• Nenhum resultado encontrado

...e de novo o livro MANTA DE RETALHOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "...e de novo o livro MANTA DE RETALHOS"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo

Publicação 2

Publicação 2 —— 2016/20172016/2017

...e de novo o livro

MANTA DE RETALHOS

Lançamento do livro

Manta de Retalhos

30 de março - 18:00

Auditório do AEFGA

(2)

e de novo a vitória …

O Vídeo ”Precisamos de TI”, uma co-produção

entre o CRE e os alunos da turma do 8.ºA,

ven-ceu o concurso promovido pela UNESCO

(escolas associadas) referente à situação

dos refugiados na Europa.

e ainda participou:

Parlamento Europeu de Jovens

— EYP

OPJ — Cascais

Escola a Ler +

Concursos:

(3)

Concurso Internacional

Abrir o Coração e a Mente aos Refugiados

UNESCO

O Agrupamento participou no concurso internacional, Abrir o Coração e a Mente aos Refugiados (escalão terceiro ciclo/ secundário), respondendo a uma iniciativa da Rede de Escolas Associadas da Unesco 2016/17, através do trabalho desenvolvido pelos alunos da turma A do oitavo ano.

A participação consistiu na produção de um vídeo, intitulado Precisamos de Ti!, para alertar/sensibilizar para a questão atual dos Refugiados. A produção de texto, imagem e som resultaram de uma parceria entre o CRE, os discentes e os docentes de Geografia e Inglês, da turma em questão. O produto final foi legendado na língua inglesa.

O vídeo dos nossos alunos venceu o concurso a nível nacional. Foi selecionado para representar Portugal, na sua categoria, no concurso internacional UNESCO.

(4)

Participação no Fórum Inter-Regional do Parlamento

Europeu de Jovens — EYP

A Associação Portuguesa do Parlamento Europeu de Jovens - APPEJ é uma organização independen-te, apartidária e sem fins lucrativos gerida por jovens voluntários. Com objetivos na área da educa-ção, tem como missão desenvolver o interesse dos jovens pela discussão política e social, bem como pelo processo democrático de decisão. Nesse sentido, é responsável pela organização de Fóruns e Sessões nacionais, para promoção do ideário dos jovens a partir de temas previamente selecciona-dos pela organização EUROPEIA.

Pela primeira vez, o Agrupamento participou com seis alunos do ensino secundário, com idades com-preendidas entre os 16 e os 18 anos, no 3.º Fórum Inter-Regional que decorreu em Beja, entre os dias 24 e 26 de março.

Participaram cerca de uma centena de jovens, na qualidade de delegados escolares, delegados indi-viduais, Chairpersons, organizers, Head-Organizers e Presidente da Sessão. No Fórum esteve tam-bém uma delegação do Reino Unido e vários voluntários europeus. A língua oficial do evento foi o inglês, pelo que os alunos não falantes da língua, tiveram uma excelente oportunidade para treinar e desenvolver essa competência.

“Bits of Europe – Opportunities and Threats of the Digital Age”, foi o tema do fórum e englobou tópi-cos relacionados com a integração cada vez mais profunda da tecnologia na sociedade, tais como os veículos autónomos, as fake news, o direito à privacidade dos dados pessoais, o direito ao

“esquecimento” online, a eficiência energética das habitações e a inteligência artificial. Durante dois dias, os alunos prepararam nas suas comissões as suas propostas, para posterior apresentação em Sessão Parlamentar, que decorreu no último dia dos trabalhos. A argumentação e a retórica também foram ferramentas fundamentais para os jovens enquanto delegados em exercício na Sessão Parla-mentar. As seis comissões apresentaram as suas propostas e conclusões que, após terem sido sufra-gadas na sessão, serão apresentadas pela delegação nacional nas Sessões Internacionais que irão decorrer na Polónia e Reino Unido nos meses de agosto e setembro.

Os seis alunos que representaram a escola no evento manifestaram muita satisfação pela sua partici-pação, considerando que foi uma experiência única que todos os jovens deviam ter oportunidade de vivenciar.

(5)

Orçamento Participativo de Jovens

OPJ—Cascais

“Traz as tuas ideias!” Foi o desafio lançado pela C.M.C. aos alunos do

Agrupamento. Inspirado no Orçamento Participativo de Cascais, destinado à comunidade em geral, foi pedido aos alunos que apresentassem ideias e projetos para melhorar a escola e meio envolvente. O objetivo da iniciativa é a promoção da participação ativa e o desenvolvimento do sentido de cidadania dos mais jovens, convidando-os a tomar consciência da

impor-tância da sua participação nas decisões fundamentais, enquanto cidadãos pleno em Direito.

O processo decorreu ao longo de vários meses, tendo os alunos do agrupamento oportunidade para reflectirem e decidirem sobre a sua proposta, em sessões de turma, a apresentar em sessão de escola.

Escolhidos os projectos que iriam ser sufragados pelos alunos, decorreu no dia 24 de março a vota-ção dos mesmos. Fortemente marcado pela maturidade e conduta cívica dos jovens, todo o processo de votação decorreu de forma organizada, ao longo do dia, em locais de passagem dos jovens. Dina-mizadas pelos alunos, as mesas de voto recriaram o modelo utilizado nos momentos eleitorais, fomentando a Educação para a Cidadania Ativa.

Os projectos vencedores foram: OPJ Escola — Rádio ativa

OPJ Comunidade — Autocarro escolar OP Escolar — Tabletes

A turma responsável pela adesão e divulgação do projeto concelhio foi o 7ºB, que conjuntamente com a sua diretora de turma, professora Ana Malato, tiveram uma excelente prestação.

Parabéns aos alunos e professora e só nos resta dizer obrigada pela vossa intervenção, entrega e vontade em fazer melhor.

Bem Hajam.

(6)

Escola a Ler +

Concurso “ Sentir a Poesia”

No âmbito do programa aLeR+, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, o Centro de

Recursos Educativos continua a dinamizar e apoiar actividades promotoras da leitura em

contexto escolar, nomeadamente ao nível da comemoração da Semana da Leitura e do Dia Mundial da Poesia.

Nesse sentido, o CRE promoveu em colaboração com o Departamento de Português e as pro-fessoras do 1º Ciclo/Jardim de Infância, um concurso transversal de escola, para os alunos desde o Pré– escolar até ao 12.º ano. O concurso Sentir a Poesia é dedicado a Chico

Buarque de Holanda, pretendendo-se motivar os alunos para o estudo da sua poesia.

Aos alunos foi proposto que a partir de um poema deste autor, desenvolvessem trabalhos de acordo com as seguintes modalidades:

1 - O que eu leio… (Leitura Expressiva / Dramatização);

2- O que eu imagino… (Desenho / Pintura / Maqueta / Expressão Corporal / Expressão Musi-cal);

3- O que eu sinto… (Escrita criativa - interpretação de um poema ou criação de um novo poe-ma com o mesmo tepoe-ma ou com base nos sentimentos provocados pela sua leitura).

A apresentação final dos trabalho irá culminar na produção de um Sarau Literário, a apre-sentar à comunidade educativa no dia 30 de março, pelas 18 horas, no auditório da escola sede. Após o espetáculo, será lançado o Livro do Agrupamento

Manta de Retalhos

VII

, que contém trabalhos de produção escrita e artística, realizados pelos alunos nos últi-mos três anos. No mesmo espaço, estará patente uma exposição com trabalhos desenvolvi-dos pelos alunos intervenientes no concurso.

(7)

Escola a Ler +

27 de Março (2ª) 28 de Março (3ª) 29 de Março (4ª) 30 de Março (5ª)

Exposição Chico Buarque

Auditório

Livre — Comunidade

O Livro e o Filme A rapariga que

rou-bava livros Auditório 9ºB /9ºC /9ºD / 9ºE 8.30 (120m) Gorete e Natália / Margarida e Gore-te / Mª José P. e Susana P. /Mª João V. e Susana Costa

Peddy Paper Ulisses

CRE

6ºB — 8.30 (90m)

Carla Luís

6ºC — 10.25 (90m)

Ana Paula Salvador

Torneio Era uma vez

Salas de Aula 8ºAnos - Diferentes Horários Professores de Por-tuguês Exposição Chico Buarque Auditório Livre — Comunidade

Peddy Paper Ulisses

CRE

6ºF — 8.30 (90m)

Carla Luís

6ºA — 14.00 (90m)

Andrea

Pintar ao som de Chico Buarque Átrio 5ºB (23) — 8.30 (30m) Sónia R. 5ºC (23) 9.00 (30m) Paula C. 5ºD (23) — 9.30 (30m) Mª João V. 5ºG (29) — 14.00 (30m) Alice 5ºE (27) — 14.30 (30m) Joana B. 5ºF (29) 15.00 (30m) Ernestina 5ºA ( 27 ) - 15.40 (30 m) Teresa Coelho

Torneio Era uma vez

Salas de Aula

8ºAnos - Diferentes Horá-rios Professores de Português Exposição Chico Buarque Auditório Livre — Comunidade

Peddy Paper Ulisses

CRE

6ºD—8.30 (90m)

Ana Paula Salvador

6ºE—10.25 (90m)

Ana Paula Salvador

Os livros da minha vida

CRE 7ºA(28)/7ºD(22)— 14.00 (45m) Elsa / Paula B. 7ºB(29)/7ºG(26)— 14.45(45m)

Helena Silva / Liliana

Torneio Era uma vez

Salas de Aula 8ºAnos - Diferentes Horários Professores de Portu-guês Exposição Chico Buarque Auditório Livre — Comunidade

Peddy Paper Ulisses

CRE

6ºG—8.30 (90m)

Carla Luís

Final do Torneio

Era uma vez

Auditório

8ºA / 8ºB / 8ºC / 8ºD / 8ºE / 8ºF / 8ºG - 8.30 (60 m)

Helena B./ Fernanda M./ Rosá-rio / Eunice / Nuno P./ Susana

C. / Luís F. Sentir a Poesia Chico Buarque Auditório Ensaios13.00-17.00 Alunos selecionados Sentir a Poesia Chico Buarque Lançamento do livro Manta de Retalhos Auditório 18.00 Livre — Comunidade

(8)

Escola a Ler +

E ainda...

Concurso Nacional de Leitura

Fase distrital - 2 de maio em Sintra

Foram apurados para representar o Agrupamento na fase distrital do

concurso nacional, após vencerem no seu escalão a fase de Escola,

os alunos:

Guilherme Morujo, Ana Sofia Santos e Tomás Fernandes (terceiro Ciclo)

e

Jéssica Simões e Agostinho Júnior (Secundário)

Livros a ler pelos alunos

Terceiro ciclo

Irmão Lobo” de Carla Almeida e “ A Coisa terrível que

Aconteceu a Barnaby Brocket” de John Boyne.

Secundário

“Ouro Preto” de Sérgio Carvalho e “Um Homem Chamado

OVE” de Fredrik Backman.

(9)

Escola a Ler +

IV Concurso de Leitura do Concelho de Cascais

27 de abril

Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana

Mais uma vez, o Agrupamento irá participar neste evento concelhio,

através da organização do concurso e da participação dos alunos

apura-dos para a final. Foram seleccionaapura-dos para representar o AEFGA, os

seguintes alunos:

1º Ciclo

Inês Henriques; Marta Araújo; Maria Viana e Diana Rodrigues

2º Ciclo

Maria Luísa Rocha e Ângela Nogueira

3º Ciclo

Inês Garcia e Tomás Fernandes

Secundário

Jéssica Simões e Agostinho Júnior

No âmbito do concurso, estará patente no mesmo espaço uma exposição de tra-balhos produzidos pelos alunos do agrupamento, sobre a obra artística dos

ilus-tradores dos livros a concurso:

Rachel Caiano e Pierre Pratt

(10)

Escola a Ler +

Por acreditar que o futuro coletivo se constrói todos os dias e que o desenvolvimento pessoal e social dos jovens é uma das competências da escola, o CRE dinamiza e/ou apoia várias iniciativas que estão a decorrer no Agrupamento:

Participação no Desafio pelo Conhecimento — LITERACIA 3D

Fase Distrital

Iniciativa da responsabilidade da Porto Editora, consiste num desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, com o propósito de avaliarem as suas competências em três dimensões do saber: leitura, matemática e

ciên-cia. A fase distrital decorreu no dia 8 de março, na Escola EB2,3/S D. Filipa de

Lencastre, em Lisboa contando com a participação/representação dos alunos do segundo ciclo Francisco Fernandes e Maria Luísa Brito Rocha, na área de leitura e Carolina Mendonça, na área de matemática. A Final ocorre-rá no dia 26 de maio em Lisboa.

Participação no projecto de Intercâmbio Escolar Internacional

UNESCO

Com o apoio do CRE e à semelhança do ano anterior, algumas turmas do terceiro ciclo, parti-cipam no projecto de intercâmbio escolar com uma escola brasileira. A adesão ao projecto tem vindo a aumentar e os alunos manifestam o seu agrado pela troca de experiências. Duas turmas do segundo ciclo e uma de secundário iniciaram contactos com escolas em S. Tomé e Príncipe para encetar um intercâmbio escolar.

Participação no Concurso Nacional “Miúdos a Votos”

Numa iniciativa inédita, a VISÃO Júnior e a Rede de Bibliotecas Escolares organizaram a eleição dos livros preferidos das crianças e jovens portugueses.

O CRE gostou do conceito e da mensagem e desafiou os alunos

do Agrupamento a participarem no evento. No dia 17 de março, os alunos do segundo e ter-ceiro ciclos, escolheram através de uma eleição, os livros preferidos pelas crianças e jovens da nossa escola. Os livros vencedores foram: 2.º Ciclo— A Viúva e o Papagaio, 3.º Ciclo—

Diário de Anne FranK . A mesa de voto foi constituída por alunos das turmas 6.º G e 9.ºD, demonstrando disponibilidade, responsabilidade e civismo, perante a comunidade educativa. O processo eleitoral, muito idêntico ao de uma eleição política, decorreu com entusiasmo e alcançou uma forte participação, ao nível do segundo ciclo.

(11)

(12)

National Geographic

National Geographic

Está disponível para consulta, na página da escola, o índice atualizado

das revistas National Geographic - versão portuguesa.

Recordando...

13 de Janeiro de 1888 – trinta e três pessoas reunidas no Clube Cosmos de Washington criaram uma sociedade para o incremento e difusão do conheci-mento geográfico.

Outubro de 1888 – A primeira edição da National Geographic Magazine é enviada para os 200 membros da Sociedade.

Julho de 1890 – A National Geographic publica a sua primeira fotografia: uma panorâmica da ilha Herald, na Rússia, captada a partir de um navio.

1890-1891 – A primeira expedição financiada pela National Geographic Society cartografa a região do monte Santo Elias, no Alasca, descobre o monte Logan, o ponto mais alto do Canadá. No final de 2013, a NGS já financiara mais de dez mil projectos.

Janeiro 1898 – Alexander Graham Bell assume a presidência da National Geogra-phic Society.

(13)

Atuações:

Coro e Orquestra Maria Luciana Seruca - A mar em viagem Orquestra Infantil

Orquestra Juvenil Coro Infantil Coro Juvenil

Concerto da Páscoa

Agrupamento Frei Gonçalo de Azevedo

4 de Abril às 18h00 - Auditório

(14)

Referências

Documentos relacionados

A seqüência analítica • Definição do problema • Escolha do método • Amostragem • Pré-tratamento da amostra • Medida • Calibração • Avaliação •

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Com o objetivo de avaliar a evolução das características de qualidade de carne durante a maturação, amostras do músculo longissimus dorsi de bovinos Nelore (N) (n=22) e Red Norte

Nessa nova fase da imigração internacional para o Brasil, quando os fluxos históricos são reconfigurados e há o protagonismo das relações Sul-Sul (MANRIQUE, 2012;

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

O presente estudo objetivou testar a influência do guano na diversidade e abundância de invertebrados na caverna Toca da Raposa, município de Simão Dias,

Com o intuito de registrar tais alterações, anúncios de revistas premiados pelo 20º Anuário do Clube de Criação de São Paulo são apresentados de forma categórica como