• Nenhum resultado encontrado

LOJA DE TINTA FICHA TÉCNICA APRESENTAÇÃO MERCADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LOJA DE TINTA FICHA TÉCNICA APRESENTAÇÃO MERCADO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

LOJA DE TINTA FICHA TÉCNICA

Setor da Economia: terciário Ramo de Atividade: comércio Tipo de Negócio: loja de tinta

Produtos Ofertados/Produzidos: tintas empregadas na construção civil Investimento inicial: 120mil reais

Área: 100m²

APRESENTAÇÃO

É muito difícil estabelecer uma data para o surgimento da tinta. O homem não estava procurando criar ou inventar algo que embelezasse ou protegesse sua casa quando a tinta surgiu, mesmo porque, naquela época, ele ainda morava em cavernas. Foi graças à incessante necessidade do homem expressar os seus pensamentos, emoções e a cultura de seu povo que ela foi descoberta. Primeiramente, as tintas tiveram um papel puramente estético. Somente mais tarde, quando introduzidas em países do norte da América e da Europa, onde as condições climáticas eram mais severas, o aspecto "proteção" ganharia maior importância.

A partir daí cada nação deu sua contribuição para o desenvolvimento da tinta e chegar ao que hoje ele representa. Primeiro foram os egípcios que fizeram os primeiros pigmentos sintéticos; a China inventou a tinta de escrever; a Inglaterra começou dar à tinta o papel de proteção pintando igrejas, prédios públicos e residências de pessoas importantes. Foi na Revolução Industrial que a tinta começou a ser produzida em larga escala. Logo depois surgiram novas fórmulas que davam vida às tintas especiais para pintura de

exteriores, esmaltes para acabamento de automóveis e tinta à prova de gotejamento para superfícies externas e internas.

Hoje, vender tinta é vender proteção, bem estar e beleza. MERCADO

O Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas.

O mercado se encontra claramente definido, compreendendo três tipos de empresas: grandes conglomerados (nacionais e internacionais), empresas de porte médio, com administração de caráter familiar, e pequenas e médias indústrias voltadas ao

atendimento de segmentos específicos do mercado.

Fabricam-se no país tintas destinadas às mais variadas aplicações, com tecnologia de ponta e grau de competência técnica comparável à dos mais avançados centros mundiais de produção.

Os grandes fornecedores mundiais de matérias-primas e insumos para tintas estão presentes no país, de modo direto ou através de seus representantes, juntamente com empresas nacionais, muitas delas detentoras de alta tecnologia e com perfil exportador • Fabricantes: cerca de 300, espalhados por todo o País

• Empregados diretos: 16 mil

• Faturamento total 2006: US$ 2,05 bilhões • Volume produzido 2006: 968 milhões de litros • Capacidade instalada: mais de 1 bilhão de litros • Previsão de crescimento 2007/2006: 4,5 % • Segmentos em que o setor se divide:

- Tinta imobiliária: representam cerca de 77% do volume total e 59% a 62% do faturamento

(2)

- Tinta para indústria automotiva (montadoras): 3,5% a 4,5% do volume e 6% a 7,5% do faturamento

- Tinta para indústria em geral (eletrodomésticos, móveis, autopeças etc.): 15% do volume e 23% a 25% do faturamento

- Tinta para repintura automotiva: 4% do volume e 9% a 10% do faturamento LOCALIZAÇÃO

O local deve oferecer infra-estrutura adequada e condições que propiciem o

desenvolvimento da loja. É fundamental avaliar a facilidade do acesso considerando a entrada de insumos e expedição de produtos acabados. Procure instalar-se em pólos comerciais específicos.

As atividades econômicas da maioria das cidades são regulamentadas pelo Plano Diretor Urbano (PDU). É essa Lei que determina o tipo de atividade que pode funcionar em determinado endereço. A consulta de local junto à Prefeitura é o primeiro passo para avaliar a implantação de sua empresa. Na Prefeitura de Vitória o PDU é fornecido a partir de consulta no site.

ESTRUTURA

A estrutura básica deve contar com uma área mínima de 100m². Este espaço deve contemplar área de venda e área de estoque.

EQUIPAMENTOS

Os equipamentos básicos são: - Gôndolas;

- Balcão de atendimento;

- Misturador automático de tinta (para fazer cores personalizadas sob encomenda); - Caixa equipado com ECF – Emissor de Cupom Fiscal;

- Móveis e equipamentos de escritório: telefone, fax e computador. INVESTIMENTOS

O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento e do quantitativo de que dispõe o investidor. Considerando uma loja de pequeno porte, montada numa área de 100m², será necessário um investimento de R$120mil aproximadamente.

Obs.: os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário

decidir se vale ou não a pena aprofundar a análise de investimento. Investindo em INFORMATIZAÇÃO

Uma empresa informatizada tem grandes chances de sair na frente do concorrente. Além de facilitar os processos, garantem a segurança na tomada de decisões, melhora a

produtividade e diminui os gastos.

Escolha um projeto abrangente que atenda toda a empresa, desde o gerenciamento de conteúdo para websites, até os controles administrativos (financeiro, estoque, caixa, cadastro de clientes, etc.), passando pela automação inclusive: caixas eletrônicas,

impressoras para preenchimento automático de cheques, código de barras nos produtos, etc.

Existem no mercado atualmente, três grandes grupos de softwares: SGE Sistema de Gestão Empresarial; SGC Sistema de Gerenciamento de Clientes e Básicos. Eles podem ser encontrados nas empresas especializadas ou na Internet, através dos sistemas disponibilizados nas Provedoras de Serviços de Software (ASP - application service provider).

(3)

PESSOAL

As atividades comerciais de tintas podem ser iniciadas com três pessoas na área de vendas, duas no estoque e arrumação e duas na administração.

A atividade comercial necessita de profissionais de venda que apresentem e orientem a compra dos clientes, buscando dentre as alternativas existentes no estoque aquele que atenderá às necessidades de um público cada vez mais exigente.

PROCESSOS PRODUTIVOS

Como todo comércio o processo produtivo envolve compras de produtos selecionados de boa qualidade, vendas por meio de atendimento especializado, dimensionamento do estoque e controles financeiros.

A seleção de bons fornecedores de tinta é fundamental para o sucesso do empreendimento. É necessário a criação e manutenção de um cadastro.

A partir da venda surgem outros controles (contas a receber, vendas, estoque, etc.) que possibilitam ao empreendedor tomar decisões acertadas na gestão do negócio.

O empreendedor deve ter em mente que a reposição ou diversificação nos produtos ofertados garantem o retorno do cliente. É certo que preços competitivos e ambiente propício são fatores de atração e somados ao atendimento diferenciado e variedade de produtos podem transformar o seu negócio em sucesso empresarial.

Administrando a loja:

Uma vez colocado em funcionamento o novo negócio, estabelece-se um novo desafio: a sua gestão competitiva, capaz de oferecer ao mercado os melhores produtos e serviços e assegurar o retorno do capital investido. Gerenciar o negócio significa colocar à prova o talento, o conhecimento e a experiência do empreendedor.

Administrar é o processo de organizar o que foi planejado, assegurando a liderança e o controle na execução do trabalho de todos que fazem parte direta ou indiretamente da empresa. É usar os recursos administrativos disponíveis com vistas a alcançar os objetivos estabelecidos. E é aqui que entra a importância da busca contínua de informações. Estas podem ser adquiridas através da leitura, vídeos técnicos e

administrativos, em feiras, palestras, treinamentos, e outros eventos. O próprio SEBRAE oferece muitos cursos de aperfeiçoamento: Administração Básica para Pequenas

Empresas, Técnicas para Negociações, Lucratividade – Crescer, Sobreviver ou Morrer, Análise e Planejamento Financeiro, Controles Financeiros, Desenvolvimento das

Habilidades Gerenciais, Gestão de Pessoas, entre outros. DIVULGAÇÃO

Trazer os clientes até a sua empresa não é uma tarefa fácil, por isso, você deve traçar um plano para divulgar o estabelecimento e a marca de forma atraente e que desperte

curiosidade nas pessoas.

Marketing é a técnica de criar, desenvolver e fixar a imagem de uma empresa junto a seus consumidores. Ele começa na escolha do nome da empresa e vai até as campanhas publicitárias, passando pela definição da melhor forma de atendimento ao público.

Componentes do marketing: nome; logomarca e slogan; o estabelecimento e a

divulgação. Esta última está presente em três fases distintas: a primeira é a inauguração – a campanha publicitária de lançamento da sua empresa pode ser feita através de

distribuição de folder, convites por mala direta, out-door, espaços publicitários em rádio, tv, revistas e jornais e é bom que esteja associada a uma promoção ou coquetel de lançamento. A segunda é a divulgação permanente – feita dia a dia, através da qualidade do serviço prestado. É a que mantém os clientes assíduos. A terceira é a específica - direcionada para aqueles momentos especiais – distribuição de brindes em datas comemorativas, por exemplo.

(4)

DIVERSIFICAÇÃO

O grande diferencial no campo do comércio está no serviço a ser prestado. Pois os produtos quando não exclusivos podem fazer parte do estoque de qualquer comerciante, basta que compre do mesmo fornecedor ou similar.

As oportunidades para oferecer algo extra ao cliente são infinitas! É só olhar para a empresa e para o cliente e num “raio-x”, todos encontrarão dezenas de possibilidades para criar, inovar, fazer um algo a mais.

Um atendimento proativo, personalizado, feito em um determinado momento, para um determinado cliente, é como uma impressão digital: é única!

CURSOS E TREINAMENTOS

O SEBRAE/ES disponibiliza para o empresário uma carteira com mais de 30 títulos de cursos e palestras abordando os mais variados temas e objetivos. A Educação

Empresarial do SEBRAE é um instrumento para que os obstáculos encontrados sejam superados com maior facilidade ampliando, consequentemente, o horizonte de

conhecimentos necessários nessa função.

SEBRAE/ES

Av. Jerônimo Monteiro, 935, Ed. Sebrae, Centro. Vitória/ES CEP: 29010-003

Tel.: 0800399192

http://www.sebraees.com.br

Cursos: Técnicas de Vendas; Marketing: Uma Estratégia de Vendas; Gerência de

Equipes de Vendas; Gerência de Rotinas e Procedimentos em Vendas; Atendimento ao Cliente; Como Vender mais e Melhor; Iniciando um Pequeno Grande Negócio (com carga horária de 30h); Empretec (carga horária de 72h); Administração Básica para Pequenas Empresas (carga horária de 20h); entre outros.

Palestras Gerenciais: Atendimento a Clientes; Comece Certo – Planejamento e Análise;

Determinação do Capital de Giro; Gerenciando o Fluxo de Caixa com Eficiência;

Promoção de vendas; Entendendo Custos, Despesas e Preço de Venda; A Empresa e os Novos Tempos; Qualidade no relacionamento ao cliente; Como Conquistar e Manter Clientes.

ABRAFATI

A entidade promove específicos do setor http://www.abrafati.com.br

EVENTOS

10º. Congresso Internacional de Tintas

10ª. Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas

Período: 24 a 26 de outubro de 2007

Local: Transamécia Expo Center – São Paulo/SP http://www.abrafati.com.br

(5)

CONSTRUIR - Feira Internacional da Construção, Engenharia e Arquitetura.

Local: Riocentro - Rio de Janeiro http://www.escalaeventos.com.br http://www.feiraconstruir.com.br

FEICON - Feira Internacional da Indústria da Construção

Local: Anhembi - São Paulo/SP Organização: Alcântara Machado http://www.feicon.com.br

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA

É interessante fazer uma consulta à “Cartilha do Fornecedor Capixaba”, que se encontra disponível na Biblioteca do SEBRAE/ES.

Essa atividade exige o conhecimento de algumas leis:

- Lei Federal nº. 8.078/1990 - Código de Defesa do Consumidor.

- Lei Municipal nº. 6.080/2003 – Código de Posturas e Atividades Urbanas do Município de Vitória.

REGISTRO ESPECIAL

Para registrar sua empresa você precisa de um contador. Profissional legalmente

habilitado para elaborar os atos constitutivos da empresa, auxiliá-lo na escolha da forma jurídica mais adequada para o seu projeto e preencher os formulários exigidos pelos órgãos públicos de inscrição de pessoas jurídicas. Além disso, ele é conhecedor da legislação tributária à qual está subordinada a nossa produção e comercialização. Mas, na hora de escolher tal prestador de serviço, deve-se dar preferência a profissionais qualificados, que tenha boa reputação no mercado e melhor que seja indicado por alguém que já tenha estabelecido com ele uma relação de trabalho.

Para legalizar a empresa é necessário procurar os órgãos responsáveis para as devidas inscrições:

- Você deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar a sua loja para fazer a consulta de local;

- Registro na Junta Comercial;

- Registro na Secretaria da Receita Federal (CNPJ); - Registro na Secretaria Estadual de Fazenda – Sefaz-ES;

- Registro na Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;

- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);

- Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social - INSS”.

- Corpo de Bombeiros Militar. ENTIDADES

ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas

Av. Dr. Cardoso de Mello, 1340, 6º. Andar, Cj. 62, Vila Olímpica, São Paulo/SP CEP: 04548-004

Tel.: (11) 3845-8755 http://www.abrafati.com.br

(6)

Procon – Vitória

Casa do Cidadão João Luiz Barone

Av. Maruípe, nº. 2544 – Itararé, Vitória/ES CEP: 29.045-230

Tel.: (27) 3382-5545

http://www.vitoria.es.gov.br/procon/procon.htm

Junta Comercial do Estado do Espírito Santo

Av. Nossa Senhora da Penha, 1433, Praia do Canto - Vitória/ES CEP: 29045-401

Tel.: (27) 3135-3167

http://www.jucees.es.gov.br

Prefeitura de Vitória

SEDEC – DCOPP – Secretaria de Desenvolvimento Urbano

Rua Vitória Nunes da Mota, 220, CIAC, Ed. Ítalo Batan Regis, Enseada do Suá – Vitória/ES

CEP: 29010-331 Tel.: (27) 3135-1097

http://www.vitoria.es.gov.br/home.htm

Secretaria da Receita Federal

Rua Pietrângelo de Biase, n°. 56, Centro, Vitória/ES Tel.: 3322-0711 e 146

http://www.receita.fazenda.gov.br

Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

Rua Duque de Caxias, no. 105, Centro – Vitória/ES CEP: 29010-000

Tel.: (27) 3380-3922 / 3848 / 3894 - Fax: (27) 3380-3963 E-mail: crrvitoria@sefa.es.gov.br

http://www.sefaz.es.gov.br

Corpo de Bombeiros de Vitória

Av. N. Sra. Dos Navegantes, s/n Enseada do Suá – Vitória/ES Tel.: (27) 3137-4471

IPEM/ES -Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (antigo INMETRO)

Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 1635, Ilha de Monte Belo – Vitória/ES CEP: 29053-245

Tel.: (27) 3381-6677 / 6679 Fax: (27) 3222-0352

E-mail: agencia@inmetro-es.gov.br http://www.inmetro-es.gov.br

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas

Av. Treze de Maio, 13 - 28º andar, Rio de Janeiro/RJ CEP: 20003-900

Tel.: (21) 3974-2300 / Fax: (21) 3974-2347 E-mail: atendimento.rj@abnt.org.br

(7)

FORNECEDORES E FABRICANTES

Tintas Sherwin Williams

Tel.: 0800-554047

E-mail: swhelp@sherwin.com.br http://www.sherwin.com.br

Obs.: cursos sobre especificações e uso dos produtos da marca.

Tintas Suvinil

Tel.: 0800-117558 (digitar 3) http://www.suvinil.com.br

Obs.: treinamentos de vendas e sobre especificações dos produtos da marca por meio de folhetos.

Acrilex Tintas Especiais S. A.

http://www.acrilex.com.br

Estr. Galvão Bueno 5000 - São Bernardo do Campo/SP CEP: 09842-900

Tel.: (11) 4347-9255 / Fax: (11) 4347-9183

Akzo Nobel Ltda.

Av. Marginal Esquerda do Rio Tietê, 5101 – Barueri/SP CEP: 06410-240

Tel.: (11) 4346-1703 / Fax: 55 11 4346-1706 http://www.ypiranga.com.br

Basf S. A.

Av. Angelo Demarchi 123 - São Bernardo do Campo/SP CEP: 09844-900

Tel.: (11) 4347-1122 / Fax: (11) 4343-6989 http://www.basf.com.br

Cimpel Indústria de Tintas e Solventes Ltda.

Av. das Industrias 1250 -

CEP: 94930-230 - Cachoeirinha - RS Te.: (51) 3342-1055 / Fax: (51) 3328-2054

DuPont do Brasil S.A.

http://www.dpcsa.dupont.com

Av. Lindomar Gomes de Oliveira, 100 - Guarulhos/SP CEP: 07220-900

Tel.: (11)6465-8133/8015 SAC 0800 194030 Fax: (11) 6412-9413/8219

Durlin Tintas e Vernizes Ltda

Av. Monteiro Lobato, 2800 - CEP: 07190-002 - Guarulhos - SP

Tel.: (11)6475-8000 / Fax: (11) 6475-8001 http://www.durlin.com.br

(8)

Eucatex Química Comercial Ltda

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1830 - Torre 1 - 12. andar - CEP: 04543-900 - São Paulo - SP

Tel.: (11)3049-2233 / Fax: (11) 3049-2379 http://www.eucatex.com.br

Renner Sayerlack S.A.

Av. Jordano Mendes, 1500 - - Cajamar/SP CEP: 07760-900

Tel.: (11) 2117 9000

http://www.tintasrenner.com.br/

Tintas Ancora Ltda.

R. Euclides da Cunha 282 -

CEP: 09725-550 - São Bernardo do Campo - SP Tel.: (11) 4125-7344 / Fax: (11) 4125-7394 http://www.tintasancora.com.br

Tintas Coral Ltda

http://www.tintascoral.com.br

Av. Papa João XXIII, 2100 – Mauá/SP CEP: 09370-901

Tel.: (11)4543-5550 / 51 / Fax: (11) 4543-5800

O SEBRAE/ES se isenta de responsabilidades quanto à forma da atuação das empresas no mercado. BIBLIOGRAFIA

- ALMEIDA, Sérgio. Ah Eu Não Acredito! Salvador: Casa da Qualidade, 2001.

- Tintas & Vernizes - Volume 1 - Ciência & Tecnologia - 2ª edição - Abrafati - Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas.

- Sites:

http://www.abrafati.com.br http://www.globo.com/pegn http://www.suvinil.com.br

ÁREA RESPONSÁVEL E DATA DE ATUALIZAÇÃO UAC – Unidade de Atendimento e Comércio - SEBRAE/ES Data de atualização: abril de 2007

Referências

Documentos relacionados

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. No entanto, sempre vivera junto ao pomar do António Seareiro e até

Combinaram encontrar-se às 21h

Vai dizer-me que estamos arruinados ou que se vai separar da mãe, ou que vou ter dois irmãos gémeos (10), ou que este ano não podemos ir de férias, porque o avô está com uma

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não

A noite de Maio com as suas sombras e os seus brilhos, os seus perfumes, as suas flores e os seus murmúrios parecia uma história fantástica.. As folhas no ar mexiam-se levemente

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no