• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: 949/2012

Nome do Evento:

I SIMPÓSIO MATO-GROSSENSE DE ENGENHARIA AMBIENTAL Interessado (Coordenadora do Projeto):

PROFA. Msc. KELLY DAYANA BENEDET MAAS Instituição:( com endereço, tel e E-mail)

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE- UNIVAG Av. Dom Orlando Chaves, n.º 2.655 - Bairro Cristo Rei

Várzea Grande - Mato Grosso - Brasil - CEP 78118-900 (065) 3688-6215 – Coordenação de Eng. Ambiental kellydmaas@gmail.com

Local do Evento:

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE – UNIVAG BLOCO D e BLOCO B

Valor financiado pela Fundação Agrisus: R$ 8000,00 (oito mil reais)

Vigência:

02 a 05 DE OUTUBRO DE 2012 RESUMO:

A realização do evento teve como principal objetivo congregar diferentes temas da área ambiental, assim como estimular os acadêmicos do curso a participação de eventos e ampliação da sua área de conhecimento. Para a obtenção dos conhecimentos referentes às áreas da Engenharia Ambiental o evento contou com duas palestras em cada uma das noites, além de mini-cursos ofertados no período vespertino; a quantidade de inscritos chegou a 320, sendo estes alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da instituição promotora – UNIVAG -, bem como de outras instituições, como: UNIC, IFMT, UFMT e ICE. Para divulgação do principal Patrocinador do evento, Fundação AGRISUS, foram distribuídos, em cada uma das pastas, os folders da Agrisus, além de dois banners expostos durante todo o evento, música tema da Agrisus antes do início do evento e no intervalo, assim como a logomarca da Agrisus nos Cds contendo os resumos do evento e nas bolsas entregues aos participantes.

RELATÓRIO DO EVENTO: 1. INTRODUÇÃO:

Este projeto objetivou a realização do I SIMEA, realizado de 02 a 05 de outubro de 2012, pelo Centro Universitário de Várzea Grande.

(2)

O evento teve como intuito o desenvolvimento e aperfeiçoamento de acadêmicos e profissionais da Engenharia Ambiental, bem como aumentar as discussões e fomentar o interesse dos acadêmicos por uma profissão que deve ter por principal dever desenvolver técnicas de suprir as necessidades atuais sem comprometer as gerações futuras, enfim, embasar e aplicar a ‘sustentabilidade’.

Além disso, buscou integrar os discentes do Curso de Engenharia Ambiental e áreas afins, assim como profissionais atuantes na área; congregar os trabalhos de discentes e docentes na forma de painéis, apresentando trabalhos e pesquisas desenvolvidas nas áreas ambientais; Apresentar, desenvolver e aprimorar prática de conservação ambiental, oferecendo palestras e mini-cursos visando promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão dentro do contexto regional, elucidando a importância do desenvolvimento de trabalhos de cunho cientifico aplicados à resolução dos problemas ambientais.

Essa espécie de eventos é de importância quando assumimos que as atividades antrópicas, quando desenvolvidas desordenadamente e sem levar em consideração os aspectos conservacionistas, acarretam a degradação dos ecossistemas, como pode ser observado pelo mundo todo, através das constantes ocorrências de deslizamentos, enchentes, processos erosivos acelerados e perda de fertilidade dos solos. De acordo com dados e reportagens recorrentes a degradação ambiental é crescente, tornando-se cada vez mais necessários processos para a minimização dos impactos causados, visando à conservação do meio ambiente e manutenção da qualidade de vida da população.

Atualmente, a busca pela conscientização ambiental da sociedade, aliada às ações dos ambientalistas, tem acelerado a busca de métodos que objetivam a minimização dos impactos causados por essas atividades a um baixo custo. Dada à importância da problemática ambiental em que nossa região apresenta, assim como os demais estados e municípios do país, enfatiza-se a necessidade de propagação de conhecimentos acerca do assunto, através da comunicação científica entre os diversos segmentos acadêmicos, criando-se assim soluções que visem minimizar os impactos dessa degradação através da adoção de alternativas tecnológicas e estratégias de recuperação e reabilitação das áreas atingidas, visto que poucos eventos tratam diretamente desse assunto no estado de MT, este projeto propôs a organização do I SIMEA como o precursor para essas discussões.

(3)

2. PROGRAMA DO EVENTO: ( dia, hora, palestra, palestrante de cada participação.

I SIMPÓSIO MATOGROSSENSE DE ENGENHARIA AMBIENTAL - I SIMEA De 02 a 05 de Outubro de 2012

Terça-feira (02/10/2012) 17:00 as 19:00h – Credenciamento e distribuição de material 19h15 – Cerimônia de Abertura

19h45 – Evolução das políticas ambientais no Brasil – Profa. Dra. Sigrid de Mendonça Andersen (UFPR-PR)

20h45 – Palestra: Poluição dos solos – Profa. Dra. Oscarlina Lucia dos Santos Weber - (UFMT-Cuiabá) 21h30 - Coquetel de abertura

Quarta-feira (03/10/2012) 14h00 – Mini-curso

19h00 – Palestra: Uso de resíduos orgânicos de aviário para melhoria da qualidade dos solos de Mato Grosso – Profa. Msc. Janaine Vieira da Silva Donini (IFMT - Serra de São Vicente)

20h15 – Intervalo

20h45 – Palestra: As ações do IBAMA na fiscalização ambiental – Msc. Cibele Madalena Xavier Ribeiro (Superintendente do IBAMA-Cuiabá-MT)

Quinta-feira (04//10/2012) 14h00 – Mini-curso

19h00 - Palestra: Prevenção da contaminação de solos tropicais pela disposição de resíduos – Profa. Dra. Rejane Nascentes (UFV-MG)

20h00 – Intervalo - Apresentação de Painéis

20h45 – Palestra: Recuperação de áreas degradadas no Estado do Mato Grosso. Ligia Nara Vendramin (SEMA-MT)

Sexta-feira (05/10/2012) 14h00 – Mini-curso

19h00 - Palestra: Profissional da Eng. Ambiental – situação e perspectivas de mercado – Kamila Barros - Secretaria de Assuntos Estratégicos - ANEAM – Brasilia

20h00 – Palestra: Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono – Prof. Dr. Carlos Sanquetta (UFPR-PR)

21h00 – Encerramento e Apresentação Cultural 21h30 - Entrega dos Certificados

(4)

Mini-cursos:

Os minicursos foram ministrados de quarta a sexta-feira, das 14h00 as 18h00.

1. A Física Ambiental – Prof. Msc. Jesumar Siqueira (UNIVAG-MT) – duração 4h – Data 03/10/2012 – Sala 2406 – Bloco B

2. Software de apoio a redação científica: Mendeley© - Prof. Msc. Marco Antonio Vieira Morais (IFMT-Barra do Garças) – Data 03/10/2012 – Laboratório 02 – Bloco B

3. Indicadores de Sustentabilidade: Avaliação de Impacto Ambiental de Atividades Rurais - Prof. Msc. Marco Antonio Vieira Morais (IFMT-Barra do Garças) – ADICIONADO - Data 04/10/2012 - Sala 2406 Bloco B

5. Projetos de créditos de carbono no setor de tratamento de efluentes e resíduos sólidos – Msc. Greyce Charllyne Benedet Maas (Doutoranda UFPR-PR) – duração de 8h - Data 04 e 05/10/2012 – Laboratório 06 – Bloco B

6. Licenciamento ambiental da atividade de biofertilização em solo agrícola – Msc. Josimar Brito (SEMA-MT) – duração 4h.

7. Influência de áreas agrícolas em ambientes aquáticos. Carolina Malheiros (Msc. Em Recursos Hídricos – UFMT) – 05/10/2012 – Sala 2406 Bloco B

3. RESUMOS DAS PALESTRAS ( se disponíveis) NÃO DISPONÍVEIS

4. PARTICIPANTES:

O evento contou com um total de 320 inscritos nacionais, com apresentação de 22 resumos em forma de banners, e contou com mais de 30 pessoas (professores e acadêmicos) envolvidas direta e indiretamente na organização, palestras e mini-cursos do evento.

5. CONCLUSÕES:

O evento contribuiu na troca de conhecimentos no campo científico, através da apresentação dos resultados de pesquisas na forma de painéis; com as palestras trouxe a discussão de temas atuais, através de especialistas, orientando e ensinando acadêmicos e profissionais de diferentes áreas para a atualização de conhecimentos e implantação de técnicas sustentáveis.

Enfim, avalia-se como um marco o evento I SIMEA, pois foi capaz de reunir diferentes grupos envolvidos na área de ampliações das tecnologias, com o intuito de beneficiar o meio ambiente, potencializando seus benefícios e minimizando os impactos negativos que a atividade humana possa gerar, na produção de matéria prima para a alimentação e outras necessidades da geração atual.

(5)

6. COMPENSAÇÕES OFERECIDAS À FUNDAÇÃO AGRISUS: ( descrever de forma sucinta como foram asseguradas as compensações prometidas)

A logomarca da Agrisus foi utilizada nos seguintes itens de divulgação do evento: - FOLDER DE DIVULGAÇÃO DO EVENTO

- CRACHAS

- CD’S COM OS ANAIS APRESENTADOS NO EVENTO

- FOLHETOS COM A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO ENTREGUES AOS PARTICIPANTES

- BOLSA COM OS MATERIAIS ENTREGUE AOS PARTICIPANTES - BANNERS DA AGRISUS USADOS NO EVENTO

- BANNER COM O NOME DO EVENTO FIXADO NA MESA PRINCIPAL DO EVENTO - APRESENTAÇÃO (POWER-POINT) – APRESENTADO ANTES DO INICIO E NO INTERVALO DO EVENTO.

- APRESENTAÇÃO DO VIDEO TERRA PLANTADA – TAMBÉM APRESENTADO ANTES DO INICIO E NO INTERVALO DO EVENTO.

7. DEMONSTRAÇÃO FINANCEIRA DOS RECURSOS DA FUNDAÇÃO AGRISUS: (mencionar outras fontes de financiamento de forma comparativa).

CUSTO DO I SIMPÓSIO MATOGROSSENSE DE ENGENHARIA AMBI-ENTAL - SIMEA

R$

VALOR CUSTEADO AGRISUS 8000,00

VALOR CUSTEADO INSCRIÇÕES 5646,27

VALOR CUSTEADO EMPRESA - CAMISETAS -

SEST-MAT 750,00

VALOR CUSTEADO EMPRESA - DIÁRIAS PALES-TRANTES - JBW ASSESSORIA EM MEDICINA E

SEGU-RANÇA DO TRABALHO 568,00

BLOCO DE ANOTAÇÕES E 150 CANETAS – SINDICA-TO DOS ENGENHEIROS DO ESTADO DE MASINDICA-TO

GROS-SO SEM CUSTO

VALOR TOTAL DO EVENTO 14964,27

8. DATA E NOME DO COORDENADOR

PROFA. Msc. KELLY DAYANA BENEDET MAAS Cuiabá, 26 de Outubro de 2012.

Observações:

a) Prazo de entrega: 30 dias após término do evento. b) Enviar via E-mail.

Referências

Documentos relacionados

Assim, o objetivo principal do XVI Simpósio sobre Fixação Biológica de Nitrogênio em Não-Leguminosas, IV Workshop Latino-Americano de PGPR e a XIX RELARE é trazer

Até compreendo que é um crime destruir um dos belos modelos de carros que o jogo nos disponibiliza mas, se é para ser uma simulação, há que simular tudo e uma colisão frontal a mais

Quanto ao desdobramento de plantas de cobertura dentro de cada sistema de cultivo, o as plantas de cobertura que possibilitaram a cultura da soja atingir as

Neste seguro existem 3 Planos com um nível de garantias crescente. Todos os planos integram serviços de Assistência e Remodelação, conservação e manutenção da Habitação. Casa

Sendo assim, a Escola de Comunicações de Artes da Universidade de São Paulo, por meio do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo (ALTERJOR),

O presente trabalho intitulado como Comunicação empresarial: Estudo de caso sobre os ruídos do sistema informal sobre o formal, analisou como a comunicação informal,

• Financiamento- A contabilidade ajuda os proprietários de negócios a preparar registros financeiros históricos, bem como projeções financeiras que podem ser usadas ao

Tal como ocorre no ensino das ciências, em certas ocasiões, a didáctica das ciências transmite como mitos crenças que não estão suficientemente sustentadas pela investigação que