• Nenhum resultado encontrado

SUPER FÍSICA (aula 9)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SUPER FÍSICA (aula 9)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SUPER – FÍSICA

(aula 9)

EXERCÍCIOS



211. (BP - 96)

FIGURA 1 FIGURA 2 FIGURA 3 FIGURA 4 FIGURA 5

Lente convergente prisma óptico espelho plano espelho côncavo lâmina de faces paralelas RESPOSTA: e  212. (UFPel - 2006) Dados: O = (+) 6 cm OV = p = (+) 24 cm Espelho côncavo R = (+)36 cm  f = (+)18 cm I = ? Tipo de imagem = ? Como: 1 1 1 f p p '  1 1 1

18 24 p '  p’ = (+) 72 cm (o sinal positivo indica que a imagem é real). Como: I p '

O p 

I 72

6 24  I = (-)18 cm. Observe que a imagem é 3 vezes maior que o objeto e é

invertida (o sinal negativo na altura da imagem).

RESPOSTA: d 

213. (BP - 97)

Dados: O = (+) 5 cm

Espelho divergente  Imagem: virtual; menor; direita. f = (-) 30 cm espelho convexo p = OV = (+) 10 cm p’ = IV = ? Como: 1 1 1 f p p '  1 1 1

30 10 p '  p’ = (-) 7,5 cm (o sinal negativo indica que a imagem é virtual). RESPOSTA: c

www.pascal.com.br

Prof. Edson Osni Ramos (Cebola)

(2)

214. (BP - 2006)

Dados: espelho convexo  R – e f – R = - 20 cm  f = - 10 cm

OV = p = + 30 cm

01. Está correta. A imagem é VIRTUAL, MENOR e DIREITA. 02. Está errada. Como: ' p 1 p 1 f 1 ' p 1 30 1 10 1   p’ = -7,5 cm

Ou seja, a imagem está a 7,5 cm do vértice do espelho. 04. Está errada, a imagem está a 2,5 cm do foco do espelho. 08. Está errada. A imagem está a 37,5 cm da posição do objeto. 16. Está correta: Como: p ' p A   30 ) 5 , 7 ( A   4 1

A , ou seja, a imagem é quatro vezes menor que o objeto. 32. Está errada, a imagem é virtual e direita.

RESPOSTA: 17 

215. (BP - 95)

Dados: Imagem direta virtual Imagem reduzida menor

Como a imagem é virtual; menor e direita, o espelho é convexo A = (+) 1/5 p’ = (-) 12 cm

imagem direita imagem virtual Como: A p ' p  ( 12) ' 1 5 p  p = 60 cm. Como: 1 1 1 f p p '  1 1 1 f 60 12  f = (-) 15 cm espelho convexo RESPOSTA: a  216. (BP - 2000)

Quando em uma parte do planeta estamos na fase de luz cheia, em todas as demais partes é lua cheia; quando estamos em lua nova, também em todas as demais partes é lua nova. O mesmo se aplica para as fases crescente e minguante.

RESPOSTA: d 

217. (BP - 96)

01. Está correta. Para se corrigir a miopia, usa-se lentes divergentes.

02. Está correta, a parte branca da bandeira será vista em vermelho; as demais partes, em preto. 04. Está errada.

08. Está errada, a frequência de um raio luminoso vermelho é menor do que a de um azul.

16. Está correta. É possível que, em um dioptro plano, ocorra simultaneamente reflexão, refração, difusão e absorção. E, lembre-se de que esses fenômenos jamais ocorrem isoladamente.

RESPOSTA: 19 

218. (UPF - 99)

Dados: nº de imagens nos espelhos = 11 imagens

 = ? Como: n 360 1  11 360 1  = 30º RESPOSTA: b    objeto imagem C F V

(3)

219. (BP - 2002)

01. Está correta. Cada cor do espectro luminoso é capaz de absorver todas as demais cores, exceto ela própria. Logo, se um objeto iluminado por luz solar se apresenta em cor azul, significa que ele está absorvendo todas as cores, exceto o azul, que está reemitindo ao meio.

02. Está correta, se a barra de ferro se apresenta em cor avermelhada é porque está em uma temperatura elevada.

04. Está correta. A cor resultante da mistura de pigmentos (como tintas, por exemplo) é diferente da que se obtém misturando luzes coloridas. As luzes coloridas primárias são vermelha, verde e azul; as pigmentações primárias são vermelha, amarelo e azul.

08. Está errada. Se você fizer incidir luz monocromática azul sobre um objeto pintado em azul, vermelho e branco, este se apresentará em azul e preto.

16. Está correta. Ao incidir luz solar sobre um prisma de cristal, pode-se obter a dispersão da mesma, emergindo do prisma o espectro luminoso visível. Isso ocorre porque ao atravessar o prisma, as diversas radiações componentes da luz solar propagam-se com velocidades diferentes, sofrendo refrações diferentes.

RESPOSTA: 23  220. (UEL - PR) Desvio angular = ? Como: Dˆ ˆi ˆi ' Aˆ ˆD = 50 + 30 – 60 = 20º RESPOSTA: a  221. (BP - 2009)

Analisando o receituário, conclui-se que ambos os olhos, direito e esquerdo, necessitam de lentes esféricas com convergência positiva, ou seja, de lentes esféricas convergentes. Assim, conclui-se que a paciente é portadora de hipermetropia (poderia ser presbiopia, mas como a paciente é jovem, deve ser hipermetropia). Ou seja, a paciente tem dificuldade em ver objetos próximos.

Assim, para o olho direito: C 1 f 

1 1

f

C 2,0  f = + 0,5 m = + 50 cm Para o olho esquerdo: C 1

f  1 1 f C 2,5  f = + 0,4 m = +40 cm RESPOSTA: e  222. (UEPG - 99)

Como o valor do raio fornecido é negativo, então a superfície esférica refletora poderá ser um espelho convexo ou uma lente divergente. Nesses casos, a imagem do objeto real será virtual, independente da distância em que se encontre do aparelho óptico. Como o objeto está a uma distância muito grande, consideramos que os raios luminosos por ele emitidos e que atingem o aparelho óptico são paralelo entre si. Assim, a imagem é um ponto sobre o foco do espelho ou da lente, conforme os esquemas a seguir.

Estão corretos apenas os itens 01 e 08.

RESPOSTA: 09 60º 50º 30º    C F V A F O F A     

(4)

223. (BP - 98) Dados: O = (+) 20 cm OL = p = (+) 60 cm Lente convergente f = (+) 24 cm Características da imagem = ? Como: 1 1 1 f p p '  1 1 1 24 60 p '  p’ = (+) 40 cm.

Como a imagem é real (p’ +), logo é invertida, e está situada a 40 cm da lente.

RESPOSTA: e 

224. (BP - 2002)

I . Como no olho humano o número de bastonetes é muito superior ao dos cones, a visão noturna (quando a luminosidade é, na maioria das vezes, insuficiente) é basicamente em branco e preto.

II . Está errada, quando você observa um objeto azul, seus receptores para essa cor são muito mais sensibilizados que os receptores das cores verde e vermelha.

III. Está errada, os bastonetes são os responsáveis apenas pela visão em branco e preto .

RESPOSTA: a 

225. (UERJ - 97)

Como o raio luminoso refratou aproximando-se da linha normal, então podemos afirmar que o meio 1 é mais refringente (mais denso) que o meio 2, ou seja: n1 < n2 .

Como: n c

v, então v1 > v2 .

Como: v

f e a frequência da radiação não sofre variação na

refração, então: 1 > 2.

RESPOSTA: c 

226. (PUC - SP)

I . Está correta. A lente da figura A comporta-se como lente convergente e a lente da figura B comporta-se como lente divergente.

II . Está errada. Nesse caso ela deixaria de ser convergente e passaria a ser divergente.

III. Está correta. Lentes com propriedades ópticas iguais às da lente da figura B podem ser utilizadas por pessoas portadoras de miopia. IV. Está errada. O ideal seria usar a lente A.

Para queimar uma folha de papel, concentrando a luz solar com apenas uma lente, uma pessoa poderia utilizar a lente B.

RESPOSTA: c 

227. (FAAP - 2004)

I . Está correta. O colorido que se observa nas manchas de óleo que ficam sobre a água é explicado pelo fenômeno da interferência da luz.

II . Está errada. A luz vermelha se difrata menos que a violeta (sofre menor desvio ao refratar) porque a freqüência da luz vermelha é menor que a da luz violeta.

III. Está correta, a polarização só ocorre com ondas transversais.

RESPOSTA: a camada 1 camada 2 raio de luz superfície de separação N

(5)

228. (BP - 2013)

01. Está correta. Como os raios luminosos estão se aproximando da linha normal ao se refratarem do ar para o meio X, então o meio X é mais denso, ou seja, mais refringente que o ar.

02. Está errada. No meio X cada faixa de frequência (cada cor) possui uma determinada velocidade de propagação, diferente das demais. Isso faz com que o índice de refração de cada cor seja diferente, fazendo com que cada cor sofra um desvio angular diferente, gerando a dispersão (separação das cores).

04. Está errada.

08. Está errada. Como o ângulo de refração da radiação amarela é maior que o da radiação azul, então o índice de refração dela é menor. Como: =c/v, ou seja, a velocidade de propagação da radiação é inversamente

proporcional ao seu incide de refração, então a velocidade de propagação da radiação amarela é maior que a da radiação azul.

16. Está correta. Como o ângulo de refração da radiação anil é menor que o da radiação amarela, seu índice de refração é maior.

RESPOSTA: 17 

229. (UEG - 2005)

Analisando as afirmações, percebemos que apenas a alternativa “a” está incorreta. Se o objeto real for colocado sobre o foco de um espelho côncavo a imagem será imprópria, e se for colocado entre o foco e o vértice, a imagem será virtual.

RESPOSTA: a 

230. (BP - 2008)

Analisando a figura, percebe-se que a imagem da vela é visível no lençol, ou seja, é projetada no mesmo. Isso significa que a imagem é real (lembre-se de que apenas as imagens reais podem ser projetadas fora do aparelho óptico).

Como a imagem da vela está de cabeça para baixo, em relação ao objeto (a própria vela), então a imagem é dita invertida. E observe que a imagem é maior que o objeto.

Assim, a única situação opção possível para a situação apresentada é que o espelho seja côncavo e que o objeto (a vela) esteja colocada em uma posição entre o foco (F) e o centro de curvatura (C) do espelho.

Assim:

01. Está errada, a imagem é real. 02. Está correta.

04. Está errada. Para objetos reais, os espelhos convexos fornecem apenas imagens virtuais, menores que o objeto e direitas.

08. Está correta. O espelho é côncavo e o objeto (a vela) está colocada entre o foco e o centro de curvatura. 16. Está correta.

32. Está errada.

RESPOSTA: 26 

231. (ACAFE - 2010)

Visão míope  dificuldade em ver objetos distantes  lentes divergentes

Visão hipermétrope  dificuldade em ver objetos próximos  lentes convergentes

RESPOSTA: d

RESOLUÇÃO

Acesse: www.pascal.com.br/blog

Imagem: Real Maior Invertida ar violeta vermelha meio X

Referências

Documentos relacionados

Vamos entender como nosso olho detecta as cores: quando sobre ele incide a luz de um objeto azul, por exemplo, todos os receptores são sensibilizados, enviando para

alcance 10 meses de 2.500 Pontos de Volume Total de janeiro a dezembro de 2020 + Faça 02 Novos Supervisores de primeira linha** no ano de 2020.. 1

No grupo aprendi muitas coisas que levarei para o resto da minha vida e tive uma nova visão do quão grande é o amor de Deus para conosco.. Também não me esquecerei

Embora haja uma infinidade de passeios e uma variedade de cervejas tchecas a provar, o mais autênti- co programa é a visita a Pilsner urquell em Plzen, onde você pode ver o

Diferente das cores primárias da cor pigmento, em cor luz as cores primárias são: azul, vermelho e verde. A formação das cores é feita através da adição de cores e não

A subsidiária brasileira da Basf desistiu de investir 300 milhões de dólares numa nova fábrica de um produto químico quando, depois de dois anos de projeto, um estudo detalhado

É UMA ATIVIDADE FILANTRÓPICA ASSISTENCIAL E DE INTEGRAÇÃO DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS DA FURG, BANCO DE ALIMENTOS DE RIO GRANDE E CAPÍTULO 354 DA ORDEM DEMOLAY.. ISSO SERÁ

Glaucia Roberta Rocha Fernandes, Telma de Lurdes São Bento Ferreira e Vera Lúcia