• Nenhum resultado encontrado

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil Dos Bens e Parte Geral. Juiz Federal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil Dos Bens e Parte Geral. Juiz Federal"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de compartilhamento.

CEM

CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER

Direito Civil – Dos Bens e

Parte Geral

(2)

2

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de compartilhamento.

1) COMISSÃO EXAMINADORA - JF TRF4 /2012

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. A recepção de lei ordinária como lei complementar pela Constituição posterior a ela só ocorre com relação aos seus dispositivos em vigor quando da promulgação desta, não havendo que se pretender a ocorrência de efeito repristinatório, porque o nosso sistema jurídico, salvo disposição em contrário, não admite a repristinação.

II. Em nosso ordenamento jurídico, é vedada a aplicação retroativa da lei, salvo em relação às leis penais mais benéficas.

III. O pseudônimo goza da mesma proteção que se dá ao nome quando adotado para atividades lícitas, e, por isso, quando notório, o seu uso sem autorização do titular implica perdas e danos. IV. A desconsideração da personalidade jurídica denominada "inversa" não tem sido admitida pelo Superior Tribunal de Justiça à míngua de disposição legal que a preveja.

V. É anulável o negócio jurídico simulado, mas subsistirá o que se dissimulou, se válido for na substância e na forma.

a) Estão corretas apenas as assertivas I e III. b) Estão corretas apenas as assertivas II e IV. c) Estão corretas apenas as assertivas I, III e V. d) Estão corretas apenas as assertivas II, IV e V. e) Estão corretas todas as assertivas.

2) COMISSÃO EXAMINADORA - JF TRF4/2005

Assinalar a alternativa correta.

a) Sendo resolutiva a condição, enquanto esta não se realizar, não se perfectibilizará o negócio jurídico.

b) Quanto ao negócio jurídico, ocorre a lesão quando uma pessoa, seja por inexperiência ou por necessidade premente, se obriga à prestação manifestamente desproporcional ao valor da prestação oposta.

c) A lei revogada fica automaticamente restaurada, no caso de ter a lei revogadora perdido a vigência.

d) Todas as alternativas anteriores estão incorretas.

3) CESPE - JF TRF5/2015

No que se refere a bens, assinale a opção correta.

a) Os bens dominicais, diferentemente dos demais bens públicos, se submetem primordialmente às regras do direito privado.

(3)

3

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de compartilhamento.

c) A consuntibilidade que um bem gera é incompatível com a infungibilidade.

d) A divisibilidade, ou não, de uma coisa, sob o aspecto jurídico, decorre de um critério utilitarista.

e) Os bens acessórios são aqueles que, não sendo partes integrantes do bem principal, se destinam de modo duradouro ao uso de outro.

4) COMISSÃO EXAMINADORA - JF TRF4/2010

Assinale a alternativa correta. Quanto aos bens públicos, pode-se afirmar que: a) Jamais podem ser alienados.

b) Jamais podem ser cedidos (emprestados) gratuitamente. c) Só excepcionalmente podem ser submetidos à usucapião. d) Só podem ser alienados por decisão judicial.

e) Todas as alternativas anteriores estão incorretas.

5) CESPE - JF TRF5/2013

Considerando a teoria geral do direito civil, assinale a opção correta.

a) Possuem domicílio necessário o incapaz, o servidor público, o preso, o marítimo e o empresário.

b) Para efeitos do direito à sucessão aberta, considera-se bem móvel ou imóvel, conforme o caso concreto.

c) Em relação à desconsideração da personalidade jurídica, o encerramento irregular das atividades da pessoa jurídica, por si só, basta para caracterizar o abuso de personalidade.

d) Quando determinada pessoa, sob premente necessidade ou por inexperiência, obriga-se a prestação manifestamente desproporcional ao valor da contraprestação, ocorre lesão.

e) A qualidade de associado é intransmissível, não podendo o estatuto dispor o contrário.

6) CESPE - JF TRF5/2006

A respeito do negócio jurídico, julgue o item a seguir.

O negócio jurídico concluído pelo representante legal em conflito com interesses do representado é anulável se o representante tiver celebrado o negócio com terceiro que tenha, ou devesse ter, conhecimento de tal conflito, o que caracterizaria a sua má-fé.

Certo ( )

Errado ( )

7) CESPE - JF TRF2/TRF 2/2013

Com relação a bens, negócios jurídicos e obrigações, e às regras de prescrição em favor da fazenda pública, assinale a opção correta à luz do Código Civil e da jurisprudência do STJ.

a) Nas relações de trato sucessivo em que a fazenda pública figure como devedora, quando não tiver sido negado o próprio direito reclamado, a prescrição atingirá apenas as prestações

(4)

4

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de compartilhamento.

vencidas antes do quinquênio anterior à propositura da ação. Segundo o STJ, todavia, esse entendimento não é aplicável na hipótese de lei de efeitos concretos cuja vigência acarrete lesão ou modificação do status do suposto titular do direito, haja vista que, nesse caso, o prazo prescricional é contado da data da publicação da lei.

b) Há negócios jurídicos que se exteriorizam de maneira obscura e ambígua, sendo necessário interpretá-los a fim de se precisar a intenção neles consubstanciada. Nesse sentido, o Código Civil não proscreve a interpretação extensiva dos negócios jurídicos benéficos e da renúncia. c) É anulável o negócio concluído pelo representante em conflito de interesses com o representado, se tal fato era ou devia ser do conhecimento de quem com aquele tratou. O prazo decadencial para se pleitear a anulação desse negócio é de um ano, contado de sua conclusão ou da cessação da incapacidade.

d) A fiança prestada sem autorização de um dos cônjuges implica a ineficácia parcial da garantia com relação ao cônjuge que a ela não anuiu.

e) Será considerada uma universalidade de fato a pluralidade de bens singulares que, pertinentes à mesma pessoa, tenham destinação unitária, não sendo possível, todavia, que os bens formadores dessa universalidade possam ser objeto de relações jurídicas próprias.

8) CESPE - JF TRF 2/2013

De acordo com o Código Civil, o Estatuto do Idoso e a jurisprudência do STJ, assinale a opção correta.

a) Entre as preferências e privilégios dos credores, o privilégio geral só compreende os bens sujeitos ao pagamento do crédito que ele favorece; e o especial, todos os bens não sujeitos ao crédito real nem a privilégio geral.

b) A interrupção da prescrição por um credor não aproveita aos outros; da mesma maneira, a interrupção da prescrição produzida contra o principal devedor não prejudica o fiador.

c) Segundo os ditames do Estatuto do Idoso e de acordo com o entendimento do STJ, é vedado às seguradoras de planos de saúde o aumento desarrazoado das mensalidades dos planos pelo simples fato de mudança de faixa etária.

d) As nulidades devem ser pronunciadas pelo juiz, quando conhecer do negócio jurídico ou dos seus efeitos e as encontrar provadas, sendo-lhe permitido supri-las de ofício ou a requerimento das partes.

e) Segundo o Código Civil, a invalidade do instrumento induz a do negócio jurídico mesmo que este possa ser provado por outro meio.

9) CESPE - JF TRF 5/2007

Julgue o item a seguir, relativo aos negócios jurídicos e à prescrição.

Para a caracterização da fraude contra credores e a conseqüente anulação do ato jurídico, faz-se necessário que o devedor esteja em estado de insolvência ou na iminência de alcançá-lo e pratique maliciosamente negócios que desfalquem seu patrimônio em detrimento da garantia que este representa para os direitos creditórios alheios.

Certo ( )

(5)

5

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de compartilhamento.

10) CESPE - JF TRF 5/2007

Julgue o item a seguir, relativo aos negócios jurídicos e à prescrição.

Condição é cláusula de um negócio jurídico, a qual, derivada exclusivamente da vontade das partes, subordina a eficácia ou a resolução do negócio jurídico à ocorrência de evento futuro e certo.

Certo ( )

Errado ( )

11) CESPE - JF TRF 3/2011

João comprou de Carlos uma joia e pagou por ela dez mil reais, sem que fosse lavrado documento entre os dois. De posse da joia, João foi, de táxi, até um restaurante, tendo o motorista, ao final do trajeto, emitido recibo de pagamento do serviço no valor de vinte reais. No restaurante, João encontrou-se com Maria, a quem presenteou com a joia. Maria recebeu o presente e saiu do local, sem sequer agradecer o agrado. Muito triste, João voltou para casa e reuniu a família, na presença de dois amigos, para dizer que pretendia viajar por um ano e, caso algo lhe acontecesse, seus bens deveriam ser distribuídos entre seus sobrinhos.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

a) A doação da joia a Maria é contrato inexistente por não ter ocorrido a devida formalização da aceitação do objeto.

b) Ainda que o motorista não tivesse emitido o recibo pelo serviço prestado a João, o contrato seria válido, porém, de prova impossível, dada a inexistência de documento.

c) A declaração de João a seus familiares, mesmo expressa e testemunhada por duas outras pessoas, não é válida, por vício de forma.

d) O contrato firmado por João e o motorista do táxi só pode ser considerado plenamente válido porque se formalizou com o recibo emitido.

e) A compra e venda ocorrida entre João e Carlos é inválida, porque o valor do negócio impõe a forma escrita.

12) CESPE - JF TRF 5/2011

Considerando a hipótese de que duas pessoas tenham firmado, de forma paritária, contrato para fornecimento continuado de serviços, assinale a opção correta.

a) Será potestativa, por se submeter a evento futuro e incerto, cláusula do contrato que estipule a aceitação de outro índice de correção monetária para o caso de desaparecer o índice vigente à época de sua celebração.

b) A excessiva onerosidade da prestação do devedor será causa bastante para a resolução ou a revisão do contrato.

c) O juiz poderá dar interpretação ampliativa a esse contrato.

(6)

6

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de compartilhamento.

nenhuma das partes.

e) Detectada ambiguidade no texto contratual, o juiz deverá dar interpretação que favoreça o devedor.

13) CESPE - JF TRF 2/2011

A respeito das condições e seus efeitos, assinale a opção correta. a) A incerteza é elemento caracterizador imprescindível à condição. b) As condições juridicamente impossíveis equiparam-se às ilícitas.

c) É vedada cláusula que estabeleça condição suspensiva para pagamento.

d) Nada sendo estipulado em contrário, o implemento da condição resolutiva produz efeitos ex tunc.

e) São defesas as condições que estejam fora da alçada das partes.

14) CESPE - JF TRF 2/2009

Com referência à disciplina da condição imposta nos negócios jurídicos, assinale a opção correta. a) A incerteza é elemento imprescindível à condição e deve apresentar-se sob a forma subjetiva. b) A condição simplesmente potestativa torna anulável o negócio jurídico, pois não se verifica o elemento incerteza.

c) Sendo suspensiva, a condição impossível é tida por inexistente, não havendo anulação do negócio jurídico.

d) Em contratos de execução periódica, em regra, o implemento da condição resolutiva produz efeitos ex tunc.

e) A ocorrência de evento futuro e incerto que caracterize a condição pode consistir em uma possível autorização legislativa.

15) CESPE - JF TRF 1/2009

Acerca dos defeitos dos negócios jurídicos, assinale a opção correta.

a) Se, na celebração do negócio, uma das partes induzir a erro a outra, levando-a a concluir o negócio e assumir obrigação desproporcional à vantagem obtida, esse negócio será nulo porque a manifestação de vontade emanou de erro essencial e escusável.

b) O dolo acidental, a despeito do qual o ato seria realizado, embora por outro modo, acarreta a anulação do negócio jurídico.

c) A lesão é defeito que surge concomitantemente à realização do negócio e enseja-lhe a anulabilidade, mas, ainda assim, permitese a revisão contratual para evitar a anulação e aproveitar-se, desse modo, o negócio.

d) No negócio jurídico a título gratuito, somente se configura a fraude quando a insolvência do devedor for notória ou houver motivo para ser conhecida, caso em que se admite a anulação por iniciativa do credor.

e) Em caso de anulabilidade de negócio jurídico por coação moral, é vedado ao juiz, sob critério subjetivo, considerar circunstâncias personalíssimas do coato que possam ter influído em seu

(7)

7

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de compartilhamento.

estado moral, pois deve levar em conta o ser humano médio.

16) CESPE - JF TRF 5/2006

A respeito do negócio jurídico, julgue o item a seguir.

Configura-se estado de perigo quando uma pessoa, por inexperiência ou sob premente necessidade, obriga-se a prestação desproporcional entre as prestações, gerando um lucro exagerado ao outro contratante. Nessa situação, é lícito que essa pessoa demande a nulidade do negócio jurídico, dispensando-se a verificação de dolo ou má-fé da parte adversa.

Certo ( )

Errado ( )

17) COMISSÃO EXAMINADORA - JF TRF 4/2010

Assinale a alternativa correta. É nulo o ato jurídico: a) Que tiver por objetivo fraudar lei imperativa. b) Se resultante de erro.

c) Se resultante de coação.

d) Praticado para fraudar terceiros.

e) Todas as alternativas anteriores estão incorretas.

18) COMISSÃO EXAMINADORA - JF TRF 2/2014

Assinale a proposição correta:

a) A simulação caracteriza vício do consentimento e é anulável o negócio jurídico por ela contaminado.

b) A coação absoluta é vício do consentimento e torna anulável o ato dela derivado, enquanto a coação relativa caracteriza-se através da pressão inocente, sem malícia.

c) A outorga de garantia real a credor, por parte de devedor já insolvente, em detrimento dos quirografários, presume-se em fraude contra credores.

d) O erro de direito não é cogitado, no Código Civil, como situação que possa caracterizar a anulabilidade da manifestação de vontade.

e) O dolo acidental torna anulável a manifestação de vontade dele derivada.

19) CESPE - JF TRF 1/2015

Maria, médica cardiologista, que namora Paulo, mas com ele não mantém união estável, ajuizou ação anulatória de negócio jurídico de compra e venda contra a empresa Biotecnologia Ltda. Para tanto, sustentou que adquiriu da ré um aparelho do tipo marca-passo, que foi implantado em seu namorado Paulo, em caráter de urgência, mediante a emissão de um cheque no valor de R$ 10.000,00. O aparelho em questão é comumente vendido no mercado por R$ 4.000,00.

(8)

8

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de compartilhamento.

a) Maria teve sua vontade viciada, pois agiu fundada no temor de dano iminente e considerável a Paulo.

b) Maria, por inexperiência, se obrigou ao pagamento de valor desproporcional ao praticado no mercado no ato de celebração do negócio jurídico.

c) para que o pedido seja julgado procedente, deve ficar demonstrado por Maria o dolo de aproveitamento da fornecedora do material, ou seja, a vilania do outro contratante.

d) Maria não tem legitimidade para propor a demanda, já que Paulo não é seu marido nem com ela convive em regime de união estável.

e) segundo a legislação de regência, a hipótese é de nulidade do negócio jurídico, e o juiz deve reconhecer de ofício o vício de consentimento mediante a prolação de sentença declaratória.

20) COMISSÃO EXAMINADORA - JF TRF 3/2016

Sobre os defeitos do negócio jurídico, assinale a alternativa incorreta:

a) O erro de cálculo não invalida o negócio jurídico; ele apenas autoriza a retificação da declaração de vontade.

b) O erro não invalida o negócio jurídico quando a pessoa, a quem a manifestação de vontade se dirige, se oferecer para executá-la na conformidade da vontade real do manifestante.

c) A lesão não invalida o negócio jurídico se for oferecido suplemento suficiente, ou se a parte favorecida concordar com a redução do proveito.

d) O estado de perigo não invalida o negócio jurídico se a parte beneficiada oferecer justa reparação pelo fato de ter se aproveitado da premente necessidade de a outra parte salvar-se.

21) COMISSÃO EXAMINADORA - JF TRF 4/2016

Assinale a alternativa INCORRETA.

a) O erro acidental não acarreta a anulação do negócio jurídico.

b) A coação por terceiro somente anula o negócio jurídico se dela tiver ou devesse ter conhecimento a parte a quem aproveite.

c) Não se decreta a anulação do negócio lesivo se as partes concordarem com o reequilíbrio contratual.

d) O dolo acidental só obriga à satisfação de perdas e danos; o dolo é acidental quando, a seu despeito, o negócio seria realizado, embora por outro modo.

e) É anulável o negócio jurídico simulado, mas subsistirá o que se dissimulou se ele for material e formalmente válido.

22) CESPE - JF TRF 5/2006

A respeito do negócio jurídico, julgue o item a seguir.

O instituto da conversão traduz o princípio da conservação dos atos negociais e acarreta nova qualificação do negócio jurídico, desde que não haja vedação legal. Entretanto, para que ocorra a conversão de um negócio jurídico nulo em outro de natureza diversa, faz-se necessário que o negócio reputado nulo contenha os requisitos do outro negócio e que a vontade manifestada

(9)

9

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de compartilhamento.

pelas partes faça supor que, mesmo que tivessem ciência da nulidade do negócio realizado, estas teriam querido celebrar o negócio convertido.

Certo Errado

23) COMISSÃO EXAMINADORA - JF TRF 4/2008

Assinalar a alternativa correta no que concerne ao negócio jurídico. a) A anulação de negócio jurídico pode ser decretada de ofício pelo juiz.

b) A simulação é um defeito de consentimento do negócio jurídico, independentemente de prejuízo a terceiros.

c) Na hipótese de reserva mental, não há invalidação do negócio jurídico.

d) Nem sempre as causas de nulidade ou anulabilidade são concomitantes ao negócio jurídico.

24) CESPE - JF TRF 5/2011

A respeito do abuso de direito, assinale a opção correta.

a) O venire contra factum proprium não se configura ante comportamento omissivo. b) A supressio pode coexistir com os prazos legais da decadência.

c) Na surrectio, o exercício continuado de uma situação jurídica implica nova fonte de direito subjetivo, desde que não contrarie o ordenamento.

d) A configuração do abuso de direito exige o elemento subjetivo.

e) De acordo com o STJ, a teoria dos atos próprios não se aplica ao poder público.

25) COMISSÃO EXAMINADORA - JF TRF 3/2008

Assinale a alternativa correta:

a) Não corre prescrição pendendo ação de evicção.

b) A decadência pode ser declarada de oficio em ação de usucapião.

c) A prescrição fixada por convenção somente pode ser alegada pela parte a quem aproveita em qualquer grau de jurisdição, mas o juiz não pode suprir a alegação.

d) Não corre a prescrição contra "os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo".

26) COMISSÃO EXAMINADORA - JF TRF 4/2008

Assinalar a alternativa correta quanto à prescrição e à decadência.

a) A renúncia da prescrição pode ocorrer ainda que não escoado o respectivo prazo. b) As ações constitutivas não estão sujeitas à decadência.

c) Não corre a prescrição contra os relativamente incapazes.

d) O devedor que paga uma obrigação prescrita não possui o direito de repetir o pagamento.

27) COMISSÃO EXAMINADORA - JF TRF 3/2013

(10)

10

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de compartilhamento.

a) Os variados prazos ditados pelos artigos 205 e 206 da parte geral! do Código Civil, por não se reportarem a direitos potestativos, são considerados, pois, como prescricionais extintivos;

b) Os prazos considerados decadenciais do Código Civil são aplicáveis aos denominados direitos potestativos, ou seja, são direitos subjetivos que exigem do outro uma contraprestação ou dever específico;

c) Todo prazo considerado prescricional está ligado a uma pretensão, ou seja, ao poder que alguém tem de opor-se a uma violação sofrida, prazos estes que se encontram na parte especial do Código Civil;

d) Conforme nosso ordenamento, o magistrado não poderá, de oficio, reconhecer a prescrição de direitos, salvo aqueles não-patrimoniais ou os concernentes aos absolutamente incapazes;

e) O pagamento voluntário de uma dívida pelo devedor, após o esgotamento do prazo para a respectiva cobrança não é considerado como renúncia à prescrição, uma vez que já se esgotou o lapso prescricional.

28) COMISSÃO EXAMINADORA - JF TRF 4/2014

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

A respeito dos efeitos do curso do tempo (prescrição e decadência), o Código Civil de 2002, na redação vigente, prevê que:

I. A prescrição é causa extintiva da pretensão de direito material pelo seu não exercício, no prazo fixado em lei. Além disso, os prazos prescricionais não podem, em hipótese alguma, ser alterados por acordo das partes.

II. Desde o advento da Lei nº 11.280/06 (na redação dada ao § 5º do art. 219 do Código de Processo Civil), cabe ao Juiz, nas instâncias ordinárias, a proclamação da prescrição, de ofício, sem necessidade de provocação da parte, inclusive contra o Poder Público.

III. Os prazos previstos expressamente na lei para o exercício das pretensões que se ajuízam mediante ações constitutivas, positivas ou negativas, são de decadência, na medida em que as pretensões constitutivas se caracterizam como direitos potestativos.

IV. Na instância excepcional (recurso extraordinário e recurso especial), não se admite a alegação, pela primeira vez, nem da decadência, nem da prescrição, pois o art. 102, caput e inciso III, e o art. 105, caput e inciso III, ambos, da Constituição Federal de 1988, exigem, para a admissibilidade dos recursos respectivos, que as referidas matérias já tenham sido decididas na instância ordinária.

a) Está correta apenas a assertiva II.

b) Estão corretas apenas as assertivas I e III. c) Estão corretas apenas as assertivas I, II e IV. d) Estão corretas apenas as assertivas II, III e IV. e) Estão corretas todas as assertivas.

(11)

11

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de compartilhamento.

29) CESPE - JF TRF 5/2015

Acerca da prescrição, assinale a opção correta.

a) Entre os cônjuges, na constância da sociedade conjugal, o prazo prescricional poderá ser interrompido, mas não suspenso, já que vai de encontro à ordem pública o alongamento indefinido do prazo.

b) Diferentemente do que ocorre com a renúncia expressa, o Código Civil estabelece que a renúncia tácita à prescrição somente poderá ocorrer após a consumação do prazo.

c) Por ser medida que vai ao encontro do interesse público, a redução dos prazos prescricionais é permitida pelo Código Civil.

d) A prescrição poderá ser alegada por cônjuge, ascendente ou descendente, da parte que aproveite, caso seja demonstrado benefício jurídico que os afete direta ou indiretamente.

e) De acordo com o STJ, o termo inicial do prazo prescricional das ações indenizatórias, em observância ao princípio da actio nata, é a data em que a lesão e os seus efeitos são constatados.

30) COMISSÃO EXAMINADORA - JF TRF 3/2016

Sobre a prescrição e a decadência no Direito Civil, marque a alternativa incorreta:

a) Se a pretensão aos alimentos se fundar em relação de Direito Público (alimentos devidos pelo Estado), o prazo prescricional será de 2 anos.

b) A pretensão à reparação civil por danos materiais extracontratuais prescreve em três anos. c) É nula a renúncia à decadência fixada em lei.

d) O prazo máximo da prescrição é de dez anos, quando a lei não lhe haja fixado prazo menor.

31) CESPE - JF TRF 5/2006

Acerca do instituto da prescrição, julgue o item que se segue.

Ocorrendo a prescrição de uma obrigação solidária passiva, a renúncia feita por um dos devedores restabelece a obrigação dos demais coobrigados não-renunciantes.

Certo ( )

Errado ( )

32) CESPE - JF TRF 5/2007

Julgue o item a seguir, relativo aos negócios jurídicos e à prescrição.

Se, no curso de um processo, o juiz verificar a ocorrência de prescrição, este deverá proferir sentença reconhecendo o fato e extinguindo o processo sem resolução de mérito, ainda que se trate de direitos patrimoniais e o réu, em contraditório, no prazo assinalado para a resposta, tenha renunciado à prescrição já consumada ou tenha-se mantido inerte ante o ônus de se defender.

Certo ( )

(12)

12

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de compartilhamento.

33) CESPE - JF TRF 1/2013

Considere que, em 20/8/2013 (terça-feira), determinada pessoa tenha sofrido danos materiais em razão de acidente provocado por servidor de órgão público, no exercício de sua função. Nessa situação, o último dia de prazo para o ajuizamento de ação que vise à obtenção de indenização a ser paga pelo ente público, de acordo com o entendimento do STJ, será

a) 21/8/2018 (terça-feira). b) 20/8/2015 (quinta-feira). c) 23/8/2016 (terça-feira). d) 22/8/2023 (terça-feira). e) 22/8/2016 (segunda-feira). 34) CESPE - JF TRF 5/2006

Acerca do instituto da prescrição, julgue o item que se segue.

A citação válida em processo extinto, sem julgamento de mérito, interrompe a prescrição, com exceção das causas de inação do autor. Assim, se o processo for extinto sem julgamento de mérito, por perempção, a citação válida não possui o condão de interromper a prescrição.

Certo ( )

Errado ( )

35) CESPE - JF TRF 5/2011

Assinale a opção correta no que se refere a prescrição.

a) O prazo prescricional suspenso contra servidor ausente do país em serviço público da União voltará a fluir caso esse servidor retorne ao Brasil ainda que por breve período, como o de férias, por exemplo.

b) Se um dos credores solidários em dívida pecuniária se casar com a devedora, o prazo prescricional da pretensão relativa à cobrança da prestação será suspenso em relação a todos. c) A demonstração, pelo devedor, de ciência da dívida é suficiente para interromper a prescrição. d) Falecendo o autor da herança antes de decorrida a metade do prazo de prescrição para o exercício de determinada pretensão, o prazo voltará a correr a favor do sucessor.

e) Ação consignatória presta-se para interromper a prescrição.

36) CESPE - JF TRF 5/2011

No curso de determinado processo, o réu, em depoimento pessoal, confessou fato contrário a seu interesse. Em momento seguinte à coleta da prova, foi juntada aos autos a informação de que à época o réu já era absolutamente incapaz.

Nessa situação hipotética, a confissão é

a) inexistente, porque carece de elemento essencial.

(13)

13

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de compartilhamento.

c) inválida para todos os fins.

d) admissível e vincula a decisão do juiz acerca do fato confessado.

e) admissível, mas não vincula a decisão do juiz, que é livre para valorar as provas.

37) COMISSÃO EXAMINADORA - JF TRF 4/2012

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. Nas declarações de vontade em geral, se atenderá mais à intenção nelas consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem; já a transação interpreta-se restritivamente, e por ela não se transmitem, apenas se declaram ou se reconhecem direitos.

II. Mora creditoris é a inexecução culposa da obrigação e mora debitoris é a recusa em recebê-la no tempo, no modo, no lugar e na forma devidos.

III. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça não recepciona a teoria da perda de uma chance, porque o direito brasileiro somente admite os danos certos e concretos.

IV. Em se tratando de sentença cível condenatória, arbitrados os honorários advocatícios em percentual sobre o valor da causa, a correção monetária incide a partir do respectivo ajuizamento. V. É viável juridicamente a promessa de doação ante a possibilidade de se harmonizar a exigibilidade contratual e a espontaneidade, característica do animus donandi.

a) Estão corretas apenas as assertivas I e III. b) Estão corretas apenas as assertivas I e IV. c) Estão corretas apenas as assertivas I, III e IV. d) Estão corretas apenas as assertivas II, IV e V. e) Estão corretas apenas as assertivas II, III e V.

Gabarito

1) A 2) B 3) D 4) E 5) D

6) Certo 7) A 8) C 9) Certo 10) Errado 11) C 12) C 13) A 14) E 15) C

16) Errado 17) A 18) C 19) C 20) D 21) E 22) Certo 23) C 24) B 25) A 26) D 27) A 28) E 29) E 30) A 31) Errado 32) Errado 33) A 34) Certo 35) E 36) B 37) B

(14)

14

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de compartilhamento.

Referências

Documentos relacionados

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de compartilhamento. tempo do usufruto; terá direito ao valor dos frutos

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de compartilhamento. Com base no princípio do interesse público, a

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de compartilhamento. natureza, que os chimpanzés cooperam na caça e em

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de compartilhamento. consubstanciado em titulo de crédito, em qualquer

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de compartilhamento. antes de sua consumação. e) improcedente, porque a área,

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de compartilhamento. nomenclatura diversa, com a adoção da distinção entre erro

Propõe-se, assim, que, em demandas revisionais de contratos em sentido lato, o juiz, no exercício de seus poderes-deveres de decisão e instrução processual – e, em

1 Juiz Federal.. Resumo elaborado pela equipe de monitores. Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de