• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO FUNDO DISTRITAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO FUNDO DISTRITAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ROTARY INTERNATIONAL

Distrito 4560

REGULAMENTO DO FUNDO DISTRITAL - 2018

Capítulo I

Da denominação do objeto, da duração e da sede.

Art. 1° - O Fundo Distrital do Distrito 4560 do Rotary lnternational é um Fundo estabelecido conforme o Regimento Interno de Rotary International no item “Finanças do Distrito”.

Art. 2° - O objeto deste regulamento, denominado FUNDO DISTRITAL, é o custeio de projetos, programas, eventos e de outros gastos relativos à administração distrital bem como ao desenvolvimento do Rotary no Distrito 4560.

Art. 3° - Os recursos financeiros fornecidos diretamente pelo Rotary International ao Governador, para despesas com visitas oficiais, secretaria, cartas mensais, despesas postais, telefônicas, etc. ficarão totalmente separados do Fundo Distrital, em conta bancária especifica em nome do Distrito 4560, porquanto cabe ao Governador e ao Tesoureiro Distrital, e tão somente a eles, a administração de tais recursos, deles prestando contas ao RI através dos formulários e relatórios apropriados.

Art. 4° - O Fundo Distrital terá duração por tempo indeterminado, com sede e foro na cidade de Lavras, Estado de Minas Gerais, à Rua Francisco Andrade nº 06 – Centro – 37200-000.

Capítulo II

Da constituição e da distribuição do Fundo Distrital

Art. 5° - O numerário para a constituição do Fundo Distrital será providenciado por todos os clubes do Distrito 4560, através da cobrança de uma taxa a ser paga pelos respectivos associados, aqui denominada “Per Capita Distrital”.

Parágrafo 1° - A Per Capita Distrital para o Fundo Distrital não tem vinculação com as quotas per capita para o Rotary International (as semestrais dos clubes e a adicional de representação dos clubes no Conselho de Legislação).

Parágrafo 2° - Anualmente e de acordo com um orçamento detalhado, o valor da taxa para o FUNDO DISTRITAL será determinado na Assembleia Distrital dos clubes para o período rotário seguinte, somente após obter a aprovação de pelo menos 3/4 (três quartos) dos Presidentes Eleitos de Rotary Clubs do distrito que estejam presentes à mesma Assembleia ou em segunda chamada pela maioria presente à mesma assembleia.

Parágrafo 3° - O orçamento, a que se refere o parágrafo anterior, a fim de atender aos itens do artigo 6º deste Regulamento, será elaborado pelo Governador Eleito e apresentado aos clubes pelo menos 04 (quatro) semanas antes do Seminário de Treinamento para Presidentes Eleitos (PETS).

(2)

Parágrafo 4° - No caso de ocorrer mais de uma Assembleia Distrital, os 3/4 (três quartos) mencionados deverão ser estabelecidos somando-se o total de votos dos Presidentes Eleitos presentes a cada uma delas.

Parágrafo 5° - Em vista da arrecadação do Fundo Distrital, fica explícito que, somente dos associadosparticipantes da assembleia distrital, do Seminário de treinamento e de outros seminários distritais não será cobrado taxa de inscrição, nem outra análoga, nem lhes serão solicitadas doações a qualquer título.

Parágrafo 6° - As despesas de transporte, hotéis e refeições para participação nos eventos distritais ficarão a cargo dos rotarianos participantes.

Parágrafo 7° - Só poderão gozar da isenção da taxa de inscrição nos eventos citados no parágrafo 5°, os associados de clubes em dia com o Fundo Distrital.

Art. 6 ° - A quantia arrecadada entre os clubes através da Per Capita Distrital será distribuída da seguinte forma:

a) 50% (cinquenta por cento) para as despesas da Conferencia Distrital no respectivo período; b) 3% (três por cento) para as despesas do Governador Indicado no que se refere seu treinamento

no Pré-Instituto Rotário.

c) 3% (três por cento) para as despesas de manutenção do Colégio de Governadores do Distrito 4560:

d) 15% (quinze por cento) para a realização do Seminário de Treinamento de Presidentes eleitos, Governadores Assistentes, Comissão Distrital e da Assembleia Distrital dos clubes para o período rotário seguinte.

e) 4% (quatro por cento) para os eventos de Rotaract, Interact e Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário, ficando a critério do Governador do período a distribuição de valores entre os mesmos eventos;

f) 15% (quinze por cento) para auxiliar nas despesas de escritório e de visitas oficiais do Governador do período;

g) 7% (sete por cento) para auxiliar nas despesas comprovadas dos governadores assistentes e fundação de novos clubes.

h) 3% (três por cento) para as despesas prévias do Governador Eleito não previstas na verba de subvenção do Rotary International.

Parágrafo 1° - Nenhuma parcela do Fundo Distrital será utilizada para cobrir despesas com transmissão de cargos, conferências de outros distritos, conselho de legislação, aniversários de clubes e outros eventos semelhantes.

Parágrafo 2° - Considerando que, pelas normas vigentes, as doações para a Fundação Rotária devem ser espontâneas, nenhuma parcela do Fundo Distrital será destinada àquela entidade.

Parágrafo 3° - O Governador em exercício deverá utilizar os recursos do Fundo Distrital para a Conferência Distrital de tal forma, que os disponíveis cubram as despesas mínimas normais recomendadas por Rotary International para a realização de um evento digno, com a participação de todos os rotarianos dos clubes em dia com o Fundo Distrital. Programações extraordinárias, a critério do Governador em exercício deverão ter patrocinadores ou ser cobertas com taxas extras cobradas dos participantes, que isentem o Fundo Distrital de qualquer despesa.

Art. 7º - Todas outras verbas arrecadadas pelo Distrito 4560 serão destinadas ao FUNDO DE DOTAÇÃO, que será regido por regulamentação própria.

(3)

Capítulo III

Da Per Capita Distrital e parcelamento

Art. 8° - Conforme o Regimento Interno do Rotary International, o pagamento da Per Capitadistrital é obrigatório para todos os Rotary Clubs do distrito.

Art. 9° - O pagamento desta Per Capita será dividido em parcelas iguais, sendo a 1ª (primeira) parcela paga até o vigésimo dia do mês de agosto, e as demais nos meses subsequentes do período rotário seguinte à Assembleia Distrital que a aprovou, nos termos do parágrafo 2º do Artigo 5° deste Regulamento.

Parágrafo 1° - Na parcela de pagamento da Per Capita distrital deve ser considerado o número de associados no dia 30 de junho do ano rotário anterior. Não será alterada durante o ano rotário vigente, mesmo se ocorrer aumento ou diminuição do quadro associativo do clube.

Parágrafo 2° - Na primeira semana de cada mês citado no "caput" deste artigo o Governador expedirá circular aos clubes, lembrando a respeito do pagamento da respectiva parcela.

Parágrafo 3° - No dia 15 (quinze) de cada mês ou no primeiro dia útil que se seguir e através de circular padronizada, o Governador fará aos clubes inadimplentes a cobrança dos débitos existentes e avisará quanto à data do próximo vencimento.

Art. 10 - O Governador notificará o Escritório Central do Rotary International quanto aos clubes que deixarem de pagar a Per Capita distrital por mais de 06 (seis) meses consecutivos após o que, o Conselho Diretor do RI suspenderá os serviços prestados pela instituição aos clubes inadimplentes, até que as Per capitas atrasadas sejam pagas, conforme os termos do Regimento Interno do Rotary International – item 16.060.3 – Manual de Procedimentos de 2016.

Capítulo IV

Da administração do FUNDO DISTRITAL

Art. 11 - A Comissão de Finanças do Fundo Distrital, diretamente subordinada ao Governador, é a administradora de todos os valores do Fundo Distrital nos diversos aspectos operacionais e burocráticos, inclusive com a tarefa de rever e analisar as despesas dos projetos, programas, eventos e outros gastos mencionados neste Regulamento.

Parágrafo único: Fará uso da denominação social o governador em exercício e o tesoureiro por ele nomeado na ata de posse.

Art. 12 - A referida Comissão será composta de 03 (três) rotarianos do Distrito 4560, com mandatos diferenciados, a fim de que haja continuidade nos trabalhos da Comissão.

Art. 13 - Cada mandato de membro da Comissão de Finanças, exercido sem qualquer remuneração ou gratificação, terá a duração de 03 (três) anos, iniciando-se cada um deles em 01 de julho de um ano civil e terminando em 30 de junho do terceiro ano que se seguir àquele.

Parágrafo 1° - O Governador de cada período nomeará 01 (um) rotariano com o mandato de 03 (três) anos, a fim de preencher a vaga que sempre ocorrerá em 30 (trinta) de junho de cada ano na Comissão de Finanças, dentro do princípio da rotatividade de cargos.

Parágrafo 2° - Perderá o mandato o membro da Comissão de Finanças do Fundo Distrital que se desligar ou for desligado de clube rotário do Distrito 4560.

(4)

Parágrafo 3° - A vaga eventualmente ocorrida na Comissão de Finanças será preenchida por rotariano nomeado pelo Governador do período, dentro de 15 (quinze) dias consecutivos a partir da vacância e respeitado o restante do respectivo mandato.

Art. 14 - Para as funções de Tesoureiro da Comissão de Finanças, o Governador indicará um de seus membros, de preferência quem tenha algum conhecimento contábil.

Parágrafo 1° - Entre outras atribuições, o Tesoureiro deverá receber a taxa distrital dos clubes; ter sob sua guarda todos e quaisquer valores do Fundo Distrital; aplicar e controlar os recursos financeiros; elaborar os balancetes semestrais e o balanço anual; manter um registro preciso da receita e da despesa e sob a supervisão do Governador do período, elaborar o orçamento a que se refere o parágrafo 3° do Art. 5°.

Parágrafo 2° - As reuniões da Comissão de Finanças serão realizadas trimestralmente, convocadas por escrito por seu Tesoureiro, com antecedência mínima de 07 (sete) dias consecutivos, e terão suas deliberações lavradas em atas objetivas no livro próprio.

Parágrafo 3° - Na impossibilidade de realização da reunião, o Tesoureiro apresentará a devida justificativa por escrito ao Governador, dentro de 05 (cinco) dias consecutivos a contar da data prevista para a citada reunião, bem como marcará nova data para a reunião mensal.

Parágrafo 4° - Trimestralmente, após a reunião a que se refere o parágrafo segundo deste artigo, o Tesoureiro da Comissão preparará um quadro estatístico com a posição de pagamentos e débitos dos diversos clubes, para fins de análise e decisões do Governador.

Art. 15 - As quantias em dinheiro serão mantidas em uma conta bancária em nome do Fundo Distrital do Distrito 4560 do Rotary International, separada da conta bancária da Governadoria e será movimentado, conjuntamente, pelo Governador do período rotário e pelo Tesoureiro da Comissão de Finanças do Fundo Distrital, o que gera a obrigação de renovação anual das assinaturas bancárias autorizadas.

Capítulo V

Dos balancetes e balanços

Art. 16 - Os balancetes mensais e semestrais do Fundo Distrital, como também seu balanço anual, serão distintos dos documentos análogos da Governadoria (verba do Rotary International), de modo que nos balancetes e no balanço do Fundo Distrital não constarão rubricas referentes à verba da Governadoria.

Parágrafo Único - Os documentos mencionados no "caput" deste artigo serão apresentados pelo Tesoureiro ao Governador no prazo máximo de 15 (quinze) dias consecutivos, após o período a que se refere cada um deles, de modo a permitir sua publicação na Carta Mensal que se seguir, assegurando-se a maior transparência às atividades do Fundo Distrital.

Capítulo VI Da fiscalização

Art. 17 - Os registros, os balancetes semestrais, o balanço e o relatório anual da Comissão de Finanças, compreendendo o exercício financeiro de 01 de julho de um ano civil a 30 de junho do ano seguinte, serão submetidos a uma auditoria, composta por profissionais legalmente autorizados pelos órgãos competentes.

(5)

Parágrafo 1° - Tal auditoria será providenciada pelo Governador cujo mandato terminou e deverá estar concluída até a data de 30 (trinta) de agosto imediatamente posterior ao término de seu mandato.

Parágrafo 2° - Na hipótese de não se completar a referida auditoria dentro do prazo estabelecido no parágrafo anterior, por qualquer hipótese, circunstância ou justificativa, caberá ao Governador do período solicitar ao seu antecessor, na primeira semana de setembro, que preste esclarecimento por escrito sobre o atraso ou não realização da citada auditoria, a propósito do que o Governador do período enviará ao Escritório Central do RI uma cópia dessa solicitação ao seu antecessor.

Parágrafo 3° - Concluída a auditoria o Governador do período encaminhará cópia do balanço, do relatório anual e dessa auditoria, referentes ao ano rotário anterior, a todos os clubes do distrito e providenciará a publicação dos mesmos, em sua Carta Mensal número 4 (outubro), de modo a dar maior transparência aos valores arrecadados pelo Fundo Distrital e à sua distribuição.

Parágrafo 4° - Se até final de setembro ainda persistir a ausência da auditoria a que se refere o "caput" deste artigo, caberá ao Governador do período fazer a devida comunicação ao Conselho Diretor do Rotary International.

Capítulo VII

Da variação patrimonial e das reservas financeiras

Art. 18 - O patrimônio do Fundo Distrital será acrescido por superáveis de conclaves rotários, rendimentos financeiros, eventuais doações, subvenções, legados e outras contribuições em geral, efetivadas pelos próprios rotarianos ou por outras pessoas físicas e/ou jurídicas e pelos bens que, por qualquer meio, adquirir mediante a devida e suficiente autorização do Governador, depois de consultado o Colégio de Governadores.

Parágrafo Único - As reservas financeiras do Fundo Distrital serão formadas com os juros, bonificações, correção monetária e outros rendimentos análogos, decorrentes da aplicação financeira do montante recebido dos clubes a título de per capita distrital para o referido Fundo Distrital.

Art. 19 - Respeitadas as cláusulas de inalienabilidade das doações ou legados, os atos que implicarem renúncia de direitos, alienação ou sujeição a ônus dos bens imóveis ou títulos de renda, ficarão obrigados à prévia aprovação de no mínimo 3/4 (três quartos) dos Rotary Clubs do distrito, após a respectiva consulta ao Colégio de Governadores.

Art. 20 - A fim de atender às suas finalidades, o Fundo Distrital poderá recorrer aos rendimentos do seu patrimônio, mas a gravação deste, sob qualquer forma, somente será possível observada a norma prevista no artigo anterior, sem prejuízo de outras precauções legais.

Art. 21 - Os legados, doações e subvenções, além da devida contabilização, serão registrados em livro próprio, e aplicados sempre no aumento do patrimônio do Fundo Distrital, salvo se o autor da liberalidade houver especificado, dentre as finalidades do Art.2° deste Regulamento, a sua destinação ou utilização, o que se fará através da Comissão de Finanças do Fundo Distrital.

Capítulo VIII

Das disposições gerais e transitórias

Art. 22 - Este regulamento decorre de Resolução de Procedimento apresentada e aprovada na XXVI Conferencia do Distrito 4560, em São Lourenço (MG), em maio de 1997.

(6)

Art. 23 - Este Regulamento somente poderá ser modificado através de Resolução de Procedimento que seja aprovada por 3/4 (três quartos) ou mais dos associados (exceto os honorários) de Rotary Clubs do Distrito 4560, estando tais associados presentes na Conferencia e em pleno gozo de seus direitos.

Parágrafo único - O presente regulamento foi alterado e aprovado pelos presidentes presentes na assembleia distrital realizada em Lavras-MG, no dia 13 de abril de 2013 e homologada pelos delegados votantes durante a XLIII Conferência Distrital, realizada em maio de 2013, na cidade de Caxambu – Minas Gerais.

Art. 24 - Ocorrendo a dissolução do Fundo Distrital, todos os seus bens e dividas passarão para a entidade que a ele suceder ou na falta deste para o Colégio de Governadores do Distrito 4560.

Art. 25 - Os casos omissos neste Regulamento serão analisados, preliminarmente, pelo Governador do período, que os submeterá à apreciação do Colégio de Governadores do Distrito 4560 para a deliberação deste, “ad referendum" da Conferência Distrital que se seguir.

Art. 26 - Este Regulamento foi alterado, aprovado e homologado pelos delegados votantes presentes à XLVII Conferência do Distrito 4560, realizada em Caxambu – Minas Gerais, de 17 a 20 de maio de 2018 e será publicado em encarte da carta mensal Nº 12, de Junho de 2018 do Governador Atual do Distrito 4560 e entrará em vigor na data de 01 de Julho de 2018. Revogadas as disposições em contrário.

Referências

Documentos relacionados

Também não houve relato dos pilotos sobre qualquer anormalidade durante o voo e nem o acionamento de alarmes na cabine de comando relacionados ao sistema de

 Você deverá ter recebido o Caderno com a Proposta de Redação, a Folha de Redação, dois Cadernos de Questões e o Cartão de Resposta com o seu nome e o número de

Em caso de intubação orotraqueal, a mesma deve ser realizada profissional experiente e fazer uso de sedação, bloqueador neuromuscular para evitar tosse.. A ventilação

A estratégia de pesquisa parte da revisão da literatura sobre os temas: planejamento, orçamento e orçamento matricial, passando pela identificação das etapas necessárias para

No segundo momento do encontro, os professores da escola participante relataram como os Seminários Integrados estão sendo desenvolvidos na escola; (II) Estudos teóricos:

No que concerne à formação continuada de professores, Imbernón (2010) acrescenta que, esta formação deve aproximar-se da escola e partir de situações problemáticas

Somada ao equipamento já utilizado pela Gercom (Câmera DSLR Canon modelo T5i), será possível atender a todas as coberturas, uma vez que já possuímos dois profissionais

2. As actividades e aeyoes financiadas pelo Fundo Distrital de Desenvolvimento sac previamente aprovadas pelo Conselho Consultivo Distrital, 6rgao de natureza essencialmente