• Nenhum resultado encontrado

Relatório de execução do Plano de melhoria

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório de execução do Plano de melhoria"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Relatório de execução do Plano de melhoria

Plano de melhoria 2019-2020

Recomendações do conselho pedagógico

O Conselho Pedagógico considera que o balanço do primeiro ano do Plano de Melhoria das Bibliotecas Escolares da Escola Básica Integrada Gualdim Pais e do Centro Escolar de Fonte Nova é bastante positivo e que as ações realizadas contribuíram para a prossecução das metas do Projeto Educativo, a saber: Eixo A – Resultados - “Consolidar e ampliar o papel das bibliotecas escolares como instrumento para a melhoria dos resultados escolares dos alunos, nomeadamente, ao nível do Português”.

O Conselho Pedagógico reconheceu o esforço e bom trabalho das bibliotecas escolares em se integrarem nas dinâmicas das escolas no apoio aos docentes e aos alunos, devendo prosseguir o trabalho de promoção do sucesso escolar realizado.

O Conselho Pedagógico recomendou que as bibliotecas escolares continuem a seguir a mesma linha de ação prevista no Projeto Educativo do Agrupamento no desenvolvimento das suas atividades, dando particular atenção à planificação de atividades em articulação com os Departamentos, em áreas como a Cidadania, e, no que se refere ao apoio às aprendizagens, as bibliotecas devem continuar a investir em especial nas atividades de promoção da leitura e de apoio ao trabalho de pesquisa dos alunos, assim como no desenvolvimento da literacia digital, da informação e dos "media", e da leitura.

2020/7/20

Data de apresentação à direção/ conselho pedagógico

Observações

No Plano de Melhoria 2019/2021 foram propostas 32 ações de melhoria às quais se acrescentaram posteriormente mais 15 ações de melhoria no decorrer do ano letivo (incluem-se aqui também as ações de melhoria realizadas no 3.º período letivo, já em modalidade de E@D), totalizando 47 ações de melhoria. Devido à Emergência do COVID-19 que encerrou as escolas a duas semanas do final do 2.º período letivo, apenas não foi possível concretizar 11 das ações inicialmente previstas. Assim, o sucesso das ações de melhoria concretizadas neste primeiro ano letivo de implementação do Plano de Melhoria totaliza 77%, o que é um resultado excelente.

A. Currículo literacias e aprendizagem

Apoio ao currículo e intervenção na ação pedagógica.

Avaliação dos resultados obtidos

A BE desenvolveu este ano atividades de especial relevo:

1. Divulgação científica, com as sessões semanais de "Ler Ciência com Arte" para os alunos do 1.º Ciclo, com grande sucesso entre os alunos. Esta atividade foi realizada no âmbito do Projeto Ler+ Espaço do PNL, tendo recebido o prémio de uma verba de 500€ para ampliação do fundo documental da BE na classe 5. 2. Concurso "Nomeia uma estrela e um exoplaneta" (articulação com o Grupo de FQ) durante o MIBE, que cativou o interesse dos alunos. Foram as propostas de nomes (estrela Lusitânia e exoplaneta Viriato) da EBI Gualdim Pais que, entre 5000 propostas, foram selecionadas pela União Astronómica Internacional (IAU)/Núcleo Interativo de Astronomia (Nuclio), com o apoio da Sociedade Astronómica Portuguesa;

3. Sessões de cinema na BE sobre outras culturas (2.º ciclo);

4. Divulgação de lições sobre diferentes áreas do saber e enigmas TED-Ed (2.º e 3.º Ciclo).

5. Este foi mais um ano que a BE comemorou a Semana da Cultura Científica com uma Feira dos Fósseis e Minerais pela GeoTejo que sempre fascina os alunos. Na sequência desta Feira, foram realizados pelos alunos do 3.º Ciclo trabalhos sobre minerais e metais, a partir de pesquisas na Internet, na BE, e uma exposição de minerais no exterior da BE. O envolvimento nas atividades no 1.º Ciclo foi uma média de 100% dos alunos; no 2.º ciclo foi de 80%; e no 3.º Ciclo foi uma média de 45%. (Articulação com o Grupo de Ciências Naturais) 6. Foi feita uma articulação curricular com as disciplinas de TIC, Matemática, Ciências Naturais e Português para a realização do Campeonato de Literacias 3Di da Porto Editora na BE, em novembro (Semana da Cultura Científica). 7. Concurso e exposição de rosas-do-vento construídas pelos alunos do 7.º ano com diversos materiais na BE. (Articulação da BE com o Grupo de Geografia) 8. Exposição sobre a vida e obra do Marquês de Pombal pelos alunos do 7.º ano (Articulação da BE com o Grupo de História).

As reações dos alunos perante a diversidade de propostas da BE nos três períodos letivos foi muito positiva, patente nos sorrisos, no interesse e participação presencial, e através do inquérito de avaliação das atividades da BE

(2)

(formulário Google), dos quais se destacam, em resposta à pergunta "O que pode a BE fazer pelos alunos?": "Ajudá-los a compreender ou a aprofundar coisas que não percebemos ou coisas que pensamos que percebemos, mas afinal não percebemos.".

Ações não concretizadas a implementar

1. Peça de teatro interativo em inglês da Companhia de Teatro Calliope, para o 2.º e 3.º ciclos, que teria lugar na EBI Gualdim Pais no dia 6 de maio (articulação com o Grupo de Inglês).

2. Presença da Ilustradora Danuta Wojciechowska com o seu novo livro "Contar com o mar", em sessões para o 3.º, 4.º e 5.º ano, na BE (articulação com o Grupo de Ciências Naturais e Departamento do 1.º Ciclo).

Formação para as literacias da informação e dos média.

Avaliação dos resultados obtidos

1. Foram realizadas com sucesso sessões de literacia digital no 1.º e 2.º períodos letivos para os alunos das duas turmas do 4.º ano com a explicação do uso correto das ferramentas periféricas do computador de secretária (como ligar/desligar corretamente; uso do teclado; uso do rato; barras de ferramentas e de comandos no ecrã; e na segurança do acesso à internet). Verificou-se que no inquérito de avaliação das atividades da BE, 80% dos alunos confirmaram ter melhorado as suas competências digitais no uso do computador de secretária, diferente do uso dos ecrãs do tablet ou telemóvel a que estavam habituados. 2. Foi dada continuidade ao Projeto "Ilustrar é Ler + (Todos Juntos Vamos Caminhar)" - articulação da BE com Português, o Departamento de Educação Especial e o CRTIC, em que os alunos de Educação Especial são incentivados a usar o programa de "software" InVento para transpor palavras e ideias para símbolos. A proposta, este ano, foi a adaptação do livro "A Viúva e o Papagaio" de Virginia Woolf. Esta atividade prossegue no próximo ano letivo com a conclusão da construção deste livro, escrito com símbolos.

3. Foram realizadas sessões de literacia digital no uso das ferramentas digitais do E@D via Zoom para os Encarregados de Educação (EE)/Pais no 3.º período letivo, com a adesão de mais de 20 EE/Pais. Na resposta ao inquérito de satisfação, os EE manifestaram o seu agrado e apreço pela iniciativa da BE, atribuindo às sessões uma avaliação média de 4,65 (Muito Bom) em 5 (Excelente).

4. A coincidir com a Semana da Cultura Científica, as turmas do 5.º, 6.º e 7.º anos mais uma vez prestaram provas "online" de literacia da matemática, literacia científica e literacia da leitura do Campeonato de Literacia 3Di da Porto Editora, na BE e em sala de aula de TIC. Esta atividade, além de testar as literacias dos alunos nas áreas curriculares, treina competências digitais que, a par da disciplina de TIC, na E@D, contribuem para habituar os alunos à passagem do ensino-aprendizagem digitais. No 5.º ano houve a adesão de três das quatro turmas (75%); e no 6.º e 7.º ano houve a adesão de todas as turmas (100%). Ficaram apurados quatro alunos para a fase distrital. De relevar que a EBI Gualdim Pais recebeu este ano o selo de "Escola promotora da Literacia" pela sua continuada participação nestas provas da Porto Editora desde 2015/2016. 5. Foram apresentadas aos alunos do 2.º e 3.º ciclos enigmas e lições TED-Ed que deram lugar a debates interessantes. Esta sensibilização prosseguirá no próximo ano letivo, com a proposta do Clube TED-Ed.

6. Disponibilização aos alunos de formulário Google "online" à entrada para o registo e requisições na BE (aquisição de competências digitais), por período letivo.

Ações não concretizadas a implementar

Ações que estavam previstas para o 2.º e 3.º período letivos:

1 - Sessões de literacia da informação para alunos do 2.º e 3.º Ciclo: O Big6; Como fazer um trabalho/uma bibliografia; Como ler/fazer um artigo de jornal. 2 - Organizar um Jornal de Parede da BE.

3 - A participação dos alunos na fase distrital do Campeonato de Literacia 3Di da Porto Editora, em Leiria, no dia 17 de março, por ter sido cancelado.

B. Leitura e literacia

Desenvolvimento de iniciativas de promoção da leitura.

Avaliação dos resultados obtidos

1.Foram realizadas sessões de Hora do Conto semanais na BE, para todas as turmas do 1.º Ciclo, baseadas em livros das metas curriculares e de Educação Literária, com 100% dos alunos a participar com interesse. Os alunos ouviram ler e participaram na atividade, respondendo à professora na compreensão de cada história, sendo muitas vezes convidados a ler também. No final da atividade, os alunos eram convidados a requisitar novos livros para lerem em casa. 2. Foi proporcionado aos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos desta escola participarem no Concurso Nacional de Leitura (fase Escola). Este concurso teve nesta escola uma participação de 100% dos alunos das turmas do 3.º e 4.º ano do 1.º Ciclo; mas de apenas 7,2% dos alunos do 2.º Ciclo e 0,7% dos alunos do 3.º Ciclo.

(3)

Estes resultados revelam que, no 1.º ciclo, os alunos participam sempre com gosto, mas que no 2.º ciclo e no 3.º ciclo a adesão e participação dos alunos tem decrescido muito, pelo que urge reestruturar este concurso, de modo a torná-lo mais atraente para os alunos mais velhos.

3. Participação com sucesso das seis alunas apuradas na fase municipal do Concurso Nacional de Leitura, tendo ficado apuradas para a fase intermunicipal duas alunas - a aluna que obteve o 1.º lugar do 1.º Ciclo, e a aluna que obteve o 3.º lugar do 3.º Ciclo.

4. Promoção do concurso interno de Fluência Leitora "Ganha num Minuto" com provas escritas e orais baseadas em livros selecionados para cada ano de escolaridade, do 3.º ao 9.º ano, que foram disponibilizados pela BE para requisição domiciliária.

5. Todos os alunos do 1.º Ciclo e alguns alunos de Educação Especial assistiram no 1.º período letivo a uma peça de teatro da Companhia Atrapalharte baseada na obra "A girafa que comia estrelas" de Eduardo Agualusa, das Metas Curriculares do 2.º ano. Os alunos e docentes que os acompanharam participaram com entusiasmo, e avaliaram a atividade no formulário Google de avaliação das atividades da BE como 5 em 5 (Excelente);

6. Promoção da campanha eleitoral "Miúdos a Votos" da revista Visão Júnior - os alunos do 2.º e 3.º Ciclos da escola sede foram sensibilizados para a campanha durante as aulas de Cidadania e Desenvolvimento, estabelecendo-se debates interessantes. Os alunos receberam da Equipa da BE sínteses dos

procedimentos eleitorais em preparação do dia de votação dos livros mais fixes. Embora nenhum aluno se tenha mostrado interessado em se envolver numa campanha eleitoral, parte dos alunos votaram "online" em abril.

7. Criação de um passaporte da leitura com perguntas sobre os livros lidos para os alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos que mais requisitassem e entrassem nas listas do Top Leitor, e desejassem concorrer ao Grande Prémio Gualdim Pais. 8. Criação do Grande Prémio Gualdim Pais (Passeio com atividades lúdicas). No que diz respeito ao aumento das requisições domiciliárias, nos dois primeiros períodos letivos deste ano letivo de 2019/2020 houve um impressionante aumento de leitura domiciliária no 1.º Ciclo, em especial, graças às sessões semanais da "Hora do Conto na BE", às sessões de "Ler Ciência com Arte", verificando-se também uma melhoria no 2.º e 3.º Ciclos, graças à motivação criada pelo Grande Prémio Gualdim Pais, o que, no total dos três ciclos, supera largamente os resultados dos três períodos do ano letivo anterior, tendo-se realizado mais do triplo de leituras domiciliárias em relação ao ano anterior, ou seja, 310% de aumento.

Ações não concretizadas a implementar

1.A participação dos alunos na fase intermunicipal do CNL;

2. A seleção dos alunos Top Leitor através também do seu passaporte da leitura com perguntas sobre os livros lidos para atribuição do Grande Prémio Gualdim Pais.

Atividades de treino e aprofundamento da competência leitora.

Avaliação dos resultados obtidos

1. Sessões de treino de Fluência Leitora: A BE apoiou alunos no desenvolvimento das suas competências leitoras ao longo do ano, presencialmente (1.º e 2.º períodos letivos), e via Zoom (em E@D, no 3.º período letivo), através de sessões semanais para alunos do 1.º Ciclo.

2. Nas sessões "Ler Ciência com Arte" para todas as turmas do 1.º Ciclo foi proposta a leitura em voz alta de textos e poemas sobre temas relacionados com a astronomia e as fontes de energia, entre as quais, em particular, a eletricidade, questionários, visualização de vídeos e interpretação plástica dos temas abordados (outras leituras). A participação dos alunos foi de 100%, revelando sempre muito interesse, entusiasmo e uma boa participação nas sessões, melhorando as competências de leitura em voz alta.

3. Preparação dos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º Ciclo dos seis estabelecimentos de ensino concorrentes para o CNL (fase escola) através de recurso educativo criado para o efeito;

4. Promoção do "Dia S.O.L. - Só Ouvir Ler" (atividadade da RBP) na Semana da Leitura;

5. Realização da Semana da Leitura com a proposta de uma Feira do Livro e da deslocação da atividade das Sessões de "Ler Ciência com Arte" para o CE Fonte Nova (alunos do 3.º e 4.º ano - sessão de astronomia e sessão de eletricidade). Todas as atividades se realizaram, em geral, com sucesso e com uma boa participação da parte dos alunos, mesmo no que diz respeito à atividade dos Miúdos a Votos, com um sucesso relativo ou parcial.

Ações não concretizadas a implementar

Semana da Leitura: Não se pôde realizar a participação dos alunos de todo o agrupamento no concurso interno de fluência leitora "Ganha num Minuto" que iria decorrer na EBI Gualdim Pais no dias 10 e 11 de março. Este concurso teve de ser cancelado devido à Emergência do COVID-19.

C. Projetos e parcerias

(4)

Avaliação dos resultados obtidos

A participação dos alunos em projetos e iniciativas de parceria interna e externa foi extremamente positiva, como foi mencionado nos domínios anteriores. Foi feita a promoção da participação de alunos e docentes em projetos e concursos internos e externos, aumentando a articulação com os departamentos na planificação das atividades e fomentando a criação de projetos inovadores, segundo o modelo do Referencial Aprender com a BE, de modo a promover a leitura, as literacias e o sucesso escolar dos alunos.

Projetos internos:

- "Ilustrar é Ler +... Todos Juntos Vamos Caminhar" - articulação da BE com o Grupo de Português, o Departamento de Educação Especial e o CRTIC; - Concurso de fluência leitora "Ganha num Minuto" - articulação da BE com o Departamento do 1.º Ciclo e o Grupo de Português do 2.º e 3.º Ciclos. Exposições:

- Exposição de Bilhetes de Identidade dos minerais - trabalhos dos alunos do 7.º ano - articulação da BE com o Grupo de Ciências Naturais

- Concurso e exposição na de rosas-do-vento na BE - trabalhos de alunos do 7.º ano - articulação da BE com o Grupo de Geografia.

- Exposição da vida e obra do Marquês de Pombal no exterior da BE - trabalhos dos alunos do 7.º ano - articulação da BE com o Grupo de História.

- Exposição de desenhos ilusórios e flexágonos no interior da BE - trabalhos dos alunos do 5.º ano - articulação da BE com a disciplina de Educação Visual. Projetos e parcerias externos:

- BMP/RBP/RBE: MIBE - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. - União Astronómica Internacional (IAU)/Núcleo Interativo de Astronomia (Nuclio), com o apoio da Sociedade Astronómica Portuguesa: Concurso "Nomeia uma estrela e um exoplaneta" - articulação da BE com o Grupo de FQ; - PNL/RBE/RBP/BMP/CMP: Concurso Nacional de Leitura.

- Porto Editora: Campeonato de Literacia 3Di - articulação da BE com TIC/Grupos de Matemática e Ciências Naturais e de Português.

- Revista Visão Júnior/PNL/RBE/CNE/PorData: Campanha eleitoral Miúdos a Votos

- PNL: Projeto Ler + Espaço.

- DGE: Rede de Escolas Magalhânicas. NB: O agrupamento encontra-se inscrito na REM para futura inscrição no Projeto Ler+ Mar do PNL).

GeoTejo: Feira dos Fósseis e Minerais (Semana da Cultura Científica) -articulação da BE com o Grupo de Ciências Naturais.

- PNL/RBE: Semana da Leitura. - RBP/BMP: Dia S.O.L. - Só Ouvir Ler.

Livraria/Papelaria Soares (Pombal): Feira do Livro (Semana da Leitura) -articulação da BE com o Grupo de Português;

Companhia de Teatro Atrapalharte: Peça "A girafa que comia estrelas" -articulação da BE com o Departamento do 1.º Ciclo, no âmbito da disciplina de Português.

Ações não concretizadas a implementar

Dar-se-á continuidade a estes e outros projetos e parcerias no próximo ano letivo, caso seja possível.

Envolvimento e mobilização dos pais, encarregados de educação e famílias.

Avaliação dos resultados obtidos

O envolvimento dos pais, EE e famílias nas atividades dos alunos na BE foi, como sempre, muito positivo, traduzindo-se:

1. No apoio e acompanhamento das alunas da fase municipal do Concurso Nacional de Leitura;

2. Na autorização de participação no Campeonato de Literacia 3Di;

3. Na autorização e aquisição dos bilhetes de teatro Atrapalharte para a peça "A girafa que comia estrelas" na BE;

4. Na preparação e acompanhamento dos alunos para os concursos propostos pela BE - como o concurso de Fluência Leitora "Ganha num Minuto" (interno), embora as provas finais fossem canceladas na véspera;

5. No financiamento dos bens adquiridos nas Feiras dos Fósseis e Minerais, e do Livro;

6. No interesse em participar em atividades ou formação propostas pela BE; 7. No apoio aos alunos na resposta aos inquéritos de avaliação das atividades da BE "online" (formulário Google); no interesse e adesão às sessões BE de Ferramentas Digitais do E@D para EE.

Ações não concretizadas a implementar

Conseguir que entre as famílias e EE haja Voluntários da Leitura para participarem em atividades de Hora do Conto da BE.

D. Gestão da biblioteca escolar

Recursos humanos, materiais e financeiros necessários à gestão, integração e valorização da biblioteca. Avaliação dos resultados obtidos

(5)

1. Os recursos humanos da Equipa da BE foram aproveitados ao máximo possível, dentro do horário de cada um, rentabilizando as áreas de conhecimento e especialidade, qualidades e potencialidades, e dando-lhes liberdade para a implementação de projetos de promoção da leitura inovadores, a par da continuação de alguns projetos da BE de continuidade pertinente.

2. Todas as atividades da BE foram realizadas ao longo do ano com o objetivo de contribuir positivamente para o cumprimento dos objetivos e linhas de ação do Projeto Educativo do Agrupamento, a saber: a) melhorar o sucesso escolar; b) melhorar o grau de satisfação da comunidade educativa; c) implementar atividades diferenciadas, promotoras do desenvolvimento dos alunos com maiores capacidades/potencialidades; d) incentivar o recurso às TIC, promovendo o uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem; e) potencializar a BE como lugar privilegiado de pesquisa, leitura, de utilização das TIC e de enriquecimento curricular; e) reforçar as atividades de apoio ao currículo da BE, orientadas para o desenvolvimento da leitura e literacia; f) potenciar as condições que tornam as BE do agrupamento inclusivas, capazes de dar respostas diferenciadas a alunos com necessidades educativas especiais; g) promover a autoestima, o trabalho de equipa e a interação entre vários alunos través dos "Amiguinhos da BE"; h) potenciar o trabalho da BE como polo centralizador de atividades de âmbito pedagógico, nomeadamente em articulação com os departamentos curriculares para a dinamização de atividades que contribuam para o sucesso educativo dos alunos (...). Pelo sucesso escolar obtido pelos alunos, pelo bom desempenho da Equipa da BE, pelo sucesso das atividades realizadas e pela satisfação dos utilizadores da BE manifestada presencialmente, pelas redes sociais e através da avaliação das atividades da BE via formulário Google, pode-se concluir que os meios e recursos humanos, materiais e financeiros disponibilizados permitiram o sucesso da gestão, integração e valorização da BE.

3. Ao longo do ano foram realizadas atividades de valorização da BE, com destaque para o MIBE - Mês Internacional da Biblioteca Escolar -, com sessões de formação de utilizador para todas as turmas do 1.º Ciclo, e parte das turmas do 2.º e 3.º Ciclos. Nestas sessões foram apresentados os espaços e as regras de funcionamento da BE; foram divulgados os endereços, contactos e blogue das BE BiblioGPais; foi apresentado o catálogo OPAC da RBP, com uma breve introdução à pesquisa booleana no catálogo da RBP; foram divulgados os logótipos do AE e da BE; foram visualizados e debatidos enigmas e lições TED-Ed; foram realizados "bibliopapers" e foram distribuídos cartões de leitor e marcadores da BE, para um melhor manuseio dos livros.

4. Igualmente foi retomado o Clube dos Amiguinhos da BE, com uma reunião formal no início do 2.º Período para distribuição de tarefas em função do horário dos alunos e da professora bibliotecária, e diversas reuniões informais. Os alunos apoiaram a AO na arrumação das estantes, na contagem de livros por classes (leitura presencial), apoiaram alunos na BE e apoiaram a professora bibliotecária na montagem de Mostras de novidades/temáticas da BE. O Clube acabou por não ter o sucesso esperado pela frequência com que a BE encerrou neste período e pela coincidência de horários do Clube com outros Clubes e Desporto Escolar ou Salas Saber + dos alunos.

5. No início de setembro foi realizada uma reunião com os educadores e os docentes do 1.º Ciclo para planificar em conjunto atividades com a BE, distribuindo-se uma grelha de opções de atividades, para facilitar a integração da biblioteca nas atividades desta escola e das restantes escolas do AE e, por meio disso, valorizá-la aos olhos dos alunos, docentes, EE e restante Comunidade Escolar. Ao longo do ano letivo decorreram muitas outras reuniões informais com docentes de todos os grupos disciplinares/departamentos e níveis de ensino, e também com o SPO e o CRTIC.

6. Com o Estado de Emergência do COVID-19 foram digitalizados os serviços da BE e a BE foi incluída no Plano E@D do Agrupamento, estando ativamente presente no Moodle GPais, no blogue BiblioGPais e Facebook do agrupamento, cumprindo os objetivos (atividades e recursos educativos) a que se propôs nesse plano no 3.º período letivo.

7. Para uma maior divulgação das atividades da BE no Plano E@D do agrupamento, foram ainda criadas contas da BE no Instagram e Twitter. 8. No âmbito da presença da BE no Plano E@D, foram criados recursos digitais (manuais e tutoriais para o uso de ferramentas digitais) e Horas do Conto em vídeo.

9. No cumprimento dos objetivos e metas do Projeto Educativo deste AE, a BE: a) desenvolveu projetos e parcerias e soluções inovadoras, envolvendo a comunidade educativa e local; b) potenciou a cultura de autoavaliação e melhoria contínua (Caixa de Sugestões da BE; atendimento presencial; formulários Google de avaliação das atividades da BE); c) promoveu metodologias ativas e experimentais no ensino e nas aprendizagens (Sessões "Ler Ciência com Arte"; Lições e enigmas TED-Ed; "Ilustrar é Ler +-... Todos Juntos Vamos caminhar; ...); d) investiu no desenvolvimento pessoal e profissional do pessoal docente e não docente através de formação (formação em biblio.Net, pedida à BMP) e passeios (Roteiros literários).

10. As atividades implementadas foram mais divulgadas nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) e blogue da BE BiblioGPais, despertando grande interesse da comunidade educativa.

11. Foram criados questionários em formulário Google para a avaliação das atividades e serviços da BE. Em resposta a estes formulários, enviados aos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos no final do ano letivo, 90% dos alunos referiram que gostam muito das atividades da BE, esperando ler mais, ter mais livros e filmes, assistir a mais teatro, poder ter a BE aberta mais tempo para estudar e ter apoio no estudo, ter mais mesas e cadeiras, continuar a ter o apoio da professora

(6)

bibliotecária e aprender mais com ela, desejando a continuação do bom trabalho da BE. Como constrangimentos, apontaram o facto de a BE ter estado fechada muitas vezes durante a semana, devendo ter um horário mais alargado para os alunos poderem estudar. De facto, a AO afeta à BE, em especial desde o início do 2.º período, por imperativos de serviço na substituição de outras AO, teve de encerrar a BE mais cedo ou mais vezes (no dia ou na semana). Por outro lado, houve atividades semanais da BE que encerravam temporariamente a BE (por uma hora) para possibilitar o decorrer dessas atividades sem ruído nem interrupções, como foi o caso das sessões de Hora do Conto e de "Ler Ciência com Arte". De relevar que, apesar disso, durante o horário das professoras bibliotecárias, a BE manteve-se sempre aberta, mesmo quando a AO afeta à BE não podia estar presente.

Ações não concretizadas a implementar

O Roteiro Literário José Saramago, previsto para o início de julho, para docentes e não-docentes.

Desenvolvimento, organização, difusão e uso da coleção.

Avaliação dos resultados obtidos

1. O fundo documental foi renovado pela aquisição, doação por parte de editoras, docentes e de EE, aumentando-se significativamente o fundo documental, o que foi muito positivo.

2. Foi feita a atualização do fundo documental, dando-se continuidade ao processo de inventariação e catalogação no biblio.Net pela BE no 1.º e 2.º períodos letivos. No 3.º período letivo, embora se tenha prosseguido a catalogação dos documentos, não foi possível dar continuidade ao registo e inventariação de mais documentos que foram chegando.

3. As estantes foram reorganizadas, para dar lugar a mais documentos das classes 3, 7 e, em especial, a 8, retirando-se a maior parte dos manuais escolares: os manuais dos professores foram deslocados para outro armário em sala próxima da Sala dos Professores, mantendo-se a sua requisição pelos docentes sob controlo da AO do piso (e da BE); os manuais dos alunos sofreram um abate em função da sua desatualização pela antiguidade do ano da sua edição e adoção (anteriores a 2011 ou 2012) e falta de uso. Uma parte dos manuais abatidos da BE foram cedidos ao gabinete de Educação Especial e os mais antigos seguiram para reciclagem. Os docentes de todos os departamentos foram consultados previamente a estas ações da BE, contribuindo para a seleção dos manuais escolares.

4. A atribuição à BE da verba de 500€ pelo PNL, no âmbito do Projeto Ler+ Espaço do Plano Nacional de Leitura, foi uma contribuição muito positiva para a valorização do fundo documental da BE, cuja aquisição se encontra em curso. 5. A sinalética das estantes foi concluída com o apoio do CRTIC mas não foi concluída a sua aplicação nas estantes devido à reorganização das estantes e ao encerramento da escola pelo Estado de Emergência.

6. Foram realizadas algumas Mostras de novidades ou temáticas na BE, contudo, estas poderiam ter sido mais frequentes.

7. No 1.º e 2.º períodos letivos foram organizados baús de livros para os CE Vermoil, Meirinhas, EB Travasso e JI Alto dos Crespos.

8. Devido à frequência com que a BE encerrou no 2.º Período, o número de leituras presenciais não foi tão expressivo como no 1.º período letivo. 9. As novidades da coleção foram divulgadas nas redes sociais da BE (blogue BiblioGPais, Instagram e Twitter) e no Facebook do agrupamento, mas não foi possível implementar o seu "marketing" com mostras de livros mais ambiciosas e a elaboração de catálogos de novidades com apoio do Clube dos Amiguinhos da BE.

Ações não concretizadas a implementar

"Marketing" da BE: catálogos de novidades. A conclusão da aplicação de sinalética nas estantes.

Execução do Plano de melhoria 2019-2020 N.º total de ações propostas no Plano de melhoria

47

N.º total de ações implementadas com sucesso

36

Referências

Documentos relacionados

tidos para o Coefi ciente de Efi cácia Protéica para o leite de búfala, vaca e caseína como padrão, verifi caram que a caseína e o leite de vaca, não apresentaram diferença

Concluiu-se que o monitoramento do índice biespectral, em cães submetidos à infusão contínua de propofol e mantidos em ventilação controlada ou espontânea, foi eficaz

Incidirei, em particular, sobre a noção de cuidado, estruturando o texto em duas partes: a primeira será uma breve explicitação da noção de cuidado em Martin Heidegger (o cuidado

No período de primeiro de janeiro a 30 de junho de 2011, foram encaminhadas, ao Comitê de Segurança do Paciente da instituição sede do estudo, 218 notificações de

Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos fundos Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos

A two-way (eccentric versus concentric training) repeated measures (pre-training versus post-training) ANOVA, with a 5% significance level, was used to compare:

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

(Liderança feminina da comunidade de Peixe, março de 2017) Quando incursionamos pela primeira vez na região e percebemos essas questões, preliminarmente lançamos luz