• Nenhum resultado encontrado

Base de dados geográfica dos meios de apoio à proteção civil e planeamento municipal de emergência

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Base de dados geográfica dos meios de apoio à proteção civil e planeamento municipal de emergência"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Dominic Royé

José Antonio Aldrey Vázquez Marcos Valcárcel Díaz

Miguel Pazos Otón María José Piñeira Mantiñán

2012

XIII Coloquio Ibérico de Geografía

Respuestas de la Geografía Ibérica a la crisis actual

Santiago de Compostela

(2)
(3)

XIII Coloquio Ibérico de Geografía

Respuestas de la Geografía Ibérica a la crisis actual

SANTIAGO DE COMPOSTELA

24 – 27 de octubre 2012

COORDINADORES

Dominic Royé

José Antonio Aldrey Vázquez

Miguel Pazos Otón

María José Piñeira Mantiñán

(4)

Portada:

©

Dominic Royé

Logotipo:

©

Marcos Valcárcel Díaz

Mapa:

©

Jesús Horacio

Producción: Unidixital

© Meubook

ISBN: 978-84-940469-7-1

D.L.: C 2129-2012

(5)

   

BASE DE DADOS GEOGRÁFICA DOS MEIOS DE APOIO À

PROTEÇÃO CIVIL E PLANEAMENTO MUNICIPAL DE

EMERGÊNCIA

TEIXEIRA, M. Departamento de Geografia, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

mcteixeira@letras.up.pt BATEIRA, C. Departamento de Geografia, Faculdade de Letras da Universidade do Porto DyNat, /CEGOT- Natural Processes Assessment Modelling and Mapping/ Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território MARTINS, L. Departamento de Geografia, Faculdade de Letras da Universidade do Porto DyNat, /CEGOT- Natural Processes Assessment Modelling and Mapping/ Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território SANTOS, M. Departamento de Geografia, Faculdade de Letras da Universidade do Porto DyNat, /CEGOT- Natural Processes Assessment Modelling and Mapping/ Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território MATOS, F. Departamento de Geografia, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

COSTA, A. Departamento de Geografia, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

MOREIRA, S. Departamento de Geografia, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Resumo

Os Meios de Apoio à Proteção Civil são um elemento fulcral no planeamento municipal de emergência, sendo imprescindível dispor de uma Bases de Dados detalhada no sentido de ser possível acionar os meios necessários para uma rápida resposta à ocorrência de um risco natural ou tecnológico, desempenhando, por isso, um papel fundamental no planeamento municipal de emergência.

Neste trabalho avalia-se a importância e a utilidade de uma base de dados dinâmica dos meios de apoio à proteção civil e planeamento de emergência, com os casos concretos de Santo Tirso e Trofa, no Noroeste de Portugal.

Palavras-chave: Base de Dados; Meios de Apoio à Proteção Civil; Planeamento

Emergência; SIG

(6)

   

Abstract

Civil Protection Local Means are a very important issue for Municipality Civil Protection Emergency Plans. So, it is crucial to have a detailed Geodatabase of the Civil Protection Local Means in order to produce a better and quick response in case of natural or technological hazard.

In this work, we discuss the importance and the utility of a dynamic Geodatabase of Civil Protection Local Means, presenting the cases of Santo Tirso e Trofa, in the Northwest of Portugal.

Keywords: Geodatabase; Civil Protection; Emergency Planning.

1. INTRODUÇÃO

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) tem como finalidade prevenir os riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos, proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo, quando aquelas situações ocorram (Lei nº27/2006, de 3 de Julho – Lei de Bases da Proteção Civil).

A inventariação e a gestão eficazes dos riscos naturais e tecnológicos são imperativos no planeamento do território municipal. Deste modo, o SMPC deve fazer o levantamento e a avaliação dos riscos e da vulnerabilidade do concelho e propor medidas preventivas para minimizar o grau e as consequências do risco.

A adoção de medidas estratégicas com vista à redução e mitigação da vulnerabilidade do território municipal face a potenciais fenómenos danosos é feita através de um instrumento legal responsável pela gestão e pelo planeamento municipais de emergência: o Plano Municipal de Emergência e de Proteção Civil. Em caso de ocorrência de uma catástrofe natural ou tecnológica, os Meios de Apoio à Proteção Civil são os elementos que o município dispõe para entrar de imediato em ação.

 Paredes

Figura 1 - Localização dos concelhos de Santo Tirso e Trofa.

Paredes Valongo Maia Paços de Ferreira Famalicão Guimarães 1010

(7)

   

Neste trabalho focamos os exemplos de Santo Tirso e Trofa, no Noroeste de Portugal, municípios que fizeram recentemente a revisão dos seus Planos Municipais de Emergência e Proteção Civil.

Neste sentido, foram desenvolvidas para aqueles municípios bases de dados geográficas dos meios de apoio, em formato Access ® e Google Maps ®, no sentido de permitir um acesso mais rápido, dinâmico e eficaz aos dados de cada um dos agentes de proteção civil e assim, mais rapidamente acionar os mecanismos de apoio em situações de ocorrência danosa ou catástrofe.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

Tendo por base a Lei de Bases da Proteção Civil (Lei nº27/2006, de 3 de Julho), o Decreto-Lei nº 134/2006, de 25 de Julho – Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS), bem como a Declaração da Comissão Nacional de Proteção Civil nº 97/2007, de 16 de Maio, referente ao Estado de alerta especial para o SIOPS procedeu-se à elaboração das bases de dados dos meios de apoio à Proteção Civil.

A Base de Dados dos Meios de Apoio à Proteção Civil dos concelhos de Santo Tirso e Trofa (Figura 1), foi criada em Microsoft Access ®, tendo por base a informação dos Cadernos Operacionais do Plano Municipal de Emergência do Serviço Municipal de Proteção Civil das Câmaras Municipais de Santo Tirso e da Trofa. Também a Cartografia em Formato vetorial disponibilizada pelos Departamentos do Ambiente e Planeamento Ambiental e Proteção Civil das Câmaras Municipais se assumiu como uma importante fonte de informação. No entanto, para ser possível obter dados atualizados de determinados meios e agentes de apoio, estruturais e humanos, houve lugar a trabalho de campo no sentido apurar com maior exatidão os dados a inserir na base de dados.

A Base de Dados estruturou-se em torno da entidade Agentes de Proteção Civil Municipal, entidade com a qual se relacionam todas as outras: Viaturas; Viaturas de Combate a Incêndios; Espaços Descobertos; Espaços Cobertos e Outros Equipamentos. Cada entidade dispõe de uma chave-primária que é o seu código e apresenta vários atributos: responsáveis de departamento; contatos pessoais; moradas; tipo de equipamentos; características e capacidade dos equipamentos; entre outros (Figura 2).

(8)

   

Figura 2 - Estrutura da Base de Dados em ambiente Access

(9)

   

No sentido de traduzir dinâmica e geograficamente toda a informação constante na Base de Dados Access, referente a cada um dos Agentes da Proteção Civil, esta base foi transposta para ambiente XML no servidor Google Maps ®, onde foram georreferenciados, em WGS84, todos os pontos de localização de cada agente registado na base de dados (Access).

Desta forma, cada entidade com responsabilidades no âmbito do Plano Municipal de Emergência, pode contribuir dinamicamente com informação para a base de dados online, no sentido de alterar e atualizar, sempre que possível, a informação. A gestão e o acesso a esta base são feitos através de uma conta comum sob coordenação de um técnico do Serviço Municipal de Proteção Civil que validará toda a informação introduzida por cada um dos elementos.

A base de dados foi programada em XML e a cada ponto corresponde um elemento presente no mapa ao qual está associada informação alfanumérica, com a informação relativa àquele elemento, como por exemplo, contactos, responsável, morada, etc. (Figura 2).

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Com a elaboração da base de dados geográfica dos meios de apoio à Proteção Civil Municipal, o Serviço Municipal de Proteção Civil fica com uma poderosa ferramenta para levar a cabo a sua tarefa de prevenção, proteção e socorro no perímetro municipal face a fenómenos danosos.

A importância da criação de uma base de dados atualizada de meios de apoio torna-se tanto mais importante quanto mais dispersa e desordenada for a distribuição dos meios de apoio municipais. Tendo em conta a fraca distribuição dos meios de apoio à proteção civil nos concelhos analisados (Figura 4), a constituição de uma base de dados pormenorizada e de uma base de dados digital assume-se como fundamental, por

Figura 3 - Base de Dados online

(10)

   

permitir o acesso a todos os meios disponíveis de forma rápida e dinâmica, bem como facilitar a entrada em ação dos agentes de proteção civil.

Figura 4 – Distribuição dos meios de apoio no concelho de Santo Tirso

 

Sendo a dispersão geográfica dos meios de apoio um fator constrangedor, o armazenamento e gestão dinâmicos dos contatos dos Agentes de Proteção Civil apresentam-se como uma mais-valia ao nível da resposta em caso de catástrofe.

Assim, é fundamental dotar o Serviço Municipal de Proteção Civil de uma Base de Dados completa dos Meios de Apoio à Proteção Civil, de modo agilizar a resposta à ocorrência de riscos naturais e tecnológicos ou situações que impliquem acidente ou catástrofe, bem como atenuar os seus efeitos, proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo.

Do ponto de vista da distribuição geográfica, no concelho de Santo Tirso, há uma fraca distribuição dos meios de apoio à proteção civil, estando quase todos concentrados na freguesia sede de concelho (Figura 4). As freguesias mais a sul do concelho apresentam um défice considerável de meios de apoio. As freguesias de Água Longa, Agrela, Reguenga, Guimarei e Refojos, para além de não terem meios de apoio, estão longe de um dos locais com meios – Santo Tirso e Vila das Aves – o que poderá constituir um fator constrangedor ao nível da resposta em caso de catástrofe, quer pela distância, quer pela existência de menos e piores acessos.

No mesmo sentido, no concelho da Trofa (Figura 5) há uma fraca distribuição dos meios de apoio à proteção civil, estando quase todos concentrados nas freguesias centrais do concelho. As restantes freguesias do concelho apresentam um défice considerável de meios de apoio. As freguesias de Covelas, Guidões, Muro, Alvarelhos e S. Mamede do Coronado não apresentam quaisquer meios de apoio e estão longe de um

(11)

   

dos locais com meios mais próximo – S. Martinho e Santiago de Bougado – o que poderá constituir um fator constrangedor ao nível da resposta em caso de catástrofe, quer pela distância, quer pela existência de menos e piores acessos rodoviários.

Esta base de dados é espacializada, permitindo uma melhor, mais fácil e mais rápida avaliação da disponibilidade de meios de apoio em função da sua distribuição geográfica.

4. CONCLUSÕES

Conclui-se que, no âmbito do SMPC, a criação de uma Plataforma online é de elevada importância, sobretudo devido à fraca distribuição geográfica dos meios de apoio, possibilitando uma rápida permuta de informação entre diferentes organismos, na estrutura municipal de Proteção Civil, com o objetivo de facilitar a atuação de todos os agentes da Proteção Civil e Gestão de Emergência Municipal, em caso de risco natural e tecnológico. Por outro lado, facilita as ações de Planeamento de Emergência (estruturas de apoio, análise das vulnerabilidades, gestão de meios de socorro). Assim, a base de dados poderá surgir como um forte elemento mitigador em situações de crise, uma vez que facilita a mobilização rápida e eficaz dos meios de apoio.

A possibilidade de atualização da base de dados direta e dinamicamente pelos próprios agentes assume-se como uma grande vantagem para a Proteção Civil Municipal.

Por outro lado, importa referir que esta base de dados veio colmatar uma das principais lacunas daquele serviço, tendo sido validada pelo SMPC.

Figura 5 - Distribuição dos meios de apoio no concelho de Santo Tirso

(12)

   

BIBLIOGRAFIA

CADERNO OPERACIONAL DA PROTEÇÃO CIVIL (2010): Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Santo Tirso.

CHEN, P. (1990): Modelagem de Dados - A Abordagem Entidade- Relacionamento, Makron Books do Brasil Editora Ltda., São Paulo, SP.

COUGO, P. (1997): Modelagem Conceitual e Projeto de Bancos de Dados, Editora Campus, Rio de Janeiro.

DECLARAÇÃO DA COMISSÃO NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL Nº 97/2007, de 16 De Maio: Estado de alerta especial para o Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS).

DECRETO-LEI Nº 134/2006, de 25 de Julho: Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS).

TEOREY, T. J. (1994): Database Modeling & Design the Fundamental Principles, Morgan Kufmann Publishers Inc, São Francisco, California.

 

Imagem

Figura 1 - Localização dos concelhos de Santo Tirso e Trofa.
Figura 2 - Estrutura da Base de Dados em ambiente Access
Figura 3 - Base de Dados online
Figura 4 – Distribuição dos meios de apoio no concelho de Santo Tirso   
+2

Referências

Documentos relacionados

O objetivo desta pesquisa foi investigar o papel da Educação Física na Educação Infantil, considerando-se os objetivos gerais, objetivos específicos, os conteúdos da

98: “En- quanto não permitir o fundo de custeio dos serviços de inspeção, a designação de inspetores especializados para orientação do en- sino da Musica e dos exercícios

sem discriminação”; “...o ensino inclusivo será uma oportunidade das pessoas portadoras de necessidades especiais de mostrar suas potencialidades”; “espero que esta

Aprendizado geral dos jogos esportivos de forma implícita - lúdica Escola da Bola - O ABC da Aprendizagem do Jogo Implícito / Lúdico. O Problema / As causas A solução:

Savants são pessoas que demonstram capacidades superiores em uma inteligência, enquanto suas outras inteligências funcionam num baixo ritmo.. Ex.: Rain Man (baseado numa

Mediação significa que o t rabalho do professor é viabilizar a relação at iva do aluno com a mat éria de est udo, at ravés de obj et ivos, cont eúdos, mét odos e formas

Anche dopo il rilascio bisogna restare nella posizione precedentemente assunta fino al momento dell'impatto della freccia sul bersaglio ed evitare bruschi cali di tensione

1 - Entrada da mão muito próxima da cabeça. 2 - Entrada da mão fora da largura do ombro.. 3 -Tração com o braço fora do alinhamento do corpo.. 4 - Batida com elevação excessiva