• Nenhum resultado encontrado

CÓDIGO ELEITORAL UNIMED BLUMENAU COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÓDIGO ELEITORAL UNIMED BLUMENAU COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

CÓDIGO ELEITORAL UNIMED BLUMENAU – COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO

Título I - Das Inscrições:

Art. 1º. As inscrições dos médicos Cooperados interessados em concorrer aos cargos indicados nesse código ocorrerão diretamente no Setor Relacionamento com o Cooperado, nos dias úteis correspondentes aos períodos dispostos nos incisos desse artigo, apenas em horário comercial, respeitando as diretrizes do Estatuto Social, bem como:

I – Conselho de Administração: As inscrições das chapas concorrentes ao preenchimento das vagas ocorrerá no mês de Janeiro do ano em que se realizar a respectiva eleição, tendo como prazo final o último dia útil do mês de Janeiro, sendo este prazo improrrogável. II – Conselho Fiscal e CACIJ – Comissão Administrativa de Conciliação Instrução e Julgamento: A inscrição dos Cooperados interessados ocorrerá, individualmente, até 20 (vinte) dias antes da realização da Assembleia Geral Ordinária na qual ocorrerão as eleições, durante o período referido no edital de convocação específico.

Parágrafo Primeiro: O Edital de Convocação conterá as informações necessárias quanto ao disposto neste artigo.

Parágrafo Segundo: Formalizada a inscrição dos candidatos ao Conselho de Administração não será admitida a substituição de candidatos, salvo em caso de óbito ou incapacidade comprovada, devendo o substituto apresentar os seus documentos até 5 (cinco) dias antes da realização da Assembleia Geral Ordinária, impreterivelmente, sob pena do cancelamento da inscrição.

Art. 2º. As eleições ocorrerão nos moldes dispostos no Edital de Convocação da Assembleia Geral Ordinária.

Art. 3º. São exigidos dos candidatos a cargos eletivos, por ocasião da inscrição, além do cumprimento das disposições estatutárias e regimentais, o que segue:

I – Pedido de registro da chapa devidamente assinado por todos os seus componentes quando do Conselho de Administração e, para os cargos no Conselho Fiscal e CACIJ, o pedido de registro da candidatura, individualizado e assinado. Para todas as inscrições, os candidatos devem estar em pleno gozo dos seus direitos sociais;

(2)

2 II – Declarar de que não é inelegível ao cargo pretendido;

III – Declarar de que não é parente, até 2º grau, em linha reta ou colateral, de quaisquer outros candidatos aos cargos eletivos ou dos demais membros dos Conselhos de Administração, Fiscal e CACIJ eventualmente ainda no exercício efetivo de seus cargos; IV – Apresentar certidões negativas de protestos emitidas pelo(s) tabelionato(s) que tenha residido ou domiciliado nos últimos 5 anos;

V – Participar, quando inscrito ao cargo de conselheiro fiscal, num prazo de até 60 (sessenta) dias a contar da eleição, de um treinamento específico para o cargo pretendido promovido pelo sistema cooperativo ou comprovar ter realizado o referido curso nos últimos 03 (três) anos, sob pena de perder o cargo para o qual foi eleito.

Parágrafo Primeiro: Fica facultado ao candidato ou chapa indicar 1 (um) Cooperado que acompanhará a votação e a apuração, o qual estará impedido de concorrer a cargos eletivos na Unimed Blumenau, nos moldes do Capítulo II, Título II desse código.

Parágrafo Segundo: Não serão aceitos os registros das candidaturas que não apresentem os documentos retro mencionados no prazo estabelecido.

Parágrafo Terceiro: Não poderá candidatar-se o Cooperado que tenha sido apenado perante CACIJ em processo administrativo na Unimed Blumenau nos últimos 4 anos.

Art. 4º. São inelegíveis aos cargos dispostos no art. 1º deste código os Cooperados que não preencherem os requisitos do artigo anterior, do Estatuto Social, bem como os fixados pela ANS, através da RN 311/2012 ou outra que a substitua.

Art. 5º. Nas eleições para os cargos do Conselho de Administração, os candidatos serão apresentados por chapas, contendo, nome da chapa, nome de cada um dos componentes, o cargo pretendido e o número de inscrição no CREMESC. Quanto ao Cooperado candidato ao cargo de Conselho Fiscal e CACIJ a apresentação ocorrerá de maneira individualizada.

Parágrafo Único: Cada um dos candidatos declarará no momento da apresentação da chapa, de forma individualizada e devidamente assinada, ter prévio conhecimento das normas regulamentadoras fixadas pela ANS destinadas aos ocupantes de cargos diretivos de Operadoras de Planos de Saúde, bem como declarar, sob as penas da lei, que preenchem

(3)

3 integralmente, desde o momento da inscrição, as condições legais, estatutárias e regimentais exigidas para o cargo pretendido.

Art. 6º. Em caso de inscrição de uma única chapa para a eleição do Conselho de Administração será adotado o sistema de aclamação. A eleição do Conselho Fiscal e da CACIJ somente ocorrerá se o número de inscritos não for inferior a 60% do exigido para compor um grupo de trabalho.

Parágrafo Primeiro: Não havendo número suficiente de inscritos para concorrer às eleições do Conselho Fiscal ou da CACIJ, ou mesmo não havendo chapas interessadas a concorrer ao Conselho de Administração, será proporcionado um novo período de inscrição, a ser definido pelo Conselho de Administração.

Parágrafo Segundo: Não sendo possível a realização da eleição pelo motivo descrito no parágrafo anterior, o mandato dos membros já constituídos será mantido, objetivando a manutenção dos trabalhos da Cooperativa, encerrando-se após a posse dos Cooperados eleitos.

Parágrafo Terceiro: Havendo mais de uma chapa inscrita, será considerada eleita aquela que obtiver mais votos.

Art. 7º. É vedado ao Cooperado subscrever pedido de registro em mais de uma chapa ou cargos eletivos na Cooperativa.

Art. 8º. Esgotados os prazos de requerimento de inscrição e concluídos os respectivos registros em livro próprio, a Diretoria Executiva mandará confeccionar, quando a eleição ocorrer de forma não eletrônica, número suficiente a atender a todos os Cooperados com direito a voto, cédula única que:

I – Garanta a liberdade do eleitor e o sigilo do voto;

II – Contenha o número, a denominação de cada chapa e a relação integral de seus membros, com a indicação dos órgãos e dos cargos a que concorrem, obedecida a inserção gráfica na ordem do registro das chapas; bem como, relação de todos os candidatos concorrentes ao Conselho Fiscal e CACIJ.

(4)

4 Título II - Da Comissão Eleitoral

Art. 9º. Até 15 (quinze) dias antes da Assembleia Geral Ordinária o Conselho de Administração nomeará uma Comissão Eleitoral conforme disposto pelo Estatuto Social, que será constituída por 1 (um) representante indicado pelos seguintes órgãos: Conselho de Administração, Conselho Fiscal e CACIJ, acrescida por três Cooperados indicados pelo Conselho de Administração.

Parágrafo Primeiro: Os membros nomeados para compor a Comissão Eleitoral obrigatoriamente:

I – Deverão ser Cooperados na Unimed Blumenau há mais de 5 (cinco) anos; II – Não poderão concorrer a nenhum dos cargos eletivos da Unimed Blumenau;

III – Não poderão ser parentes até 2º grau, em linha reta ou colateral, de quaisquer outros candidatos aos cargos eletivos ou dos demais membros dos Conselhos de Administração, Fiscal ou CACIJ eventualmente ainda no exercício efetivo de seus cargos;

IV – Os membros indicados pelo Conselho de Administração, de acordo com o art. 44 do Estatuto Social, não poderão exercer cargos eletivos ou administrativos na Unimed Blumenau.

Parágrafo Segundo: Efetivada a nomeação da Comissão Eleitoral, o Conselho de Administração da Unimed Blumenau determinará a expedição de ofício dirigido a cada um dos candidatos à vaga de Diretor Presidente do Conselho de Administração, e, isoladamente, a cada um dos candidatos ao Conselho Fiscal e CACIJ, nominando os Cooperados integrantes da Comissão Eleitoral.

Parágrafo Terceiro: Entre os membros da Comissão Eleitoral será escolhido um Presidente, o qual terá voto de minerva para os casos de empate. Não havendo consenso na escolha do membro presidente, este será o de mais idade.

Capítulo I - Das Atribuições

Art. 10. Cabe aos membros da Comissão Eleitoral dirigir com transparência o processo Eleitoral, respeitando, notadamente:

(5)

5 a) A ética pertinente ao processo;

b) Os princípios democráticos; c) Os princípios Cooperativistas;

d) As disposições Estatutárias e Regimentais da Unimed Blumenau; e) Os ditames legais.

Art. 11. Compete a Comissão Eleitoral, na pessoa de seu Presidente, receber e apreciar todas as solicitações formalizadas por quaisquer dos candidatos concorrentes aos cargos dos Conselhos de Administração, Fiscal e da CACIJ.

Parágrafo Único: Em reunião a Comissão Eleitoral analisará as solicitações e emitirá parecer deferindo ou indeferindo os pedidos formulados e comunicará ao candidato sua decisão.

Art. 12. Verificada(s) a(s) chapa(s) e candidatos, para efeito de enquadramento nas disposições legais e estatutárias, a Comissão Eleitoral tornará público, preferencialmente em local dentro da área física da Cooperativa, visível e de fácil acesso a todos, o despacho decidindo de forma fundamentada, sobre a aceitação ou não das inscrições.

Parágrafo Único: Do indeferimento da inscrição caberá, desde que requerido pelo Cooperado e no prazo máximo e impreterível de 2 (dois) dias, recurso ao Conselho de Administração da Cooperativa, o qual deliberará e decidirá de forma fundamentada.

Art. 13. Desde que devidamente requerido ao setor de Relacionamento com o Cooperado, após a homologação das inscrições e até a data da realização da Assembleia, cada candidato ou chapa poderá através daquele setor encaminhar aos Cooperados material de campanha, sendo permitido até 1(um) e-mail por semana, podendo inclusive conter Hyperlink para página pessoal do candidato ou chapa, limitando-se em até 2(dois) dias úteis anteriores à data da eleição.

Parágrafo Único: O setor de Relacionamento com o Cooperado, somente realizará o envio acima disposto, após a aprovação da Comissão Eleitoral, que deverá analisar o conteúdo ético e legal das publicações.

Art. 14. Compete à Comissão Eleitoral a organização e acompanhamento dos trabalhos da Assembleia Geral durante as eleições, desde seu início até a posse dos eleitos.

Parágrafo Único: Ao final dos trabalhos a Comissão Eleitoral deverá emitir relatório circunstanciado dos eventos que compuseram o processo eleitoral.

(6)

6

Capítulo II - Do Representante Designado

Art. 15. Cada chapa, bem como os candidatos ao Conselho Fiscal e CACIJ, poderá, individualmente, a partir dos inícios dos trabalhos da Comissão Eleitoral, designar um Cooperado para acompanhar e fiscalizar os trabalhos desta, ao qual será garantido o pleno acesso a todas as etapas do Processo Eleitoral.

Parágrafo Primeiro: O representante designado poderá ser substituído a qualquer momento, através de nova designação, a qual, em qualquer caso, deverá ser formalizada por escrito e encaminhada ao Presidente da Comissão Eleitoral.

Parágrafo Segundo: O representante designado não poderá concorrer a nenhum dos cargos dispostos nesse código.

Parágrafo Terceiro: É facultado ao representante designado requerer previamente e formalmente assento nas reuniões convocadas pela Comissão Eleitoral, vedado o direito a voto.

Parágrafo Quarto: Poderá o representante designado, desde que devidamente fundamentado, impugnar quaisquer atos ou decisões proferidas pela Comissão Eleitoral, devendo fazê-lo até 2 (dois) dias da tomada de decisão ou da prática do ato impugnado.

Título III – Do Conselho de Administração

Art. 16. O Conselho de Administração será composto por 11 (onze) membros, sendo 3 (três) atuando como Diretores Executivos e 8 (oito) como Conselheiros Vogais, conforme disposto no Estatuto Social.

Título IV - Do Conselho Fiscal

Art. 17. O Conselho Fiscal será composto por 3 (três) membros efetivos e 3 (três) membros suplentes, conforme disposto no Estatuto Social.

(7)

7 Art. 18. A CACIJ será composta por 6 (seis) membros efetivos e 1 (um) suplente, conforme disposto no Estatuto Social.

Art. 19. Somente será permitida a reeleição de 1/3 (um terço) de seus componentes e tão somente por 1 (um) mandato consecutivo.

Título VI - Da Vacância dos Cargos Eletivos

Art. 20. É facultada a vacância de cargos no Conselho de Administração, Conselho Fiscal e CACIJ. Entretanto, ultrapassados os limites estabelecidos abaixo, caberá ao Presidente do Conselho de Administração convocar Assembleia Geral num prazo máximo de 30 (trinta) dias, a contar da data em que vagou o último cargo:

I – Ao Conselho de Administração é permitido manter vago até 2 (dois) cargos de conselheiros vogais e, especificamente, no último ano do mandato será permitido até 4 (quatro) vacâncias de conselheiros vogais;

II – Ao Conselho Fiscal é permitido manter vago os cargos de suplência. Não sendo possível a vacância de membros efetivos. Neste caso, caberá ao Coordenador do Conselho Fiscal comunicar de imediato o fato ao Presidente do Conselho de Administração.

III – À CACIJ é permitido manter vago até 2 (dois) cargos da comissão. Na vacância de 3 (três) vagas ou mais caberá ao Coordenador da Comissão comunicar de imediato o fato ao Presidente do Conselho de Administração.

Parágrafo Único: Ao Cooperado que assumir o cargo através da Assembleia descrita nesse artigo cumprirá apenas o período restante do mandato de seu antecessor.

Título VII - Do Resultado das Eleições

Art. 21. Após o resultado das eleições serão proclamados eleitos os que alcançarem o maior número dos votos válidos dos Cooperados presentes na Assembleia.

Parágrafo Único: Em caso de empate no número de votos deverão ser adotados os critérios estabelecidos no Estatuto Social.

(8)

8 Art. 22. Obtido o resultado final do processo eleitoral, esse será divulgado aos Cooperados da Unimed Blumenau, bem como terão registro na Ata da Assembleia Geral respectiva.

Parágrafo Único: Os eleitos terão o prazo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da Assembleia, para entregar na Cooperativa a documentação necessária para formalizar a ata e sua inscrição perante a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Título VIII - Da Posse dos Membros Eleitos

Art. 23. A posse dos candidatos eleitos para compor a CACIJ ocorrerá em até 15 (quinze) dias após o resultado final das eleições.

Art. 24. A posse da chapa e dos candidatos correspondentes ao Conselho de Administração e Conselho Fiscal, respectivamente, deverão obedecer ao disposto no Estatuto Social.

Título IX - Disposições Finais do Processo Eleitoral

Art. 25. Os casos omissos desse título serão deliberados pelo Conselho de Administração e, tendo sido constituída a Comissão Eleitoral, ambos serão responsáveis por deliberar acerca dos fatos envolvendo o processo eleitoral.

Título X – Das Disposições Gerais

Art. 26. Este código eleitoral somente poderá ser alterado por Assembleia Geral Extraordinária e mediante 2/3 de votos dos cooperados presentes, para gerar seus efeitos legais nos termos do artigo 46 da Lei 5.764/71.

Referências

Documentos relacionados

Art. 83: O Processo Administrativo Disciplinar tem por objetivo apurar denúncias de infrações praticadas pelos Cooperados no atendimento aos clientes da Cooperativa, bem como

18 - A Assembleia Geral dos Cooperados, que poderá ser ordinária ou extraordinária, é o órgão supremo da Cooperativa, tendo poderes, dentro dos limites da lei e deste Estatuto, para

Art. 3 o Poderão habilitar-se para ingressar na qualidade de sócio-cooperado pessoas físicas e jurídicas inscritas e ativas no Conselho Regional de Medicina de Santa

Para que uma nova bolsa com uma nova clearing house opere no brasil, mesmo que seja pago as corretoras e agentes financeiros o investimento inicial para participar da

II - O sorteio para organização da cédula eleitoral será procedido pela Comissão Eleitoral, facultada a presença de um representante de cada candidatura, até 15 (quinze)

Unimed Blumenau Cooperativa de Trabalho Médico (Unimed de Blumenau), Santa Catarina. - Unigente

Aos dezoito dias do mês de novembro de dois mil e vinte e um, nos termos da convocatória do Presidente da Mesa da Assembleia Geral Eleitoral, teve lugar a Assembleia Geral Eleitoral

A Assembleia Geral Ordinária elegerá a totalidade dos membros do Conselho de Administração para um mandato de 2 (dois) anos. O Estatuto Social estabelece que todos os membros