• Nenhum resultado encontrado

Roteiro de estudos 1º trimestre. Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Orientação de estudos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Roteiro de estudos 1º trimestre. Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Orientação de estudos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

Roteiro de estudos 1º trimestre Ciências da Natureza e Suas Tecnologias

O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades que devem ser sanadas com seu professor, plantões de dúvidas, Plataforma Anglo e Apprendi Dúvidas.

A realização apenas dos exercícios propostos neste roteiro não será suficiente para o seu estudo. Você deve realizar todas as leituras de capítulos propostos nas três etapas deste estudo dirigido e procurar ajuda, caso necessário, para solucionar suas dúvidas.

Orientação de estudos

Sempre que for possível, faça desenhos, esquemas, diagramas, tabelas, gráficos ou qualquer outro recurso que possa ajudar na visualização de seu objeto de estudo, as circunstâncias e relações envolvidas. Isto se aplica tanto ao estudo do texto quanto à resolução dos exercícios. Refaça os exercícios “sozinho”, isto é, sem olhar a resposta. Confira os resultados (estes devem estar corrigidos com precisão). Se necessário refaça-os.

Para resolver exercícios.

a) Leia atentamente toda questão;

b) Destaque, separadamente, os dados fornecidos e os pedidos da questão;

c) Não avance se não entendeu o enunciado. Quando há compreensão, a resolução dos exercícios se torna mais fácil; d) Os exercícios propostos normalmente seguem uma ordem crescente de dificuldade. Faça todos com atenção; não pule

as questões difíceis;

e) Organize os cálculos com capricho;

f) Resolva as expressões por partes e lembre-se de substituir os resultados parciais; g) Após a resolução, verifique se você cumpriu as exigências da questão.

h) Nunca se esqueça de escrever a resposta da questão.

Para resolver problemas:

a ) Leia com atenção, até entendê-los perfeitamente; b) Encontre ligação entre o que é dado e o que é pedido;

c) Busque diferentes caminhos para resolvê-los, planejando sua solução através de esquemas, perguntas, fórmulas etc; d) Confira se os dados foram copiados corretamente;

e) Efetue os cálculos com a máxima atenção;

f) Revise os cálculos, pois a maioria dos erros nos problemas está nas operações; g) Releia a pergunta, para respondê-la adequadamente.

Importante: Quando houver dificuldade na resolução de exercícios/problemas, faça, uma breve pausa para relaxar. Em seguida, retorne-os e verifique se tudo foi bem compreendido. Não saia deste tópico ou capítulo sem solucioná-lo.

BOM TRABALHO

(2)

2

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO PARALELA – 1º Trimestre

2º EM

DISCIPLINA: QUÍMICA– SETOR A

Conteúdo: Aulas 1 a 12

EXERCÍCIOS:

1) A solubilidade das substâncias é um parâmetro muito importante no preparo de soluções e permite comparar a natureza de dissolução de diversos solutos. A solubilidade pode variar com a temperatura, conforme mostra o gráfico a seguir.

Dados: Massa molar (g/mol): N a  2 3 ; R b  8 6 ; L i7 ; K 3 9 ; N 1 4 ; O 1 6 ; C 3 5 .

Suponha que você possui um recipiente contendo 100 g de solução saturada de L iC a 70°C. Se

essa solução for resfriada a 40°C, qual a massa de precipitado que ficará depositada no fundo? Dados para as questões 2 e 3:

Salmouras são soluções concentradas de sais, principalmente de cloreto de sódio. Admita que uma salmoura foi preparada pela dissolução de 600 g de NaCℓ em 1,8 kg de água, originando 2,0 litros de solução.

Calcule:

2) a densidade da salmoura

3) a concentração de NaCℓ em gramas por litro.

4) Considere que o suco de laranja contém açúcares com concentração total de 100 g/L. Admita que cinco laranjas sejam suficientes para encher uma jarra de volume 800 cm3. Qual é, em média, a massa de açúcar em cada laranja?

5) Em um lote de 100 kg de farelo de soja, foi encontrado 10 mg de dioxina. Determine a concentração de dioxina em:

(3)

3

b) ppm c) ppb

6) Em laboratório, várias soluções são armazenadas com elevadas concentrações para depois sofrerem diluições conforme as finalidades do experimento. Um técnico recolheu uma amostra de 20 cm3 de uma solução de H2SO4 a 4 mol/L e precisa transformá-la em uma solução de concentração 0,2 mol/L. Qual volume de água deve ser adicionado?

7) Suponha que um analista químico dispõe de uma solução estoque de amônia cuja porcentagem em massa e densidade é de 28,0% e de 0,90 g/cm3 respectivamente. Essa solução precisa ser rotulada com a correta concentração em g/L. Calcule a concentração que esse técnico deve colocar no rótulo.

DISCIPLINA: QUÍMICA– SETOR B

Orientações para o aluno:

Façam os exercícios deste roteiro com capricho. Consultem o livro texto e suas anotações do caderno sempre que necessário.

Refaçam as lições de casa no portal tirando suas dúvidas sempre que elas aparecerem. Bom estudo!

Conteúdo: Aulas 02 até 11

Exercícios:

1. Para recuperar prata de soluções aquosas contendo íons prata, costumamos adicionar zinco metálico às soluções, pois a transformação:

2 Ag+ + Zn → 2 Ag + Zn2+ é espontânea. Pode-se concluir, então que:

a) o potencial de redução de Ag+/Ag é maior do que o do Zn²+/Zn. b) ocorre transferência de elétronsdo Ag+ para o Zn.

c) o Zn atua como agente oxidante o Ag+ como agente redutor. d) Zn é o menor redutor que a Ag.

(4)

4

2. Com a chegada dos europeus ao continente americano, os índios, principalmente os do sul do Brasil, passaram a absorver os conhecimentos novos, como o uso de metais nas pontas das lanças e em outros utensílios. Considerando as semirreações e os respectivos potenciais padrão de redução, forneça:

a) A espécie que oxida mais facilmente. ______________________________________ b) A espécie que reduz mais facilmente. ______________________________________ c) A espécie que tem maior tendência de perder elétron. _________________________ d) A espécie que tem maior tendência de ganhar elétron. ________________________ e) O melhor oxidante. _____________________________________________________ f) O melhor redutor. ______________________________________________________ 3. Pilhas são dispositivos nos quais energia química é convertida em energia elétrica, através de reações de oxirredução. Considere os potenciais-padrão de redução abaixo.

Ag+ + 1 e- → Ag E0 = + 0,80 V Aℓ3+ + 3 e- → Aℓ E0 = – 1,66 V

a) Escreva a equação global da pilha e sua ddp. b) O que ocorre com as massas de Aℓ e Ag?

________________________________________________________________________ c) Indique o oxidante e o redutor.

_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ d) Cite o fluxo de elétrons.

________________________________________________________________________ e) Identifique o cátodo e o ânodo.

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 4. Atualmente, as pilhas alcalinas têm sido largamente utilizadas devido à durabilidade que possuem. As pilhas de óxido de prata são uma das principais fontes de energia miniaturizadas existentes no mercado, largamente utilizadas em aparelhos auditivos ou calculadoras e relógios com displays (mostradores) de cristal líquido. Elas têm a vantagem de gerar uma voltagem relativamente alta, em torno de 1,5 V.

As semirreações descritas a seguir ilustram o que ocorre em uma pilha de óxido de prata. Zn(s) + 2OH1-(aq) → ZnO(s) + H2O(l) + 2e

-Ag2O(s) + H2O(l) +2 e- → 2 Ag(s) + 2 OH-(aq) De acordo com essas equações, responda:

a) Qual é o agente redutor? Justifique sua resposta.

_____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ b) Qual é o sentido do fluxo de elétrons na pilha em funcionamento? Justifique sua resposta. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 5. As pilhas alcalinas têm sido largamente utilizadas devido à sua durabilidade. Um exemplo desse tipo de pilha é a de Níquel-Cádmio que tem sido muito usadas na construção de baterias

(5)

5

empregadas como fonte de energia, tanto em pequenos aparelhos (calculadoras, brinquedos, telefones sem fio, etc.) como, até mesmo, em satélites espaciais.

A reação global que ocorre nessa pilha pode ser representada pela equação: Cd (s) + 2 Ni(OH)3 (s) → CdO (s) + 2 Ni(OH)2 (s) + H2O (l)

a) Que elemento sofre oxidação? ____________________________________________ b) Cite o elemento que ganha elétrons: ________________________________________ c) Qual é o redutor? _______________________________________________________ d) O catodo é o eletrodo de _________________________________________________ 6. As pilhas ou células a combustível constituem uma importante alternativa para a geração de energia limpa. São dispositivos eletroquímicos modernos constituídos por um cátodo, um ânodo e um eletrólito, que produzem corrente elétrica. Na célula esquematizada abaixo, um dos compartimentos recebe hidrogênio gasoso e o outro, oxigênio gasoso. Nesse caso, as semirreações que ocorrem são:

a) Forneça a equação balanceada da reação global do processo descrito.

b) Qual dos gases deve alimentar o compartimento R2? __________________________ c) Por que essa pilha não causa danos ao meio ambiente?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 7. Para evitar a corrosão das plataformas marítimas situadas na Bacia de Campos, emprega-se a proteção catódica, método que requer a utilização de um metal de sacrifício em contato com o metal da plataforma que se deseja proteger. Esse conjunto forma um sistema eletroquímico denominado pilha.

A tabela a seguir apresenta as semirreações e os valores de potencial padrão de redução de alguns metais.

Cite dois metais que seriam eficientes na proteção do ferro da estrutura da plataforma e justifique sua resposta.

(6)

6 _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 8. (UFOP) A corrosão de navios pode ser minimizada, acoplando-se ao casco uma chapa de zinco, que funciona como “eletrodo de sacrifício”. A chapa de zinco é corroída em lugar do aço do navio porque:

a) o zinco se comporta como um cátodo, e é oxidado a íons zinco. b) o zinco se comporta como um ânodo, e é oxidado a íons zinco.

c) o casco de aço se comporta como um cátodo, e é reduzido a íons ferro. d) o casco de aço se comporta como um ânodo, e é reduzido a íons ferro.

Referências

Documentos relacionados

A neuropatia óptica isquêmica anterior (NOIA), tanto na forma não-arterítica como na arterítica ocorre mais comumente em pacientes mais idosos e que apresentam curso clínico rápido

E ali eu pensei, eu quero fazer isso, mas na época o cinema ainda era uma coisa muito difícil no Brasil, e eu tinha que realmente fazer um curso pra poder

Bolsas Extras: 0 (Convertidas para Ampla Concorrência por não haver candidato habilitados para Pol. de Cotas ou Reserva

A proposta, nesta disciplina, é realizar uma breve discussão sobre história das mulheres, estudos de gênero, história da saúde e criminalidade para, a partir

Perante o exposto, julga-se importante avaliar os aspectos nutricionais e preferências alimentares relacionadas à tensão pré-menstrual em um consultório nutricional,

150 2166 Marcello De Lima Souza Oliveira MASC JÚNIOR A NÃO NÃO RJ Clube de Regatas do Flamengo. 151 1154 Marcelo Augusto Evangelista Ribeiro MASC SUB 23 SIM NÃO RJ Clube de Regatas

No primeiro capítulo de nossa pesquisa, vimos que um dos conceitos de cultura está intrínseco ao modo como os sujeitos interagem com o mundo. Ao nos debruçarmos no

esses aspectos, denominado “Acionando a indústria do cigarro por danos causados à saúde – cronologia de uma mudança da maré.” In: PASQUALOTTO, Adalberto Souza; FACCHINI