• Nenhum resultado encontrado

dossier de apresentação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "dossier de apresentação"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

dossier de

apresentação

(2)

2

na vanguarda do conhecimento tecnológico

por Custódio Dias, Diretor

SOBRE A EDITORA

A REVISTA

Secções

ficha técnica

Perfil da Revista · Conteúdo Editorial · Perfil do Leitor

Distribuição · Distribuição por Setor · Caraterísticas Técnicas

Redação, Edição e Administração · Propriedade e Impressão · Equipa · Assinaturas

calendário editorial 2013

Dossier Temático e Tabela Comparativa, por edição · Datas Importantes

participações redatoriais

Especificações

informações para publicidade

Especificações Técnicas · Espaços Publicitários/Preços

O WEBSITE

ficha técnica

www.oelectricista.pt · Perfil do Website · Conteúdos · Perfil do Leitor · Secções do Website

factos

Newsletter · Redes Sociais

informações para publicidade

Banners Publicitários no Website · Banners Publicitários na Newsletter

(3)

3

Todos sabemos que existe uma forte interligação entre diferentes tecnologias e, por isso, o desenvolvimento de umas promovem o avanço das outras. Vivemos, assim, numa época em que o progresso da tecnologia no seu todo é muito rápido, sendo difícil a qualquer técnico manter-se em linha com os desenvolvimentos mais recentes que se verificam nas diferentes tecnologias com que trabalha. No entanto, o bom desempenho profissional exige a qualquer técnico uma permanente atualização de conhecimentos e a falta de tempo não pode ser desculpa para o não refrescar dos conhecimentos. É então necessário que qualquer técnico tenha ao seu dispor uma publicação que lhe proporcione uma informação atualizada e sintética, com a portabilidade necessária a que o técnico possa dela dispor em qualquer ambiente e em todos os instantes que tenha livres e em que possa promover a atualização dos seus conhecimentos.

Quem melhor poderá explicar as novidades de uma determinada tecnologia do que aqueles que as desenvolvem ou promovem? É, por isso, importante que os agentes das empresas possuam um púlpito que possam usar para as explicar e mostrar aos interessados o que de melhor existe, quais as caraterísticas mais relevantes, bem como as possibilidades e vantagens que se obtêm com a sua utilização.

É na charneira das realidades descritas anteriormente que se situa o serviço que a revista “o electricista” pretende oferecer à comunidade eletrotécnica. Pretende ser a interface entre as empresas e os técnicos que usam os seus produtos, de modo a que as primeiras possam de uma forma simples, rápida e eficiente, informar os segundos do que de melhor está disponível.

A par com o primeiro e grande objetivo apresentado anteriormente, a revista “o electricista” não esquece que aos seus leitores não importa apenas saber o quê, mas também o porquê. Para dar satisfação a essa necessidade de conhecimento a revista assegura a publicação de trabalhos de caráter mais didático, que introduzem os princípios teóricos que estão na base da maioria da tecnologia que é apresentada, ou noticiada. Sempre cuidando do rigor

técnico-científico e da clareza dos conteúdos.

No universo dos técnicos da área eletrotécnica podemos reconhecer dois grandes grupos, os que estão ligados ao projeto e os que estão ligados à

produção/montagem/instalação. São grupos que, embora partilhando muitas das áreas, têm algumas necessidades específicas de informação. A revista

“o electricista” tem consciência dessas diferenças, pelo que assume o formato de

Na Vanguarda do

(4)

4

um “dois em um”, dividindo claramente a informação que poderá interessar mais a um dos grupos do que ao outro, o que facilita a tarefa do leitor na seleção da informação.

Consequência do que foi referido anteriormente, a revista “o electricista” contém secções muito diferenciadas, entre as quais se incluem: notícias, artigos técnicos, formação, bibliografia, reportagem, artigos técnicos-comerciais, calendário de eventos, dossier temático, mercado técnico e projeto. Com uma abordagem tão diversificada e abrangente as empresas e os leitores encontram seguramente em cada número da revista motivos de interesse, razão pela qual podemos contar com a sua fidelidade, o que tem contribuído para o crescimento permanente e sustentado da revista.

Como nota final, mas não menos importante, resta referir que o serviço que a revista “o electricista” presta aos técnicos não se esgota nas edições que vêem a luz do dia, na medida em que, em cada ano, ela está associada a uma série de eventos que promovem a participação presencial e o contacto direto entre técnicos, facilitando a discussão e a partilha de conhecimentos/experiências que seguramente contribui positivamente para valorizar o seu desempenho profissional.

Custódio Dias Diretor

Custódio Dias é doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e conta com uma experiência profissional de cerca de vinte e seis anos, três dos quais como engenheiro de projeto numa empresa produtora de máquinas elétricas e os restantes como docente no ensino superior, quinze como docente da FEUP e os restantes como Professor Coordenador no Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico do Porto. Em paralelo com a sua atividade profissional principal tem exercido outras funções, entre as quais se destaca a de perito avaliador de projetos submetidos a alguns dos Programas Quadro da Comissão Europeia, na área da Energia e Desenvolvimento Sustentável.

(5)

5

renováveismagazine

revista técnico-profissional de energias renováveis

A CIE – Comunicação e Imprensa Especializada, Lda., uma empresa do Grupo Publindústria, integra-se numa plataforma empresarial com cerca de 25 anos de experiência na edição de revistas especializadas direcionadas para mercados tecnológicos. O Grupo Publindústria assume-se como líder no mercado da informação e comunicação dirigida aos técnicos, engenheiros e gestores que exercem a sua atividade no âmbito da indústria transformadora.

A crescente importância das ciências e tecnologias na atividade económica nacional reflete-se nos negócios da CIE – Comunicação e Imprensa

Especializada, Lda. e traduz-se já em várias iniciativas: edição de livros, oferta formativa e organização de seminários e eventos técnicos.

A revista “o electricista” perseguirá como objetivo estratégico posicionar-se como órgão de informação especializada no patamar das marcas editoriais do Grupo Publindústria que lhe servem de referência – uma forte ligação da Universidade com a Indústria e uma interface de interação permanente com os técnicos, projetistas e instaladores.

Criamos Identidades.

Promovemos Competências Técnicas.

Sobre a editora

CIE – Comunicação e Imprensa Especializada, Lda.

Formação Eventos Técnicos Livros Revistas Ciência e Tecnologia

(6)

6

a revista

> Secções

Editorial Espaço Voltimum Espaço Qualidade Notícias Artigo Técnico Eficiência Energética Formação Bibliografia Entrevista Case-study

>

Reportagem Publi-reportagem Informação Técnico-Comercial Calendário de Eventos Dossier Temático Mercado Técnico

Tabela Comparativa (edição online) Nota Técnica

ITED

(7)

7

PUB

ficha técnica

> Perfil da Revista

A revista “o electricista” é uma publicação técnico-profissional dirigida aos profissionais com responsabilidades na concepção, execução e manutenção de instalações elétricas, sejam elas de energia, telecomunicações ou de segurança. Apresenta informação relativa a: novos equipamentos, materiais e processos tecnológicos; formação; atividade profissional; notícias de eventos técnicos com interesse para o público a quem se destina.

> Conteúdo Editorial

Eletricidade

Instalações Elétricas de Baixa e Média Tensão Iluminação

Segurança Domótica

Legislação, Normalização e Certificação Máquinas Elétricas

Telecomunicações Eficiência Energética Instrumentação e Medição

> Perfil do Leitor

Instaladores de Instalações Elétricas e Telecomunicações Projetistas de Instalações Elétricas e Telecomunicações Gestores de Manutenção e Conservação

Distribuidores Fabricantes

Engenheiros Eletrotécnicos Estudantes

> Distribuição

A distribuição será feita por direct mail para os assinantes e empresas de renome na área. Adicionalmente a Revista estará presente em todos os certames

relacionados com a temática, onde se fará a sua distribuição de forma gratuita.

> Distribuição por Setor

33% Instaladores (Eletricistas, Manutenção, etc.) 29% Projetistas

21% Gestores de Manutenção e Conservação 9% Distribuidores

5% Fabricantes 2% Ensino 1% Outros

n.° 42 · 4.º trimestre de 2012 · ano 11 · 9.00 € · trimestral · ISSN 1646-4591 · www.oelectricista.pt 42

9 771646 45900

2

ISSN 1646-4591

(8)

8

n.° 42 · 4.º trimestre de 2012 · ano 11 · 9.00 € · trimestral · ISSN 1646-4591 · www.oelectricista.pt

42 9 771646 45900 2 ISSN 1646-4591 PUB

> Caraterísticas Técnicas

Periodicidade: Trimestral N.º médio de páginas: 160 Formato: 210 mm x 297 mm Tiragem: 7.000 Exemplares

Processo de Impressão Off-Set (175 Linhas)

> Redação, Edição e Administração

CIE – Comunicação e Imprensa Especializada, Lda.

·

Grupo Publindústria Tel.: +351 225 899 626/8 · Fax: +351 225 899 629

geral@cie-comunicacao.pt · www.cie-comunicacao.pt

> Propriedade e Impressão

Publindústria – Produção de Comunicação, Lda. Empresa Jornalística Registo n.º 243 163

Praça da Corujeira, 38 · Apartado 3825 · 4300-144 Porto Tel.: +351 225 899 620 · Fax: +351 225 899 629

> Equipa

Diretor

Custódio Dias - ISEP Diretor Técnico Josué Morais

> Assinaturas

Engebook assinaturas@engebook.com Tel.: +351 220 104 872 www.engebook.com

ficha técnica

Direcção Executiva coordenador editorial

João Miranda [j.miranda@oelectricista.pt] Tel.: +351 225 899 628 · Fax.: +351 225 899 629 diretor comercial

Júlio Almeida [j.almeida@oelectricista.pt] Tel.: +351 225 899 626 · Fax.: +351 225 899 629 chefe de redação

Helena Paulino [h.paulino@oelectricista.pt] assessoria

Ricardo Silva [r.silva@oelectricista.pt] webdesign

Martino Magalhães [m.magalhaes@oelectricista.pt]

(9)

9

calendário

editorial 2013

Data-limite para recepção de material para redação Data-limite para recepção de material

publicitário Data de publicação Principais eventos onde será distribuída

edição 43

1º Trimestre 2013 07 de março 11 de março 28 de março TektónicaVII Jornadas Tecnológicas

edição 44

2º Trimestre 2013 10 de maio 13 de maio 31 de maio

edição 45

3º Trimestre 2013 19 de julho 21 de julho 07 de setembro

edição 46

4º Trimestre 2013 31 de outubro 04 de novembro

15 de novembro

> Datas Importantes

Dossier Temático Tabela Comparativa

edição 43

1º Trimestre 2013 Luminotecnia Condensadores de Potência

edição 44

2º Trimestre 2013

Datacenters e UPS Sistemas AVAC

edição 45

3º Trimestre 2013 Remodelação de Instalações Elétricas [dossier especial] AVAC

LEDs

edição 46

4º Trimestre 2013 Gestão e Eficiência Energética na Indústria UPS

> Dossier Temático e Tabela Comparativa, por Edição

A revista “o electricista” reserva-se ao direito de alterar as datas de publicação mediante interesses estratégicos como Feiras e Congressos. A revista “o electricista” reserva-se ao direito de alterar os temas apresentados.

(10)

10

participações

redatoriais

> Especificações

Artigo Técnico para Dossier: 5.000 a 12.000 carateres com espaços* Informação Técnico-Comercial: 4.000 a 9.000 carateres com espaços* Case-Study: 3.500 a 5.500 carateres com espaços*

Notícias / Produtos e Tecnologias: 900 a 1.800 carateres com espaços**

* O Artigo pode conter imagens, até 4 ou 5, com pelo menos 300 dpi. Caso as imagens não tenham esta resolução poderão não ser publicadas.

** Deverá ser enviada uma imagem com 300 dpi de resolução. Caso a imagem não tenha boa resolução a revista reserva-se ao direito de não publicar a mesma. A sua publicação implicaria uma imagem pouco favorável para a empresa e/ou produto e para a revista.

NOTA

Em 2012 a revista adotou o Novo Acordo Ortográfico, podendo mesmo assim serem enviados textos redigidos segundo o antigo acordo, que posteriormente serão convertidos para o Novo Acordo Ortográfico. O autor do artigo pode optar por escrever e publicar segundo o Antigo Acordo Ortográfico, informando a redação da sua decisão.

(11)

11

informações

para publicidade

> Especificações Técnicas

Todos os materiais necessários à impressão são da responsabilidade do cliente, devendo ser enviados em formato digital (por email ou CD), nas plataformas Windows ou MacOS. Os anúncios devem ser acompanhados de uma prova de cor em papel e de todos os elementos utilizados (imagens, tipografias, logos). A colocação de publicidade fica subordinada à conveniência de paginação e a localização será fixada pela Editora de acordo com as suas possibilidades técnicas, excepto nos anúncios que tenham sido aceites ao abrigo das disposições de Localização Obrigatória.

Formato de Envio

Recomenda-se o envio de todos os documentos publicitários no formato Acrobat PDF da Adobe, em “Press Quality”, em “single page” até nível 1.5 (um PDF por página, com trabalho centrado no espaço + margem de corte). Incluir marcas de corte e área de bleed (sangria) de 3 mm.

Outros Formatos Suportados Adobe Illustrator CS4 (EPS, AI) Adobe Indesign CS4 (EPS, INDD)

Adobe Photoshop CS4 (EPS, TIFF, JPEG, PSD) Macromedia Freehand 11 (EPS, FH11) Notas

— Deve ser reservada uma área de segurança de 5 mm em relação ao interior do corte - exterior, topo e base da página, onde não deve ser colocada qualquer informação de texto ou elemento gráfico relevante (apenas imagem ou cores) - por motivos de corte e dobra de cadernos;

— No caso de ser enviado como imagem, esta deve ter a definição de 300 dpi, sistema de cor CMYK, com uma só layer;

— No caso de ser enviado em formato vetorial, deverá incluir todos os elementos utilizados (imagens, logos, fontes) na opção “embeded”, o texto convertido em curvas (outlines) e sistema de cor CMYK;

— Nos casos de publicidade a sangrar, deverá ser previsto o bleed de 3 mm; — Não se aceitam compromissos de fidelidade de cores para além do possível em

quadricomia, dentro dos parâmetros do perfil ICC ISO COATED V-2 (ECI); — Suportam-se os formatos de compressão .ZIP e .RAR.

— Ao abrigo do Artigo 28, n.º 2 da Lei da Imprensa (Lei n.º 2/99 de 13 de janeiro) todas as inserções publicitárias terão de estar acompanhadas pela sigla PUB. Anulações

Serão aceites anulações efetuadas por escrito até 30 dias antes da data de publicação.

(12)

12

> Espaços Publicitários | Preços

Capa dupla (desdobrável) 410 mm x 297 mm 2000 €

Capa (mancha reservada) 210 mm x 185 mm 2500 € Verso da Capa 210 mm x 297 mm 1600 € Página 210 mm x 297 mm 1146 € 1/2 Página horizontal 210 mm x 140 mm 683 € 1/2 Página vertical 100 mm x 297 mm 683 € 1/4 Página horizontal 210 mm x 70 mm 405 € 1/4 Página vertical 105 mm x 135 mm 405 € Encarte 1 folha A4 (100 g) 1000 € 2 folhas A4 (200 g) 1850 € Outros formatos sob consulta

Outras informações sobre publicidade Júlio Almeida [j.almeida@oelectricista.pt] Tel.: +351 225 899 626 . Fax: +351 225 899 629

informações

para publicidade

Capa Projeto (mancha reservada) 210 mm x 210 mm 2100 €

Verso da Capa Projecto 210 mm x 297 mm 1600 € projecto 11 revista técnico-profissional energia telecomunicações segurança o electricistaR

(13)

13

> www.oelectricista.pt

Atualmente a Internet é, indiscutivelmente, um dos principais meios de

comunicação, e por isso é imprescindível a qualquer empresa uma presença online de qualidade. As potencialidades da Internet permitem um acesso simples e fácil a todos os conteúdos de um website, uma velocidade de atualização superior e um tipo de publicidade mais interativo.

(14)

14

> www.oelectricista.pt

Através de uma atualização diária, o website www.oelectricista.pt disponibiliza as mais relevantes novidades da área eletrotécnica e, deste modo, regista-se uma maior frequência de visitantes, o que garante uma maior visibilidade, tanto ao nível dos conteúdos como da publicidade. A utilização da publicidade online tem aumentado ao longo dos anos, atingindo em 2010 um crescimento de cerca de 30%. Este ano prevê-se um crescimento ainda maior, até porque no início do ano os números já eram superiores em 70% ao verificado no período homólogo de 2010. Segundo estudos reconhecidos, o impacto deste tipo de publicidade tem um efeito positivo em 75% das empresas inquiridas que lhes garantem uma evolução nas vendas superior a 10%.

> Perfil do Website

O website da revista “o electricista” pretende ser uma ferramenta de trabalho auxiliar dirigida aos profissionais com responsabilidades na concepção, execução e manutenção de instalações elétricas, sejam elas de energia, telecomunicações ou de segurança.

> Conteúdos

Notícias

Informações relativas a novos produtos Informações sobre eventos técnicos Formação

Tabela Comparativa

> Perfil do Leitor

Instaladores de Instalações Elétricas e Telecomunicações Projetistas de Instalações Elétricas e Telecomunicações Gestores de Manutenção e Conservação

Distribuidores Fabricantes Engenheiros Eletrotécnicos Estudantes

> Secções do Website

Notícias Mercado Técnico Revista Eventos Gabinete Técnico Consultório Eletrotécnico Formação

ficha técnica

(15)

15

O website “o electricista” desde o seu lançamento que tem vindo a crescer, apresentando atualmente um volume de acessos considerável, como se pode verificar no seguinte gráfico:

A maioria dos acessos ocorrem durante o período laboral, o que indica que este website é encarado como uma ferramenta de trabalho, como pode ser comprovado no quadro seguinte:

> Newsletter

Com o envio da newsletter, o website “o electricista” pretende informar, semanalmente, sobre as principais novidades do setor.

> Redes Sociais

A revista “o electricista” está, também, presente numa rede social, nomeadamente o Facebook, um das que mais se destacam presentemente a nível mundial.

Assim sendo, a presença neste tipo de meio de comunicação permite uma maior visibilidade junto de uma comunidade que reúne milhões de pessoas e empresas. Disponível em www.facebook.com/revistaoelectricista

factos

NÚMERO DE VISITAS POR MÊS

NÚMERO DE VISITAS POR HORA

0 1000 2000 3000 4000 5000 6000 7000 8000 9000 10000

Nov – 10 Dez – 10 Jan – 11 Fev – 11 Mar – 11 Abr – 11 Mai – 11 Jun – 11 Jul – 11 Ago – 11 Set – 11 Out – 11

Número de Visitas por Mês

0 2000 4000 6000 8000 10000 12000 14000 16000

Nov – 11 Dez – 11 Jan – 12 Fev – 12 Mar – 12 Abr – 12 Mai – 12 Jun – 12 Jul – 12 Ago – 12 Set – 12 Out – 12

Número de Visitas por Mês 

0 200 400 600 800 1000 1200 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

Número de Visitas por Hora 

(16)

16

> Banners Publicitários www.oelectricista.pt | Preços

informações

para publicidade

Banner Superior 957 x 83 pixeis 450 € / mês Banner Lateral 1 300 x 228 pixeis 300 € / mês Banner Lateral 2 300 x 75 pixeis 200 € / mês

Nota: A equipa da revista “o electricista” reserva-se ao direito de alterar os espaços publicitários consoante a procura dos mesmos.

Banner Centro 615 x 85 pixeis 400 € / mês Banner Rodapé 615 x 85 pixeis 200 € / mês

(17)

17

> Banners Publicitários

Newsletter | Preços

Outras informações sobre publicidade Júlio Almeida [j.almeida@oelectricista.pt] Tel.: +351 225 899 626 . Fax: +351 225 899 629

informações

para publicidade

Banner Superior 615 x 85 pixeis 450 € / trimestre

Nota: A equipa da revista “o electricista” reserva-se ao direito de alterar os espaços publicitários consoante a procura dos mesmos.

Banner Rodapé 615 x 85 pixeis 350 € / trimestre

(18)

especialista em

comunicação industrial

Revista “o electricista” Revista “robótica” Revista “renováveis magazine” Newsletter e revistas corporativas Revista

“manutenção” Comunicaçãoe Marketing

Workshops e Seminários Técnicos Formação

Pautando pela exigência com que actua nos serviços que oferece e na eficácia de concretização dos mesmos, garantimos sempre o respeito e o reconhecimento dos nossos clientes.

www.cie-comunicacao.pt

CIE Comunicação e Imprensa Especializada, Lda. – grupopublindústria

Praça da Corujeira, 38 · Apartado 3825 4300-144 Porto

Telefone: +351 225 899 626/8 | Fax: +351 225 899 629 e-mail: geral@cie-comunicacao.pt

Webdesign e Artes Gráficas

Referências

Documentos relacionados

Em decorrência de uma série de denúncias, divulgada pela imprensa, como a falta de estabilidade nas estruturas metálicas para suporte provisório na Estação Fradique Coutinho e

Neste teste, foram mantidas as localizações para todos os sistemas (Figura 49), mas na configuração de frequências C2 (Figura 45), que considera dois sinais PMSE

&RVWXPDVH DVVRFLDU D FRRUGHQDomR D XQLGDGHV independentes, e a subordinação a unidades dependentes, GH¿QLQGR RV GRLV SURFHVVRV SRU FULWpULRV VHPkQWLFRV

A conduta humana lesiva pode constituir uma negação do direito meramente ideal (abstrato) ou real: enquanto no primeiro caso, a capacidade jurídica (pessoa) do

Para a realização da análise fatorial, utilizaram-se 37 variáveis (Tabela 1) produzidas para o estudo, o que inclui dados presentes no ambiente pedonal de três bairros da cidade

Subordinada a Diretoria Executiva, tem como competência as atividades de desenvolvimento de protocolo, registros dos profissionais médicos veterinários e zootecnistas, registro

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Exposição de anatomia artística/ Oficina de Realidade Virtual (Faculdade Mauricio de Nassau) - 14:30 às 15:30h - Palestras (aberto aos alunos e visitantes).. Elementos básicos