• Nenhum resultado encontrado

Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Grupo SER Educacional | Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social 1

SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE, SAÚDE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Segurança, Meio Ambiente, Saúde e

Responsabilidade Social

ANDRÉA CÉSAR PEDROSA

SAÚDE OCUPACIONAL

AULA 07

(2)

Diretor Executivo

DAVID LIRA STEPHEN BARROS Direção Editorial

ANDRÉA CÉSAR PEDROSA Projeto Gráfico

MANUELA CÉSAR DE ARRUDA Autor

ANDRÉA CÉSAR PEDROSA Desenvolvedor

CAIO BENTO GOMES DOS SANTOS

(3)

O Autor

Andréa César Pedrosa

Olá. Meu nome é Andréa César. Sou graduada em Administração, especialista em Educação a Distância e mestranda em Pedagogia do e - Learning, mas minha história profissional começou bem antes da formação superior, a partir da graduação técnica em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, pela antiga Escola Técnica Federal do estado de Pernambuco (hoje IFPE). Durante 17 anos exerci com muita paixão a profissão, contribuindo da melhor forma para assegurar a integridade física, qualidade de vida e meio ambiente nos ambientes de trabalho por onde passei. É uma linda profissão, cuja missão transcende a função de Técnico em Segurança, pois todos precisam vestir a camisa da Segurança, da Saúde, do Meio Ambiente e da Responsabilidade Social.

Acredito que por essa paixão antiga fui convidada pela Editora Telesapiens a integrar seu elenco de autores independentes. Estou muito feliz em poder ajudar você nesta fase de muito estudo e trabalho. Vamos juntos construir as competências necessárias e contribuir de forma efetiva para um ambiente de trabalho seguro, saudável e comprometido com o meio ambiente e equidade social! Contamos com sua dedicação e comprometimento!

ANDRÉA CÉSAR PEDROSA

(4)

Iconográficos

Olá. Meu nome é Manuela César de Arruda. Sou o responsável pelo projeto gráfico de seu material. Esses ícones irão aparecer em sua trilha de aprendizagem toda vez que:

INTRODUÇÃO para o início do desenvolvimento de uma nova

competência;

DEFINIÇÃO

houver necessidade de se apresentar um novo conceito;

NOTA

quando forem necessários observações ou complementações para o seu

conhecimento;

IMPORTANTE as observações escritas tiveram que ser priorizadas para você;

EXPLICANDO MELHOR

algo precisa ser melhor explicado ou detalhado;

VOCÊ SABIA?

curiosidades e indagações lúdicas sobre o tema em estudo, se forem necessárias;

SAIBA MAIS textos, referências bibliográficas e links para aprofundamento do seu conhecimento;

REFLITA

se houver a necessidade de chamar a atenção sobre algo a ser refletido ou discutido sobre;

ACESSE

se for preciso acessar um ou mais sites para fazer download, assistir vídeos, ler textos, ouvir podcast;

RESUMINDO

quando for preciso se fazer um resumo acumulativo das últimas abordagens;

ATIVIDADES quando alguma atividade de

autoaprendizagem for aplicada;

TESTANDO quando o

desenvolvimento de uma competência for concluído e questões forem explicadas;

(5)

Sumário

1 Saúde Ocupacional ... 6

1.1 Saúde Ocupacional ... 6

1.2 Objetivos da Medicina do Trabalho ... 8

1.2.1 Higiene Ocupacional ... 10

1.3 Doenças Ocupacionais ... 10

1.4 PCMSO | Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional ... 12

Considerações Finais ... 13

Atividades de Autoaprendizagem ... 13

Questionário Avaliativo ... 13

Bibliografia ... 14

(6)

Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social| Andréa César | 6

1 Saúde Ocupacional

INTRODUÇÃO:

De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, a saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência de aflições e enfermidades”, o que torna o ideal da saúde bastante difícil de ser alcançado em sua totalidade, diante de tantos fatores existentes na sociedade moderna que têm impacto muito negativo, como uma vida sedentária, alimentação desregrada, consumo de drogas lícitas como álcool e cigarro, alimentos com agrotóxicos, poluição, falta de uma política pública de assistência à saúde, entre outros motivos. No ambiente de trabalho também temos diversos fatores de riscos, como estudamos nas aulas anteriores. Para tratar essa questão, existe toda uma equipe empenhada em implementar e acompanhar as ações de prevenção de acidentes, representada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, o SESMT.

1.1 Saúde Ocupacional

A Norma Regulamentadora que estabelece as principais diretrizes de atuação da saúde ocupacional em uma empresa é a NR 07, que trata do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional, mais conhecida como PCMSO.

OBJETIVO:

Ao final desta aula você será capaz de contextualizar a importância e aplicação da Saúde Ocupacional no ambiente de trabalho, assim como reconhecer as ações voltadas para a manutenção da saúde e prevenção de doenças, aplicáveis a partir na Norma Regulamentadora que trata do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO.

Figura 1 - Foto ilustrativa do PCMSO. Fonte:

http://www.segurancadotrabalhoacz.com.br/wp - content/uploads/2014/10/PCMSO -730x276.jpg

(7)

Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social| Andréa César | 7

Os objetivos da NR-07 são:

Estabelecer a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.

Estabelecer os parâmetros mínimos e diretrizes gerais a serem observados na execução do PCMSO, podendo os mesmos serem ampliados mediante negociação coletiva de trabalho.

Indicar que cabe à empresa contratante de mão-de-obra prestadora de serviços informar a empresa contratada os riscos existentes e auxiliar na elaboração e implementação do PCMSO nos locais de trabalho onde os serviços estão sendo prestados.

Bernardino Ramazzini, médico italiano nascido em Capri, no ano de 1633, é considerado o pai da Medicina do Trabalho (MT) pela contribuição do livro

“As Doenças dos Trabalhadores”, publicado em 1700 e traduzido para o português pelo Dr. Raimundo Estrela. Nele o autor relaciona 54 profissões e descreve os principais problemas de saúde apresentados pelos trabalhadores, chamando a atenção para a necessidade de os médicos

conhecerem a ocupação atual e pregressa de seus pacientes ao fazer o diagnóstico correto e adotar os procedimentos adequados. Fonte:

https://www.anamt.org.br/portal/historia-da- medicina-do-trabalho/

VOCÊ SABIA?

(8)

Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social| Andréa César | 8

Mendes e Dias nos apresentam uma história bastante interessante sobre os primórdios da Medicina do Trabalho, na primeira metade do século XIX, com a Revolução Industrial, quando um proprietário de uma fábrica têxtil, preocupado com a saúde de seus empregados, consultou seu médico, o Dr. Robert Baker, que lhe falou o seguinte :

Coloque no interior da sua fábrica o seu próprio médico, que servirá de intermediário entre você, os seus trabalhadores e o público. Deixe - o visitar a fábrica, sala por sala, sempre que existam pessoas trabalhando, de maneira que ele possa verificar o efei to do trabalho sobre as pessoas. E se ele verificar que qualquer dos trabalhadores está sofrendo a influência de causas que possam ser prevenidas, a ele competirá fazer tal prevenção. Dessa forma você poderá dizer: meu médico é a minha defesa, pois a ele dei toda a minha autoridade no que diz respeito à proteção da saúde e das condições físicas dos meus operários; se algum deles vier a sofrer qualquer alteração da saúde, o médico unicamente é que deve ser responsabilizado".

Muita responsabilidade, concorda?

Claro que a responsabilidade deve ser compartilhada, mas ao médico do trabalho cabe organizar as ações que visem a preservação da s aúde de todos os trabalhadores.

1.2 Objetivos da Medicina do Trabalho

A principal missão da Medicina do Trabalho é propor e acompanhar as ações necessárias para a preservação da saúde do trabalhador. É uma tarefa que deverá ser também partilhada com os profissionais de engenharia e segurança do trabalho, além de contar com a colaboração de toda empresa, a fim de identificar os riscos e adotar as ferramentas mais eficientes para sua prevenção.

Apresentamos a seguir alguns objetivos estratégico da Medicina do Trabalho:

Conhecer os riscos inerentes às atividades desenvolvidas na empresa, através da análise dos postos de trabalho. Essa tarefa é compartilhada com a equipe de segurança.

A partir da análise dos riscos, mapear os possíveis impactos à saúde do trabalhador.

Elaborar e/ou atuar na implementação e manutenção do PCMSO, zelando pela observância das recomendações ind icadas no documento.

"

(9)

Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social| Andréa César | 9

Assegurar o cumprimento da realização dos exames médicos ocupacionais, que, de acordo com a NR 07, são:

o admissional;

o periódico;

o de retorno ao trabalho;

o de mudança de função; e o demissional.

Ao realizar o exame médico ocupacional, o médico do trabalho deverá emitir o ASO – Atestado de Saúde Ocupacional, entregando ao trabalhador a segunda via, após o mesmo ter assinado o recibo na primeira via. O ASO deverá conter, no mínimo, as seguintes informações (Fonte: NR-07):

a) nome completo do trabalhador, o número de registro de sua identidade e sua função;

b) os riscos ocupacionais específicos existentes, ou a ausência deles, na atividade do empregado, conforme instruções técnicas expedidas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho-SSST;

c) indicação dos procedimentos médicos a que foi submetido o trabalhador, incluindo os exames complementares e a data em que foram realizados;

d) o nome do médico coordenador, quando houver, com respectivo CRM;

e) definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador vai exercer, exerce ou exerceu;

f) nome do médico encarregado do exame e endereço ou forma de contato;

g) data e assinatura do médico encarregado do exame e carimbo contendo seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina.

IMPORTANTE

(10)

Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social| Andréa César | 10

1.2.1 Higiene Ocupacional

Um grande aliado da medicina do trabalho é a higienista ocupacional, responsável pela identificação (ou reconhecimento), avaliação, prevenção e controle dos riscos existentes no ambiente de trabalho. Os riscos ocupacionais são, na realidade, os riscos físicos, químicos e biológicos, em conformidade com a NR-09, que trata do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA). São atribuições do higienista ocupacional, entre outros:

Avaliar os riscos;

Analisar a eficácia dos meios de prevenção adotados;

Criar procedimento de análise quantitativa dos co ntaminantes;

Identificar relação da função com possíveis doenças;

Emitir relatórios com recomendações para o controle dos riscos;

Pesquisar causas das doenças do trabalho;

Especificar os meios de proteção adequados para o trabalhador;

Elaborar procedimentos para trabalhos de alto risco, como os executados em espaços confinados, em altura, etc.

1.3 Doenças Ocupacionais

As doenças ocupacionais são aquelas que têm relação direta com os riscos existentes no ambiente de trabalho, e podem ser:

Doenças Profissionais (Tecnopatias):

Figura 2 - Imagem ilustrativa do Decibelímetro, instrumento de medição dos níveis de pressão sonora no ambiente de trabalho (ruído). Fonte:

http://www.eticaverde.com.br/upload/se rvice/6240d010a10c459f0ad79 e0eaf8d 1c6e.jpg

A Fundacentro dispõe de normas específicas de Higiene Ocupacional, conhecidas como Normas NHO.

Você pode acessá-las através do link:

http://www.fundacentro.gov.br/biblioteca/normas -de- higiene-ocupacional

SAIBA MAIS

(11)

Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social| Andréa César | 11

Provocadas por riscos inerentes ao trabalho, e reguladas pelo decreto 3.048, de 6 de maio de 1999, em seu anexo II, que trata dos agentes patogênicos causadores de doenças profissionais ou do trabalho , conforme previsto no art. 20 da lei nº 8.213, de 1991.

Vejamos um quadro com alguns exemplos de doenças profissionais X doenças do trabalho:

Doenças Profissionais

•Saturnismo (exposição ao chumbo)

•Silicose (exposição a sílica)

Doenças do Trabalho

•Perda auditiva

•DORT/LER

Figura 3 - Imagem ilustrativa de um pulmão petrificado, devido ao trabalho com exposição, sem proteção, a sílica. Fonte:

http://fechadocomasegu ranca.com.br/wp-

content/uploads/2016/10/preveno -de-doenas-ocupacionais.jpg

Você pode acessar a lista completa das doenças ocupacionais reconhecidas por Lei, através do link http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3048.

htm

SAIBA MAIS

(12)

Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social| Andréa César | 12

1.4 PCMSO | Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional

É muito importante saber que o dever de implementar e manter o PCMSO é do empregador, como a própria norma afirma, em conjunto com outros deveres.

Cabe ao empregador, de acordo com a NR-07:

a) garantir a elaboração e efetiva implementação do PCMSO, bem como zelar pela sua eficácia;

b) custear sem ônus para o empregado todos os procedimentos relacionados ao PCMSO;

c) indicar, dentre os médicos dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, da empresa, um coordenador responsável pela execução do PCMSO;

d) no caso de a empresa estar desobrigada de manter médico do trabalho, de acordo com a NR 4, deverá o empregador indicar médico do trabalho, empregado ou não da empresa, para coordenar o PCMSO;

e) inexistindo médico do trabalho na localidade, o empregador poderá contratar médico de outra especialidade para coordenar o PCMSO.

Os benefícios da implantação do PCMSO na empresa transcende m o próprio ambiente do trabalho, pois um trabalhador consciente da importância de preservar a saúde cuidará da mesma também fora da empresa, além do fato de, muitas vezes, não ter acesso a uma assistência médica fora do trabalho.

É muito importante que o PCMSO também contemple ações de abrangência geral, como palestras, treinamentos, campanhas de vacinação, campanhas de exames de prevenção (câncer de mama, de próstata, diabetes, vista, pressão, DST, entre outros).

Figura 4 – Imagem ilustrativa do médico do trabalho. Fonte: http://www.medclinmed.com.br/wp - content/uploads/2015/10/medicina-do-trabalho.jpg

(13)

Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social| Andréa César | 13

Considerações Finais SAIBA MAIS:

Vamos conhecer um pouco mais sobre Saúde Ocupacional?

Acesse o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=rxh3jgMQdgw e compartilhe suas impressões com os colegas!

Atividades de Autoaprendizagem ATIVIDADES:

Pronto para consolidar seus conhecimentos? Leia atentamente o enunciado de sua atividade de autoaprendizagem proposta para esta aula. Se você está fazendo o seu curso presencialmente, é só abrir o seu caderno de atividades. Se você estiver cursando na moda lidade de EAD (Educação a Distância), acesse a sua trilha de aprendizagem no seu ambiente virtual e realize a atividade de modo online. Você pode desenvolver esta atividade sozinho ou em parceria com seus colegas de turma. Dificuldades? Poste suas dúvidas no fórum de discussões em seu ambiente virtual de aprendizagem. Concluiu a sua atividade? Submeta o resultado em uma postagem diretamente em seu ambiente virtual de aprendizagem e boa sorte!

Questionário Avaliativo TESTANDO:

Chegou a hora de você provar que aprendeu tudo o que foi abordado ao longo desta aula. Para isto, leia e resolva atentamente as questões do seu caderno de atividades. Se você estiver fazendo este curso a distância, acesse o QUIZ (Banco de Questões) em seu ambiente virtual de aprendizagem.

(14)

Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social| Andréa César | 14

Bibliografia

Norma Regulamentadora Nº 07. Disponível em

http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR7.pdf

ARAÚJO, Giovanni Moraes de. Normas Regulamentadoras Comentadas. 4ª ed.

Volume 1 e 2, Rio de Janeiro, 2003.

GONÇALVES. Edwar Abreu. Manual de segurança e saúde no trabalho. 3ª ed. São Paulo: LTr Editora, 2006.

MENDES, R. DIAS, E. C. Da medicina do trabalho à saúde do trabalhador. Rev Saú de públ., S.Paulo, 25: 341-9, 1991. Ensaio de revisão sobre a evolução dos

conceitos e práticas da medicina do trabalho à saúde do trabalhador, passando pela saúde ocupacional.

(15)

Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social| Andréa César | 15

(16)

Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social| Andréa César | 16

(17)

Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social| Andréa César | 17

Referências

Documentos relacionados

Chegamos ao final de nossa disciplina e nada melhor que encerrarmos abordando um tema de muita relevância para fechar com chave de ouro a nossa semana de estudos sobre

Com base no exposto, observa-se a importância em descrever as condutas dos profissionais da área de saúde frente ao processo de gerenciamento de resíduos só- lidos em saúde, bem

A adoção de programas de qualidade total no ambiente de trabalho assegura, não ape nas a otimização dos processos produtivos, combatendo os acidente e doenças, como

Em situações em que a legislação ou sua implementação seja confl itante com as normas internacionais de comportamento e quando o não cumprimento dessas normas traz

j) notificar Incidentes e Eventos Ambientais relacionados à mobilização para um Local de Trabalho da ENEL, ou dentro de ou entre Locais de Trabalho da ENEL, independentemente

As referências devem ser indicadas, obrigatoriamente, ao longo do texto entre chaves [1] e descritas no final do artigo, citando: nomes dos autores (podem ser abreviados;

6.1 Os membros discentes pertencentes à comissão organizadora da IX STMA deverão participar ativamente das reuniões, colaborar com a divulgação do evento,

O Curso de Hidráulica e Saneamento Ambiental da FATEC/SP por intermédio de seu Departamento torna público o presente edital e convida os alunos de graduação do