• Nenhum resultado encontrado

Língua Portuguesa. Apresentação LÍNGUA PORTUGUESA. Acentuação, Ortografia e Semântica. Acentuação Gráfica.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Língua Portuguesa. Apresentação LÍNGUA PORTUGUESA. Acentuação, Ortografia e Semântica. Acentuação Gráfica."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Apresentação

LÍNGUA PORTUGUESA

Acentuação, Ortografia e Semântica

Acentuação Gráfica

(2)

Este documento possui recursos de interatividade através da navegação por marcadores, portanto, acesse a barra de marcadores do seu leitor de PDF e navegue de maneira RÁPIDA e DESCOMPLICADA pelo conteúdo.

Conteúdo Programático

1 Apresentação ________________________________________________________________ 2 2 Acentuação Gráfica ___________________________________________________________ 3 2.1 Hífen e item ______________________________________________________________________ 5 2.2 Proparoxítona eventual, acidental ou aparente _________________________________________ 5

1 Apresentação

Olá meu querido aluno, minha querida aluna!

Fico feliz em saber que você está aqui, focando e buscando alcançar seus objetivos, para nós é muito gratificante saber que você escolheu o FOCUS CONCURSOS para trilhar esse caminho ao seu lado. Falando nisso, você conhece as nossas redes sociais?

Lá nós postamos diversos conteúdos relacionados a provas e concursos públicos, análise de editais, dicas de estudo e diversos eventos ao vivo com aulas 100%

atualizadas.

Nesta aula vamos falar sobre três conceitos que estão amplamente relacionados à bagagem de leitura que carregamos: acentuação, ortografia e semântica. Você sabia que 90% da nossa escrita é visual? Isso significa que, se em algum momento já lemos uma determinada palavra corretamente, as chances de reproduzirmos essa palavra de maneira correta aumentam. Portanto, leia muito e sempre com muita atenção, você certamente se beneficiará do hábito de leitura na hora da prova! VAMOS COMEÇAR!

(3)

Acentuação Gráfica

2 Acentuação Gráfica

Na matéria de acentuação gráfica, estudamos regras que nos ajudam a lembrar da correta colocação dos sinais gráficos nas palavras. Os acentos são importantes para sistematizar a leitura dos vocábulos da língua e pautam-se em elementos tais como os conceitos de encontros vocálicos, o timbre das vogais e, principalmente, a posição da sílaba tônica.

Como saber qual sílaba é a sílaba tônica? A sílaba tônica pode ser descoberta por meio da pronúncia, visto que ela sempre será a sílaba pronunciada de maneira mais forte e prolongada na palavra. Para facilitar a identificação, você pode gritar a palavra. Lembrando que para constituir uma sílaba, obrigatoriamente tem que ter uma vogal. Um elemento isolado sem vogal não constitui uma sílaba.

Na língua portuguesa, existem três posições para a sílaba tônica:

 Oxítona: última sílaba;

 Paroxítona: penúltima sílaba;

 Proparoxítona: antepenúltima sílaba.

Proparoxítonas: Todas as proparoxítonas são acentuadas e essa regra prevalece sobre qualquer outra.

Exemplo: máscara, náufrago, álcool.

(4)

em(-ens).

Exemplo: axé, sofás, café, cipó, parabéns, também.

Atenção: a palavra caju normalmente aparece acentuada, porém é uma oxítona terminada em u, portanto não leva acento.

Paroxítonas: Acentuam-se as terminadas com qualquer terminação, exceto em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens), todos os ditongos, crescentes e decrescentes, e os tritongos.

Exemplo: útil, tórax, caráter, líder, táxi, órfão, relatório, em oposição à bola moleque lobo item. Observação: a palavra relatório é terminada em ditongo (semivogal i + vogal o).

Perceba que a regra de acentuação que se aplica a uma não se aplica a outra, isto é, as terminações que admitem acentuação nas oxítonas são aquelas que não admitem acentuação nas paroxítonas.

É importante lembrar também que existem apenas três tipos de acentos gráficos. Os outros acentos – til, cedilha, hífen, apóstrofo, trema – são chamados de sinais. Os acentos gráficos são:

 Acento agudo: marca o timbre aberto da vogal (´). Ex.: avó, já, álcool.

 Acento circunflexo: marca o timbre fechado da vogal (^). Ex.: avô, três, vocês.

 Acento grave: marca o fenômeno da crase (à).

A seguir, vamos falar sobre algumas palavras que merecem atenção especial.

(5)

Acentuação Gráfica 2.1 Hífen e item

A palavra item é paroxítona terminada em -em, portanto não é acentuada. Já a palavra hífen, embora tenha pronúncia semelhante a item, é grafada de forma completamente diferente (é terminada em -n), por isso recebe acento. Enfatizo que, no plural, a palavra hífen não é acentuada porque não se acentuam paroxítonas terminadas em -ens (à menos que seja grafada como hífenes, que é outra forma de pluralização aceita).

Hífen – hifens - hífenes Item – itens

2.2 Proparoxítona eventual, acidental ou aparente

Podem ocorrer proparoxítonas eventuais (acidentais ou aparente) em decorrência da variação na pronúncia da palavra. Por exemplo, a palavra relatório é uma paroxítona terminada em ditongo, porém as paroxítonas terminadas em ditongo também podem ser consideradas proparoxítonas eventuais, acidentais ou aparentes.

Isso acontece porque algumas pessoas pronunciam a palavra relatório como sendo paroxítona (re-la-tó-rio), enquanto outras a pronunciam como proparoxítona (re-la- tó-ri-o). Os dicionaristas notaram essa modificação na língua e registraram a ocorrência, assim toda paroxítona terminada em ditongo pode ser considerada uma proparoxítona eventual, cabendo duas regras distintas de acentuação. Veja os exemplos:

re-la-tó-rio --- re-la-tó-ri-o me-mó-rias --- me-mó-ri-as se-cre-tá-ria --- se-cre-tá-ri-a

Caros alunos, finalizamos aqui esta aula. Espero que o conteúdo tenha ficado claro e que você possa fazer bom proveito deste material. Desejo um ótimo estudo e boas leituras.

(6)

Referências

Documentos relacionados

Isso vale para a medição da temperatura de qualquer substância (sólido, líquido ou gás) com qualquer tipo de termômetro; é preciso esperar que o sistema entre

LÍNGUA PORTUGUESA: Ortografia, Acentuação gráfica, Pontuação, Classes de palavras: artigo, nome, pronome, verbo, palavras relacionadas (preposição e conjunção), Flexão

Na língua portuguesa existem três posições para a sílaba tônica: na última sílaba, chamada de oxítona; na penúltima sílaba, paroxítona; e na antepenúltima sílaba

De outro lado, os verbos “ter” e “vir” não possuem acento e, portanto, precisam de algo para diferenciar a forma do verbo no plural, visto que a pronúncia é a mesma.. Os

I. A regra de acentuação que determina que a palavra precária seja acentuada é a mesma utilizada para acentuar concorrência: ambas são paroxítonas terminadas em ditongo.

Caso, ao término do período de investimentos, seja verificado que o investimento em Ativos-Alvo (conforme definido na página 7 do Prospecto) é inferior a 90% (noventa

Quando há pressões econômicas e políticas por parte de grandes empresas na implantação ou expansão de projetos de desenvolvimento em terras indígenas, o antropólogo que

Amélia *** Castelo Branco Hotel Idanha Natura *** Ladoeiro Hotel Estrela da Idanha *** Idanha-a-Nova Pousada das Amoras (Natureza) – Proença-a-Nova Pousada Divino Monsanto -