• Nenhum resultado encontrado

Forma de escolha e transporte de mamão Hawaii em feiras livres do Planalto da Borborema PB

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Forma de escolha e transporte de mamão Hawaii em feiras livres do Planalto da Borborema PB"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Forma de escolha e transporte de mamão ‘Hawaii’ em feiras livres do Planalto

da Borborema – PB

Francisco de Assys Romero da Mota Sousa1, Silvanda de Melo Silva2, Renato Pereira Lima1, Luciana Gomes Soares 1, Ana Lima Dantas3

1Universidade Federal da Paraíba, UFPB/CCA, Graduando em Agronomia,

assis.agronomia@gmail.com, renatolima.p@gmail.com, luci.gomes.soares@gmail.com;

2Professora,Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais, UFPB/CCA,

silvandasilva@gmail.com; 3Bolsista PNPD, Programa Pós Graduação em Agronomia, dantas.ana.lima@gmail.com

RESUMO

O mamão (Carica papaya L.) pertencente à família Caricaceae é um fruto que possui vida útil pós-colheita relativamente curta. As feiras livres são ambientes de grande importância econômica para os diversos municípios em todo território nacional e nelas ocorre um grande desperdício de frutas e hortaliças. O presente estudo tem como objetivo realizar um levantamento do perfil dos vendedores que comercializam mamão ‘Hawaii’, cultivar Solo, nas feiras livres de municípios do Território da Borborema do estado da Paraíba. Foram avaliadas cinco feiras livres de cinco municípios na região do Planalto da Borborema (Areia, Arara, Esperança, Remígio e Solânea), sendo aplicados questionários para feirantes de modo a adquirir informações a cerca de transporte e forma de escolha pelo feirante dos mamões comercializados na feira livre. Observou-se semelhanças entre os sistemas de transporte e acondicionamento dos frutos de mamoeiro entre todas as feiras, havendo diferenças no sistema de escolha dos frutos, sendo a feira de Solânea onde não há escolha do produto. Existe semelhanças entre os sistemas de transporte e acondicionamento dos frutos de mamoeiro entre todas as feiras, No entanto, apresentou diferença em relação a escolha dos mamões para melhor oferta na comercialização, mostrando que no município de Areia e nos outros municípios a maioria dos feirantes selecionam seu produto e apenas em Solânea não há escolha. Assim, torna-se fundamental o trabalho de identificação das causas problemas e a tomada de ações corretivas e preventivas pertinentes.

PALAVRAS CHAVE: Carica papaya L., feiras livres, Borborema, feirantes. ABSTRACT

Form of transportation and choice of papaya 'Hawaii' fairs in the Borborema

Plateau

Papaya (Carica papaya L.) belongs to the family Caricaceae is a fruit that has relatively short post-harvest life. The fairs are of great economic importance to the various municipalities throughout the national territory and in these environments a big waste of fruits and vegetables occurs. The present study aims to conduct a survey of the profile of vendors that sell papaya 'Hawaii' cultivar Solo, the fairs of municipalities Teritório de Borborema the state of Paraíba. Five fairs in five counties were

(2)

evaluated in Planalto Borborema (Areia, Arara, Esperança, Remígio and Solânea) region, questionnaires for market traders to acquire information about transportation and how to choose and apply the marketer of papayas sold in street fair. Observed similarities between the systems of transportation and packaging of papaya fruits among all fairs, with differences in the choice of fruit system, being the fair Solânea where there is no choice of product. There similarities between the systems of transportation and packaging of papaya fruits among all fairs, however, showed differences in relation to the choice of papayas best offer marketing, showing that in Areia and other municipalities most stallholders select your product and only in Solânea no choice. Thus, it becomes essential to the work of identifying the causes of problems and taking appropriate corrective and preventive actions.

KEYWORDS: Carica papaya L., fairs, Borborema, traders

INTRODUÇÃO

O mamoeiro (Carica papaya L.) pertencente à família Caricaceae é uma frutífera típica de Regiões Tropicais e Subtropicais (MANICA, 1982). Segundo a FAO (2013), a produção mundial de mamão representa 10% da produção mundial de frutas tropicais, girando em torno de 11 milhões de toneladas, das quais 37% são produzidas na América Latina e Caribe. A Paraíba ocupou o 6º lugar no ranking nacional colhendo 29 mil toneladas de mamão e uma produtividade de 33,70 toneladas por hectare estando abaixo da média nacional que é de 52 toneladas (IBGE, 2013).

Apesar do Brasil ser uns dos maiores exportadores mundiais de produtos agrícolas, milhões de brasileiros não têm acesso a alimentos com qualidade e nem em quantidade suficiente, sendo que o desperdício de alimentos ocorre desde o plantio até o destino final. Assim, são estimadas perdas de 20% no plantio e colheita, 8%, no transporte e armazenamento, 15%, no processamento industrial, 1%, no varejo e 17% no destino final (consumidor) (VELLOSO, 2002).

Em meio a esses índices decorrentes das diversas etapas em que os frutos são submetidos, deve-se observar a influência dos cuidados quanto à forma de apresentação do produto no mercado, para que sua qualidade seja mantida e ofertada no mercado sobre condições e características aceitáveis a escolha do consumidor. Assim, o presente trabalho tem por objetivo realizar um levantamento a cerca da forma de transporte utilizado pelos feirantes das feiras livres de municípios do Território da Borborema do estado da Paraíba, na condução de mamão ‘Hawaii’, cultivar Solo, até o estabelecimento comercial, e como os frutos são escolhidos no momento da aquisição.

(3)

Foram realizadas entrevistas com cinco feirantes mamão ‘Hawaii’, cultivar Solo, das feiras livres dos municípios de Areia, Arara, Esperança, Remígio e Solânea, sendo dirigidas questões relativas ao transporte dos frutos do ponto de aquisição até a feira livre e a forma que esses frutos são escolhidos para a comercialização (Tabela 1). Na sexta-feira, as avaliações foram realizadas na feira livre do município de Areia; aos sábados nas cidades de Solânea e Esperança; aos domingos na cidade de Remígio; e nas segundas-feiras na cidade de Arara.

Tabela 1. Questões com múltipla escolha realizadas a 5 feirantes durante as feiras livres das cidades

de Areia, Arara, Esperança, Remígio e Solânea, Planalto da Borborema, Paríba.

Questões Opções de múltipla escolha

Tipo de transporte

Veículo automotivo Carros de tração animal Manual

Na compra do fruto pelo feirante

Há escolha dos melhores mamões para serem comercializados Não há escolha dos melhores mamões para serem comercializados

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O transporte utilizado para a condução dos mamões do local de aquisição até as feiras livres dos municípios de Areia, Arara, Esperança, Remígio e Solânea não diferiu entre cinco feirantes entrevistados em cada município. Todos responderam que o transporte utilizado era veículo automotivo (Figura 1), justificando, assim, que essa alternativa era forma de facilitar a locomoção mediante a agilidade e entrega dos frutos. Em mamão, as doenças pós-colheita são responsáveis por perdas durante o armazenamento e transporte. (REZENDE e MARTINS, 2005).

(4)

Figura 1. Meios de transporte utilizados pelos feirantes na comercialização do mamão ‘Hawaii’ nas

feiras livres dos municípios de Areia, Esperança, Remígio, Solânea e Arara, do Território da Borborema, Paraíba, 2014

Em relação a possibilidade de seleção para aquisição dos frutos de mamão “Hawaii” pelos feirantes, observou-se que do município de Areia 4 feirantes, dos 5 entrevistados, responderam que selecionam os melhores frutos e apenas 1 não escolhe os frutos a serem comercializados. Os feirantes dos municípios de Esperança, Remígio e Arara, de cada feira, 3 escolhem os frutos a serem comercializados e 2 responderam que não escolhem, pois adquirem as caixas fechadas. No município de Solânea, os 5 feirantes entrevistados responderam que não escolhem os melhores frutos para serem comercializados (Figura 2).

Figura 2. Forma de aquisição de mamão ‘Hawaii’ pelos feirantes nas feiras livres dos municípios

de Areia, Esperança, Remígio, Solânea e Arara, do Território da Borborema, Paraíba, 2014.

(5)

Existe semelhanças entre os sistemas de transporte e acondicionamento dos frutos de mamoeiro entre todas as feiras, havendo assim diferença em relação a escolha dos mamões para melhor oferta na comercialização, mostrando assim que no município de Areia e nos outros municípios a maioria dos feirantes selecionam seu produto e apenas em Solânea não há escolha. Assim, torna-se fundamental o trabalho de identificação das causas problemas e a tomada de ações corretivas e preventivas pertinentes.

REFERÊNCIAS

FAO (Food and Agriculture Organization). Relatório: Desperdício de alimentos em 2011. Disponível em: <http://www.fao.org.>. Acesso em 23 de abril de 2014.

MANICA, I. Fruticultura tropical: mamão. 3. ed. São Paulo: Ceres, 1982. 255 p.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Produção Nacional de Mamão em 2012. Disponível em <www.ibge.gov.br>. Acesso em 12 abr. 2014.

VELLOSO, R. Comida é que não falta. Revista Superinteressante, São Paulo, v.15, p. 47-51, 2002.

Referências

Documentos relacionados

Embora haja um consenso universal sobre a ocorrência de otite média em crianças com fissura de palato antes da reconstrução da fissura labiopalatina, há

Solos em cavernas são formados em sua maior parte de sedimentos provenientes do exterior através dos rios subterrâneos e precipitação de substâncias solúveis na água, acrescidos

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Ainda, neste trabalho, houve alguns aspectos em que significantemente não ocorreram alterações, como a presença de sub-harmônicos em M1XM2XM3, a presença de

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Realizar um levantamento, identificar as principais doenças fúngicas que ocorrem em frutos de mamoeiro comercializados em feiras livres do munícipio de Areia-PB e uso de

Assim, além de suas cinco dimensões não poderem ser mensuradas simultaneamente, já que fazem mais ou menos sentido dependendo do momento da mensuração, seu nível de

Nessa seção foram apresentados os resultados e discussões referentes aos questionários e entrevistas realizadas com os feirantes e com o