• Nenhum resultado encontrado

O poder da atitude preventiva

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O poder da atitude preventiva"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Orientações em Saúde

O poder da

atitude preventiva

Jucelma Avanzi Catto

Engenheira de Segurança do Trabalho – CASS/Reitoria

Marcus Vinícius Queiroz Rocha

Médico do Trabalho – CASS/Reitoria

ABRIL DE 2021

(2)

Prevenir é cuidar!

Os novos tempos trouxeram mudanças inesperadas nos locais de trabalho e afetaram os recursos, os processos, os métodos e a produtividade, e, talvez o mais importante, as relações profissionais. Com isso, fundamental é a preservação da higidez nos ambientes laborais por meio de práticas e atitudes intencionais positivas e prevencionistas, seja no trabalho remoto ou no presencial.

Sob os efeitos da pandemia global pela COVID-19, que impôs o isolamento e o distanciamento social como medida para conter a disseminação do vírus, para muitos profissionais o local de tra-balho se tornou a própria residência.

Nesse contexto desafiador, inicia-se a campanha do Abril Verde, mês alusivo à Segurança e Saúde no Trabalho, que traz a reflexão sobre a necessidade de novos caminhos para o mundo do trabalho, com ações em prol de ambientes mais seguros e saudáveis, em garantia da pro-teção dos trabalhadores no exercício de suas profissões. É uma campanha coordenada pelo Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Programa Trabalho Seguro) da Justiça do Trabalho e replicada por vários órgãos, instituições e organizações.

No dia 28 de abril celebra-se o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho, instituído em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), com o propósito de lembrar as ví-timas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Nessa data, no ano de 1969, ocorreu uma explosão que matou 78 trabalhadores em uma mina localizada do estado norte-americano da Virgínia. Uma data que poderia representar apenas um dia de luto pela morte dos mineiros norte-americanos e de tantos outros profissionais que perderam suas vidas trabalhando,

(3)

trans-forma-se em um dia de reflexão sobre a vida e pela defesa do trabalho decente1, seguro e

saudável.

Segundo estimativas da OIT, a cada ano no mundo, 7.500 pessoas morrem por dia devido a condições de trabalho inseguras e insalubres, o que corresponde a cerca de 5% a 7% dos óbitos registrados, com custos humanos incalculáveis. Além disso, as perdas econômicas derivadas de doenças e acidentes ocupacionais, geralmente passíveis de prevenção, chegam a 4% do Produ-to Interno BruProdu-to (PIB) mundial. Além da violação de direiProdu-tos humanos e laborais, ambientes de trabalho inseguros e insalubres geram enormes prejuízos econômicos e perda da produtivida-de no trabalho, afetando negativamente a geração e a distribuição produtivida-de riquezas (Observatório produtivida-de Saúde e Segurança no Trabalho – OIT/MPT).

No Brasil, a Lei nº 11.121, de 25/05/2005, também instituiu o 28 de abril como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, com o objetivo de cons-cientizar empregados, empregadores, governos e sociedade civil sobre os riscos de acidentes e doenças no trabalho, visto que, de acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Traba-lho, são registrados acidentes a cada 49 segundos.

Entre as reflexões propostas pela data oficial no calendário brasileiro, o órgão gestor nacional do Programa Trabalho Seguro defende que o mecanismo mais eficiente para a redução de aci-dentes é o investimento sistemático em medidas de segurança e saúde dos trabalhadores

e o desenvolvimento de uma cultura prevencionista nos ambientes laborais, com apoio de seus dirigentes.

Tais medidas dizem respeito a uma série de normas e procedimentos que buscam prevenir aci-dentes e doenças ocupacionais, uma vez que os locais de trabalho podem oferecer riscos pela exposição a agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos (em ambientes administrativos) e de acidentes e, assim, comprometer a saúde e a segurança do trabalhador, seja de forma ime-diata ou ao longo do tempo. No atual panorama, são ainda identificados riscos mentais e sociais em função do isolamento e do distanciamento social. Acidentes e doenças do trabalho, doenças profissionais, violência, assédio moral e sexual, e outros temas relacionados fazem parte dos temas observados.

Segundo o Ministério da Saúde (2001), são consideradas medidas de proteção da saúde e pre-venção de doenças e agravos relacionados ao trabalho:

1 Formalizado pela OIT em 1999, Trabalho Decente é um conceito que sintetiza a sua missão histórica de promover oportunidades para que homens e mulheres obtenham um trabalho produtivo e de qualidade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas, sendo considerado condição fundamental para a superação da pobreza, a re-dução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável. Trata-se de um conceito central para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas,

(4)

1. Substituição do agente ou substância tóxica por outra menos lesiva ou tóxica;

2. Instalação de equipamentos de proteção coletiva;

3. Enriquecimento do conteúdo das tarefas nos trabalhos monótonos e repetitivos;

4. Mecanização de determinadas tarefas, de modo a tornar o trabalho mais leve e confortável;

5. Incremento da participação dos trabalhadores nos processos de decisão, garantin-do-lhes autonomia para organizar o trabalho, diminuindo as pressões de tempo e de produtividade;

6. Educação e informação do trabalhador;

7. Uso de equipamentos de proteção individual (EPI), em determinadas circunstân-cias;

8. Medidas organizacionais como diminuição do tempo de exposição a determinado agente;

9. Controle médico de saúde ocupacional, com exames admissionais e periódicos;

10. Vigilância em saúde do trabalhador, visando à detecção precoce de alterações ou agravos decorrentes da exposição a condições de risco presentes no trabalho. Os acidentes de trabalho têm impacto humanitário, social e econômico. O setor econômico com maior número de notificações foi o de atendimento hospitalar, desde o ano de 2012, seguido do comércio varejista de mercadorias em geral e a administração pública. No entanto, a grande maioria dos acidentes e doenças do trabalho são previsíveis e, por consequência, são também preveníveis. Mas, o que é acidente e doença do trabalho? E doença profissional?

Segundo o regime jurídico dos servidores públicos federais (Lei nº 8.112/1990), acidente do trabalho (ou acidente em serviço) é o dano físico ou mental sofrido pelo servidor, que se rela-cione, mediata ou imediatamente, com as atribuições do cargo exercido.

A doença do trabalho resulta das condições ambientais do local em que o trabalho é realizado e com o qual a enfermidade se relacione diretamente, isto é, a enfermidade decorre de um fator de risco associado à atividade exercida no ambiente de trabalho.

Doença profissional é aquela desencadeada pelo exercício do trabalho, típica de determinada atividade e constante de uma relação elaborada pela Previdência Social.

Ou seja, enquanto as doenças do trabalho podem ser causadas por diferentes fatores, as doenças profissionais são próprias de determinada profissão e são reconhecidas pela Previdência Social.

(5)

Em caso de suspeita de uma doença relacionada ao trabalho, o trabalhador-servidor deve ser avaliado pelo Médico do Tra-balho, que é o profissional de saúde especialista neste tipo de análise.

Em tempos de crise, o estabelecimento de condições de trabalho decente, seguro e sau-dável clama à autorresponsabilidade e à atitude preventiva como garantia da saúde completa, conforme conceituada pela Organização Mundial da Saúde (OMS): Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.

Os diferentes fatores de risco que afetam a saúde e a qua-lidade de vida no trabalho podem ser gerenciados median-te ações preventivas que asseguram a inmedian-tegridade física e mental e geram maior produtividade, além de satisfação no trabalho, sentimento de pertencimento e de ser cuida-do com carinho.

A prevenção nos ambientes de trabalho traduz cautela, prudência, diligência e vigilância com a própria vida e com a vida do próximo.

(6)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ATLAS, Equipe. Segurança e Medicina do Trabalho. Editora Atlas. 86ª ed. 2021, 1024p. BRASIL. Decreto 3.048, de 6 de maio de 1999. Aprova o Regulamento da Previdência So-cial, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decre-to/d3048.htm> Acesso em: 09 fev. 2021.

BRASIL. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servi-dores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Dispo-nível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8112cons.htm>. Acesso em: 09 fev. 2021. BRASIL. Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Pre-vidência Social e dá outras proPre-vidências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/cci-vil_03/leis/l8213cons.htm>. Acesso em: 09 fev. 2021.

BRASIL. Lei nº 11.121, de 25 de maio de 2005. Institui o dia nacional em memória às ví-timas de acidentes e doenças do trabalho. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/L11121.htm#:~:text=Institui%20o%20Dia%20Nacional%20 em,Art.> Acesso em: 09 fev. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde do Brasil. Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil. Elisabeth Costa Dias (Org.). Doenças Relacionadas ao Trabalho: manual para procedimentos para os serviços de saúde. Brasília: Ministério da Saúde do Brasil, 2001.

CAMISASSA, M. Q. Segurança e Saúde no Trabalho: NRs 1 a 37 Comentadas e Descompli-cadas. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense. São Paulo: Método. 2021. 1533p.

DIVISÃO DE COMUNICAÇÃO DO CSJT. Justiça do Trabalho. Conselho Superior da Justiça do Trabalho. 2020. Abril Verde: campanha visa à conscientização e à prevenção de acidentes de trabalho. Disponível em <http://www.csjt.jus.br/web/csjt/noticias-destaque/-/asset_pu- blisher/E6rq/content/abril-verde-campanha-visa-a-conscientizacao-e-a-prevencao-de-aci-dentes-de-trabalho>. Acesso em: 12 fev. 2021.

DIVISÃO DE COMUNICAÇÃO DO CSJT. Justiça do Trabalho. Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Abril 2020. Abril Verde: “Construção do trabalho seguro e decente em tempos de crise” vai pautar Programa Trabalho Seguro. Disponível em: <http://www.csjt.jus.br/web/csjt/ inicio/-/asset_publisher/ECs3/content/id/7684420>. Acesso em: 12 fev. 2021.

NOTÍCIAS DO TST. Tribunal Superior do Trabalho. 28 de abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. Abril 2016. Disponível em: <https://www.tst.jus.br/noti- cias/-/asset_publisher/89Dk/content/28-de-abril-e-o-dia-mundial-em-memoria-das-vitimas--de-acidentes-de-trabalho#:~:text=A%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%20Internacional%20

(7)

do%20Trabalho,e%20doen%C3%A7as%20relacionadas%20ao%20trabalho>. Acesso em: 12 fev. 2021.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO – OIT Brasil. Trabalho Decente. Disponível em: <https://www.ilo.org/brasilia/temas/trabalho-decente/lang--pt/index.htm#:~:text=o%20res-peito%20aos%20direitos%20no,for%C3%A7ado%20e%20trabalho%20infantil)%3B>. Acesso em: 08 fev. 2021.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO – OIT Brasil. MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABA-LHO – MPT. Observatório de Saúde e Segurança no Trabalho – Promoção do Meio Ambien-te do Trabalho guiada por dados. Plataforma SmartLab. Disponível em: https://smartlabbr.org/ sst. Acesso em: 10 fev. 2021.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE – OPAS Brasil. OPAS/OMS apoia governos no objetivo de fortalecer e promover a saúde mental da população. Out 2016. Dis-ponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&i- d=5263:opas-oms-apoia-governos-no-objetivo-de-fortalecer-e-promover-a-saude-men-tal-da-populacao&Itemid=839#:~:text=A%20constitui%C3%A7%C3%A3o%20da%20 Organiza%C3%A7%C3%A3o%20Mundial,aus%C3%AAncia%20de%20doen%C3%A7a%20 ou%20enfermidade%E2%80%9D. Acesso em: 10 fev. 2021.

SINDICATO DOS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO DO ESTADO DO PARANÁ – SINTES-PAR. Abril Verde. Por que o mês de Abril? Disponível em: <https://www.abrilverde.com.br/ site/?p=492>. Acesso em: 10 fev. 2021.

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO – TST. Teletrabalho – O trabalho de onde você es-tiver. Material Educativo – 1ª ed., dez. 2020. 40p. Disponível em: < https://www.tst.jus.br/ documents/10157/2374827/Manual+Teletrabalho.pdf/e5486dfc-d39e-a7ea-5995-213e-79e15947?t=1608041183815> Acesso em: 08 fev. 2021.

Referências

Documentos relacionados

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,

Deve-se acessar no CAPG, Coordenadorias &gt; Processo de Inscrição &gt; “Selecionar Área/Linha para Inscrição” e indicar as áreas de concentração e linhas de pesquisa nas

No entanto, ao mesmo tempo que se distanciavam da concepção moderna de identidade cultural nacional, pela aceitação dos elementos díspares e heterogêneos como formadores

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Além do teste de força isométrica que foi realiza- do a cada duas semanas, foram realizados testes de salto vertical (squat jump e countermovement jump), verificação da

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

Os caçadores tinham estendido uma grossa corda ligada a uma rede, no caminho por onde o leão costumava passar, de maneira que, quando o leão tropeçou na corda, a rede caiu-- lhe em