• Nenhum resultado encontrado

Como não podia deixar de ser, o mundo da fé alimenta um sem

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como não podia deixar de ser, o mundo da fé alimenta um sem"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

57

ANOS

IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

MITOS & VERDADES

ACERCA DA FÉ

C

omo não podia deixar de ser, o mundo da fé alimenta um sem número de estereótipos formados a partir de idéias preconce-bidas ou alimentadas pela falta de conhecimento real sobre um determinado tema, resultantes da falta de intimidade com as Escritu-ras, já que ela é apta para discernir, corrigir, educar, e limpar os olhos para uma compreensão correta. Pretendemos aqui elencar alguns fal-sos conceitos que de tanto serem repetidos se tornaram “verdades” – e não são – para muitos iniciantes na fé:

MITO 1: Subir no monte para orar torna a oração mais eficaz. O FATO: Quem desejar subir ao monte para orar, não há impedimen-to algum, mas para o nosso Deus não existe lugar geográfico onde Ele possa ouvir “melhor”. Cremos num Deus Onipresente, e o rei Davi as-sim expressou: “se subo aos céus lá estás, se faço a minha cama no mais profundo abismo lá estás também” (Sl 139.8). Portanto, é indife-rente orar a Ele, nas alturas ou na planície. Jesus subia no monte para orar, com o único propósito de estar a sós com o Pai, por ser um lugar de sossego e tranqüilidade, e longe do assédio das multidões: “ ele re-tirava-se para os desertos, e ali orava” (Lc 5.16). Montes... desertos... Ele queria orar tranquilamente, sem interrupções. Hoje, o seu “mon-te” pode estar localizado no seu quarto, durante a madrugada. Não importa, onde você estiver, ore ao Senhor!

MITO 2: Falar em línguas é a prova de batismo no Espí-rito Santo, e confere à pes-soa uma distinção em rela-ção aos demais crentes. O FATO: Este foi um dos maiores enganos da teologia pentecostal ao afirmar que o dom de línguas era “o dom”, superior aos demais, e prova do batismo do Espírito.

(2)

tas injustiças foram cometidas contra crentes fiéis, sinceros, ungidos, mas que não foram contemplados com o dom da glossolalia. Na verda-de o Espírito conceverda-de a cada um como quer... entretanto, o amor é o dom maior. Sem ele, todos os outros dons são apenas barulho (1Co 13.1). Além de que não são os dons, mas o degrau seguinte, que é o “fruto do Espírito”, que mostrará se o crente caminha com Deus, ou não.

MITO 3: Quanto maior a prosperidade, maior a intimidade que a pes-soa tem com Deus, e pobreza é maldição.

O FATO: trata-se da mais diabólica visão mercantilista vincular espiri-tualidade com riqueza na Nova Aliança. Mesmo no AT o salmista di-zia: “Eu sou pobre, necessitado, porém o Senhor cuida de mim” (Sl 40.17). Em Provérbios diz que “o bom nome vale mais do que muitas riquezas” (Pv 22.1), e Paulo adverte que “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”. Pedro e João, verdadeiro apóstolos, não tinham prata nem ouro para dar de esmola. No Reino de Deus algumas pes-soas serão ricas, e outras nunca terão um carro novo. Cristãos since-ros na Europa terão suas casas próprias, e cristãos sincesince-ros que vivem na Nigéria andarão descalços por toda a vida. Chamamos a isso de contingências da vida, e todos estamos sujeitos a ela.

MITO 4: Se um ministério tem alcançado sucesso é porque é verda-deiro.

O FATO: Sucesso nunca foi critério para definir se algo vem de Deus. A adotar esse critério, Paulo, o apóstolo dos gentios, seria um farsante fra-cassado, pois terminou seu ministério sozinho, e foi abandonado por to-dos (2Tm 4). Há pequenas comunidades de fé espalhadas pelo mundo, pelas aldeias e periferias, que nunca passarão de um grupo de pessoas reunidas, mas tenho certeza que Jesus nunca faltou em suas reuniões. MITO 5: Se a obra é de Deus, ela prosperará.

O FATO: Costumam usar esse argumento baseando-se no parecer de Gamaliel: “se o propósito for humano fracassará, se for divino pros-perará” (At 5.38-39). Obviamente esse texto não pode ser usado isola-damente, e nem esse é um critério único, pois se assim for, o islamis-mo seria obra divina, pois existe há vários séculos e é a religião que mais cresce no mundo. Coisas de origem duvidosa também prospe-ram: Procissão do Círio de Nazaré, que arrasta mais de 2 milhões de pessoas, e o câncer, que é uma multiplicação de células doentes. Co-rinto, Éfeso e Tessalônica foram igrejas fundadas pelo apóstolo Paulo, mas hoje, entretanto, essas cidades perderam o vigor do evangelho, e a fé morreu ali há muito tempo. Então não era obra de Deus?

MITO 6: Dançar, gritar, cantar, pular, é a melhor expressão que existe para demonstrar nossos sentimentos para com Deus.

(3)

O FATO: É interessante que gostam de comparar a alegria do evange-lho com a torcida de futebol, onde a cada gol se grita, pula e soca o ar. Entretanto, há outras maneiras de se expressar um sentimento de ale-gria. Quando aprecio uma bela obra de arte, o meu espírito se alegra, mas não pulo dentro do museu, nem grito. Quando degusto uma tor-ta deliciosa o que faço é “huuummm...”, mas tor-também não pulo, nem grito no restaurante. Há pessoas que, por natureza, são mais efusivas e gostam de externalizar seus sentimentos. Tudo bem. Outros, mais absortos, diante de Deus ficam extasia-dos em silêncio, fecham os seus olhos, e vivem ali, sua experiência com o Eterno. Tudo bem também. Saulo, ao encontrar-se com Jesus, ficou cego. Acho que não precisamos passar por essa experiência.

CURSO YES DE PROFISSÕES

A irmã Beth Wada e seu marido Carlos esta-rão dando um curo de 4 semanas chamado YES Profissões na Escola Dominical. O públi-co alvo são os juvenis, porém está aberto a

todos que estão em dúvidas em suas escolhas, profissão, ou ainda não decidiu o que estudar ou trabalhar. O curso ajuda cada um a desco-brir seus interesses, suas habilidades, suas prioridades e personalidade (para ter um retrato de quem são). Haverá também um teste para ava-liação de seu perfil. Início: 15 de agosto (duração 4 domingos). Já inscritos: Danilo T. Rocha, Marco Aurélio Domingues, Laura La-deia, Lucas Santos, Rodrigo Marques, Lucas Laguna, Beatriz, Vitor Moura, Thiago Gomes, Felipe Feitosa, Eric, Vinicius R. Santos, Ga-briel Ladeia, Beatriz Chinello, Mariana Wada, Paloma Zorzan, Felipe Lakatos, Cinthia Caroline,

LIDANDO COM A RAIVA

Irai-vos e não pequeis, ensina a bíblia. Ou seja, diante de uma situação que provoca uma rea-ção de raiva, há pelo menos 4 maneiras de se lidar com ela. Três delas não são muito boas, pois irão provocar estragos “fora” ou “dentro” de si. E uma delas é a maneira correta e cris-tã de enfrentar situações desagradáveis. Em qual das formas abaixo você se enquadra? 1) DISSIMULADOS: usam de ironia e sar-casmo para revidar provocações. É um

com-portamento agressivo, mas dissimulado. O constrangimento que pro-vocam com suas indiretas podem contaminar o ambiente.

(4)

2) AGRESSIVOS: são aqueles que têm ataques de fúrias, muitas ve-zes desproporcionais ao motivo que causou a explosão. Podem deixar o ambiente de trabalho e a família tensos com seus surtos.

3) ENGOLIDORES DE SAPOS: são as pessoas que não defendem seus interesses quando se sentem ofendidas ou prejudicadas. Não de-monstram que estão magoadas ou com raiva. Podem parecer contro-ladas, mas ficam remoendo depois.

4) ASSERTIVOS: conseguem avaliar se têm mesmo razão em uma discussão e sabem expor seus pontos de vista. Quem consegue ser as-sertivo com freqüência acumula menos emoções negativas, evitando ser o protagonista de um ataque desproporcional de raiva, mais tarde.

CANTINHO DO TESTEMUNHO

“Deus fala conosco às vezes em meio às mais difíceis situações. Meu marido passou por muito so-frimento antes que descobrissem que o problema era na vesícula. Foi feita a cirurgia e tudo correu bem. Eu fiquei muito apreensiva

sim, mas senti uma paz interior muito grande, senti que Deus estava no comando e que tudo iria dar certo. Tenho certeza que foram as orações dos irmãos e também nossa dependência de Deus que levou a esse final feliz. Foram nesses dias que eu senti o quão é importan-te ser lembrado,cada visita, cada importan-telefonema alegrava o meu coração. Lá naquele quarto de hospital eu senti Deus falando comigo, Ele dis-se pra mim que eu deveria também visitar as pessoas, ligar pra elas e dizer que assim como Deus fez conosco Ele fará na vida delas. Eu fiz então um firme propósito, assim que meu marido puder me acompa-nhar iremos fazer muitas visitas. Já estou ligando para nossos irmãos adoentados, e procurado levar uma palavra de ânimo para eles. Te-nho dito a eles que Deus a seu tempo vai fazer a sua obra na vida de-les e com certeza ede-les terão vitória”.

(Este foi o testemunho da Da. Cida, esposa do Sr. Davi. Se você também tem um testemunho, escreva-o e entregue ao pastor. Teremos o maior prazer de colocar em nosso Boin)

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO

A 3ª Região Eclesiástica estará recebendo o 1º Seminário Internacio-nal de Evangelização com a presença de importantes nomes do Con-cílio Mundial Metodista. Entre os preletores teremos o Dr. Eddie Fox (EUA), Bispo Paulo Lockmann, Dr. Luiz Wesley de Souza, da Univer-sidade Emory. Dias 17 a 24 de agosto no Espaço Metodista 24h. Caso você tenha interesse em participar, fale com o seu pastor.

(5)

NOTÍCIAS RÁPIDAS

• No Dia dos Pais, venha participar do conosco do Café dos Pais, que será preparado especialmente para eles. Não deixe o seu “velho” em casa no próximo domingo, e participe conosco. Ele será homenage-ado e receberá uma lembrança de nossa igreja.

• A feira do Cachecol foi um sucesso. As irmãs do “Construindo com Arte” arrecadaram R$ 1.000,00 e estão entregando para a igreja mais de 40% deste valor para a nossa construção. Oh glória!!!

PARA PENSAR

Como você se sentiria se, ao invés de lhe darem o melhor papel, a melhor posição, ou o melhor cargo, você fosse premiado com o trabalho mais

insignifi-cante aos olhos de todos? Não consigo ver na bíblia dois melhores lí-deres que Davi e Moisés. O primeiro foi escolhido para ser rei quan-do era um insignificante garoto que tomava conta da ovelha de seus pais. E Moisés foi escolhido por Deus quando humildemente tomava conta das ovelhas de seu sogro no deserto quente de Mídiã. Eles es-tavam sendo testados por Deus se poderiam assumir melhores posi-ções. Pense nisto antes de reclamar do que está fazendo.

VIGIAI E ORAI

• Lembremos em nossas orações da irmã Marta Camargo, em sua luta para restabelecer as forças.

• O Sr. Antonio Cassu voltou para o hospital, e 4ª feira passa por uma nova cirurgia. Mais do que nunca ele precisa de nossas orações. • O Walter continua no hospital. Oremos para que o sustente e lhe dê saúde. • Oremos também pelos enlutados... pelos desesperançados... pelos

frios na fé... pelos que caem pelo caminho... Oremos sempre, sem cessar.

ANIVERSARIANTE S DA SEMANA

01/08 hoje Erick Palma Garrett

02/08 amanhã Samuel de Camargo 06/08 6ª feira Rosely Toledo Rocha 07/08 sábado Juracy Camargo 07/08 sábado Felipe Spedo Laguna

ESCALA DE SERVIÇO

SERVIÇO HOJE PRÓX. DOMINGO

INTERCESSãO NURIMAR / MANOEL EDWARD / SALETE LOUVOR ITABERABA NOVA ALIANÇA GRUPO VIDA CULTO INFANTIL DANIELA / CAROLINA DIA DOS PAIS

OPERADOR SOM DIAS / ZERO MARCãO / MáRCIO

OPERADOR DATASHOW IZABEL EULA

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Fone: 3977-0571 Pastor: Daniel Rocha Fone: 3858-7522 Res: 4899-3020 e-mail: dadaro@uol.com.br

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

pROGRAMAçãO SEMAnAl

3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Tarde de Oração

14h30 Mentoria Espiritual20h Culto de Libertação20h Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br

ATEnDIMEnTO pASTORAl

2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 5ª FEIRA 6ª FEIRA

Descanso Pastoral Gabinete: 14h às 18h Gabinete: 14h às 18h Gabinete: 14h às 18h Gabinete / Visitação OBS.: ESTES HORáRIOS SãO FLEXíVEIS E PODEM SER ALTERADOS DE ACORDO COM AS NECESSIDADES. SE DESEJAR FALAR COM O PASTOR, BASTA AGENDAR PELO FONE: 9745-0815

Nova Pregação na Internet!

Você pode ouvir em nosso site as pregações que o Pr. Daniel Rocha ministra em nossa igreja. Nesta semana está disponível mais uma nova mensagem:

• Rispa

Acesse, divulgue: www.metodistaitaberaba.com.br

Abra o seu coração, Abra as portas de sua casa, Seja um divulgador da Palavra Seja um cooperador de Deus na Obra

CADA METODISTA UM MISSIONÁRIO,

CADA LAR UMA IGREJA

RIR NÃO FAZ MAL

Referências

Documentos relacionados

Adriana Maria de Souza Zierer, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, MA, Brasil; Álvaro Alfredo Bragança Júnior, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,

Entre os fatores explicativos para este diferencial esta tanto o efeito renda, pois esta opção tem uma preferência mais acentuada por aqueles que declararam maior renda familiar,

Aconselha-se ao proprietário rural planejar o paisagismo da sua propriedade em torno da casa-habitação e das outras construções onde haja circulação de pessoas, de forma a

Paulo nos diz que nossas vidas são construídas sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e

RESPOSTA: Quem desejar subir ao monte para orar, não há impedimento algum, mas para o nosso Deus não existe lugar geográfico onde Ele possa ouvir “melhor”.. Cremos num Deus

Há o reconhecimento da ntos e sociabilidades; a dinâmica vivida na esfera pública promovida por ela e nas relações entre diferentes práticas culturais; as condições de

Estudo transversal, retrospectivo, descritivo, com análise de prontuários de pacientes pediátricos que passaram por internação hospitalar no Hospital da Criança Santo Antônio

O QUE DEUS FAZ NÃO COMPREENDEMOS AGORA “Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê- lo-ás depois.. Pedro, sem compreender a princípio o propósi-