• Nenhum resultado encontrado

UniAGES Centro Universitário Bacharelado em Farmácia INFLUENCIADORES DIGITAIS E O USO IRRACIONAL DA ISOTRETINOÍNA E DA TRETINOÍNA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UniAGES Centro Universitário Bacharelado em Farmácia INFLUENCIADORES DIGITAIS E O USO IRRACIONAL DA ISOTRETINOÍNA E DA TRETINOÍNA"

Copied!
46
0
0

Texto

(1)

UniAGES

Centro Universitário

Bacharelado em Farmácia

MARIANA REIS SALVE

INFLUENCIADORES DIGITAIS E O USO IRRACIONAL DA

ISOTRETINOÍNA E DA TRETINOÍNA

Paripiranga

2021

(2)

MARIANA REIS SALVE

INFLUENCIADORES DIGITAIS E O USO

IRRACIONAL DA TRETINOÍNA E ISOTRETINOÍNA

Monografia apresentada no curso de graduação do Centro Universitário AGES, como um dos pré-requisitos para a obtenção do título de bacharel em Farmácia.

Orientador: Dr. Carlos Adriano Santos Souza

Paripiranga 2021

(3)

MARIANA REIS SALVE

INFLUENCIADORES DIGITAIS E O USO IRRACIONAL DA

TRETINOÍNA E ISOTRETINOÍNA

Monografia apresentada como exigência parcial para obtenção do título de bacharel em Farmácia à Comissão Julgadora designada pela Coordenação de Trabalhos de Conclusão de Curso do UniAGES. Paripiranga, 09 de Julho de 2021.

BANCA EXAMINADORA

__________________________________________ UniAGES (Msc. Fabio Kovacevic Pacheco)

__________________________________________ UniAGES (Dr. Carlos Adriano Santos Souza)

(4)
(5)

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a Deus, por me abençoar e me capacitar para a realização desse sonho. Sem o seu amor e compaixão nada disso seria possível.

Agradeço ao meu pai, Sr. Sérgio, por me ensinar que o caminho para o sucesso é a através da educação e por sempre me apoiar, e me incentivar a nunca desistir. A minha mãe, dona Anelma, muito obrigada por todo amor e paciência.

A minha irmã, Nayara, todo meu amor e gratidão por não me deixar desistir, por sempre me aconselhar e me ouvir nos momentos difíceis. Minha eterna gratidão. Agradeço a minha amiga, Érica, por sua amizade durante toda a trajetória, seu companheirismo foi imprescindível para que eu chegasse até aqui.

Agradeço imensamente aos meus professores, por todos os ensinamentos, correções e paciência durante todos esses anos. Vocês ensinaram-me não somente o conteúdo programático, como também sobre amizade e respeito.

Em especial gostaria de agradecer ao meu orientador Prof. Carlos Adriano, obrigado por todo conhecimento compartilhado, paciência e ensinamentos, seu amor pela farmácia me inspirou e me fez perceber que escolhia profissão certa, minha eterna gratidão.

(6)

Numa sociedade cada vez mais preocupada com a aparência física e mais exigente no aconselhamento, devido à informação disponível, torna-se crucial que o farmacêutico esteja à vontade para abordar a temática e aconselhar da melhor forma possível, cada situação em particular. Os cuidados de higiene e os cuidados com a pele constituem assim uma oportunidade da intervenção farmacêutica, devido ao conhecimento dos aspetos da fisiologia da pele assim como do conhecimento acerca dos vários produtos formulados para esse efeito.

(7)

RESUMO

O presente trabalho de conclusão de curso discute a grande função dos influenciadores digitais no que tange à orientação, medicação e tratamento contra a acne, especificamente nas indicações dos medicamentos isotretinoína e da tretinoína. Além disso, reflete sobre outras questões também importantes no âmbito do digital/virtual e suas implicações diretas na saúde da população. A metodologia aplicada foi a de pesquisa transversal, com coleta de dados nas redes sociais como Instagram bem em plataformas de vídeos como o YouTube. Como principais resultados, percebe-se que, realmente, os influencers têm desempenhado, primeiramente, um papel salutar como comunicadores, mas, sobremaneira, têm influenciado milhões de pessoas no uso de certos medicamentos, os quais deveriam ser receitados por um profisional da saúde com formação específica dentro da área, e isso levanta uma gama de problemas como o exercício ilegal de determinadas profissões, gerando um alto risco para a saúde de pessoas que ouvem e obedecem ao que os influenciadores dizem que fazem e usam, como, por exemplo, os medicamentos isotretinoína e da tretinoína para tratamento de acne, o que é preocupante. Vale ressaltar que, conforme dados coletados por esta pesquisa, viu- se que 74% do digital influencers não pertencem ao campo da saúde, portanto, afirmam e comentam sobre assuntos dos quais não são conhecedores. Por fim, este trabalho chegou à conclusão de que é preciso rever e limitar a ação dos influencers dentro do universo online a fim de evitar situações extremas, como automedicamento, e até mesmo morte de influenciados por seguirem „orientações‟ medicamentosas de quem não é da saúde.

PALAVRAS-CHAVE: Saúde. Influenciadores. Acne. Automedicação. Uso irracional

(8)

ABSTRACT

This present work discusses the great role of digital influencers in terms of guidance, medication and treatment against acne, specifically in the indications of isotretinoin and tretinoin medications. In addition, it reflects on other issues that are also important in the digital/virtual scope and their direct implications for the health of the population. The methodology applied was a cross-sectional survey, with data collection on social networks such as Instagram as well as video platforms such as YouTube. As main results, it notices that, in fact, influencers have played, firstly, a beneficial role as communicators, but above all, they have influenced millions of people in the use of certain drugs, which should be prescribed by a health professional with specific training within the area and this raises a range of problems such as the illegal exercise of certain professions, generating a high risk to the health of people who listen and obey what influencers say that they do and use, for example, isotretinoin and tretinoin medications for acne treatment, which is worrying. It's notable that, according to data collected by this research, it was seen that 74% of digital influencers don't belong to the health area, therefore, they assert and comment on matters which they are not familiar. Finally, this work came to the conclusion that is necessary to review and limit the action of influencers within the online universe in order to avoid extreme situations, such as self-medication and even the death of those influenced by following „guideline‟ medications of those who aren't from health area.

KEYWORDS: Health. Influencers. Acne. Self-medication. Irrational use of

(9)

LISTAS

LISTA DE FIGURAS

1. Figura 01: A pele ... 23 2. Figura 02: Comparação entre a pele sem espinha e com espinha ... 24

(10)

LISTA DE GRÁFICOS

01: Percentual de influenciadores na área da saúde ... 19 02: Percentual de posts em que os influenciadores alegam fazerem uso das

substâncias ... 20 03: Percentual de publicação de vídeos no YouTube ... 20

(11)

LISTA DE TABELAS

01: Percentual, citação e alegação de uso dos medicamentos ... 18 02: Relevância das hashtags utilizadas ... 18 03: Caracterização das informações descritas sobre os medicamentos descritos nos posts ... 21 04: Descrição das palavras/expressões associadas às hashtags ... 21

(12)

LISTA DE SIGLAS

FDA – Administração de Comidas e Remédios dos Estados Unidos da América do Norte

(13)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ... 14

2 METODOLOGIA ... 16

Critérios de elegibilidade e período de estudo ... 16

2. 2. Estimativa do tamanho da amostra ... 16

2. 3 Tratamento e análise dos dados ... 17

3 RESULTADOS ... 18

4 DISCUSSÃO ... 23

5 CONCLUSÃO ... 32

REFERÊNCIAS ... 34

(14)

14

1 INTRODUÇÃO

No contexto atual, as pessoas se envolvem muito mais com a vida online do que com a vida real, ou seja, o virtual tem dominado as ocupações cotidianas em todos os âmbitos como nos relacionamentos, no trabalho e até mesmo nas decisões quanto a que medicamento tomar, qual dosagem, por exemplo (VALENTE, 2018).

Os influenciadores conseguem mobilizar milhões de pessoas em um processo de engajamento que utiliza as redes sociais como multiplicadores de opiniões, informações, dicas e orientações. E esse movimento de engajamento ocorre por conta do impacto de produtividade através de plataformas (VALENTE, 2018; TAN, 2018).

Eles estão frequentemente presentes em todas as mídias, publicidades e campanhas elaborando conteúdos e influenciando a mente dos seguidores, ouseja, produzindo a autopromoção. Neste painel, surgem problemas a partir do momento em que eles usam suas plataformas para receitarem e medicarem. Gerando assim um quetionamento sobre a capacidade e preparo desses influenciadores. (CAMPBELL, 2006; SILVA et al., 2014).

A acne é uma doença crônica que ocasiona lesões na pele devido à ação de hormônios nas glândulas sebáceas da pele. Essa dermatose afeta aproximadamente de 85% a 100% da população durante alguma fase da vida, sendo mais comum no período de puberdade e em alguns casos podendo persistir até a fase adulta. (SILVA et al., 2014; TAN, 2018).

A depender das lesões, a acne provoca o surgimento de bolhas conhecidas como espinhas, com marcas/cicatrizes pela pele, principalmente no rosto, que permanecem visíveis por um bom tempo. Essas manchas na pele fazem com que as pessoas procurem certos medicamentos como a Isotretinoína e a Tretinoína (KARHAWI, 2017; VALENTE, 2018).

A isotretinoina é um retinoide derivado da vitamina A que foi sintetizado em 1955 e considerado na época um grande avanço para o tratamento da acne de forma sistêmica, como para o tratamento de diversas outras dermatoses. Atualmente é considerado padrão ouro no tratamento da acne (MINELLA, MARTINS, 2016).

(15)

15

A tretionoina é caracterizada por seu retonoide de uso tópico sendo indicada para o tratamento da acne moderada a grave, e, segundo Feitosa (2018), a sua aprovação para tratamento da acne vulgar ocorreu em 1970 pela FDA, sendo em 1995 comprovada sua eficácia também no tratamento do fotoenvelhecimento.

Diante dessa problemática, justifica-se a escolha desse tema em vírtude do atual cenário de grande atuação dos influenciadores digitais no dia-a-dia da população, os quais exercem grande impacto nas condutas relacionadas à saúde e tratamentos, instigando a reflexão sobre os prejuízos da indicação de medicamentos por pessoas leigas, contribuindo ativamente para o seu uso irracional.

Portanto, o presente estudo tem como objetivo geral compreender o papel dos influenciadores digitais no uso irracional dos medicamentos Isotretinoína e Tretinoína.

No que se refere aos objetivos específicos, buscou-se identificar o gênero dos influenciadores e as substâncias mais citadas nas plataformas Instagram e YouTube, o percentual de citação de uso e indicação desses medicamentos e as hastags utilizadas; avaliar a qualidade das informações publicadas, bem como investigar a contribuição dessas indicações para o uso irracional e suas consequências.

(16)

16

2 METODOLOGIA

Trata-se de um estudo transversal, prospectivo, observacional, que tem como finalidade realizar um levantamento da frequência que os influenciadores digitais indicam o uso do medicamento tretinoína e isotretinoína para tratamento da acnenas mídias sociais Instagram® e YouTube®. A busca foi realizada pelos nomes comerciais de referência, nome genérico e pela hashtag “acne”, conforme a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde.

Critérios de elegibilidade e período de estudo

Para esta pesquisa, buscou caracterizar o número total de publicações para cada hashtag no dia da coleta de dados. Para cada hashtag, foram avaliadas as 20 publicações mais relevantes, segundo a organização da rede social estudada.

De cada publicação, os seguintes critérios foram avaliados: autor da publicação (usuário comum ou profissional de saúde); conteúdo relacionado diretamente à propaganda do medicamento; postagens não relacionadas diretamente ao uso do medicamento, mas que possuíam a hashtag utilizada na busca.

O alcance das publicações foi avaliado pelo número de “curtidas”, para isso, verificou-se, dentro das hashtags avaliadas, a publicação que continha maior e o menor número de “curtidas”. O período selecionado das buscas foi do dia 28 de março de 2021 até o dia 09 de abril de 2021.

Estimativa do tamanho da amostra

O tipo de amostragem deste estudo será não probabilístico. Nesse sentido, a amostra escolhida será por acessibilidade ou conveniência. A amostragem por

(17)

17

conveniência é adequada e frequentemente utilizada para geração de ideias em pesquisas exploratórias (JULIANA, 2008).

Tratamento e análise dos dados

Os dados foram analisados utilizando os softwares estatísticos BioEstat 5.0 e Epi info para Windows, IOP, o que permitiu uma análise descritiva das variáveis mencionadas. No que concerne à análise de conteúdo dos vídeos postados no Instagram®, estes foram analisados pelo programa Many Eyes e realizado análise de conteúdo pelo método de Bardin. Este método busca compreender o sentido das informações dadas pelos participantes nos questionários, interpretando as suas significações explícitas e implícitas (BARDIN, 1991). Entre as técnicas sugeridas, optou-se por um agrupamento de termos ou expressões-chave com significados semelhantes.

(18)

18

3 RESULTADOS

Com relação aos influenciadores analisados nesta pesquisa, 89% (n=48), pertencem ao sexo feminino e 11% (n=6) ao masculino. No que diz respeito às substâncias citadas pelos influenciadores, destaca-se a tretinoína com 18% (n=18) de citações nos posts (TABELA 1). Além das substâncias citadas, 22% (n=22) foram cosméticos para cuidados com a pele, acne.

Substância (n =x) % Alegação de uso

Tretinoína 18 42,85 Clareamento de pele, acne, fotoenvelhecimento

Isotretinoina 12 28,57 Acne vulgar, acne severa

Vitacid® 7 16,66 Manchas de acne, acne

Roacutan® 5 11,90 Acne severa, acne vulgar

Tabela 1: Percentual, citação e alegação de uso dos medicamentos. Fonte: Criação do autor (produzida em 2021).

Foram utilizadas as seguintes hashtags: “Isotretinoína”, “Tretinoína”, “Roacutan®”, “Vitacid®” e “Acne”, destas, a “Roacutan® foi a que obteve maior

relevância, ou seja, maior quantidade de curtidas em seus posts com 58.640 curtidas, e esse total de curtidas significa que houve um grande interesse pelo produto (QUADRO 1).

Hashtag utilizada Relevância (curtidas)

Roacutan® 58.640

Vitacid® 47.466

Acne 45.356

Isotretinoína 34.237

Tretinoína 25.650

Quadro 1: Relevância das hashtags utilizadas. Fonte: Criação do autor (produzida em 2021).

(19)

19

Não

74%

Sim

26 %

No que diz respeito à ocupação profissional dos influenciadores, a maioria não tinha relação com a área da saúde (GRÁFICO 1).

Gráfico 1: Percentual de influenciadores na área da saúde. Fonte: Criação do autor (produzida em 2021).

Com relação ao uso das substâncias, em 52% (n=52) dos posts, os influenciadores alegaram que as utilizam e, por conta desse depoimento pessoal de que eles mesmos fazem uso, as demais pessoas acabam sendo influenciadas, uma vez que confiarão em um produto que o influenciador utiliza, e, pela credibilidade, iniciam o tratamento da pele e da acne sem o consentimento profissional correto.

Portanto, os influenciados entram pelo processo do “efeito manada”, conforme os influenciadores vão postando e fazendo publi paga ou não dos produtos que usam. Aqui nós temos um processo de identificação e confiança entre influenciador e influenciado muito forte e decisivo, pois o último muda rotinas, toma atitude ou não toma atitudes, em conformidade com o que ouve, vê e assiste do digital influencers em suas redes sociais. Daí o gráfico abaixo ser bastante plausível para a nossa discussão neste trabalho.

(20)

20

Gráfico 02: Percentual de posts em que os influenciadores alegam fazerem uso das substâncias. Fonte: Criação do autor (produzida em 2021).

Além do exposto, investigaram-se os influenciadores quanto à postagem de vídeos sobre o tema abordado no YouTube®, sendo que 26% (n=14) dos

influenciadores utilizam a plataforma YouTube®, e, desse percentual, apenas 5,6%

(n=3) publicaram vídeos referentes à temática analisada, estando mais direcionados à divulgação do conteúdo no Instagram® (GRÁFICO 3).

Não

94,4

Sim 5,6 %

%

Gráfico 3: Percentual de publicação de vídeos no YouTube®. Fonte: Criação do autor (produzida em 2021).

53% 52% 51% 50% 49% alega uso não alega uso 48%

47% 46%

(21)

21

Ademais, avaliaram-se os posts com relação à qualidade da informação sobre os medicamentos, de acordo com as seguintes variáveis: posologia; riscos; necessidade de prescrição médica. Apenas 34% (n=34) dos posts selecionados abordavam as informações citadas acima e 66% (n=66) não explicavam nenhum desses tópicos. Logo abaixo, no quadro 03 apresenta medicamentos indicados pelos influenciadores e suas informações repassadas para o público geral das redes sociais.

Medicamento Informações descritas para o

Público

Tretinoína Farmacologia, benefícios, uso de protetor, dosagem, resultados.

Isotretinoina Farmacologia, tempo de uso, benefícios, reações, contra indicações, riscos.

Vitacid® Uso de protetor, farmacologia,

resultados, benefícios.

Roacutan® Riscos, contra indicações, tempo de

tratamento, benefícios, resultados, dosagem, reações.

Quadro 02: Caracterização das informações descritas sobre os medicamentos descritos nos posts. Fonte: Criação do autor (produzida em 2021).

No que diz respeito aos influenciadores serem patrocinados pelas indústrias farmacêuticas, não foi verificado nenhuma menção sobre laboratório ou declaração. Além disso, foram analisados também 10 vídeos dos influenciadores que utilizavam a ferramenta reels do Instagram® foram utilizados as #acne, #roacutan, #vitacid,

#isotretinoina, #tretinoina e levantado os termos mais falados nos videos. (TABELA 04).

(22)

22

Categorias (hashtags) Termos

Acne Espinhas, cravos, ressecamento, uso de máscara, autoestima, skincare, cuidados, genética, alimentação, protetor solar. Roacutan Tratamento de acne, Receitado por

médicos, lábios ressecados, rachaduras, evolução, transformação, fase da piora, bebidas alcoólicas,

gravidez.

Vitacid Rotina noturna, tratar manchas, skincare, clareador, proteção solar, rotina de cuidados, vermelhidão.

Isotretinoina Gravidez, protetor solar, depilação a laser, oleosidade, efeitos colaterais, dosagem, hidratantes, ressecamento, tempo de tratamento.

Tretinoina Rotina noturna, anti-idade, inverno, acne, manchas, uso de ácido, proteção solar, benefícios.

Quadro 3: Descrição das palavras/expressões associadas às hashtags. Fonte: Criação do autor (produzida em 2021).

(23)

23

4 DISCUSSÃO

A isotretinoina é um ácido 13-cisretinoico, popularmente conhecida pelo nome comercial e/ou fantasia Roacutan® é caracterizado por ser um isômero

sintético da tretinoina, sendo administrado por via oral. Sendo um derivado sintetico da vitamina A (retinol) (CAJUEIRO; LIMA; PARTATA, 2014),

Segundo Brito et. al. (2010), a Isotretinoina é um medicamento derivado da vitamina, ou seja da familia dos retinoides e desenvolve uma grande papel no tratamento da acne, pois seu mecanismo de ação age na lesão primária no micromedo, assim como atua também na supressão sebácea.

Essa afirmação é corroborada por Khiali et al. (2018), o qual ressalta que a isotretinoína (ácido 13 cis-retinóico) é a opção terapêutica considerada padrão ouro no tratamento da acne vulgar nodulocística e recalcitrante, ocorrendo a diminuição perceptível em longo prazo dos sinais e sintomas da acne, promovendo a melhora dos fatores responsáveis pelo surgimento da doença.

A utlização do medicamento foi aprovada para uso na acne cística e nodular em 1982 pela FDA (Food and Drugs Administration, que se caracteriza por ser o órgão norte americano responsável pela proteção da saúde pública, o que promove a segurança e garante a eficácia dos medicamentos de uso humano. A sua utilização possibilita ao paciente uma chance real de cura, que anteriormente já se encontravam desiludidos com os tratamentos (CAJUEIRO; LIMA; PARTATA, 2014).

Seu mecanismo de ação ainda não é muito elucidado, mas sabe-se que sua ação principal é nas glândulas sebáceas, ocorrendo a diminuição no tamanho da glândula, ocasionando assim uma alteração na capacidade de produção e secreção dessas células. Outras ações do medicamento também pode ser observado como inibição da síntese de hormônios androgenos, diminuição da queratose folicular e comedogense, inibição da formação de comedões e atenuação da inflamação cutâneo (CAJUEIRO; LIMA; PARTATA,

(24)

24

2014).

Apesar dos inúmeros benefícios no tratamento da acne, a isotretinoína pode acasionar inúmeros efeitos adversos a exemplo de alterações mucocutâneos e efeitos tóxicos sistêmicos, sendo mais comuns, ressecamento na pele, aumento do colesterol, quelite, aumento dos triglicerideos e enzimas hepáticas, em virtude dessas reações, torna-se relevante a monitorização através de exames laboratoriais os indices citados anteriormente (BRITO et al., 2010).

Cajueiro, Lima e Partata (2014) em seu estudo de corte populacional, afirmam que em 45% dos pacientes em estudo sofreram o aumento do índice de triglicerídeos e 30% dos pacientes apresentaram hiperlipidemia. Esses efeitos adversos causados pela medicação não ocasiona a sua suspensão sendo facilmente controlados com a diminuição da dosagem utilizada. Em casos de pacientes com distúrbios de colesterol, diabéticos, com doenças hepáticas, renais e sistêmicas e depressivos, a utilização da Isotretinoina é contra indicada.

De acordo com Oliveira et al. (2020), outra reação adversa apresentada por usuários da isotretinoina é o ressecamento dos lábios que pode ocasionar fissuras, isso se dá devido a sua ação nas glândulas sebáceas, além também de diminuir a espessura do estrato córneo, ocasionando fotossensibilidade e blefaroconjutivite. Além disso, o surgimento de prurido, descamação de pele e dermatite pode ocorrer.

Kolbe e Silva (2017) afirmam que, apesar das inúmeras reações adversas, a Isotretinoina, quando bem administrada, é um medicamento seguro, onde a única reação adversa considerada de risco irreversivel é em mulheres gestantes em virtude da sua ação teratogênica, sendo imprescindível a realização de teste de gravidez antes do início do tratamento com a Isotretinoina

Junior et al. (2011) corroboram e afirmam que sua principal reação adversa ocorre em gestantes, quando administrada isotretinoína no primeiro trimestre de gestação devido ao seu efeito teratogênico, pode acarretar em má formação fetal e até mesmo abortos espontâneos, sendo esse efeito observado até 4 meses após a sua administração nessas pacientes dentro do

(25)

25

quadro gestacional.

Ainda de acordo com Khiali et al. (2018), a dosagem cumulativa padrão varia de 120mg a 150 mg/kg de isotretinoína, sua apresentação é em cápsulas de 10 e 20 mg, tendo como 5 mg/kg a dosagem mínima de inclusão do paciente, sendo uma dosagem segura, mas dependerá sempre do quadro clínico analisado pelo profissional do caso.

A tretinoina, tendo como um dos nomes comerciais Vitacid®, é um

fármaco que se caracteriza por ser um ácido retinóico tópico, sendo um derivado da vitamina A. Seu principal mecanismo de ação é através da descamação do epitélio, inibindo, assim, a comedogênese, posteriormente, ocorre também a redução dos números de comedões maduros e, devido às propriedades antiinflamatórias, os ácidos retinóicos tópicos aliviam os sintomas da inflamação causada pela acne (SILVA et al., 2014).

De acordo com Sumita, Bagatin e Leonardi (2017), a tretinoina é um acido all- transretinóico, sendo considerada a forma metabólica mais ativa da vitamina A. Na aplicação tópica, o retinol, os esteres de retinaldeído devem ser convertidos para sua forma mais ativa denominada de tretinoína.

A utilização da tretinoína seria principalmente para tratamento da acne moderada a grave, e, segundo Feitosa (2018), a sua aprovação para tratamento da acne vulgar ocorreu em 1970 pela FDA, sendo posteriormente reconhecido seu papel na melhora do aspecto geral da pele, eem 1995 comprovou-se sua eficácia no tratamento e no combate ao fotoenvelhecimento.

Ayres (2019) corrobora que a tretinoína atua também no tratamento do fotoenvelhecimento, rugas finas, manchas, sardas e irregularidades na textura da pele, através da sua ação de ligação com receptores nucleares que se encontram nas células epiteliais, ocasionando a descamação e, assim, os seus benefícios à pele.

É importante ressaltar que no uso da tretinoína tópica, para o clareamento da pele e tratamento do fotoenvelhecimento, é imprescindível alertar-se sobre cuidados com relação a reações de hipersensibilidade, queimaduras de sol e câncer de pele. Além do exposto, a maioria dos seus

(26)

26

efeitos adversos não tem a frequência definida, sendo descrito na literatura:

secura excessiva; eritema; prurido; edema;

hiperpigmentação/hipopigmentação (MEDSCAPE, 2021).

Os medicamentos Isotretinoina e tretinoina são retinoides, fazendo parte então da lista de medicamentos C2 da portária 344 de 12 de Maio de 1998, que regulamenta a comercialização de medicamentos retinóides sujeitos a controle especial. Sendo assim, medicamentos retinoides só devem ser comercializados mediante apresentação de prescrição médica de cor branca, válida por 30 dias. (BRASIL, 1998).

A portaria ainda afirma que a comercialização de retinoides de uso sistêmico (Isotretinoina), deve ter um modelo de receita especial (NRE), devendo ter algumas informaçoes diferentes em comparação as outras receitas, como gênero, idade, prescrição inicial e subsequente. Para mulheres em idade fértil, a validade da receita NRE é de 7 dias a partir do dia da prescrição (BRASIL, 1998).

Juntamente com receita, é necessário também a apresenteção do termo de conhecimento de risco e de consentimento pós formação, onde são disponíveis dois modelos, um para mulheres em idade fértil (até 55 anos), e outro para homens e mulheres acima dos 55 anos (BRASIL, 1998).

Ambos os medicamentos do estudo tem como principal indicação no tratamento da acne em diferentes graus. Sendo a acne uma doença crônica que ocorre o aparecimento de lesões na pele devido à ação de hormônios nas glândulas sebáceas, afetando áreas como face, costas e peito sendo áreas com maior quantidade de glândulas.

(27)

27

Essa dermatose afeta aproximadamente de 85% a 100% da população durante alguma fase da vida, sendo mais comum no período de puberdade do jovem, que gira em torno dos 14 aos 17 anos nas mulheres e entre os 16 aos 19 anos nos homens, em alguns casos podendo persistir até a fase adulta

(28)

28

Figura 1: Representação de corte transversal da pele e suas camadas A acne que emerge no dorso geralmente é mais saliente e evidenciada superior e lateralmente, quase sempre não surgindo na região central; no momento em que surge no peitoral, a acne agrupa-se nos ombros e no centro. A figura 02 abaixo traz um bom retrato de como a pele se comporta quando tem e quando não tem espinha.

Figura 02: Comparação entre a pele sem espinha e com espinha

Pesquisas apontam que aproximadamente 80% das pessoas são atingidas pela acne em todos os graus supramencionados. Mas, pela faixa etária, o quadro inflamatório geralmente é entendido como parte do processo fisiológico do crescimento, como no caso de adolescentes e jovens. É sabido que todas essas alterações são o estopim para mudanças emocionais importantes na pessoa portadora (HANNA; KLOTZ, 2003 apud COELHO, 2006; SKROZA et al., 2018).

Embora a acne não seja uma doença que resulte em grandes complicações à saúde como a mortalidade, ela resulta em lesões físicas, como as cicatrizes e problemas psicológicos como a baixa auto-estima, ansiedade, depressão e inibição social. Diante desses problemas, inúmeras pessoas buscam por tratamentos “milagrosos” para acne nas redes sociais

(29)

29

passados por influenciadores, o que pode complicar ainda mais o seu quadro (SAMPAIO; RIVITTI, 2007).

Apesar das recomendações da necessidade de uso sob acompanhamento por profissionais de saúde, o uso desses medicamentos no tratamento da acne é induzido nas redes sociais pelos influenciadores digitais, através de publicações em blogs, redes sociais eTwitter® (VALENTE, 2018).

O surgimento das plataformas digitais têm afetado drasticamente a maneira como as pessoas buscam informações sobre saúde, principalmente no diagnóstico da doença, tratamento e o uso de medicamentos (DEANDREA; VENDEMIA, 2016). O uso das redes sociais pode ser uma ferramenta de apoio para os cuidados em saúde, contudo, esse empoderamento e autonomia devem ser realizados com informações pertinentes para cada situação (DENECKE et al., 2015).

Segundo Karhawi (2017), compreendem-se por influenciador digital, indivíduos que através de plataformas digitais, conseguem angariar capital social relacional, abastecendo a opinião e o referêncial de seu público com base em seu nicho em especifico. De acordo com Hall (2016), os nichos digitais são denominados a partir do comportamento e conteúdos com os quais um público em específico se identifique e compartilhe.

Gama (2019) corrobora que o influenciador digital tem um grande papel como um formador de opiniões, visto como um líder na disseminação de informações como também na influência direta nos hábitos e ações do seu público que demonstra confiabilidade nas informações que são passada em seus vídeos e posts.

Ainda de acordo com Gama (2019), cerca de 3,4 bilhões de usuários utilizam as mídias sociais, sendo perceptível que atualmente buscam e acompanham os conteúdos dos influenciadores principalmente nas plataformas como o Instagram e You Tube.

Nos resultados pode-se observar que a grande maioria dos influenciadores utilizou a rede social Instagram para abordagem do tema. Segundo Piza (2012), a plataforma gratuita surgiu para o público em meados de 2010 para os usuários de IOS e Android, tendo como objetivo inicial o

(30)

30

compartilhamento de fotos e vídeos com seus amigos.

Uma das principais ferramentas disponibilizadas pela plataforma, são as hashtags, onde as mesmas facilitam a disseminação de um tópico em especifico, podendo acompanhar assim as discussões e informações abordadas pelo tópico da hashtag. Os usúarios através das curtidas nas hastags podem se atualizar rapidamente e em tempo real sobre a temática (PIZA, 2012).

Referente a sexo dos usuários dessas plataformas, no estudo podemos observar que a grande maioria (89%) que utilizavam as plataformas para aborgadem do tema em estudo são do sexo feminino. Esses dados corroboram com Schinaider e Barbosa (2019), onde o mesmo afirma que a grande parte dos influenciadores que abordam sobre temas na área da beleza são do sexo feminino, essa maioria se deve tambem pelo fato de as mulheres serem a maioria dos usuarios nas redes sociais.

No que diz respeito às substâncias citadas no estudo, a tretinoína foi a que obteve maior citação nos posts pesquisados, ou seja, foi a substância mais abordada e relatada pelos influnciadores. Nos resultados pode-se observar também que em 22% dos posts, os influenciadores utilizavam as hashtags do estudo mas não necessariamente adordavam sobre o tópico.

Essa prática é bastante comum entre os usuários das hashtags, onde segundo Moura (2014), essa ação visa garantir uma maior visibilidade e relevância nos posts. Os influenciadores podem utilizar não somente uma hashtag, mas, sim, várias, mesmo que o post não aborde precisamente o tópico da hashtags.

No estudo o quadro 1 aborda sobre os posts com maior relevância, tendo o maior número de curtidas no total os que utilizaram #roacutan com cerca de 58.640 curtidas em todos os posts do estudo, isso mostra que, posts que contêm a #rouacutan são mais procurados e mais curtidos pelo público.

No que diz respeito à ocupação dos influencers, a maioria não tinha relação alguma com a área da saúde, representado por 74% dentre todos os que participaram desta pesquisa, o que leva a um alerta em relação à

(31)

31

utilização irracional de medicamentos, e sem a devida orientação, acompanhamento e sugestões de uso, os quais somente um profissional poderia estar receitando e acompanhando.

Segundo Lima (2018), no Brasil, em torno de 35% dos medicamentos utilizados são adquiridos sem a receita médica e acompanhamento médico ou farmacêutico, através da automedicação, utilizando, de forma indiscriminada, por indicação de terceiros, sem o devido conhecimento da gravidade, dose correta, posologia e cuidados.

No gráfico 2, é possível ver que na grande maioria dos posts levantados os influenciadores alegarem fazer uso da medicação abordada. Esse depoimento pessoal gera identificação com o público, ocasionando uma falsa segurança e eficácia garantida. Sendo assim, o público acaba sendo falcilmente influenciado para a utilização da medicação (VALENTE, 2018).

Foi investigado também com relação à utilização da plataforma You Tube para a bordagem do tema estudado, apenas 26% dos influenciadores da pesquisa utilizam a plataforma, sendo que no gráfico 3 pode-se obervar que apenas 5,6% dos influênciadores fizeram posts sobre as medicações.

Os dados são refutados por Labadessa (2012), que relata que o You tube é a segunda rede social mais utilizada no mundo com 2 bilhões de usuários, ficando atrás apenas do facebook, enquanto que o Instagram é apenas a sexta mais utilizada no mundo com cerca de 1,15 bilhões de usuários.

Ademais, no quadro 3, foi levantado também a qualidade das informações passadas pelos influenciadores sobre os medicamentos estudados, uma pequena parte deles aboradavam informações como posologia, ríscos e necessidade de prescrição.

Diante desses dados, é importante ressaltar sobre o perigo do uso irracional de medicamentos, onde a falta de informações imprescindiveis sobre o medicamento pode acarretar em sérios problemas a saúde. Se tratando das medicações do estudo, como foi relatado anteriormente a utilização da Isotretinoina pode acarretar em problemas como a hiperlipidemia, problemas renais, e em casos mais graves, levar ao aborto, devido a essas reações é

(32)

32

necessário um acompanamento médico e farmacêutico minucioso (CAJUEIRO; LIMA; PARTATA, 2014).

Referente a utilização da tretinoina, apesar de ser um retinóide de uso tópico, onde muitos acreditam não causar problemas, sua utilização incorreta pode levar a sérios problemas na pele a exemplo de queimaduras, vermelhidão, alergias, manchas devido a uma não proteção solar correta e descamações severas (SILVA et al., 2014).

Através da ferramenta reels do instagram, foi levantado os 10 vídeos dos influenciadores estudados que abordavam os medicamentos, foi analisado quais os termos mais comentados nos vídeos. Vale salientar que na maioria dos vídeos era relatado sobre os benefícios, resultados, comparativos com antes e depois, mas em poucos deles era relatado as possivies reações, contra indicações entre outras informações relevantes.

Segundo Gama (2019) isso se dá devido ao fato de os vídeos da ferramenta reels serem de apenas 15 segundos, e inúmeras informações relevantes são deixadas de lado pelos influenciadores, pois os mesmos buscam através da demonstração de resultados e beneficíos do medicamento gerar conteúdos considerados por eles de valor para o seu público, pois para eles os videos estão resolvendo um problema do seu seguidor. Diante disso, o público acaba acreditando no tratamento milagroso para a acne e fotoenvelhecimento. Os dados são refutados por Labadessa (2012), que relata que o You tube é a segunda rede social mais utilizada no mundo com 2 bilhões de usuários, ficando atrás apenas do facebook, enquanto que o Instagram é apenas a sexta mais utilizada no mundo com cerca de 1,15 bilhões de usuários.

Ademais, no quadro 3, foi levantado também a qualidade das informações passadas pelos influenciadores sobre os medicamentos estudados, uma pequena parte deles aboradavam informações como posologia, ríscos e necessidade de prescrição.

Diante desses dados, é importante ressaltar sobre o perigo do uso irracional de medicamentos, onde a falta de informações imprescindiveis sobre o medicamento pode acarretar em sérios problemas a saúde. Se tratando das

(33)

33

medicações do estudo, como foi relatado anteriormente a utilização da Isotretinoina pode acarretar em problemas como a hiperlipidemia, problemas renais, e em casos mais graves, levar ao aborto, devido a essas reações é necessário um acompanamento médico e farmacêutico minucioso (CAJUEIRO; LIMA; PARTATA, 2014).

Referente a utilização da tretinoina, apesar de ser um retinóide de uso tópico, onde muitos acreditam não causar problemas, sua utilização incorreta pode levar a sérios problemas na pele a exemplo de queimaduras, vermelhidão, alergias, manchas devido a uma não proteção solar correta e descamações severas (SILVA et al., 2014).

Através da ferramenta reels do instagram, foi levantado os 10 vídeos dos influenciadores estudados que abordavam os medicamentos, foi analisado quais os termos mais comentados nos vídeos. Vale salientar que na maioria dos vídeos era relatado sobre os benefícios, resultados, comparativos com antes e depois, mas em poucos deles era relatado as possivies reações, contra indicações entre outras informações relevantes.

Segundo Gama (2019) isso se dá devido ao fato de os vídeos da ferramenta reels serem de apenas 15 segundos, e inúmeras informações relevantes são deixadas de lado pelos influenciadores, pois os mesmos buscam através da demonstração de resultados e beneficíos do medicamento gerar conteúdos considerados por eles de valor para o seu público, pois para eles os videos estão resolvendo um problema do seu seguidor. Diante disso, o público acaba acreditando no tratamento milagroso para a acne e fotoenvelhecimento.

Segundo CRF (Conselho regional de farmácia) do Mato Grosso do Sul, o papel do farmacêutico é de suma importância para a sociedade visto que o farmacêutico é acima de tudo o profissional que aconselha, indica, e previne o uso irracional de medicamentos. O mesmo se tornou um profissional multicompetente na sociedade atual.

Para uma grande maioria da população menos favorecida, o profissional farmacêutico tornou-se uma referência no atendimento, antes mesmo de procurar um médico especializado. Onde muitos não sabem a diferença de genérico, referência e similar, e tão pouco sabe sobre os riscos do uso irracional

(34)

34

de medicamentos, cabendo ao profissional aconselhar e orientar a população. Diante das problemáticas abordadas no estudo, o papel do farmacêutico previne vários problemas há saúde dos pacientes que busca um tratamento eficaz para a acne. Além do protocolo imposto pela RDC 344/ 98, o profissional pode também fazer uso de outras ferramentas na farmácia comunitária, como a utilização de POP (procedimento operacional padrão), onde de acordo com Rocha (2014), sua utilização visa à otimização de um procedimento, garantindo também uma maior segurança, eficácia e qualidade do serviço prestado.

Botelho (2015) Corrobora que o uso de POP na área da saúde resulta em realização correta de procedimentos, proporciona maior segurança ao paciente, evita erros e auxilia os profissionais quanto a possíveis dúvidas sobre o procedimento. Sendo o profissional farmacêutico o responsável técnico da farmácia comunitária cabe ao mesmo a implantação, treinamento, e suporte a equipe.

(35)

35

5 CONCLUSÃO

Como vimos neste trabalho de pesquisa, na atual conjuntura social e comunicacional, os influenciadores têm recebido grande importância na vida de milhões de pessoas nas redes sociais e plataformas, mas é necessário dizer que eles devem ter bastante zelo com o que orientam, esclarecem e apoiam, no intuito de ajudar pessoas com tratamento contra a acne, sendo o melhor direcionamento a indicação de um profissional da área.

Portanto, há de se afirmar veementemente que o trabalho dos influenciadores digitais demarca um campo de grande atenção e preocupação no que tange aos cuidados com a saúde em especial no uso de medicamentos para casos de acne, visto que boa parte dos influenciadores do estudo não possuem formação na área da saúde, e, por isso mesmo, não deveriam nem poderiam estar “medicando” e/ou “receitando” nenhum tipo de cuidado ou tratamento.

Óbvio que a acne traz impactos salutares na qualidade de vida das pessoas, em virtude das sequelas diretas emocional e socialmente, o que faz com que o paciente procure encontrar rapidamente alguém que o socorra, e daí, surge a figura do digital influencer.

Como consequência desse quadro, o paciente clínico precisa sair urgente do “dr Google” e buscar logo um profissional habilitado em saúde e estética, a fim de que ele faça os melhores encaminhamentos como conhecedores da área. Esses influenciadores indicam o uso da isotretinoína e da tretinoína, porém, é uma indicação perigosa, pois para cada caso de acne há um tratamento específico, uma vez que nem todos os pacientes terão os resultados esperados, assim, sendo necessária a intervenção de alguém da saúde.

(36)

36

REFERÊNCIAS

ANTUNES, C. Pele do bebé. Os cuidados de higiene. Farmácia Prática: 2008, p. 21:1-3.

ANDRADE JÚNIOR, F. P. et al. Uso de isotretinoína por mulheres em idade reprodutiva. Arch Health Invest, v. 8, n. 8, p. 400-404, 2019.

AYRES, N. Ácido retinóico: para que serve, indicações e riscos. 2019. Disponívelem Acesso em: 01 33 de mai. 2021.

AZULAY, R.D.; AZULAY, D.R. Dermatologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

CAMPBELL, G. Acne: o problema de pele mais comum da juventude. 2006.

COELHO, E. M. Avaliação da qualidade de vida de pacientes com acne

vulgar antes e após o tratamento com isotretinoína oral. 2006.

Trabalho acadêmico (graduação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2006.

CUCÈ, L.C; FESTA, N.C. Manual de dermatologia. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2004.

DE MAIO. Tratado de medicina estética. 1. ed. São Paulo: Roca, 2004. Disponívelem:<http://www.adolec.br/bvs/adolec/> Acesso em 14 mai. 2021. DENECKE, K. et al. Ethical Issues of Social Media Usage in Healthcare. IMIA

Yearbook of Medical Informatics, 2015.

FEITOSA, Alyane Osorio Reis Meneses. O ácido retinóico tópico no

tratamento da acne vulgar: uma revisão. Revista da FAESP. V. 2, n 3, 2018. Disponível em https://www.faesfpi.com.br/revista/index.php/faesf/article/view/57 GAMA, Alana. Quem faz sua cabeça? Estudo de caso sobre influenciadores digitais enquanto líderes de pinião. XV ENECULT – encontro de estudos multidisciplinares em cultura. Salvador-BA 01 a 03 de agosto de 2019. GOMES, R. K; GABRIEL M. Cosmetologia descomplicando os

princípios ativos. 2. ed. São Paulo: Paulista, 2006.

KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão. Revista Communicare. Disponível em https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2017/09/Artigo-1-Communicare-17- Edi%C3%A7%C3%A3o- Especial.pdf

(37)

37

KHIALI, S., GHAREKHANI, A., ENTEZARI-MAL, T. Isotretinoin: a review on the utilization pattern in pregnancy. Adv Pharm Bull. 2018; 8(3):377-82.

LEYDEN, James; STEIN-GOLD, Linda; WEISSS, Jonathan. Por que os retinóides tópicos são a base da terapia para acne? Dermatol Ther (Heidelb), 2017.

LIMA, Regiane de Oliveira. Uso irracional de medicamentos (automedicação).

Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, ed.

11, vol. 07, pp. 80-88. Novembro de 2018. ISSN 2448-0959.

MEDSCAPE. Rao, Jaggi. Acne Vulgaris. Disponível em https://emedicine.medscape.com/article/1069804-overview

MEZZOMO, A. C. Incidência de acadêmicos da fag que procuram à

fisioterapia dermato funcional para o tratamento de acne. 2007.

Trabalho acadêmico (graduação) – Faculdade Assis Gurgacz. Cascavel, 2007.

MINELLA, Amanda Xavier, MARTINS, Cleverson Antônio Ferreira. Os Efeitos da Isotretinoína no Tratamento da Acne. In: Revista Eletrônica Biociências,

Biotecnologia e Saúde, Curitiba, n. 15, maioago. 2016.

PIZA, Mariana Vassallo. O fenômeno Instagram: considerações sob a perspectiva tecnológica. Instituto de Ciências Sociais. Departamento de Sociologia. Universidade de Brasília (Monografia de Graduação), 2012.

SAMPAIO, S; RIVITTI, E. Dermatologia. 3. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2007. SILVA A. M. F. COSTA F.P., MOREIRA, M. Acne vulgar: diagnóstico e manejo pelo médico de família e comunidade. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2014;9(30):54-

63. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc9(30)754

SHIFMAN, Limor. Uma anatomia de meme do YouTube. Online: 3 de outubro de 2011. Vol. 14, ed. 2. 1º de março de 2012.

SKROZA, Nevea et. al. Adult acne versus adolescente acne. J Clin Aesthet

Dermatol. 2018 Jan; 11(1): 21–25. Published online 2018 Jan 1.

PMCID: PMC5788264; PMID: 29410726

TAN, A. U. et al. A review of diagnosis and treatment of acne in adult female patients. Int J Womens Dermatol, v. 4, n. 2, p. 56-71, jun., 2018.

https://reference.medscape.com/drug/retin-a-renova-tretinoin-topical-343555#4.

TOLEDO, Juliana Nobre de. A influência do estresse no aparecimento da acne. Medicina e Saúde, Rio Claro, v. 1, n. 2, p. 19-29, jul./dez. 2018

(38)

38

VALENTE, João Carlos da Silva. Influenciadores digitais e o seu poder de

influência no processo de decisão de compra e na construção da lealdade.

Instituto Politécnico de Coimba. Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. (Dissertação de Mestrado em Marketing e

(39)

39

(40)
(41)
(42)
(43)
(44)
(45)
(46)

Referências

Documentos relacionados

Ademais, como objetivos específicos têm-se: entender o desenvolvimento e eventos principais referentes à pandemia por Covid-19; conhecer a dinâmica do

Por fim, esta pesquisa tem como objetivo geral realizar uma síntese da literatura sobre os efeitos da Vitamina D na prevenção e tratamento da COVID 19 e como objetivos

A hidroxicloroquina (HCQ) / cloroquina (CQ) teve sua avaliação mensurada para tratamento e profilaxia contra a infecção por SARS-CoV-2 em vários estudos com resultados

Assim, esta pesquisa apresenta como objetivo geral abordar sobre a atuação fisioterapêutica no que tange a promoção de melhora da funcionalidade de mulheres com câncer de mama,

equiparação de direitos e não direitos especiais. E mesmo que defendessem direitos especiais, o nome “portadores de direitos especiais” não poderia ser exclusivo das pessoas

As intervenções farmacêuticas, sobretudo, as contribuições dos serviços de Cuidado Farmacêutico no Programa Farmácia Popular do Brasil (PPFP) para a

A presente pesquisa tem como objetivo geral apresentar de que forma a fisioterapia preventiva associada durante os períodos de intervalos entre as aulas dos professores

RESUMO: Foi levada a efeito revisão de vários artigos concernentes aos problemas da in- fluência do comportamento do indivíduo na manutenção de sua saúde e das relações entre