• Nenhum resultado encontrado

Gestão em Saúde, Segurança e Meio Ambiente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Gestão em Saúde, Segurança e Meio Ambiente"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

POLÍTICA DO GRUPO

Gestão em Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Versão: v03*

Emitido por: Marko RANTALA, Niels S. NIELSEN (GQS) Lançado por: ANDRITZ GROUP Executive Board Emitido em (efetivo): 19 de março de 2021

*

Anteriormente chamada de Política de Gestão de Saúde e Segurança do Grupo

(2)

Página: 2 (total 6)

TABELA DE CONTEÚDOS

1 Objetivo ... 3

2 Aplicação ... 3

3 Direitos e deveres ... 3

3.1 Responsabilidade gerencial ... 4

3.2 Responsabilidade do colaborador ... 4

4 Identificação de perigo ... 4

5 Conformidade legal ... 4

6 Medidas Disciplinares ...4

7 Contratados, parceiros e fornecedores ... 5

8 Comunicação, consulta e participação ... 5

9 Treinamento e competência ... 5

10 Implementação ... 5

11 Monitoramento e melhoria contínua ... 5

12 Documentos relacionados ... 6

13 Anexos ... 6

14 Elaboração... 6

(3)

Página: 3 (total 6)

Política do Grupo – Gestão de Saúde e, Segurança e Meio Ambiente v03

1 OBJETIVO

Esta política define as metas e requisitos para a gestão da saúde, segurança e meio ambiente (HSE) no GRUPO ANDRITZ.

A abordagem da ANDRITZ para HSE baseia-se nos seguintes princípios:

A ANDRITZ está comprometida em manter um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os seus colaboradores e outras partes envolvidas em suas atividades empresariais. A ANDRITZ busca uma meta de acidente zero e proporciona uma cultura de segurança positiva na qual cada funcionário tem direito e dever de se recusar a realizar trabalhos inseguros e relatar atos inseguros.

A ANDRITZ está comprometida em proteger o meio ambiente,

a fim de contribuir para um futuro saudável para as

próximasgerações. Assim, a proteção ambiental, incluindo a prevenção da poluiçãoe conservação dos recursos naturais, é um dos principais princípios e objetivos da ANDRITZ, tanto no que diz respeito aos produtos e serviços quanto à gestão das instalações produtivas.A ANDRITZ se esforça para minimizar o impacto ambiental dos produtos e atividades com base no resultado da avaliação do impacto ambiental.

Todas as entidades da ANDRITZ trabalham para alcançar as metas do ESG (Ambiental, Social, Governança) definidas pelo Conselho Executivo e publicadas na CONNECT em connect.andritz.com/esg.

A ANDRITZ se esforça para implementar e manter sistemas certificados de segurança e gestão ambiental de acordo com as normas internacionais (por exemplo. ISO 45001, ISO 14001 ou equivalente) em todas as suas empresas.

As metas de saúde, segurança e meio ambiente, incluindo planos de ação dedicados, são definidas em todos os níveis da organização. Um processo adequado de monitoramento permite avaliar o status e a eficácia desses planos. Os relatórios sobre o desempenho e as atividades do HSE são enviados regularmente à gestão da empresa e ao Group Executive Board.

2 APLICAÇÃO

Esta política e seus procedimentos definem o padrão mínimo para todas as empresas do GRUPO ANDRITZ. Sua implementação e aplicação são obrigatórias para todos os locais e canteiros de obras da ANDRITZ. Cada empresa ANDRITZ está autorizada a especificar mais padrões rigorosos, se necessário. A legislação nacional, as normas aplicáveis e os procedimentos de saúde, segurança e meio ambiente devem ser obedecidos. Se houver contradições, prevalecerão as regras mais rigorosas.

3 DIREITOS E DEVERES

Todos têm o direito de trabalhar em um ambiente seguro e saudável. Os riscos à saúde e segurança dos funcionários devem ser devidamente controlados na medida do possível. Todos têm o dever de contribuir para manter condições de trabalho seguras e saudáveis.

(4)

Página: 4 (total 6)

3.1

RESPONSABILIDADE GERENCIAL

Os gestores da ANDRITZ dão exemplos de boas práticas de saúde, segurança e meio ambiente, promovem a conscientização entre os colaboradores e fornecem recursos e treinamento adequados.

Todos os membros da administração da ANDRITZ são responsáveis por todas as questões associadas à saúde, segurança e meio ambiente dentro de suas áreas de responsabilidade. É seu dever garantir que os colaboradores contribuam ativamente e participem visivelmente de todas as principais atividades relacionadas a este tema.

Os gestores da ANDRITZ têm o dever e a responsabilidade de garantir o cumprimento desta política, bem como todos os requisitos legais, de segurança, bem-estar e meio ambiente relevantes.

3.2

RESPONSABILIDADE DO COLABORADOR

Todo colaborador tem o dever de respeitar as políticas, regras e instruções aplicáveis, como as Normas Básicas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da ANDRITZ, usar os equipamentos de segurança fornecidos e completar o treinamento de HSE atribuído a ele. A participação nas atividades da HSE é incentivada.

Todos os colaboradores têm o direito e o dever de parar qualquer atividade insegura imediatamente, bem como apontar quaisquer circunstâncias envolvendo um risco. Os colaboradores são encorajados a levantar objeções a não conformidades, situações inconvenientes ou inseguras ou qualquer outra questão relacionada à saúde, segurança e meio ambiente e notificá-lo ao supervisor responsável.

Os colaboradores não devem incorrer pessoalmente em qualquer despesa para cumprir as medidas de saúde, segurança e meio ambiente do trabalho.

4. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGO

Todos os perigos existentes e potenciais para à saúde, segurança e meio ambiente criados pelas atividades da ANDRITZ devem ser identificados, os respectivos riscos avaliados e as medidas de controle preventivo adequadas definidas e implementadas na medida do possível para minimizar tais riscos. Os incidentes devem ser cuidadosamente analisados, e os resultados devidamente documentados e comunicados.

5. CONFORMIDADE LEGAL

A ANDRITZ cumprirá as convenções de saúde e segurança ocupacional ratificadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), leis, regulamentos e acordos coletivos aplicáveis, buscando melhorar o cumprimento dos códigos de prática legislados locais sobre saúde, segurança e meio ambiente.

6. MEDIDAS DISCIPLINARES

A ANDRITZ tomará medidas disciplinares contra qualquer colaborador, independentemente de sua posição, no caso de descumprimento do conteúdo desta política. Isso se aplica especificamente aos casos em que a segurança dos próprios colaboradores ou de terceiros esteja em risco.

(5)

Página: 5 (total 6)

Política do Grupo – Gestão de Saúde e, Segurança e Meio Ambiente v03

7. CONTRATADOS, PARCEIROS E FORNECEDORES

Os critérios aplicados na seleção de contratados, parceiros e fornecedores devem incluir o desempenho do HSE e a capacidade de realizar o trabalho de forma que não apresente risco a si mesmo, outras pessoas no local de trabalho, ao público, à propriedade, meio ambiente e/ou o produto.

8. COMUNICAÇÃO, CONSULTA E PARTICIPAÇÃO

Todas as informações relevantes do HSE devem ser devidamente comunicadas usando canais adequados, conforme definido nos procedimentos específicos. Serão estabelecidos métodos para permitir a consulta adequada a todos os envolvidos no caso de quaisquer questões críticas relacionadas à HSE ou em caso de qualquer alteração no local de trabalho que possa afetar as normas normais de segurança.

Os funcionários devem estar ativamente envolvidos em atividades e iniciativas relacionadas à HSE, como auditorias, inspeções, investigação de incidentes, análise crítica pela gestão, identificação de riscos, avaliações de riscos, prêmios de HSE e outras iniciativas de melhoria.

9. TREINAMENTO E COMPETÊNCIAS

As empresas ANDRITZ devem garantir que cada colaborador tenha as competências necessárias para realizar as atividades atribuídas de forma correta e segura.

Cada empresa ANDRITZ é obrigada a avaliar as necessidades de treinamento, considerando o contexto da organização, bem como requisitos internos, de clientes e legais. Esta avaliação deve ser documentada e atualizada periodicamente. As necessidades de treinamento identificadas formam a base para planos de treinamento para cargos individuais. A conclusão do treinamento deve ser monitorada e documentada.

10. IMPLEMENTAÇÃO

A ANDRITZ mantém uma rede de especialistas locais em saúde, segurança e meio ambiente a fim de fornecer conselhos profissionais e direcionados sobre a implementação adequada da Política de HSE, bem como facilitar o desenvolvimento e consolidação de uma cultura adequada de HSE em toda a organização.

Os requisitos e procedimentos detalhados para a implementação desta política estão especificados nos anexos.

11. MONITORAMENTO E MELHORIA CONTÍNUA

As empresas ANDRITZ devem implementar um processo para monitorar e avaliar suas atividades e desempenho do HSE. Os resultados do monitoramento e da autoavaliação, bem como os resultados da análise de tendências, devem ser incorporados ao processo de análise crítica da gestão, aspectos e impactos, planejamento de objetivos e desenvolvimento de ações corretivas/preventivas.

Um processo de melhoria contínuo que permita uma contribuição ativa de todos os funcionários é ajudar a alcançar um aumento constante no desempenho do HSE.

(6)

Página: 6 (total 6)

12. DOCUMENTOS RELACIONADOS

Manual

de

Processosde Negócios

ANDRITZ

(ABPM)

Política de Gerenciamento e Relatórios de Acidentes

em

Grupo,Incidentes eEmergências

Diretriz de relatóriode funçõesde grupo

Código

de

Conduta

e

Ética da

ANDRITZ

13. Anexos

Diretriz deImplementação deGestão

de Saúde

e Segurança

Diretriz deImplementação daGestão

Ambiental

Declaração de Política de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente

14. Elaboração:

Esta Política foi divulgada por todo o ANDRITZ GROUP Executive Board.

W. Leitner H. Köfler N. Nettesheim J. Schönbec

W. Semper

Referências

Documentos relacionados

As referências devem ser indicadas, obrigatoriamente, ao longo do texto entre chaves [1] e descritas no final do artigo, citando: nomes dos autores (podem ser abreviados;

6.1 Os membros discentes pertencentes à comissão organizadora da IX STMA deverão participar ativamente das reuniões, colaborar com a divulgação do evento,

O Curso de Hidráulica e Saneamento Ambiental da FATEC/SP por intermédio de seu Departamento torna público o presente edital e convida os alunos de graduação do

j) notificar Incidentes e Eventos Ambientais relacionados à mobilização para um Local de Trabalho da ENEL, ou dentro de ou entre Locais de Trabalho da ENEL, independentemente

Em um momento em que a universidade brasileira se abre para um debate intenso sobre as questões de gênero e raça, em suas diferentes perspectivas, é muito bem-vindo Guerreiras

Segurança, Saúde e Meio Ambiente Nós trabalharemos com segurança e de uma maneira que promova a saúde e o bem estar das pessoas e proteja o meio ambiente.. Qualidade

Chegamos ao final de nossa disciplina e nada melhor que encerrarmos abordando um tema de muita relevância para fechar com chave de ouro a nossa semana de estudos sobre

Ao final desta aula você será capaz de contextualizar a importância e aplicação da Saúde Ocupacional no ambiente de trabalho, assim como reconhecer as