• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS AO ESTÁGIO DE AUXILIAR DE GUIA DE CORDADA (EAGC)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS AO ESTÁGIO DE AUXILIAR DE GUIA DE CORDADA (EAGC)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO CML – 1ª DE – 4ª Bda Inf L (Mth) 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (28º BI/1888 - REGIMENTO TIRADENTES)

São João del-Rei, MG 10 JAN 14 EAGC 2014

ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS AO ESTÁGIO DE AUXILIAR DE GUIA DE CORDADA

(EAGC)

1. APRESENTAÇÃO

O presente documento tem por objetivos:

- cumprimentar os candidatos ao EAGC pelo elevado senso de profissionalismo ao se voluntariarem para um estágio que lhes exigirá muito sacrifício, abnegação e vontade de vencer;

- estabelecer o primeiro contato com os futuros estagiários, orientando-os para uma adequada preparação orgânica, física, intelectual e psicológica, bem como tecer considerações sobre os materiais mínimos a serem utilizados durante o transcorrer do estágio, tudo isso visando o sucesso dos militares ao final do ESTÁGIO DE AUXILIAR DE GUIA DE CORDADA.

2. PREPARAÇÃO FÍSICA a. Considerações Gerais

Para o êxito no estágio é fundamental que o candidato possua um bom condicionamento físico. O Treinamento Físico Militar (TFM), durante o EAGC, será composto por sessões de treinamento cardiopulmonar (Corrida Contínua) e neuromuscular (Pista de Cordas, Pista de Treinamento de Montanhismo com escalada em muro artificial e trabalho de fortalecimento muscular). O guia para o alongamento e aquecimento será sempre um estagiário escalado pela equipe de instrução, ao início de cada sessão, devendo o mesmo seguir o prescrito no Manual de Treinamento Físico Militar (C 20-20).

Considerando que o bom condicionamento físico não é adquirido em curto espaço de tempo, é de fundamental importância que os candidatos já estejam realizando uma preparação física prévia para o ingresso no EAGC. A preparação física deverá habilitar os candidatos a superarem os desgastes físicos das atividades desenvolvidas durante o Estágio. Sugerimos a realização de corridas de 8 a 12 Km, com aclives e declives, em terrenos variados, treinamento nos obstáculos da Pista de Cordas e realização de escaladas livres em muro artificial.

Entende-se como preparação física, não só a prática de atividades físicas dirigidas ao esforço ao qual o estagiário será submetido, mas também aos cuidados prévios que se deve ter com a saúde, particularmente a ortopédica, evitando excessos nos treinamentos que possam causar lesões, e as doenças crônicas que possam prejudicar o desempenho do estagiário.

Enfatizamos aos candidatos que evitem em seus treinamentos prévios a ingestão de medicamentos ou produtos similares (complementos alimentares) sem o acompanhamento de um médico ou nutricionista que possa melhor orientá-lo, uma vez que em algumas atividades do Exército Brasileiro, problemas sanitários graves já foram constatados, inclusive com o militar chegando ao óbito, em virtude da prática irresponsável da automedicação. Deixamos claro aos candidatos que durante o transcorrer do EAGC os estagiários somente poderão consumir medicamentos ou complementos alimentares apresentando, por ocasião da visita médica, um receituário e/ou laudo de profissional competente para medicá-lo (médico ou nutricionista).

b. Exame de Aptidão Física (EAF)

1) O Exame de Aptidão Física tem caráter eliminatório, e será aplicado em todos os candidatos pelo CIOpMth, após a apresentação dos mesmos e antes da efetivação da matrícula. Constará das provas de corrida contínua, sustentação na barra fixa horizontal, e subida na corda, todas no mesmo dia, nas condições estipuladas nesse documento.

(2)

“PACIÊNCIA, HUMILDADE E PERSEVERANÇA!” 2 2) Condições para realização das provas:

PROVA CONDIÇÃO DE EXECUÇÃO PADRÃO MÍNIMO

Corrida Contínua

- Uniforme 5º A, podendo ser utilizado tênis apropriado para corrida de cor diferente de preta.

- Na posição inicial de pé, cada candidato deverá correr ou andar a distância mínima de 3 km, podendo haver interrupção ou modificação do ritmo da corrida. A prova será realizada em piso duro com aclives e declives ao longo do percurso.

12 minutos

Sustentação na barra fixa horizontal

- Uniforme 5º A.

- Posição inicial: pegada na barra em pronação e braços distendidos. A contagem do tempo iniciará quando o candidato, realizando uma flexão de braço, ultrapassar a barra com o queixo, estando a cabeça na posição natural, sem hiperextensão do pescoço. A posição deverá ser mantida sem apoiar o queixo na linha da barra.

30 segundos

Subida em corda vertical

- Uniforme 4º B.

- Posição inicial: de pé, com as duas mãos na corda abaixo da marcação inicial (1,90 m do solo), iniciará a subida utilizando somente as mãos, não sendo permitido saltar para segurar a corda. É permitido o auxilio dos pés somente quando ambas as mãos ultrapassarem 3 metros da marcação inicial.

6 metros

Todas as provas do EAF têm caráter impeditivo para matrícula, no caso de não serem atingidos quaisquer dos padrões mínimos exigidos.

Aos candidatos que não atingirem o padrão mínimo em uma das provas, será facultada uma segunda tentativa, com intervalo mínimo de 24 horas, nas mesmas condições de execução, não podendo ficar reprovado em mais do que uma prova. Caso isto ocorra, o candidato será automaticamente considerado inapto para fins de matrícula no EAGC.

O EAF será aplicado por uma Comissão de Aplicação e Fiscalização (CAF) constituída por, no mínimo, 03 (três) Of/ST/Sgt, preferencialmente possuidores do CBM ou EAGC e, sempre que possível, um dos militares deverá possuir o Curso de Instrutor ou Monitor de Educação Física da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx). O presidente da CAF obrigatoriamente deverá ser um oficial.

3. PREPARAÇÃO INTELECTUAL a. Considerações gerais

A preparação intelectual será um instrumento fundamental para os candidatos obterem um melhor rendimento nas atividades do estágio. Para tal, todos os candidatos deverão revisar todos os conhecimentos adquiridos no EBCM.

b. Verificação Prática (VP)

Antes da efetivação da matrícula para o estágio, será aplicada uma Verificação Prática, de caráter eliminatório, visando checar os conhecimentos básicos ministrados no EBCM necessários para o ingresso no EAGC. Constará de duas provas: nós e amarrações e técnica de escalada livre.

(3)

“PACIÊNCIA, HUMILDADE E PERSEVERANÇA!” 3 Os objetivos e condições de execução serão os seguintes:

PROVA CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO PADRÃO

MÍNIMO

Nós e Amarrações

- Uniforme 4º A, sem cobertura, utilizando cabo solteiro de 11 ou 12 mm ou retinida de 6 ou 7 mm de diâmetro e com 6 metros de comprimento.

- Confeccionar os principais nós e amarrações, dentro do tempo estipulado para cada nó em segundos, com nó pescador duplo para arremate:

Nó a ser confeccionado Tempo Nó mola no mosquetão com nó de porco arrematado 50”

Lais de guia na cintura 25”

Nó azelha em oito 20”

Nó alemão 15”

Nó meio porco no mosquetão 15”

Nó boca de lobo 20” Nó de frade 20” Nó prússico a 6 voltas 35” Atadura de peito 90” Assento americano 90” Nó azelha simples 20” Nó azelha dupla 25” Nó de porco 20” Nó direito 30” Nó de fita 25” Nó de escota simples 25” Nó de escota dupla 30”

Nó pescador duplo na função de junção 20” 80% de aproveitamento na pontuação da prova Técnica de Escalada livre

- Uniforme 4º A, Assento Americano e Atadura de Peito.

- O candidato deverá escalar quatro rotas, sem meios artificiais para auxiliar na progressão, empregando as técnicas de escalada adquiridas no EBCM.

- Poderão ser realizadas até três tentativas consecutivas de subida em cada rota, após o que, será a rota considerada “NÃO EXECUTADA”.

75% de aproveitamento nas

rotas de escalada (3 rotas)

4. O ESTÁGIO PROPRIAMENTE DITO a. Considerações gerais

O EAGC é um estágio que visa capacitar os Of/Sgt temporários e os Cb/Sd do efetivo profissional já possuidores do Estágio Básico do Combatente de Montanha, a auxiliarem nas atividades técnicas de:

- Operações militares em Ambiente Operacional de Montanha; - Instrução básica de combatentes de montanha; e

- Ações de Busca e Salvamento em Montanha. b. Matérias fundamentais do Estágio

- Técnica de escalada em cordada (livre e artificial); - Resgate e Autoresgate; e

- Técnica de equipagem de vias. c. Avaliações

O rendimento das instruções do EAGC é avaliado através de Avaliações Formativas e Somativas. - Avaliações Formativas visam preparar o estagiário para as avaliações Somativas;

- Avaliações Somativas comporão a NOTA FINAL do estagiário. Para ser considerado aprovado no EAGC, o estagiário deverá obter, no mínimo, nota final maior ou igual a cinco vírgula zero.

(4)

“PACIÊNCIA, HUMILDADE E PERSEVERANÇA!” 4 5. PREPARAÇÃO PSICOLÓGICA

A preparação psicológica é de fundamental importância e, seguramente, pode definir o sucesso no Estágio. Ela é de responsabilidade, única e exclusiva, do candidato e será avaliada, desde o início do Estágio, por meio dos atributos da área afetiva inerentes ao Auxiliar de Guia de Cordada.

O contato externo com o estagiário, após iniciado o EAGC, que envolva problemas de caráter emergencial ou pessoal, deverão ser tratados por meio da Seção de Alunos, através do telefone (32) 3379 8645.

6. MEDIDAS ADMINISTRATIVAS

a. Materiais a serem providenciados pelos estagiários: 1) Fardo de Combate (mochila)

Qnt Material Obs

01 Mochila militar ---

02 Cantil com caneco ---

01 Marmita com tampa e talher ---

01 Kit de primeiros socorros ---

01 Kit de anotação ---

01 Kit de Mnt de ferragens ---

01 Kit de manutenção do uniforme e coturno ---

01 Abrigo de proteção Poncho, malvinão, malvininha, anorack, goretex. 01 Lanterna de cabeça Velada e com cordel para ancoragem no capacete 01 Coturno com solado de montanha Poderá ser substituído pela sapatilha de escalada. Não há

sapatilhas para cautela no CIOpMth. 01 Protetor solar Preferencialmente com FPS mínimo de 30

01 Óculos escuros De boa qualidade, preferencialmente categoria 3, lente verde, preta ou marron, com armação preta ou camuflada Observações:

a) Todo o material deverá estar impermeabilizado e identificado (Kits – lateral dos recipientes ou potes, sacos plásticos – face exterior);

b) Todos os kits deverão estar identificados com o nome do kit e o número do estagiário. O Kit primeiros socorros deverá constar na etiqueta o Medicamento, Indicação, Posologia e Validade; e

c) Durante as escaladas será autorizado o uso de magnésio, desde que o saco porta magnésio seja verde, preto ou camuflado.

2) Fardo de Bagagem (saco VO)

Qnt Material Obs

01 Saco VO ou bolsa tipo T 10 verde ou preta ---

04 Uniforme de muda completo Calça, gandola, camiseta, meias, cuecas 02 Uniforme de TFM completo Camiseta, short, meia e tênis

01 Par de coturno ---

3) Outros

Qnt Material Obs

03 Fotos 3x4 fardado Será recolhido pela equipe de instrução ao início do curso 01 Lona plástica preta de 1 m² (1x1 m) Será utilizada para proteção da corda nas escaladas 01 Canivete pequeno Utilizado no bolso direito da calça.

(5)

“PACIÊNCIA, HUMILDADE E PERSEVERANÇA!” 5 7. MATERIAL A SER FORNECIDO PELO CIOpMTH

- material de escalada, exceto sapatilha; e - gorro numerado.

8. CALENDÁRIO DO EAGC

Apresentação no 11º BIMth Início Término

EAGC 070800FEV14

(uniforme: 4º A com boina) 10FEV14 21FEV14 9. PRESCRIÇÕES DIVERSAS

a. O estagiário deverá trazer documentos pessoais (identidade) e o cartão do FUSEX ou cartão de assistência médica.

b. O estagiário deverá conduzir, durante todo o EAGC, cópia da identidade militar e do cartão do FUSEX (ou similar) plastificada, que deverá estar no bolso superior esquerdo da gandola. Caso o estagiário possua reação alérgica a algum medicamento, deverá conduzir também no bolso superior esquerdo da gandola, um papel plastificado de 5x5 cm contendo o registro.

c. Os seguintes materiais deverão estar numerados com o número do estagiário, conforme abaixo: 1) Dimensões 7 x 5 cm , normógrafo de 35 mm:

- Mochila: um número na tampa da mochila - Saco VO: um número no saco VO

d. Recomenda-se que a preparação dos coturnos com solado especial seja feita antes do início do estágio.

___________________________________ GEORGES FERES KANAAN – Ten Cel

Cmt 11º BIMth

“A CONQUISTA DE UM IDEAL INICIA-SE NA MENTE DE CADA UM” MONTANHA!

(6)

“PACIÊNCIA, HUMILDADE E PERSEVERANÇA!” 6 ANEXO A – MATERIAL MÍNIMO OBRIGATÓRIO

1. KIT DE PRIMEIROS SOCORROS:

- Andolba ou similar - Luvas cirúrgicas

- Band-aid (mínimo 10 unidades). - Rehidrat (no mínimo, 2 envelopes). - Esparadrapo (mínimo 1 rolo pequeno). - Pinça

- Gaze (mínimo 4 gazes estéreis). - Atadura 2. KIT DE MANUTENÇÃO DE FERRAGENS:

- Escova

- Pano para limpeza - Pincel

- Grafite em pó

3. KIT DE MANUTENÇÃO DO UNIFORME E COTURNO: - Agulhas - Linhas

- Botões - Graxa e escova 4. KIT ANOTAÇÃO:

- Bloco de anotações de plástico (uso na chuva) - Bloco de anotações de papel

- Caneta de retroprojetor - Borracha

- Caneta (mínimo 02 cores) - Lapiseira ou lápis

Referências

Documentos relacionados

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

a) Carlos mobilou o consultório com luxo. Indica o tipo de sujeito das seguintes frases.. Classifica as palavras destacadas nas frases quanto ao processo de formação de palavras..

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

Prestadores Prestadores Ciclo de Debates Ciclo de Debates GV Sa GV Sa ú ú de de 18.outubro.2006 18.outubro.2006 1. Aç ções SulAm ões SulAmé érica rica - - Curto/Mé

Portanto na Figura 3 abaixo, observa-se a vegetação em todo o município de Natal-RN, com ênfase aos bairros de Areia Preta com toda sua vegetação sob influência urbana, e o

finida (equivalente a 250 hectares); ii) a área era utilizada diretamente pela pessoa jurídica “Terra Boa e Pasto Ltda” para atividades rurais de cultivo de cana, pastagem

é bastante restrita, visto que tanto suas duas entradas, quanto as galerias e condutos que interligam os pequenos salões são bastante estreitos, e a umidade na maioria dos salões