• Nenhum resultado encontrado

Ata da 6ª Reunião do Comitê Nacional de Enfermeiros CONENFA São Paulo 07/12/2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ata da 6ª Reunião do Comitê Nacional de Enfermeiros CONENFA São Paulo 07/12/2010"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ATA DA 6ª REUNIÃO DO COMITÊ NACIONAL DE ENFERMEIROS AUDITORES, realizada no dia 07 de Dezembro de 2010, n Auditório da Unimed do Brasil- São Paulo- SP, sob a coordenação da Karla R. D. Oliveira - Enfermeira Auditora da Unimed Brasil.

Abertura Enfermeira Karla (Unimed do Brasil)

Inicia a Reunião informando que esta reunião tem em seu modelo a participação dos membros do CONENFA na forma Presencial e por Videoconferência. O intuito é otimizar as questões de custos junto às Unimeds, porém ressaltou a importância da forma presencial para consolidar a união do comitê, trocar experiências e agregar conhecimento.

Para assuntos de maior complexidade e divergência a participação presencial será imprescindível, e a Unimed do Brasil fará a convocação presencial e por videoconferência, mediante a demanda pautada.

Realizou as boas vindas e fez a apresentação de todos, pois novas Unimeds participaram como ouvinte da reunião.

Os votos realizados por videoconferência serão validados através do envio, scaneada, de Lista de Presença com assinatura do representante de cada Federação, conforme Regulamento.

O CONENFA terá a mesma dinâmica do Colégio Nacional de Auditores, onde a ata será feita durante a reunião com as Deliberações, tendo então a vigência a partir da data de cada reunião.

(2)

Nesta reunião a redatora foi a Enfermeira Cristiane representante da Federação Rio Grande do Sul

1. Definir para o Intercâmbio Nacional, o período da troca de Equipos na administração de Medicações Intermitente -Enfermeira Karla (Unimed do Brasil)

Discutido entre os membros que este assunto tem literatura escassa, portanto a base literária adotada será o Manual da ANVISA: Orientações para Prevenção

de Infecção Primária na Corrente Sanguinea- Setembro de 2010 e a Resolução do Coren SP (CAT 015/2010) sobre troca de Equipos - Infusion Nursing Society( contribuição da Enfermeira Valéria da Central Nacional).

Votação a favor: 11 votos

Presencial: 6 votos- FESP; Fed Minas; Fundação Unimed; Fed MT; Fed RS; Central Nacional

Videoconferência: 5 votos - Fed Goiás e Tocantins, Fed Mato Grosso do Sul, Fed Santa Catarina, Fed Paraíba, Fed Espírito Santo

Votação Presencial contra: 1 voto- Fed. Rio de Janeiro- com a ressalva de ser contra o período proposto contra para todas as demais medicações, exceto para Antibióticos

Deliberação: No Intercâmbio Nacional a troca de Equipos na administração de Medicações Intermitente será a cada 24 horas, para cada medicação prescrita.

2. Conector Clave, é considerado EPI? Qual o período para troca deste dispositivo? ( Fesp/Paulistana- Enfermeira Rosemeire)

A Enfermeira Rosemeire faz a apresentação, informou que fez pesquisa do produto junto a ANVISA e há disponíveis alguns produtos registrados, porém somente uma marca disponibiliza a instruções de uso.

(3)

A Enfermeira Valéria da Central Nacional reafirma a informação e trouxe a contribuição que conforme revista Brasíndice o valor do produto é de R$ 34,31.

Deliberação 1 quanto ao Conceito: Tendo em vista os conceitos apresentados na 5ª reunião do CONENFA, os membros entendem e deliberam que o Sistema de Conector Clave é um dispositivo de segurança e, portanto não pode ser considerado como Equipamento de Proteção Individual- EPI

Proposta troca do Sistema de Conector Clave a cada 72horas, seguindo a troca do equipo polifix já padronizado pelo CONENFA e o Manual da ANVISA:

Orientações para Prevenção de Infecção Primária na Corrente Sanguinea- Setembro de 2010

Votação a favor: 14 votos

Presencial: 8 votos- FESP; Fed Minas; Fundação Unimed; Fed MT; Fed RS; Central Nacional, Fed Rio de Janeiro, Fed FAMA

Videoconferência: 6 votos - Fed Goiás e Tocantins, Fed Mato Grosso do Sul, Fed Santa Catarina, Fed Paraíba, Fed Espírito Santo, Fed Paraná

Votação Contra: 0 -zero

Deliberação 2 sobre o período de troca: No Intercâmbio Nacional a troca do Sistema Conector Clave será a cada 72 horas.

(4)

3. Taxa de utilização de descartáveis em Hemoterapia e taxa de utilização de bolsa plástica em Hemoterapia – Enfermeira Karla

27040348

Taxa de utilizacao de bolsa plastica por unidade

hemoterapica 9,60

27040356

Taxa de utilizacao de descartaveis para aplicacao de cada

unidade hemoterapica 4,80

Item divergente pois há Unimeds que realizam glosas embasados no livreto da CBHPM onde as referidas taxas estão inclusas no processamento.

Deliberação: No Intercâmbio Nacional os livretos da CBHPM e AMB não são consideradas diretrizes, devem ser seguidas as normas consolidadas nas Instruções Gerais do Rol de Procedimentos Unimed, Manual de Intercâmbio Nacional, Rol de Procedimentos Unimed e Manual de Consultas das Normas de Auditoria Médica e Enfermagem. Portanto as referidas taxas não estão

inclusas no processamento.

Será verificado o entendimento dos membros do Colégio. Deliberação sobre a cobrança:

Vivi copiar a frase da ata do colégio

4. Materiais para coleta de exames devem ser remunerados? Pode ser cobrado na conta hospitalar? (tiras reagentes para glicemia Capilar) – Enfermeira Karla

Item apresentado devido a crescente demanda na Câmara Técnica do Intercâmbio Nacional, tendo como pressuposto o entendimento equivocado sobre o assunto.

Ficou consensuado que a discussão seria focada em relação as tiras reagentes para glicemia Capilar.

Os membros manifestaram vários comentários acerca do assunto sobre a condição de paciente internado, atendimento de urgência/emergência, o cuidado para não abri precedentes para outros exames, necessidade de normatizar para esclarecer e elucidar àqueles que realizam glosa do produto.

(5)

Será verificado o entendimento dos membros do Colégio. PROPOSTA:

- As tiras reagentes para glicemia capilar, na condição de paciente internado/urgência e emergência, poderão ser pagas separadamente. Paga-se somente para o prestador hospitalar, não para prestador laboratório. As tiras não são insumos de exame, portanto, poderão ser cobradas separadamente.

Votação a favor: 12 votos

Presencial: 6 votos- FESP; Fed Minas; Fed MT; Central Nacional, Fed Rio de Janeiro, Fed FAMA

Videoconferência: 6 votos - Fed Goiás e Tocantins, Fed Mato Grosso do Sul, Fed Santa Catarina, Fed Paraíba, Fed Espírito Santo, Fed Ceará ( neste item conseguiu votar a favor, não votou nos itens anteriores problemas no SINAL) Fed Paraná (não consegiu votar, problemas no SINAL)

Votação Contra: 2 votos (Fed Rs e Fundação Unimed) Deliberação: Vivi pode copiar a frase que ficou no colégio

5. Estabelecimento de regras de pagamento para medicamentos descontinuados no mercado (estabelecimento de prazos após a descontinuação do produto junto ao fabricante).Federação Mato Grosso do Sul – Enfermeira Andreia

Enfermeira Andreia faz explanação sobre o questionamento por videoconferência. Muitos medicamentos estão saindo do mercado, porém nas contas, eles continuam aparecendo, Ex: xilocaína saiu do mercado em 2005. A Farmacêutica Carla Tozato, responsável pela TNUMM está acompanhando esta questão pela própria tabela, bem como junto a ANVISA e CEMED :

Na parte de medicamentos somente 3% ainda circulam, que poderão ser reduzidos a 1%, Ex: soro em frasco, na próxima apresentação da tabela será retirado. Quanto aos medicamentos em si, em setembro, participou de uma reunião na ANVISA, e a CRMED ainda publica na lista. Ela contestou porque eles ainda mantêm na lista? A resposta foi de que os medicamentos são

(6)

retirados somente de 3 anos para trás, mas na prática, o que não é a realidade.

Este item ficará pendente pois os membros concordaram com a seguinte proposta:

A Farmacêutica Carla Tozato, em nome da Unimed do Brasil, solicitará parecer para CMED (ANVISA) e após acrescentar na TNUMM, apresentará o parecer na reunião do CONENFA, para finalizar o item.

6. Apresentação de Clexane com dispositivo de segurança- INFORMATIVO – Enfermeira Karla

Enfermeira Karla , enfatizou que na 5ª reunião do CONENFA, ficou pendente o questionamento se já havia disponível no mercado a referida medicação, adequada à Portaria 939/2008.

Enfatizou que não há qualquer conflito de interesse em relação à empresa que será citada, pois a mesma é a única que atende a referida Portaria.

Realizou a apresentação do Clexane, cedida pela empresa, com todas as apresentações disponíveis para atender a lei e, repassou a informação que o produto embora adequado não sofreu aumento em seu valor comercial, conforme informação da empresa que comercializa o produto.

A apresentação foi disponibilizada aos membros do comitê.

7. Encerramento – Enfermeira Karla

Enfermeira Karla anunciou o local do 6º Congresso Nacional Unimed de Auditoria em Saúde, Búzios – RJ.

Enfatizando a importância, para agregar conhecimento técnico, trocar experiências, apresentação de trabalhos, oportunidade de levar realidades e práticas da Unimeds, que possam contribuir ao Sistema Unimed, solicitou ainda que estas argumentações sejam levadas aos Dirigentes e Gestores na solicitação de apoio e estímulos para participarem do Evento.

(7)

Agradeceu ao grupo a confiança, colaboração e esforço desempenhado para a participação de todos e contribuições relevantes nas deliberações já

consolidadas pelo CONENFA.

Anunciou que para 2011 serão implementadas ações edicacionais como

treinamento e aulas e, uma grade de temas será elaborada, a dinâmica ainda será definida.

Solicitou que os membros enviem sugestões de temas ou mesmo alguma experiência que possa ser apresentada e compartilhada que poderá agregar em âmbito nacional.

Ressaltou que o trabalho realizado pelo Comitê na revisão do ANEXO IV bem como os 2 novo capítulos que serão inseridos no Manual de Consultas das Normas de Auditoria Médica e Enfermagem, tem vigência a partir de 1 de Dezembro de 2010.

Solicitou que as Federações e os participantes multipliquem as informações, realizem eventos como encontros estaduais para aproximarem as singulares e incutir um pensamento homogêneo dentro da Auditoria de Enfermagem.

Participantes presenciais e por videoconferência que são membros e representantes no CONENFA:

Unimed Nome

Unimed do Brasil Karla Regina Dias de Oliveira Central Nacional Unimed Valéria de Freitas

Fundação Unimed John Decker

Federação Ceará Sondna Papa Pazos

Federação da Amazônia- FAMA Christianne Martins Jatene Gross Federação Espírito Santo Renata Martins Dos Santos Félix Federação Goias E Tocantins- Unimed Cerrado Lucijane Maria Costa

(8)

Federação Mato Grosso Juliana P Oliveira Federação Mato Grosso Do Sul Andreia Barbosa Federação Minas Gerais Sandra Eliemar Rocha Federação Paraíba Josenice Correia De Souza

Federação Paraná Ianara Araujo Fernandes

Federação Rio De Janeiro Sandra H. Carreira

Federação Rio Grande Do Sul Cristiane Patrícia Azevedo Federação Santa Catarina Denize M. P. Antão

Federação São Paulo Renata Franceschetti Saraiva Intrafederativa Centro –Oeste Paulista -

Unicop Paola R. Di Crivelli Eugenio

Intrafederativa Nordeste Paulista- Ufenesp Kellen Christiane Borges Intrafederativa Nordeste Paulista- Ufenesp Joseane Roberta C. de Souza

Unimed Anápolis Cleidimar Pereira

Unimed Belém Maírla Rodrigues Magalhães Gomes ?

Unimed Belém Marlene Carvalho de Mello Rodrigues?

Unimed Belém Neliane de Souza Platon?

Unimed Campinas Samantha Fernandes R Santos

Unimed Campo Grande Andreia Barbosa

Unimed Centro Sul Fluminense Paulo César V Marins

Unimed Cuiabá Rozane Bispo

(9)

Participantes Presenciais e por videocoferência como ouvintes: Ferderação Bahiana

Federação Bahia

Intrafederativa Sul de Minas Unimed Adamantina

Unimed Assis Unimed Bauru

Unimed Campina Grande Unimed Caldas Novas Unimed Guarulhos

Unimed Goiânia Elisangela P Dantas

Unimed Goiânia Lina M de Souza

Unimed Itumbiara - GO Bruna Marchiolli

Unimed João Pessoa Josenice Correia De Souza Unimed Noroeste Capixaba Daniele Saquetto

Unimed Norte Capixaba Luciana Gaburro De Jesus

Unimed Paulistana Rosemeire Stirbolo

Unimed Porto Alegre Valeska Marchetti Pin Unimed Ribeirão Preto Ana Beatriz Perez Afonso

Unimed Rio Rosangela Baptista

Unimed Rio Branco Christianne Martins Jatene Gross Unimed Rondonópolis Juliana P Oliveira

Unimed São José Do Rio Preto Simone Rosa

Unimed Volta Redonda Rogéria Zaida

(10)

Unimed Lins Unimed Marilia Unimed Mineiros Unimed Morrinhos Unimed Ourinhos

Unimed Presidente Prudente Unimed Sergipe

Referências

Documentos relacionados

forma, quando sabe aparecer, quando nos empenhamos em embelezá-lo, em pô-lo em imagem, em suma, quando nos dedicamos a epifanizar sua

conhecimento é partilhado (eles não conhecem vão fazer pesquisa na. internet, em documentos, em visitas, entrevistas,

[r]

A Arte de fazer um jornal diário – Ricardo Noblat – São Paulo (SP)... Essa é uma função que é inerente e intransferível do jornalismo, seja qual for à mídia ou suporte de

Pediu papel e pena e escreveu assim: Deixo os meus bens à minha irmã não.. ao meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou

[r]

Science, technology, and innovation : capacity building for sustainable growth and poverty reduction.

Além disso, esta nova forma de evangelização vai implementar a linguagem de rádio no processo de. catequese dentro