• Nenhum resultado encontrado

Língua Portuguesa. Acentuação LÍNGUA PORTUGUESA. Acentuação. Prof. Sidney Martins. 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Língua Portuguesa. Acentuação LÍNGUA PORTUGUESA. Acentuação. Prof. Sidney Martins. 1"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

LÍNGUA PORTUGUESA

Acentuação

Prof. Sidney Martins

(2)

Este documento possui recursos de interatividade através da navegação por marcadores, portanto, acesse a barra de marcadores do seu leitor de PDF e navegue de maneira RÁPIDA e DESCOMPLICADA pelo conteúdo.

Veja o exemplo abaixo:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Acentuação ... 3

Proparoxítonas ... 4

Oxítonas ... 4

Paroxítonas ... 5

Palavras Perigosas ... 6

Fala galera!! Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada!! Na aula de hoje vamos falar de ACENTUAÇÃO.

(3)

Você sabia que 90% da nossa escrita é visual? Isso significa que, se em algum momento, já lemos uma determinada palavra corretamente, as chances de reproduzirmos essa palavra de maneira correta aumentam. Portanto, leia sempre com muita atenção os conteúdos para sua prova!

ACENTUAÇÃO

A acentuação gráfica indica a tonicidade da sílaba, lembrando que, sílaba tônica é a sílaba pronunciada mais fortemente dentro da palavra. Na língua portuguesa existem três posições para a sílaba tônica: na última sílaba, chamada de oxítona; na penúltima sílaba, paroxítona; e na antepenúltima sílaba ou proparoxítona.

Oxítonas

A última sílaba é a

tônica

Ex: urubu, motel, marajá ...

Paroxítonas

A penúltima sílaba é a

tônica

Ex: cigarro, janela, lápis

...

Proparoxíto nas

A antepenúlti

ma sílaba é a tônica

Ex:

gramática,

tóxico,

semântica ...

(4)

Como saber qual sílaba é a sílaba tônica? A sílaba tônica pode ser descoberta por meio da pronúncia, visto que ela sempre será a sílaba pronunciada de maneira mais forte e prolongada na palavra. Para facilitar a identificação, você pode gritar a palavra.

Para se constituir uma sílaba, obrigatoriamente, é necessária uma vogal, um elemento isolado sem a vogal não pode constituir uma sílaba. Por isso, ao fazer a separação silábica de uma palavra com consoante muda, essa deve permanecer com a sílaba anterior:

AD – VO – GA – DO AP – TI – DÃO

RIT - MO

Proparoxítonas

Todas as proparoxítonas são acentuadas.

Oxítonas

Somente as palavras oxítonas terminadas em: a(s), e(s), o(s) e em(ns) levam acento. Por exemplo:

SO – FÁ CA – FÉ CI – PÓ PA – RA – BÉNS

TAM - BÉM

(5)

A sílaba tônica, em todos os casos, é a última, portanto, são oxítonas. Além disso, são terminadas em “a” “e”, “o”, “ens” e “em”, respectivamente, logo, levam acento.

Paroxítonas

Por outro lado, as palavras paroxítonas terminadas em: a(s), e(s), o(s) e em(ns) não levam acento. Veja exemplos:

BO – LA MO – LE -QUE

BO – BO I - TEM

As palavras acima são paroxítonas terminadas em “a”, “e”, “o” e “em”, respectivamente, desse modo, elas não devem ser acentuadas.

Sendo assim, as paroxítonas serão acentuadas em qualquer outro tipo de terminação que não as citadas. Veja:

Ú – TIL TÓ – RAX CA – RÁ – TER

LÍ – DER TÁ - XI

Também são acentuadas as paroxítonas terminadas em “ã” ou “ão”, como, por

(6)

ÓR - FÃ ÓR - FÃO ÓR – GÃO

SÓ - TÃO

O til “~” não é acento gráfico, ele é apenas indicador de nasalidade, isto é, de som nasal, na palavra. Só existem dois acentos gráficos: o acento agudo “´” e o acento circunflexo “^”. Sendo o acento agudo utilizado para marcar pronúncia aberta (vó) enquanto o circunflexa marca a pronúncia fechada (vô). Portanto, as palavras acima não possuem dois acentos, possuem um acento e uma marca de nasalidade.

As semivogais (“i” e “u”) associadas às vogais (“a” “e” e “o”) na mesma sílaba formam um ditongo. Na língua portuguesa, toda paroxítona terminada em ditongo é acentuada:

RE – LA – TÓ -RIO

Palavras Perigosas

HÍFEN ITEM

As palavras “hífen” e “item” são sonoramente semelhantes, mas completamente distintas em sua grafia. “Item” é uma paroxítona terminada em “em”, portanto, ela não será acentuada. Já hífen é uma paroxítona terminada em “en”, o que exige sua acentuação.

(7)

HIFENS ITENS

A palavra “itens” permanece sem acentuação gráfica, visto que é terminada em “ens”.

Já a palavra “hífen” possui duas formas de pluralização, quando escrita como “hifens”, não leva acento, em vista da terminação “ens”, mas, é admitida a grafia da palavra como “hífenes”.

Uma questão muito usada como pegadinha por bancas de concursos são as paroxítonas terminadas em ditongo. As paroxítonas terminadas em ditongo também podem ser consideradas proparoxítonas eventuais, acidentais ou aparentes, em decorrência da variação na pronúncia da palavra. Por exemplo, algumas pessoas pronunciam a palavra relatório como sendo paroxítona: re-la-tó-rio, enquanto outras desconsideram o ditongo e pronunciam como proparoxítona: re-la- tó-ri-o.

Os linguistas notaram essa modificação na língua e registraram sua ocorrência. Desse modo, toda paroxítona terminada em ditongo pode ser considerada uma proparoxítona eventual, acidental ou aparente, cabendo duas regras distintas de acentuação:

ME-MÓ-RIAS ME-MÓ-RI-AS SE-CRE-TÁ-RIA SE-CRE-TÁ-RI-A

(8)

Referências

Documentos relacionados

b) Três palavras cuja sílaba tônica seja ne:. c) Três palavras cuja sílaba tônica

A teoria da sílaba segundo o número de sílabas é uma das primeiras noções dentro do estudo da língua portuguesa que vemos na Educação Básica. Essa teoria só apresenta alguma

DÉFICIT (forma aportuguesada) ou DÉFICE (forma aportu- guesada registrada no VOLP). DUPLEX

Por exemplo, a palavra relatório é uma paroxítona terminada em ditongo, porém as paroxítonas terminadas em ditongo também podem ser consideradas proparoxítonas

De outro lado, os verbos “ter” e “vir” não possuem acento e, portanto, precisam de algo para diferenciar a forma do verbo no plural, visto que a pronúncia é a mesma.. Os

Agora, falando um pouco mais sério. Isto quer dizer que a sua produção e reprodução é fato cotidiano, localizado no tempo e no espaço da vida dos homens: uma questão dentro da vida

 As ações (sair e entrar) são anteriores ao momento que se fala, mas a ação sair (1) foi praticada no mesmo tempo em que se deu o fato passado de entrar (2). Tempos verbais

O dígrafo ocorre quando duas letras são usadas para.. representar um