• Nenhum resultado encontrado

Lista de exercícios. Geografia Globalização. A plataforma de humanas mais completa 1. (Upe-ssa ) Leia o texto a seguir:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lista de exercícios. Geografia Globalização. A plataforma de humanas mais completa 1. (Upe-ssa ) Leia o texto a seguir:"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Lista de exercícios

Geografia

Globalização

1. (Upe-ssa 3 2018) Leia o texto a seguir:

Esse mundo globalizado, visto como fábula, exige certo número de fantasias... Um mercado avassalador dito global é apresentado como capaz de homogeneizar o planeta através da disposição, cada vez maior, de mercadoria para o consumo... Podemos indagar se não estamos diante de uma ideologização maciça, segundo a qual a realização do mundo atual exige como condição essencial o exercício de fabulações.

Milton Santos, 2000.

O geógrafo Milton Santos faz uma importante abordagem sobre o processo geopolítico contemporâneo, cujo contexto socioespacial está amplamente relacionado com todas as alternativas apresentadas a seguir, EXCETO:

a) A forte crença na flexibilização das relações sociais de produção e na terceirização de algumas etapas do processo produtivo para consolidar os ajustes espaciais necessários à nova acumulação do capital globalizado.

b) A criação de expressões que são dadas como regras. Termos, como “aldeia global”, “morte do Estado” e “flexibilidade”, aparecem, comumente, veiculados pela mídia e são adotados como modelo político e econômico na economia globalizada.

c) A aceleração do tempo, por meio da informação em rede, e o encurtamento do espaço para proprietários de multinacionais ou agentes financeiros internacionais que transformam a compressão da distância em vantagens econômicas e em poder.

d) A difusão cada vez maior de notícias. O mito do tempo-espaço e o mercado dito global, homogêneo, que vêm aumentando a fragmentação espacial e social e a desterritorialização das pessoas e do processo produtivo.

e) A valorização da experiência do indivíduo ou do grupo, visando compreender o comportamento e as maneiras de sentir das pessoas em relação aos seus lugares e visão do mundo, que são expressas por meio das atitudes e dos valores humanos, nos espaços de vivência.

(2)

Lista de exercícios

Gosta de tomar sorvetes Wall’s? Lava suas roupas com sabão em pó Persil? Que tal comer um lanche no Hungry Jack’s? Você pode não saber, mas provavelmente faz ou já fez tudo isso. Esses são nomes que marcas muito conhecidas dos brasileiros têm lá fora. Wall’s é a Kibon, Persil é o Omo, e Hungry Jack’s é o Burger King.

As diferenças existem porque, algumas vezes, os nomes são adaptados à língua. Em outros casos, marcas locais, após serem compradas por multinacionais, passam a adotar a identidade global que aquela empresa criou para determinada linha de produtos, como é o caso da Kibon, comprada pela Unilever em 1997.

Adaptado de economia.uol.com.br, 12/02/2016.

A utilização das marcas conforme descreve a reportagem revela a adoção da seguinte estratégia empresarial:

a) redução dos custos de produção b) adequação aos mercados nacionais c) padronização dos hábitos de consumo d) diminuição dos investimentos publicitários

3. (Upf 2018) Sobre relações de comércio, é correto afirmar:

a) A acentuada expansão do comércio verificada na segunda metade do século XX foi impulsionada, em grande parte, pelos avanços tecnológicos na área dos transportes e na área das comunicações, reduzindo distâncias e tempo.

b) A formação de blocos econômicos está associada à economia globalizada e competitiva, instituindo barreiras comerciais entre países formadores e entre diferentes blocos, privilegiando poucos países e reduzindo o poder de negociação de outros.

c) O Acordo Transpacífico de Cooperação Econômica, criado em 2016 e que envolve países da América, Ásia e Oceania, é um mercado de 40% do PIB mundial, aprovado pelo Parlamento e confirmado pelo presidente norte-americano no início de 2017.

d) O Mercosul, principal bloco econômico da América do Sul e do qual o Brasil é membro, foi criado nos primeiros anos de século XXI. É com esse bloco que o Brasil realiza o maior volume de suas exportações.

e) Até o final do século XX, comércio, produção, finanças e tecnologia estavam concentrados nos países desenvolvidos; na entrada do século XXI, observa-se forte ascensão dos países periféricos no comércio mundial de produtos industrializados.

4. (Espcex (Aman) 2018) Leia os relatos a seguir:

"Ao final da reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), em julho de 2008, a sensação foi de desalento, como fica evidente nas palavras do Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim: 'É uma pena, pois para qualquer observador externo [...] seria inacreditável que, depois do progresso alcançado, nós não conseguimos chegar a uma conclusão.'"

Adaptado de: Sene, E.; Moreira, J.C. - Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. 2ª ed. 2v. São Paulo: Scipione, 2012, p. 230.

(3)

Lista de exercícios

desenvolvimento da Rodada de Doha, iniciada 14 anos atrás, deveria ser substituída, porque ela simplesmente não produziu resultados."

www1.folhauol.com.br/mercado/2015/12/1719245_negociações.da.rodadadoha.

O fracasso atribuído por Celso Amorim e Mike Froman às sucessivas negociações acerca do comércio internacional de commodities e de bens industrializados deveu-se, principalmente, ao fato de que

a) não houve consenso, entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, acerca do comércio de bens e serviços ambientalmente sustentáveis.

b) os países desenvolvidos exigiram que os países em desenvolvimento eliminassem os subsídios oferecidos pelos governos destes países às suas produções agrícolas, a fim de ampliar a participação de seus próprios produtos agrícolas no comércio internacional.

c) o tema da liberalização do comércio agrícola e de bens não agrícolas continuou a figurar como principal entrave político nas relações de comércio entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento.

d) não houve consenso entre países desenvolvidos e em desenvolvimento acerca da redução das emissões de gases de estufa e do comércio mundial dos créditos de carbono, a fim de desacelerar o aquecimento global.

e) ocorreu, por parte da OMC, a imposição de medidas impopulares para o equilíbrio das contas públicas dos países subdesenvolvidos, com vistas a atenuar os efeitos da crise financeira sobre os fluxos globais de comércio.

5. (Uece 2018) Um dos fenômenos mais marcantes do presente é o nascimento e a difusão da cultura da Internet, em cujo contexto, ampla parcela da população mundial incorpora, como prática quotidiana, a tecnologia da informação, a comunicação virtual e as relações em rede. Sobre a geografia desse sistema reticular, é correto afirmar que

a) uma vez constituída, a rede aproxima as distâncias e suprime a geografia, não mais necessitando de bases territoriais para seu funcionamento.

b) a despeito da especulação sobre as fragilidades do sistema, não há como empresas públicas ou privadas interceptarem a massa de dados e informações dos usuários da Internet para fins previamente não autorizados.

c) a fluidez da comunicação pela Internet, mesmo se apoiando na comunicação física da rede, não respeita a centralidade econômica e política no mundo, sendo mais intensa exatamente em áreas onde a pobreza é marcante.

d) é feita de redes e nós que processam fluxos de informação gerais e controlados desde determinados lugares.

6. (Uefs 2018) Os tomates escoam por um “rio” que lava a matéria-prima e a transporta até seu destino: retirada das cascas, das sementes, trituração, aquecimento. No final da linha, trabalhadores instalam sacos assépticos em barris metálicos azuis, que são ligados a um robô de enchimento fabricado na Itália, pressionam um comando e observam uma tela. Em poucos segundos, o saco de 220 litros se enche de extrato. “O processamento de tomate é uma atividade de baixa margem”, esclarece Yu Tianchi, o mais alto dirigente da Cofco Tunhe, principal empresa de processamento de tomate da China. “É por isso que a Heinz compra nosso extrato”.

(4)

Lista de exercícios

(“Para a África, produtos adulterados”. Jean-Baptiste Mallet. www.diplomatique.org.br, 28.08.2017. Adaptado.)

No contexto da divisão internacional do trabalho, a fragmentação produtiva permite que as grandes empresas

a) concentrem-se em sua atividade-fim, obtendo maiores taxas de lucro.

b) reduzam suas propriedades, optando pelo ramo produtivo de menor demanda física. c) compartilhem soluções inovadoras, firmando parcerias para valorizar países periféricos. d) descentralizem centros de comando, atendendo as especificidades de seus mercados

consumidores.

e) atenham-se à gestão de marcas, concentrando esforços na publicidade de seus produtos.

7. (G1 - ifpe 2018) A globalização tem como características marcantes a dinamização do fluxo de capitais, informações e pessoas. No entanto, a disseminação de informações não ocorre de forma homogênea para todos os habitantes da Terra. Sobre esse processo, e analisando a imagem a seguir podemos afirmar que

a) existem pessoas excluídas digitalmente do processo de globalização, pois não têm acesso aos recursos físicos necessários para a informatização.

b) o acesso à rede mundial de computadores vem aumentando, o que torna muito difícil identificar um grupo social que esteja excluído do processo de revolução digital.

c) a internet, particularmente, vem revolucionando a forma de lidar com a informação, no entanto, ela vem contribuindo para o aumento da exclusão social.

d) o desenvolvimento socioeconômico de um país não sofre nenhuma influência da exclusão digital, pois o fluxo de informações não interfere no de capitais.

e) com o advento das redes sociais ocorreram mudanças significativas no acesso à informação, o que contribuiu para eliminação da exclusão digital.

8. (Espm 2018) O Brasil terá um embaixador e uma equipe de diplomatas em Paris para repre-sentar Brasília junto à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O embaixador Carlos Márcio Cozendey chega à capital francesa na próxima semana e ficará na embaixada brasileira em Paris. Diversos países em desenvolvimento têm buscado aderir à OCDE. Para esses países, o ingresso na organização equivaleria à obtenção de um selo de

(5)

Lista de exercícios

(www.itamaraty.gov.br/pt-br/politicaexterna/ diplomacia)

Sobre a OCDE e o Brasil, é correto assinalar:

a) A OCDE é uma espécie de clube dos países ricos e constitui um foro composto por 35 países, dedicado à promoção de padrões convergentes em questões econômicas, financeiras, comerciais e ambientais. O Brasil se encontra em processo de adesão à OCDE.

b) A OCDE é uma espécie de clube de países ricos e constitui um foro composto por 35 países, dedicado ao fomento do desenvolvimento econômico. O Brasil é membro pleno e atuante da OCDE desde a fundação da organização.

c) Formada, em 1947, para administrar a ajuda norte-americana e canadense sob o plano Marshall, a OCDE foi desde o início uma organização europeia e jamais admitiu membros de outros continentes, mantendo com tais países apenas projetos de cooperação.

d) A OCDE é uma agência especializada da ONU com atuação na cooperação econômica. O órgão é aberto a todos os membros da ONU a ele filiados voluntariamente.

e) A OCDE é uma espécie de clube dos países ricos. O Brasil foi admitido no órgão por iniciativa do governo Temer e já atua como membro pleno e de direito.

(6)

Lista de exercícios

Gabarito:

Resposta da questão 1:

[E]

O texto do professor Milton Santos valoriza o processo de globalização e seu componente

ideológico utilizado pelos seus principais agentes, as transnacionais, as corporações de mídia, as organizações internacionais e o sistema financeiro. A “fábula” do livre mercado global, do capitalismo baseado na concorrência entre empresas e da universalização do acesso aos bens de consumo. Todavia, o texto não enfatiza o conceito de lugar como espaço cotidiano ou espaço vivenciado.

Resposta da questão 2:

[B]

A alternativa [B] está correta porque o texto indica que os nomes dos produtos são adaptados a língua local e, portanto, adéquam-se aos mercados nacionais. As alternativas incorretas são: [A] e [D], porque não há redução de custos na alteração dos nomes; [C], porque embora haja a padronização dos hábitos, haja vista, os produtos estarem espalhados pelo mundo, a estratégia utilizada é a mudança dos nomes.

Resposta da questão 3:

[A]

A partir da segunda metade do século XX, a expansão das redes de transportes (rodovias, ferrovias, dutovias, hidrovias fluviais e transporte marítimo), telecomunicações e informática, impulsionou o comércio no interior dos países e também em escala internacional, sendo uma das características da globalização da economia. Assim, distâncias passaram a ser percorridas com menos tempo, permitindo o crescimento das trocas comerciais e da lucratividade das empresas.

Resposta da questão 4:

[C]

A Rodada de Doha foi uma negociação comercial multilateral (entre a maioria dos países) coordenada pela OMC (Organização Mundial do Comércio) a partir de 2001. Os países se organizaram em dois grupos, os desenvolvidos (Estados Unidos e União Europeia) e o G-20 Comercial (emergentes e subdesenvolvidos). O G-20 reivindicava maior abertura a entrada de seus produtos agropecuários nos países desenvolvidos. Os desenvolvidos desejavam maior acesso aos mercados do G-20 para a entrada de seus produtos industrializados e serviços. A negociação chegou a um impasse, visto que nenhum dos lados cedeu o suficiente. O comércio mundial está ameaçado pela onda protecionista liderada por Trump a partir de 2017.

Resposta da questão 5:

[D]

(7)

Lista de exercícios

telecomunicações e informática. O avanço das redes técnicas no espaço tende a ampliar o número de pessoas com acesso à internet e as redes sociais, todavia, deve-se salientar que o poder, o controle, ainda é centralizado em poucos lugares, uma vez que, são empresas, inclusive transnacionais, que detém maior poder sobre as tecnologias e difusão de informações, a

exemplo da Apple, Google, Facebook e corporações de mídia.

Resposta da questão 6:

[A]

A alternativa [A] está correta porque a terceirização permite a distribuição das unidades fabris em áreas com maiores vantagens fiscais e trabalhistas, elevando o lucro das empresas. As alternativas incorretas são: [B], porque o ramo produtivo das empresas se mantém, porém, sua produção é direcionada para áreas com maiores vantagens; [C], porque não há

compartilhamento de tecnologia; [D], porque as unidades produtivas são descentralizadas, não os centros de comando; [E], porque o texto aborda a fragmentação da produção e não à gestão do produto.

Resposta da questão 7:

[A]

A alternativa [A] está correta porque a interpretação da charge mostra simbolicamente a

exclusão da parcela menos favorecida da população ao processo informacional. As alternativas incorretas são: [B], porque é possível identificar o grupo social excluído; [C], porque a charge relacional a exclusão social como causa para a exclusão digital; [D], porque o aspecto

socioeconômico da população é influenciado pela exclusão digital; [E], porque a exclusão não foi eliminada.

Resposta da questão 8:

[A]

A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) prioriza pesquisa sobre economia globalizada e também indicadores sociais. Com sede em Paris (França), é integrada por países desenvolvidos e alguns emergentes. Nos últimos anos, o Brasil está negociando sua entrada na OCDE.

(8)

Referências

Documentos relacionados

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema insetos em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino, fique atento

Diante disso, o objetivo do presente trabalho é comparar diferentes classificações da cobertura da superfície terrestre, tanto oriundas do dado em reflectância TOA como dos

Its capsule design and pickup pattern make the C2000 a perfect choice for many applications both in the studio and on stage.. Although the list below is far from complete, it is

Ruído na saída do CS com degeneração indutiva devido ao ruído de dreno. • Repare que

O estudo ACHIEVE (prospectivo, multicêntrico e não randomizado) tem como objectivo avaliar os resultados clínicos a longo prazo após ablação simpática renal com o cateter Paradise em

- Há grande quantidade de materiais no chão atrás da Fatec e na linha entre a caixa d’água até o barracão: abrigo para vetores de doenças (ratos e baratas) e até para

16 201348825 GEOPROCESSAMENTO (Tecnológico) 40 (quarenta) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO PIAUI

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language