• Nenhum resultado encontrado

Nº Descrição Aprovação Data. Aprov. Referência Avenida Tancredo Neves, Identificador AT.14.UNL.ET.MEC.6000

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nº Descrição Aprovação Data. Aprov. Referência Avenida Tancredo Neves, Identificador AT.14.UNL.ET.MEC.6000"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

AT.14.UNL.ET.MEC.6000 UNILA – SECIC – CPP

1

Descrição Aprovação Data

REVISÕES UNILA

Elab.

Eng. Edmundo Sahd Neto CREA-PR 114921/D

Verif.

Arq. Clarissa Buss CAU A42428-5

Aprov.

Aref Kalilo Lima Kzam SIAPE 2086727

Data:

Agosto/2020

SECIC – Secretaria de Implantação do Campus DPP – Departamento de Projetos e Planejamento

Descrição

PROJETO DE AR CONDICIONADO E EXAUSTÃO

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

EDIFÍCIO ALMOX –ARQUIVO

Referência

Avenida Tancredo Neves, 3147

MEC

Identificador

(2)

AT.14.UNL.ET.MEC.6000 UNILA – SECIC – CPP

2

ÍNDICE 1. CONDIÇÕES GERAIS ...3 1.1 Objetivo ... 3 1.2 Do Projeto ... 3 1.3 Condições Gerais ... 3

1.4 Normas Relacionadas aos Projetos ... 4

2. AR CONDICONADO...4

2.1 Especificações ... 4

2.1.1 Split Hi-Wall Inverter 9.000 Btu/h ... 4

2.1.2 Split Hi-Wall Inverter 12.000 Btu/h ... 4

2.1.3 Split Hi-Wall Inverter 18.000 Btu/h ... 4

2.2 Materiais e Serviços ... 5 2.2.1 Unidade Evaporadora ... 5 2.2.2 Unidade Condensadora ... 5 2.2.3 Ventilador do Evaporador ... 5 2.2.4 Serpentina do Evaporador ... 5 2.2.5 Serpentina do Condensador... 5 2.2.6 Suportes ... 5 2.2.7 Rede frigorígena ... 5 2.2.8 Tubos e Conexões ... 6 2.2.9 Drenos ... 6 2.2.10 Interligações Elétricas ... 6 3. EXAUSTÃO ...7 3.1 Exaustores eólicos ... 7 4. Desumidificadores ...8 5. Documentação do Projeto ...8 5.1 Projetos ... 8 6. TESTES DE ACEITAÇÃO ...8

7. PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO ...9

8. MEDIDAS DE SEGURANÇA AMBIENTAL ...9

(3)

AT.14.UNL.ET.MEC.6000 UNILA – SECIC – CPP

3

1. CONDIÇÕES GERAIS

1.1 OBJETIVO

O presente memorial destina-se a apresentar os princípios básicos e as normas de apoio que nortearam o desenvolvimento do projeto de ar-condicionado e exaustão bem como seu dimensionamento. Para além disso, são apresentadas as especificações técnicas que completam a documentação necessária ao desenvolvimento dos serviços para implantação do Edifício Almox-Arquivo da UNILA - Universidade Federal de Integração Latino Americana, à Av. Tancredo Neves 3147, município de Foz do Iguaçu.

1.2 Do Projeto

O Edifício Almox-Arquivo foi projetado para suprir a necessidade de um Almoxarifado e Arquivo da instituição, com uma área total de 2.839,19m², distribuída entre o térreo, 1º e 2º pavimentos. A estrutura comporta depósitos do Almoxarifado e salas administrativas relacionadas, além de espaços do Arquivo e Protocolo da instituição, com acessos independentes entre Almoxarifado e Arquivo.

1.3 Condições Gerais

Normas específicas e demais informações inerentes à aplicação dos materiais especificados estão presentes neste documento, assim como no Projeto Executivo e Detalhamento das instalações de ar-condicionado e exaustão.

Todos os materiais ou equipamentos aqui especificados admitem estrita similaridade.

Propostas de alteração das especificações deverão ser objeto de aprovação da equipe de projetos da SECIC/Unila e fiscalização da obra.

As informações apresentadas neste memorial não eximem a contratada de executar o serviço seguindo as orientações dos fabricantes, normas técnicas e legislação vigente.

Os serviços deverão ser executados de acordo com os desenhos do projeto, relação de materiais e as indicações e especificações do presente memorial.

As especificações e os desenhos destinam-se a descrição e a execução de uma obra acabada. Eles devem ser considerados complementares entre si e o que constar em um dos documentos é tão obrigatório como se constasse em ambos.

Os serviços objetos dos documentos contratuais deverão ser complementados em todos os seus detalhes, ainda que cada item necessariamente envolvido não seja especificamente mencionado.

No caso de erros e discrepâncias, as especificações deverão prevalecer sobre os desenhos, devendo o fato de qualquer forma ser comunicado ao projetista.

As cotas que constam nos desenhos deverão predominar caso houver discrepâncias entre as escalas e as dimensões. O executor deverá efetuar todas as correções e interpretações que forem necessárias para o término da obra de maneira satisfatória.

Todos os adornos, melhoramentos, etc., indicados nos desenhos ou nos detalhes ou parcialmente desenhados para qualquer área ou local em particular deverão ser considerados para áreas ou locais semelhantes, a não ser que haja clara indicação ou anotação em contrário.

(4)

AT.14.UNL.ET.MEC.6000 UNILA – SECIC – CPP

4

Igualmente, se com relação a quaisquer outras partes dos serviços, apenas uma parte estiver desenhada, todo o serviço deverá estar de acordo com a parte assim desenhada ou detalhada, e assim deverá ser considerada, para continuar através de todas as áreas ou locais semelhantes a menos que indicado ou anotado diferentemente.

1.4 Normas Relacionadas aos Projetos

Os critérios gerais apresentados estão baseados em documentos e Normas Técnicas descritas abaixo: NBR-6401 Instalações centrais de ar-condicionado para conforto - Parâmetros

básicos de projeto;

NBR-5410 Instalações Elétricas de Baixa Tensão;

NBR 13206 Tubos de cobre leve, médio e pesado, sem costura;

ASHRAE American Society of Heating, Refrigeration and Air Conditioning.

Prioritariamente deverão ser consideradas as diretrizes e Normas Técnicas da ABNT. Na falta de informações destas deverão ser consultadas normas internacionais (ANSI, IEC, etc.).

2. AR CONDICONADO

O sistema de ar-condicionado será do tipo expansão direta. Neste caso serão utilizados aparelhos de ar-condicionado do tipo split inverter conforme capacidade indicada nos desenhos. Todos os equipamentos deverão possuir selo PROCEL A.

Todos os equipamentos devem ser novos e sem uso. Não serão aceitos equipamentos danificados ou que apresentem qualquer tipo de violação.

2.1 Especificações

2.1.1 Split Hi-Wall Inverter 9.000 Btu/h

Capacidade de refrigeração Nominal: 9.000 Btu/h Alimentação: 220 V

Frequência: 60 Hz Ciclo: Quente/frio

Gás Refrigerante: R-410A Compressor: Rotativo

Modelo de Referência: LG Dual Inverter

2.1.2 Split Hi-Wall Inverter 12.000 Btu/h

Capacidade de refrigeração Nominal: 12.000 Btu/h Alimentação: 220 V

Frequência: 60 Hz Ciclo: Quente/frio

Gás Refrigerante: R-410A Compressor: Rotativo

Modelo de Referência: LG Dual Inverter 2.1.3 Split Hi-Wall Inverter 18.000 Btu/h

Capacidade de refrigeração Nominal: 18.000 Btu/h Alimentação: 220 V

(5)

AT.14.UNL.ET.MEC.6000 UNILA – SECIC – CPP

5

Frequência: 60 Hz

Ciclo: Quente/frio

Gás Refrigerante: R-410A Compressor: Rotativo

Modelo de Referência: LG Dual Inverter

2.2 Materiais e Serviços 2.2.1 Unidade Evaporadora

Os evaporadores dos split’s deverão ser de alto rendimento de tubos de cobre revestidos de aletas de alumínio.

2.2.2 Unidade Condensadora

A unidade condensadora deverá possuir tratamento anticorrosivo e pintada com resina própria para utilização exposta ao tempo.

A serpentina deverá ser, preferencialmente, Cobre-Cobre ou tipo Gold-fin 2.2.3 Ventilador do Evaporador

Deverá ser centrífugo de dupla aspiração com rotores de pás curvados para frente, balanceados estática e dinamicamente.

2.2.4 Serpentina do Evaporador

Construída com tubos de cobre sem costura, ranhurados internamente, mecanicamente expandidos contra aletas de alumínio super slit e cabeceira de aço.

2.2.5 Serpentina do Condensador

Construída com tubos de cobre sem costura, ranhurados internamente, mecanicamente expandidos contra aletas de cobre.

2.2.6 Suportes

A unidade evaporadora deverá ser fixada através de suporte fornecido pelo fabricante. Na ausência deste a fixação deverá seguir estritamente as recomendações apresentadas no manual de instalação.

As unidades externas deverão ser instaladas sobre suportes metálicos quando fixadas na parede. No caso de unidades instaladas sobre piso ou laje deverão ser instalados apoios de borracha

2.2.7 Rede frigorígena

A execução da rede frigorígena deverá seguir rigorosamente as instruções apresentadas no manual do produto.

Seu comprimento deverá ser o mais curto possível

As tubulações deverão ser executadas em cobre sem costura.

(6)

AT.14.UNL.ET.MEC.6000 UNILA – SECIC – CPP

6

O sistema deverá ser pressurizado com nitrogênio para a verificação de estanqueidade. Todos os vazamentos devem ser eliminados antes da carga de gás.

Antes da carga de gás o sistema deverá ser completamente evacuado. Após a realização do vácuo o sistema deverá ser preenchido com a carga de gás, em massa, conforme valor indicado pelo fabricante.

Tanto as linhas de descarga quanto as de sucção deverão ser isoladas com espuma elastomérica de condutividade térmica inferior a 0,04 W/m.K a 0°C e revestida com fita vinílica. Sua instalação deverá ser executada após a conclusão dos testes de estanqueidade.

2.2.8 Tubos e Conexões

Deverão ser utilizadas tubulações de cobre. Todos os componentes deverão ser novos e sem uso. Durante a execução da instalação, todas as tubulações deverão ser protegidas contra entrada de poeira e outros tipos de contaminantes.

Para conexões das tubulações entre as unidades interna e externa devem ser utilizados sistemas de flanges e porcas curtas.

As soldas para ligação dos tubos devem ser do tipo brasagem, com material de adição tipo foscoper.

Devem ser previstos sifões na base de tubulações de descarga ou sucção, para trechos verticais com fluxo ascendente, para desníveis maiores de 2,5 m e mais um a cada intervalo mínimo de 8m deverá ser prevista inclinação na linha de vapor no sentido do fluxo do refrigerante.

Devem ser previstas nas linhas de gás e líquido curvas de expansão, para evitar os efeitos da dilatação e contração da tubulação.

Os tubos deverão ser do mesmo diâmetro nominal dos elementos conectados, estarem limpos isentos de defeitos, rebarbas ou sujeiras, e não poderão estar amassados ou ovalados. As conexões igualmente deverão estar limpas e isentas de cavidades, fendas e poros.

A brasagem dos elementos deverá ser executada com fluxo de gás inerte – nitrogênio – por dentro dos mesmos, evitando a formação de resíduos de oxidação ou outras impurezas no circuito.

A instalação das linhas deverá seguir as recomendações do fabricante do equipamento, no que tange a bitolas, fixações e conexões.

Nos trechos externos as tubulações deverão ser convenientemente protegidas contra intempéries; impactos ou qualquer possibilidade de ocorrer danos à instalação.

2.2.9 Drenos

Deverão ser previstos pontos de dreno junto ao local de instalação da unidade evaporadora. A tubulação deverá ser em PVC com uniões soldadas e diâmetro nominal não inferior a 25 mm . A inclinação na direção do escoamento não deverá ser inferior a 0,5%.

Não poderão ser executados sifões nos drenos.

Após a instalação da unidade evaporadora deverá ser executado um teste de drenagem de modo a garantir que a água condensada será coletada e drenada de forma adequada.

(7)

AT.14.UNL.ET.MEC.6000 UNILA – SECIC – CPP

7

A energia elétrica de alimentação dos equipamentos deverá ser de boa qualidade estável e atender aos seguintes requisitos:

• Variação da tensão: não superior a 10%;

• Desbalanceamento de tensão entre fases: não superior a 2%;

• Desbalanceamento de corrente entre fases, a plena carga: não superior 10%.

Deverá ser realizada a interligação elétrica, entre os quadros de comando, os equipamentos. Todos os equipamentos deverão possuir disjuntor individual devidamente identificado junto ao quadro elétrico.

As fiações de força e comando do Sistema de Ar Condicionado serão executadas conforme

recomendações / normas do fabricante, no que se refere às suas características elétricas e mecânicas, tais como suas seções transversais (bitolas), flexibilidade, cores padrão (força e comando), etc., sempre considerando as distâncias envolvidas entre cargas.

Os cabos e fiações elétricas atenderão às normas da ABNT, com selo de Conformidade do

INMETRO (NBR), comprovando sua qualidade e com suas características impressas na sua capa isolante. A fiação será sempre protegida mecanicamente por eletrodutos e caixas, que serão executados conforme determinado em planta ou, no caso dos diâmetros previstos estarem inadequados às fiações, compatíveis com as fiações a serem instaladas.

Emendas da fiação serão sempre executadas em caixas de passagem, não se admitindo emendas no interior de eletrodutos e mesmo perfilados. Essas emendas serão sempre “estanhadas” (soldadas) e posteriormente isoladas através de fita isolante antichama de 1ª (primeira) linha. Os cabos de alimentação de Quadros Elétricos não deverão sofrer emendas em qualquer ponto de seus trajetos.

Toda a fiação deverá ser identificada através de cores conforme projeto elétrico

Todos os equipamentos instalados deverão ser aterrados à malha de aterramento geral do prédio. Para tal, quando da derivação dos circuitos elétricos de força para os equipamentos, deverão ser derivados os cabos terra (cor verde) a partir do barramento de terra do Quadro Elétrico Geral (QDG).

As conexões desse cabo terra às estruturas metálicas/bornes de terra dos aparelhos serão feitas através de terminais adequados.

3. EXAUSTÃO

Para manter a qualidade do ar em ambientes onde não existe ventilação cruzada serão instalados exaustores de modo a prover a exaustão mecânica.

3.1 Exaustores eólicos

Para a manutenção das condições internas na área de armazenamento será utilizado um conjunto de exaustores eólicos dispostos ao longo de duas fileiras, uma em cada água, ao longo do comprimento da edificação.

Material : Alumínio/Aço galvanizado Diâmetro: 60 cm

Vazão mínima com vento a 5 Km/h : 4.000 m³/h Modelo de referência: Luftmaxi LM-60 Golden Turbo

(8)

AT.14.UNL.ET.MEC.6000 UNILA – SECIC – CPP

8

4. Desumidificadores

A manutenção da umidade em ambientes onde seu controle é necessário será obtida através de desumidificadores portáteis conforme modelo de referência.

Modelo de referência: Thermomatic D300 Capacidade : 15L/dia

Potência: 1/3 Hp

Funções: Defrost, indicação de reservatório cheio e desligamento automático 5. Documentação do Projeto

O projeto de ar-condicionado e exaustão é composto por este memorial descritivo, pela prancha AT.14.UNL.PE.MEC.6001, seus desenhos informativos e suas revisões.

5.1 Projetos

O projeto compõe-se basicamente do conjunto de desenhos, relação de materiais e memoriais descritivos, referentes a cada uma das áreas componentes da obra geral.

Quaisquer outros detalhes e esclarecimentos necessários serão julgados e decididos de comum acordo entre o executor e o projetista.

6. TESTES DE ACEITAÇÃO

Os equipamentos instalados deverão funcionar de modo interrupto por 8h. Durante esse período serão avaliadas as condições internas.

Deverão ser verificados os seguintes itens

- Ausência de condensação no interior do ambiente - Ausência de ruído excessivo

- Ausência de Vibração excessiva nas unidades condensadora e evaporadora - Limpeza dos equipamentos

- Estado de conservação dos filtros

- Funcionamento do controle remoto e suas funções

- Estado de fixação das unidades condensadora e evaporadora - Conexão dos drenos à rede de drenagem

A presença de qualquer anormalidade em itens além dos citados deverá ser corrigida conforme apontamento da fiscalização.

Após os testes os filtros deverão ser removidos e higienizados.

Caberá a empresa instaladora apresentar relatório contendo os seguintes parâmetros medidos nos ambientes interno e externo durante os testes

- Temperatura de bulbo seco - Temperatura de bulbo unido - Umidade relativa

- Carga de gás (em massa) adicionada - Pressão nas linhas de sucção e descarga

(9)

AT.14.UNL.ET.MEC.6000 UNILA – SECIC – CPP

9

No relatório deverá constar ainda a identificação do ambiente, identificação da unidade condensadora e evaporadora, identificação do quadro e disjuntor responsável pelo aparelho.

A empresa instaladora será responsável por todos os testes. Caberá a empresa instaladora fornecer e operar todos os equipamentos necessários

7. PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO

Todos os materiais e equipamentos deverão obedecer aos regulamentos locais de proteção contra incêndio, devendo também ser obtidas todas as licenças aplicáveis que se fizerem necessárias.

Todos os equipamentos e materiais deverão ser do tipo “não combustível” ou “auto-extinguíveis”, sendo dada preferência sempre ao primeiro. Na existência do material dentro das especificações acima citadas, não serão aceitos materiais combustíveis.

8. MEDIDAS DE SEGURANÇA AMBIENTAL

Deverão ser tomadas medidas preventivas sempre que houver risco de explosão, através de ventilação adequada, eliminando-se fontes de ignição, centelhas ou superfícies quentes, e ainda conservando ao alcance extintor de incêndio (pó químico ou CO2).

Deverão ser adotadas medidas de proteção sempre que houver riscos à saúde, por intermédio de ventilação suficiente e utilização de EPI.

9. RESPONSABILIDADE TÉCNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA CNPJ 11806275/0001-33

Elaboração:

Eng. Edmundo Sahd Neto Engenheiro Mecânico CREA-PR 114921/D SIAPE 2164051 Verificação:

Arquiteta Clarissa Buss CAU A42428-5

SIAPE 2149970

Coordenadora de Projetos e Planejamento Aprovado:

Aref Kalilo Lima Kzam SIAPE 2086727

(10)

01 01 02 02 03 04 01 01 02 02 03 03 01 02 04 04 05 06 03 04 03 04 03 04 01 02 01 02 01 02 Dreno mangueira flexível 58''

07

Dreno mangueira flexível 58''

07

Dreno mangueira flexível 58''

07

EQUIPAMENTOS E MATERIAIS

³

PLANTA 1º PAVIMENTO

PLANTA PAVIMENTO TÉRREO

PROJETO DE AR-CONDICIONADO

EDIFÍCIO ALMOX-ARQUIVO

PLANTAS BAIXAS TÉRREO E 1º PAV.

Descrição Data

Resp. Técnico Projeto de Implantação: Nº

REVISÕES UNILA

Data:

Descrição

SECIC - Secretaria de Implantação do Campus

CPP - Coordenadoria de Projetos e Planejamento Fl.

Localização

Identificador Fl.

R0

01/01

Terreno Av. Tancredo Neves, Nº 3147

MEC

AT.14.UNL.PE.MEC.0001

Arq. Francieli Butske CAU A49220-5 Proprietário:

UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA

CNPJ - 11.806.275/0001-33

Responsável pela Execução: Resp. Técnico

UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA

CNPJ - 11.806.275/0001-33

Escala: Indicada

AGOSTO/2020 Edmundo Sahd Neto

Eng.º Mecânico CREA PR 114921/D Aref Kalilo Lima Kzam

(11)

Nº Descrição Aprovação Data

REVISÕES UNILA

Elab.

Eng. Edmundo Sahd neto CREA PR-114921/D

Verif.

Arq. Clarissa Buss CAU A42428-5

Aprov.

Aref Kalilo Lima Kzam SIAPE 2086727

Data:

Outubro/2019

SECIC – Secretaria de Implantação do Campus

Descrição

PROJETO DE INSTALAÇÕES MECÂNICAS

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

EDIFÍCIO ALMOXARIFADO – ARQUIVO

EQUIPAMENTOS

Referência

Avenida Tancredo Neves, 3147

MEC

Identificador

AT.14.UNL.ET.MEC.6001

R0

(12)

ÍNDICE

1. OBJETIVO...3

2. EQUIPAMENTOS A SEREM INSTALADOS...3

3. NORMAS...3

4. ESPECIFICAÇÕES DOS EQUIPAMENTOS...3

4.1. ELEVADOR...4 4.1.1. DESCRIÇÃO...4 4.1.2. ESPECIFICAÇÃOTÉCNICA...4 4.2. DOCAMÓVEL...4 4.2.1. DESCRIÇÃO...5 4.2.2. ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA...5

4.3. BOMBASDERECALQUE – HIDROSSANITÁRIO...5

4.3.1. DESCRIÇÃO...5

4.3.2. ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA...5

4.4. SISTEMADE COMBATEAINCÊNDIO...6

4.4.1. ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA...6 4.4.1.1. BOMBA JOCKEY...6 4.4.2. BOMBAPRINCIPAL...6 4.4.3. TANQUEDEEXPANSÃO...7 5. FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS...7

6. AJUSTES TESTES...7

7. MÃO DE OBRA...8

8. RESPONSABILIDADE TÉCNICA...9

(13)

1.

OBJETIVO

O presente memorial tem por objetivo apresentar as especificações técnicas de

diversos equipamentos/dispositivos eletromecânicos a serem instalados no Edifício

Almox-Arquivo da UNILA - Universidade Federal de Integração Latino Americana, à Av. Tancredo

Neves 3147, município de Foz do Iguaçu. Muito embora alguns componentes sejam

apresentados em pranchas de outras disciplinas, este memorial pretende apresentar de forma

mais elaborada as respectivas especificações.

2.

EQUIPAMENTOS A SEREM INSTALADOS

Tabela 1 - Lista de itens completa para o sistema de condicionamento de ar e ventilação mecânica.

Item Descrição Quantidade

1 Elevador 1

2 Doca móvel 1

3 Bombas de recalque 1

4 Bombas de incêndio (2 principais + jockey) 3

5 Tanque de expansão 1

3.

NORMAS

Todos os equipamentos devem seguir rigorosamente as normas nacionais, e internacionais quando aplicável, bem como a legislação, portarias e normativas vigentes aplicáveis ao projeto, execução, transporte e comissionamento.

4.

ESPECIFICAÇÕES DOS EQUIPAMENTOS

Todos os equipamentos devem ser novos e sem uso. Não serão aceitos equipamentos danificados ou que apresentem qualquer tipo de alteração em suas características de projeto.

(14)

4.1.

Elevador

Em cumprimento a legislação de acessibilidade vigente será instalado um elevador sem

casa de máquinas, exclusivo para o transporte de passageiros com as seguintes

características.

4.1.1. Descrição

Elevador sem casa de máquinas, entrada e saída do mesmo lado, porta de

abertura lateral, com contrapeso, resgate automático, luz de emergência, ventilador, detecção

de sobrecarga, indicador de pavimento e direção com aviso sonoro, identificação em braile,

corrimão, espelho, e demais itens exigidos por norma para garantir a segurança e

acessibilidade.

4.1.2. Especificação técnica

Capacidade: 8 passageiros ou 600 Kg

Percurso: 3,1 m

Altura da última parada: 4230 mm

Velocidade: 1,0 m/s

Número de paradas: 2

Dimensões da caixa: 1600 x 1800 mm

Dimensões da cabina: 1100x1400x2400 mm

Dimensões do poço: 1300 mm

Alimentação: Trifásico, 220 V, 60Hz

Modelo de referência: Atlas Schindler, Schindler 3300 New Edition

4.2.

Doca móvel

De modo a agilizar os serviços durante os procedimentos de carga e descarga em

caminhões menores ou até mesmo flexibilizar as operações nas docas, será disponibilizado

uma doca móvel. Esta unidade consiste de uma plataforma dotada de um conjunto hidráulico

montado sobre rodízios, permitindo assim sua livre movimentação.

(15)

4.2.1. Descrição

Plataforma hidráulica articulada e montada sobre roletes que permitem seu deslocamento na

área das docas. Pestanas em ambos os lados com patolas e batentes de proteção.

4.2.2. Especificação Técnica

Capacidade de carga: 2.400 Kg

Velocidade de elevação: 3 m/min

Elevação mínima: 750 mm

Elevação máxima: 1700 mm

Comprimento útil: 2300 mm

Largura útil: 1800 mm

Alimentação: 220/380 V Trifásico

Modelo de referência: Cargomax DMC 2400

4.3.

Bombas de recalque – Hidrossanitário

4.3.1. Descrição

A água armazenada no reservatório superior é recalcada a partir de um reservatório

inferior por uma bomba centrífuga, monoestágio de rotor fechado.

4.3.2.

Especificação Técnica

Vazão: 3,9 m

3

/h

Altura manométrica: 13,2 m.c.a

Rotor: 128 mm

Sucção: 1”

Recalque: 1”

Potência: 1/2 c.v

Alimentação: 127 V monofásica

(16)

Modelo de referência: BCR 2010 - Schneider

4.4.

Sistema de Combate a incêndio

Devido as características da edificação o sistema de combate a incêndio por hidrantes

conta com um conjunto de três motobombas sendo duas principais (uma de backup) e uma

jockey responsável por manter o sistema pressurizado. O acionamento do conjunto ocorre por

meio de pressostato.

4.4.1. Especificação Técnica

4.4.1.1.

Bomba Jockey

A bomba jockey é uma bomba de baixa vazão e elevada altura manométrica utilizada

exclusivamente para manter o sistema pressurizado e disponível para uso.

Vazão: 0,63 m

3

/h

Altura manométrica: 90 m.c.a

Rotor: 154 mm

Potência: 3 c.v

Alimentação: 127 V monofásica

Modelo de referência: BC-92 S/T AV - Schneider

4.4.2. Bomba principal

São utilizadas duas bombas elétricas sendo uma delas a bomba de back-up. Seu

acionamento é comandado pelo quadro de comando caso a bomba principal não acione

quando comandada.

Vazão: 40 m

3

/h

Altura manométrica: 77 m.c.a

Rotor: 225 mm

Potência: 25 c.v

(17)

Alimentação: 220 V Trifásica

Modelo de referência: BC 23 R 1.1/2 - Schneider

4.4.3. Tanque de expansão

De modo a absorver variações de pressão será instalado um tanque de expansão de

150L do tipo membrana.

Volume: 150 L

Modelo de referência: Top-Pro DV-150 CE

5.

FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS

Os dispositivos de sustentação, fixação e complementares às instalações terão sempre

as dimensões necessárias à perfeita segurança do conjunto e serão sempre galvanizados.

Pontos de solda terão de ser tratados de modo a eliminar possibilidades de oxidação,

tendo-se especial atenção para os acessórios e ferragens exposta ao tempo.

6.

AJUSTES TESTES

Devem ser realizados ajustes e testes de todo o sistema conforme especificado pelo

projetista ou fabricante, utilizando-se os serviços, materiais e equipamentos necessários.

Todo o equipamento será ajustado de acordo com o especificado e requerido para que

opere dento das condições de projeto.

Todo o sistema deve operar durante um período mínimo de dois dias ou operar o

tempo necessário para verificação se o sistema está adequado para aprovação.

Todos os equipamentos deverão ser de operação silenciosa, sem vibração ou ruídos

anormais em quaisquer condições de carga.

Bombas e outros equipamentos rotativos deverão ser providos de isoladores de

vibração apropriados

O nível de ruído dos ambientes deve obedecer aos limites estabelecidos nas normas

ABNT e ASHRAE.

(18)

Todos os materiais e equipamentos deverão obedecer aos regulamentos locais de

proteção contra incêndio, devendo também ser obtidas todas as licenças aplicáveis que se

fizerem necessárias.

Todos os equipamentos e materiais deverão ser do tipo “não combustível” ou

“auto-extinguíveis”, sendo dada preferência sempre ao primeiro. Na existência do material dentro

das especificações acima citadas, não serão aceitos materiais combustíveis.

Deverão ser tomadas medidas preventivas sempre que houver risco de explosão,

através de ventilação adequada, eliminando-se fontes de ignição, centelhas ou superfícies

quentes, e ainda conservando ao alcance extintor de incêndio (pó químico ou CO2).

Deverão ser adotadas medidas de proteção sempre que houver riscos à saúde, por

intermédio de ventilação suficiente e utilização de EPI.

7.

MÃO DE OBRA

A mão de obra deve compreender a instalação dos equipamentos conforme projeto e

especificações. Cabe ainda a realização de todos os teste e ensaios necessários para efeito

de entrega da instalação.

Deve ser executada por pessoal especializado sob a responsabilidade de engenheiro

capacitado.

Concluída a montagem e o teste final para efeito de entrega da instalação, deverá ser

entregue um jogo de desenhos atualizados, contendo todas as eventuais modificações

havidas durante a execução, bem como instruções detalhadas por escrito da operação e

manutenção do sistema, catálogos dos fabricantes e respectivos certificados de garantia.

8.

RESPONSABILIDADE TÉCNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA

CNPJ 11806275/0001-33

(19)

Elaboração:

Eng. Mecânico Edmundo Sahd Neto CREA PR-114921/D

SIAPE 2164051

Verificação:

Arquiteta Clarissa Buss CAU A42428-5

SIAPE 2149970

Coordenadora de Projetos e Planejamento

Aprovado:

Eng. Aref Kalilo Lima Kzam SIAPE 2086727

Secretário de Implantação do Campus

(20)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA SISTEMA INTEGRADO DE PATRIMÔNIO, ADMINISTRAÇÃO E CONTRATOS

FOLHA DE ASSINATURAS

Emitido em 24/11/2020

PROJETO EXECUTIVO Nº 13/2020 - SECIC (10.01.05.27) NÃO PROTOCOLADO)

(Nº do Protocolo:

(Assinado eletronicamente em 24/11/2020 12:56 ) AREF KALILO LIMA KZAM

SECRETARIO 2086727 (Assinado eletronicamente em 24/11/2020 12:43 ) CLARISSA BUSS CHEFE DE DEPARTAMENTO 2149970

Para verificar a autenticidade deste documento entre em https://sig.unila.edu.br/public/documentos informando seu número: 13, ano: 2020, tipo: PROJETO EXECUTIVO, data de emissão: 24/11/2020 e o código de verificação:

Referências

Documentos relacionados

Este é apenas um exemplo onde o Teorema de Pick foi utilizado para o estudo de áreas geográficas, a partir disto vemos que pode existir a interdisciplinaridade em sala de aula, onde

Apesar de este trabalho trazer dados parciais de fenômenos ainda em verificação, observamos os seguintes aspectos morfossintáticos do português falado na comunidade

Quimiotaxia Processo de atracção dos neutrófilos e outros leucócitos para áreas de tecidos lesionados, através de sinalizadores químicos libertados pelas células

While meiosis almost certainly evolved from mitosis, it has not one but four novel steps: the pairing of homologous chromosomes, the occurrence of extensive recombination

Estes níveis de amputações permitem descarga de peso distal, ou seja, apoio sobre o coto de amputação, porém,. cuidados devem ser tomados nos casos cuidados devem ser tomados

O Conselho Fiscal, com as prerrogativas, atribuições e encargos previstos na lei nO6.404/76, lei nO 13.303/16 e no seu respectivo Decreto regulamentador, demais normas e

Ya se trate de mesósticos, como los del libro sobre John Cage, de sonetos, como los que contiene (a veces encubiertos) La voz inútil, o del riguroso decasílabo que se impone en

16º - Cada equipe poderá substituir em qualquer momento da partida 11 (Onze) atletas sendo vetada a volta de atletas substituídos. 17º - Toda inscrição de atletas deverá dar