• Nenhum resultado encontrado

divulgação divulgação VálVula, de Sara benvenuto, está concorrendo na mostra Cearense de Cinema do Festival noia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "divulgação divulgação VálVula, de Sara benvenuto, está concorrendo na mostra Cearense de Cinema do Festival noia"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Fortaleza - Ceará,Segunda-feira, 30 de novembro de 2020

www.opovo.com.br/vidaearte vidaearte@opovo.com.br | 3255 61 37

Ser um espaço híbrido de “interferências artísticas de áudio, imagem estática e ima-gem em movimento, onde se encontram Cinema, Fotografia e Música” e promover a produ-ção audiovisual de estudantes universitários brasileiros: é com esse intuito que se firma o Noia - Festival do Audiovisual Universitário, cuja 19ª edição se inicia nesta segunda-feira,

Para

além da

| 19ª edição |

adaptado ao

formato virtual,

o noia - Festival

do audiovisual

Universitário

começa hoje, 30,

com mostras

competitivas de

curta-metragens,

exposição de

fotografias e

shows de bandas

universitárias

seminários - como o de “Sus-tentabilidade em Eventos Cul-turais” - e oficinas em sua programação. De acordo com o diretor executivo, a meta é que estejam inscritas 200 pes-soas em cada atividade, que poderão interagir com os con-dutores das ações e, assim, ter maior participação no evento. Dez bolsistas também foram contratados para auxiliar na produção do festival e no pro-cesso de alcançar mais enga-jamento. Nessas ações está também a criação do “Troféu Engajamento”, prêmio que será entregue para a banda cujo ví-deo postado nas redes sociais do Noia tiver mais curtidas e compartilhamentos.

Paulo afirma que as expec-tativas para esta edição do Fes-tival Noia são muito boas. Ele também destaca a importância do evento para o fomento da produção audiovisual univer-sitária. “Nós vemos que o NOIA consegue juntar o que há de melhor na produção artística visual na universidade, porque primamos por uma curadoria independente que avalia crite-riosamente os filmes sem resse particular algum. O inte-resse é o de buscar o que tem de melhor linguagem dentro do meio acadêmico”.

Entre as obras selecionadas para esta edição do festival, estão 21 filmes para a “Mostra Brasileira de Cinema”, oito fil-mes para a “Mostra Cearense de Cinema”, oito grupos musicais para a “Mostra de Bandas” e 15 fotografias para a “Mostra de Fotografia” - estas, a propósito, já estão disponíveis para visua-lização no site do Noia. Neste ano, haverá a entrega do Troféu Enel de Sustentabilidade para o filme que “tiver algum destaque para temas ligados ao meio am-biente, à compreensão de que o homem é parte da natureza e

que a sua relação pode ser har-mônica com o meio”.

No encerramento da 19ª edição, o Noia homenageará o Festival ForRainbow, que há 14 anos trabalha com a di-versidade do público LGBT-QI+. Além de ser entregue um troféu para Labelle Rainbow e Verônica Guedes, coordena-doras do evento, em reconhe-cimento ao trabalho desem-penhado pelo ForRainbow, será exibido o curta-metra-gem “Afronte”, de Bruno Vic-tor e Marcos Azevedo. O Noia também trará a “Mostra Noia Kids com acessibilidade”, que reunirá 13 curtas de animação locais cedidos pelo Foca (Fó-rum Cearense de Animação). A mostra apresenta tradução em Libras e legendagem para surdos e ensurdecidos.

“VálVula”, de Sara benvenuto, está concorrendo

na mostra Cearense de Cinema do Festival noia

divUlgaÇÃo o gruPo “mente Quintal Club” está concorrendo na “mostra de bandas” da 19ª edição do noia - Festival do audiovisual Universitário

“MaraVilhaS”, de mari ellen, está

concorrendo na mostra Cearense de Cinema do Festival noia

divUlgaÇÃo

Universidade

19ª edição do Noia –

Festival do Audiovisual

Universitário

Quando: de hoje, 30, a

sexta-feira, 4

Onde: pelo YouTube nos

canais do Noia, do Canal FDR e do o PoVo Online. Trans-missão também pelo Canal FDR em sinal digital aberto, no canal 48.1; em sinal fechado, canal 23 (Multiplay), 24 (NET) e 138 (Brisanet)

Programação comple-ta: www.festivalnoia.com.

br/2020/programacao

Inscrições para oficinas, se-minários e debates: https://

linktr.ee/Festivalnoia

Mais informações: perfil no

Instagram e página no Face-book do festival

30, e segue até a próxima sexta, 4. Com promoção do Grupo de Comunicação O POVO e parce-ria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), o evento acontece-rá de forma gratuita e, devido à pandemia, em formato virtual. A abertura terá transmissão pelo YouTube, nos canais do Noia, do Canal FDR e do O POVO Online, e pela televisão, no Canal FDR (antiga TV O POVO).

Marcado por apresentar mostras competitivas de cur-tas-metragens (nacional e cea-rense), exposição de fotografias e shows de bandas universitá-rias, o festival precisou de ajus-tes e adaptações para que acon-tecesse virtualmente. De acordo com Paulo Benevides, diretor executivo do Noia, foram con-tratados especialistas em mar-keting digital e foi adotado o uso de inteligência artificial para aumentar o alcance do evento na internet.

Além disso, outras adap-tações foram feitas para esta edição, como a gravação ante-cipada no estúdio do Canal FDR da “Mostra de Bandas” para ser apresentada durante a progra-mação do Festival. Benevides também cita que a exibição dos filmes acontecerá uma única vez no YouTube devido a ques-tões ligadas a direitos auto-rais. Assim, o projeto de itine-rância do festival também será on-line, com a participação de estudantes cearenses a partir de encontros em plataformas de videoconferência. Nesses en-contros, serão exibidos os filmes premiados no Noia e acontece-rão debates com especialistas e cineastas, que falarão sobre a produção audiovisual universi-tária independente e do merca-do merca-do cinema.

Esta edição do Festival Noia será aberta com a “Mostra Cearense de Cinema Universi-tário” e também terá debates,

Miguel ArAújo

miguel.araujo@opovo.com.br

(2)

FORTALEZA - CE, SEGUNDA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2020

􀣥

ROMEU DUARTE*

romeuduarte@opovo.com.br

*ESCREVE QUINZENALMENTE, ÀS SEGUNDAS

C O N F I R A E STA E O U T R A S C O LU N A S E M W W W. O P O V O . C O M . B R / C O LU N A S

PRÓXIMA

SEMANA

R AY M U N D O N E T T O

QUE CATEDRAIS,

PREFEITO ELEITO,

TENS NA CABEÇA?

QUE DESÍGNIO,

QUE DESEJO

DE CIDADE

ESPOSAS?”

Fortaleza e seu futuro

Escrevo nesta sexta-feira, 27 de novembro de 2020, dois dias antes da eleição do segundo turno para prefeito de Fortaleza. Numa campanha frapê, como diria o Alan Neto, oscilando entre o quente das acusações pessoais e o frio da apatia generali-zada, soube-se mais a respeito da vida dos candi-datos do que sobre como pensam a nossa capital, o que intentam fazer com ela, como pretendem enfrentar essa complexa cidade-esfinge. Nestes odiosos tempos pandêmicos, em que a polarização a tudo atinge, vimos um (des)presidente assistir a sua popularidade derreter feito um sorvete sob o sol, complicando a vida dos que apoiou, e uma es-querda velha e surrada ser substituída por novas caras, além da vitória oportunista de quem opera o centro. É aguardar para ver.

De volta à Loura Eleitora do Sol, o que será dela nestes quatro ou oito anos da próxima gestão? Para mim, a solução é radicalizar a governança democrática da Cidade, elegendo-se o desenvol-vimento sustentável, ou seja, a harmonia entre as

questões políticas, econômicas, sociais, ecológicas e culturais com o envolvimento amplo e ativo das pessoas que compartilham a urbe como sua mora-da. Isso significa conceber o planejamento urbano e o urbanismo como ações voltadas à mitigação da desigualdade socioeconômica, reconhecendo as faces formal e informal da cidade, bem como pro-movendo a derrubada das suas muitas barreiras, visíveis e invisíveis. Retomar o planejamento urba-no de desequilíbrio ou de equilíbrio, como queiram, tal qual aquela outra loura ousou.

Parafraseando a genial pergunta do arquiteto Vilanova Artigas, contida em seu extraordinário texto “O Desenho”, que catedrais, prefeito eleito, tens na cabeça? Que desígnio, que desejo de cidade esposas? A gritaria dos chutes nas canelas e das denúncias não nos deixou ouvir o que pretendes para o nosso lar. Neste meio tempo, o desemprego, a fome e o desamparo voltaram com mais força a vergastar aqueles mais pobres entre os que terás como munícipes, teus eleitores ou não. Valorizar

O

MELHOR

DA A G E N DA C U LT U R A L

Q U E R D I V U L GA R S E U E V E N T O ?

R E P O R T E R @ O P O V O . C O M . B R

INFORMAÇÕES SOBRE ATRAÇÕES, DATAS E HORÁRIOS SÃO DE RESPONSABILIDADE DOS ORGANIZADORES DOS EVENTOS

BACURAU NA TV

CINEMA BRASILEIRO TELA QUENTE

Sucesso de público e de crítica, o filme “Bacurau” ganha exibição hoje na Tela Quente, da TV Globo. O longa brasileiro dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles tem trajetória de sucesso reconhecida, incluindo o Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019. A narrativa apresenta o cotidiano dos moradores de Bacurau, num futuro próximo, e o misterioso sumiço da localidade do mapa. Destaque para o personagem Lunga, interpretado pelo ator cearense Silvero Pereira (foto). O longa conta ainda com Sonia Braga, Bárbara Colen, Thomas Aquino e o alemão Udo Kier no elenco. A Tela quente começa logo após a novela “A Força do Querer”.

DIVULG

A

ÇÃO

MOSTRA PROJEÇÕES

De hoje a 14 de dezembro, o Itaú Cultural exibe a Mostra Projeções – Cinema Brasileiro Contemporâneo. Com curadoria de Moira Toledo e Renata Druck, a mostra traz cinco produções que estabelecem diálogos entre os universos da autoficção e as novas vertentes de cinemas de gênero. Os filmes exibidos serão: “A Morte Branca do Feiticeiro Negro” (SC), “Entre Nós e o Mundo” (SP), “Inabitáveis” (ES), “Receita de Caranguejo” (SP) e “Quebramar” (SP). A programação pode ser acompanhada no site www. itaucultural.org.br

ETINICIDADES

SEMINÁRIO VIRTUAL

Acontece hoje e amanhã o Seminário Sesc Etnicidades. Evento, que será realizado on-line, visa dar maior visibilidade às discussões sobre a ampliação da representatividade de negros e indígenas no Brasil. Na programação, serão discutidos temas como o racismo estrutural e a inserção da temática indígena nos currículos escolares. Entre os convidados do seminário estão a pesquisadora das narrativas de mulheres negras, Fernanda Felisberto, e o escritor, professor e ativista do movimento indígena, Edson Kayapó. A transmissão será pelo YouTube (youtube.com/ SescBrasil), a partir das 14 horas, nos dois dias de evento.

a atuação crítico-propositiva dos sujeitos políticos públicos e privados e construir mecanismos para a obtenção de resultados através da articulação e mediação das várias visões de mundo destes mes-mos agentes quanto ao quadro de vida presente e futura são ideias.

Mais: aproveitar as boas lições administrativas e as boas práticas do passado, aperfeiçoando-as e ampliando-as. Planejar a cidade com os patrimô-nios cultural e natural e não contra estes. Privilegiar o planejamento urbano coordenado e compartilhado e evitar a sua disputa no âmbito da administração. Ampliar a presença do Estado na Cidade, vez que os mapas da desigualdade social, da miséria, da droga, das milícias, das facções e da violência têm os mes-mos contornos do mapa da ausência governamen-tal, pois, como se sabe, se não for domado e dirigido por uma ação estatal, o capital não tem compromis-so com ninguém a não ser com o lucro, destruindo a si mesmo para renascer mais injusto e perverso. Parabéns, meu caro, a cidade é sua e nossa.

PROGRAME-SE!

CIRCUITO GASTRONÔMICO DE ICAPUÍ

De 3 a 6 de dezembro o município de Icapuí, no litoral leste do Estado, sediará o I Circuito de Gastronomia e Cultura. O Evento é derivado do tradicional Festival da Lagosta, que ocorre há 15 anos mas, por conta da pandemia, teve que assumir um novo formato. O Circuito ocorrerá de forma itinerante, levando nativos e turistas a percorrerem diversos restaurantes e barracas para degustar diferentes pratos feitos à base de lagosta. Estima-se que 21 estabelecimentos entrem no circuito e que sejam consumidos de 300 a 400kg do crustáceo nos quatro dias de evento.

(3)

FORTALEZA - CE, SEGUNDA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2020

􀢭

CLOVISHOLANDA@OPOVO.COM.BR | *ESTA COLUNA É PUBLICADA TODOS OS DIAS

CLÓVIS

HOLANDA

AÇÃO DE GRAÇAS

Confraria Amis Et Vins se reuniu, na cobertura do Hotel Praia Centro, para jantar de Thanksgiving. Pratos típicos deste período, a começar pelo tradicional peru de Natal, compuseram o menu, harmonizado com diferentes rótulos de vinhos. Os barolo, no entanto, dominaram as taças. Os discursos que marcam os encontros do grupo enalteceram os desafios do ano, a plena recuperação da saúde do médico Weiber Xavier e ainda o aniversários do mês. Alexandre Leitão, da Tânia Joias, enviou o clássico Essenza, da Acqua de Parma (fragrância da minha predileção), para ser sorteado dentre os presentes, que por unanimidade, decidiram presentear o perfume ao confreiro-mor, Weiber, que a tantos agrega. Seguem registros...

DISCRIÇÃO E

EFICIÊNCIA

AL/DIVULG

A

ÇÃO

Conselheiro Ernesto Saboya

(TCE) participa como palestrante, amanhã, do evento “Gestão Municipal 2021”, das 8 às 13 horas, no Hotel Sonata de Iracema. A iniciativa, promovida pelo Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), tem apoio do Tribunal de Contas do Estado e visa orientar os gestores públicos eleitos neste pleito municipal para a transição de governo.

Líder do Grupo Mulheres do

Brasil em Fortaleza, Annette de Castro anuncia a abertura da”Terrartesã”, plataforma de e-commerce com produtos de pequenos e médios artesãos do Estado. Para conhecer: www. terrartesa.com.br.

Emílio Ribas Medicina

Diagnóstica abriu mais uma

unidade de atendimento na Capital, desta vez na Biomed Clínica, Aldeota. Esta é a quinta unidade que o grupo inaugura neste ano no Estado. Ao todo, são 17 entre Fortaleza e Região Metropolitana.

Super bacana o projeto de

gastronomia do chef Fernando Barroso com O POVO. São receitas e vídeos ensinando a fazer pratos simples, mas com o toque do chef. Vide plataforma OP+.

Ainda no clima da gastronomia,

almoço de sexta, no Carbone, reuniu Anna Cláudia e Leonardo Brasil, Rodrigo Carvalho e Marcela. Recordavam os dias juntos no Rio de Janeiro.

No Santa Grelha Iguatemi,

comemorando nova idade do

colega Marcus Lage, mesa juntou Ari Canamary, Manoel Porto, Fábio Farias, Roberto Castro, Josmário Cordeiro, Armen Boyadjan e Germano Albuquerque.

Vistas pelo Mangue Azul, mesas

separadas, Carla Pontes, Vanessa Queirós, Marcela Dias Branco. 

Bonita cerimônia, na Cripta

da Catedral, fim da tarde do sábado, selou a união de Natália e Marcelo. A noiva é filha de Melissa Dall’Olio e Rodrigo Borges Cabral e o noivo de Luiziana e José Wally Gonzaga. Celebração foi seguida de brinde entre íntimos.

Irmãos Leonardo e Leandro

Vidal, os “gêmeos do camarão”, passaram o fim de semana em Búzios (RJ).

Dezembro não vai ter o tradicional show de fim de ano com o rei Roberto Carlos, mas Caetano Veloso confirmou apresentação, em clima de Natal, no dia 19 de dezembro, às 21 horas. Show-live vai ser transmitido pelo canal do YouTube do artista, que recebe pelas redes sociais sugestões de fãs para o repertório.

LIVE

Em cada casa uma biblioteca

| NO PICI |

Biblioteca comunitária Papoco de Ideias entrega bolsas mensais com

livros e produtos de higiene para 30 famílias da comunidade do Papoco, em Fortaleza

As crianças que costumam frequentar a biblioteca comu-nitária Papoco de Ideias, no bairro do Pici, não retornam ao espaço desde março des-te ano, quando começaram as medidas de isolamento social para conter a disseminação do coronavírus. O ambiente pro-pício para a leitura, em que livros podem ser encontrados no chão, nas prateleiras, nos brinquedos e até em vasos de plantas, precisou se adaptar a novas demandas. Com isso, surgiu o projeto “Bolsa Livro Família”, que distribui

men-salmente livros e produtos de higiene para 30 jovens e suas famílias construírem a própria biblioteca em casa.

O processo de distribuir obras literárias sempre existiu na organização, principalmen-te, como presentes em festas de Natal e outros eventos. Mas o novo formato se concretizou durante a pandemia, após uma doação inicial do Tribunal Regio-nal do Trabalho (TRT). “Fizemos a compra de álcool gel, garrafi-nhas, tecidos para a bolsa e para a costura, canetinhas, sabonetes e máscara. Foi assim que colo-camos o projeto em pé”, indica Argentina Castro, que fundou a Papoco de Ideias com a irmã Cristina Castro. Essa iniciativa

nasce, portanto, para compen-sar a falta de acesso livre ao es-paço físico.

“A gente quer que os livros ganhem asas dentro e fora da biblioteca, principalmente em um momento tão difícil, com um volumoso número de in-formações dolorosas, pesadas, letais e de profundo desrespei-to com a vida. O importante é que a pessoa sente, abra o livro e faça esse movimento de parar um pouco”, comenta Argenti-na. “Assim, construímos outros mundos possíveis dentro e fora da gente”, defende.

Com os recursos concedidos pelo TRT, as coordenadoras ain-da implementaram a “Gelaleia”. “Compramos uma geladeira,

fizemos uma pintura e a colo-camos fora de casa. As pessoas colocam ou pegam livros na ge-ladeira. As crianças, principal-mente, se sentem muito à vonta-de vonta-de levar para a casa”, afirma Argentina. Agora, quem cami-nha pelas proximidades da bi-blioteca comunitária pode parar em frente ao objeto e escolher suas histórias preferidas.

A partir dessas duas ações, é possível incentivar a relação com a leitura de maneira co-tidiana. “É uma forma deles passarem na sala, e os livros estarem na estante. Entrarem no quarto e terem um pedaço daquele lugar voltado para os livros”, indica. Segundo a coor-denadora, a inspiração surgiu

no ano passado, com o relato de uma mãe. “Uma das mães nos contou que seus três filhos co-meçaram a pegar os livros em casa e a brincar para fazer uma biblioteca igual a ‘da tia Cris e da tia Argentina’”, recorda.

A coordenadora afirma que estimular o hábito de ler é im-portante não apenas para a pandemia, mas para o enfren-tamento de outros momentos difíceis. “A leitura é necessária. Ler é você se compreender neste mundo, nesta existência. É en-tender o que está sendo posto ao redor e colocar-se enquanto su-jeito para construir uma socie-dade mais justa, com respeito a diferenças e com diminuição das desigualdades sociais”, finaliza.

CLARA MENEZES

clara.menezes@opovo.com.br

ESPECIAL PARA O POVO Passada a eleição, vale

aqui registrar o trabalho do secretário Chefe da Casa Civil Flávio Jucá. Ele substituiu Élcio Batista, que se afastou da função em junho para se dedicar à campanha. De perfil técnico, discreto e reconhecido espírito público, empenhou-se com o governador Camilo Santana nas ações de combate à pandemia no Ceará, dentre muitas outras demandas do cargo. Acumula agora mais uma experiência no Executivo, já tendo sido secretário da Controladoria e secretário-executivo de Planejamento e Gestão.

E TEM MAIS...

Jingle Bells

Advogada Rebecca Albuquerque com as amigas Letícia Macêdo e Raquel Machado, essa também da área do Direito. Foto em vermelho foi na noite de desfile virtual de fim de ano da Lenita. Primeira-dama da UFC era uma das 20 anfitriãs da noite de moda e amizade na Cidade.

Rebecca Albuquerque, Letícia Macêdo e Raquel Machado

FERNANDO

YOUNG / DIVULG

A

ÇÃO GLOBO

Marcus Lage e Duda Brígido Weiber Xavier e Rodrigo Barroso Médicos confreiros: Randal Pompeu, João

Cateb, Weiber Xavier e Paulo Teixeira

Manuel Fontenele, Fernando Novaes e Randal Pompeu

(4)

FORTALEZA - CE, SEGUNDA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2020

􀏄

O que é e como jogar

1. O jogo é constituído de 81 quadrados numa grade de 9 x 9 quadrados, subdivivida em nove grades menores de 3 x 3 quadrados. 2. Cada fileira (vertical e horizontal) deverá conter números de 1 a 9. 3. Cada grade menor, de 3 x 3 quadrados, deverá conter números de 1 a 9.

4. Nas fileiras horizontais e verticais da grade maior, cada número deverá aparecer uma só vez.

SUDOKU

PALAVRAS CRUZADAS

23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO 21 DE JUNHO A 22 DE JULHO 23 DE JULHO A 22 DE AGOSTO 23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO

22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO 21 DE JANEIRO A 19 DE FEVEREIRO 20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO 21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL 21 DE ABRIL A 20 DE MAIO 21 DE MAIO A 20 DE JUNHO

Brincar

Os mundos de Liz.

DANIEL BRANDÃO

www.estudiodanielbrandao.com

Contos de Moscarau.

KARLSON GRACIE E BRENO TAVEIRA

@karlsongracie

Parede.

DHIOW

adivinhadindi.tumblr.com

HORÓSCOPO PERSONARE

www.personare.com.br | a.martins@personare.com.br

PEIXES

AQUÁRIO

CAPRICÓRNIO

SAGITÁRIO

ESCORPIÃO

LIBRA

VIRGEM

LEÃO

CÂNCER

GÊMEOS

TOURO

ÁRIES

Lua tensiona com Sol e Netuno prejudica os relacionamentos e faz com que sua mente não funcione adequadamente e você não consiga se comunicar. Refl ita bastante a maneira que você expõe suas opiniões, principalmente em formatos que possam ser facilmente espalhados, como as redes sociais.

Melhor cultivar o discernimento para fazer escolhas adequadas entre atender a vontade de se divertir e a necessidade de atender aos compromissos. Não incorra em despesas fora da programação. Seja prevenido. O planejamento fi nanceiro deve ser seu principal foco de atenção, por causa da tensão Lua, Sol e Netuno.

Respeite os outros como eles são de verdade, sem idealizar as atitudes delas, uma vez que o momento é confuso para as relações íntimas. Lua, Sol e Netuno em aspectações tensas podem levar você a criar ilusões, que inevitavelmente fazem você se decepcionar com suas expectativas. Questões muito complexas

para serem resolvidas criam um descontrole emocional, durante a tensão que Lua cria com Sol e Netuno. Atenção com sintomas físicos que são gerados pelos sofrimentos emocionais, cuide de sua saúde descansando mais e pegando mais leve nas atividades.

Fique atento com a falsidade dos outros para não mostrar sua vulnerabilidade para pessoas que não são confi áveis. Com Lua tensionada com Sol e Netuno, você precisa revisar as relações de amizade para saber quais valem a pena, se desvencilhando daquelas que não acrescentam valor.

Você fi ca instável emocionalmente e perde seu discernimento e sua capacidade racional, uma vez que existem problemas para lidar com as necessidades, enquanto Lua tensiona com Sol e Netuno. Procure priorizar as ações que deve tomar para não ser tão centralizador nas atividades.

Cuide melhor de seu organismo, de sua mente e de seu emocional para que a tensão entre Lua, Sol e Netuno em meio aos problemas existentes não levem você a fi car doente. Respeite os próprios limites, pois não há mérito nenhum em se desgastar tanto. Inclua o repouso ao longo do dia.

Pense bem na infl uência de suas ideias para poder se comunicar com o entorno, pois você tende a criar controvérsias com quem convive no meio social, criando confusões, enquanto Lua tensiona com Sol e Netuno. Desista de alterar o que os demais pensam e acabar se desgastando no processo.

Evite tentar escapar das difi culdades, é melhor que você encare elas de frente para conseguir fazer as mudanças necessárias, mesmo que não seja

imediatamente. Você se sente incomodado com o cotidiano e acaba querendo fugir para as diversões, devido a tensão entre Lua, Sol e Netuno. Por causa da tensão da

Lua com Sol e Netuno, a recomendação é ser discreto e desacelerar o ritmo, de forma a não fi car tão cansado. Suas emoções fi cam no meio do caminho da capacidade de resolver as coisas porque você não consegue compreender a situação. Foque em se centrar.

Entre as casas social e do patrimônio, Lua, Sol e Netuno demandam que você seja racional e econômico com os aspectos que envolvem bens e dinheiro. As perdas materiais são a tendência, então prefi ra seguir o planejamento do cotidiano. Evite juntar amigos com fi nanças.

Momento que você não consegue ser muito racional e acaba sendo impulsivo para atender as necessidades. Efeito da tensão entre Lua, Sol e Netuno, que exige que você seja mais ponderado ao lidar com as circunstâncias para que sua tendência à precipitação não domine seus comportamentos.

O SANTO

Santo André Apóstolo

O ANJO

Aniel

Santo André nasceu em Betsaida. Sua história ao lado de Jesus começa a partir da aproximação de São João Batista. Ele foi reconhecido na liturgia como “protocleto”(o primeiro chamado). No evangelho, encontra-se Santo André se expressando como “ponte para o salvador”, pois ele se colocava entre seu irmão Simão Pedro e Jesus. Conta a história que Santo André foi pregar o Evangelho do Senhor na

região dos mares Cáspio e Negro, com grande coragem e alegria, inclusive fundando igrejas na Acaia. Seria em Acaia onde faria seu maior testemunho de fé. Foi martirizado em uma cruz em formato de X, a qual ele enfrentou sem medo dizendo: “Salve Santa Cruz, tão desejada, tão amada. Tira-me do meio dos homens e entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu de ti, receba o que por ti me salvou!”. Este Anjo ajuda a obter vitória e a ter uma vida digna. Favorece os estudos das ciências e das artes. Faz revelações sobre segredos da natureza e inspira filósofos durante suas meditações ou conferências informativas. Quem nasce sob sua influência será uma celebridade que se distinguirá por seus talentos e por suas mensagens de bom astral. Seu entusiasmo será transbordante.

(5)

FORTALEZA - CE, SEGUNDA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2020

􀎑

LEDAMARIA@OPOVO.COM.BR | *ESCREVE ÀS SEGUNDAS E QUARTAS

LÊDA

MARIA

MAIS,

MAIS

MOLDURAS

Natércia, uma incentivadora maior ao trabalho do amado Artur Bruno, já lista grupos apoiadores ao Bosque da Memória

Neuma Figueirêdo e Ivo Gomes

U

ma programação de recordações e muito amor àqueles que partiram vitimados pelo coronavírus. Este é um evento inesquecível. Dia 12 de dezembro será inaugurado o Bosque da Memória, no Parque do Cocó e Parque Botânico. Uma homenagem será feita às famílias atingidas pela pandemia. A ideia do governador Camilo Santana vai fornecer, através da Secretaria do Meio Ambiente, leia-se Artur Bruno, mudas de árvores para plantio em homenagem e lembranças aos nossos entes queridos vítimas do vírus. Os familiares poderão levá-las para plantar onde desejar ou mesmo em áreas reservadas, nos dois parques. Tudo começará às 9 horas do dia 12.

PARQUE DO COCÓ

PLANTARÁ RECORDAÇÕES

Igor Queiroz Barroso e José Carlos Pontes Max Perlingeiro, Emilia Buarque e Beto Studart LEDAMARIA@OPOVO.COM.BR | *ESCREVE ÀS SEGUNDAS E QUARTAS

MARIA

A escritora cearense Jarid Arraes está entre os vencedores dos prêmios literários da Biblioteca Nacional, anunciados na última sexta-feira, 27. Ela foi agraciada na categoria de contos com o Prêmio Clarice Lispector, com a coletânea “Redemoinho em Dia Quente”, sobre mulheres do sertão, que foi lançado pela Alfaguara. Pelo Twitter, Jarid escreveu “Ganhei o Prêmio Biblioteca Nacional!!! Lembrando da garota que não tinha dinheiro para comprar livros, da garota que cresceu lendo Literatura de Cordel, e é o triplo de alegria!”. Jarid Arraes nasceu em Juazeiro do Norte mas atualmente vive em São Paulo. Ela assina ainda as obras “As Lendas de Dandara, Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis” e “Um buraco com meu nome”.

r

(

Ingressos para o aguardado longa-metragem “Mulher-Maravilha 1984” estão em pré-venda nas plataformas da Ingresso.com. O filme da Warner tem estreia prevista para o dia 17 de dezembro com sessões extras antecipadas na véspera, dia 16.

[ CINEMA ]

Terminam hoje as inscrições da convocatória para artistas que queiram participar da III Semana de Arte Urbana (SAUB) com obras de videoperformance. Prêmio será de mil reais. Informações:

https://meiofiodepesquisaeacao. blogspot.com/

[ INSCRIÇÕES ]

􀄖 PRÊMIO 􀄘

U

ma fonte de comunicação moderna e eficaz. Em plena atividade está o “Canal FDR, o canal para a Educação”. A programação dá destaque e receptividade à produção audiovisual local. É um compromisso e um olhar novo harmonizado com o propósito da Fundação Demócrito Rocha (FDR), plenamente, vivenciado entre as ideias e ações da presidente do Conselho Curador Luciana Dummar.

S

obral é o primeiro município a ganhar uma edição do Janelas Casa Cor, sonho antigo da diretora do evento, Neuma Figueiredo. O acordo foi firmado na noite de encerramento da promoção, este ano realizada na Avenida Beira Mar, quando Neuma recepcionou o prefeito Ivo Gomes, um administrador de larga visão e apaixonado pela arte e a arquitetura.

N

atal de Luz deixa as sacadas do Edifício Excelsior, na Praça do Ferreira, para tornar-se itinerante com um carro iluminado levando o coral das crianças do Maestro Poty pelos bairros de Fortaleza. Presidentes Jamile Araújo e Assis Cavalcante, Instituto CDL e CDL, trabalham para suprir as mudanças, acontecidas por conta da

Covid-19. Também, eles ampliam a programação com a realização de 14 shows, em palcos da Cidade, com transmissão pelo Canal do YouTube do Projeto. Tudo começa hoje e vai até o dia 23 de dezembro.

D

o grupo de ex-governadores do Ceará vivos: Adauto Bezerra, Gonzaga Mota, Tasso Jereissati, Lúcio Alcântara, Ciro e Cid Gomes, a vocação política é mantida entre eles. Diferem apenas Lúcio Alcântara e Gonzaga Mota, entendedores, mas hoje dedicados à arte literária como escritores e colecionadores de grandes obras. No caso de Lúcio, ele vai além. É presidente do Instituto Histórico do Ceará e membro da Academia Cearense de Letras, e Gonzaga Mota um dos mais dedicados criadores de bibliotecas no interior do Estado.

FOI UMA NOITE de encantos e emoções, colocando,

principalmente, a solidariedade em prática, e depoimentos de esperanças. Em sua terceira edição, o Natal do Bem reuniu no Hotel Gran Marquise empresários associados do Lide-Ceará e convidados em torno de um momento de congraçamento e louvação ao bem. Emília Buarque, sempre bonita e elegante, conduziu com maestria o evento, levando ao palco os três benfeitores do projeto: empresários Beto Studart (Grupo BSPAR); Lauro Fiúza Jr.( Servtec) e Pedro Lima (3 Corações) ali representado por Danísio Barbosa, diretor financeiro.

EM UMA REFLEXÃO sobre o Ano 2020, Emília Buarque

mostrou um emocionante vídeo, versando sobre a vida da galerista Bia Perlingeiro, ali recebendo singela homenagem póstuma. Na sequência, Paulo José Benevides elevou o ritmo dos sentimentos da plateia ao interpretar “Todo Sentimento”, de Chico Buarque, seguindo-se “Halleluiah, a pedido da anfitriã.

O HOMENAGEADO do Ano do Lide, escolhido por

orquestrar o sucesso empresarial e colaborar ativamente com ações filantrópicas, foi Igor Queiroz Barroso. Quanto ao Leilão beneficente, conduzido pelo diretor de Cultura, Max

Perlingeiro, foi coberto de êxito, com a aquisição robu$ta dos 18 trabalhos, encaminhando-se a renda para cinco instituições. Noite de glória!

Victor Perlingeiro, Denise Eloy e Biatriz Fiuza Armando Caminha e Deusmar Queiroz

PEGADAS da Misericórdia

em Tempo de Pandemia. Este livro, escrito por padre Eugênio, permanece à venda na portaria do Colégio Santo Inácio. É uma boa sugestão de presente de Natal.

CIRO E RODRIGO Moreira

mais felizes. O restaurante Carbone SteakHouse,

movimentando espaço nobre no BS Design, é o melhor de seus projetos na área gastronômica. Sempre lotado e com cardápio saboroso e atraente.

SEGUINDO a orientação e

receitas deixadas pela sua vovó materna Helena Chaib Demes, uma árabe que aqui chegou acompanhada do marido Michel Demes - especialista na cozinha do seu país, dedicando-se à gastronomia, a neta Helena Demes fortalece seu mais novo negócio: o Mabrouk, Culinária Árabe. Pratos como tabule, charuto de repolho, arroz do Khalifa, quibes, esfirras e as pastas de homus e babaganoush, ela faz com perfeição e sabor, já recebendo encomendas e ampliando o cardápio. Pelo fone: 98874.8584 Helena passa informações.

GRUPO de amigas se reuniu

fim de tarde do último sábado para um encontro carinhoso com Norma Bezerra, que por orientação médica permaneceu em casa ao longo desses nove meses, quando a Covid-19 ameaça o planeta.

KÁTIA E ELIARDO Santos,

ele presidente do Rotary Club Fortaleza Planalto, estarão reunidos com todos os integrantes, para a celebração do Natal. Será quinta-feira, 3, no Ideal Clube com programação religiosa e de confraternização.

LISIEUX MAISON, agora

exclusiva em Fortaleza de Tânia Bulhões, ganhando mais visitação das

elegantes, para apreciar e adquirir as coisas bonitas para casa, e outras para presentes exclusivos, com destaque as velas e as fragrâncias.

(6)

FORTALEZA - CE, SEgundA-FEiRA, 30 dE nOvEmbRO dE 2020

6

Cinema

&

séries

Logo no primeiro episódio, dá para perceber que “Gangs of London” não está para brin-cadeira. Há uma briga de bar que quer ser a definitiva, e a luta com um açougueiro (usado aqui de maneira figurativa) que é tão absurda quanto divertida. Tudo fica mais claro ao des-cobrir que o criador da série, cujos nove primeiros episódios disponíveis na plataforma de streaming Starzplay, é o galês Gareth Evans, diretor de “Ope-ração Invasão”.

Em ambas as cenas, o pro-tagonista é Elliot (Sope Dirisu), um sujeito misterioso que está tentando ascender na principal família do crime em Londres, os Wallace. Para Dirisu, fazer essas sequências de luta ela-boradas foi aliar duas de suas paixões. “Eu fiz muito esporte: rugby, futebol americano, ka-ratê e judô. Sempre amei usar meu corpo”, disse o ator inglês de 29 anos.

Várias das sequências ter-minam em sangue, muito san-gue. “A violência, para Gareth, é parte integrante da narrativa”, disse Dirisu. “Não acho que seja gratuita. É uma representação honesta. A ideia é levar o espec-tador para dentro da briga, em vez de assistir de fora. Mas para mim a série é muito mais do que a violência, é sobre os relacio-namentos entre os personagens e as diferenças de geração nas famílias e grupos de amigos. Então temos cenas de luta ex-celentes e estamos orgulhosos, mas não é só isso”.

Elliot, sejam quais forem seus motivos, está se metendo numa verdadeira guerra. Os Wallace acabaram de perder seu patriarca num assassinato brutal e tentam se manter no topo, enquanto grupos rivais - a máfia albanesa, os curdos lutando pela independência de seu país, o cartel paquistanês - buscam tomar sua posição, até porque o herdeiro, Sean (Joe Cole), só quer saber de vingan-ça. É uma verdadeira Torre de Babel, como Londres é mes-mo na realidade. “Essa é uma das maiores satisfações de trabalhar na série”, disse Diri-su. “Gareth mesmo disse que, andando numa rua da cidade, você ouve dezenas de línguas diferentes. Então retratar a natureza cosmopolita de Lon-dres não era só verdadeiro e honesto, mas algo primordial na nossa série.

E fica muito mais interessante

do que ter gângsteres brancos apenas”. Para ele, diversificar os contadores de história na frente e atrás das câmeras é motivo de felicidade. “Compartilhar cul-tura e experiência com pessoas que não se parecem conosco é uma das maneiras de aprender mais sobre o mundo”.

São quase todos imigrantes que tiveram na criminalidade uma saída para a pobreza e o preconceito. Há uma fala de Ed Dumani (Lucian Msamati), fiel escudeiro do agora morto Finn Wallace (Colm Meaney), sobre como eles se uniram no preconceito que sofriam, o primeiro por ser um imigran-te e negro, o segundo, por ser imigrante irlandês. “As portas estavam fechadas, eles não ti-nham oportunidades, então

| Starzplay |

“Gangs of London”, série dirigida por Gareth Evans, faz abordagem

contemporânea sobre a máfia e coloca a violência como parte integrante da narrativa

Briga pelo

poder em uma

londres

violenta

GanGs of London está disponível no Starzplay divuLgAçãO

A série está sendo

comparada

a ‘Game of

Thrones”, só que

numa cidade

cosmopolita, com

seus personagens

usando ternos

bem cortados”

fizeram coisas horríveis para sobreviver”, afirmou Dirisu, fi-lho de nigerianos.

Dirisu tem razão ao dizer que, em meio às lutas e tiro-teios, há muitas cenas dra-máticas entre os persona-gens e conflitos entre pais e filhos, principalmente. Elliot, por exemplo, precisa cuidar de seu pai, um ex-boxeador que ficou com os movimentos comprometidos, e tenta evitar ter o mesmo fim que ele. Sean está tentando se provar para seu pai, que não está mais lá. Filho do chefão da heroí-na Asif Afrid (Asif Raza Mir), Nasir Afridi (Parth Thakerar) quer deixar os negócios da família de lado e se tornar o novo prefeito de Londres.

“Gangs of London” tem

violência, briga pelo poder, per-sonagens com problemas com os pais - e Michelle Fairley, mais co-nhecida como Catelyn Stark, no papel da viúva de Finn Wallace. Não por acaso, a série, que já teve sua segunda temporada confir-mada, está sendo comparada a “Game of Thrones”, só que numa cidade cosmopolita, com seus personagens usando ternos bem cortados. “Eu consigo enten-der por que as pessoas ligam as duas”, disse Dirisu. “São famílias ou casais brigando pelo poder e exploramos cada uma delas e de seus membros. Há diferenças grandes também, como o tipo de armas. Mas quem vai reclamar de ser comparado com uma sé-rie de tanto sucesso? Espero que possamos ter o mesmo destino”.

Referências

Documentos relacionados

Em relação ao prefixo dis-, Coutinho (1976) mescla dois prefixos: o dis-, e o di-. Remete-os à ideia de dualidade, divisão em duas partes, separação, movimento em vários

Dada à alta prevalência de doenças cardiovasculares, o potencial impacto da resistência à aspirina na prática diária de clínicos e cirurgiões cardiovasculares e o fato de

Toxicidade para órgãos-alvo específicos (STOT) - exposição única Não classificado com base nas informações disponíveis. Componentes:

5.1 As comissões estaduais e regionais são formadas por um conjunto de pessoas designadas para analisar as obras audiovisuais e selecioná-las de acordo com os

Equilíbrio 19 TERÇA Cinema IV Festival Internacional Cinema Transcendência 20 QUARTA Cinema IV Festival Internacional Cinema Transcendência Teatro 20h – Cabeça 21 QUINTA Cinema

The eighth study we selected, entitled “Avaliação das Causas de Recusa Familiar à Doação de Órgãos e Tecidos” (Assessment of the Causes for Family Refusal to Donate Organs

To know the benefits and characteristics of physical activity and exercise from childhood through the elderly years To identify the potential of sports animation and the

tampa do reservatorio de gasolina para fox 03>04 / fusca/saveiro/parati/voyage/ap olo/logus/pointer/gol/santana e quantu TANCLICK CÓD.JVN CÓD.REF TC3200 tampa do reservatorio