• Nenhum resultado encontrado

ELABORAÇÃO DE QUEIJO MINAS FRESCAL ORGÂNICO, PRODUZIDO COM LEITE DE CABRA, CONDIMENTADO E ENRIQUECIDO COM FIBRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ELABORAÇÃO DE QUEIJO MINAS FRESCAL ORGÂNICO, PRODUZIDO COM LEITE DE CABRA, CONDIMENTADO E ENRIQUECIDO COM FIBRA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ELABORAÇÃO DE QUEIJO MINAS FRESCAL ORGÂNICO, PRODUZIDO COM LEITE DE CABRA, CONDIMENTADO E ENRIQUECIDO COM FIBRA

Jeferson Manoel TEIXEIRA¹, Marcelly Laudelino Miranda de ORNELAS¹, Raquel Machado JÓIA¹, Rodrigo dos Santos NASCIMENTO¹, Lívia Nolasco Macedo MURUCI²

¹ Alunos do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Agroecologia do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

² Professora do Colégio Técnico da Universidade Rural do Rio de Janeiro.

Introdução

Leite orgânico é aquele produzido em sistema no qual é vedado o uso de agrotóxico sintético, antibióticos ou outros insumos artificiais tóxicos e organismos geneticamente modificados, visando à oferta de produtos saudáveis e de elevado valor nutricional (BRASIL, 2003). O leite é um alimento natural, reconhecido por seu valor nutritivo, sendo considerado um alimento completo. Possui proteínas fundamentais à nutrição, com função plástica de reparação celular, além de fornecer aminoácidos essenciais em quantidade adequada para o crescimento do indivíduo e suplementação de dietas alimentares (BADARÓ, 2007).

Entretanto, algumas pessoas apresentam alergia à proteína do leite de vaca, que geralmente é diagnosticada nos primeiros três anos de vida. A solução pra esse problema é a retirada do leite de vaca da dieta. Porém o leite contem importantes fontes nutricionais para crianças (MEDEIROS et al., 2004), sendo então necessário a reposição desses nutrientes por meio de outra fonte alimentar (RIBEIRO & RIBEIRO, 2001). No intuito de amenizar os problemas originados da alergia ao leite de vaca, o leite de cabra tem sido utilizado como substituto, apresentando resultados positivos. A caseína alfa-s1 presente em maior quantidade no leite de vaca, foi identificada como um dos principais agentes que causam a alergia. A caseína contida no leite de cabra é estruturalmente diferente quando comparada a caseína do leite de vaca.

Os níveis de caseína alfa-s1 no leite de cabra são menores do que aqueles encontrados no leite de vaca, variaram geograficamente e a sensibilidade a essa proteína parece ser determinada geneticamente. Tal fato pode explicar porque algumas pessoas sensíveis ao leite de vaca são beneficiadas com o consumo do leite de cabra (LOWRY, 2011). O leite de cada mamífero tem singularidades que geram produtos diferenciados. Comparando com o leite bovino, o leite de cabra contém percentual mais elevado de ácidos graxos de cadeia curta a média e teor reduzido de alfa-s1 caseína, o que facilita a digestibilidade e lhe oferece características de hipoalergenicidade, favorece o esvaziamento gástrico e reduz a

(2)

incidência de aparecimento de refluxo gastresofágico. Esses ácidos graxos são também responsáveis por sabor característico desse leite (FISBERG, 1999; LISERRE, 2007).

O consumo adequado de fibras na dieta usual parece reduzir o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas como: doença arterial coronariana (LIU S et al., 1999) acidente vascular cerebral (STEFFEN LM et al., 2003), hipertensão arterial (WHELTON SP et al., 2003), diabetes mellitus (MONTONEN J et al., 2003) e algumas ordens gastrointestinais (PETRUZZIELLO L et al., 2006). No Brasil, a legislação preconiza que, para um produto ser caracterizado como orgânico, este deverá apresentar um certificado, ou caso seja composto por mais de um produto, no mínimo 95% dos ingredientes deverão ser orgânicos certificados.

O queijo minas frescal orgânico, produzido através do leite de cabra, condimentado e enriquecido com fibra torna-se uma boa opção para substituição dos tradicionais consumidos em todo mundo. É um produto mais saudável, pois possuem presença de fibras em sua formulação, é oriundo de matérias-primas orgânicas e não acrescido de qualquer aditivo químico.

Dessa forma, o presente trabalho foi realizado com o objetivo de desenvolver uma receita de queijo minas frescal orgânico, tendo o leite de cabra como ponto de partida, condimentado e acrescido de fibras, agregando valor ao produto.

Material e Métodos

A elaboração da receita do queijo orgânico foi realizada no laboratório de leite do Colégio Técnico da UFRRJ. O leite orgânico de cabra foi obtido do setor de caprinocultura do mesmo colégio. A aveia em flocos finos da marca Bela Ischia® foi utilizada como fonte de fibra, e como condimento usou-se alho frito e orégano, todos obtidos no comércio local. O queijo foi fabricado com 3% de fibras e os outros 2% destinados ao sal, cloreto de cálcio e coagulante da marca Ha-la®. O processo de fabricação pode ser observado na Figura 1.

Análise Microbiológica

Figura 1: Fluxograma do processamento do queijo. Pasteurização do Leite a 65° C durante 30 minutos Resfriamento a 37ºC Adição do coagulante e Cloreto de Cálcio Coagulação por 40 minutos Corte da massa Dessoragem Salga e Condimentação Enformagem Armazenamento (4° C)

(3)

Resultados e discussão

Dos cinco litros do leite de cabra utilizados na produção de queijo minas frescal, houve um rendimento de 860g de massa, considerado um baixo rendimento infelizmente. O queijo apresentou coloração característica branca com tons visíveis da fibra e dos condimentos (Figura 2). O sabor, aroma e textura mostraram-se bastante agradável.

Figura 2.

Foram realizadas no CEFET- Campi Valença- RJ analises microbiológicas do produto, conforme os padrões microbiológicos preconizados pela Resolução RDC nº 12 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (2001) para queijos de alta umidade: 46%, de muito alta umidade 55%, como bactérias lácticas abundantes e viáveis, incluindo o, Minas Frescal correspondente (Tabela 1).

Tabela 1

Além da determinação de números mais prováveis (NMP) de coliformes a 45ºC, foram feitas análises de contagem de Estafilococos coagulase positiva e negativa, número

(4)

mais provável (NMP) de coliformes a 35ºC, Listeria monocytogenes e pesquisa de Salmonella sp. As analises foram realizadas em duplicata. As avaliações das condições higiênico-sanitárias do queijo foram consideradas adequadas, como ilustra a tabela acima.

Conclusão

Desta forma o produto elaborado neste trabalho, é uma inovação significativa com o intuito de ter uma alimentação adequada, visto que pode ser substituídos pelos tradicionais queijos de outras origens animais, consumidos em todo mundo por crianças, jovens e adultos, uma vez que possuem a presença de cálcio, fibras, condimentos, não possuem corantes e conservantes artificiais em sua formulação e são oriundos de matérias-primas orgânicas. A análise sensorial e avaliação da vida de prateleira do mesmo serão realizadas em trabalhos futuros. O queijo pode ser um excelente substituto com resultados positivos aqueles que apresentam restrições ao leite bovino, além de total segurança alimentar é uma opção agradável para quem prefere alimentos saudáveis e com sabor diferenciado.

Referências

BRASIL. Lei nº 10.831 de 23 de dezembro de 2003. Dispõe sobre agricultura orgânica. In: IBD CERTIFICAÇÕES. Diretrizes e Legislação. Decreto da Lei 10.831 de Produtos Orgânicos.

BARADÓ, A. C. L.; ARAÚJO, T. F; CARVALHO, A. F. Análise da contaminação microbiológica, mesófilos proteolíticos e lactofermentadores do leite cru comercialização no município de Ipatinga. Revista do Laticínio Candido Tostes, v. 62, n. 357, p. 293-299, 2007.

FISBERG, M. Aceitação e tolerância de leite de cabra em pré- escolares. Pediatria Moderna, São Paulo, v. 35, n. 7, p. 533- 537, 1999.

LISERRE, A. M. Avaliação da aceitabilidade de leite de cabra por crianças. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, Juiz de Fora, v. 62, n. 357, p. 546- 551, 2007).

(5)

Whole-grain consumption and risks of coronary heart disease: results from the Nurses’ Health study. Am J Clin Nutr, 1999.

LOWRY, D.D, 2011. Research puts scientific seal of approval on goat milk. (www.pirineus.ind.br/leitedecabra/pagina23). Acesso: 31/08/2015.

MEDEIROS, L. C. S.; SPERIDÃO P. G. L.; SDEPANIAN, V. L.; NETO, U. F.; MORAIS, M. B. Ingestão de nutrientes e estados nutricionais de crianças em dieta isenta de leite de vaca e derivados. Jornal de Pediatria, Porto Alegre, v.80, p. 363-70, 2004.

MONTONEN J, KNEKT P, JARVINEN R, AROMAA A, REUNANEN A. Whole-graim and fiber intake and the incidence of type 2 diabetes. Am J Clin Nutr, 2003.

PETRUZZIELLO L, LACOPINI F, BULAJIC M, SHAH S, COSTAMAGNA G. Review article: uncomplicated diverticular disease of the colon. Aliment PharmacolTher, 2006.

RIBEIRO, E. L. A.; RIBEIRO, H. J. S. S. Uso nutricional e terapêutico do leite de cabra. Semana: Ciências Agrárias, Londrina, v. 22, n.2, p. 229-235, 2001.

STEFFEN LM, JACOBS DR JR, STEVENS J, SHAHAR E, CARITHERS T, FOLSOM AR. Associations of whole-graim, refined grain, and fruit and vegetable consumptions with risks of all-cause mortality and incident coronary artery disease and ischemic stroke: the Artherosclerosis Risk in Communities (ARIC) Study. Am J Clin Nutri, 2003.

WHELTON SP, HYRE AD, PEDERSEN B, YI Y, WHELTON PK, HE J. Effect of dietary fiber intake on blood pressure: a meta- analysis of randomized, controlled clinical trials. J Hypertenses, 2005.

Referências

Documentos relacionados

Este livro, cujo subtítulo é “Pesquisas e notas de etnografia geral”, traça um amplo panorama do Homem, expresso em suas mais diversas manifestações e costumes, tais como

Brand equity is the added value that brands can bring to products and services and can be achieved by investing in creating strong brand awareness and favourable

O surgimento do diabetes independe do nível socioeconômico e educacional, mas a baixa escolaridade pode favorecer dificuldades na adesão à terapia medicamentosa, uma vez

The occurrence of K. ohmeri in Canastra cheese is noteworthy. This is the first report of isolation of K. ohmeri associated with cheese manufacturing. This yeast was isolated from

Os regulamentos técnicos de identidade e qualidade (RTIQQ) dos queijos minas artesanais precisam ser definidos com base na sua tecnologia e nos níveis higiênicos que

Considerando a realidade de fabricação de queijos artesanais, sua importância sócio-econômica e sobretudo, em relação à saúde pública, este trabalho se propôs a verificar

- Caracterizar os indicadores higiênico-sanitários e a diversidade de leveduras durante o processo de fabricação artesanal do queijo Minas curado (queijo Canastra) produzido na

O trabalho consistiu na realização de um estágio curricular em ambiente de empresa, assim foi proposto ao estagiário o desenvolvimento de uma plataforma de emprego para suporte