso Sociedade Portuguesa de Parasitologia, Faculdade de Farmácia, 20-21 Nov 2014, Coimbra, Portugal. Acta Parasitológica Portuguesa 2014, vol. 20 (1/2), pp. 107-108.

Alho AM, Félix LB, Meireles J, Belo S, Madeira de Carvalho L. Parasitoses Gastrointestinais e cardiopulmonares em canídeos

– estudo epidemiológico em canis de Portugal Continental. XVII Congresso Sociedade Portuguesa de Parasitologia, Faculdade de Farmácia, 20-21 Nov 2014, Coimbra, Portugal. Acta Parasitológica Portuguesa 2014, vol. 20 (1/2), pp.

(29)

122-• Otero D, Nijsse R, Gomes L, Alho AM, Overgaauw P, Hoek D, Madeira de Carvalho LM. Prevalência de ovos de Toxocara spp. no solo de parques públicos da área da Grande Lisboa, Portugal – Resultados preliminares. Portugal. XVII Congresso

Sociedade Portuguesa de Parasitologia, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, 20-21 Nov 2014, Coimbra,

Portugal.

Madeira de Carvalho LM, Alho AM, Meireles J, Belo S. Perfil epidemiológico da Dirofilariose animal em Portugal. Mesa-Redonda II: Dirofilariose – situação atual e perspectivas de controlo. XVII Congresso Sociedade Portuguesa de Parasitologia, Faculdade de Farmácia, 20-21 Nov 2014, Coimbra, Portugal. Acta Parasitológica Portuguesa 2014, vol. 20 (1/2), pp.103-104, C0-16.

Lemos J, Maia C, Ferreira C, Alho AM, Campino L, Meireles J, Madeira de Carvalho L, Belo S. Prevalência e co-infecção por

Dirofilaria spp. e Leishmania infantum em cães na região centro de Portugal. XVII Congresso Sociedade Portuguesa de Parasitologia, Faculdade de Farmácia, 20-21 Nov 2014, Coimbra, Portugal. Acta Parasitológica Portuguesa 2014, vol. 20

(1/2), pp.142-143.

Melo-Franco B, Botelho M, Francisco P, Fernandes R, Gomes L, Alho AM, Madeira de Carvalho LM. Epidemiologia e controlo de helmintes intestinais em éguas e poldros Puro-Sangue Lusitano em regime de maneio extensivo no Ribatejo e no Baixo Alentejo. V Congresso da Ordem dos Médicos Veterinários, 29-30 Nov 2014, Lisbon, Portugal.

Melo-Franco B, Botelho M, Francisco P, Fernandes R, Gomes L, Alho AM, Madeira de Carvalho LM. Epidemiologia do Parasitismo Gastrintestinal em Éguas e Poldros Puro-Sangue Lusitano em Regime de Maneio Extensivo no Ribatejo e no Baixo Alentejo (Portugal). Livro de Resumos, VI Congresso da SPCV INIAV, 3-5 Apr 2014, Oeiras, Portugal. Abstract book p. 107.

[2013]

Alho AM, Landum M, Ferreira C, Meireles J, Gonçalves L, Madeira de Carvalho LM, Belo S. Prevalência da Dirofilariose

canina na região centro de Portugal. IV Encontro de Formação da Ordem dos Médicos Veterinários, 30 Nov 2013, Lisboa, Portugal.

Santos Matos M, Alho AM,Nunes T, Madeira de Carvalho LM. Hábitos de desparasitação externa em animais de companhia: Inquérito a proprietários de cães e gatos da região de Lisboa, Portugal. IV Encontro de Formação da Ordem dos Médicos

Veterinários, 30 Nov 2013, Lisboa, Portugal.

Santos Matos M, Alho AM,Nunes T, Madeira de Carvalho L. Hábitos de desparasitação interna em animais de companhia: Inquérito a proprietários de cães e gatos da região de Lisboa, Portugal. IV Encontro de Formação da Ordem dos Médicos

Veterinários, 30 Nov 2013, Lisboa, Portugal.

Valverde AJG, Guerra D, Alho AM, Minas M, Madeira de Carvalho L. Parasitismo gastrointestinal e pulmonar na raposa-vermelha (Vulpes vulpes silacea) no concelho de Elvas. IV Encontro de Formação da Ordem dos Médicos Veterinários, 30 Nov 2013, Lisboa, Portugal.

Vidal R, Alho AM, Rocha H, Gomes L, Carneiro J, Madeira de Carvalho L. Rastreio Nacional de Doenças Caninas de transmissão vectorial em canídeos com funções militares e policiais. Congresso da APMVEAC, 11-12 May 2013, Lisbon, Portugal. Proceedings p. 145.

[2012]

Alho AM, Landum M, Meireles J, Gonçalves L, Belo S, Madeira de Carvalho L. Observação epidemiológica sazonal da

Dirofilariose canina em regiões do centro sul de Portugal continental. XVI Congresso Português de Parasitologia, 29-30 Nov 2012, Lisbon, Portugal. Acta Parasitológica Portuguesa, pp. 130-131.

Landum M, Ferreira CC, Calado M, Alho AM, Meireles JS, Madeira de Carvalho L, Cunha C, Belo S. Wolbachia pipientis em cães de Portugal infectados com Dirofilaria immitis. XVI Congresso Português de Parasitologia, 29-30 Nov 2012, Lisbon, Portugal. Acta Parasitológica Portuguesa, pp. 140-141.

Ferreira CC, Landum M, Afonso A, Calado M, Cunha C, Alho AM, Meireles J, Madeira de Carvalho L, Belo S. Detecção e caracterização molecular de Dirofilaria immitis em cães de Portugal. XVI Congresso Português de Parasitologia, 29-30 Nov 2012, Lisbon, Portugal. Acta Parasitológica Portuguesa, pp. 154-155.

(30)

Comunicações sob a forma de Poster em Congressos Internacionais [2018]

Alho AM, Kayikci F, Shahi Barogh B, Rosa H, Tomás J, Rocha H, Madeira de Carvalho LM, Fuehrer HP. Equine piroplasmosis

by Theileria equi in military horses from Portugal. CIISA Congress “Exploring the boundaries of animal, veterinary and biomedical sciences”. 16-17 Nov 2018, Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, Portugal. Abstract book, Poster 72, pp 117.

• Madeira de Carvalho LM,Alho AM, Breuer H, Shahi Barogh B, Zittra C, Harl J, Caetano I, Brazio E, Mira M, Fuehrer HP. Hemoparasites of birds of prey and other avian hosts kept in a Wildlife Rehabilitation Center in Lisbon, Portugal. CIISA Congress “Exploring the boundaries of animal, veterinary and biomedical sciences”. 16-17 Nov 2018, Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, Portugal. Abstract book, Poster 89, pp 134.

Alho AM, Lopes AP, Mesquita JR, Cordeiro da Silva A, Brancal H, Vilhena H, Duarte Correia J, Madeira de Carvalho L, Cardoso

L, Schnyder M. Seroprevalence of Aelurostrongylus abstrusus in domestic cats from Portugal. 6th Dirofilaria and

Angiostrongylus Days, 6-7 Jul 2018, Belgrade, Serbia. Proceedings, Poster2, page 119.

Alho AM, Lima C, Colella V, Madeira de Carvalho L, Otranto D, Cardoso L. Awareness of zoonotic diseases and parasite

control practices: a survey of dog and cat owners in Qatar. Joint meeting of the BSPP, ISP, BAVP and EVPC, 3-4 May 2018, Brussels, Belgium. Abstract book, page 56.

Alho AM, Lima C, Latrofa MS, Colella V, Ravagnan S, Capelli G, Madeira de Carvalho L, Cardoso L, Otranto D. Molecular

detection of vector-borne pathogens in dogs and cats from Qatar. Joint meeting of the BSPP, ISP, BAVP and EVPC, 3-4 May 2018, Brussels, Belgium. Abstract book, page 55.

[2017]

Pires H, Matos A, Brida T, Lopes F, Alho AM, Martins M, Madeira de Carvalho LM. Parasitological survey in wild birds kept for rehabilitation in Central Eastern Portugal. Xth International Symposisum on Wild Fauna, 21-23 Sep 2017, Vila Real,

Portugal. Book of Abstracts pp. 76

Braga M, Alho AM, Gomes L, Nunes T, Madeira de Carvalho LM. Prevalence and seasonal variation of cardiovascular, hematic and gastrointestinal parasites in dogs from Beja district, southern Portugal. 4th Conference on Neglected Vectors

and Vector-Borne Diseases (EurNegVec), 11-13 Sep 2017, Crete, Greece. Abstract book p. 7.

AlhoAM, LimaC, LatrofaMS, AnnosciaG, ColellaV, Madeira de CarvalhoL, CardosoL, Otranto D. Molecular detection of

Leishmania spp. in dogs and cats from Qatar. 6th World Congress on Leishmaniasis. 16-20 May 2017, Toledo, Spain. Abstracts book p.1362.

[2016]

Alho AM, Belo S, Meireles J, Cardoso L, Deplazes P, Madeira de Carvalho L. Detection of Dirofilaria spp. and Angiostrongylus

vasorum in canids from Portugal. European Scientific Counsel for Companion Animal Parasites (ESCCAP) meeting, 19–20 Oct

2016, SEVC conference, Granada, Spain. Abstract booklet p. 16.

Carvalho I, Alho AM, Correia JJ, Gomes L, Fonseca MJ, Madeira de Carvalho L. Gastrointestinal and lung parasites survey in shelter cats from Lisbon and Setúbal districts, Portugal. International Society of Feline Medicine (ISFM) European Congress,

29 Jun–3 Jul 2016, Malta. Proceedings of ISFM European Feline Congress, p. 179.

Alho AM, PitaJ, AmaroA, AmaroF, SchnyderM, GrimmF, CustódioAC,CardosoL, DeplazesP, Madeira de Carvalho L.

Seroprevalence of vector-borne pathogens and molecular detection of Borrelia afzelii in military dogs from Portugal.

CVBD11 Symposium, CVBD World Forum Bayer Animal Health, 10-11 May 2016, Miami, USA. Proceedings p. 30.

Alho AM, Silva J, Fonseca MJ, Santos F, Nunes C, Madeira de Carvalho L, Rodrigues M, Cardoso L. (2016). First report of

Cytauxzoon sp. infection in a domestic cat from Portugal. CVBD11 Symposium, CVBD World Forum, Bayer Animal Health,

(31)

[2015]

Ferreira A, Alho AM,Otero D, Overgaauw PAM, Madeira de Carvalho LM.Owner behaviour and parasite risk factors in park-attending dogs: a public health concern? II Congresso Ibero-americano de Epidemiologia e Saúde Pública. 2-4 Sep 2015, Santiago de Compostela, Spain. Gac Sanit. 2015; 29(Espec Congr), p. 65.

Alho AM,Mouro S,Pissarra H, Murta A,Lemos M, Gomes L,Lima C, Madeira de Carvalho LM. First report of Eucoleus boehmi

in a dog from Portugal. 25th International Conference of the World Association for the Advancement of Veterinary

Parasitology (WAAVP), 16-20 Aug 2015, Liverpool, UK. Ref: P1H117/0438. Abstract book p. 679.

Ferreira A, Alho AM, Otero D, Gomes L, Nijsse R, Overgaauw P, Madeira de Carvalho LM. Canine faecal contamination and parasitic risk assessment in Lisbon dog parks. 25th International Conference of the World Association for the Advancement

of Veterinary Parasitology (WAAVP), 16-20 Aug 2015, Liverpool, UK. Ref: P2E375/0437. Abstract book p. 605

Melo-Franco B, Botelho M, Francisco P, Fernandes R, Gomes L, Alho AM, Madeira de Carvalho L. Epidemiology and control of intestinal helminths in two Lusitano horse stud farms in Center and South of Portugal. 25th International Conference of

the World Association for the Advancement of Veterinary Parasitology (WAAVP), 16-20 Aug 2015, Liverpool, UK. Ref: 0654.

Poster Number: P1B073. Abstract book p. 371.

Lajas LM, Alho AM, Gomes L, Begg C, Begg K, Waiti E, Otranto D, Almeida V, Madeira de Carvalho LM. Gastrointestinal and respiratory parasites survey in wild lions from Niassa National Reserve, Mozambique – Preliminary results. International Conference on Diseases of Zoo and Wild Animals, 13-16 May 2015, Barcelona, Spain. Proceedings of the International Conference on Diseases of Zoo and Wild Animals - Full paper, pp. 151-154.

Alho AM, Pita J, Schnyder M, Grimm F, Custódio AC, Deplazes P, Madeira de Carvalho L. Seroprevalence of canine

vector-borne diseases in military working dogs in Portugal – National Survey. 2nd Conference on Neglected Vectors and

Vector-Borne Diseases (EurNegVec), Izmir, Turkey, 31 Mar-2 Apr 2015. P02. Abstract book p.56.

Alho AM, Madeira de Carvalho L, Iglésias L, Correia JJ. Dirofilaria immitis, a silent agent of pulmonary embolism and sudden

death in a cat from Portugal. 2nd Conference on Neglected Vectors and Vector-Borne Diseases (EurNegVec), Izmir, Turkey, 31 Mar-2 Apr 2015. P25. Abstract book p. 81.

[2014]

Alho AM, Schnyder M, Belo S, Deplazes P, Madeira de Carvalho L. Angiostrongylosis – current situation in Portugal. Fourth

European Dirofilaria and Angiostrongylus Days, 2-4 Jul 2014, Budapest, Hungary. Abstract Book, p. 91.

[2013]

Otero D, Nijsse R, Gomes L, Alho AM, Overgaauw P, Hoek D, Madeira de Carvalho L. Soil Contamination with Toxocara spp. eggs in public parks of Lisbon, Portugal - Preliminary results). XVIII Congreso de la Sociedad Española de Parasitologia

(SOCEPA), 17–20 Sep 2013, Las Palmas de Gran Canaria, Spain, P-ZO.10, Proceedings, p. 315.

Alho AM, Landum M, Ferreira C, Meireles J, Gonçalves L, Madeira de Carvalho L, Belo S. Prevalence and seasonal variations

on canine Dirofilariosis in Portugal. Triennial Symposium of the American Heartworm Society, 8-10 Sep 2013, New Orleans, LA, EUA, Poster 1, Proceedings p. 38.

[2012]

Alho AM, Pontes JV, Pereira D, Rafael T, Seixas R. Adrenal Incidentaloma diagnosed as a Pheochromocytoma in a fifteen

years old dog - An unexpected finding with deadly consequences. 47º Congreso Nacional de AVEPA, Southern European

Veterinary Congress (SEVC), 18-20 Oct 2012, Barcelona, Spain.

Landum M, Ferreira CC, Calado M, Alho AM, Meireles JS, Madeira de Carvalho L, Cunha C, Belo S. First report of Wolbachia

pipientis in dogs infected with Dirofilaria immitis in Portugal - Preliminary findings. Third European Dirofilaria Days, 21-22

Jun 2012, Parma, Italy, Proceedings p. 70.

Comunicações sob a forma de Poster em Congressos Internacionais [2018]

Costa JL, Alho AM, Gomes L, Eiras A, Nunes T, Vicente G, Lopes P, Madeira de Carvalho LM. A quimioterapia oncológica e os seus efeitos no parasitismo gastrointestinal do cão. 8º Encontro de Formação da Ordem dos Médicos Veterinários, 14-15 Apr 2018, Lisbon, Portugal.

(32)

[2017]

Alho AM, Meireles J, Cardoso L, Cortes H, Lopes AP, Vila-Viçosa MJ, Deplazes P, Belo S, Madeira de Carvalho L.

Ecoepidemiologia da infeção por Dirofilaria spp. em Portugal. 4.º Congresso Nacional de Medicina Tropical e 1.º

Encontro Lusófono de Sida, Tuberculose e Doenças Oportunistas, Instituto de Higiene e Medicina Tropical, 19-21 Apr

2018, Lisbon, Portugal. [2016]

Carvalho I, Alho AM, Correia JJ, Madeira de Carvalho L. Três casos fatais de pneumonia verminosa em gatos domésticos por Aelurostrongylus abstrusus. 7º Encontro de Formação da Ordem dos Médicos Veterinários (EFOMV), 26-27 Nov 2016, Lisbon, Portugal. Proceedings p.460.

Owen S, Alho AM, Madeira de Carvalho L. Primeiro restreio de parasitas cardiopulmonares e gastrointestinais em cães e gatos da região do Algarve utilizando a técnica de FLOTAC. 7º Encontro de Formação da Ordem dos Médicos

Veterinários (EFOMV), 26-27 Nov 2016, Lisbon, Portugal. Proceedings p.455.

Marcelino I, Flanagan C, Silva N, Madeira de Carvalho L, Correia J, Alho AM. Dirofilaria immitis in South African fur seal (Arctocephalus pusillus pusillus): necropsy and histopathology findings observed in zoological context in Portugal. XXI Encontro da Sociedade Portuguesa de Patologia Animal (SPPA) - Patologia Veterinária: para além do diagnóstico de rotina, 20-21 May 2016, Lisbon, Portugal, p. 51. (Poster 14).

[2012]

Alho AM, Veloso AR, Seixas R. Insulinoma, a challenge for the clinic veterinarians. Case Study. VIII Congresso do Hospital

Veterinário Montenegro, 11-12 Fev 2012, Santa Maria da Feira, Portugal.

Projectos/Acções de Sensibilização [2019]

Alho, AM. Parasitas nos gatos: a realidade Portuguesa. MSD Saúde Animal - Cat talk. 20 de Março 2019 Sintra, Hotel

Tivoli Sintra; 26 de Março 2019 Braga, Hotel Vila Galé Collection Braga; 27 de Março 2019 Lisboa, Hotel Tivoli Oriente; 28 de Março 2019 Abrantes, Luna Hotel Turismo Abrantes; 2 de Abril 2019 Faro, Faro Hotel; 3 de Abril 2019 Portimão, Hotel Tivoli Portimão; 9 de Abril 2019 Porto, Bessa Hotel; 10 de Abril 2019 Coimbra, Hotel Vila Galé Coimbra; 7 de Maio 2019 Porto Alto, Companhia das Lezírias; 8 de Maio 2019 Peniche, Hotel MH Peniche; 14 de Maio 2019 Leiria, Palace Hotel Monte Real; 15 de Maio 2019 Viseu, Pousada de Viseu; 21 de Maio 2019 Lisboa, Hotel Vila Galé Ópera; 22 de Maio 2019 Évora, Hotel Vila Galé Évora; 28 de Maio 2019 Palmela, Pousada de Palmela; 29 de Maio 2019 Vila Real, Hotel Mira Corgo; 25 de Junho 2019 Funchal, Hotel Pestana Promenade.

Alho, AM. Seminário sobre Parasitas Internos e Externos: da teoria à prática. 5 de Abril 2019. Faculdade de Medicina

Veterinária, Universidade de Lisboa. [2016]

Alho AM (2016). Leishmaniose: os desafios de uma doença para a qual há uma nova vacina. Revista Veterinária Atual,

95, pp. 12-16.

Alho AM (2016). Maio, mês do coração animal: há doenças parasitárias cardiopulmonares potencialmente fatais (May,

month of the animal heart: potentially fatal cardiopulmonary parasitic diseases). SIC Notícias - Live TV channel interview, 11 May. Lisbon, Portugal. Available at: http://sicnoticias.sapo.pt/programas/edicaodamanha/2016-05-11-Mes-do-coracao-animal-ha-doencas-parasitarias-cardiopulmonares-potencialmente-fatais

Alho AM (2016). Dirofilariose e angiostrongilose (Dirofilariosis and angiostrongylosis). Programa “Querida Júlia”, SIC -

Live TV channel interview, 6 May. Lisbon, Portugal. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=QAi62hg7Oxg [2015]

Referências

Documentos relacionados

Visando justamente suprir a necessidade de gerir dados da organização, de modo que os mesmos sejam adequados para o ambiente gerencial e venham a se tornar informação útil no

Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe um método inédito na Bioinformática para determinar qual site preditor de epítopos possui alto poder preditivo, culminando com

Pode-se notar que a diferença da distância de parada do sistema com controlador e sem controlador é menor que na simulação para terreno seco, entretanto o sistema com ABS e

Embora a maioria dos trabalhos que visam detecc¸˜ao de centros de ossificac¸˜ao utilizem extrac¸˜ao de regi˜oes de interesse na etapa inicial do projeto, Zhang, Gertych e Liu

Essa estatística, infelizmente, influencia diretamente no desenvolvimento cognitivo e pessoal do DV.Segundo Dias (2010), se o uso do computador e de OA no ensino

A técnica baseada em regras (RBMT) tem seu processo de tradução baseado na transferência do texto em LF (Língua Fonte) para LA (Língua Alvo), através de regras que representam

caminho mais curto 131 1674 u.d. O fato de o ACS ter obtido um caminho mais longo em 78, 2% dos mapas, igualando-se ao Dijkstra somente em 131 dos 600 mapas, ainda não representa

Com a técnica de validação cruzada com parada antecipada, os dados são selecionados do banco de dados para cada partição (estimação, validação e teste) de forma aleatória, o que