• Nenhum resultado encontrado

SAMPLE. Passagem das Escrituras Mateus 1 e 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SAMPLE. Passagem das Escrituras Mateus 1 e 2"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Mateus inicia o seu evangelho com a

genealogia de Jesus. A Sua lista de ancestrais do lado da família de José permite-nos ver a grande

variedade de pessoas que fizeram parte da sua família. Este evangelho foi escrito especialmente para o povo judeu. Mateus referiu-se a Abraão, David, e aos maiores eventos na história dos Judeus. Ele queria que os leitores vissem o tempo exacto da vinda do Messias.

Anos e gerações tinham passado na história do mundo até essa ocasião, mas de repente tudo mudou. Aquele Natal marcou o início de um novo ano e um calendário totalmente novo. A vida de Jesus alterou a maneira como todo o mundo

registaria os eventos, com o nascimento, vida, morte e ressurreição de Cristo como ponto inicial.

Mateus ilustra o nascimento de Jesus Cristo. Maria era uma jovem prometida em casamento a José. Antes do seu casamento e antes de viverem juntos, Maria ficou grávida. O Espírito Santo foi quem agiu para Maria ficar grávida. José era um homem justo e por isso pensava deixar Maria secretamente para não lhe fazer mal. Mas enquanto pensava nesse plano, um anjo falou com ele num sonho. Ele disse-lhe para não temer receber Maria com sua esposa, porque aquele bebé fora gerado pelo Espírito Santo. Eles casaram, mas esperaram para se juntarem até a criança nascer.

Cada parte desta especial história foi o cumprimento das profecias que Deus dera ao Seu povo durante muitas gerações. A promessa deste bebé pode ser encontrada no livro de Isaías. Deus informou o Seu povo que uma virgem daria à luz uma criança, e que seria chamada Emanuel, que significa “Deus connosco”. Era costume o pai da criança dar-lhe o nome. Deus Pai deu o nome a Seu Filho Jesus, e fê-lo através de José, que chamou Jesus ao bebé quando nasceu.

Depois de Maria e José terem feito a sua viagem para Belém na Judeia, o bebé nasceu, cumprindo as Escrituras que dizem que Jesus nascia ali. Os Magos, homens sábios do Oriente, tinham estado a estudar as estrelas e decidiram seguir uma estrela especial até Jerusalém para ver o rei anunciado pela estrela. A sua pergunta era: “Onde está aquele que é nascido rei dos judeus?” Eles tinham seguido a estrela na esperança de ofertar-lhe brindes de adoração. Mateus inclui estes homens no seu registo porque não somente os Judeus tinham notícias antecipadas do Messias, mas também pessoas de todas as nações iriam para adorar Jesus.

O rei Herodes era um não judeu nomeado governador da Judeia pelos romanos. Este homem sem piedade já tinha assassinado sua própria mulher, filhos, família, e muitos outros numa tentativa para manter o domínio sobre o seu reino. Não era difícil para ele ordenar a morte de centenas de rapazinhos

na tentativa de matar Jesus. O bebé escapou para o Egipto depois de seu pai receber um aviso angélico. Depois foi possível voltar a Nazaré para crescer na carpintaria de seu pai terreno. O registo genealógico, o calendário usado hoje, e o restante da história,

mudaram dramaticamente mediante o nascimento desse bebé especial, chamado Emanuel.

Apontamentos do Professor

I. Registo genealógico

A. Grande número de pessoas B. Evangelho escrito para Judeus II. Um novo calendário

A. Jovens prestes a ser pais B. Casamento e nascimento III. Profecia cumprida

A. O Messias vem B. Deus connosco IV. O evento de Belém

A. Os sábios chegam B. O Rei dos Judeus

Crescimento do Professor

Não importa quantas vezes nós contamos a história de Natal, seja cuidadoso a lembrar que há sempre aqueles que celebram o Natal, mas podem não ter um

relacionamento pessoal com o Senhor. Não deixe que um feriado tradicional se torne tão repetitivo que você falhe em pedir ao Senhor para lhe dar a oportunidade de explicar verdadeiramente o Natal a alguém neste ano.

Passagem das Escrituras

Mateus 1 e 2

Versículo para Memorizar

Isaías 7:14 – “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz

um filho, e chamará o seu nome Emanuel.”

Actividade

Os alunos podem criar o seu próprio registo genealógico. Peça-lhes para pedirem às famílias que os ajudem a encontrar os nomes de muitas gerações passadas tanto quanto possível a linhagem de seus pais e mães. Às vezes estes nomes estão registados em Bíblias de família ou velhos arquivos. É importante saber que alguns de seus alunos podem não ter antecessores cristãos, mas que eles começarão uma nova linhagem familiar na família de Deus.

(2)

Jesus tinha acabado de morrer na cruz. Um homem rico, José de Arimateia, pediu a Pilatos o corpo de Jesus, visto que a noite se aproximava. Ele tomou o corpo, embrulhou-o num lençol de linho, e colocou-o no seu próprio túmulo.

No dia seguinte, os principais sacerdotes e fariseus foram a Pilatos. Eles temiam a promessa de Jesus, de que Ele ressuscitaria dentro de três dias, e convenceram Pilatos de que os discípulos poderiam roubar o corpo do túmulo, divulgar que Ele estava vivo, e criar uma terrível mentira para enganar muita gente. Eles diziam que “esta última fraude era pior que a primeira” (a primeira, diziam, sendo que Jesus era o Messias). Pilatos disse-lhes para levarem soldados e guardassem o túmulo. Assim um grupo de soldados foi colocado à porta do túmulo, fechado com uma grande pedra. Na madrugada do primeiro dia da semana, um violento sismo sacudiu a área e um anjo desceu do céu. Ele rolou a pedra e sentou-se nela. Os guardas tremeram e caíram ao chão como mortos. Pela alvorada, algumas mulheres foram ao túmulo. O anjo disse-lhes que Jesus não estava ali, mas tinha ressuscitado dos mortos assim como tinha prometido; disse-lhes que fossem rapidamente contar aos discípulos, e para irem à Galileia onde estava à espera deles.

As mulheres ficaram com medo, contudo cheias de alegria por saber a verdade a respeito de Jesus. Enquanto voltavam do túmulo viram Jesus. Elas ajoelharam-se a Seus pés para O adorar, mas Jesus disse-lhes para não temerem, mas que dissessem aos discípulos que fossem ao monte na Galileia e lá O veriam.

Enquanto as mulheres estavam no caminho, alguns soldados foram à cidade contar ao chefe dos sacerdotes o que tinha acontecido junto ao túmulo. Em vez de acreditarem no que Jesus disse que aconteceria, eles planearam uma mentira. A verdade da ressurreição de Jesus provaria que realmente Ele era o Messias, e os líderes religiosos estavam errados tanto a respeito de quem Jesus era como de que Ele ressuscitaria. Os anciãos do concílio deram a cada soldado muito dinheiro para suborná-los a fim de espalharem uma mentira. Eles foram contar ao povo que os discípulos de Jesus foram durante a noite e roubaram o Seu corpo do túmulo enquanto os guardas dormiam. Os soldados receberam o dinheiro e ajudaram a divulgar a mentira que muita gente acredita mesmo nos dias de hoje.

Os discípulos foram ao monte onde Jesus lhes disse para encontrá-Lo. Quando O viram, começaram a adorá-Lo, embora alguns duvidassem. Jesus falou-lhes claramente para irem por todas as nações, baptizando aqueles que cressem e ensinando as pessoas a obedecer a tudo que Ele tinha ordenado. Jesus era verdadeiramente o Messias, Emanuel, o nome profetizado para Ele antes do Seu nascimento,

que significa "Deus connosco". Então Jesus disse-lhes: "Eu estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos." Ainda que os líderes religiosos temiam Jesus como enganador, foram eles que planearam uma grande fraude para esconder a verdade acerca de Jesus o Messias, Deus connosco para sempre.

Apontamentos do Professor

I. Um túmulo seguro

A. A rocha foi selada

B. Os guardas foram colocados II. A verdade revelada

A. O túmulo vazio B. Uma promessa feita III. A mentira planeada

A. O relatório foi dado B. A notícia espalhou-se IV. Primeira e última promessa

A. Emanuel nasceu

B. Uma promessa até ao fim

Crescimento do Professor

A lição de hoje fala a respeito duma mentira que alguns ainda hoje acreditam, que realmente não houve

ressurreição. Esteja consciente de que alguns alunos podem dizer que acreditam em Deus e na Bíblia, mas podem não acreditar em todas as Escrituras. Deve ajudá-los a compreender que nós não escolhemos algumas partes da Bíblia para acreditar nelas, mas que toda ela é a Palavra de Deus para ser aceite e posta em prática em nossas vidas diárias.

Passagem das Escrituras

Mateus 25:57 – 28:20

Versículo para Memorizar

Mateus 28:6 – “Ele não está aqui porque já

ressuscitou, como havia dito...”

Actividade

Os alunos podem criar um pequeno drama, semelhante a uma notícia de jornal acerca das personagens da lição. Entreviste as pessoas que estiveram lá: os guardas, os líderes religiosos, e Pilatos. Em seguida, recolha relatórios das mulheres que estiveram lá, dos discípulos, e de José de Arimateia. Em que diferem as entrevistas dos relatórios? Deixe os alunos desempenhar os papéis dos personagens e dos relatórios para conseguir a notícia.

(3)

Durante quarenta dias após a Sua ressurreição, Jesus apareceu numerosas vezes a muitos de Seus seguidores. Eles tinham provas convincentes que Ele era realmente o Messias, o Filho de Deus. Agora que ascendeu ao céu, eles foram deixados para enfrentar o mundo que ainda os odiava, e queria que esquecessem tudo a respeito de Jesus. Temendo a morte, e tristes por perderem o seu Líder, os discípulos e outros seguidores deixaram o Monte das Oliveiras e juntaram-se em Jerusalém em obediência às palavras de Jesus.

Jesus tinha ordenado aos Seus seguidores para não deixarem Jerusalém, mas esperar pelo dom do Espírito Santo. O grupo passou tempo na sala do primeiro andar duma grande casa onde se

hospedaram em Jerusalém. Jesus tinha dito: “Mas vós recebereis poder quando o Espírito Santo vier sobre vós; e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.” Eles prestaram atenção às três importantes partes da promessa que Jesus tinha feito: Receberiam poder, seriam testemunhas, e iriam até aos confins da terra.

No dia de Pentecostes, um grupo de cerca de 120 crentes estava reunido naquele cenáculo. Todos eles estavam buscando o Espírito Santo. A Bíblia dá-nos uma figura muito clara do que aconteceu no dia de Pentecostes. “De repente um som como um vento impetuoso veio do céu e encheu toda a casa onde estavam sentados. Eles viram o que parecia ser línguas de fogo sobre a cabeça de cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e falaram outras línguas como o Espírito lhes concedia.” Durante a celebração judaica as ruas da cidade estavam cheias de pessoas de todas as nações. Elas pararam e começaram a ouvir muitas línguas diferentes que vinham daquela sala. Ficaram perplexas quando ouviam alguém mencionar as maravilhas de Deus na sua própria língua.

Então, Pedro pregou à multidão na rua lá em baixo. O Espírito Santo viera sobre eles mesmo como Jesus tinha prometido. Com o derramamento do Espírito, receberam também poder para o propósito pretendido por Deus. Jesus tinha-lhes dito que seriam Suas testemunhas, e aqui estava a primeira oportunidade. Pedro explicou que eles tinham recebido o Espírito Santo como foi prometido há muitos anos pelo profeta Joel. Então começou com os eventos da vida de Jesus, Sua morte e ressurreição, e demonstrou-lhes também a necessidade de salvação. A multidão ficou tão impressionada pelo corajoso testemunho de Pedro a respeito de Jesus, enquanto o Espírito Santo tornava

a mensagem poderosa, que perguntaram o que precisavam de fazer. Nesse dia

quase 3.000 pessoas foram adicionadas ao grupo de crentes. Então, muitas destas pessoas voltaram para os seus países. Deste modo o evangelho começou a espalhar-se juntamente com a notícia do baptismo no Espírito. Enquanto ler o resto do livro de Actos verá a quantidade de pessoas que aceitavam Cristo, eram baptizadas em água e também no Espírito Santo. Os crentes cresciam em número, e com a ousadia do Espírito tornaram-se testemunhas até aos confins da terra.

Apontamentos do Professor

I. O problema que enfrentaram A. Jesus deixou a terra

B. Discípulos assustados e dispersos II. Uma promessa de poder

A. O acontecimento B. A ousadia III. O Espírito Santo veio

A. Baptismo no Espírito Santo B. Relatórios contínuos IV. Ser testemunhas

A. A mensagem B. Onde ir

Crescimento do Professor

O baptismo no Espírito Santo é para todos os filhos de Deus hoje. Mesmo crianças pequenas verão que este é um dom especial de Deus e é recebido tão facilmente como a salvação, pela fé. Como professor você precisa do poder e ousadia do Espírito. Suplique por novo poder na sua vida antes de apresentar cada lição.

Passagens das Escrituras

Actos 2

Actividade

O professor pode descobrir que alguns dos seus alunos não receberam ainda o dom do Espírito Santo. Hoje será apropriado separar tempo para os alunos orarem pelo enchimento do Espírito. Permita-lhes simplesmente que peçam o dom, aceitem o dom, e comecem a louvar a Deus pelos Seus óptimos dons. Alguns podem necessitar de ser cheios novamente, não tendo compreendido que isto é um estilo de vida, e não um acontecimento uma vez só.

(4)

Versículo para Memorizar

Actos 2:4 – “E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”

(5)

Hoje vamos comparar a maneira como várias mulheres da Bíblia reagiram ao plano de Deus em suas vidas. Primeiro, olharemos para Jó, um homem temente a Deus. Ele e sua esposa eram abençoados por Deus. Um dia Satanás perguntou a Deus se qualquer homem honrava a Deus somente porque Ele merece honra. Deus permitiu que Satanás fosse testar Jó. Ele perdeu sua casa e riqueza, mas continuou a honrar Deus. Então Satanás matou os seus filhos, mas Jó não mudou. Finalmente ele adoeceu, o seu corpo ficando coberto de terríveis chagas. A sua mulher tinha desfrutado a

prosperidade de Deus, mas quando acabou ela aconselhou o marido a amaldiçoar Deus e morrer. Ela gostava das bênçãos, mas não tinha coração para honrar Deus. Quando a luta com Satanás terminou, a saúde e a fortuna de Jó foram restauradas. Deus deu-lhe mais dez filhos e mais saúde do que tinha dantes. A Bíblia diz que Jó desfrutou uma vida longa e feliz, mas jamais menciona sua esposa. Ela escolheu dizer “não” a honrar Deus.

No livro de Actos lemos a respeito de Lídia. Ela era uma óptima mulher de negócio. Um dia assistiu a uma reunião de oração na margem do rio em Filipos. Naquele dia Paulo, Silas, Lucas e Timóteo chegaram de Trôas porque Deus dirigiu Paulo através duma visão. Lídia aceitou as palavras de Paulo e começou um relacionamento pessoal com Jesus. Ela convidou estes homens à sua casa, onde todos aceitaram Cristo e foram baptizados. Lídia escolheu honrar a Deus.

No livro de Génesis lemos acerca da família de Abraão. Ló, seu sobrinho, escolheu levar a sua família para um viçoso vale, onde depressa se tornaram parte de duas cidades chamadas Sodoma e Gomorra, centros de grande pecado. Um dia dois anjos foram enviados a Sodoma para julgar a cidade. Disseram a Ló para tomar a sua família e partir logo, antes que a cidade fosse destruída. Enquanto Ló, sua esposa e filhas se preparavam para fugir da cidade, foi-lhes dado o aviso para não olharem para trás. Ló escutou o aviso de Deus e escolheu obedecer, escapando com a sua vida. Mas a mulher de Ló olhou para trás e tornou-se logo um pilar de sal enquanto a grande nuvem que chovia enxofre e sal a cobria. Ela escolheu não acreditar na ordem de Deus e rejeitou a graça que Deus ofereceu.

Abigail era casada com Nabal, um homem teimoso. Os homens de David ajudaram a proteger os rebanhos. Quando chegou o tempo para os rebanhos serem tosquiados, os pastores foram ao banquete. Os 600 homens de David queriam

desfrutar da festa, mas Nabal recusou. Estes homens dirigiram-se para a casa de Nabal. Abigail percebeu

que seu marido e família seriam mortos por David e seus

homens. Ela preparou uma oferta pacífica, enquanto Nabal estava num sono profundo de bebedeira. Abigail saiu com algumas provisões para pedir David para não matar Nabal. Ela convenceu David para deixar a justiça nas mãos de Deus. Quando Nabal ficou sóbrio, ele teve um colapso e morreu dez dias depois. Quando David ouviu, ele mandou chamar Abigail e casou com ela. Abigail recebeu a graça de Deus por fazer boas escolhas.

Apontamentos do Professor

I. Uma mulher que disse não a Deus

A. Um lar abençoado B. Uma pobre escolha

II. Uma mulher que disse sim a Deus A. Um negócio abençoado B. Uma boa escolha

III. Uma mulher que negou a graça de Deus A. Um escape da morte

B. Uma pobre escolha

IV. Uma mulher que aceitou a graça de Deus A. Um escape da morte

B. Uma boa escolha

Crescimento do Professor

Esteja consciente que o dia da mãe pode ser difícil para alguns alunos. Eles podem não ter mães piedosas; podem tê-las perdido; ou, como adultos podem não ter filhos. Ajude estes alunos a saber que os princípios bíblicos ainda são importantes. Nós podemos concentrar-nos nas mães neste dia, mas as lições que aprendemos através destas mulheres ajudam-nos a todos.

Passagens das Escrituras

Jó; Actos 16; Génesis 19; 1 Samuel 25

Actividade

Desenhe uma linha de alto a baixo no centro do quadro ou numa folha de papel. Num lado escreva Esposa de Jó e no outro Lídia. Faça o mesmo com a esposa de Ló e Abigail. Durante a lição ou no final para revisão, escreva as acções, respostas, carácter, e resultado de cada mulher. Compare agora os opostos e discutam os resultados das diferentes respostas.

(6)

Versículo para Memorizar

Provérbios 4:23 – “Sobre tudo o que se deve

guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

(7)

O apóstolo Paulo escreveu duas cartas a um jovem que era “cooperador” na proclamação do evangelho. O seu amor por Timóteo é visto na referência a ele como um filho querido. Paulo queria desafiar Timóteo, assim como a igreja de Éfeso, e usou a carta para falar à igreja a respeito de como deviam honrar o seu líder, a quem frequentemente chamamos pastor. Paulo usou três exemplos de como o Pastor deve trabalhar e o tipo de mensagem que deve proclamar.

O papel do pastor é passar aquilo que aprende a homens fiéis que ajudarão a realizar o trabalho, ou ensinar a próxima geração para continuar o serviço. Paulo adverte Timóteo para procurar homens de confiança e aptos para ensinar. Há três modos pelos quais o Pastor influencia o seu povo. O primeiro exemplo é de um soldado. Paulo encoraja Timóteo a ser um soldado de Jesus Cristo, e declara três características deles. Eles devem resistir nas dificuldades, o que é uma óptima descrição daquilo que muitos cristãos fazem sob dura perseguição. Um bom soldado precisa também de permanecer focado nas ordens do seu comandante e não se envolver em negócios civis à sua volta. Isto significa que o Pastor deve concentrar-se naquilo que o Senhor lhe ordenou, e não se envolver em coisas do mundo.

Paulo esclareceu Timóteo que um pastor é também como um bom atleta. Os atletas romanos e aqueles que tomavam parte nos jogos olímpicos tinham de seguir algumas regras, mesmo na

preparação para as competições. Era importante que seguissem todas as normas, ou seriam

desqualificados. O alvo óbvio era ganhar o prémio. De modo semelhante o Pastor precisa de edificar-se para estar em óptima condição espiritual. A Bíblia é o Manual de Instrução que tem todas as regras que um bom Pastor seguirá para conquistar o prémio da chamada de Deus durante a sua vida.

Paulo usou também o exemplo dum agricultor, que deve ser o primeiro a receber a safra da colheita. Sem as modernas tecnologias, os agricultores somente podiam ter boas colheitas se trabalhassem duramente. A Bíblia usa a figura da colheita para falar de pessoas que levamos à

salvação. Paulo queria enfatizar a colheita espiritual. Os Pastores podem fazer muitas coisas, mas somente o Pastor que trabalha muito, semeando a semente do Evangelho, poderá ter uma grande colheita, e ver Deus mudar vidas.

Não importa se o comparamos a um soldado, um bom atleta, ou um agricultor, Deus recompensará o dedicado esforço de um bom Pastor. Paulo estava suportando as cadeias da prisão por ser um pregador do Evangelho, mas lembrava Timóteo que a

mensagem do Evangelho não está presa. Não há limitações para a Palavra de Deus. E o sofrimento

que temos de suportar não se compara com o gozo de ver vidas transformadas pela mensagem de Jesus Cristo. Se morrermos com Cristo viveremos com Ele; se sofremos com Ele, reinaremos com Ele; e ainda que sejamos infiéis, Ele permanece fiel.

Um Pastor de hoje, tal como Timóteo, precisa de aceitar as palavras de Paulo, e estar convicto da mensagem imutável de Jesus Cristo que proclama ao mundo.

Apontamentos do Professor

I. Um bom soldado

A. Suporta dificuldades B. Permanece focado no alvo II. Um bom atleta

A. Segue as regras B. Recebe a coroa III. Um bom fazendeiro

A. Trabalha muito B. Partilha da colheita IV. Uma boa mensagem

A. Lembra o que é importante B. Deus nunca muda

Crescimento do Professor

Encoraje a sua classe a separar um tempo para honrar o vosso Pastor. Você e a sua classe podem criar um brinde ou tempo de celebração para demonstrar o vosso apoio à liderança e o vosso apreço por todo o trabalho por detrás do título de Pastor. Vocês podem enviar ao vosso Pastor uma nota pessoal de apreço e

encorajamento.

Passagem das Escrituras

2 Timóteo 2:1-13

Versículo para Memorizar

2 Timóteo 2:10 – “Por isso, tudo suporto por causa

dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.”

Actividade

Os alunos podem criar o seu próprio registo genealógico. Peça-lhes para pedirem às famílias que os ajudem a encontrar os nomes de muitas gerações passadas tanto quanto possível a linhagem de seus pais e mães. Às vezes estes nomes estão registados em Bíblias de família ou velhos arquivos. É importante saber que alguns de seus alunos podem não ter antecessores cristãos, mas que eles começarão uma nova linhagem familiar na família de Deus.

(8)

Hoje celebramos a independência da nossa nação. Cada país tem uma história de eventos históricos que originam um novo nome e uma bandeira. Ser cidadão do nosso país dá-nos certos direitos e deveres que estrangeiros não têm. Não importa a que país chamamos o nosso lar, e não importa que direitos a nossa cidadania nos dá, há ainda uma liberdade que todas as pessoas devem buscar, a liberdade espiritual.

O texto bíblico para hoje descreve o estilo de vida que pode existir em qualquer nação do mundo, porque nos ensina a respeito da libertação do pecado. O primeiro passo é aceitar a salvação oferecida por Jesus. A libertação do pecado custou a Jesus, Filho de Deus, a Sua vida. Ele morreu na cruz para pagar pelo nosso pecado e vencer a batalha contra Satanás para a independência da nossa alma.

Então, Paulo escreveu aos colossenses para estarem enraizados e edificados em Jesus. Vamos estudar estas duas frases. A primeira é “estar arraigado”. Uma árvore guia as suas raízes a solo profundo por duas razões. Uma é para procurar humidade e nutrientes necessários para alimentar o tronco, ramos, e até o fruto. Estas raízes provêem o que a árvore necessita para crescer e sobreviver. A segunda razão é a segurança da árvore. Quando fortes ventos sopram, é a profundidade das raízes que dá segurança. Nós precisamos também de enviar as nossas raízes espirituais na profundeza da Palavra de Deus e num forte relacionamento com Ele. É onde nós obtemos os nutrientes espirituais que

necessitamos, e é a âncora que nos segura nas tormentas da vida.

A segunda frase é “estar edificado n’Ele”. Para edificar uma casa precisamos de começar com um fundamento sólido, que é Jesus. Ele não espera que nós vivamos apenas numa fundação, mas quer que nós comecemos a edificar a nossa vida sobre Ele como fundamento, para sermos a pessoa que Ele deseja que sejamos.

Paulo escreveu esta carta na prisão. Sabia que os colossenses estavam em risco de perder a sua liberdade espiritual. Tinham aceitado a verdade que Jesus morreu pelos seus pecados, e começaram a crescer na liberdade, mas algo estava ameaçando essa liberdade. Assim como na guerra, quando nações tentaram libertar-se de outras nações, homens começaram a espalhar mentiras que induziram alguns cristãos a duvidar da sua liberdade em Cristo. Paulo lembrou-lhes que precisavam de ser

fortalecidos na fé, tal como haviam sido ensinados. Hoje não importa há quanto tempo você conhece Jesus. É importante lembrar a semente da fé posta por Ele em teu coração quando acreditaste, e a fé que continua a crescer.

Paulo sabia que era importante estar alerta contra religiões estranhas e filosofias confusas. Estas ideias levaram o povo de volta à escravidão do peca do e dependência de tradições humanas em vez de liberdade em Cristo. Paulo queria que os cristãos vivessem vidas abundantes com gratidão pela liberdade espiritual. Não importa o lugar ou a forma em que vivemos; tal como Paulo era capaz de abundar em gratidão na prisão, assim devemos celebrar a nossa liberdade do pecado.

Apontamentos do Professor

I. Continuar a viver

A. Receber Cristo como Senhor B. Viver n’Ele

II. Enraizados e edificados A. Fundamento sólido B. Crescer n’Ele III. Fortalecidos A. A semente da fé B. Ensinar a fé IV. Agradecidos

A. Uma vida grata B. Efeito abundante

Crescimento do Professor

O versículo para decorar de hoje é maior que muitos apresentados neste currículo. Existem alguns níveis de idade e alguns alunos têm mais capacidade para decorar passagens longas. Considere a idade do grupo e as capacidades individuais dos seus alunos quando lhes atribui a memorização. Portanto, use frases chave, versículos completos, ou passagens longas em conformidade.

Passagem das Escrituras

Colossenses 2:6-10

Versículo para Memorizar

Colossenses 2:6,7 – “Portanto, assim como vocês

receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver

Actividade

Os alunos podem criar um conjunto de bandeiras. Numa página desenham e pintam a bandeira do seu país. Conversem sobre o significado das cores e símbolos que são usados. Depois criam a bandeira cristã e discutem as suas cores e símbolos. As bandeiras podem então ser

colocadas em pequenos paus para serem levadas para casa

(9)

como foram ensinados, transbordando de gratidão.”

(10)

Na carta aos Efésios Paulo escreveu a lição seguinte a escravos e seus amos. Naqueles dias era comum ter escravos. Paulo não estava a ensinar que a escravatura era boa, mas era uma parte da

economia daqueles dias e ele queria ensinar princípios tanto para supervisores como

trabalhadores. Quer dizer que, no mundo de nossos dias, Paulo dirige o ensino a patrões e empregados. Primeiro, Paulo escreve sobre as atitudes do

trabalhador. Ele fala acerca de honrar os patrões com um coração sincero. Se a pessoa para quem

trabalhamos é alguém que respeitamos, a maneira como obedecemos às suas ordens será diferente. Paulo diz que devemos obedecer-lhes e respeitá-los assim como fazemos a Cristo. Em vez de fingir que respeitem os vossos patrões ou que estejam a apoiar os seus objectivos com o vosso trabalho, Paulo está a dizer que precisamos de mostrar-lhes sinceramente o nosso respeito, tanto na qualidade como na

quantidade do nosso trabalho.

A seguir, Paulo trata da maneira de obedecer ao chefe que está sobre nós. Há alguns que fazem exactamente o que é pedido durante o tempo que o patrão está observando. Se algum observa o trabalho para dar um relatório ao patrão, o empregado faz uma grande exibição de obediência, apenas para conseguir melhor salário, melhor posição e favores especiais. Mas Paulo avisa-nos para obedecer às ordens do patrão somente porque ele é o patrão. Nós devemos obedecer-lhe do mesmo modo que

obedecemos aos mandamentos de Cristo, lembrando que, como cristãos, deixámos a escravidão do pecado e agora somos escravos de Cristo. Agora temos Cristo como nosso amo e devemos obedecer-Lhe com submissão total, para receber a sua bênção e o melhor para nossas vidas.

Depois de tomar a decisão de obedecer, mesmo fora da vista, Paulo escreve que deve servir o seu patrão de coração. Isto leva o objectivo para além do salário, e transforma-o na maneira como realiza a sua tarefa. O termo “sinceramente” é usado por Paulo para explicar que nós não fazemos apenas o que nos é requerido, mas devemos ir mais além, fazer algo extra, trabalhar arduamente e mais tempo, como se estivéssemos a trabalhar para Cristo. Nós devemos servir o nosso patrão como se estivéssemos a servir Jesus em vez de aos homens.

Finalmente, Paulo fala acerca da recompensa do trabalhador, ou o nosso salário. O mundo paga um salário exactamente pelas horas despendidas ou as tarefas completadas. Mas Paulo diz que o Senhor retribui a cada um segundo o bem que faz. Não há restrições a respeito do tipo de trabalho realizado, se na escala do mundo parece ser mais importante ou menos, mas a recompensa final depende do bem realizado pelo trabalhador. Novamente, Paulo lembra os trabalhadores da importância de trabalhar como se

estivessem as servir Jesus directamente, uma verdade vista através do Novo Testamento. Hoje celebramos os empregos que Deus nos deu, a nossa saúde e

capacidade para trabalhar, e não só o salário que recebemos, mas também as bênçãos com que Deus nos recompensa se trabalharmos de coração sincero.

Apontamentos do Professor

I. A vossa atitude A. Com respeito B. Com sinceridade II. A vossa obediência

A. Quando eles observam B. Quando não observam III. O vosso serviço

A. De todo o coração B. Servindo ao Senhor IV. A vossa recompensa

A. Que vem do Senhor B. Sem diferença alguma

Crescimento do Professor

A lição de hoje fala da nossa preparação como professores e do trabalho para os nossos alunos. Infelizmente, alguns pensam que o pastor, perante a congregação, visto por todos, é o único que realmente tem de trabalhar arduamente. Mas a lição de hoje recorda-nos que mesmo que estejamos a ensinar crianças pequenas, e ninguém mais que esses

pequeninos veja quão bem nos preparamos, devemos ensinar como se o Senhor estivesse sentado em nossa classe.

Passagem das Escrituras

Efésios 6:5-9

Versículo para Memorizar

Efésios 6:7 – “Sirvam aos vossos senhores de boa

vontade como ao Senhor, e não aos homens.”

Actividade

Os alunos podem criar um projecto artístico escrevendo o versículo de hoje e um desenho simples numa folha de papel. Ponha-os a trabalhar com lápis de cera e façam o desenho e inscrições tão negras quanto possível. E então aplique óleo de cozinha ao papel, usando uma bola de algodão ou pedaço de pano para aplicar o óleo. Deixe secar o papel e a obra de arte

parecerá muito semelhante a um vitral.

(11)
(12)

Jesus chegou perto de Samaria, uma cidade que os judeus evitavam, caminhando em redor dela. Porém, um dia Jesus parou junto ao poço da cidade. Uma mulher que tinha ido buscar água era a pessoa com quem Jesus se queria encontrar. Como judeu, Jesus não devia aproximar-se dessa cidade, nem conversar com uma mulher de lá. Mas Jesus violou muitos costumes culturais. Ele sabia das

necessidades dessa mulher, e ela acreditou que Jesus era um grande profeta. Jesus ensinou a respeito da água viva que ela precisava, ao invés da água do poço, e o dramático encontro mudou a vida daquela mulher. Logo, ela deixou o seu pote de água e correu à cidade para contar acerca do homem que tinha encontrado.

Essa mulher era uma que provavelmente todos em Samaria sabiam que era de baixa

reputação. Ela tinha tido cinco maridos e o homem com quem vivia não era seu marido. Os samaritanos praticavam uma religião incorrecta, mas mesmo assim eles julgavam a mulher como uma de má reputação. Quando ela entrou na cidade e contava o seu encontro com Jesus, as pessoas prestavam atenção. Deve ter havido uma notória mudança na sua vida e uma tal persuasão na sua história para convencer as pessoas e ir ver Jesus. As palavras da mulher eram tão convincentes que muitos

samaritanos acreditaram em Jesus. Uma multidão deixou a cidade e foi ao poço para vê-Lo.

Quando os discípulos voltaram ao poço ficaram espantados: Jesus estava junto ao poço a conversar com uma mulher. Ficaram confusos quando Jesus lhes disse que já tinha comida, e que era fazer a vontade de Seu Pai. Talvez ficassem maravilhados por Ele ligar a vontade de Seu Pai com a samaritana, e uma mulher de baixo nível. Mas Jesus falava com eles em termos figurativos. Como a multidão estava a chegar, Jesus explicou que isso era como uma colheita no campo. Estes homens estavam bem cientes da aparência de um campo de semente, pronto para a ceifa. O aparecimento duma grande multidão para observar, provavelmente vestida de cores claras, era como o campo de colheita.

Jesus iniciou uma lição sobre o processo da colheita, a tarefa tanto do semeador como do ceifeiro, e a colheita eterna de almas. Os discípulos foram logo confrontados com a incrível tarefa de considerar os samaritanos, seus inimigos, aqueles por quem andavam grandes distâncias para o evitar, como sendo uma potencial colheita de crentes. Isto chocou os discípulos visto que ia contra os seus costumes. Jesus queria que eles vissem que alguns de Seus seguidores precisavam de ir e semear a

mensagem, como a mulher tinha feito, enquanto outros precisam de começar a colheita como Ele tinha feito naquele dia à beira do poço.

Hoje, poderá haver grupos de pessoas que são difíceis de nós aceitarmos. Haverá outros que praticam outra religião, que têm uma cor diferente, ou têm sido adversários da nossa cultura durante séculos, contudo Jesus quer os vejamos como uma seara pronta para a ceifa. Hoje nós precisamos de pedir ao Senhor que nos mostre a seara particular onde quer que trabalhemos.

Apontamentos do Professor

I. O panorama social

A. Costumes quebrados B. Uma vida mudada II. A cena

A. Uma cidade escutou B. Um multidão chegou III. A resposta

A. Uma figura de colheita B. Uma lição de colheita IV. A aplicação

A. O nosso campo de colheita B. A nossa tarefa de colheita

Crescimento do Professor

Escreva um plano para aqueles que realmente quer alcançar e discipular na sua classe. Frequentemente os professores ensinam lições e esperam que afectem alguém, em vez de apontarem suas lições para tocar em pessoas específicas que desejam alcançar. Escreva o objectivo que está ensinando e compreenderá se está realmente a cumprir aquilo para que Deus o chamou a fazer na sua classe.

Passagem das Escrituras

João 4:1-12

Versículo para Memorizar

João 4:35 – “...Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam

os campos! Eles estão maduros para a colheita.”

Actividade

Os alunos podem criar a lembrança duma seara dobrando uma pequena folha de cartolina ao meio. Na frente duma metade escreva o tema “O meu campo de colheita” e decore-o com figuras da colheita. Leve os alunos a escrever no interior uma lista daqueles que precisam de ouvir o evangelho, ou desenhe uma figura, ou o mapa dum lugar que eles sintam que Deus deseja que alcancem. No lado de trás dessa cartão escreva o versículo para memorizar de hoje.

Referências

Documentos relacionados

Há um momento na vida de nossos filhos que o máximo que podemos fazer diante dos seus desatinos é deixar a porta aberta do amor para ajuntar os2. caquinhos que

Veremos que a política é tratada com diretrizes para o relacionamento apropriado do cristão com as autoridades seculares, segundo princípios que estruturam e orientam o sistema

P.: Naquele tempo, disse Jesus a Seus discípulos: 46 “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, 47 e no Seu nome serão anunciados a

Em suporte a este pensamento, vale referenciar recente artigo do professor John Kwoca, da George Washington University, intitulado “Vertical integration and its alternatives

Verifique também que o anel de vedação está à borda do diafragma de rolagem (7) permanece na ranhura de vedação da chapa separadora (45), e que a borda se dobra bem dento do

CORRIGINDO A MÁ INTERPRETAÇÃO: Existem muitas razões pelas quais esse verso não oferece qualquer suporte à visão oriental, ou da Nova Era, sobre a reencarnação. Mesmo

Enquanto seus discípulos observavam a árvore, maravilhados por ela ter morrido tão rapidamente, Jesus disse: 'Em verdade vos digo: se vocês tiverem fé e não duvidarem, não

Quando insistimos em fazer o bem mesmo sem ver resultados, Deus nos recompensa, porque provamos que nosso coração não está apenas nas bênçãos, mas nAquele que nos