• Nenhum resultado encontrado

NCE/19/ Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NCE/19/ Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

NCE/19/1900021 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/19/1900021 Decisão de apresentação

de pronúncia - Novo ciclo de estudos

Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Comissão de Avaliação Externa

1. Tendo recebido o Relatório de Avaliação/Acreditação elaborado pela Comissão de Avaliação

Externa relativamente ao novo ciclo de estudos

Engenharia de Biomateriais e NanoMedicina

2. conferente do grau de

Mestre

3. a ser lecionado na(s) Unidade(s) Orgânica(s) (faculdade, escola, instituto, etc.)

Faculdade De Ciências E Tecnologia (UNL)

4. a(s) Instituição(ões) de Ensino Superior

Universidade Nova De Lisboa

5. decide:

Apresentar pronúncia

6. Pronúncia (Português):

Agradece-se a consulta do documento PDF anexo.

7. Pronúncia (Português e Inglês, PDF, máx. 150kB): (impresso na página seguinte)

(2)
(3)

1

Ciclo de Estudos: Mestrado em Biomateriais e Nanomedicina

(Processo n.º NCE/19/1900021)

Assunto: Pronúncia relativa ao Relatório Preliminar da Comissão de Avaliação Externa sobre o Novo Ciclo de Estudos conducente ao grau de mestre em Biomateriais e Nanomedicina.

Data: 30 de julho de 2020

Iniciamos a nossa pronúncia ao parecer elaborado pela Comissão de Avaliação Externa agradecendo a esta comissão pela análise cuidadosa e aprofundada que fez à proposta de criação deste novo ciclo de estudos pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.

O reconhecimento da atualidade e relevância do curso proposto, a coerência dos objetivos proposto com a Missão da Instituição e o alinhamento com as áreas de conhecimento que sustentam o Ciclo de estudos permitem uma apreciação global muito positiva. São realçados os pontos fortes do Curso, nomeadamente o seu carácter pioneiro que permite uma formação a nível de 2º Ciclo de Bolonha para um leque alargado de formações base, promovendo uma formação inter- e multidisciplinar na área dos Biomateriais e Nanomedicina. A visão alargada de Bolonha reflete a possibilidade de prossecução de estudos a nível de 2.º Ciclo tendo como base 1.ºs Ciclos de leque alargado em Ciências Exatas e Engenharia.

De seguida, apresentamos a nossa resposta e ações tomadas na sequência dos comentários da CAE, começando pelo ponto 13.4 - Condições.

13.4 - Condições

Recomendações obrigatórias:

1) Défice de formação em engenharia

Porventura, a designação do Ciclos de Estudos, enfatizando o termo “Engenharia”, poderia induzir em erro os estudantes, uma vez que a frequência deste 2.º Ciclo não permitiria obter um Diploma de Engenharia àqueles que não houvessem frequentado um 1.º ciclo centrado nas Ciências da Engenharia, e mesmo esses não obteriam ECTS em área compatível com a designação de Engenharia. Assim, e aproveitando esta oportunidade de melhoria, propomos a alteração da Designação do Ciclo de Estudos para “Mestrado em Biomateriais e Nanomedicina”. De salientar que a perspetiva de desenvolvimento tecnológico e aquisição de competências na área da Engenharia se mantém aspeto basilar do Curso, não obstando a que os estudantes colijam ECTS na área indispensável de Ciências da Engenharia. De salientar, o surgimento, no panorama internacional, de Ciclos de estudo análogos com igual diversidade de áreas formativas base dos candidatos. 1 2) Proporcionar uma maior componente laboratorial (...) em particular, em métodos de caracterização nanométrica

Na proposta inicial do curso, a componente laboratorial era já significativa pois 6 das 9 unidades curriculares obrigatórias do 1.º ano, correspondentes a 36 ECTS dos 45 ECTS obrigatórios, já possuíam componente laboratorial. Ainda assim, seguindo as recomendações da CAE, é introduzida na reformulação do plano curricular uma UC de Nanofabricação e Caracterização de Biomateriais para realçar a formação em métodos de caracterização nanométrica, são introduzidos trabalhos práticos relativos à produção de nanoestruturas na UC de Síntese de Polímeros e é introduzido um trabalho laboratorial na UC de Interações Hospedeiro-Nanobiomateriais (anteriormente designada por Interações Tecido-Biomaterial). Por outro lado, e no sentido de reforçar a formação experimental do plano de estudos, é proposta a formação laboratorial por rotação e imersão do estudante na atividade laboratorial corrente da Instituição, acompanhamento do trabalho real dos estudantes de Doutoramento e demais Investigadores das áreas do curso. Este acompanhamento “por imersão” laboratorial constituirá parte integrante das UC.

3) Na formação oferecida seja dada preferência às áreas de competência científica consolidada

1 http://master-nanomed.eu/ https://www.ucl.ac.uk/prospective-students/graduate/taught-degrees/nanotechnology-regenerative-medicine-msc https://www.gla.ac.uk/postgraduate/taught/nanosciencenanotechnology/?gclid=EAIaIQobChMIt5rrgPXl6gIVyfhRCh0KwAnYEAAYASAAEgLkfPD_BwE&gclsrc= aw.ds https://www.ncl.ac.uk/postgraduate/courses/degrees/drug-delivery-nano-mres/#profile http://formations.univ-grenoble-alpes.fr/en/catalog/master-s-degree-XB/sciences-technologies-and-health-STS/master-in-nanosciences-and-nanotechnologies- program-program1-master-nanosciences-et-nanotechnologies-en/nanomedicine-and-structural-biology-subprogram-subprogram-parcours-nano-medecine-en.html https://www.otago.ac.nz/bioengineering/study/otago037853.html

(4)

2

A formação proporcionada pelo novo mestrado em Biomateriais e Nanomedicina assenta fortemente na atividade de investigação dos docentes do curso, enquadrada maioritariamente em centros de investigação classificados pela FCT.MCTES como excelentes (Cenimat|i3N, UCIBIO e LAQV), bem como na experiência de lecionação prévia dos docentes envolvidos na proposta do curso. Também de considerar as áreas de investigação consolidadas nestes Centros de Investigação, com forte componente nas áreas centrais do Curso - Nanomedicina e Biomateriais, bem como nas suas subáreas científicas Diagnóstico in vitro e in vivo; Sistemas de Entrega de Fármacos; Medicina Regenerativa/Engenharia de Tecidos. Ainda assim, na sequência de um comentário específico da CAE, é removida a componente de modelos in vitro da UC de Engenharia de Tecidos e de Modelos in vitro que passa a designar-se apenas por Engenharia de Tecidos.

Recomendações facultativas:

1) Estabelecer parcerias com faculdades de medicina e de farmácia

Este tipo de parceria, incluindo com hospitais e centros de investigação, será estabelecido com vista a possibilitar a realização de estágios e dissertações em laboratórios de investigação de reconhecido mérito na área dos Biomateriais e Nanomedicina bem como a realização de seminários por parte de investigadores nestas áreas.

2) Estabelecer parcerias com empresas ou instituições que possam facultar estágios profissionais aos estudantes deste mestrado.

De igual modo, serão estabelecidas parcerias com instituições com empresas e instituições que permitam a realização de estágios, dissertações e seminários. O estabelecimento deste tipo de parceria foi prejudicado (atrasado) devido à presente situação causada pelo vírus Covid-19.

Outros aspetos do curso referidos pela CAE:

1) “Nãose especifica nenhum requisito de formação de base em Engenharia” e “ A possível admissão de estudantes com perfis muito diversificados poderá dificultar as atividades de ensino/aprendizagem dos estudantes” - de facto, o ciclo de estudos proposto adequa-se a receber estudantes provenientes de 1.ºs ciclos diversificados, desde a Biologia à Engenharia de Materiais. No sentido de facilitar as atividades de ensino/aprendizagem dos estudantes que são admitidos com perfis de 1.º Ciclo diversificados, reformulamos o 1.º Semestre do 1.º Ano do Curso de forma a contemplar uma UC de carácter modular que permita colmatar eventuais carências formativas em áreas “minor” dos 1.ºs Ciclos – UC de Complementos Científicos e Tecnológicos (anteriormente no elenco de Opções I). Esta UC, agora obrigatória, permitirá aos estudantes das áreas das Ciências da Engenharia mais clássicas um conhecimento de aspetos de Ciências da Vida, Química e Biomedicina, e aos estudantes de formação em Ciências Exatas, uma formação fundamental em Ciências da Engenharia. De igual forma, como mais detalhado abaixo, a nova UC de Biomateriais e Nanomedicina irá ajudar a nivelar os conhecimentos de estudantes provenientes de diferentes áreas. 2) “notória a falta de unidades curriculares específicas e/ou de conteúdos de unidades curriculares que sejam mais aproximados às áreas científicas das Ciências da Engenharia” - o mestrado em Biomateriais e Nanomedicina é em si, pela natureza das áreas científicas e objetivos da Nanomedicina, uma formação de 2.º ciclo em engenharia 2.

De modo a realçar a natureza em Engenharia de algumas unidades curriculares, são alteradas as áreas científicas das UC de Síntese de Polímeros para Bio-Aplicações (Engenharia Química) e de Complementos Científicos e Tecnológicos (Ciências da Engenharia).

3) “Os conteúdos programáticos de Nanomedicina e de Biomateriais e Nanomedicina parecem ser de índole introdutória“ - Tendo em atenção as recomendações da CAE, decidiu-se reformular as UC de Nanomedicina e de Biomateriais em Nanomedicina, de forma a eliminar potenciais sobreposições de conteúdos. Assim, foi criada a UC de “Biomateriais e Nanomedicina” (3 ECTS) destinada a fornecer os conhecimentos essenciais da área, e também para nivelar os conhecimentos de estudantes oriundos de diferentes áreas. É também criada a UC de “Nanofabricação e Caracterização de Biomateriais” onde são dadas as técnicas físicas de produção de biomateriais à nanoescala (que estavam na UC de Biomateriais em Nanomedicina). Os conteúdos aqui abordados são aprofundados em outras UC do ciclo de estudos. Assim, esta nova UC fornece a devida introdução Geral aos Biomateriais e à Nanomedicina permitindo o nivelar de conhecimentos fundamentais dos alunos com formação diversa.

2 Conjunto de técnicas e métodos para aplicar o conhecimento técnico e científico na planificação, criação e manutenção de estruturas, máquinas e sistemas

para benefício do ser humano.

(5)

3

4) “O plano de estudos beneficiaria em geral com uma mais forte componente de caracterização (avançada) de Nanobiomateriais e nanometrologia.” - a UC agora criada de “Nanofabricação e Caracterização de Biomateriais” contém a componente de caracterização avançada de Nanobiomateriais que anteriormente já estava prevista na UC de Biomateriais em Nanomedicina.

Em anexo, apresentamos a estrutura curricular e plano de estudos, reformulados de acordo com as alterações anteriormente indicadas, e as respetivas fichas das unidades curriculares novas.

(6)

4

Study Cycle: Master’s in Biomaterials and Nanomedicine

(Process NCE/19/1900021)

Subject: Pronunciation on the External Assessment Committee Preliminary Report on New Study Cycle – Master’s in Biomaterials and Nanomedicine

Date: 30th July 2020

We begin our response to the report prepared by the External Evaluation Committee (EEC) by thanking this committee for the careful and in-depth analysis that it made to the proposal for the creation of this new cycle of studies by the NOVA School of Science and Technology (FCT NOVA).

The recognition of the timeliness and relevance of the proposed course, the coherence of the proposed objectives with the Institution's Mission and the alignment with the areas of knowledge that support the Study Cycle allow a very positive global assessment. The strengths of the Course are highlighted, namely its pioneering character, which allows training at the level of the 2nd Bologna Cycle promoting inter- and multidisciplinary training in the area of Biomaterials and Nanomedicine. The broad view of Bologna reflects the possibility of pursuing studies at the level of the 2nd Cycle based on 1st Cycles of a wide range of Exact Sciences and Engineering.

Below, we present our response and actions taken following the comments of the EEC, starting with point 13.4 - Conditions. 13.4 - Conditions

Mandatory recommendations:

1) Deficit in engineering training

Perhaps, the designation of the Study Cycles, emphasizing the term "Engineering", could mislead students, since the completion of this 2nd Cycle may not allow an Engineering Diploma to be obtained for those who had not attended a 1st cycle centered on Engineering Sciences, and even these would not obtain ECTS in an area compatible with the Engineering designation. Thus, and taking advantage of this opportunity for improvement, we propose to change the Designation of the Study Cycle to “Master in Biomaterials and Nanomedicine”. It should be noted that the perspective of technological development and acquisition of skills in the field of Engineering remains the basic aspect of the Course, notwithstanding that students collect ECTS in the indispensable area of Engineering Sciences. Of note, the emergence, in the international panorama, of similar study cycles with an equal diversity of basic training areas of the candidates.3

2) Provide a larger laboratory component (...) in particular, in nanometric characterization methods

In the initial proposal of the course, the laboratory component was already significant since 6 of the 9 compulsory curricular units of the 1st year, corresponding to 36 ECTS of the 45 compulsory ECTS, already had a laboratory component. Still, following the recommendations of the EEC, a Nanofabrication and Biomaterialization UC is introduced in the reformulation of the curricular plan to enhance training in nanometric characterization methods, practical work on the production of nanostructures is introduced in the Polymer Synthesis UC and laboratory work is introduced at the UC of Host-NanoBiomaterial Interactions (previously called Tissue-Biomaterial Interactions). On the other hand, and in order to reinforce the experimental training of the study plan, it is proposed the laboratory training by rotation and immersion of the student in the current laboratory activity of the Institution, monitoring of the real work of PhD students and other researchers in the areas of the course. This laboratory “immersion” monitoring will be an integral part of the UC.

3) In the training offered, preference should be given to areas of consolidated scientific competence

The training provided by the new master's degree in Biomaterials and Nanomedicine is strongly based on the research activity of the course's teachers, mostly framed in research centers classified by FCT.MCTES as excellent (Cenimat | i3N, UCIBIO and LAQV), as well as in the teaching experience of the teachers involved in the course proposal. The central areas of the Course - Nanomedicine and Biomaterials, as well as in their scientific sub-areas (In vitro and in vivo diagnosis; Drug Delivery Systems; Regenerative Medicine / Tissue Engineering) are strongly consolidated in these Research Centers. Even so, following a specific comment from EEC, the component of in vitro models of the UC of Tissue Engineering and Models in vitro is removed, which is now called Tissue Engineering.

Optional recommendations:

1) Establish partnerships with medical and pharmacy schools

3 http://master-nanomed.eu/ https://www.ucl.ac.uk/prospective-students/graduate/taught-degrees/nanotechnology-regenerative-medicine-msc https://www.gla.ac.uk/postgraduate/taught/nanosciencenanotechnology/?gclid=EAIaIQobChMIt5rrgPXl6gIVyfhRCh0KwAnYEAAYASAAEgLkfPD_BwE&gclsrc=aw.ds https://www.ncl.ac.uk/postgraduate/courses/degrees/drug-delivery-nano-mres/#profile http://formations.univ-grenoble-alpes.fr/en/catalog/master-s-degree-XB/sciences-technologies-and-health-STS/master-in-nanosciences-and-nanotechnologies-program-program1-master-nanosciences-et-nanotechnologies-en/nanomedicine-and-structural-biology-subprogram-subprogram-parcours-nano-medecine-en.html https://www.otago.ac.nz/bioengineering/study/otago037853.html

(7)

5

This type of partnership, including with hospitals and research centers, will be established with a view to enabling internships and dissertations in research laboratories of recognized merit in the area of Biomaterials and Nanomedicine, as well as seminars by researchers in these areas.

2) Establish partnerships with companies or institutions that can provide professional internships to students in this master's degree.

Likewise, partnerships will be established with institutions with companies and institutions that allow internships, dissertations and seminars to take place. The establishment of this type of partnership was hampered (delayed) due to the current situation caused by the Covid-19 virus.

Other aspects of the course referred to by EEC:

1) "No basic training requirements in Engineering are specified" and "The possible admission of students with very diverse profiles may hinder students' teaching / learning activities" - in fact, the proposed study cycle is suitable for students coming from diverse 1st cycles, from Biology to Materials Engineering. In order to facilitate the teaching / learning activities of students who are admitted with diversified 1st Cycle profiles, we reformulated the 1st Semester of the 1st Year of the Course in order to contemplate a modular UC that allows to fill eventual training deficiencies in “minor” areas of the 1st Cycles, the UC of Scientific and Technological Complements (previously in the list of Options I). This UC, now mandatory, will allow students in the most classic Engineering Sciences areas to have knowledge of aspects of Life Sciences, Chemistry and Biomedicine, and students with training in Exact Sciences, a fundamental training in Engineering Sciences. Likewise, as more detailed below, the new UC for Biomaterials and Nanomedicine will help to level the knowledge of students from different areas. 2) “notorious the lack of specific curricular units and / or the contents of curricular units that are closer to the scientific areas of Engineering Sciences” - the master's degree in Biomaterials and Nanomedicine is in itself, due to the nature of the scientific areas and objectives of Nanomedicine, a 2nd cycle training in engineering. In order to highlight the nature of Engineering in some curricular units, the scientific areas of the Polymer Synthesis UC for Bio-Applications (Chemical Engineering) and Scientific and Technological Complements (Engineering Sciences) are changed.

3) “The program contents of Nanomedicine and Biomaterials and Nanomedicine seem to be of an introductory nature“ - Taking into account the recommendations of EEC, it was decided to reformulate the UC of Nanomedicine and Biomaterials in Nanomedicine, in order to eliminate potential overlapping of contents . Thus, the “Biomaterials and Nanomedicine” UC (3 ECTS) was created to provide essential knowledge of the area, and also to level the knowledge of students from different areas. The “Nanofabrication and Characterization of Biomaterials” UC is also created, where the physical techniques for producing biomaterials at the nanoscale are given (which were included in the Biomaterials in Nanomedicine UC). The contents discussed here are further developed in other UC in the study cycle. Thus, this new UC provides the proper general introduction to Biomaterials and Nanomedicine, leveraging the level of fundamental knowledge of students with diverse training.

4) "The study plan would generally benefit from a stronger (advanced) characterization component of nanobiomaterials and nanometrology." - the UC now created of “Nanofabrication and Characterization of Biomaterials” contains the component of advanced characterization of nanobiomaterials that was previously foreseen in the UC of Biomaterials in Nanomedicine. Attached, we present the curricular structure and study plan, reformulated according to the changes previously indicated, and the respective new Curricular Unit Files.

(8)

6

ANEXO

Estrutura Curricular e Plano de Estudos

Curricular Structure and Study plan

1. Áreas científicas e créditos necessários à obtenção do grau / Scientific areas and credits necessary for awarding the degree QUADRO N.º 1

Área científica / Scientific Area Sigla /

Acronym ECTS Observações / / Observations Obrigatórios / Mandatory Optativos / Optional (a) Biologia /Biology B 3 0

Biomateriais ou Nanomedicina /Biomaterials or

Nanomedicine BM/NM 60 0

Ciências da Engenharia / Engineering Sciences CE 3 0

Competências Complementares /Soft Skills CC 3 0

Engenharia de Materiais /Materials Engineering EMt 9 0

Nanomedicina /NanoMedicine NM 21 0

Engenharia Química /Chemical Engineering EQ 6 0

Medicina ou Biologia ou Ciências Humanas e Sociais ou Química /Medicine or Biology or Social Sciences and Humanities or Chemistry

Med ou B ou

CHS ou Q 0 9

Qualquer Área Científica /Any Scientific Area QAC 0 6 (b)

Total 105 15

(a) Número de créditos das unidades curriculares optativas, necessários para a obtenção do grau ou diploma / Number of credits for optional curricular units required for obtaining a degree or diploma.

(b) O estudante deverá realizar 6 ECTS de entre as unidades curriculares que integram o designado Bloco Livre FCT, aprovado anualmente pelo Conselho Científico da FCT NOVA, o qual inclui unidades de todas as áreas científicas da FCT NOVA. / The student must perform 6 ECTS credits in curricular units of a block (indicated in the syllabus as "Free Block Course"), which includes curricular units from all scientific areas of the FCT NOVA. This block of curricular units is set annually by the Scientific Council of the FCT NOVA.

(9)

7

2. Plano de estudos / Study plan

Ciclo de estudos em Biomateriais e Nanomedicina Study Cycle Master’s in Biomaterials and Nanomedicine

Grau de mestre QUADRO N.º 2

Unidade curricular / Curricular Unit

Área científica / Scientific Area Ano curricular / Curricular Year Organização do ano curricular / Duration

Horas de trabalho / Working Hour

ECTS Observações / Observation Total Contacto / Contact T TP PL TC S E OT O Horas totais de contacto / Total Contact Hours Biomateriais e Nanomedicina /

Biomaterials and Nanomedicine NM 1.º Semestre 1 84 42 42 3

Obrigatória / Mandatory Nanofabricação e Caracterização de

Biomateriais / Nanofabrication and Characterization of Biomaterials

EMt 1.º Semestre 1 84 14 14 28 3 Obrigatória /

Mandatory

Biossensores / Biosensors EMt 1.º Semestre 1 168 28 28 56 6 Obrigatória /

Mandatory Síntese de Polímeros para

Aplicações / Polymer Synthesis for Bio-applications

EQ 1.º Semestre 1 168 28 28 56 6 Obrigatória /

Mandatory Complementos Científicos e

Tecnológicos / Scientific and Technological Complements

CE 1.º Semestre 1 84 28 28 3 Obrigatória /

Mandatory

Opção I / Option I Med ou B ou

CHS ou Q 1.º Semestre 1 84

Horas de contacto dependem da unidade curricular escolhida / Contact hours

dependent of choice 3

Opcional / Optional Unidade Curricular de Bloco Livre /

Unrestricted Elective QAC 1.º Semestre 1 168

Horas de contacto dependem da unidade curricular escolhida / Contact hours

dependent of choice 6

Opcional / Optional Sistemas de Entrega de Fármacos /

Drug Delivery Systems NM 1.º Semestre 2 168 28 28 56 6

Obrigatória / Mandatory Engenharia de Tecidos / Tissue

Engineering NM 1.º Semestre 2 168 28 28 56 6 Obrigatória / Mandatory Interações Hospedeiro-Nanobiomateriais / Host-NanoBiomaterial Interactions B 1.º Semestre 2 84 22 6 28 3 Obrigatória / Mandatory Imagem Médica e Teranóstico / Medical

Imaging and theranostics NM 1.º Semestre 2 168 42 14 56 6

Obrigatória / Mandatory

Empreendedorismo / Entrepreneurship CC 1.º Semestre 2 84 45 45 3 Obrigatória /

Mandatory

Opção II / Option II Med ou B ou

CHS ou Q 1.º Semestre 2 168

Horas de contacto dependem da unidade curricular escolhida / Contact hours

dependent of choice 6

Opcional / Optional Translação em Biomateriais e

Nanomedicina / Translation in Biomaterials and Nanomedicine

BM/NM 2.º Semestre 1 84 28 28 3 Obrigatória /

Mandatory

Dissertação / Dissertation BM/NM 2.º Anual 1596 56 56 57 Obrigatória /

Mandatory

Unidades curriculares opcionais / Optional curricular unit QUADRO N.º 3

(10)

8

Unidade curricular opcional / Optional Curricular Unit Unidade curricular / Curricular Unit Área científica / Scientific Area Ano curricular / Curricular Year Organização do ano curricular / Duration

Horas de trabalho / Working Hour

ECTS Observações / Observation Total Contacto / Contact T TP PL TC S E OT O Horas totais de contacto / Total Contact Hours Opção I / Option I Fisiologia de Sistemas /

Systems Physiology Med 1.º Semestre 1 84 28 28 3 a)

Lesão e Morte Celular /

Cell Death and Injury M 1.º Semestre 1 84 10.5 21 31.5 3 a)

Descoberta, Design e Desenvolvimento de Fármacos / Drug Discovery, Design and Development

B 1.º Semestre 1 84 20 8 28 3 a)

Imunologia Molecular /

Molecular Immunology Q 1.º Semestre 1 84 20 4 4 28 3 a)

Princípios Ativos / Active

Ingredients B 1.º Semestre 1 84 14 14 28 3 a) Microeconomia / Microeconomics CHS 1.º Semestre 1 84 42 42 3 a) Gestão de Empresas / Business Management CHS 1.º Semestre 1 84 42 42 3 a) Opção II / Option II Biomedicina Molecular /

Molecular Biomedicine B 1.º Semestre 2 84 40 10 50 3 b)

Bioquímica Clínica / Clinical Biochemistry Bq 1.º Semestre 2 168 24 14 10 5 53 6 b) Bioorgânica Estrutural / Structural Bioorganic Chemistry Q 1.º Semestre 2 168 35 10 5 50 6 b) Sócio-Economia da Inovação / Socio-Economics of Innovation CHS 1.º Semestre 2 84 28 21 49 3 b) Sociologia das Organizações / Sociology of Organizations CHS 1.º Semestre 2 80 42 42 3 b) Unidade Curricular do Bloco Livre / Unrestricted Elective Unidade Curricular do Bloco Livre / Unrestricted Elective

QAC 1.º Semestre 1 168 Horas de contacto dependem da unidade curricular escolhida / Contact

hours dependent of choice 6 c)

a) O estudante deverá realizar 3 ECTS de entre as unidades curriculares opcionais indicadas no quadro grupo de opções I, ou outras que venham a ser aprovadas pelo Conselho Científico da FCT NOVA. / The student must perform 3 ECTS from among the optional curricular units indicated in the option group I, or others that may be approved by the Scientific Council of FCT NOVA.

b) O estudante deverá realizar 6 ECTS de entre as unidades curriculares opcionais indicadas no quadro grupo de opções II, ou outras que venham a ser aprovadas pelo Conselho Científico da FCT NOVA. / The student must perform 6 ECTS from among the optional curricular units indicated in the option group II, or others that may be approved by the Scientific Council of FCT NOVA.

c) O estudante deverá realizar 6 ECTS de entre as unidades curriculares que integram o designado Bloco Livre FCT, aprovado anualmente pelo Conselho Científico da FCT NOVA, o qual inclui unidades de todas as áreas científicas da FCT NOVA. / The student must perform 6 ECTS credits in curricular units of a block (indicated in the syllabus as "Free Block Course"), which includes curricular units from all scientific areas of the FCT NOVA. This block of curricular units is set annually by the Scientific Council of the FCT NOVA.

(11)

9

Conteúdos Programáticos Resumidos Unidade curricular

Nome: Biomateriais e Nanomedicina

Curricular Unit Name: Biomaterials and Nanomedicine

Docente responsável (Preencher o nome completo) Nome: João Paulo Borges (TP: 21h)

Outros Docentes que leccionam a unidade curricular: Nomes: Pedro Miguel Ribeiro Viana Baptista (TP: 21h)

Objetivos da unidade curricular e competências a adquirir:

O objetivo geral de aprendizagem é o de sensibilizar o aluno para a importância dos (nano)biomateriais e da nanomedicina em geral e do seu impacto no campo da biomedicina.

Objetivos específicos: Pretende-se estimular o interesse crítico do aluno para a caracterização de fenómenos dos biomateriais à nanoescala e suas propriedades com potencial de aplicação da Nanomedicina: diagnóstico molecular,investigação biomédica, ferramentas para investigação em medicina, terapêutica (drug delivery, formulações,molecular actuators), regeneração e medicina de precisão.

Objectives of the curricular unit and competencies to be acquired:

The main learning objective is directed towards the awareness of the importance of nano(biomaterials) and Nanomedicine in general and their impact in the field of biomedicine.

Specific objectives: It is intended to stimulate the student's critical interest in characterizing biomaterials’ nanoscale phenomena that mediate the relationship between biomolecules in the body, interaction with cells and tissue response, and their relationship with molecular biomedicine, research tools and models, and possible application in therapeutic and diagnostic platforms (drug delivery, formulations, molecular actuators), regeneration and precision medicine.

Conteúdos programáticos: 1. Introdução ao (nano)Biomateriais

a. Nanotecnologia e sistemas biológicos

b. Efeito de escala e propriedades físico-químicas de (nano)biomateriais c. caracterização de nanomateriais em sistemas biológicos

d. farmacologia à nanoescala 2. Fundamentos de Nanomedicina

2.1- Nanopartículas em biomedicina - diagnóstico e terapêutica a. NPs metálicas, poliméricas, lipídicas, VLPs, etc b. Nanovectores para drug delivery/gene therapy c. Modos de libertação controlada

d. Nanosistemas para imagem e. Nanodiagnóstico

2.2 - Nanopartículas multifuncionais para terapêutica (cancro como exemplo) a. Targeting molecular

b. EPR

c. Multimodo: modalidades terapêuticas (e.g. PTT, PAT, PDT, etc) e combinações d. Nanoteranóstico

3. Lab-on-chip/organ-on-chip 4. Nanotoxicologia em humanos

Syllabus: 1. Introduction to (nano)Biomaterials

a. Nanotechnology and biologic systems b. Scale effects and properties of nanomaterials c. Characterization of nanomaterials in a biology context d. Nanosystem-cell/nanosystems-organism interaction e. Pharmacology of nanodrugs

2. Basic concepts in Nanomedicine 2.1- Nanoparticles in biomedicine

a. Metal NPs, polymers, lipidic, VLPs b. Nanovectors for drug delivery/gene therapy c. Controlled release mechanisms in nanodrugs d. Imaging via nanoplatforms

e. Nanodiagnostics

2.1- Multifunctional NPs for therapeutics a. Molecular Targeting b. EPR

c. Multimodal: PTT, PAT, PDT, etc and applications thereof d. Nanotheranostics

3. Lab-on-chip/organ-on-chip

4. Nanotoxicology in humans

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da unidade curricular.

A Nanomedicina é definida como a aplicação de Nanotecnologia (exploração e melhoramento das novas propriedades de materiais à nano-escala) para avanços técnico-científicos no domínio da Biomedicina/Medicina, nomeadamente no diagnóstico molecular precoce e terapêutica

(12)

10

e follow-up. Muitos destes sistemas têm vindo a ser integrados em plataformas de Nanoteranóstico – sistemas multifuncionais à nano-escala que permitem simultaneamente o diagnóstico e terapêutica.

A relevância dos aspetos da nanoescala na medicina moderna e na atualidade, a produção, validação,manipulação e utilização de (nano)biomateriais é abordado genericamente através da introdução de tópicos. A aplicação directa em biomedicina é apresentada, com ênfase no contexto fisiológico, celular e molecular e aplicação em sistemas de deteção e dispositivos biomédicos. Relação com biomedicina molecular e celular no contexto do organismo como um todo de interação entre sistemas é fundamental.

Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit’s objectives.

Nanomedicine may be defined as the application of nanotechnology to medicine with emphasis on diagnostics, therapeutics and follow-up and regeneration. Many of these approaches have been integrated into nanotheranostics platforms – multifunctional systems combining diagnostics and therapeutics/bio-monitorization/ and therapeutics. The impact of nanoscale effects in contemporary medicine from design to production and scale-up, and clinical use of these concepts is presented through thematic lectures. Application of (nano)biomaterials in biomedicine is presented within the context of diagnostics and bio-monitorization platforms in cell/tissue and organisms towards the development of medical devices. In depth discussion of the relation of nanoscale items and the organism in the framework of disease models is fundamental to grasp the core aspects of nanomedicine.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Aulas teórico-práticas (3 h) para exposição de matéria e resolução de problemas/casos práticos de aplicações. Seminários por especialistas (Docentes/Investigadores) convidados. Apresentação de artigos e discussão em equipa. Preparação de monografia e apresentação oral. Avaliação: Apresentação e discussão de artigos científicos; Curto ensaio sobre um tema proposto e apresentação oral da mesma

Teaching methodologies (including evaluation):

TP lectures/discussion for presentation of topics and discussion of case studies. Focused Seminars given by invited scientists. Paper presentation and discussion (team work). Oral presentation of particular theme.

Assessment: Presentation and discussion of selected papers.; Assay on selected theme with subsequent oral presentation and discussion. Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos da unidade curricular.

Temas-chave são primeiramente introduzidos em apresentações Teóricas, seguido de discussão de artigos selecionados sobre esses temas - isso garante uma discussão aprofundada e raciocínio sobre os assuntos. As apresentações e discussão pública, permitem relacionar as matérias apreendidas sobre os vários aspetos da interação de nanobiomateriais com sistemas biológicos (células e tecidos) enquanto se desenvolvem competências de apresentação, discussão e pensamento crítico relacionado com trabalho científico.

Demonstration of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s objectives.

Short focused lectures on the key topics from syllabus, followed by discussion of selected papers on those themes – this ensures in depth discussion and reasoning on the matters. The short focused monographies, together with the oral presentations, allow to correlate and critically discuss the apprehended concepts within the broader Framework of bionanomaterials for medical applications. These steps should allow the development of critical reasoning on the fundamental aspects of Biomaterials in Nanomedicine, oral and written presentation of scientific Works, open discussion and team work. – all fundamental in contemporary education.

Bibliografia principal:

1. Ratner, B.D., Hoffman, A.S., Schoen, F.J., Lemons, J.E. (eds.): Biomaterials Science: An Introduction to Materials in Medicine. Elsevier Academic Press, New York, USA (2004)

2. Kee Yi, D., Papaefthymiou, G.C., (Eds.), Nanobiomaterials. Development and Applications, CRC Press, 2014. 3. Labhasetwar, V., Leslie-Pelecky, D.L., (Eds.), Biomedical Applications of Nanotechnology, Wiley-Interscience, 2007. 4. Nanomedicine (Seifalian A., Mel A., and Kalaskar D. M. Ed.), One Central Press (OCP), UK;

5. Dee, K.C., Puleo, D.A., Bizios, R. (eds). An Introduction to Tissue‐Biomaterial Interactions: Tissue‐Biomaterial, Wiley‐Liss, Inc., New Jersey, USA (2002)

(13)

11

Conteúdos Programáticos Resumidos Unidade curricular

Nome: Interações Hospedeiro-NanoBiomateriais

Curricular Unit Name: Host-NanoBiomaterial Interactions

Docente responsável (Preencher o nome completo) Nome: Pedro Miguel Ribeiro Viana Baptista (TP: 8h; PL: 2h)

Outros Docentes que lecionam a unidade curricular:

Nomes: João Paulo Borges (TP: 8h; PL: 2h); Maria Alexandra Núncio de Carvalho Ramos Fernandes (TP: 6h; PL: 2h) objetivos da unidade curricular e competências a adquirir:

O objetivo geral de aprendizagem é o de sensibilizar o aluno para o efeito de escala na interação entre biomoléculas, células e tecidos e os biomateriais à nanoescala.

Objetivos específicos: Pretende-se estimular o interesse crítico do aluno para a caracterização dos fenómenos à nanoescala que medeiam a relação entre biomoléculas no hospedeiro, a interação com células e resposta dos tecidos, e sua relação com biomedicina molecular, ferramentas e modelos em investigação e eventual aplicação em plataformas de terapêutica e diagnóstico (drug delivery, formulações, molecular actuators), regeneração e medicina de precisão. Simultaneamente, em articulação com os conteúdos das outras UC, pretende-se abordar o efeito sentido pelos (nano)biomateriais, e.g. corrosão, degradação, adsorção proteica etc.

Objectives of the curricular unit and competencies to be acquired:

The general learning objective is to raise awareness of the effect of nanoscale in the interaction between biomolecules, cells and tissues and biomaterials.

Specific objectives: It is intended to stimulate the students’ critical interest in the characterization of nanoscale phenomena that mediate the

relationship between biomolecules in the body, the interaction with cells and tissue response, and their relationship with molecular biomedicine, tools and models in research and eventual application in therapeutic and diagnostic platforms (drug delivery, formulations, molecular actuators), regeneration and precision medicine. Simultaneously, in conjunction with the contents of the other UCs, it is intended to address the effect felt by (nano) biomaterials, e.g. corrosion, degradation, protein adsorption, etc.

Conteúdos programáticos: 1. Interações entre biomoléculas e biomateriais (Proteína/corona), Ácidos nucleicos, Lipídios

2. Estruturas de tecidos e processos celulares: Integrinas e proteínas de adesão, Processos celulares unitários, ECM - Estrutura e função, Regeneração / inflamação, resposta imune

3. Interações celulares: Modulação de fenótipo, Materiais bioativos, Absorção Celular, Tráfico, Viabilidade celular / toxicidade, Nanobiomateriais e órgãos

4. Métodos para estudar a interação célula-bionanomaterial; Modelos celulares / tecidos – Tissue on chip/organ on chip

5. Estudos de casos in vivo e clínicos: Absorção, distribuição, metabolismo e excreção - efeitos de nanoescala; Entrega de fármacos - nanopartículas (orgânicas, inorgânicas, etc); Resposta tecidular aos implantes; biocompatibilidade

6. Estabilidade em ambiente biológico de (nano)biomaterais - adsorção proteica, hidrólise, corrosão, Toxicidade crónica em ambiente biológico.

Syllabus: 1. Biomolecules-biomaterials interactions: Proteins/corona; Nucleic acids; Lipids

2. Tissue structures and cell processes: Integrins and adhesion proteins, Unit cell processes comprising the healing response, ECM - Structure and function, Regeneration/inflammation, immune response

3. Cell interactions - Phenotype modulation, Bioactive materials, Cell uptake, trafficking, Cell viability/toxicity, Nanobiomaterials and organs 4. Methods for studying cell-bionanomaterials interaction; Cell/tissue models - Tissues on chip/Organ On chip

5. In vivo and clinical case studies: Absorption, distribution, metabolism, and excretion– nanoscale effects; Drug delivery – nanoparticles (organic, inorganic, etc); Tissue response to implants; biocompatibility

6. (nano(biomaterials stability in biological environment - protein adsorption and hydrolysis, corrosion, chronic toxicity. Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular.

A função de escala dos nano biomateriais têm grande impacto na aplicação em Biomedicina/Medicina, nomeadamente no diagnóstico/imagem

molecular e terapêutica. Muitos destes sistemas têm vindo a ser integrados em plataformas de Nanoteranóstico – sistemas multifuncionais à

nano-escala que permitem simultaneamente o diagnóstico e terapêutica. Pretende-se dar uma perspetiva de como o sistema biológico vê, interage e reage ao (nano)biomaterial.

A relevância dos aspetos da nanoescala na medicina moderna em geral, e a interação entre os novos nanobiomateriais em organismos vivos, a relação com biomoléculas, células e tecidos e o impacto nos órgãos e sistemas é abordado genericamente através da introdução de tópicos. A aplicação direta em biomedicina é apresentada, com ênfase no contexto fisiológico, celular e molecular. A relação com engenharia de tecidos e sistemas de drug-delivery no contexto do organismo como um todo de interação entre sistemas é fundamental.

Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit’s objectives.

The scale effect of nano biomaterials has great impact in the application in Biomedicine / Medicine, namely in diagnosis / molecular and therapeutic coupled to imaging platforms. Many of these systems have been integrated into nanotheranostic platforms - multifunctional nanoscale systems that allow both diagnosis and therapy. It is intended to give a perspective of how the biological system sees, interacts and reacts to the (nano) biomaterial.

The relevance of nanoscale aspects in modern medicine in general, and the interaction between new nanobiomaterials in living organisms, the relationship with biomolecules, cells and tissues, and the impact on the organs and systems is generally addressed through the introduction of topics. Direct application in biomedicine is presented, with emphasis on the physiological, cellular and molecular context. The relationship with tissue engineering and drug delivery systems in the context of the whole organism and system interaction is a critical aspect of the course.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Aulas teórico-práticas (3 h) para exposição de matéria e resolução de problemas/casos práticos de aplicações. Apresentação de artigos e discussão em equipa. Preparação de monografia e apresentação oral.

Aula Prática Laboratorial relativa à interação de (nano)biomateriais com meios biológicos complexos (formação de corona proteica, caracterização, interação celular)

Avaliação: Apresentação e discussão de artigos científicos; Curto ensaio sobre um tema proposto e apresentação oral da mesma Teaching methodologies (including evaluation):

(14)

12

TP lectures/discussion for presentation of topics and discussion of case studies. Paper presentation and discussion (team work). Oral presentation of particular theme.

Practical Laboratory on the interaction of (nano) biomaterials with complex biological media (formation of protein corona, characterization, cell interaction)

Assessment: Presentation and discussion of selected papers.; Assay on selected theme with subsequent oral presentation and discussion. Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos da unidade curricular.

Temas-chave são primeiramente introduzidos em apresentações Teóricas, seguido de discussão de artigos selecionados sobre esses temas - isso garante uma discussão aprofundada e raciocínio sobre os assuntos. As apresentações e discussão pública, permitem relacionar as matérias apreendidas sobre os vários aspetos da interação de nanobiomateriais com células e tecidos enquanto se desenvolvem competências de apresentação, discussão e pensamento crítico relacionado com trabalho cientifico.

Demonstration of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s objectives.

Short focused lectures on the key topics from syllabus, followed by discussion of selected papers on those themes – this ensures in depth discussion and reasoning on the matters. The short focused monographies, together with the oral presentations, allow to correlate and critical discuss the apprehended concepts within the broader Framework of bionanomaterials for medical applications. These steps should allow the development of critical reasoning on the fundamental aspects of Biomaterials in Nanomedicine, oral and written presentation of scientific Works, open discussion and team work. – all fundamental in contemporary education.

Bibliografia principal:

1. Nanomedicine (Seifalian A., Mel A., and Kalaskar D. M. Ed.), One Central Press (OCP), UK;

2. Dee, K.C., Puleo, D.A., Bizios, R. (eds). An Introduction to Tissue‐Biomaterial Interactions: Tissue‐Biomaterial, Wiley‐Liss, Inc., New Jersey, USA (2002)

3. Ratner, B.D., Hoffman, A.S., Schoen, F.J., Lemons, J.E. (eds.): Biomaterials Science: An Introduction to Materials in Medicine. Elsevier Academic Press, New York, USA (2004)

(15)

13

Conteúdos Programáticos Resumidos Unidade curricular

Nome: Nanofabricação e Caracterização de Biomateriais

Curricular Unit Name: Nanofabrication and Characterization of Biomaterials

Docente responsável (Preencher o nome completo) Nome: Pedro Barquinha (Regente – TP: 6h; PL: 4h)

Outros Docentes que lecionam a unidade curricular:

Nomes: Jonas Deuermeier (TP: 2h; PL: 2h); Daniela Gomes (TP: 2h; PL: 4h); Rita Branquinho (TP: 2h; PL: 2h); Joana Sarmento (TP: 2h; PL: 2h)

Objetivos da unidade curricular e competências a adquirir:

O objetivo principal desta unidade curricular é fornecer aos estudantes conhecimentos aprofundados relativos ao fabrico e caracterização de nanomateriais para aplicações em Medicina. Os avanços científicos mais recentes serão discutidos com base em artigos científicos e complementarão diferentes matérias abordadas nas aulas TP. As aulas laboratoriais permitirão ao estudante adquirir competências relativas ao processamento e caracterização de nanobiomateriais.

No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:

1. Explicar os princípios fundamentais das técnicas bottom-up e top-down usadas no fabrico de nanobiomateriais.

2. Identificar e explicar os princípios fundamentais das diferentes técnicas de caracterização de nanobiomateriais.

3. Analisar e interpretar dados referentes à caracterização de nanobiomateriais.

4. Ganhar prática e domínio em apresentações orais públicas em escrita científica através de apresentações orais para a turma e

de um projeto final.

Objectives of the curricular unit and competencies to be acquired:

The main objective of this course is to provide students with an in-depth description of the fabrication and characterization of nanomaterials for applications in Medicine. Key advances from the recent literature will be reviewed to supplement specific lecture topics. Lab projects will be offered to students to obtain hands-on experience on nanobiomaterials processing and characterization.

At the end of this course students should be able to:

1. Explain the fundamentals of different bottom-up and top-down nanofabrication techniques of biomaterials

2. Explain the fundamentals of different characterization techniques of nanobiomaterials

3. Analyse and interpret data related to characterization of nanostructured biomaterials.

4. Gain proficiency in scientific presentation and writing skills in the forms of a written project as well as oral presentations to the

entire class.

Conteúdos programáticos: TP

1. Introdução a nanofabricação e nanocaracterização

2. Nanofabricação usando técnicas bottom-up: crescimento de nanoestruturas por self-assembly e self-assembly guiado, deposição de

camadas atómicas, crescimento de nanoestruturas por métodos de vapor e por processos de solução, alinhamento de nanoestruturas.

3. Nanofabricação usando técnicas top-down: visão geral sobre litografia óptica, por feixe de electrões e iões. Nanofabricação por

replicação

4. Caracterização parte I: técnicas com excitação de radiação ionizante (XPS, AES, RBS, SIMS, XRD)

5. Caracterização parte II: microscopias (Confocal, SEM, (S)TEM e AFM)

6. Caracterização parte III: espectroscopias (Raman, elipsometria, FTIR, UV-VIS-NIR)

PL

 Fabrico de seeds à nanoescala por replicação para crescimento de nanoestruturas

 Síntese hidrotermal de nanoestruturas em forma de pó (para caracterização) e diretamente sobre nano-sementes.

 Caracterização das nanoestruturas produzidas (XPS, SEM, STEM, AFM, Raman, FTIR, XRD)

Syllabus: Lectures

1. Introduction to nanofabrication and nanocharacterization

2. Nanofabrication using bottom-up techniques: self-assembly and guided-self assembly, atomic layer deposition, nanostructure

growth by vapor and solution -based methods, alignment of nanostructures

3. Nanofabrication using top-down techniques: overview on optical, electron and ion beam lithography. Nanofabrication by

replication (nanoimprint lithography)

4. Characterization part I: ionizing radiation (XPS, AES, RBS, SIMS, XRD)

5. Characterization part II: microscopy (Confocal, SEM, (S)TEM and AFM)

6. Characterization part III: spectroscopies (Raman, ellipsometry, FTIR, UV-VIS-NIR)

Lab classes

 Fabrication of nanoscale seeds by nanoimprint lithography for nanostructure growth.

 Synthesis of nanostructures by hydrothermal synthesis, both in powder form (for material analysis) and also directly on the seeds

(for aligned arrays).

 Characterization of the synthesized nanostructures (XPS, SEM, STEM, AFM, Raman, FTIR, XRD)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular.

A nanotecnologia garante à biomedicina o acesso a, p.ex: novas nanoestruturas e matrizes para engenharia de tecidos; nanosondas para ressonância magnética de imagem, libertação controlada de fármacos e tratamento do cancro por hipertermia; novas sondas para imagem

(16)

14

médica e sistemas de entrega controlada de fármacos ou DNA/RNA baseadas em nanotubos de carbono. A nanobiotecnologia é uma “ponte entre os mundos nano e bio”, sendo os nanomateriais os elementos fundamentais para a construção dessa “ponte”. A presente unidade curricular dá ao estudante conhecimentos sólidos sobre técnicas de fabricação e caracterização de bionanomateriais. As aulas práticas laboratoriais permitem a exploração experimental de técnicas de síntese/processamento e caracterização de nanobiomateriais, usando equipamentos de última geração disponíveis no CENIMAT.

Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit’s objectives.

Nanotechnology is affording biomedicine new nanostructures and scaffolds for tissue engineering, nanoprobes for magnetic resonance imaging, targeted drug delivery and hyperthermia cancer therapy, new imaging probes, and carbon nanotube–based technological advances for drug and gene delivery, to name a few. Thus, nanobiotechnology constitutes “a bridge between nano and bio,” with nanoscale materials providing the building blocks for the construction of the “bridge”. This course provides the students with in-depth knowledge on fabrication and characterization techniques of bionanomaterials. Lab classes offered to students allow them to obtain hands-on experience on nanobiomaterials processing and characterization, using latest generation tools available at CENIMAT.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Aulas teórico-práticas (TP) para exposição de matéria e resolução de problemas/casos práticos de aplicações.

Aulas práticas laboratoriais para exploração experimental de técnicas de síntese/processamento e caracterização de nanobiomateriais. Apresentação de artigos e discussão em equipa. Preparação de um projeto final e apresentação oral (em grupo).

Avaliação Contínua envolvendo trabalhos individuais (30%) e atividades em grupo: apresentação de artigos e discussão em equipa (20%); relatórios de atividades laboratoriais (20%) e projeto final (30%).

Um exame final poderá substituir os trabalhos individuais.

Teaching methodologies (including evaluation):

TP lectures/discussion for presentation of topics and discussion of case studies. Lab classes to obtain hands-on experience on nanobiomaterials processing and characterization techniques. Paper presentation and discussion (team work). Final term project development and oral presentation (team work)

Continuous assessment involves Individual homework assignments – 30% and group activities: Presentation and discussion of selected papers – 20%, Lab Report –20%, Final term project – 30%.

Final exam may substitute Individual homework assignments.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da unidade curricular.

Temas-chave são primeiramente introduzidos em apresentações Teóricas, seguido de discussão de artigos selecionados sobre esses temas - isso garante uma discussão aprofundada e raciocínio sobre os assuntos. As apresentações e discussão pública, permitem relacionar as matérias apreendidas sobre os vários aspetos relacionados com o fabrico e caracterização de nanomateriais para Medicina, enquanto se desenvolvem competências de apresentação, discussão e pensamento crítico relacionado com trabalho científico.

Demonstration of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s objectives.

Short focused lectures on the key topics from syllabus, followed by discussion of selected papers on those themes – this ensures in depth discussion and reasoning on the course subjects. The short focused article presentations allow to correlate and critically discuss the apprehended concepts within the broader framework of nanomaterials for medical applications. These steps should allow the development of critical reasoning on the fundamental aspects of fabrication and characterization of nanomaterials for Medicine, oral and written presentation of scientific works, open discussion and teamwork, all fundamental in contemporary education.

Bibliografia principal:

1. Z. Cui, Nanofabrication: Principles, Capabilities and Limits, Springer (2nd edition), 2017.

2. S. Thomas, R. Thomas, A. Zachariah, R. Kumar, Spectroscopic Methods for Nanomaterials Characterization, Volume 2, Elsevier (1st

edition), 2017

3. S.K. Sharma, (Ed), Handbook of Materials Characterization, Springer (1st edition), 2018

Referências

Documentos relacionados

Ousasse apontar algumas hipóteses para a solução desse problema público a partir do exposto dos autores usados como base para fundamentação teórica, da análise dos dados

O presente trabalho discorre sobre os principais tributos incidentes sobre a cadeia de abastecimento alimentícia, resultante do abate de carne bovina no mercado

Quando ocorre o pico da largura de captura para todos os casos (períodos de energia entre os 7 s e os 7.5 s, fig. Este resultado permite concluir que a largura de captura depende

didático e resolva as ​listas de exercícios (disponíveis no ​Classroom​) referentes às obras de Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, Machado de Assis,

i) A condutividade da matriz vítrea diminui com o aumento do tempo de tratamento térmico (Fig.. 241 pequena quantidade de cristais existentes na amostra já provoca um efeito

Alguns ensaios desse tipo de modelos têm sido tentados, tendo conduzido lentamente à compreensão das alterações mentais (ou psicológicas) experienciadas pelos doentes

This log must identify the roles of any sub-investigator and the person(s) who will be delegated other study- related tasks; such as CRF/EDC entry. Any changes to

Além disso, o Facebook também disponibiliza várias ferramentas exclusivas como a criação de eventos, de publici- dade, fornece aos seus utilizadores milhares de jogos que podem