• Nenhum resultado encontrado

Aqui tem uma história a ser contada

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aqui tem uma história a ser contada"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Aqui tem uma

história a ser

contada

(2)

Nossa

espe-cialidade é

imortalizar em

livro histórias

de família

A base desse trabalho iniciado em 2011 é a certeza de que toda história de vida pode virar uma narrativa literária.

As edições da Livros de Família nascem de temas que todos um dia já ouvimos em casa, à mesa, em conversas familiares: sagas imigrantes, origens modestas de grandes legados, crônicas cen­ tenárias, receitas de família, re­ cordações (felizes ou tristes, mas sempre recordações) de outros tempos.

(3)

De conhecer o passado para en­ tender o presente. De impedir que culturas familiares se dis­ persem e garantir que as gera­ ções futuras saibam quem foram seus antepassados e de onde elas vêm. De registrar a memória coletiva antes que ela desapareça. De homenagear um parente ou simplesmente servir para que a pessoa biografada compartilhe e aprecie em pers­ pectiva sua própria vida. Publi­ car essas histórias é um modo de não esquecer.

Publicar essas

histórias é um

modo de

inves-tigar nossas

origens

(4)

Alguns livros são depoimentos em primeira pessoa. Outros exigem um minucioso trabalho de repor­ tagem, entrevistas numerosas e pesquisa aprofundada. A riqueza de um acervo pessoal ou o desejo de um formato específico podem levar a soluções gráficas variadas. Por isso, cada livro tem seu tempo de maturação. O volu me e a na­ tureza do trabalho envolvido de­ terminam o custo de cada projeto. Salvo exceções, nossas publi­

cações não são distribuídas nem vendidas em livrarias. Elas circu­ lam apenas entre os parentes, amigos e conhecidos de quem os encomenda. Fazemos tiragens de 1, de 10, de 50, de 100, de 200 exem­ plares ou mais — você escolhe.

Tudo começa

com uma boa

conversa

(5)

Ele estava com 90 anos quando os filhos resolveram registrar em livro, para os netos e bisnetos, as histórias que contava nos almoços de domin­ go, da infância em uma fazenda rio­grandense à presidência de uma das maiores empresas do ramo ali­ mentício do país.

Conversas à mesa

TÍTULO: TCHÔ! | 248 PP | 2012

HISTÓRIAS QUE

JÁ VIRARAM LIVRO

(6)

A história estava toda espalhada entre as deze­ nas de parentes também espalhados pelo Brasil. Até alguém da família decidir investigar e reu­ nir tudo o que cada um sabia. O resultado: uma comovente saga de imi­ gração italiana em cinco volumes.

Saga imigrante

(7)

Presente único

Três filhos encomendaram um presente especial para os 70 anos do pai: a história da vida dele contada pelos parentes e amigos mais próximos. Detalhe um: o homenageado só soube disso na hora da entrega. Detalhe dois: o livro teve apenas um exemplar impresso — o dele.

(8)

Uma fazenda no interior paulis­ ta. Quase quatrocentos anos de história a partir das famílias que viveram lá. A começar pelo

morador mais famoso, que dava nome ao lugar sem nenhuma prova concreta de sua passagem por ali. Um documento encon­ trado nos arquivos históricos de Taubaté mudou tudo.

Casa da fazenda

(9)

Médico renomado, aos 94 anos ele seguia batendo ponto diaria­ mente em sua clínica. Com pou­ co tempo disponível, o livro em que narra suas memórias preci­ sou ser concebido em uma única tarde, a partir de oito horas de entrevistas — e uma garrafa de uísque. O entrevistado saiu ileso (o entrevistador, não).

De um fôlego só

(10)

Quatro famílias empresari­ ais no encontro de encerra­ mento de um programa anu­ al de sucessão em uma das principais escolas brasileiras de negócios. Uma longa e calorosa tarde de histórias, depois transcritas e edita­ das. Um livro com apenas quatro exemplares impres­ sos, um para cada família.

Legados

(11)

“Vovó, onde você nasceu? Quem eram seus pais? Como você era quando criança? Como era a Romênia?” Encorajada pelos ne­ tos, ela encontrou ânimo para avivar suas lembranças e vascu­ lhar documentos e fotos da família que nunca se atrevera a mexer. O resultado: um comoven­ te relato da fuga de uma família judia durante a Segunda Guerra — e de uma menina que precisou inventar­se a si mesma.

De geração em geração

(12)

Jornalista e escritora, ela decidiu reunir os causos pi­ torescos que desde criança ouvia do pai, dono de uma venda que, durante décadas, foi ponto de encontro de fregueses, vizinhos e amigos de uma “pequena e memo­ riosa cidade abrigada nas ondulantes colinas do su­ doeste mineiro”.

Histórias de balcão

(13)

Quando criança, ele ficava olhan­ do as nuvens e imaginando os mistérios da vida. À medida que amadurecia, foi percebendo que aquilo que sentia era nada menos que medo da morte. Virou médico para ver se vencia seu maior pe­ sadelo. Aos 75 anos, pediatra re­ nomado, resolveu celebrar com um livro de memórias os 50 anos de uma vida dedicada à vida.

Letra de médico

(14)

Viúva sem herdeiros procura um jeito de dar sentido a tudo o que viveu, da infância no interior da Bahia aos Estados Unidos, onde casou e viveu por décadas. Como? Escrevendo um livro e que desvela uma trajetória repleta de impasses, desejos, conquistas e um sonho maior — inspirar outras mulheres.

Exemplo de vida

(15)

Quem faz os livros

André Viana

Jornalista, tradutor, autor do romance O doente (ed. Cosac Naify). Fundou a Livros de Família em 2011.

Marta Góes

Jornalista e escritora, é autora da biografia Alfredo Mesquita, um grã-fino na contramão, da peça Um porto para Elizabeth Bishop e assina com Fernanda Montenegro sua autobiografia, Prólogo, ato, epílogo. Desde 2011 integra a equipe de autores da TV Globo.

Tato Coutinho

Repórter e editor, trabalhou na TV Cultura de São Paulo, nas editoras Abril, Trip e Globo e na Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty. Trabalha na Livros de Família desde 2015.

Paula Carvalho

Editora de arte, há mais de 20 anos cria projetos gráficos de livros, revistas e sites para editoras como Todavia, Trip, Abril e Nexo. Desde 2015 desenha os livros da Livros de Família.

Ana Claudia Fonseca

Jornalista e escritora, autora do romance A mulher ideal (ed. Caravana). É autora de seis livros pela Livros de Família.

Ana Tanis

Psicóloga e educadora, escreve sobre histórias de família desde 2013. É autora de quatro livros pela Livros de Família.

(16)

Para saber mais

www.livrosdefamilia.com.br @livros_de_familia

andre.viana@livrosdefamilia.com.br WhatsApp [+11 997 013 543]

Referências

Documentos relacionados

Esta toalha, em que aqui se fala, é o Verónica, a qual Santo Agostinho tira d'antre os bacios, e amostra à Alma; e a Madre Igreja, com os Doutores, lhe fazem adoração de

Então foram-se acometer e ferir com as espadas com tão fortes golpes, que espantavam tanto os que os olhavam como a eles mesmos que os recebiam,

Existo onde meus pensamentos vagam, Existo quando dizem do amor, Existo quando não há mais rancor, Existo sempre que você pensar em mim.. Verdade

E grito pela alma do mundo Grito até acabar minha voz Pois meu coração também chora E o que eu posso deixar são somente palavras.. Que às vezes nem serão lidas Mas a chuva

literatura francesa, de música, de desenho, de dança; para quê, em horas determinadas, as três senhoritas saíam na caleche com mademoiselle Linon, rumo ao Bulevar Tvérskoi, em

Quando é na Chácara eu não perco porque as negras fazem sempre uma ceia muito boa para as nove horas e eu ainda volto para casa a tempo de fazer meu exercício.. Na casa de

Goldstein era o renegado e traidor que um dia, muitos anos atrás (exatamente quantos ninguém se lembrava) fora uma das figuras de proa do Partido, quase no mesmo plano que o

Como esse novo candidato socialista, um fantoche que se atreve a cruzar o pais de Norte a Sul no seu comboio de pacotilha, sublevando gente de paz com a sua fanfarronice