• Nenhum resultado encontrado

8ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 05/06/2020 Devolução: 12/06/2020 Turma 114

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "8ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 05/06/2020 Devolução: 12/06/2020 Turma 114"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Atividades não presenciais Página 1 DISCIPLINA: ARTE Professora: Anabel Simas Souza de Abreu Turmas: 1º ano – 101 – 102 – 103 -104 -105 – 107 – 108 -109 – 113- 114

ALUNO (A):

OBSERVAÇÃO: NÃO PRECISA DEVOLVER, RESPONDA E COLE NO CADERNO PARA CORREÇÃO QUANDO RETORNARMOS.

Arte na Pré-História

Quando se fala em arte na Pré-História, estamos falando da produção vista como artística na Pré-História, isto é, durante os períodos Paleolítico, Neolítico e Idade

dos Metais. Em geral, compreende pinturas realizadas em cavernas, gravuras esculpidas em rochas, esculturas.

Para facilitar sua compreensão a respeito do assunto, é importante considerarmos que os três períodos citados e que são considerados como parte da Pré-História são:

Paleolítico: período que compreende de 2.5 milhões de anos atrás a 10.000 a.C. Neolítico: período que se estende de 10.000 a.C. até 5.000 a.C.

Idade dos Metais: período que se estende de 5.000 a 3.500 a.C.

Características

→ Arte no Período Paleolítico

No caso do Paleolítico, o grande destaque são as pinturas rupestres, que são as gravuras desenhadas nas paredes de cavernas. Essa arte, em geral, mostra o homem em meio a grandes grupos de animais, representando, principalmente, cenas de caçadas, mas também retrata outras cenas do cotidiano humano.

Os especialistas falam que a arte rupestre utilizava materiais como terra, carvão, sangue, flores etc. Os principais exemplos dessa arte são encontrados na Caverna de Chauvet e Lascaux, na França.

A Vênus de Willendorf foi localizada na Áustria e é uma das estatuetas de Vênus mais famosas.

Não há registro somente de arte rupestre no Paleolítico, pois existem também pequenas esculturas que foram produzidas nesse período. Nesse caso, o grande destaque são as estatuetas de Vênus, Essas estatuetas conhecidas como Vênus reproduzem sempre um corpo feminino nu com formas bastante voluptuosas, destacando-se os seios grandes e os quadris largos.

→ Arte no Período Neolítico

O período Neolítico apresenta grandes transformações e avanços em relação ao Paleolítico – embora de modo não uniforme. Esses avanços podem ser destacados, principalmente, pela sedentarizarão do homem por meio do domínio das técnicas agrícolas e da domesticação dos animais.

Isso permitiu que o homem desenvolvesse novas ferramentas, que trouxeram melhoria para a sua vida. Um dos grandes avanços do Neolítico está relacionado com as construções, uma vez que pouco a pouco o homem foi desenvolvendo habilidades arquitetônicas.

No Neolítico, destacam-se as construções megalíticas, como a de Stonehenge, na Inglaterra.

Enormes complexos feitos por um amontoado de grandes rochas. Esses monumentos são encontrados em diferentes partes do mundo e estão diretamente relacionados com a necessidade do homem de criar registros em homenagem aos seus antepassados. Podem também ter relação com a marcação do tempo ou com a observação dos astros.

(2)

Atividades não presenciais Página 2 Arte na Pré-História do Brasil

A Serra da Capivara é um dos sítios de pintura rupestre mais famosos do Brasil.

No caso do Brasil, existem algumas produções de arte pré-histórica localizadas em alguns estados, como Piauí, Paraíba, Mato Grosso e Santa Catarina. O grande destaque são as pinturas rupestres encontradas na Serra

da Capivara, no estado do Piauí, que abriga mais de 100 pinturas rupestres

que retratam cenas de caça, guerra, sexo etc.

Responda:

1. Hoje podemos representar um desenho, pintura no papel, tela, parede, papel e usar lápis de cor, tinta, spray. Como era na pré-história? 2. No contexto de hoje há inúmeras representações relacionadas ao covid 19. O que os homens primitivos representavam?

3. A Vênus de Willendorf, escultura encontrada representa talvez um ideal de beleza pré-histórico, talvez por representação da fertilidade ou por mostrar ser um bom caçador e manter sua esposa “gordinha” com tanta falta de comida. Represente um ideal de beleza no contexto no qual você vive. Ou seja, como as mulheres são representadas para se encaixar um padrão de beleza? Desenhe.

4. Os primitivos de nômades, passaram a ser sedentário, ou seja, passaram a criar casas, domesticar animais, criar grupos. Como você se considera em 2020? Nômades ou sedentário? O que você anda fazendo ultimamente? Desenhe de forma simples e geometrizada (como os homens no período neolítico representavam, boneco palito) Desenhe você jogando bola, soltando pipa, andando de bicicleta, fazendo o que você e seu grupo de amigos costumam passar o tempo.

5. Observe algumas construções no período Neolítico. E, desenhe a sua morada de frente!

NURAGUES (Período Neolítico - 9000 a 6000 a.C.) O

homem inicia o processo de abandono das cavernas e passa a construir suas próprias moradias. Essas moradias ficaram

conhecidas com Nuragues, que significa "construções edificadas em pedra"

DOLMENS (Período Neolítico - 9000 a 6000 a.C.) Duas ou mais

grandes pedras fincadas verticalmente no chão, funcionando como se fossem paredes, e uma grande pedra colocada na horizontal sobre elas, funcionando como se fosse um teto. Uma das mais famosas construções

desse tipo é a Stonehenge, uma estrutura composta por círculos concêntricos de pedras que chegam a ter cinco metros de altura e a pesar

quase cinquenta toneladas, localizada no Sul da Inglaterra.

CROMELEQUE: Monumento megalítico

pré-histórico compostos por vários Menires* de forma circular. São creditados com o papel dos

santuários.

*Menires são grandes pedras verticalmente empurradas para o chão. Supõe-se que tinha a

ver com o culto ao Sol, ou a observação das estrelas

CONSTRUÇÕES CICLÓPICAS: É o nome que se dá ao

tipo de edificação que se faz com grandes pedras sem que haja, entretanto, uso de argamassa ou cimento para fixá-las.

(3)

Atividades não presenciais Página 3 PROFESSORA: Adriana Cristina de Almeida DISCIPLINA: Biologia

ALUNO: SÉRIE: 113, 114 (Marque sua turma) Instruções para o aluno:

Atividade 1: Período: 05/06 a 12/06/ 2020

Ler o texto com atenção e fazer um resumo do mesmo no caderno. Não precisa devolver essa atividade. O que é bioquímica: definição

Bioquímica é a ciência que estuda a base química das moléculas, dos seres que compõem as células e tecidos vivos, que catalisam reações químicas no metabolismo celular, como a digestão, biossíntese e fotossíntese, a imunidade, os compostos orgânicos e inorgânicos entre muitas outras coisas.

Estudos bioquímicos referem-se à parte da química que estuda a composição e os fenômenos químicos dos seres vivos. Esses estudos são conduzidos por um bioquímico, que é um especialista que combina profissões de biólogos e químicos. Esta química biológica está associada ao estudo da biossíntese.

O que a bioquímica celular estuda?

O campo de estudo da bioquímica celular é bastante amplo, mas podemos citar algumas áreas principais. A composição química dos seres vivos, particularmente proteínas, hidratos de carbono, das gorduras, aminoácidos, sais minerais, vitaminas, ácidos nucleicos e outras pequenas moléculas presentes nas células. As reações químicas sofridas pelos estes compostos é chamada de metabolismo, o que lhes permitem obter energia (catabolismo) e gerar suas próprias biomolécula (anabolismo). A bioquímica baseia-se na ideia de que todos os seres vivos metabolizam moléculas que possuem carbono.

É a Bioquímica Celular que estuda as moléculas vitais para os seres vivos

Água, sais minerais, carboidratos, oxigênio, proteínas, aminoácidos, vitaminas, nucleotídeos entre outras moléculas, são parte no universo de estudos na Bioquímica celular e estão os elementos essenciais presentes em todas as células vivas. Essas moléculas desempenham as mais diversas funções, como a regulação da temperatura, transporte de substâncias, lubrificação, regulação hormonal entre tantas outras funções. Essas moléculas servem como base para a regulação e manutenção da harmonia celular.

Entender bem os fundamentos da bioquímica celular vai dar uma boa base para que você entender diversos outros assuntos. Como por exemplo os mecanismos da Respiração Celular, o funcionamento dos Ácidos Nucleicos.

Através desta aula você vai ter uma boa base para entender vários mecanismos da bioquímica da vida. facilitando o entendimento de como ocorre a síntese de proteínas, a duplicação do DNA, os mecanismos de defesa através do sistema imunitário entre tantas outras ações fundamentais na Fisiologia dos seres vivos. Respiração Celular: aeróbica, anaeróbica, etapas – Resumo

Respiração celular é o processo bioquímico que as células realizam para retirar energia das moléculas e usar essa energia em seus processos vitais. Os dois tipos principais são a respiração anaeróbia (sem a utilização de oxigênio) e respiração aeróbia (com utilização de oxigênio). O processo de respiração celular envolve várias etapas.

A Respiração Celular é uma das principais atividades das células, pois é através deste processo que a celular consegue produzir energia para todo o seu funcionamento.

As mitocôndrias, no caso das células eucariontes, tem um papel fundamental na respiração celular, pois a maior parte deste processo ocorre em seu interior.

(4)

Atividades não presenciais Página 4 O que é Respiração Celular?

Respiração celular, processo em que as células produzem a energia de que precisam para sobreviver. Na respiração celular, as células usam oxigênio para quebrar a glicose e armazenar sua energia em moléculas de trifosfato de adenosina (ATP).

A respiração celular é crítica para a sobrevivência da maioria dos organismos porque a energia na glicose não pode ser usada pelas células até que seja armazenada no ATP (Adenosina Trifosfato). A produção de ATP pode ocorrer em diversos pontos de uma célula, mas é função da mitocôndria realizar esse processo.

As células usam ATP para alimentar praticamente todas as suas atividades – para crescer, dividir, substituir partes de células gastas e executar muitas outras tarefas.

A respiração celular fornece a energia necessária para que uma ameba se deslize em direção à comida, para que um peixe nada até encontrar uma presa ou a bailarina para executar saltos impressionantes.

A respiração celular ocorre dentro de uma célula constantemente, dia e noite, e se ela cessa, a célula – e, finalmente, o organismo – morre.

Dois ingredientes críticos necessários para a respiração celular são glicose e oxigênio. A glicose utilizada na respiração celular entra nas células de várias maneiras.

Plantas, algas e certas bactérias fazem sua própria glicose através de fotossíntese, o processo pelo qual as plantas usam luz para converter dióxido de carbono e água em açúcar.

Os animais obtêm glicose comendo plantas, e fungos e bactérias absorvem glicose à medida que quebram os tecidos de plantas e animais. Independentemente de como eles obtêm, as células devem ter um suprimento constante de glicose para que a produção de ATP seja contínua.

O oxigênio está presente no ar, e também é encontrado dissolvido em água. Ele se difunde em células – como em bactérias, fungos, plantas e muitos animais aquáticos, como esponjas e peixes – ou são inalados – como em animais mais complexos, inclusive humanos.

(5)

Atividades não presenciais Página 5 Até que uma célula consiga produzir energia na forma de ATP, há várias etapas. Entre as principais podemos citar:

Glicólise

oxidação do piruvato Ciclo de Krebs

Fosforilação oxidativa

Cadeia transportadora de elétrons

A respiração celular às vezes é referida como respiração aeróbica, o que significa que ocorre na presença de oxigênio.

A respiração celular transfere cerca de 40% da energia da glicose para o ATP. O resto da energia da glicose é liberada como calor, que os organismos de sangue quente usam para manter a temperatura corporal, e os organismos de sangue frio liberam-se para a atmosfera.

A respiração celular é surpreendentemente eficiente em comparação com outros processos de conversão de energia, como a queima de gasolina, na qual apenas cerca de 25% da energia é usada e cerca de 75% é liberada como calor.

Enquanto a maioria dos organismos realiza a respiração celular para produzir ATP, alguns não conseguem produzir ATP através desse processo porque vivem em ambientes anaeróbicos ou ambientes que não possuem oxigênio. Esses organismos, tipicamente bactérias, dependem de processos anaeróbicos, como a fermentação para gerar seu ATP.

Na prática, a respiração anaeróbica ocorre sem a presença de oxigênio e é bem menos eficiente que a respiração aeróbica.

Ácidos Nucleicos:

Entenda qual é a função dos ácidos nucleicos e sua estrutura

O ácido nucleico é uma molécula responsável guardar e transmitir informação. Existem dois tipos de ácidos nucleicos: o DNA e o RNA. É no DNA que estão os genes. Cada gene tem informação para produzir um RNA. Por sua vez, o RNA tem as informações para construir as proteínas.

O DNA e o RNA constituem um grupo de substâncias que comandam a síntese das proteínas, dentre as quais as enzimas e, assim, controlam as atividades químicas das células. São chamadas de moléculas da vida. Possuí-las é característica comum de todos os seres vivos.

Há dois tipos de ácido nucleico: ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA). Ambos são macromoléculas constituídas por subunidades chamadas nucleotídeos. Cada nucleotídeo é constituído por três componentes: uma pentose (açúcar com 5 carbonos na molécula), uma base nitrogenada (púrica e pirimídica) e um ácido fosfórico.

(6)

Atividades não presenciais Página 6 As bases púricas recebem essa denominação por derivarem de uma substância chamada purina, enquanto as bases pirimídicas derivam de outra substância, a pirimidina.

Ácidos Nucleicos: DNA e o RNA

No DNA há duas cadeias polinucleotídicas que se complementam, sendo que as bases púricas pareiam com as pirimídicas por pontes de hidrogênio.

(7)

Atividades não presenciais Página 7 A quantidade de bases (A = T) e (C = G) pode variar, mas é constante para cada espécie de ser vivo. Repare que são duas pontes de hidrogênio que fazem a ligação entre as bases A e T, e três pontes de hidrogênio entre as bases C e G.

As duas cadeias polinucleotídicas não são retas, mas se apresentam em forma helicoidal.

O RNA, nem sempre sintetizado a partir do DNA, é formado de uma só cadeia polinucleotídica, e a base pirimídica uracila, substitui a base pirimídica timina.

O DNA encontra-se no núcleo, nas mitocôndrias e nos cloroplastos. No núcleo está nos cromossomos, ligado a s proteínas. O RNA encontra-se tanto no núcleo, quanto no citoplasma. O DNA relaciona-se com a transmissão hereditária das características dos organismos, e o RNA no controle da atividade celular, principalmente a síntese de proteínas.

Resumo para identificação de DNA/RNA

DNA RNA

Bases Púricas Adenina e Guanina Adenina e Guanina

Bases Pirimídicas Timina e Citosina Uracila e Citosina

Pentose Desoxirribose Ribose

Estrutura da Molécula Dupla hélice Hélice simples

Síntese Autoduplicação

semiconservativa

Transcrição a partir do DNA

Localização Núcleo, mitocôndrias e

cloroplastos

Núcleo e citoplasma

Identificação Verde de metila e Feulgen

positivo (*)

Pironina e Feulgen

negativo (*)

(*) Método da coloração de Feulgen: 1 – aplicação de ácido clorídrico para remover as bases púricas; 2 – aplicação do reativo de Schiff (leucofucsina) que reage com a desoxirribose; 3 – cor violeta = Feulgen positivo ou presença de DNA; 4 – sem a cor violeta = Feulgen negativo ou ausência de DNA.

(8)

Atividades não presenciais Página 8 Um nucleotídeo presente em todas as células vivas e que participa de inúmeras reações químicas é o trifosfato de adenosina, conhecido como ATP.

O ATP compõe-se de uma base nitrogenada, a adenina, ligada a uma pentose, ribose e a três fosfatos.

As ligações químicas entre os fosfatos envolvem grande quantidade de energia, sendo por isso denominadas ligações fosfato altamente energéticas. O sinal ~ é usado para indicar tal tipo de ligação. A quebra de uma dessas ligações permite a liberação de cerca de 8 mil calorias e a formação de difosfato de adenosina ou ADP.

A energia liberada é utilizada pela célula no trabalho mecânico, por exemplo, o movimento ameboide executado pelas amebas e pelos leucócitos, o movimento de contração das fibras musculares, ou no químico, por exemplo, a síntese de proteínas.

Um pouco mais sobre ácidos nucleicos Blocos de construção dos seres vivos

Quase todos sabem hoje, com as aulas, que a maior parte da informação genética está localizada no núcleo da célula, nos cromossomos e é passada para os descendentes através das células sexuais (espermatozoides, óvulos).

A seguir, vamos examinar brevemente os ácidos nucleicos, sua estrutura e função, e a relação entre a informação genética e a biossíntese de proteínas, para descobrir como e onde a informação para as diferenças individuais de humano para humano é armazenada. Mas primeiro um pouco de conhecimento básico.

Blocos de construção

A base molecular dos ácidos nucleicos, os pequenos blocos de construção orgânicos conhecidos como nucleotídeos, que são compostos de três tipos de moléculas:

Uma base nitrogenada Um açúcar pentose Um radical fosfato

(9)

Atividades não presenciais Página 9 Dependendo do tipo de molécula de açúcar (ribose ou desoxirribose),é feita uma distinção entre os ácidos ribonucleicos (RNA) e os ácidos desoxirribonucleicos (DNA).

A fórmula estrutural, que pode ser um impedimento para alguém que não seja muito familiarizado com química, não é necessária para uma maior compreensão.

O conhecimento da importância dos nucleotídeos, que são as letras do código genético.

Existem quatro bases diferentes que caracterizam quatro blocos de nucleotídeos diferentes do DNA: adenina (A), guanina (G), timina (T) e citosina (C). No caso do RNA, a uracila (U) é substituída pela timina (T). A ordem sequencial desses quatro nucleotídeos forma a base do código genético, a base da genética molecular. Este sistema de programação funciona universalmente na natureza viva – do vírus da gripe aos humanos! Estrutura:

Longas cadeias moleculares de milhões ou bilhões de nucleotídeos que estão ligados entre si através do açúcar ou porção fosfato, formam a estrutura primária de ácidos nucleicos.

O DNA é composto por duas cadeias simples. Essas cadeias são mantidas juntas por pontes de hidrogênio fracas (não por meio de ligações químicas estreitas) entre as bases complementares.

Isto resulta numa cadeia dupla oposta que termina com uma porção de açúcar ou fosfato. A estabilidade da molécula gigante é alcançada pelo meio da célula.

Em 25 de abril de 1953, os cientistas James Watson e Francis Crick publicaram sua hipótese da dupla hélice do DNA baseada em um modelo espacial. Para este modelo, receberam em 1962 o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia. Título: “Descoberta da estrutura molecular dos ácidos nucleicos e sua importância para a transferência de informações de substâncias inerentes”.

Para se ter uma ideia das dimensões do DNA, aqui estão alguns fatos surpreendentes:

O comprimento do DNA nos 46 cromossomos de um único núcleo de células humanas é de aproximadamente 2 metros no total. Assim, o fio de DNA é um bilhão de vezes maior que seu diâmetro.

Levando em conta todas as células do corpo, chega-se a um comprimento total do segmento de 200 bilhões de quilômetros, isso equivale a setenta vezes a distância Sol-Saturno.

Replicação do DNA .

Isolar o DNA de um material biológico é relativamente simples e não requer grande trabalho de laboratório. No entanto, em muitos casos, especialmente quando se trata de questões criminológicas com o mínimo de vestígios de material, é necessário multiplicar a quantidade de amostra disponível para obter resultados confiáveis nos métodos de detecção subsequentes.

O princípio da Replicação do DNA usando a reação em cadeia da polimerase (PCR) funciona assim: as cadeias duplas do DNA são divididas pelo calor (cerca de 95 °). Por adição de blocos de construção de nucleotídeos (A, T, G, C) e uma enzima (polimerase), as cadeias complementares das duas cadeias simples são sintetizadas a temperaturas mais baixas.

O método foi desenvolvido em meados de 1985 por Karry Mullis, pelo qual recebeu o Prêmio Nobel de 1993 em Química.

Esse método praticamente imita a duplicação do DNA em células nucleadas durante a divisão celular. Por meio do PCR, é possível multiplicar o modelo de DNA da amostra por bilhões de vezes até cerca de 30 desses ciclos.

A PCR pode ser usada para amplificar uma parte curta e bem definida de uma fita de DNA com a ajuda dos chamados primers (sequências iniciais).

(10)

Atividades não presenciais Página 10 Pode ser um gene ou apenas uma parte de um gene ou uma parte não-codificadora do DNA (como a impressão digital genética). Ao contrário dos organismos vivos, o processo de PCR só pode copiar segmentos de DNA curtos de até 10.000 pares de bases.

Uma descoberta casual tornou possível o uso desse método. Como dito, a amplificação requer uma enzima que seja estável e eficaz a uma temperatura de 95 ° C e não pare de funcionar como a maioria das proteínas a 60 ° C.

Assim, descobriu uma bactéria chamada Thermophilus aquaticus, que vive a mais de

110 ° C em gêiseres do Parque Nacional de Yellowstone (EUA) e cujas enzimas são extremamente estáveis ao calor. O nome da polimerase mais amplamente utilizada atualmente deriva do nome desta bactéria: polimerase Taq.

Conclusão

Os ácidos nucleicos DNA e RNA são compostos por quatro diferentes blocos de nucleotídeos. Sua sucessão é o código genético universal para a síntese de várias proteínas. Os ácidos nucleicos possuem uma estrita estrutura espiral espacial (dupla hélice) consistindo de duas cadeias simples.

(11)

Atividades não presenciais Página 11 Disciplina: Matemática Professor: Aldo Machado Neto Turmas:109, 110, 113 E 114

Aluno:

OBS: É NECESSÁRIO DEVOLVER NA ESCOLA DENTRO DO PRAZO///VALOR 10 PONTOS

RECUPERAÇÃO DO TESTE AVALIATIVO I - CONJUNTOS 1. Assinale a alternativa onde aparece um número irracional: *

a) √16 b) √1 c) √64 d) 3,14159265359...

2. Sobre conjuntos numéricos são feitas as seguintes afirmações: I. Todo número inteiro é natural;

II. Todo número natural é racional; III. Todo número real é irracional; IV. Todo número racional é natural;

V. Todo número natural é inteiro. Qual(is) dessas afirmações é (são) verdadeiras? * a. Apenas a afirmação I

b) As afirmações II e V c) As afirmações III e V d) Todas são verdadeiras

3. Quando escrevemos o número 0,28 na forma de fração simplificada, obtemos uma fração da forma A/B, onde A é o numerador e B é denominador. É correto afirmar que B − A vale: * *

a) 11 b) 18 c)25 d)13

4.Assinale a alternativa representa a fração 4/5 em sua forma decimal exata. *

a) 4,5 b) 5,4 c) 0,8 d) 0,08

5. O número π (pi) é um número muito famoso no mundo da Matemática. Seu valor aproximado é 3,141592653589.

É correto afirmar que pi é um número * *

a) Natural b) Irracional c) Racional d) Inteiro

6. Assinale a alternativa que representa o número decimal 0,4 na forma de fração irredutível. * a) 4/10

b) 4/100 c) 2/10 d) 2/5

(12)

Atividades não presenciais Página 12 7. A representação decimal de um número real x apresenta infinitas casas decimais. Determinar a alternativa correta. *

a)x é irracional se for uma dízima periódica. b)x é racional se for uma dízima NÃO periódica. c)x é racional se for uma dízima periódica. d)x é irracional se for um decimal exato.

8.A respeito dos conjuntos numéricos, de suas definições e das relações de inclusão existentes entre eles, assinale a alternativa verdadeira: * *

a)O conjunto dos números naturais é formado pelos números inteiros positivos.

b)O conjunto dos números inteiros é formado por todos os números inteiros positivos e negativos.

c)O conjunto dos números inteiros contém o conjunto dos números naturais. d)O conjunto dos números racionais contém o conjunto dos números reais.

9.Considere o conjunto A= {x | x é primo maior do que 3 e menor do que 11} e identifique a alternativa correta, dentro do universo dos números naturais. *

a) { } b) { 5,7 } c) { 5,7,9 } d) { 5,7,9,10 }

10. Considere o conjunto A= {x | x é múltiplo de 3 maior do que 10 e menor do que 20} e identifique a alternativa correta, dentro do universo dos números naturais.

a) { 12,14,18} b) { 12,15 } c) { 12,15,18,19} d) { 12,15,18 }

Bons estudos!!!

Dúvidas, estou a disposição.

(13)

Atividades não presenciais Página 13 E.E.B. PROFESSOR JOSÉ

ARANTES

ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL. DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.

ENTREGA: 05/06/2020. DEVOLUÇÃO: 12./06/2020. PROFESSOR: EDEMILSON CONRADI.

ALUNO: TURMAS: 101, 102, 103, 104, 107, 108, 109, 110 E 113,

114.

ATIVIDADE PARA SER ENTREGUE. PRECISO COMPUTAR A NOTA. MUITO IMPORTANTE A DEVOLUÇÃO.

OBS: Pensando em melhorar o atendimento a vocês segue meu zap, 49 998059326. Assim dúvidas e quando tiver com atividade pronta poderá mandar uma foto.

Nesta atividade devem lerem o capítulo 2. “Viver em Sociedade: Desafios e Perspectivas das Ciências Sociais”. localizado nas páginas 43 há 75. De nosso livro de sala de aula, para posteriores exercícios.

(14)

Atividades não presenciais Página 14 EEB Prof. José Arantes Atividades Não Presenciais Disciplina: FILOSOFIA.

Entrega: 02/06/2020 Devolução: 09/06/2020 Professor: Fabio Larini.

Aluno: Turma: 111, 112, 113 e 114.

Aristóteles foi um importante filósofo para a Grécia Antiga e para o Ocidente em geral, visto que a importância dada por ele ao conhecimento empírico e as suas classificações sistemáticas do conhecimento muito influenciaram a Filosofia Escolástica e Moderna e as ciências modernas que surgiram a partir do século XVI.

O filósofo grego também se dedicou a estudos de lógica, que renderam bons resultados para a argumentação, para a linguagem e para a escrita filosófica até a contemporaneidade, quando filósofos da linguagem desenvolveram novos modos de se entender e estudar a lógica.

Quem foi Aristóteles?

Nascido na cidade de Estagira, pertencente ao Império Macedônico, no ano de 384 a.C., Aristóteles foi considerado pela posteridade o mais importante filósofo da Grécia, ao lado de Platão. Muito pouco se sabe sobre a sua juventude, com exceção do fato de ter ido viver em Atenas, o que possibilitou que conhecesse o pensador que se tornaria seu mestre: Platão.

Aristóteles estudou na academia de Platão durante muitos anos até se tornar professor da instituição. Nesse período, aprofundou-se nos estudos platônicos sobre o ser e sobre a essência das coisas, sobre a dialética, sobre a política e sobre as ideias socráticas. Também estudou ética e aprofundou seus estudos em ciências da natureza, campo do conhecimento pelo qual o pensador tinha certa predileção – sua formação inicial aprofundou-se bastante nessa área quando era mais jovem.

OBS: fazer uma leitura do texto e em seguida elaborar uma síntese (resumo) sobre o mesmo e entregar na escola.

(15)

Atividades não presenciais Página 15 EEB Prof. José

Arantes

Atividades Não Presenciais

Disciplina: Educação Física

Entrega: 03/05/2020 Devolução: 10/05/2020 Professor: Jean Patrick Cruz

Aluno: Turma: 111 - 112 - 113 - 114 (Marque com X)

Ler elaborar no mínimo 5 perguntas e respostas sobre o texto:

Atividade física e exercício físico Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?

Atividade física é qualquer movimento feito pela musculatura que resulta em gasto energético.

Exercícios físicos são atividades sistematizadas, e com ritmos e com sequência de movimentos para alcançar um objetivo, geralmente ligado à saúde ou estética.

Definição: Qualquer movimento feito pelos músculos do corpo que tenha como resultado o gasto de energia em valores

superiores ao gasto em repouso. Atividade que, além do gasto energético, proporciona maior aptidão física e atlética, resultando em maiores índices de saúde. Também utilizado para recreação e fins estéticos.

Exemplos Andar; Correr; Dançar;

Subir e descer escadas. Musculação;

Futebol; Natação; Artes marciais.

O que é atividade física?

Em repouso, o corpo costuma gastar energia com as suas funções básicas. Uma mulher gasta entre 1200 e 1400 calorias por dia sem atividades físicas. Já o homem gasta mais, aproximadamente de 1800 a 2000 calorias diárias em repouso.

No entanto, qualquer atividade que movimente a musculatura corporal irá acarretar em maiores gastos de energia, sendo esta denominada atividade física.

Não há muitos segredos e, por estarmos em movimento quase constantemente, fazemos atividade física a maior parte do tempo quando não estamos descansando.

Exemplos de atividade física

As mais simples ações são atividades físicas. Como exemplo, podemos citar o movimento que produzimos enquanto andamos ou dançamos, corremos, subimos e descemos escadas, entre outras.

Mulher subindo escada

É importante destacar que uma destas atividades já podem ser consideradas exercício físico se: For sistematizada

Ter um objetivo específico

Durar determinado período de tempo O que é exercício físico?

(16)

Atividades não presenciais Página 16 Um exercício físico é toda atividade física sistematizada. Por isso, conta com uma duração de tempo específica, sequências de movimentos para diferentes partes do corpo e proporciona o aumento das aptidões físicas e atléticas.

Além disso, o exercício físico é um importante aliado de quem quer ganhar massa muscular e aumentar a saúde do sistema cardiovascular. Também estimula o sistema imunológico, que passa a ter mais força para combater doenças.

A obesidade também é uma doença que pode ser evitada com a prática de exercícios físicos, assim como auxilia no controle do colesterol.

A saúde mental é outra área beneficiada. Ao praticar exercícios, são liberados hormônios que ajudam a prevenir a depressão e melhoram os índices de ansiedade.

Exemplos de exercícios físicos

Os esportes são exercícios físicos que proporcionam benefícios relacionados à saúde. E também tempo de recreação e diversão (que também fazem bem ao corpo humano).

Mulher faz levantamento de peso na academia

Entre os tipos de exercícios físicos, podemos citar quatro, difundidos entre os profissionais de educação física: força, resistência, equilíbrio e flexibilidade. Dentro destas quatro categorias, há diversos esportes e exercícios.

Entre os mais comuns, estão: Musculação; Ginástica; Futebol; Vôlei; Basquete; Natação; Hidroginástica; Artes marciais; Caminhada / Corrida; Alongamento.

Há vários outros exercícios físicos, muitos até podem ser feitos em casa. Mas vale citar que, dependendo do objetivo, é importante contar com orientação profissional, que irá levar limites corporais em consideração e indicar os melhores exercícios para cada caso específico.

Concluindo que tem que fazer que aliar atividade física com exercícios físicos para prevenir lesões, exemplos são alongamentos musculares e articulares, ou seja isométricos e isotônicos!

(17)

Atividades não presenciais Página 17 EEB Prof. José Arantes Atividades Não Presenciais Disciplina: Física

Entrega: 05/06/2020 Devolução: 12/06/2020 Professora: Mari Lúcia Machado

Aluno: Turma:104, 105, 109, 110, 111, 112, 113 e 114

OBS: É necessário copiar no caderno, não precisa devolver na escola. Aceleração.

A aceleração é um conceito muito importante na física, na medida em que determina a quantidade de movimento de um corpo.

Em outras palavras, a aceleração é uma grandeza que indica como a variação da velocidade de um corpo ao longo do tempo, chamado assim de movimento uniformemente variado.

Dessa maneira, quando há aumento da velocidade (velocidade crescente) há aceleração (movimento uniformemente acelerado) e, por outro lado, a diminuição de velocidade (velocidade decrescente) indica um movimento

uniformemente retardado.

Note que, a aceleração trata-se de uma grandeza vetorial, visto que possui módulo (intensidade), direção (leste, oeste, norte, sul) e sentido (para direita, para a esquerda). No Sistema Internacional (SI) a aceleração é medida em m/s2.

Aceleração Escalar Média

A Aceleração Escalar Média (am) representa a variação da velocidade em determinado tempo e consequentemente da aceleração adquirida por esse corpo, expressa pela fórmula:

am= Δv / Δt

Donde,

Δv: variação da velocidade (ΔV = V – V0) Δt: variação do tempo (Δt = T – T0)

Importante destacar que no Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida da velocidade é o metro por segundo (m/s) enquanto que o tempo é expresso em segundos (s). Por esse motivo, a unidade de aceleração média no SI é m/s2.

(18)

Atividades não presenciais Página 18

EEB JOSÉ ARANTES Atividade NãoPresencial Disciplina QUÍMICA

Entrega 02/06/2020 Devolução 09/06/2020 Prof Neusa Novaes Lapuse

Aluno(a) Turmas 111, 112, 113 e 114

Obs;.Identifique sua turma corretamente e não esqueça de Escrever seu nome

TURMA Atividade 007 TABELA PERIÓDICA

***ATIVIDADES

Você deverá pegar sua tabela periódica anterior fazer nessa mesma tabela todos os itens relacionados abaixo Mostrando as famílias grupos , elementos representativos de transição externa e interna , mostrar os metais semi -metais ametais. No texto você encontra tudo relacionado a tabela e deverá fazer na sua.

Dmitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907) foi considerado o “pai da Tabela Periódica”, pois em 1869 ele organizou os elementos químicos em filas horizontais em ordem crescente de massa atômica e mostrou que nas linhas verticais havia elementos com propriedades químicas e físicas semelhantes.

Foi o primeiro trabalho que conseguiu relacionar as propriedades periódicas (que se repetiam em intervalos regulares) dos elementos. Seu trabalho foi tão impressionante que Mendeleiev conseguiu até mesmo prever a existência de determinados elementos que ainda não haviam sido descobertos, onde eles ficariam na Tabela Periódica e quais seriam as suas propriedades. No entanto, em 1913, o físico inglês Henry Moseley realizou experimentos com raios X e descobriu o número atômico (Z) dos elementos químicos, ou seja, a quantidade de prótons que há no núcleo dos átomos de cada elemento. Ele provou que as propriedades dos elementos tinham relação não com a massa atômica, como dizia Mendeleiev, mas sim com o número atômico. Por isso, a Tabela Periódica atual é organizada em linhas horizontais em ordem crescente de número atômico. Tanto que o primeiro elemento químico que aparece da esquerda para a direita na parte superior é o hidrogênio, que é o elemento de menor número atômico, 1. Logo à sua direita vem o hélio, He, com número atômico igual a 2, depois vem o lítio, com número atômico igual a 3, seguido do berílio, Be, de número atômico igual a 4, e assim por diante.

Essa classificação crescente de números atômicos permite organizar os elementos em grupos ou famílias (colunas) que possuem propriedades semelhantes, além disso, as linhas horizontais também nos revelam particularidades a respeito dos átomos dos elementos. Observe como se dá essa organização:

Grupos ou famílias – Colunas:

As colunas são chamadas de grupos ou famílias. Esses nomes são bem apropriados, pois os membros de uma família possuem várias características físicas, emocionais e psicológicas semelhantes; além disso, os membros de um grupo específico possuem também objetivos e gostos similares. Da mesma forma, os elementos pertencentes a um mesmo grupo ou a uma mesma família da Tabela Periódica possuem propriedades físicas e químicas semelhantes.

Isso acontece porque os elementos químicos que estão em uma mesma família possuem a mesma quantidade de elétrons na camada de valência, isto é, na última camada eletrônica:

Família 1: Possuem todos 1 elétron na camada de valência; Família 2: Possuem todos 2 elétrons na camada de valência; Família 13: Possuem todos 3 elétrons na camada de valência; Família 14: Possuem todos 4 elétrons na camada de valência; Família 15: Possuem todos 5 elétrons na camada de valência; Família 16: Possuem todos 6 elétrons na camada de valência; Família 17: Possuem todos 7 elétrons na camada de valência; Família 18: Possuem todos 8 elétrons na camada de valência.

Segundo a IUPAC (União Internacional da Química Pura e Aplicada), atualmente as famílias da Tabela Periódica devem ser ordenadas de 1 a 18. Algumas dessas famílias ou grupos possuem nomes especiais, que são muito usados

Família 1: Metais alcalinos; Família 2: Metais alcalino terrosos; Família 16: Calcogênios; Família 17: Halogênios; Família 18: Gases Nobres.

Ainda hoje existem Tabelas Periódicas que usam a numeração antiga, que usava números acompanhados das letras “A” ou “B”. Essas letras eram usadas para representar mais alguns subgrupos dos elementos, que são: elementos representativos e

elementos de transição (externa e interna).

Elementos representativos: Antigamente eram todos os membros das famílias que tinham o número acompanhado da letra “A”

(1A, 2A, 3A, 4A, 5A, 6A, 7A e 8A). Hoje eles estão nas famílias 1, 2, 13 a 18. São os elementos mais importantes da Tabela Periódica e são os mais estudados no Ensino Médio. Todos os elementos representativos possuem o seu elétron mais energético situado nos subníveis “s” ou “p”.

Elementos de transição: Antigamente eram todos os membros das famílias que tinham o número acompanhado da letra “B” (1B,

2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B e 8B), mas hoje são os membros das famílias 3 a 12. Esses elementos estão representados na região central da Tabela. Todos os elementos de transição possuem o seu elétron mais energético situado nos subníveis “d” ou “f”.- Elementos de transição externa: São aqueles que estão expostos regularmente como os demais elementos na Tabela Periódica. Eles estão representados na região central da Tabela. Seus elétrons mais energéticos ficam no subnível “d”.

Elementos de transição interna: Esses elementos estão abaixo do corpo principal da Tabela e são duas séries: a série dos lantanídeos e a série dos actinídeos. Seus elétrons mais energéticos ficam no subnível “f”.

(19)

Atividades não presenciais Página 19 Organização das famílias da tabela periódica

Elementos representativos e de transição na Tabela Periódica Períodos – Linhas:

As sete linhas horizontais que aparecem na Tabela Periódica são os períodos e indicam a quantidade de camadas eletrônicas que os átomos de tais elementos possuem. Por exemplo, todos os elementos do primeiro período (primeira linha) da Tabela Periódica possuem apenas uma camada eletrônica, a camada K; enquanto isso, todos os elementos do segundo período têm duas camadas eletrônicas, as camadas K e L, e assim por diante.

(20)

Atividades não presenciais Página 20 E E B José Arantes Atividades Não Presenciais Disciplina: Língua Portuguesa

Entrega:01/06/2020 a 15/06/2020 Devolução: Turmas111/112/113/114 Aluno:

Professora: Osmilda Canabarro Figura de Linguagem

Leia os versos e circule a resposta correta no exercício: As ondas amarguradas

Encostam a cabeça nas pedras do caís. Até as ondas possuem

Uma pedra para descansar a cabeça. Eu na verdade possuo

Todas as pedras que há no mundo, Mas não descanso.

1.A figura de linguagem que ocorrem nos versos 5 e 6 é: A) metáfora

B) senédoque C) hipébole D) aliteração E) amáfora

2. Cada frase abaixo possui uma figura de linguagem. Assinale aquela que não está classificada corretamente. A) O céu vai se tornando roxo e a cidade aos poucos agoniza (prosopopeia)

B) E ele riu frouxamente um riso sem alegria ( pleonasmo) C) Peço-lhe mil desculpas pelo que aconteceu.(metáfora) D) Toda vida se tece de mil mortes.(antítese)

(21)
(22)

Atividades não presenciais Página 22

EEB Profº José Arantes Atividade de Aula Não Presencial Disciplina: Inglês

Data de entrega: 05/06/2020 Data d devolução: 12/06/2020 Profª: Sônia Ariza

Aluno(a): Turmas: 113 - 114

OBS.: Entregar na escola.

TRABALHO DE PESQUISA – ÁRVORE GENEALÓGICA

Pesquisem com seus familiares sobre seus ancestrais e monte a sua árvore genealógica.

Este é um modelo para ter noção da montagem , mas você pode fazer um bem caprichado, use a criatividade.

Faça um pequeno texto, em inglês, sobre sua família. Nesse texto use o que já vimos de conteúdo (verbo to be, pronome demonstrativo, profissão, adjetivo). Podem ser frases curtas para não ficar muito complicado.

Independente da folha que for realizar o trabalho (sulfite ou almaço sem linha), não esqueça de colocar o nome e a turma.

Referências

Documentos relacionados

O tiro livre é cobrado da linha de tiro livre quando a infração ocorre nas intermediações da O tiro livre é cobrado da linha de tiro livre quando a infração ocorre

O objetivo deste trabalho é apresentar dois estudos de caso de cálculo da incerteza expandida de medição da tensão de resistência mecânica obtida através do ensaio de tração,

A experiência de São Paulo e do Brasil na acolhida de REFUGIADOS, solicitantes de refúgio e reassentados em outras cinco cidades do Estado, leva a vários questionamentos que

a Fundação de Proteção e defesa do Consumidor (Procon-sP), órgão vinculado à secretaria de Justiça e da defesa da Cidadania do estado de são Paulo, divulga, publicamente, mais

Escavações deste tipo dificilmente poderiam ser atribuídas à atividade de invertebrados, já que entre os organismos de hábito escavador (principalmente animais vermiformes,

À Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul por incentivar a pesquisa, bem como ao professores da Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais por

Propõe atualização do Regulamento Técnico RTCA 11.03.59.11 para o registro sanitário para medicamentos e produtos farmacêuticos de consumo humano, e prazo de 60 dias a partir da

Condições ambientais de trabalho do empregado, trabalhador avulso e cooperado de cooperativa de trabalho, indicando a prestação de serviços em ambientes com exposição