• Nenhum resultado encontrado

transformando-os em conhecimento, contextualizando-os e disponibilizando-os para a prática de Inteligência Competitiva nas empresas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "transformando-os em conhecimento, contextualizando-os e disponibilizando-os para a prática de Inteligência Competitiva nas empresas."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Clipping

Clipping

Energia Eólica tem o objetivo de reunir dados e informações relevantes ao setor de energia eólica,

transformando-os em conhecimento, contextualizando-os e disponibilizando-os para a prática de Inteligência Competitiva nas empresas.

Produção de energia eólica cresceu 23% entre 2008 e 2009

Jornal de Negócios – Lisboa/POR – 03/02/2010

China lidera novas eólicas

Portal Energia Hoje – 03/02/2010

Portugal entre os “top 10” em energia eólica

Site Fábrica de Conteúdos – 03/02/2010

EDP Renováveis perde campeonato americano das eólicas para Iberdrola

Miguel Prado – Jornal de Negócios – Lisboa/POR – 03/02/2010

Logica participa do Wind Fórum Brazil 2010 – II Fórum Nacional para a geração de

energia eólica

Wagner Hiroi – Portal Nacional de Seguros – 03/02/2010

Brasil aumenta em 77% capacidade de geração de energia eólica

Terra Brasil – 03/02/2010

Expansão

Produção de energia eólica cresceu 23% entre 2008 e 2009

Jornal de Negócios – Lisboa/POR – 03/02/2010

A produção de energia eólica subiu 10.163 MW na União Europeia entre 2008 e 2009 para os 74.767 MW, um crescimento de 23%, segundo dados hoje revelados pela Associação Europeia da Energia Eólica. Segundo a mesma fonte, deste total, 582 MW foram instalados "offshore".

O investimento em parques eólicos na UE em 2009 totalizou 13 mil milhões de euros, dos quais 1,5 mil milhões se destinaram a equipamentos "offshore", revela também a Associação Europeia da Energia Eólica (EWEA, na sigla inglesa).

04 de fevereiro de 2010 – Quinta-Feira – N# 292

(2)

Em 2009, e pelo segundo ano consecutivo, foi instalada na UE mais energia eólica do que qualquer outra tecnologia geradora de eletricidade.

Em valores totais, foram instalados, em 2009, equipamentos capazes de produzir 25.963 KW de eletricidade, cabendo a maior fatia - 10.163 MW (39%) - à energia eólica, seguindo-se o gás natural (6.630 KW, 26%) e a energia solar (4.200 MW, 16%).

No total, segundo a EWEA, a energia renovável representou 61% (15.904MW) dos novos equipamentos geradores instalados na UE no ano passado.

Expansão

China lidera novas eólicas

Portal Energia Hoje – 03/02/2010

A potência instalada eólica global cresceu 31% no ano passado, ou 37,5 GW, para 157,9 GW, mostrou levantamento do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC na sigla em inglês) divulgado hoje. Do total do crescimento, um terço foi da China. No Brasil, segundo a Abeeólica, a potência instalada subiu 77,7%, para 606 MW.

O mercado mundial de aerogeradores girou US$ 63 bilhões, apontou o levantamento. Os principais motores do crescimento foram os mercados asiático, norte americano e europeu, que instalaram cada um deles mais de 10 GW em capacidade de nova de geração eólica. “Em meio à desaceleração econômica, a continuidade no rápido crescimento das aplicações de energia eólica testemunham a inerente atratividade desta tecnologia. A capacidade mundial de geração eólica irá produzir 340 TWh de energia limpa e evitará a emissão de 204 milhões de toneladas de CO2 a cada ano” comentou o secretário geral do GWEC, Steve Sawyer.

Na Ásia, a China dobrou sua capacidade instalada, de 12,1 GW em 2008 para 25,1 GW. “Mantidos os atuais níveis de crescimento, pode-se estimar que a meta não-oficial de 150 GW até 2020 possa ser alcançada antes desta data”, conta o secretário geral da Associação das Indústrias Chinesas de Energias Renováveis, Li Jungfeng. Além dos chineses, a Índia instalou 1,27 GW em 2009.

Já os EUA cresceram 9,9 GW em 2009, ou 39%, contra todas as expectativas negativas, em meio a crise financeira. No início de 2009, analistas previam que haveria uma queda de até 50% no crescimento da energia eólica. "A fabricação local de aerogeradores, no entanto, caiu em comparação ao ano anterior e necessita de uma política de longo prazo garantindo este mercado”, comenta a presidente da American Wind Energy Association (AWEA), Denise Bode.

Na Europa, por sua vez, foram instalados 10,5 GW. A liderança coube à Espanha com 2,5 GW e a Alemanha com 1,9 GW. A Itália, a França e o Reino Unido cresceram mais de 1 GW cada um.

Ainda de acordo com os dados da GWEC, a América Latina apresentou um desenvolvimento

tímido e encerrou o ano com 1,27 GW instalados, metade dos quais em operação no Brasil.

Potência

Portugal entre os “top 10” em energia eólica

Site Fábrica de Conteúdos – 03/02/2010

A Associação Europeia da Energia Eólica revelou, esta quarta-feira, em Bruxelas, que Portugal ocupa o sexto lugar no ranking europeu e o nono no mundial de potência instalada de energia eólica.

Portugal contabiliza 3 535 megawatts (MW) de energia eólica o coloca o país no sexto lugar no ranking europeu e o nono no mundial.

A nível europeu, a Alemanha e a Espanha lideram a potência instalada, com 25 104 e 19 149 MW,

respectivamente. As estatísticas referentes a 2009 mostram que a União Europeia contabiliza um total de 74 767 MW de energia eólica.

(3)

Os Estados Unidos lideram o ranking mundial, com 35 159 MW, seguindo-se a China com 25 777 MW. Aqui, os 3 535 MW de potência cumulativa portuguesa colocam o país em nono lugar.

Empresas

EDP Renováveis perde campeonato americano das eólicas para Iberdrola

Miguel Prado – Jornal de Negócios – Lisboa/POR – 03/02/2010

Se o mercado norte-americano de energia eólica fosse um campeonato, a EDP Renováveis teria perdido a temporada de 2009 para a concorrente Iberdrola.

Se o mercado norte-americano de energia eólica fosse um campeonato, a EDP Renováveis teria perdido a temporada de 2009 para a concorrente Iberdrola.

No ano passado, os Estados Unidos da América (EUA) cresceram como nunca, com 9.921 megawatts (MW) eólicos adicionados. A Iberdrola reforçou o segundo lugar, instalando 1.242 MW, enquanto a EDP

Renováveis instalou 769 MW, passando de quarto para terceiro operador eólico dos EUA.

Os EUA têm agora um total de 35.159 MW de potência eólica. E neste campeonato, a liderança permanece com uma equipa da casa, a NextEra Energy, com 7.459 MW (21,1% do total), segundo os dados da AWEA, a associação norte-americana de energia eólica. A Iberdrola subiu a sua quota de 8,1% para 9,4% e tem agora 3.305 MW nos EUA. A EDP Renováveis, apesar do acréscimo, manteve a quota em 7,6%. Soma agora 2.692 MW.

Evento

Logica participa do Wind Fórum Brazil 2010 – II Fórum Nacional para a

geração de energia eólica

Wagner Hiroi – Portal Nacional de Seguros – 03/02/2010

Evento acontece nos dias 8 e 9 de fevereiro, em São Paulo

A Logica, provedora global de serviços de TI e gestão de negócios, anuncia participação no Wind Forum Brazil 2010 - II Fórum Nacional para a Geração de Energia Eólica, que será realizado nos dias 8 e 9 de fevereiro, em São Paulo. O objetivo do evento é reunir expoentes nacionais do governo brasileiro, associações e empresas para debater o potencial do setor de energia eólica

No estande da Logica haverá demonstrações das soluções voltadas para este setor. Uma das tecnologias demonstradas será o WindFarms Management Systems, desenvolvido para monitorar, operar e controlar os aerogeradores (geradores elétricos integrados ao eixo de um cata-vento) dos parques eólicos. O Windfarms Management Systems contempla interfaces com os mais diferentes produtores de aerogeradores, permitindo assim uma análise consolidada à geradora de energia eólica.

No segundo dia do evento, a gestora de projetos da Logica Iberia na unidade de Metering e Renováveis, Rita Burnay, será debatedora do painel “O Estado da Arte das tecnologias para a geração de energia eólica e o seu impacto no potencial brasileiro”.

O painel irá abordar especificações dos equipamentos mais demandados pelas geradoras de energia, como as novas tecnologias aumentam o potencial gerador das usinas, tecnologias de cabeamento empregadas nas usinas eólicas e experiências internacionais de sucesso no desenvolvimento da geração de energia eólica. “A energia eólica possui atualmente a maior taxa de crescimento entre as energias renováveis, apresentando uma sólida estabilidade do ponto de vista industrial”, afirma Rita Burnay.

A executiva tem atuado desde 2006 no segmento de energias renováveis da Logica Iberia e virá ao Brasil especialmente para participar deste evento. A executiva destacou-se na companhia por ser gestora de um projeto para implementação de uma plataforma de gestão e controle de toda a carteira de ativos eólicos distribuídos em um dos maiores produtores de energia eólica do mundo.

(4)

Agenda

Painel: “O Estado da Arte das tecnologias para a geração de energia eólica e o seu impacto no potencial brasileiro”, gestora de projetos da Logica Iberia na unidade de Metering e Renováveis

Evento: II Fórum Nacional para a Geração de Energia Eólica Data: 9 de fevereiro (terça-feira)

Horário: 14h30

Local: Hotel Holiday Inn Parque Anhembi

Endereço: R. Prof. Milton Rodrigues, 100 - São Paulo (SP) Sobre a Logica

A Logica é uma das maiores provedoras globais de serviços de TI e de terceirização de processos de negócios (BPO). Sediada no Reino Unido e com mais de 40 mil colaboradores ao redor do mundo, oferece serviços de consultoria, integração de sistemas, outsourcing de TI e processos de negócio, incluindo gerenciamento de infraestrutura e aplicações, recuperação de desastre, implementação, customização e manutenção de sistemas SAP (ERP, CRM, etc), Oracle (Siebel), GIS – sistema de informações geoespaciais, faturamento (billing), serviços financeiros, IFRS, business intelligence (BI), eficiência energética (Smart Metering), redes inteligentes de energia elétrica (Smart Grid), entre outros. Está presente no Brasil desde 1999, com mais de 500 funcionários. Para mais informações, acesse www.logica.com.br.

Expansão

Brasil aumenta em 77% capacidade de geração de energia eólica

Terra Brasil – 03/02/2010

A capacidade de geração de energia eólica no Brasil aumentou 77,7% em 2009, em relação ao ano anterior. Com isso, o País passou a ter uma capacidade instalada de 606 megawatts (MW), contra os 341 MW de 2008. Os dados, divulgados nesta quarta-feira pelo Conselho Global de Energia Eólica (GWEC, na sigla em inglês), mostram que o Brasil cresceu mais do que o dobro da média mundial: 31%.

O crescimento brasileiro foi maior, por exemplo, que o dos Estados Unidos, que teve aumento de 39%, o da Índia (13%) e o da Europa (16%), mas menor que o da China, cuja capacidade de geração ampliou-se em 107%.

O Brasil também cresceu menos do que a média da América Latina, cujo aumento foi de 95%, puxado, em grande parte, pelas expansões de capacidade do México (137%), Chile (740%), da Costa Rica (67%) e Nicarágua (que saiu de zero para 40 MW).

De acordo com a pesquisa, a capacidade da América Latina passou de 653 MW para 1,27 gigawatt (GW ou 1.270 MW), enquanto a capacidade do mundo ampliou-se em 37,5 GW, chegando a 157,9 GW. Em termos absolutos, os Estados Unidos têm uma capacidade de 35 GW, a China, de 25 GW, a Índia, de 11 GW e a Europa, de 76 GW.

O Brasil responde por cerca da metade da capacidade instalada na América Latina, mas representa apenas 0,38% do total mundial. Para o diretor-executivo da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Pedro Perrelli, o desenvolvimento do parque eólico do país só não é maior porque o Brasil tem muita capacidade hidrelétrica instalada e potencial.

Segundo ele, apesar disso, o Brasil tem ainda muito terreno para crescer na energia eólica. "A energia eólica é importante, porque ela é complementar a esse potencial hidráulico. Inclusive porque ela não consome água, que é um bem cada vez mais escasso e vai ficar cada vez mais controlado", disse Perrelli.

(5)

De acordo com a ABEEólica, a capacidade instalada de energia eólica no Brasil deve crescer ainda mais nos próximos anos. Isso porque um leilão realizado no ano passado comercializou 1.805 MW, que devem ser entregues até 2012.

Referências

Documentos relacionados

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

As variáveis peso, estatura e circunferência da cintura apresentaram valores médios superiores aos homens em relação as mulheres, sendo o inverso observado para índice

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores