• Nenhum resultado encontrado

SE SOIS DO CRISTO, ENTÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SE SOIS DO CRISTO, ENTÃO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

SE SOIS DO CRISTO, ENTÃO…

Vítor Quinta Junho 2010

O ensinamento acerca das almas que seguem a Cristo é simples: Romanos 8:15b-17 – “…mas recebestes o Espírito de adopção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados”.

Estas palavras de Paulo esclarecem-nos muitas coisas: 1. “recebemos o Espírito de adopção de filhos”; 2. “somos filhos de Deus”;

3. “somos herdeiros, i.e. co-herdeiros de Cristo”;

4. “se com Ele padecermos, seremos glorificados com Ele”.

Estas são palavras de confiança e de esperança viva para todo o que crê no Senhor Yeshua e que espera a Sua vinda gloriosa, para com Ele viver eternamente.

Tudo na devida ordem: “E vós de Cristo, e Cristo de Deus” – 1.Coríntios 3:23. Então, a pergunta que se impõe para que não nos iludamos nas nossas convicções é esta: “Como podemos ter a certeza que somos de Cristo ou que estamos em Cristo?” É a esta pergunta tão importante que iremos procurar responder com base no conhecimento que nos advém pelo Espírito de Deus através dos textos bíblicos, pois só nessa fonte podemos ter a certeza de ver esclarecidas todas as nossas perguntas e dúvidas.

Em primeiro lugar, reconhecemos que, no cumprimento da profecia, o Evangelho está sendo pregado a todas as nações e em todos os lugares, mas nem todos os que o ouvem se deixam tocar pelo Espírito de Deus e se arrependem.

(2)

“muitos serão chamados, mas poucos escolhidos”. Esta passagem que está em Mateus 20:16; 22:14, deveria fazer-nos meditar na nossa condição espiritual perante YHWH, para com sinceridade de coração, cada pessoa se possa analisar a si mesma, deixando-se confrontar pelo poder regenerador da Palavra de Deus, para então, responder se está no “bom caminho” para o qual foi chamada. 1.Coríntios 7:22 dá-nos uma ideia muito clara da condição de cada alma que aceita O Salvador: “Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e da mesma maneira também o que é chamado sendo livre, servo é de Cristo”. Tornemo-nos em verdadeiros servos de Yeshua para que, a Seu tempo, sejamos glorificados com Ele.

Isto é tanto mais verdade porquanto, quando O Senhor Yeshua vier como Rei eterno, dirá a muitos: “Nunca vos conheci. Afastai-vos de Mim vós que praticais a iniquidade [praticais o que é contrário à Minha Lei]”.

É pois necessário que a alma a quem é pregado o Evangelho da Salvação “ouça” a voz do seu Senhor e se arrependa do caminho que até então trilhou.

Para além do chamamento, tem que haver arrependimento sincero e verdadeira conversão. Isso passa pela nossa entrega total: Provérbios 23:26 – “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos [a Minha Lei/Torá]”. Só a partir desse momento, a alma que foi “chamada”, que ouviu esse “chamamento” e se arrependeu, pode então celebrar um novo “contrato” com Aquele que o/a chamou. Esse contrato chama-se “batismo das águas” ou “batismo do arrependimento”.

Uma vez tomado esse passo essencial à salvação por Cristo, a alma que com Ele (e no Nome Dele) fez esse contrato, inicia um novo caminho, em obediência e fé. Esta nova fase da vida desta alma é o chamado caminho da santificação, sem o qual ninguém verá O Senhor – Hebreus 12:14, aguardando, a partir daí, com paciência e labor no Senhor, a redenção que lhe será dada na vinda gloriosa do Rei Yeshua.

Uma vez que tomamos consciência do “novo caminho” que nos é proposto em Cristo Yeshua, tenhamos então plena certeza que somos verdadeiramente filhos de Deus: 2.Coríntios 2:14-16b – “E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida”. “Cheiro de vida para vida”, porquê? Porque passamos a estar umbilicalmente ligados à Vida verdadeira que é Yeshua.

Porém, Paulo introduz um novo elemento em 2.Coríntios 3:3 (que não é nada novo pois foi dado ao homem desde a Criação): “Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração”. Esta carta de Cristo, que foi ministrada por Cristo e pelos Seus apóstolos, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas do coração, não é mais do

(3)

que a santa e eterna Lei/Torá de YHWH pela qual todo o filho de Deus passa a viver, em imitação ao modo de viver de Yeshua e dos Seus apóstolos.

Este entendimento é corroborado pelas passagens que nos demonstram que O Rei eterno virá, desta vez, gravar toda a Sua Lei nas tábuas do coração/mente de todos os que viverem no Seu reino milenar. Vejamos as passagens que estão em:

1. Jeremias 31:31-34 – “Eis que dias vêm, diz YHWH, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egipto; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz YHWH. Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz YHWH: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei YHWH; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz YHWH; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados”.

2. Estas palavras terão pleno cumprimento na presença do Rei Yeshua, porque: “E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa de YHWH no cume dos montes [o 3º Templo em Jerusalém], e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte de YHWH, à casa do Deus de Jacob, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra de YHWH” – Isaías 2:2-3. Nesta profecia podemos ver que será no tempo do restabelecimento/restituição de todas as coisas, em que Satanás já não terá qualquer poder, que Israel (as 12 tribos de Jacob), irá cumprir as instruções que Deus lhe havia dado no princípio, i.e. quando foi chamado para ser uma luz para todas as nações e falhou nesse propósito.

3. Todo este plano de Deus vem igualmente confirmado nas passagens que estão em Hebreus 8:10-11 (e 10:16) – “Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo; e não ensinará cada um a seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior…”.

Quando compreendemos este plano de YHWH/Yeshua, compreendemos igualmente que tudo isto foi sempre o propósito de Deus para o Seu povo desde o princípio – o Seu propósito para a Sua Israel. Daí que (apesar de tudo…) seja de admirar que muitos evangélicos tenham hoje o arrojo de ensinar aos que lhes foram confiados que a Lei/Torá de YHWH não seja para aplicar nas suas vidas…porque Cristo “cumpriu a Lei por nós”, como dizem os falsos ensinadores. O “deus” deste século que é Satanás, obscureceu-lhes o entendimento para que não vejam a verdade do Messias, Aquele que andou em obediência aos preceitos de Seu Pai: 2.Coríntios 4:4 – “Nos quais o deus deste século [Satanás] cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do

(4)

evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”. Em 2.Coríntios 10:5 Paulo volta a dizer-nos o que todo o filho de Deus deve fazer: “Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo”.

Muitos há hoje que dizendo-se apóstolos do Cristo mais não são do que obreiros fraudulentos, pois não ensinam nem põem em prática nas suas vidas os verdadeiros ensinamentos de Cristo e dos apóstolos: 2.Coríntios 11:13 baseados nos preceitos (na Lei/Torá) de YHWH. Isaías 56:10-11 fala-nos destes obreiros da mentira em tom pouco lisonjeiro.

Reparemos então no que nos é ensinado em Gálatas 3:27-29 para ficarmos a perceber qual seja a nossa ascendência na fé: “Porque todos quantos fostes baptizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa”.

E esta, hein?

Então, se somos de Cristo somos descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa feita por YHWH a Abraão, nosso pai na fé!!!

E porque é que a Abraão lhe foram feitas promessas tão excelentes? Porque este servo do Deus Altíssimo andou em obediência em todos os preceitos de YHWH, conforme às palavras do Deus YHWH que estão em Génesis 26:5 – “Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis”. Ora, se somos descendência de Abraão e co-herdeiros com Yeshua, então temos também o dever de observar toda a Lei/Torá nas nossas vidas, como filhos obedientes, tal como também é confirmado em Eclesiastes 12:13 – “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem”.

Este entendimento é também corroborado pelo ensinamento de Paulo que nos diz em Romanos 11 que fomos “enxertados” na boa oliveira que é Israel e cuja raiz é Yeshua, O Messias. Se não estivermos verdadeiramente “enxertados” nesta boa oliveira que é Israel e não dermos fruto em abundância, é porque não estamos aptos para fazermos parte daquela grande multidão de remidos, a qual nenhum homem podia contar: Apocalipse 7:9. Estes serão os que estarão presentes nas bodas do Cordeiro.

Assim, se “ouvimos” o “chamamento de Deus” e nos “arrependemos” e fomos “baptizados” no Nome de Yeshua, passámos então a fazer parte da Israel de Deus, e, por isso mesmo, passamos a ser filhos de Deus e co-herdeiros com Cristo. E, se “somos de Cristo, então somos descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa”. Tão simples mas tão difícil de aceitar por alguns que também se dizem filhos de Deus e obreiros do Cristo.

(5)

Diz-nos Paulo na carta aos Efésios 6:6 – “Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus [i.e. andando segundo a Sua Lei/Torá, pela fé em Yeshua]”. E, como sabemos, a vontade de Deus é a Sua Lei/Torá escrita já hoje nos nossos corações/mentes. A atestar a verdade do que aqui acabamos de escrever, leia-se as palavras Daquele Deus YHWH que viria a manifestar-se como Homem, vivendo na carne entre nós: Salmo 40:7-9 – “Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito. Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. Preguei a justiça [a Tua Lei] na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, YHWH, tu o sabes”. As palavras dadas através do profeta confirmam este entendimento: em Isaías 45:21-23 YHWH dá-nos estas palavras acerca de Si Mesmo: “Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, YHWH? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim. Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro. Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.”

Dúvidas?

Corroboremos ainda este entendimento com as palavras que foram dirigidas por Paulo a Timóteo em 2.Timóteo 2:19 – “Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade [transgressão da Lei/Torá]”. Muitos são hoje vituperados porque anunciam ao Cristo Salvador e, ao mesmo tempo, dão ênfase ao ensino da Sua Lei, a mesma que há vir a ser o padrão de vida de todos os povos quando Ele vier para reinar eternamente, e pela qual todo o ser humano será julgado. Diz-nos o apóstolo Pedro em 1.Pedro 4:14 – “Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele [Cristo], sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado”. Que podemos extrair destas palavras de Paulo senão que todos os que rejeitam a Lei/Torá de YHWH estão a rejeitar Aquele que a deu ao povo de Israel – O Legislador; da mesma forma que rejeitam O Filho também rejeitam O Pai.

Medite-se nas palavras santas do Salmo 96:13 – “Ante a face de YHWH, porque vem, porque vem a julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos com a sua verdade [a Sua Lei/Torá]”, a mesma que Ele deu ao mundo para vivesse em harmonia e debaixo da Sua vontade.

Oremos pois por estes que ainda têm um véu espesso que lhes tolda o seu entendimento o qual não lhes permite, ainda, ver as maravilhas da Lei/Torá dada a Israel como padrão de vida santificada perante O Deus YHWH: Salmo 119:18, 27 – “Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei…Faze-me entender o caminho dos teus preceitos; assim falarei das tuas maravilhas”. Será que um pedido desta natureza faz hoje parte das nossas orações?

(6)

Em 2.João 1:9 é-nos ensinado de forma muito clara: “Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo [Ele veio ensinar a Lei do Pai], não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho”!

Que simples. Temos estado a falar sobre os dois grandes pilares da salvação do ser humano: a obediência aos preceitos de YHWH (a Sua vontade) e a fé no poder de salvação do sangue de Yeshua, que nos redime dos nossos pecados.

Não nos deixemos pois enganar com argumentos artificiosos que alguns usam para que o ser humano não olhe para a Lei de YHWH como a expressão intemporal da Sua vontade para a humanidade.

Abraão foi chamado de pai da fé pela sua obediência a todos os preceitos de YHWH: Génesis 26:5 acima reproduzido. Ora, como nos é ensinado, se somos filhos de Deus e se somos do Cristo, somos descendência de Abraão e co-herdeiros com Cristo. Assim sendo, e como nos é ensinado em Romanos 11 nós fomos enxertados na boa e santa oliveira que é Israel. Assim, se somos descendência de Abraão e, por isso mesmo israelitas, então a santa e eterna Lei/Torá de YHWH é para ser aplicada nas nossas vidas também. É como Paulo escreve em Romanos 3:31 – “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei”.

Todos os que, nos dias de hoje, rejeitam o conhecimento e a prática da Lei/Torá, dada ao homem através de Moisés, estão a equiparar-se aos fariseus que Yeshua criticou nos dias que passou entre nós, pois estão a rejeitar a Verdade, i.e. o próprio Yeshua Salvador. Estes optaram por adoptar as tradições dos homens como regra de vida, rejeitando, por isso, a Instrução de YHWH. Vale a pena meditar nas palavras do Cristo em Mateus 23:25-31, de onde retiramos que os que andam em iniquidade (transgredindo a Instrução/Torá) são equiparados aos que mataram os profetas que foram enviados com a Palavra da Verdade e do Arrependimento.

Em que ficamos então? Seremos nós hoje mais conhecedores da Verdade e da Palavra do que o foram aqueles que viveram no tempo de Yeshua e andaram em obediência a toda a Lei/Torá? Certamente que não. Veja-se o exemplo de Paulo ao qual foi sugerido pelos apóstolos reunidos em Jerusalém que fosse ao Templo a pagar o seu voto/a sacrificar – Actos 21:26. Isto aconteceu já depois da morte e ressurreição do Mestre.

Ser da descendência de Abraão implica ter nascido da semente (carnal) de Abraão. Porém, ser filho de Deus implica uma completa transformação de vida (nascer de novo pela água e pelo Espírito), implica fazermos as obras que o pai Abraão também fez: sermos obedientes ao “Meu mandado [de YHWH], aos Meus preceitos, aos Meus estatutos, e às Minhas leis”. Este é o verdadeiro israelita. Não aquele que nasceu pelo sangue, mas, sobretudo, aquele que nasceu pelo Espírito. É como Yeshua respondeu aos fariseus do Seu tempo – João 8:39c – “Se fosseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão”…8:47 – “Quem é de Deus escuta as palavras de Deus [a Sua Lei/Torá]; por isso vós não as

(7)

escutais, porque não sois de Deus”. Naquele tempo, como no de hoje, o homem prefere andar segundo as tradições criadas por outros homens.

É assim que o mundo está. Mesmo o chamado mundo do “cristianismo” que não quer sequer ouvir falar da Lei/Torá de YHWH. Porém, Ele adverte estes: “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável” – Provérbios 28:9.

O pecado (que é iniquidade/transgressão da Lei/Torá) corta qualquer um do abrigo de YHWH, tornando-o servo de Satanás – 1.João 3:4-8, pois quem vive pecando é filho deste que foi mentiroso e homicida desde o princípio. E, meus amigos, ou estamos em Deus (e Ele em nós) ou caímos, automaticamente, no campo oposto ao de Deus; passamos para o campo do adversário.

Ponderemos pois todos os nossos actos à luz dos ensinamentos de Deus, da Sua Lei/Torá, porque eles são vida para os filhos do Altíssimo. E, onde errarmos, arrependamo-nos e humilhemo-nos perante a potente mão do Criador, porque Ele é pronto em perdoar-nos. Romanos 6:16 é esclarecedor: “Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” Embora muitos possam ser da linhagem (da semente) de Abraão, bem poucos é que são feitos obreiros da justiça para salvação através do Filho Yeshua! Só um remanescente se salvará – Sofonias 3:13; Romanos 9:27; 11:5; Apocalipse 12:17. Por aqui podemos ter a certeza que o crivo para a nossa eleição como filhos eleitos de Deus é muito apertado, é exigente. Leiamos esta última passagem: “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo”.

Não nos iludamos como os demais. O Deus de ontem é O mesmo de hoje e de amanhã! A obediência, temor e veneração que Ele exigia aos Seus filhos no passado são as mesmas qualidades e distinção que Ele nos pede hoje e pedirá no futuro. Não podemos ser como os demais que andam em iniquidade (desobediência, rebeldia, orgulho…etc.), i.e. fora dos caminhos que Ele propôs ao homem para que tivesse vida Nele.

Venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade...

A grande maioria dos crentes em Cristo acaba por “recitar” o conhecido “Pai Nosso” que Yeshua ensinou aos Seus discípulos em Mateus 6:9-13. Porém, se meditarmos nas palavras que Yeshua ensinou podemos verificar que:

• O crente deve pedir a Deus com sinceridade de coração que venha o Reino de Deus, i.e. que Yeshua venha como Rei e Deus de toda a Terra, para estabelecer o Seu reino de justiça e de paz;

• “seja feita a Tua vontade”, na terra como no céu. Estas palavras afiançam-nos, de forma muito clara que a vontade de YHWH só será feita na terra (tal como ela já é obedecida no céu) quando Ele vier com todo o poder e glória, i.e. quando Ele gravar as suas leis eternas no coração de todos os que viverem no Seu reino milenar, tal como Ele prometeu em Jeremias 31:31-34; Hebreus 8:10; 10:16.

(8)

Porém, algo sobressai nas Suas palavras que deve merecer a nossa atenção em particular: “seja feita a Tua vontade”. O que significa então “fazer a vontade de YHWH”? Embora a resposta a esta questão já tenha sido dada inúmeras vezes em vários estudos bíblicos, vale a pena repetir que “fazer a vontade de YHWH” é andar em todos os Seus ensinamentos, instruções, preceitos: os Seus mandamentos, juízos, testemunhos e estatutos.

E, caso ainda haja alguma dúvida do que significa fazer a vontade de Deus, leiamos as palavras de YHWH, Daquele que viria a revelar-se na carne como Yeshua, O Salvador, em Salmo 40:7-8 – “Então disse eu: Eis aqui venho; no rolo do livro está escrito a meu respeito: Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração”. Com boa vontade, estas palavras também podem ser atribuídas ao Rei David. Porém, elas parecem-nos mais apropriadas quando colocadas na boca Daquele que haveria de vir como O Salvador Yeshua, pois era acerca Dele que estava escrito no rolo do livro e era no coração/mente Dele que estava escrita/gravada toda a Lei/Torá, que Ele cumpriu integralmente, pois se o não fizesse, não estaria qualificado para ser O Cordeiro sem mancha. Veja-se então que “fazer a vontade de Deus” é significado de ter “a Sua lei dentro do nosso coração/mente para por ela vivermos”.

Muitas mais passagens poderiam aqui ser reproduzidas atestando tudo o que antes escrevemos, mas esse não é o tema central deste estudo. Porém, limitar-nos-emos a reproduzir a passagem que está em João 8:54-55 com as palavras do Mestre: “Jesus respondeu: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é meu Pai, o qual dizeis que é vosso Deus. E vós não o conheceis, mas eu conheço-o. E, se disser que o não conheço, serei mentiroso como vós; mas conheço-o e guardo a sua palavra [a Sua Lei/Torá]”.

Quando Ele vier, muitos chorarão amargamente e ali também haverá ranger de dentes, porque desprezaram a Instrução de YHWH, a Sua Lei/Torá. Andam com “Jesus” nas suas bocas mas desprezam o exemplo de Yeshua – O Cristo verdadeiro (a “salvação de Yah”), que é a obediência a todos os preceitos do Pai. Por isso, enquanto é tempo, “arrependamo-nos” e voltemos para as “veredas antigas” como nos é aconselhado em todas as Escrituras e escritos apostólicos…O povo de toda a Terra está mergulhado na ignomínia e no erro de Satanás; fazem parte da sinagoga de Satanás, a Babilónia do engano, que se espalhou e contaminou todos os povos. Por isso, O Salvador clama: “Sai dela povo meu”. Tal só depende de cada um dos que foram chamados. Lembremo-nos: “muitos são chamados, mas poucos escolhidos”.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

(9)

Referências

Documentos relacionados

Para o Planeta Orgânico (2010), o crescimento da agricultura orgânica no Brasil e na América Latina dependerá, entre outros fatores, de uma legislação eficiente

É necessário juntar o documento comprovativo da doação e do cumprimento das obrigações fiscais (Atenção! A faculdade de remeter documentos digitalizados está reservada

Combinados, o rádio portátil APX 8000XE habilitado para todas bandas e o microfone falante remoto XE500 criam uma solução de missão crítica incomparável, projetada para o pessoal

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

Observa-se que a empresa no geral possui uma vida econômica saudável, uma vez que ela consegue saldar suas dívidas tanto a curto como em longo prazo, sendo que a mesma apresentou

do prazo de abertura do procedimento concursal, o qual se fixa em 15 dias úteis após publicação deste Aviso. Pode um/a candidato/a, com fundamento na impossibilidade ou

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

II - os docentes efetivos, com regime de trabalho de 20 (vinte) horas semanais, terão sua carga horária alocada, preferencialmente, para ministrar aulas, sendo o mínimo de 8 (oito)