• Nenhum resultado encontrado

Licenciaturas Ano Letivo de 2014/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Licenciaturas Ano Letivo de 2014/2015"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1

Entraste na FCSH/NOVA?

Vais precisar de saber…

1. Intranet e FCSH ID

2. Secretaria Virtual

3. Bases de dados de revistas e artigos científicos

4. Internet

5.

Endereço de correio eletrónico

6.

Bibliotecas da FCSH/NOVA

(2)

2

Índice

1. Intranet e FCSH ID ... 3

2. Secretaria Virtual ... 5

3. Bases de dados de revistas e artigos científicos ... 6

4. Internet ... 8

5. Endereço de correio eletrónico ... 9

(3)

3

1. Intranet e FCSH ID

O que é?

A intranet da FCSH/NOVA é uma plataforma online, disponível via sítio de Internet da Faculdade, utilizada como meio de divulgação de informação académica e institucional. Deves consultar esta plataforma com regularidade.

Através da intranet vais poder aceder à Secretaria Virtual, ao webmail, à informação dos departamentos e dos serviços da Faculdade.

Como posso aceder?

Para efetuar a autenticação deverás selecionar o botão da intranet, acessível via sítio de Internet da FCSH/NOVA (rodapé da homepage), e inserir os dados da tua FCSH ID.

No próximo parágrafo indicamos quais são os dados (utilizador/senha) desta identidade e que serviços esta te permite usar de imediato.

NOTA: O acesso à intranet pelos novos alunos só está disponível uma semana após a sua inscrição na Faculdade.

(4)

4

A FCSH ID

A FCSH ID é uma identidade única, cujo utilizador (ou login) é o teu n.º de aluno precedido por um “a” (exemplo: a21187), e cuja senha é a que utilizas para aceder à Secretaria Virtual.

Com a FCSH ID tens acesso imediato à Intranet e a outros serviços, nomeadamente: - Um endereço eletrónico institucional - exemplo: a21187@alunos.fcsh.unl.pt

- Wireless Eduroam - para acesso livre à Internet em residências e noutras universidades - VPN - Artigos científicos - para download de artigos científicos a partir de casa

A criação da FCSH ID e a configuração destes serviços são levadas a cabo pelos serviços de Informática. A utilização dos mesmos encontra-se explicada nos capítulos seguintes.

O acesso à Intranet não é criado em simultâneo com a atribuição do acesso à secretaria virtual ou ao serviço de webmail.

Após a receção da senha da secretaria virtual, os novos utilizadores deverão aguardar pelo menos cinco dias úteis até a entrada na Intranet ficar ativa.

Contactos

Quanto às sugestões, dúvidas ou questões relativas à FCSH ID e aos serviços de rede, envia-as para o endereço eletrónico: informatica@fcsh.unl.pt.

(5)

5

2. Secretaria Virtual

O que é?

A Secretaria Virtual é um portal que te permite consultar informações relativas ao teu percurso escolar na Faculdade, notas, inscrições, horários, pedidos de requerimentos, entre outras funcionalidades.

Como posso aceder?

Os dados de acesso são fornecidos pela Divisão Académica no ato da inscrição.

A Secretaria Virtual está disponível na Intranet da Faculdade, no menu Informação Académica. Para acederes, preenche os campos em aberto com o login (n.º de aluno) e a palavra-chave. Ao contrário dos outros serviços informáticos aqui referidos, o login da Secretaria Virtual não usa o prefixo 'a'.

A Secretaria Virtual está otimizada para o browser Internet Explorer, sendo aconselhável a sua utilização nesta aplicação, para um acesso integral à informação.

Contactos

Divisão Académica / Núcleo de Licenciaturas (DA/NL)

Atendimento presencial: 2.ª feiras das 9h30 às 16h30

3.ª, 4.ª e 6.ª feiras das 9h30 às 16h00 5.ª feiras das 9h30 às 19h00

Atendimento telefónico: Dias úteis das 14h30 às 16h30 Tel.: 21 790 83 00| Ext.: 1427/1422/1424

(6)

6

3. Bases de dados de revistas e artigos científicos

O que é uma base de dados de revistas e artigos científicos?

Uma base de dados de revistas e artigos científicos é uma plataforma de acesso online que reúne e disponibiliza literatura científica. Estas bases de dados podem ser multidisciplinares ou temáticas e constituem uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de trabalhos académicos ou de investigação.

Existem bases de dados referenciais, que fornecem apenas a referência bibliográfica e/ou o resumo de artigos e existem bases de dados em texto integral, que disponibilizam os artigos integralmente.

Estas bases de dados podem ser de acesso livre, estando disponíveis gratuitamente na World

Wide Web permitindo a qualquer utilizador pesquisar, ler, descarregar, copiar e distribuir os

artigos ou de acesso restrito, sendo necessária uma subscrição para garantir a disponibilização dos conteúdos.

Como posso aceder?

Se estiveres ligado à Internet na FCSH/NOVA, por cabo ou por Wireless, terás acesso gratuito a diversas bases de dados internacionais de publicações e artigos científicos, muitos deles em texto integral, subscritas pela NOVA como são os casos da Web of Knowledge, B-On, JSTOR, SciELO, EBSCO, Informaworld, Proquest ou Wiley – Online Library (http://www.fcsh.unl.pt/faculdade/bibliotecas/biblioteca-digital1/bases-de-dados).

Para acederes aos mesmos conteúdos a partir de casa ou de outra localização, deves configurar o teu computador, tablet ou smartphone para acederem à Internet com os dados do proxy da FCSH/NOVA e da tua FCSH ID. Isto permite efetuar uma ligação ao campus e ter o mesmo acesso a estas bases de dados que terias se estivesses no campus.

Configuração do acesso - a partir de casa

A utilização do serviço de VPN a partir da rede exterior da FCSH/NOVA é possível nos sistemas operativos Windows, Mac OS, iOS, Linux ou Android. A configuração deverá estar ativa para acederes às bases de dados. Para outra utilização da Internet, deverás desativar a ligação por proxy já que torna o acesso à Internet mais lento.

 Para configurares o serviço de proxy no Internet Explorer:

Internet Explorer > Ferramentas/Tools > Opções da Internet/Internet Options > Ligações/Connection > Definições de LAN/LAN Settings > Configuração manual de proxy > Proxy HTTP: proxy.fcsh.unl.pt Porta: 3128

 Para configurares o serviço de proxy no Firefox:

Firefox > Ferramentas/Tools > Opções/Options > Avançadas/Advanced > Rede/Network > em Ligações/Connection selecionar Definições/Settings > Configuração manual de proxy > Proxy HTTP: proxy.fcsh.unl.pt Porta: 3128

(7)

7

Ao entrares em qualquer das páginas das bases de dados, deverá aparecer uma janela semelhante à imagem que se segue.

Preenche os campos com os dados de autenticação da FCSH ID

Feita a configuração basta ir ao teu browser (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Safari,...) e escrever na barra de endereço o URL da base de dados que pretendes consultar.

(8)

8

4. Internet

Existe cobertura wireless que me permita aceder gratuitamente à Internet a partir do meu portátil?

O parque de antenas wi-fi da FCSH/NOVA cobre a quase totalidade do campus. Bibliotecas, auditórios, salas de informática, átrios, pátio-esplanada, bares e cantina têm cobertura wi-fi. Ao ligar o computador na FCSH/NOVA, deverás detetar a rede fcshunl automaticamente.

Posso aceder à rede wireless gratuitamente noutras universidades ou em residências universitárias?

Sim. A FCSH/NOVA participa na rede interuniversitária eduroam, através da qual é possível ter acesso wi-fi na generalidade dos campi universitários portugueses e muitos dos países da UE, com um login fornecido pelo Gabinete de Informática da FCSH/NOVA.

Para aceder à estrutura eduroam utiliza os dados de autenticação da FCSH ID, com uma nuance, o utilizador (login) deve incluir o "domínio", que é: alunos.fcsh.unl.pt.

Assim, um exemplo de utilizador (login) eduroam é: a21187@alunos.fcsh.unl.pt

Posso ligar o meu portátil à rede interna por cabo da Faculdade para aceder à Internet?

Sim, nas salas de estudo da FCSH/NOVA existem tomadas de rede onde podes ligar o teu computador portátil. Para ligares o teu computador portátil deves usar um cabo de rede UTP e introduzir os seguintes dados na configuração manual do proxy de rede do "browser":

Proxy: proxy.fcsh.unl.pt

Port: 3128

 No Internet Explorer, estes campos estão em: Ferramentas > Opções da Internet > Ligações > Definições de LAN

 No Firefox, estes campos estão em: Ferramentas > Opções > Avançado > Rede > Definições

 No Mac OS, estes dados integram a secção de Rede dos painéis de controlo

A rede interna da FCSH permite, a priori, o acesso à Internet pelos protocolos HTTP e HTTPS apenas (páginas web).

O acesso a localizações externas através de outros protocolos (como POP ou FTP) é atribuído mediante pedido, a efetuar para o serviço de Helpdesk do Gabinete de Informática da FCSH/NOVA, através do endereço de correio eletrónico: helpdesk@fcsh.unl.pt.

Contactos

Núcleo de Informática (NI)

Atendimento: Dias úteis das 9h às 18h Tel.: 21 790 83 61 | Ext.: 1291

(9)

9

5. Endereço de correio eletrónico

Posso obter um endereço de correio eletrónico da Faculdade?

Sim. O teu endereço de correio eletrónico institucional é criado pouco depois de te inscreveres, como um dos serviços da FCSH ID.

O teu endereço de correio eletrónico na FCSH/NOVA é constituído pelo login da FCSH ID seguido de @alunos.fcsh.unl.pt (exemplo: a21187@alunos.fcsh.unl.pt).

Tem as seguintes especificações:

- Caixa de correio com quota de 2 GB

- Possibilidade de reencaminhamento automático de mensagens para o teu atual endereço de correio eletrónico

- Acesso por WEBMAIL, IMAP ou POP3

Posso ter um endereço de endereço de correio eletrónico institucional personalizado?

Sim. Se o solicitares por endereço de correio eletrónico para helpdesk@fcsh.unl.pt, criamos um "alias" com o teu nome associado à conta FCSH ID, como por exemplo:

jose.silva@alunos.fcsh.unl.pt, jsilva@alunos.fcsh.unl.pt, etc.

Acesso por webmail

O webmail da FCSH/NOVA está disponível no menu da esquerda da Intranet.

Em alternativa, podes introduzir na barra de endereços do browser o respetivo endereço:

http://webmail.fcsh.unl.pt

Aí, no campo Utilizador, deves inserir apenas o nome de utilizador da FCSH ID (exemplo: a21187) e, no outro campo, a password.

Acesso por POP3 (através de Outlook, Thunderbird, etc.)

Cria uma nova conta no programa de endereço de correio eletrónico do teu computador, para a qual deverás indicar o username/password recebidos.

Deverás também introduzir os seguintes servidores:

Servidor de correio a receber (Incoming mail server): pop.fcsh.unl.pt

(10)

10 Acesso por IMAP (através de Outlook, Thunderbird, etc.)

O protocolo IMAP tem um nível de segurança e funcionalidade acrescida quando comparado com o POP3, pois permite visualizar e administrar todo o correio (incluindo pastas) para além da pasta INBOX.

Para configurares o acesso por IMAP, deves configurar o cliente de correio eletrónico da seguinte forma:

Cria uma nova conta no programa de correio eletrónico do seu computador, para a qual deves indicar o username/password recebidos.

Outras opções de entrada de correio: IMAP Server: imap.fcsh.unl.pt

Port: 993

Security type: SSL/TLS (accept all certificates)

IMAP path prefix: (deixar vazio)

Opções de saída de correio:

SMTP server: smtp.fcsh.unl.pt

Port: 587

Security Type: STARTTLS (accept all certificates)

(11)

11

6. Bibliotecas da FCSH/NOVA

Biblioteca Mário Sottomayor Cardia

A Biblioteca Mário Sottomayor Cardia (BMSC) disponibiliza a professores, investigadores, alunos e funcionários, bem como de qualquer leitor interessado, monografias, periódicos, trabalhos académicos, acesso a bases de dados científicas e a repositórios digitais nacionais e internacionais de referência.

Localização: FCSH/NOVA, Torre B, 1.º Piso Contacto: biblioteca@fcsh.unl.pt

O catálogo bibliográfico integrado da BMSC e das Unidades de Investigação da FCSH/NOVA encontra-se disponível a partir da página das bibliotecas no sítio da Internet da FCSH/NOVA ou através do URL: http://biblioweb.fcsh.unl.pt/Opac.

Para te tornares leitor da Biblioteca Mário Sottomayor Cardia deverás preencher o formulário disponível em http://biblioweb.fcsh.unl.pt/Opac/Pages/User/Register.aspx.

Após validação por parte dos serviços da Divisão de Bibliotecas e Documentação poderás beneficiar dos serviços da biblioteca e acederes à tua Área Pessoal onde poderás:

 Visualizar e alterar os seus dados pessoais;

 Consultar empréstimos em curso;

 Aceder a todas as operações realizadas;

 Confirmar todas as notificações enviadas e penalizações aplicadas pela BMSC;

(12)

12 Outras bibliotecas da FCSH/NOVA

Centro de Documentação ID – Investigação e Doutoramentos

Com o propósito de dar apoio à investigação e aos estudos pós-graduados, este Centro de Documentação reúne no mesmo espaço físico os acervos de várias Unidades de Investigação da FCSH/NOVA.

Localização: FCSH/NOVA, Edifício ID, Sala 1.01, 1.º Piso Contacto: centrodocumentacao@fcsh.unl.pt

Mapoteca

Disponibiliza informação cartográfica, contendo mapas topográficos e corográficos de Portugal, bem como mapas temáticos.

Localização: FCSH/NOVA, Bloco B1, Sala 1.16A, 1.º Piso Contacto: mapoteca@fcsh.unl.pt

Centro de Documentação e Estudos sobre a História da I República e do Republicanismo O Centro República tem como objetivo preservar e disponibilizar o património digital, bibliográfico e documental produzido no âmbito do Programa das Comemorações do Centenário da República.

Localização: FCSH/NOVA, Edifício ID, Sala 1.08, 1.º Piso Contacto: centrorepublica@fcsh.unl.pt

Referências

Documentos relacionados

Vai dizer-me que estamos arruinados ou que se vai separar da mãe, ou que vou ter dois irmãos gémeos (10), ou que este ano não podemos ir de férias, porque o avô está com uma

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam