• Nenhum resultado encontrado

Descrição da alteração. 24/08/2020 Criação deste manual.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Descrição da alteração. 24/08/2020 Criação deste manual."

Copied!
44
0
0

Texto

(1)Manual SIOPS.

(2) Revisão 24/08/2020. Descrição da alteração Criação deste manual..

(3) SUMÁRIO 1 Introdução ao SIOPS. 3. 2. Configurando Contábil (Cloud) 2.1 Informações de Equivalência. 4 6. 2.2 Onde gerar o arquivo? 3. Importando dados no SIOPS 3.1 Importação arquivo de terceiros 3.2 Dados digitados diretamente no SIOPS. 10 12 12 13. 3.2.1 Dados Gerais. 13. 3.2.2 Informação Adicional. 14. 3.3 Dados Incluídos no SIOPS. 14. 3.3.1 Pasta Previsão e Execução da Receita SIOPS. 14. 3.3.2 Pasta de Previsão e Execução da Despesa Orçamentária. 15. 3.3.3 Pasta Despesa Custeada para Compensação de RP Cancelado. 17. 3.3.4 Pasta Despesa Custeada para Compensação de Limite Não Cumprido. 18. 3.3.5 Pasta Despesa por Fonte e Restos a Pagar. 18. 3.3.6 Despesas executadas em Consórcio Público por Contrato de Rateio. 30. 4. Entenda a estrutura dos arquivos - Layout de Terceiros. 30. 5. COVID - 19 5.1 Repasse União. 32 34. 5.2 Repasse Estadual. 38. 5.3 Recursos Próprios. 40. 6. Fonte CSV de Anos Anteriores. 42.

(4) 1 Introdução ao SIOPS O ​SIOPS ​(​Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde​), é um sistema informatizado desenvolvido para coleta, processamento, armazenamento e disponibilização de informações referentes às receitas e às despesas com saúde. Possibilita o acompanhamento e monitoramento da aplicação de recursos em saúde ​no âmbito da ​União​, ​Estados​, ​Distrito Federa​l e Municípios​, ​tendo como periodicidade o envio ​bimestral​. Para mais informações, confira a cartilha SIOPS 2020​. A partir dessa liberação, os gestores poderão realizar a geração automática de todos os arquivos do ​SIOPS​! Como funcionará o processo?. Acesse o portal do ​SIOPS ​e instale o programa: ​ ttp://www.saude.gov.br/repasses-financeiros/siops h. Acesse o ​Sistema SAPO ​e realize a geração dos arquivos do ​SIOPS​.. Realize a importação dos arquivos: Dados > Importar > Integração com terceiros > Selecionar arquivo​.. 3.

(5) 2. Configurando Contábil (Cloud) As configurações estão centralizadas em componentes padrões e nos cadastros:. 4.

(6) 5.

(7) 2.1 Informações de Equivalência Foram criados componentes que tem a responsabilidade de realizar o ​DeXPara das fontes de recursos do ​TCE​, ​naturezas de receitas​ e​ naturezas de despesa​. Acesse ​Ferramenta Scripts > Contabilidade > Componentes e observe como ​funcionam o padrão de configuração de nível ​Federal​.. Neste padrão de script, as fontes de recursos para o ​SIOPS ​são identificados pelos marcadores relacionados aos recursos registrados na base de dados: Exemplos: ●. Fonte -​ Recursos Ordinários​ ​- Fonte Livre​ igual a marcador ​SIOPS: Recursos Ordinários​;. ●. Fonte - Receitas de Impostos e Transferência de Impostos igual a marcador ​SIOPS: Receita de Impostos e Transferência de Impostos​;. ●. Fonte - Transferência Fundo a Fundo de Recursos do SUS provenientes do Governo Federal​ igual á marcador ​SIOPS: Transferência SUS Federal​;. ●. Fonte - Transferência Fundo a Fundo de Recursos do SUS provenientes do Governo Estadual​ igual á marcador ​SIOPS: Transferência SUS Estadual​;. ●. Fonte - Transferências de Convênios ou de Contratos de Repasse Vinculados à Saúde igual á marcador ​SIOPS: Transferências de Convênios​;. ●. Fonte - Operações de Crédito Vinculadas à Saúde igual á marcador ​SIOPS: Operações de Créditos​;. ●. Fonte - Royalties de Petróleo Vinculados à Saúde (Recursos do Pré-Sal) igual á marcador SIOPS: Royalties do Petróleos​;. ●. Fonte -​ Outros Recursos Vinculados à Saúde​ igual à marcador ​SIOPS: Outros Recursos​.. 6.

(8) Caso exista o componente estadual configurado, a aplicação segue esse roteiro como padrão não precisando relacionar o marcador ao recurso no seu cadastro. Nas configurações padrões de receitas e despesas já existe um ​DeXPara ​definido como padrão federal ficando apenas a definição dos marcadores da ​COVID-19​ conforme o caso. Se ao gerar os arquivos fiquem receitas ou despesas listadas como: ​sem relacionamento de rubricas ou ​elementos de despesa do SIOPS pode ser personalizado um componente para realizar a adequação destas situações.. Neste exemplo, as padronizações estaduais são aplicadas conforme a necessidade de cada estado. IMPORTANTE! Hoje temos apenas o padrão definido para o estado de ​Santa Catarina como liberado oficialmente. Temos ainda uma terceira camada de configuração individual por cliente caso seja necessária apenas para a natureza da receita do ​SIOPS​:. 7.

(9) Atenção! Caso o dado adicional não exista na sua base de dados, ele pode ser criado seguindo os seguintes passos: 1 - No sistema ​Planejamento (Cloud) acesse a opção ​Campos Adicionais ​disponível no ícone de engrenagem​ ​no canto superior direito da tela.. 2 -​ Clique na opção ​+EDITOR​.. 3 - Pressione o botão com o símbolo de ​+​, a seguir preencha os campos ​Cadastro ​e. 8.

(10) Descrição ​e clique em ​SALVAR ​para gravar as informações:. 4 - Será aberto um ​Editor de formulários​, insira o título como ​SIOPS ​e clique no ícone de texto, como mostra a imagem abaixo.. 5- Ao lado direito da tela, serão habilitados para preenchimento os campos de ​Configurações do campo​, insira as informações correspondentes.. 9.

(11) 6- Após o preenchimento das informações, clique no ícone pressione o ícone. para gravar e em seguida. para poder publicar as informações.. Pronto! O campo foi criado e já pode ser utilizado.. 2.2 Onde gerar o arquivo? O arquivo é gerado através da ferramenta ​Gerenciador de Scripts ​disponível no ícone de engrenagem​ ​no canto superior direito da tela no sistema​ Contábil​.. 10.

(12) Na aba ​SCRIPTS​, acesse o script ​[SIOPS] Gerar arquivo​. Conheça como inserir as informações em cada Parâmetros do script: Exercício:​ Informe o exercício de geração, serão válidos somente exercícios igual a 2020. Bimestre: ​Informe o bimestre de geração dos dados. Gerar: Podem ser gerados todos os arquivos, ou pode ser optado pela geração em grupos, que são Receitas, Despesa, Disponibilidade de Caixa, Restos a Pagar, Despesa Custeada Limite não Cumprido, Despesa Custeada Restos a Pagar Cancelados, Repasse de Despesas COVID-19 e Repasse de Recursos COVID-19. Depurar Geração: Esse recurso é utilizado pelo atendimento em apoio a algum suporte relativo a alguma inconsistência dos dados gerados. Opções de execução: Optando pelo parâmetro ​Pública​, será exibido as informações para todos os usuários que possuem esse script. Na opção ​Enviar por e-mail​, será necessário digitar o(s) endereço(s) de e-mail(s) para que, ao executar o script as informações possam ser enviadas para o(s) endereço(s) correspondente(s).. 11.

(13) 3. Importando dados no SIOPS 3.1 Importação arquivo de terceiros Para realizar o envio no ​SIOPS ​dos arquivos gerados, selecione a opção ​Integração com terceiros​ acessando:​ D ​ ados > Importar > Integração com terceiros​.. ​Após, selecione o arquivo desejado através do ícone. 12.

(14) 3.2 Dados digitados diretamente no SIOPS 3.2.1 Dados Gerais As informações da guia ​Dados Gerais ​são informadas pelos usuários diretamente na aplicação do SIOPS*.. * ​O SIOPS também possibilita: Importação de um período para outro e Importar dados - Digitação”, para mais detalhes dessas opções vide C ​ artilha SIOPS​.. 13.

(15) 3.2.2 Informação Adicional As informações da guia ​Informações Adicionais​ são informadas pelo usuário diretamente na aplicação do SIOPS.. 3.3 Dados Incluídos no SIOPS A seguir vamos exibir as informações geradas pelo sistema ​Contábil (Cloud) na aplicação do SIOPS ​no momento da importação do arquivo.. 3.3.1 Pasta Previsão e Execução da Receita SIOPS Os valores demonstrados na Receita total do município, são gerados de forma consolidada, portanto, são lançados neste campo os valores referentes aos órgãos da administração direta e indireta do ente.. ●. Previsão Inicial das Receitas Brutas: ​Será apurado o valor orçado inicial sem deduções.. ●. Previsão Atualizada das Receitas Brutas: É composta da Previsão Inicial Atualizada e reestimativas realizadas durante o exercício ou surgimento de nova natureza de Receita.. ●. Receita Realizada Bruta:​ Valores de receita arrecadada até o bimestre do exercício corrente.. ●. Deduções da Receita: São considerados os valores arrecadados das deduções que não sejam do Fundeb: - A receita referenciada deverá possuir o tipo de dedução diferente de FUNDEB.. ●. Receitas Realizadas da base para cálculo do percentual de aplicação em ASPS: Esta coluna é totalizadora das receitas que compõem a base de cálculo para todas as receitas que deverão ser computadas para o cálculo de ASPS.. 14.

(16) ●. Dedução para Formação do FUNDEB: Identifica o valor orçado das receitas do tipo de dedução com o campo tipo igual a FUNDEB, que representam a formação do FUNDEB e que sejam equivalentes às rubricas do SIOPS.. ●. Receita realizada líquida: Esta coluna é totalizadora e seu cálculo é encontrado retirando da receita realizada bruta os valores de ​outras deduções e ​dedução para formação do FUNDEB​.. 3.3.2 Pasta de Previsão e Execução da Despesa Orçamentária A informação da despesa no SIOPS deve ser feita observando somente as despesas realizadas na função 10 (saúde) de forma consolidada, ou seja, administração direta e indireta. Nesta pasta será demonstrado a execução com gasto em saúde dividida por fonte de recurso que é identificada pelo marcador relacionado na fonte de empenho/despesa, e subdividida por subfunção. Apenas para registro, o marcador configurado no recurso é setado no empenho/despesa e por isso ele pode ser identificado por estes campos. ​São gerados os valores que estejam utilizando a respectiva fonte descrita, e que esteja nas subfunções: FONTE - ​Recursos Ordinários​ representado pelo marcador ​SIOPS: Recursos Ordinários​; FONTE - ​Impostos Transferência de Impostos​;. representado pelo marcador ​SIOPS: Receita de Impostos e. FONTE - ​SUS Federal​ ​ representado pelo marcador ​SIOPS:​ Transferência SUS Federal​; FONTE - ​SUS Estadual​ ​ representado pelo marcador ​SIOPS:​ Transferência SUS Estadual​; FONTE - ​Convênios​ ​ representado pelo marcador ​SIOPS:​ Transferências de Convênios​; FONTE - ​Op. Créditos​ ​ representado pelo marcador ​SIOPS:​ Operações de Créditos​; FONTE - ​Royalties​ ​ representado pelo marcador ​SIOPS:​ Royalties do Petróleos​; FONTE - ​Outras Fontes​ ​ representado pelo marcador ​SIOPS:​ Outros Recursos​. ● ● ● ● ● ● ● ●. SubFunções Administrativas - ​121,122,123,124,126,128,131; Subfunção 301 da função Atenção Básica; Subfunção 302 Assistência Hospitalar Ambulatorial; Subfunção 303 Suporte Profilático Terapêutico; Subfunção 304 Vigilância sanitária; Subfunção 305 Vigilância Epidemiológica; Subfunção 306 Alimentação Nutrição; Informações complementares - Demais subfunções da Função 10;. Seguem abaixo as considerações para cada coluna:. 1) Dotação Inicial: ​São apurados os valores orçado inicial das despesas que são da função 10, que estiverem com o ​marcador relacionado, ou se o recurso for apurado pelo componente de configuração.. 15.

(17) 2) Dotação Atualizada: ​São apurados os valores da Dotação Inicial (+) Os créditos Adicionais Abertos ou Reabertos das Despesas com saúde (-) As Anulações correspondentes d​as despesas que são da função 10, que estiverem com o ​marcador relacionado, ou se o recurso for apurado pelo componente de configuração. 3) Despesa empenhada: ​São apurados os valores da Despesas Empenhadas ​que são da função 10, que estiverem com o “marcador” relacionado ou o recurso for apurado pelo componente de configuração. 4) Despesa Liquidada: ​São apurados os valores das Despesas Liquidadas ​que são da função 10, que estiverem com o ​marcador relacionado ou o recurso for apurado pelo componente de configuração. 5) Despesa paga: ​São apurados os valores das Despesas pagas ​que são da função 10, que estiverem com o ​marcador ​relacionado ou se o recurso for apurado pelo componente de configuração. 6) Inscritas em Restos a Pagar Não Processados: ​São apurados os valores dos Empenhos Anteriores, não pagos no final do exercício, que são da função 10, que estiverem com o marcador ​relacionado ou o recurso for apurado pelo componente de configuração.. A quebra dos valores por elemento de despesa é feita pelo componente padrão federal de forma automática. Exceção:. ●. Quando o empenho possuir um marcador denominado "SIOPS: Despesa PACS" e a natureza de despesa for: 319011*​ ele vai relacionar com o elemento ​3190110102​; 319016*​ ele vai relacionar com o elemento ​31901681​; 339034*​ ele vai relacionar com o elemento ​33903402​; 33903630*​ ele vai relacionar com o elemento ​3390363002​; 33903999*​ ele vai relacionar com o elemento ​3390399902​.. ●. Quando o empenho possuir um marcador denominado ​SIOPS: Despesa PACS e a natureza de despesa for: 319011*​ ele vai relacionar com o elemento ​3190110103​; 319016*​ ele vai relacionar com o elemento ​31901682​; 339034*​ ele vai relacionar com o elemento ​33903403​; 33903630*​ ele vai relacionar com o elemento ​3390363003​; 33903999*​ ele vai relacionar com o elemento ​3390399901​.. 16.

(18) 3.3.3 Pasta Despesa Custeada para Compensação de RP Cancelado Serão computadas as despesas custeadas no exercício de referência para compensação de RP's Cancelados que haviam sido considerados no cálculo de ASPS em períodos anteriores. Os valores serão gerados conforme o exercício: ● ● ● ● ● ●. Despesas custeadas para compensação de RP cancelado 2018 Despesas custeadas para compensação de RP cancelado 2017 Despesas custeadas para compensação de RP cancelado 2016 Despesas custeadas para compensação de RP cancelado 2015 Despesas custeadas para compensação de RP cancelado 2014 Despesas custeadas para compensação de RP cancelado 2013. Considerações para as colunas: ●. Despesas Empenhadas > São considerados os Empenhos que estiverem com o marcador RP Cancelados ASPS​ e o marcador do exercício ex.: “2019”, “2015”, etc.. ●. Despesas Liquidadas > São considerados os valores das liquidações dos empenhos que estiverem com o marcador ​RP Cancelados ASPS e o marcador do exercício ex.: “2019”, “2015”, etc.. ●. Despesas Pagas > São considerados os valores dos pagamentos dos empenhos que estiverem com o marcador ​RP Cancelados ASPS e o marcador do exercício ex.: “2019”, “2015”, etc.. 17.

(19) 3.3.4 Pasta Despesa Custeada para Compensação de Limite Não Cumprido Nesta pasta devem ser registradas as despesas custeadas no exercício de referência para compensação de valor não cumprido em períodos anteriores. Os valores computados nestas pastas estarão contemplados no Relatório Resumido da Execução Orçamentária - anexo XII do RREO no quadro CONTROLE DO VALOR NÃO CUMPRIDO REFERENTE AO PERCENTUAL MÍNIMO EM ASPS. Os valores serão gerados conforme o exercício: ● ● ● ● ●. Despesas custeadas para compensação de Limite não cumprido 2017 Despesas custeadas para compensação de Limite não cumprido 2016 Despesas custeadas para compensação de Limite não cumprido 2015 Despesas custeadas para compensação de Limite não cumprido 2014 Despesas custeadas para compensação de Limite não cumprido 2013. Considerações para as colunas:. ●. Despesas Empenhadas ​> São considerados os Empenhos que estiverem com o marcador Limite não cumprido​ e o marcador do exercício ex.: “2019”, “2015”, etc.. ●. Despesas Liquidadas ​> São considerados os valores das liquidações dos empenhos que estiverem com o marcador ​Limite não cumprido e o marcador do exercício ex.: “2019”, “2015”, etc.. ●. ​Despesas Pagas ​> São considerados os valores dos pagamentos dos empenhos que estiverem com o marcador Limite não cumprido e o marcador do exercício ex.: “2019”, “2015”, etc.. 3.3.5 Pasta Despesa por Fonte e Restos a Pagar O controle das informações de restos a pagar é estritamente necessário, tendo em vista que impactam diretamente no cumprimento do percentual de aplicação em ​ASPS (Associação dos Servidores da Previdência). Tabela 1: Disponibilidade de Caixa: Utiliza a mesma regra de geração do anexo ​Anexo 05 - Demonstrativo da Disponibilidade de Caixa e dos Restos a Pagar da Lei de Responsabilidade Fiscal. A única ressalva se aplica no DE/Para das fontes de recursos que pode ser utilizada nos padrões federais, estaduais e individuais por cliente conforme configuração.. Serão apurados os saldos financeiros a partir do recurso: ●. Fonte: Recursos Ordinários;. 18.

(20) ● ○ ○ ● ● ● ● ● ●. Fonte: Receitas de Impostos e Transferência de Impostos; ASPS - Será considerada a ​Fonte:​ ​ Receitas de Imp. e Transferência de Impostos Não ASPS - ​Não será gerada. Fonte: Transferência Fundo a Fundo de Recursos do SUS Governo Federal; Fonte: Transferência Fundo a Fundo de Recursos do SUS Governo Estadual; Fonte: Transferência de Conv. ou de Contratos de Repasse Vinculados à Saúde; Fonte: Operações de Crédito Vinculadas à Saúde; Fonte: Royalties do Petróleo Vinculados à Saúde (Recursos do Pré-Sal); Fonte: Outros Recursos Vinculados à Saúde.. Considerações para as colunas: <SALDOS_INICIAIS>:. s​ oma dos saldos iniciais bancários (somando os valores positivos e subtraindo os valores negativos); soma dos saldos de dinheiro (somando os valores positivos e subtraindo os valores negativos); soma dos saldos iniciais extraorçamentários de retenções que sejam de P ​ agamento antecipado (somando os valores positivos e subtraindo os valores negativos); soma dos saldos iniciais extraorçamentários de receitas extras que sejam do tipo ​Pagamento antecipado​ (somando os valores positivos e subtraindo os valores negativos). <MOVIMENTAÇÕES>. 19.

(21) soma de todas as colunas de valores da fonte de dados balanceteMensalRecurso quando o enquadramento for "Disponível" e estiver vinculado a uma conta bancária ou dinheiro (cálculo aplicado para registros dos exercícios menores ou igual ao exercício em questão; soma de todas as colunas de valores da fonte de dados balanceteMensalRecurso quando o enquadramento for "Disponível" e estiver vinculado a uma retenção ou receita extraorçamentária que for pagamento antecipado (cálculo aplicado para registros dos exercícios menores ou igual ao exercício em questão. Obs.: O cálculo deve ser realizado para o exercício em questão e (agrupado) por recurso.. ● ● ● ●. Até o Bimestre (Fundo de Saúde) > ​ ​Apurado o valor da disponibilidade financeira até o bimestre da entidade de geração. Até o Bimestre (Consórcios Públicos em Saúde) > ​ ​Não gerado. Total Até o Bimestre >​ ​Atualizado diretamente pelo SIOPS. Total disponibilidade até o Bimestre >​ ​Atualizado diretamente pelo SIOPS.. Tabela 2: Despesas por Fonte de Recurso - Saúde Os valores para essa tabela serão preenchidos automaticamente, conforme informações já armazenadas. Segue informações para conferência: ●. Fonte: Recursos Ordinários > É o valor apurado da despesa orçamentária (função. 10 - saúde) por fonte ​recursos ordinários​; ●. Fonte: ​Receitas de Impostos e de Transferência de Impostos - Saúde (ASPS) >. É o valor de ASPS apurado da despesa orçamentária na fonte ​impostos ​linha total; ●. Fonte: ​Receitas de Impostos e de Transferência de Impostos - Saúde (NÃO. ASPS) >. Linha Total das Despesas com Saúde (-) Total da Despesas com Saúde. consideradas em ASPS. É o valor apurado da na pasta de previsão e execução da despesa orçamentária na fonte ​imposto​; ●. Fonte: ​Transferências Fundo a Fundo de Recursos do SUS provenientes do. Governo Federal > Linha Total das Despesas com Saúde. É o valor apurado da despesa orçamentária (função 10 - saúde) na fonte ​Transf. SUS União​; ●. Fonte: ​Transferências Fundo a Fundo de Recursos do SUS provenientes do. Governo Estadual > Linha Total das Despesas com Saúde. É o valor apurado da despesa orçamentária (função 10 - saúde) na fonte ​Transf. SUS Estado​; ●. Fonte: ​Transferências de Convênios destinadas à Saúde Linha Total das. Despesas com Saúde ​> É o valor apurado da despesa orçamentária (função 10 - saúde). 20.

(22) na fonte ​convênios​ vinculadas a saúde; Fonte: ​Operações de Crédito vinculadas à Saúde > Linha Total das Despesas com. ●. Saúde. É o valor apurado da despesa orçamentária (função 10 - saúde) na fonte ​operações de crédito​ vinculadas à saúde; Fonte: ​Royalties do Petróleo destinados à Saúde Linha Total das Despesas com. ●. Saúde > É o valor apurado da despesa orçamentária (função 10 - saúde) na fonte ​royalties de petróleo​ vinculadas a saúde. Fonte: ​Outros Recursos Destinados à Saúde Linha Total das Despesas com. ●. Saúde > ​É o valor apurado da despesa orçamentária (função 10 - saúde) na fonte ​Outros recursos vinculados destinados a saúde​. Tabela 3: Despesa por fonte de Recursos - Executadas em Consórcios Públicos Não estão sendo gerados valores para este arquivos no momento. Tabela 4: Restos a Pagar Inscritos no ano e Inscritos em exercícios anteriores Conforme orientação do SIOPS, os valores de restos a pagar inscritos por exercício devem ser demonstrados integralmente, independente de já terem sido pagos ou cancelados. Os valores serão informados separadamente por exercício e discriminados por fonte de recurso, bem como pelo tipo “Restos a pagar processados” e “Restos a pagar não processados”. Serão apurados a partir do recurso: ● ● ○ ○ ● ● ● ● ● ●. Fonte: Recursos Ordinários Fonte: Receitas de Impostos e Transferência de Impostos ASPS - ​Será considerado a Fonte: Receitas de Impostos e Transferência de Impostos. Não ASPS - ​Será considerado despesa/empenho estiver com o marcador “ASPS (Não computadas)” Fonte: Transferência Fundo a Fundo de Recursos do SUS Governo Federal Fonte: Transferência Fundo a Fundo de Recursos do SUS Governo Estadual Fonte: Transferência de Conv. ou de Contratos de Repasse Vinculados à Saúde Fonte: Operações de Crédito Vinculadas à Saúde Fonte: Royalties do Petróleo Vinculados à Saúde (Recursos do Pré-Sal) Fonte: Outros Recursos Vinculados à Saúde. Considerações para as colunas: ● Inscritos Processados - 2020 ​> Os valores referente à restos do exercício de geração, serão demonstrados apenas no 6° Bimestre. Nesta coluna serão considerados os valores de ​empenhos a pagar liquidados, inscritos em restos no exercício de geração, lançados na ​Função 10.​ ●. Inscritos não Processados - 2020 ​> Os valores referente à restos do exercício de. 21.

(23) geração serão demonstrados apenas no 6° Bimestre. Nesta coluna serão considerado os valores de ​empenhos a pagar não liquidados, inscritos em restos no exercício de geração, lançados na ​Função 10.​ ● Inscritos Processados - 2019 > ​São apurados os valores de empenhos a pagar que estavam liquidados no final do exercício de 2020 que são da despesa da função 10, e que foram inscritos em restos a pagar que são do exercício de origem 2019. ● Inscritos não Processados - 2019 > São apurados os valores de empenhos a pagar que não estavam liquidados no final do exercício de 2020 que são da despesa da função 10, e que foram inscritos em restos a pagar que são do exercício de origem 2019. ● Inscritos Processados - 2018 > ​São apurados os valores de empenhos a pagar que estavam liquidados no final do exercício de 2019 que são da despesa da função 10, e que foram inscritos em restos a pagar que são do exercício de origem 2018.. ● Inscritos não Processados - 2018 > São apurados os valores de empenhos a pagar que não estavam liquidados no final do exercício de 2019 que são da despesa da função 10, e que foram inscritos em restos a pagar que são do exercício de origem 2018. ​. ● Inscritos Processados - 2017 > ​São apurados os valores de empenhos a pagar que estavam liquidados no final do exercício de 2018 que são da despesa da função 10, e que foram inscritos em restos a pagar que são do exercício de origem 2017. ● Inscritos não Processados - 2017 > São apurados os valores de empenhos a pagar que não estavam liquidados no final do exercício de 2018 que são da despesa da função 10, e que foram inscritos em restos a pagar que são do exercício de origem 2017. ● Inscritos Processados - 2016 > ​São apurados os valores de empenhos a pagar que estavam liquidados no final do exercício de 2017 que são da despesa da função 10, e que foram inscritos em restos a pagar que são do exercício de origem 2016.. ● Inscritos não Processados - 2016 > São apurados os valores de empenhos a pagar que não estavam liquidados no final do exercício de 2017 que são da despesa da função 10, e que foram inscritos em restos a pagar que são do exercício de origem 2016. ● Inscritos Processados - 2015 > ​São apurados os valores de empenhos a pagar que estavam liquidados no final do exercício de 2016 que são da despesa da função 10, e que foram inscritos em restos a pagar que são do exercício de origem 2015. ● Inscritos não Processados - 2015 > São apurados os valores de empenhos a pagar que não estavam liquidados no final do exercício de 2016 que são da despesa da função 10, e que foram inscritos em restos a pagar que são do exercício de origem 2015.. 22.

(24) ● Inscritos Processados - 2014 > ​São apurados os valores de empenhos a pagar que estavam liquidados no final do exercício de 2015 que são da despesa da função 10, e que foram inscritos em restos a pagar que são do exercício de origem 2014. ● Inscritos não Processados - 2014 > São apurados os valores de empenhos a pagar que não estavam liquidados no final do exercício de 2015 que são da despesa da função 10, e que foram inscritos em restos a pagar que são do exercício de origem 2014. ● Inscritos Processados - 2013 > ​São apurados os valores de empenhos a pagar que estavam liquidados no final do exercício de 2014 que são da despesa da função 10, e que foram inscritos em restos a pagar que são do exercício de origem 2013. ● Inscritos não Processados - 2013 > São apurados os valores de empenhos a pagar que não estavam liquidados no final do exercício de 2014 que são da despesa da função 10, e que foram inscritos em restos a pagar que são do exercício de origem 2013.. Tabela 5: Restos a Pagar Pagos Até o Bimestre - por Exercício de Inscrição Esta tabela demonstra informações dos valores de Restos a Pagar Pagos, no exercício corrente, referentes aos exercícios anteriores, sendo separados em processados e não processados. Serão apurados a partir do recurso: ● ● ○ ○ ● ● ● ● ● ●. Fonte: Recursos Ordinários Fonte: Receitas de Impostos e Transferência de Impostos ASPS - ​Será considerado a Fonte: Receitas de Impostos e Transferência de Impostos. Não ASPS - ​Será considerado despesa/empenho estiver com o marcador “ASPS (Não computadas)” Fonte: Transferência Fundo a Fundo de Recursos do SUS Governo Federal Fonte: Transferência Fundo a Fundo de Recursos do SUS Governo Estadual Fonte: Transferência de Conv. ou de Contratos de Repasse Vinculados à Saúde Fonte: Operações de Crédito Vinculadas à Saúde Fonte: Royalties do Petróleo Vinculados à Saúde (Recursos do Pré-Sal) Fonte: Outros Recursos Vinculados à Saúde. Considerações para as colunas: ● Restos a Pagar Pagos Processados - 2018 > São apurados os valores de ordens anteriores pagas da função 10 no período de geração mas que são de exercício de origem igual a 2018. ● Restos a Pagar Pagos Não Processados - 2018 > ​São apurados os valores de empenhos anteriores pagos da função 10 no período de geração mas que são de exercício de origem igual a 2018.. 23.

(25) ● Restos a Pagar Pagos Processados - 2017 > ​São apurados os valores de ordens anteriores pagas da função 10 no período de geração mas que são de exercício de origem igual a 2017. ● Restos a Pagar Pagos Não Processados - 2017 > ​São apurados os valores de empenhos anteriores pagos da função 10 no período de geração mas que são de exercício de origem igual a 2017. ● Restos a Pagar Pagos Processados - 2016 > ​São apurados os valores de ordens anteriores pagas da função 10 no período de geração mas que são de exercício de origem igual a 2016. ● Restos a Pagar Pagos Não Processados - 2016 > São apurados os valores de empenhos anteriores pagos da função 10 no período de geração mas que são de exercício de origem igual a 2016 ● Restos a Pagar Pagos Processados - 2015 > ​São apurados os valores de ordens anteriores pagas da função 10 no período de geração mas que são de exercício de origem igual a 2015. ● Restos a Pagar Pagos Não Processados - 2015 > ​São apurados os valores de empenhos anteriores pagos da função 10 no período de geração mas que são de exercício de origem igual a 2015. ● Restos a Pagar Pagos Processados - 2014 > ​São apurados os valores de ordens anteriores pagas da função 10 no período de geração mas que são de exercício de origem igual a 2014. ● Restos a Pagar Pagos Não Processados - 2014 > ​São apurados os valores de empenhos anteriores pagos da função 10 no período de geração mas que são de exercício de origem igual a 2014. ● Restos a Pagar Pagos Processados - 2013 > ​São apurados os valores de ordens anteriores pagas da função 10 no período de geração mas que são de exercício de origem igual a 2013. ● Restos a Pagar Pagos Não Processados - 2013 > São apurados os valores de empenhos anteriores pagos da função 10 no período de geração mas que são de exercício de origem igual a 2013. ●. As demais colunas são atualizadas pelo SIOPS. Tabela 5.1: Restos a Pagar Pagos em Anos Anteriores - por Exercício de Inscrição. 24.

(26) Esta tabela apresenta informações dos valores de Restos a Pagar Pagos acumulados de anos anteriores, sendo discriminados em processados e não processados, ou seja, o usuário deve preencher o valor acumulado de restos a pagar pagos nos últimos 5 exercícios. Na tabela 5.1 o ente deve preencher o valor de Restos a Pagar Pagos de anos anteriores, separados por exercício de inscrição. Serão apurados a partir do recurso:. ● ● ○ ○ ● ● ● ● ● ●. Fonte: Recursos Ordinários; Fonte: Receitas de Impostos e Transferência de Impostos; ASPS - ​Será considerado a Fonte: Receitas de Impostos e Transferência de Impostos. Não ASPS - ​Será considerado despesa/empenho estiver com o marcador ​ASPS (Não computadas);​ Fonte: Transferência Fundo a Fundo de Recursos do SUS Governo Federal; Fonte: Transferência Fundo a Fundo de Recursos do SUS Governo Estadual; Fonte: Transferência de Conv. ou de Contratos de Repasse Vinculados à Saúde; Fonte: Operações de Crédito Vinculadas à Saúde; Fonte: Royalties do Petróleo Vinculados à Saúde (Recursos do Pré-Sal); Fonte: Outros Recursos Vinculados à Saúde.. Considerações para as colunas:. ●. Restos a Pagar Pagos Processados - 2019 >​ Nada a gerar;. ●. Restos a Pagar Pagos Não Processados - 2019 > ​Nada a gerar;. ● Restos a Pagar Pagos Processados - 2018 > ​São apurados os valores de ordens anteriores pagas da função 10 até o exercício de 2019, que são de exercício de origem igual a 2018. ● Restos a Pagar Pagos Não Processados - 2018 > ​São apurados os valores de empenhos anteriores pagos da função 10 até o exercício de 2019, que são de exercício de origem igual a 2018. ● Restos a Pagar Pagos Processados - 2017 > ​São apurados os valores de ordens anteriores pagas da função 10 até o exercício de 2019, que são de exercício de origem igual a 2017. ● Restos a Pagar Pagos Não Processados - 2017 > ​São apurados os valores de empenhos anteriores pagos da função 10 até o exercício de 2019, que são de exercício de origem igual a 2017. ● Restos a Pagar Pagos Processados - 2016 > ​São apurados os valores de ordens anteriores pagas da função 10 até o exercício de 2019, que são de exercício de origem igual a 2016.. 25.

(27) ● Restos a Pagar Pagos Não Processados - 2016 > São apurados os valores de empenhos anteriores pagos da função 10 até o exercício de 2019, que são de exercício de origem igual a 2016. ● Restos a Pagar Pagos Processados - 2015 > ​São apurados os valores de ordens anteriores pagas da função 10 até o exercício de 2019, que são de exercício de origem igual a 2015. ● Restos a Pagar Pagos Não Processados - 2015 > ​São apurados os valores de empenhos anteriores pagos da função 10 até o exercício de 2019, que são de exercício de origem igual a 2015. ● Restos a Pagar Pagos Processados - 2014 > ​São apurados os valores de ordens anteriores pagas da função 10 até o exercício de 2019, que são de exercício de origem igual a 2014. ● Restos a Pagar Pagos Não Processados - 2014 > São apurados os valores de empenhos anteriores pagos da função 10 até o exercício de 2019, que são de exercício de origem igual a 2014. ● Restos a Pagar Pagos Processados - 2013 > ​São apurados os valores de ordens anteriores pagas da função 10 até o exercício de 2019, que são de exercício de origem igual a 2013. ● Restos a Pagar Pagos Não Processados - 2013 > São apurados os valores de empenhos anteriores pagos da função 10 até o exercício de 2019, que são de exercício de origem igual a 2013. ●. As demais colunas são atualizadas pelo SIOPS.. Tabela 6: Restos a Pagar Cancelados/ Prescritos Até o Bimestre - por Exercício do Inscrição Esta tabela compõe informação dos valores de Restos a Pagar Cancelados no exercício corrente, referentes a exercícios anteriores, sendo discriminados em processados e não processados. Deve ser informado o valor de restos a pagar ​cancelados/prescritos no exercício corrente (processados ou não processados) de quaisquer exercícios anteriores e devem lançados por exercício de inscrição. Serão apurados a partir do recurso: ● ● ○. Fonte 001 - Recursos Ordinários; Fonte 211- Receitas de Impostos e Transferência de Impostos; ASPS - ​Será considerado a Fonte 211 - Receitas de Impostos e ​Transferência de. 26.

(28) Impostos. ○ Não ASPS - ​Será considerado conforme regras abaixo, os cadastros que possuam a flag ​Não Aplic. em Ações e Serv. Públicos Saúde;​ ● Fonte 212 - Transferência Fundo a Fundo de Recursos do SUS Governo Federal; ● Fonte 213 - Transferência Fundo a Fundo de Recursos do SUS Governo Estadual; ● Fonte 220 - Transferência de Conv. ou de Contratos de Repasse Vinculados à Saúde; ● Fonte 230 - Operações de Crédito Vinculadas à Saúde; ● Fonte 240 - Royalties do Petróleo Vinculados à Saúde (Recursos do Pré-Sal); ● Fonte 290 - Outros Recursos Vinculados à Saúde. Considerações para as colunas:. ● Restos a Pagar Cancelados Processados - 2018 > São apurados os valores de ordens anteriores canceladas da função 10 no exercício de geração, que são de exercício de origem igual a 2018. ● Restos a Pagar Cancelados Não Processados - 2018 > ​São apurados os valores de empenhos anteriores cancelados da função 10 no exercício de geração, que são de exercício de origem igual a 2018. ● Restos a Pagar Cancelados Processados - 2017 > ​São apurados os valores de ordens anteriores canceladas da função 10 até o exercício de 2018, que são de exercício de origem igual a 2017. ● Restos a Pagar Cancelados Não Processados - 2017 > ​São apurados os valores de empenhos anteriores canceladas da função 10 até o exercício de 2018, que são de exercício de origem igual a 2017. ● Restos a Pagar Cancelados Processados - 2016 > ​São apurados os valores de ordens anteriores canceladas da função 10 até o exercício de 2018, que são de exercício de origem igual a 2016. ● Restos a Pagar Cancelados Não Processados - 2016 > São apurados os valores de empenhos anteriores canceladas da função 10 até o exercício de 2018, que são de exercício de origem igual a 2016. ● Restos a Pagar Cancelados Processados - 2015 > ​São apurados os valores de ordens anteriores canceladas a função 10 até o exercício de 2018, que são de exercício de origem igual a 2015​. ● Restos a Pagar Cancelados Não Processados - 2015 > ​São apurados os valores de empenhos anteriores canceladas da função 10 até o exercício de 2018, que são de exercício de origem igual a 2015.. 27.

(29) ● Restos a Pagar Cancelados Processados - 2014 > ​São apurados os valores de ordens anteriores canceladas da função 10 até o exercício de 2018, que são de exercício de origem igual a 2014. ● Restos a Pagar Cancelados Não Processados - 2014 > São apurados os valores de empenhos anteriores canceladas da função 10 até o exercício de 2018, que são de exercício de origem igual a 2014. ● Restos a Pagar Cancelados Processados - 2013 > São apurados os valores de ordens anteriores canceladas da função 10 até o exercício de 2018, que são de exercício de origem igual a 2013. ● Restos a Pagar Cancelados Não Processados - 2013 > São apurados os valores de empenhos anteriores canceladas da função 10 até o exercício de 2018, que são de exercício de origem igual a 2013. ●. As demais colunas são atualizadas pelo SIOPS.. Tabela 6.1:Restos a Pagar Cancelados/Prescritos em anos anteriores - por Exercício de Inscrição Nesta Tabela deve ser informado o valor de restos a pagar ​Cancelados/prescritos até o exercício de geração menos um processado, ou não processados de quaisquer exercícios anteriores que já tenham sido efetivamente cancelados/prescritos, devendo ser lançados por exercício de inscrição (processados e não processados). Serão apurados a partir do recurso: ● ● ○ ○ ● ● ● ● ● ●. Fonte: Recursos Ordinários; Fonte: Receitas de Impostos e Transferência de Impostos; ASPS - ​Será considerado a Fonte: Receitas de Impostos e Transferência de Impostos. Não ASPS - ​Será considerado despesa/empenho estiver com o marcador A ​ SPS (Não computadas);​ Fonte: Transferência Fundo a Fundo de Recursos do SUS Governo Federal; Fonte: Transferência Fundo a Fundo de Recursos do SUS Governo Estadual; Fonte: Transferência de Conv. ou de Contratos de Repasse Vinculados à Saúde; Fonte: Operações de Crédito Vinculadas à Saúde; Fonte: Royalties do Petróleo Vinculados à Saúde (Recursos do Pré-Sal); Fonte: Outros Recursos Vinculados à Saúde.. Considerações para as colunas: ●. Restos a Pagar Cancelados Processados - 2019 >​ Nada a gerar;. ●. Restos a Pagar Cancelados Não Processados - 2019 > ​Nada a gerar.. 28.

(30) ● Restos a Pagar Cancelados Processados - 2018 > São apurados os valores de ordens anteriores canceladas da função 10 até o exercício 2019, que são de exercício de origem igual a 2018. ● Restos a Pagar Cancelados Não Processados - 2018 > ​São apurados os valores de ordens anteriores canceladas da função 10 até o exercício 2019, que são de exercício de origem igual a 2018. ● Restos a Pagar Cancelados Processados - 2017 > ​São apurados os valores de ordens anteriores canceladas da função 10 até o exercício 2019, que são de exercício de origem igual a 2017. ● Restos a Pagar Cancelados Não Processados - 2017 > São apurados os valores de ordens anteriores canceladas da função 10 até o exercício 2019, que são de exercício de origem igual a 2017. ● Restos a Pagar Cancelados Processados - 2016 > ​São apurados os valores de ordens anteriores canceladas da função 10 até o exercício de 2019, que são de exercício de origem igual a 2016. ● Restos a Pagar Cancelados Não Processados - 2016 > ​São apurados os valores de empenhos anteriores cancelados da função 10 até o exercício de 2019, que são de exercício de origem igual a 2016. ● Restos a Pagar Cancelados Processados - 2015 > ​São apurados os valores de ordens anteriores canceladas da função 10 até o exercício de 2019, que são de exercício de origem igual a 2015. ● Restos a Pagar Cancelados Não Processados - 2015 > ​São apurados os valores de empenhos anteriores cancelados da função 10 até o exercício de geração, que são de exercício de origem igual a 2015. ● Restos a Pagar Cancelados Processados - 2014 > ​São apurados os valores de ordens anteriores canceladas da função 10 até o exercício de 2019, que são de exercício de origem igual a 2014. ● Restos a Pagar Cancelados Não Processados - 2014 > São apurados os valores de empenhos anteriores cancelados da função 10 até o exercício de 2019, que são de exercício de origem igual a 2014. ● Restos a Pagar Cancelados Processados - Exercícios Anteriores > São apurados os valores de ordens anteriores canceladas da função 10 até o exercício de 2019, que são de exercício de origem menores que 2014. ● Restos a Pagar Cancelados Não Processados - Exercícios Anteriores > São apurados os valores de empenhos anteriores canceladas da função 10 até o exercício de. 29.

(31) 2019, que são de exercício de origem menores que 2014. ●. As demais colunas são atualizadas pelo SIOPS.. 3.3.6 Despesas executadas em Consórcio Público por Contrato de Rateio Não estão sendo gerados valores para este arquivos no momento.. 4. Entenda a estrutura dos arquivos - Layout de Terceiros Os arquivos foram desenvolvidos utilizando o layout disponibilizado pelo SIOPS. Para baixá-los, basta acessar o ​SIOPS > Dados > Exportar > Exportar Dados de Pasta > Selecionar Layout de terceiros​;. 30.

(32) Para exemplificar a estrutura, vamos utilizar ”​SIOPS-Despesas-3 ​ _11-​ Recuros_Ordinarios_Administrativas:​ ”. o. arquivo. ● Será gerado um ​arquivo para cada linha das Pastas do SIOPS​; ● A nomenclatura segue a ordem das tabelas, desta forma facilita o envio e conferência dos arquivos; Exemplo: 3 ​- Terceiro item da pasta - Fonte de recursos ordinários; 1​ - Primeiro item de despesa - Previsão e Execução das despesas Orçamentárias; 1​ - Item da fonte - Função Administrativa.. 31.

(33) ● Os arquivos possuem extensão "​.IMPT​" mas segue no mesmo formato CSV, onde os campos serão separados por "​;​". ● Coluna 1​, corresponde ao código da tabela na qual será armazenado o valor, seguindo a mesma lógica da nomenclatura;. ● Coluna 2​, ​demonstra o elemento de despesa que será identificado pelo De/Para Natureza da Despesa​ (Informações de equivalência); ● As colunas que recebem os valores são representados por ​V0:[>R$0,00<]:-[13]​. No arquivo de ​Previsão e Execução da Despesa,​ por exemplo, essa coluna transporta o valor da ​Dotação Inicial​. ●. As últimas colunas serão geradas "#L0" - Linha e #C6 - Coluna.. 5. COVID - 19 A partir de 2020, o ​SIOPS ​liberou um novo quadro para demonstração dos recebimentos de recursos e a execução das despesas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública decorrentes do ​Coronavírus (COVID-19)​.. 32.

(34) Quais cadastros serão considerados no envio dos dados referente ao COVID-19?. O Sistema irá considerar os cadastros que possuírem o marcador ​COVID-19​, da seguinte forma: -. Empenhos >​ Considera todos os empenhos que estiverem com o marcador;. -. Receitas >​ Considera todas as arrecadações da receita que possuir o marcador;. -. Especificação da Fonte de recurso > Considera todos os Empenhos e Receitas que. estiverem vinculados à essa fonte de recurso.. Importante! Aplicação desta regra é igual a já existente para o envio das informações ao Transparência Fly. Quando o marcador ​COVID-19 estiver setado no Cadastro da Receita e Despesa não deverá estar no Cadastro da Especificação das Fontes de Recursos. Logo, se este cadastro apresentar marcação, ela não deverá constar nos cadastros de Receitas e Despesas. Além da configuração do marcador, segue abaixo as particularidades para cada pasta: Repasse da União, Repasse Estadual e Recursos próprios.. 33.

(35) 5.1 Repasse União Os valores para o ​Quadro de Transferências de recursos e ​Despesas decorrentes da situação de emergência serão apurados a partir dos recursos utilizados no cadastro de Receita e/ou Empenho, e que estejam relacionados ao recurso ​Transferência do Fundo SUS Federal do DeXPara ​do SIOPS (Informações de Equivalência). 1 Quadro demonstrativo da transferência de recursos advindos da união. São considerados os registros com marcador ​COVID-19 no cadastro da receita ou da Especificação de Recurso, o vínculo do recursos conforme citado no item ​1. Repasse União. ​Para desmembramento dos recursos, são considerados os marcadores ​SIOPS: PORTARIAS 488 E 545​,​SIOPS: MP 938/2020​,​SIOPS: LC 172/2020​,​SIOPS: PORT MS 774-859/2020​,​SIOPS: PORT MS 395/2020​,​SIOPS:. PORT. MS. 430/2020​,​SIOPS:. PORT. MS. 480/2020​,​SIOPS:. PORT. MS. 414/2020​,​SIOPS: PORT MS 568/2020 e ​SIOPS: PORT MS 827/2020 do cadastro da receita, caso não haja vínculo, os valores são gerados na linha ​Outros recursos advindos de transferências da União:​. Importante! Nossa sugestão, para que a entidade possa realizar os detalhamentos corretamente, é que sejam cadastradas naturezas de receitas específicas para cada portaria, desta forma o controle será mais efetivo.. 34.

(36) Abaixo segue a estrutura do arquivo: ●. Colunas 1 > Identificador da Planilha, gera fixo 70;. ●. Colunas 2 > Identificar dos recursos: ○. Identificada pela referência ​9999999001​ > Gera os valores referentes a receitas vinculadas no marcador à ​SIOPS: PORTARIAS 488 E 545. ○. Identificada pela referência ​9999999002 ​> Gera os valores referentes a receitas vinculadas na propriedade adicional à ​SIOPS: MP 938/2020​. Nesta linha não será verificado o recurso.. ○. Identificada pela referência ​9999999003 ​> Gera os valores referentes a receitas vinculadas no marcador à ​SIOPS: LC 172/2020. ○. Identificada pela referência ​9999999004​ > Gera os valores referentes a receitas vinculadas no marcador à ​SIOPS: PORT MS 774-859/2020. ○. Identificada pela referência ​9999999005​ > Gera os valores referentes a receitas vinculadas no marcador à ​SIOPS: PORT MS 395/2020. ○. Identificada pela referência ​9999999006 ​> Gera os valores referentes a receitas vinculadas no marcador à ​SIOPS: PORT MS 430/2020. ○. Identificada pela referência ​9999999007 ​>Gera os valores referentes a receitas vinculadas no marcador à ​SIOPS: PORT MS 480/2020. ○. Identificada pela referência ​9999999008​ > Gera os valores referentes a receitas vinculadas no marcador à ​SIOPS: PORT MS 414/2020. ○. Identificada pela referência ​9999999009​ > Gera os valores referentes a receitas vinculadas no marcador à ​SIOPS: PORT MS 568/2020. ○. Identificada pela referência ​9999999010​ > Gera os valores referentes a receitas vinculadas no marcador à ​SIOPS: PORT MS 827/2020. ○. Identificada pela referência ​9999999011 ​> Gera os valores referentes a receitas que não entram nos itens citados acima.. ○. Identificada pela referência ​9999999012 ​> Campo totalizador, não gera informação;. ●. Coluna 3 > ID do registro gera fixo;. ●. Coluna 4 >V0:[>R$<]:-[260](Valor do Recurso) > Nesta coluna deverá ser apurado das receitas que atender as regras para geração de cada linha do arquivo.. ●. Coluna 5 > "#L0" > Identifica a linha do registro do arquivo que vai de 0 até 11.. ●. Coluna 6 > "#C1" > Identifica a coluna do registro do arquivo.. 35.

(37) 2 Despesas decorrentes da situação de emergência de saúde. São consideradas o marcador ​COVID-19 no cadastro do empenho ou da Especificação de Recurso, e o vínculo do recursos conforme citado no item ​1. Repasse União​. Para o correto desmembramento da subfunção 302, serão considerados os marcadores ​SIOPS: SAMU​,​SIOPS: Rede de Cuidados​,​SIOPS: Transporte Sanitário Eletivo​,​SIOPS: Finac Ambulância​,​SIOPS: Ações Atendimento e ​SIOPS: Apoio, Diagnóstico e Tratamento do cadastro do empenho, caso não haja vínculo, os valores serão gerados na linha ​Outras ações da assistência hospitalar e ambulatorial.​. 36.

(38) Abaixo segue a estrutura do arquivo: ●. Colunas 1 > Identificador da Planilha, gera fixo 77.. ●. Colunas 2 > Identificar das subfunções: ○. Identificada pela referência ​9999999013​ > Gera os valores referentes aos empenhos que possuírem a Subfunção 122 e função 10;. ○. Identificadas pela referência ​9999999014​ > Campo totalizador, não gera informação;. ○. Identificadas pela referência ​9999999015 > Gera os valores referentes aos empenhos a Subfunção 301 da função 10;. ○. Identificadas pela referência ​9999999016​ > Campo totalizador, não gera informação;. ○. Identificadas pela referência ​9999999017 > Gera os valores referentes aos empenhos vinculados no marcador ​SIOPS: SAMU​, Subfunção 302 e função 10;. ○. Identificadas pela referência ​9999999018 > Gera os valores referentes aos empenhos vinculados no marcador ​SIOPS: Rede de Cuidados, ​Subfunção 302 e função 10;. ○. Identificadas pela referência ​9999999019 > Gera os valores referentes aos empenhos vinculados no marcador ​SIOPS: Transporte Sanitário Eletivo​, Subfunção 302 e função 10;. ○. Identificadas pela referência ​999999020 ​> Gera os valores referentes aos empenhos no marcador ​SIOPS: Finac Ambulância​, Subfunção 302 e função 10;. ○. Identificadas pela referência ​9999999021 ​> Gera os valores referentes aos empenhos no marcador ​SIOPS: Ações Atendimento​, Subfunção 302 e função 10;. ○. Identificadas pela referência ​9999999022 ​> Gera os valores referentes aos empenhos no marcador ​SIOPS: Apoio, Diagnóstico e Tratamento​, Subfunção 302 e função 10;. ○. Identificadas pela referência ​9999999023 ​> Gera os valores referentes aos empenhos que forem da função 10, subfunção 302 que não estejam relacionados nos itens acima;. ○. Identificadas pela referência ​9999999024 ​> Gera os valores referentes aos empenhos que forem da subfunção 303 e função 10;. ○. Identificadas pela referência ​9999999025 ​> Gera os valores referentes aos empenhos que forem da subfunção 304 e função 10;. ○. Identificadas pela referência ​9999999026 ​> Gera os valores referentes aos empenhos que forem da subfunção 305 e função 10;. ○. Identificadas pela referência ​9999999027 ​> Gera os valores referentes aos empenhos que forem da subfunção 306 e função 10;. ○. Identificadas pela referência ​9999999028 ​> Gera os valores referentes aos empenhos. 37.

(39) que forem da função 10 e não entram nas subfunções citadas acima; ○. Identificadas pela referência ​9999999029 ​> Campo totalizador, não gera informação;. ●. Coluna 3 > É o id do registro que também não deverá ser alterado;. ●. Coluna 4 > V0:[>R$0,00<]:-[9](Despesas Empenhadas) > Nesta coluna deverá ser apurado o valor empenhado que atender as regras para geração de cada linha do arquivo.. ●. Coluna 5 > V1:[>R$<]:-[10](Despesas Liquidadas) > Nesta coluna deverá ser apurado o valor liquidado que atender as regras para geração de cada linha do arquivo;. ●. Coluna 6 > V2:[>R$<]:-[11](Despesas Pagas) > Nesta coluna deverá ser apurado o valor pago que atender as regras para geração de cada linha do arquivo;. ●. Coluna 7 > "#L0" > Identifica a linha do registro do arquivo que vai de 0 até 16.. ●. Coluna 8 > "#C3" > Identifica a coluna do registro do arquivo.. 5.2 Repasse Estadual Os valores para o ​Quadro demonstrativo da aplicação de recursos e ​Despesas decorrentes da situação de emergência são apurados a partir dos recursos utilizados no cadastro de Receita e/ou Empenho, e que estejam relacionados ao recurso Transferência do Fundo SUS Estadual ​ do ​DeXPara ​do SIOPS (Informações de Equivalência). 1​ ​Quadro demonstrativo da aplicação de recursos Para esse quadro, serão consideradas apenas o marcador de ​COVID-19 ​no cadastro da receita ou da Especificação de Recurso, e o vínculo do recursos conforme citado no item ​2​. Repasse Estadual. Estrutura do arquivo: ●. Colunas 1 > Identificador da Planilha, não deverá ser alterado. 38.

(40) ●. Colunas 2 > Identificar dos recursos: ○. Identificada pela referência ​9999999030​ > Gera os valores arrecadados que estiverem vinculados ao recurso 213;. ○. Identificada pela referência ​9999999029​ > Campo totalizador, não gera informação;. ●. Coluna 3 > É o id do registro que também não deverá ser alterado;. ●. Coluna 4 > V0:[>R$<]:-[260](Valor do Recurso) > Nesta coluna deverá ser apurado das receitas que atender as regras para geração de cada linha do arquivo.. ●. Coluna 5 > "#L0" > Identifica a linha do registro do arquivo que vai de 0 até 1.. ●. Coluna 6 > "#C1" > Identifica a coluna do registro do arquivo.. 2​ ​Despesas decorrentes da situação de emergência Neste quadro, serão consideradas apenas a marcação de ​COVID = SIM no cadastro do Empenho ou da Especificação de Recurso, e o vínculo do recursos conforme citado no item ​2. Repasse Estadual​. Estrutura do arquivo: ●. Colunas 1 > Identificador da Planilha, gera fixo 78;. ●. Colunas 2 >> Identificar das subfunções: ○. Identificada pela referência ​9999999013 ​> Gera os valores referentes aos empenhos que forem da subfunção 122 e função 10;. ○. Identificadas pela referência ​9999999014 > Gera os valores referentes aos empenhos que forem da subfunção 301 e função 10;. ○. Identificadas pela referência ​9999999016 > Gera os valores referentes aos empenhos que forem da subfunção 302 e função 10;. ○. Identificadas pela referência ​9999999024 > Gera os valores referentes aos empenhos que forem da subfunção 303 e função 10;. ○. Identificadas pela referência ​9999999025 > Gera os valores referentes aos empenhos que forem da subfunção 304 e função 10;. ○. Identificadas pela referência ​9999999026 ​> Gera os valores referentes aos empenhos que forem da subfunção 305 e função 10;. ○. Identificadas pela referência ​9999999027 > Gera os valores referentes aos empenhos que forem da subfunção 306 e função 10;. 39.

(41) ○. Identificadas pela referência ​9999999028 > Gera os valores referentes aos empenhos que forem da função 10, e não entram nas subfunções citadas acima;. ○. Identificadas pela referência ​9999999029​ > Campo totalizador, não gera informação;. ●. Coluna 3 > É o id do registro que também não deverá ser alterado;. ●. Coluna 4 > V0:[>R$0,00<]:-[9](Despesas Empenhadas) > Nesta coluna deverá ser apurado o valor empenhado que atender as regras para geração de cada linha do arquivo.. ●. Coluna 5 > V1:[>R$<]:-[10](Despesas Liquidadas) > Nesta coluna deverá ser apurado o valor liquidado que atender as regras para geração de cada linha do arquivo;. ●. Coluna 6 > V2:[>R$<]:-[11](Despesas Pagas) > Nesta coluna deverá ser apurado o valor pago que atender as regras para geração de cada linha do arquivo;. ●. Coluna 7 > "#L0" > Identifica a linha do registro do arquivo que vai de 0 até 8.. ●. Coluna 8 > "#C3" > Identifica a coluna do registro do arquivo.. 5.3 Recursos Próprios Os valores para o ​Quadro demonstrativo da aplicação de recursos e ​Despesas decorrentes da situação de emergência são apurados a partir dos recursos utilizados no cadastro de Receita e/ou Empenho, e que estejam relacionados ao recurso Recursos ordinários. do. DeXPara ​do SIOPS (Informações de Equivalência). 1 Quadro demonstrativo da aplicação de recursos Neste quadro, para fins de aplicação com recursos próprios, serão consideradas o valor total empenhado em recursos próprios. Estrutura do arquivo: ●. Colunas 1 > Identificador da Planilha, gera fixo 72;. ●. Colunas 2 > Identificar dos recursos: ○. Identificada pela referência ​9999999030 ​> Gera o valor total empenhado na função 10;. ○. Identificada pela referência ​9999999029​ > Campo totalizador, não gera informação;. ●. Coluna 3 > É o id do registro que também não deverá ser alterado;. ●. Coluna 4 > V0:[>R$<]:-[260](Valor do Recurso) > Nesta coluna deverá ser apurado o total. 40.

(42) empenhado gerado no arquivo ​siops_19_RecursosProprios_Despesas_impt. ●. Coluna 5 > "#L0" > Identifica a linha do registro do arquivo que vai de 0 até 1.. ●. Coluna 6 > "#C1" > Identifica a coluna do registro do arquivo.. 2​ ​Despesas decorrentes da situação de emergência Serão consideradas apenas o marcador de ​COVID-19 ​no cadastro do Empenho ou da Especificação de Recurso, e o vínculo do recursos conforme citado no item ​3. Recursos próprios. Estrutura do arquivo: ●. Colunas 1 > Identificador da Planilha, gera fixo 79;. ●. Colunas 2 > Identificar das subfunções: ○. Identificada pela referência ​9999999013 ​> Gera os valores referentes aos empenhos que forem da subfunção subfunção 122 e função 10;. ○. Identificadas pela referência ​9999999014 ​> Gera os valores referentes aos empenhos que forem da subfunção 301 e função 10;. ○. Identificadas pela referência ​9999999016 ​> Gera os valores referentes aos empenhos que forem da subfunção 302 e função 10;. ○. Identificadas pela referência ​9999999024 ​> Gera os valores referentes aos empenhos que forem da subfunção 303 e função 10;. ○. Identificadas pela referência ​9999999025 > Gera os valores referentes aos empenhos que forem da subfunção 304 e função 10;. ○. Identificadas pela referência ​9999999026 ​> Gera os valores referentes aos empenhos que forem da subfunção 305 e função 10;. ○. Identificadas pela referência ​9999999027 ​> Gera os valores referentes aos empenhos que forem da subfunção 306 e função 10;. ○. Identificadas pela referência ​9999999028 ​> Gera os valores referentes aos empenhos que forem da função 10, e não entram nas subfunções citadas acima;. ○. Identificadas pela referência ​9999999029 ​> Campo totalizador, não gera informação;. ●. Coluna 3 > É o id do registro que também não deverá ser alterado;. ●. Coluna 4 > V0:[>R$0,00<]:-[9](Despesas Empenhadas) > Nesta coluna deverá ser apurado o valor empenhado que atender as regras para geração de cada linha do arquivo.. ●. Coluna 5 > V1:[>R$<]:-[10](Despesas Liquidadas) > Nesta coluna deverá ser apurado o valor. 41.

(43) liquidado que atender as regras para geração de cada linha do arquivo; ●. Coluna 6 > V2:[>R$<]:-[11](Despesas Pagas) > Nesta coluna deverá ser apurado o valor pago que atender as regras para geração de cada linha do arquivo;. ●. Coluna 7 > "#L0" > Identifica a linha do registro do arquivo que vai de 0 até 8.. ●. Coluna 8 > "#C3" > Identifica a coluna do registro do arquivo.. 6. Fonte CSV de Anos Anteriores Visando facilitar a geração dos anos anteriores foi criado uma fonte de dados CSV que tem a responsabilidade de armazenar os dados dos anos anteriores quando a base de dados não possui dados migrados para estes exercícios mais antigos (tabelas 4, 5.1 e 6.1 do SIOPS). A estrutura da fonte de dados ​fonteSIOPSValoresAnteriores​ é a seguinte: Campos:. No campo recurso: RECURSOS_ORDINARIOS, RECEITA_IMPOSTOS_TRANSFERENCIA_IMPOSTOS, OPERACOES_CREDITO, ROYALTIES_PETROLEO, TRANSFERENCIA_CONVENIOS, TRANSFERENCIA_SUS_ESTADUAL, TRANSFERENCIA_SUS_FEDERAL e OUTROS_RECURSOS. No campo tabela são aceitos os valores : Inscrito, Cancelado e Pago No campos tipo : Processado e Não Processado Exemplo do arquivo .csv a ser inserido na fonte:. 42.

(44) Exemplo de arquivo de parâmetros .json:. Estes dados são inseridos na fonte de dados CSV via ferramenta REST, Postman, etc. A. API. que. insere. dados. na. fonte. de. dados. é:. https://contabilidade-fontes-dados.cloud.betha.com.br/contabilidade/fontes-adicionais/configuracoes/f onteSIOPSValoresAnteriores/dados​. Abaixo segue um exemplo de como fazer uma ação de inserção de valores na fonte de dados:. 43.

(45)

Referências

Documentos relacionados

São considerados dirigentes nos termos do art.º 248º- B nº 3 do Código de Valores Mobiliários, para além dos membros dos órgãos sociais acima referidos, os

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

CALENDARIZAÇÃO ANUAL ÁREAS CURRICULARES SETEMBRO AVALIAÇÃO MENSAL NOVEMBRO Avaliação 1.° Período DEZEMBRO 1.° PERÍODO JANEIRO AVALIAÇÃO MENSAL FEVEREIRO Avaliação 2.°

As circunstâncias fáticas acentuam habitualidade criminosa do investigado ÉDER AUGUSTO PINHEIRO, quais sejam: 1) figura como líder e principal articulador da

que entram no processo (de membros produtores/locais de produção ou fontes externas) devem ser imediatamente identificados com o GGN ou outra referência que esteja

Esta garantia está limitada aos casos em que os produtos sejam alvo de uma utilização exclusivamente doméstica, QmRFREULQGRDVXDXWLOL]DomRSUR¿VVLRQDO(VWDJDUDQWLDFREUH

PROFESSOR DE MATEMÁTICA - Diploma de Conclusão de Curso Superior em Licenciatura em Matemática PROFESSOR DE AEE (BRAILE) - Diploma de Conclusão de Curso Superior em Pedagogia, ou

Descongelação por tempo ou peso: é possível descongelar os alimentos de forma rápida e uniforme, sem os cozinhar ou afetar as proteínas e qualidade dos mesmos. O processo controla