• Nenhum resultado encontrado

O ato de ler ao se ensinar PE para pessoas com surdez no AEE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "O ato de ler ao se ensinar PE para pessoas com surdez no AEE"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

V - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA – LEITURA E ESCRITA

Trazemos aqui uma proposta didático-pedagógica e metodológica para se ensinar português escrito - PE para a pessoa com surdez. Essa aprendizagem decorre da capacidade e da obrigatoriedade de alunos com surdez serem escolarizados a partir de uma concepção bilíngüe de educação, em que Libras e Português escrito são línguas de instrução dessas pessoas na escola.

A escola é o lugar-base para que as pessoas com surdez possam aprender a língua Portuguesa na modalidade escrita, sobretudo porque essa língua é um dos conteúdos do ensino regular e por ser direito dos cidadãos com surdez constituírem-se como sujeitos letrados numa segunda língua, em seus vários níveis de desenvolvimento.

Aprendendo a língua Portuguesa escrita essas pessoas se tornam bilíngües. Bilíngüe não é aquele que possui competência semelhante e perfeita nas línguas, mas quem utiliza constantemente duas (ou mais) línguas (ou dialetos) com diferentes sujeitos em diversas situações do cotidiano e práticas discursivas e de acordo com seu propósito. Sujeito ou pessoa que na prática “fala” ou usa alternadamente duas línguas.

Exemplificaremos, a seguir, a base epistemológica que defendemos para o AEE para o ensino do PE, quanto ao ato de ler, escrever e aprender a gramática de uso pelas pessoas com surdez.

O ato de ler ao se ensinar PE para pessoas com surdez no AEE

Além da atribuição de significados à imagem gráfica segundo o sentido que o escritor lhe atribui, Martins ( 1982) define a leitura como a relação que o leitor estabelece com a própria experiência, por meio do texto. Envolve aspectos sensoriais, emocionais e racionais. Ler não é dizer o já dito, mas falar do outro sentido; é impossível uma leitura do consenso, uniforme, pois no conflito das interpretações se revela a diversidade rica de um texto e, através dele, a da realidade.

(2)

O percurso de contextualização vai do todo textual e de seus sentidos iniciais; trata-se de reproduções de trata-sentidos, de um processo de desmontagem do texto em unidades.

Um aluno com surdez, lendo um livro, com imagens da natureza.

O percurso de descontextualização tem a ver com o reconhecimento das partes do texto, suas estruturas em palavras/frases, sílabas e grafemas.

(3)

O percurso da recontextualização – montagem dos mesmos ou de outros sentidos, produzindo outras palavras, com outras sílabas e grafemas, para chegar a outras frases e a outros textos – percebendo que o(s) sentido(s) é/serão outro(s).

Professora de Língua Portuguesa, explorando conceitualizações com o aluno com surdez, utlizando um livro com imagens de

sobre e sob.

.

Para demonstrar mostrar os movimentos do todo para as parte e vice-versa, no processo da leitura, destacamos algumas estratégias que julgamos muito importantes para interpretar e compreender textos, na escola. O processo de interpretação depende de informatividade e está relacionado a fazer pressuposições, inferências.

(4)

O ato de escrever (produção de textos) no ensino de PE para pessoa com surdez no AEE

Para propormos atividades de escrita, partimos do léxico de uma língua natural, como o Português.

A palavra texto vem do Latim textum, que significa coisa tecida, entrelaçamento. O texto no seu todo é uma tessitura de palavras, idéias, concepções. Suas partes entrelaçadas formam uma rede de relações, articulações, conexões com coerência e coesão. Ensinar as pessoas com surdez a produzir textos em Português torna-as competentes em seus discursos, oferecer-lhes oportunidades de interagir nas práticas da língua oficial e transforma-as em sujeitos de saber e poder. com criatividade e arte. Essas habilidades são aprendidas quando os alunos com surdez tiverem contato com a diversidade textual circulante em nossas práticas sociais.

Para essa aprendizagem ocorra, a educação escolar deve expor os alunos com surdez a todo tipo de texto. A apropriação dos gêneros e tipos de textos/discursos é essencial para que o aluno com surdez faça uso da gramática da Língua Portuguesa.

(5)

Gramática de Uso - reflexão sobre a língua – no ensino de PE para pessoa com surdez no AEE

Ao se ensinar Português escrito para pessoas com surdez, deve-se conceber que o processo de letramento requer o desenvolvimento e aperfeiçoamento da língua em várias práticas sociais de interação verbal e discursiva, principalmente da escrita.

ParaSoares (2003), o letramento, como o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever, configura um estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da escrita. Considera que o letramento traz conseqüências políticas, econômicas, culturais para os indivíduos e grupos que se apropriam da escrita, fazendo com que esta se torne parte de suas vidas como meio de expressão e comunicação.

A apropriação da Língua Portuguesa escrita pelos alunos com surdez demanda atividades de reflexão sobre a língua voltadas para a observação e a análise dessa língua em uso, para o conhecimento de sua estrutura, do sistema lingüístico, funcionamento e variações em contextos de prática e uso, seja nos processos de leitura como na produção de texto. Para conhecer e usar a gramática normativa é preciso ir além da reflexão sobre a língua. Há que existir também uma prática de produção de vários gêneros textuais e gêneros discursivos, que possibilitem ao aluno ampliar sua competência e seu desempenho lingüísticos no uso de sua gramática internalizada e reflexiva.

Níveis de ensino do Português, como segunda língua de pessoas com surdez

Para a aprendizagem do Português como segunda língua das pessoas surdas sugere-se uma proposta didático-pedagógica que em um primeiro nível de ensino esteja voltada para os processos iniciais de alfabetização e de letramento. Num segundo nível, intermediário, os textos veiculados apresentarão estruturas, organização e funcionamento de razoável complexidade, em condições de promover a leitura, interpretação e escrita, segundo categorias mais elaboradas da Língua Portuguesa.

(6)

Professora de Língua Portuguesa com dois alunos com surdez, trabalhando na produção de texto, com uso de livros e dicionários. Os dois alunos estão sentados, com livros e dicionários expostos na carteira.

O AEE para o ensino do Português escrito PE para pessoas com surdez

Este momento didático-pedagógico do AEEPS acontece na sala de aula multifuncional e em horário oposto ao da sala de aula comum. Todo o ensino é desenvolvido por uma professora, preferencialmente, formada em Letras e que conheça os pressupostos lingüísticos e teóricos que norteiam o trabalho do ensino de Português escrito para pessoas com surdez, anteriormente citado.

O objetivo desse atendimento é desenvolver a competência lingüística, bem como textual, nas pessoas com surdez, para que elas sejam capazes de gerar seqüências lingüísticas.

A sala de recurso multifuncional precisa ter entre os seus recursos :

• amplo acervo textual em Língua Portuguesa, capaz de oferecer ao aluno a pluralidade dos discursos, pelos quais possam ter oportunidade de interação com os mais variados tipos de situação de enunciação;

(7)

Nessa sala, quando o professor atende a alunos com surdez, não se utiliza da Libras para se ensinar o Português. A Libras, como intermediária nesse aprendizado, não é indicada, pois trata-se de duas línguas distintas, com gramática e regras próprias que as estruturam.

Professora de Língua Portuguesa explorando um painel com imagens e palavras escritas sobre indigenas brasileiros, com dois alunos com surdez. Um aluno está apontando um palavra escrita no painel e a professora explicando.

As aulas AEE para o ensino do PE são preparadas segundo o desenvolvimento e aprendizagem do aluno com surdez. O professor do AEE avalia e analisa o estágio de todo o desenvolvimento do aluno, em relação à Língua Portuguesa -leitura e escrita- procurando compreender em qual estágio esse aluno se encontra, no domínio da língua.

Como o canal de comunicação específico para o ensino e a aprendizagem é a Língua Portuguesa, utiliza-se a leitura labial, a leitura e a escrita.

O professor precisa conhecer muito bem a organização e a estrutura da Língua Portuguesa. Os recursos escritos são vitais para a compreensão do PE, seguidos de uma exploração contextual do conteúdo em estudo

(8)

O AEE em Língua Portuguesa escrita é de extrema importância para o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com surdez nessa língua e na sala comum e a avaliação das aquisições do aluno no PE evidenciará os avanços desse aluno e servirá para redefinir o planejamento, em caso contrário.

Algumas sugestões de atividades pedagógicas envolvendo várias linguagens e vivências no AEEPS

Para fases iniciais de aprendizado da Língua Portuguesa

• • •

• Expressão corporal;

• • •

• Expressão artístico-cultural;

• • • • Dramatização; • • •

• Contextualização de situações vividas;

• • • • Aula-passeio; • • •

• Sessão de filmes (vídeo/TV etc).

Para a leitura

• leitura de ícones, sinais, índices, símbolos e signo lingüísticos; • leitura visual de imagens;

• leitura de texto escrito: texto - frases – palavras – sílabas – letras; • interpretação/compreensão por meio do desenho;

• interpretação/compreensão por meio da escrita: aplicação das condições de produção dos gêneros textuais e discursivos.

Para a escrita

• Do desenho à palavra – da palavra ao desenho; • Da frase ao desenho – do desenho à frase; • Do texto ao desenho – do desenho ao texto;

(9)

Para descoberta da escrita: linguagens lúdicas

• brincadeiras; • jogos interativos; • testes-problema; • jogos eletrônicos • informática;

• livros com imagens e livros sem imagens.

Para desenvolver o léxico: estudos ortográficos e do sentido das palavras em diferentes contextos

• propor atividades de escrita contextualizada, ou seja, a partir de um dado assunto ( aprender a escrever com sentido e não apenas desenhar palavras) ;

• contextualizar o uso do léxico (das palavras) da Língua Portuguesa escrita em várias situações diferentes ( manga de camisa, manga fruta e outras).

Para a produção de textos escritos em Português

• • •

• cultivar no aluno com surdez o processo de criar signos, para interagir com outras pessoas pro meio da produção de textos escritos – bilhetes, cartas etc.

A escola tem uma contribuição muito importante na inclusão da pessoa com surdez na sociedade e, nesse sentido, o aprendizado do Português escrito tem a sua parte, por ser mais um instrumento que essa pessoa terá para se integrar às sociedades gráficas e tecnologicamente avançadas. O ensino do Português escrito não deve, portanto, se restringir à alfabetização das pessoas com surdez, pois este conhecimento é necessário, porém insuficiente como instrumento. Todos os níveis de letramento, dos momentos iniciais de aprendizado aos do ensino superior precisam ser desenvolvidos e nesse sentido o AEE para o ensino da Língua Portuguesa escrita é indispensável e relevante.

(10)

BAKHTIN, M. (V.). Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.

CAMARA JR., Joaquim M. Manual de Expressão oral e escrita. Petrópolis: Vozes, 2002.

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2001.

KLEIMAN, Angela B. (org.). Os Significados do Letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

MARTINS, Maria H. O que é leitura? São Paulo: Brasiliense, 1982.

ORLANDI, Eni. Interpretação. Petrópolis: Vozes, 1996.

SOARES, Magda. LETRAMENTO – um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

______________. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2003.

(11)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O fracasso do processo educativo das pessoas com surdez é um problema resultado das concepções pedagógicas de educação escolar adotadas pelas escolas e de suas práticas. O foco do trabalho deve ser a transformação das suas práticas pedagógicas excludentes em inclusivas, pois se compreende o homem como um ser dialógico, transformacional, inconcluso, reflexivo, síntese de múltiplas determinações num conjunto de relações sociais, com capacidade de idealizar e de criar.

Por isso, é que defendemos a reinvenção das práticas pedagógicas na perspectiva da educação escolar inclusiva para pessoas com surdez, visando proporcionar a essas pessoas a oportunidade de aquisição de habilidades para a vida em comunidade, ou seja, como atuar e interagir com seus pares no mundo, considerando o contraditório, o ambíguo, o complexo e o diferente e suas conseqüências. Continuar neste embate epistemológico entre gestualistas e oralistas é manter na exclusão escolar as pessoas com surdez,

Vê-se, portanto a urgência de deflagrar iniciativas que desconstruam os modelos conservadores da escola comum, para gestar formas de fazer uma educação escolar inclusiva pautada no reconhecimento e na valorização das diferenças, mostrando efetiva e coerentemente, a possibilidade da educação escolar inclusiva de pessoas com surdez na escola comum brasileira.

Referências

Documentos relacionados

a) Pesquisa bibliográfica sobre temas relativos aos estudos da surdez e ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa como segunda língua. b) Leitura sobre teoria de ensino de LP2

a) O ensino técnico é considerado por toda sociedade brasileira um fator importante para se conseguir um emprego. b) Todos profissionais que concluem curso técnico

T-Rex adorava carnes, mas como seus braços não alcançavam sua boca, comia inclinando a cabeça ao alimento.. Um dia, um fotógrafo tirou um retrato do gigante dinossauro e o animal

INSC NOME CLASS OBS

O SECRETÁRIO EXECUTIVO DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe foram delegadas pelo Ato nº 430/2013; CONSIDERANDO o pedido de exoneração da função de Secretária Escolar

Observou-se para o presente estudo que, com exceção do mês de fevereiro que apresentou distribuição com dependência espacial descrita por um modelo aleatório, todos

Trabalhos inéditos do multiartista Nuno Ramos, como as obras Paredes (instalação); Gangorras (instalação + performance); O Direito à Preguiça (órgão-andaime/ instalação

Em seus anos juvenis, a beleza de Akhmátova decerto causou impressão aos artistas de então; mas que tal impressão tenha se gravado nas obras de arte em forma de