• Nenhum resultado encontrado

GABARITO DA PROVA TIPO 3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "GABARITO DA PROVA TIPO 3"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIOESTE – CAMPUS CASCAVEL – CCET – CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Disciplina: Tecnologia de Materiais de Construção I – 3ª. Série – Ano letivo: 2012 – Avaliação 1 – Nota: ________

Acadêmico(a): _____________________________________________________________________________________________

GABARITO DA PROVA TIPO 3

1) Preencha as lacunas que apresente a relação dos materiais de construção abaixo, com seu correto item de classificação: a) Chapa de Poliestireno Expandido (isopor) O( 2 ), A ( 1 ), D (1 ), N (1 )

b) Toras de madeira usados em postes O( 3 ), D (3 ) c) Piscina de fibra de vidro O( 2 ), N (1 )

d) Blocos cerâmicos de vedação O( 1 ), A (4 ), D (4), N (4 )

Critérios de classificação dos materiais de construção

Origem Aplicação na Const. Civil Desenvolvimento Científico Natureza (clas. técnico-científica) O.1) Material artificial

proveniente de produto natural

A.1) Material de isolamento térmico

D.1) Desenvolvido com conhecimento científico

N.1) Polímero

O.2) Material artificial proveniente de compostos químicos

A.2) Material de revestimento

D.2) Material projetado N.2) Compósito

O.3) Material natural de origem vegetal

A.3) Material estrutural D.3) Natural N.3) Metal

O.4) Material natural de origem mineral

A.4) Material enchimento D.4) Desenvolvido Empiricamente

N.4) Cerâmica

2) Em relação à especificação de materiais de construção mais adequados quanto à preocupações ambientais, destaque para os apresentados nas figuras abaixo os conceitos que o especificador deve considerar e como esses materiais se enquadram nesse conceito.

a) b) c)

Padrão esperado de respostas

a) Conceito: Uso de materiais que reduzam o consumo dos recursos naturais durante a utilização ou que utilizem recursos naturais mais adequados.

Como se enquadra no conceito: Caixas acopladas para bacias sanitárias (descargas) com volume de água reduzido.

b) Conceito: Materiais que não emitam gases tóxicos durante a sua utilização ou liberem baixo teor de produtos orgânicos voláteis.

Como se enquadra no conceito: Tinta com baixo VOC / base solvente.

a) Conceito: Uso de materiais que reduzam o consumo dos recursos naturais durante a utilização ou que utilizem recursos naturais mais adequados.

(2)

3) Considere as seguintes afirmações em relação à normalização e avaliação de materiais na construção civil:

I – Para realizar processos de certificação, uma organização deve ser reconhecida, ou seja, acreditada pelo INMETRO. II – No processo de elaboração de normas técnicas de materiais e produtos da construção participam grupos de representantes da sociedade, entre eles fabricantes de materiais de construção e necessariamente esses fabricantes não precisam estar associados à ABNT.

III – Entre outras ações, o processo de elaboração de normas técnicas envolve a seleção de regulamentos, coleta de amostras e realização de ensaios, realização de inspeções e avaliação e acompanhamento do produto no mercado. IV – A avaliação de conformidade consiste em verificar se um determinado produto está de acordo como requisitos especificados, sendo que esses requisitos devem estar estabelecidos exclusivamente em normas técnicas da ABNT.

Responda se a afirmação está correta ou errada. Caso esteja errada, explique qual a razão (destaque o que está errado e como a afirmação poderia ser alterada para se tornar correta).

Padrão esperado de respostas I – Correta.

II – Correta.

III – Errada. Afirmação correta: Entre outras ações, a verificação de conformidade (ou de

qualidade) dos materiais envolve a seleção de regulamentos, coleta de amostras e realização de ensaios, realização de inspeções e avaliação e acompanhamento do produto no mercado.

IV - Errada. Afirmação correta: A avaliação de conformidade consiste em verificar se um

determinado produto está de acordo como requisitos especificados,sendo que esses requisitos podem ser estabelecidos em normas técnicas, regulamentos técnicos ou outros parâmetros estabelecidos pela empresa ou consumidor .

4) A haste da figura abaixo é composta por dois materiais hipotéticos Mat1 = material 1 e Mat2 = material 2, de mesma seção transversal quadrada (10 cm x 10 cm). Considerando os valores das massas específicas abaixo e que o conjunto deve ter uma situação em que a massa do material 1 seja igual a massa do material 2, responda:

A) Padrão esperado de desenvolvimento e resposta:

- Mesp (mat1) = Massa 1 / Volume 1 ; Mesp (mat2) = Massa 2 / Volume 2

- Volume 1 = Área da seção 1 (A1) x L1; Volume 2 = Área da seção 2 (A2) x L2 ; A1 = A2 = A - Dados: Mesp (mat1)=800 Kg/m³ ; Mesp (mat2)=400 Kg/m³;Massa 1 = Massa 2 = Massa (M) - 800 = M / (A x L1) e 400 = M / (A x L2)  M = 800 x (A X L1) ; M = 400 x (A X L2), então: - 800 x L1 = 400 x L2  L1/L2 = 400 / 800  L1/L2 = 0,50 OU L1 = 0,50 X L2

B) Massa total: L1 + L2 = 200 cm;

- 0,50 L2 + L2 = 200  L2 = 200 / 1,50  L2 = 133,33 cm, L1 = 200 – 133,33; L1 = 66,67 cm; Em metros: L1 = 0,6667 m; L2 = 1,3333 m; seção 0,1 x 0, 1 (m²); Massa 1 = Massa 2

Massa 1 = Mesp (mat1) x Volume 1 = (800) x (0,6667 x 0,1 x 0,1) = 5,33 Kg (aprox.) Massa 2 = Mesp (mat2) x Volume 2 = (400) x (1,3333 x 0,1 x 0,1) = 5,33 Kg (aprox.) Massa total = Massa 1 + Massa 2 = 10,66 Kg. (aproximadamente)

C) Materiais Mat1 e Mat2 devem ser madeiras, devido a sua massa específica ser abaixo de 1.000Kg/m³.

Massa específica (Mat1) = 800 Kg/m³

Massa específica (Mat2) = 400 Kg/m³

a) Qual a relação entre L1 e L2 ?

b) Qual a massa total da haste, caso L1 + L2 = 200 cm;

c) Considerando que as madeiras bóiam (quase todas) e que as ligas de metais não, em que grupo desses dois tipos de materiais você acredita que os materiais Mat1 e Mat2 poderiam estar.

(3)

5) Em relação às propriedades mecânicas dos materiais, observe o gráfico tensão x deformação abaixo e responda: a) O gráfico abaixo corresponde a um material dúctil ou frágil? Como se identifica essa característica?

b) Considerando que esse gráfico representa o comportamento de um tipo de material de construção, como você considera que o gráfico foi construído para definir esse comportamento e como é possível comparação com outros resultados?

c) Verifique se o trecho ou ponto indicado está correto. Caso errado indique o trecho ou ponto correto no gráfico.

Padrão esperado resposta:

A) Material dúctil. O gráfico tensão x deformação demonstra que há uma elevada deformação antes do rompimento. Um material frágil apresentaria uma pequena deformação antes do rompimento no gráfico tensão x deformação.

B) O comportamento de um material, como o apresentado no gráfico tensão x deformação da figura, é construído através da realização de ensaios padronizados, geralmente com

procedimentos e corpos de prova normalizados, para que se possa fazer comparação de resultados.

C)

I) Errado. Trecho de comportamento elástico: O-A II) Errado. Ponto C é o limite de resistência.

III) Correto. A-B representa o patamar de escoamento

IV) Certo. Utiliza-se o ponto A como limite de resistência para fins de projeto, pois significa o fim do período elástico, ou seja, caso as forças que atuam sobre o material cessem, esse material retornará a sua dimensão original. Caso se ultrapasse esse ponto, ocorrerão deformações plásticas ou permanentes.

6) Quanto aos processos de fabricação de produtos de cerâmica vermelha, considere as seguintes afirmações:

I) As telhas cerâmicas podem ser submetidas a um processo de esmaltação, que lhes confere maior brilho, mas reduzem a sua

impermeabilidade;

II) A moldagem dos componentes de cerâmica vermelha pode ser feita por extrusão ou por prensagem. O processo de extrusão é mais comum para fabricação de blocos cerâmicos, enquanto a prensagem é utilizada para telhas.

III) Uma propriedade importante da argila é a denominada plasticidade, ou seja, quando submetida a determinadas forças, deformar-se e conserva, de forma definitiva, a deformação.

IV) No processo de fabricação de blocos cerâmicos, a etapa imediatamente seguinte à conformação de blocos cerâmicos é a

queima.

Responda se a afirmação está correta ou errada. Caso esteja errada, explique qual a razão (destaque o que está errado e como a afirmação poderia ser alterada para se tornar correta).

I) Trecho de comportamento elástico: C-D;

II) Ponto do limite de resistência: D

III) Trecho A-B: representa o patamar de escoamento

(4)

Padrão esperado de respostas

I – Errada. Afirmação correta: As telhas cerâmicas podem ser submetidas a um processo de esmaltação, que lhes confere maior brilho, e também confere maior impermeabilidade;; II – Correta.

III – Correta.

IV – Errada. Afirmação correta: No processo de fabricação de blocos cerâmicos, a etapa imediatamente seguinte à conformação de blocos cerâmicos é a secagerm.

7) Com relação às placas cerâmicas esmaltadas:

a) Faça um esquema apresentando as partes componentes desse material de construção e quais propriedades estão relacionadas à essas partes (pelo menos duas propriedades para cada parte);

b) Uma placa cerâmica com elevado PEI necessariamente significa uma placa cerâmica de maior qualidade?

Padrão esperado de respostas

a) Fazer o esquema abaixo (pelo menos a figura inferior, identificar base e superfície e associar duas entre as propriedades citadas para cada parte)

b) Uma placa cerâmica com elevado PEI indica uma alta resistência à abrasão somente. Há outros aspectos que devem ser verificados, tais como absorção de água, resistência à manchas e à ataques químicos, aspecto visual, entre outros, para se identificar uma cerâmica de maior qualidade.

8) Para as telhas cerâmicas, comente o que devem ter em relação às propriedades abaixo, de forma a contribuir para as principais exigências que um telhado deve possuir: a) características geométricas; b) resistência (a que tipos de cargas).

Padrão esperado de respostas

a) Quanto a características geométricas as telhas cerâmicas não devem apresentar grandes diferenças de dimensões e devem apresentar retilinidade e planaridade, condições para que não ocorram problemas de encaixe, que podem comprometer o desempenho do telhado, ou seja, as telhas devem contribuir para que o telhado não permita a passagem de água, quando submetido à ação de chuva e vento, concomitantemente.

(5)

9) A tabela abaixo apresenta os dados de avaliação da amostra de um caminhão de blocos cerâmicos ( 11,5 x 19 x 24, dimensões efetivas em cm) recebido em uma obra. Com base nesses dados quanto a características geométricas o lote poderia ser aceito. Considere que o valor da massa do bloco é de 3,150 Kg (seco) e que os limites de absorção para blocos cerâmicos é de 8% (mínimo) e 22% (máximo), quais são os valores que esse tipo de bloco deve ter de massa (mínimo e máximo), na situação de absorção total, para estar nos limites da norma brasileira de blocos cerâmicos?.

Dimensões (mm)

Bloco n. D1 D2 D3 Desvio em relação ao

esquadro

1 116,02 196,73 245,03 3,53

2 114,03 190,87 241,08 2,73

3 115,51 189,99 238,73 2,25

4 117,08 191,67 238,69 2,53

5 114,90 190,98 239,92 2,65

6 115,62 193,24 239,63 2,43

7 115,26 190,82 238,59 2,61

8 117,32 192,31 238,47 1,13

9 114,39 192,11 237,75 1,48

10 116,78 191,15 237,84 1,72

11 115,65 193,06 238,08 1,56

12 114,32 190,83 239,36 2,78

13 115,45 191,63 245,03 3,87

Média

Tolerâncias Dimensões individuais ± 5 mm

Dimensões em relação à média ±3 mm

≤ 3 mm

Critério

Aceitação Para rejeição 3 ou mais unidades não conforme Para aceitação até 2 unidades não conforme

Padrão esperado de desenvolvimento e resposta:

Com base nesses dados quanto a características geométricas o lote poderia ser aceito? 1) Identificação de blocos e itens que não estão conformes, devido às tolerâncias

individuais: (destacados em vermelho acima):

- No bloco 1, itens D2, D3 e desvio em relação ao esquadro; - No bloco 13 itens D3 e desvio em relação ao esquadro.

2) Fazer o cálculo da média nos 13 blocos para D1, D2 e D3, e verificar que a média está dentro da tolerância em relação à média ±3 mm

3) Identificar que para os critérios de dimensões D1, D2 e D3 o lote não seria rejeitado, pois há somente dois blocos não conforme, na amostra de 13 blocos selecionados no lote. 4) Descrever que ainda seriam necessárias outras verificações quanto à aspectos

geométricos (espessura dos septos internos e externo, bem como planeza das faces, para que o lote fosse verificado completamente quanto à características geométricas.

Considere que o valor da massa do bloco é de 3,150 Kg (seco) e que os limites de absorção para blocos cerâmicos é de 8% (mínimo) e 22% (máximo), quais são os valores que esse tipo de bloco deve ter de massa (mínimo e máximo), na situação de absorção total, para estar nos limites da norma brasileira de blocos cerâmicos?

AA (%) = ((mu -ms ) / ( ms )) x 100,

então para 8%  8 = ((mu – 3.150 g) / 3.150) x 100  (8 x 3.150) / 100 = mu – 3.150 g então para 8%  mu = (3150) + 252 = 3.402 g

(6)

10) A tabela abaixo apresenta os dados de ensaio de um conjunto de telhas cerâmicas tipo germânicas, com massa informada pelo fabricante de 1,16Kg por peça. Determine o índice de absorção e responda se com relação aos quesitos massa seca e absorção o lote poderia ser aceito ou rejeitado. Qual a importância de se observar os limites de absorção para o caso das telhas cerâmicas?

Amostra 1 2 3 4 5 6 Média

Massa seca

(g) 1.165 1.185 1.155 1.250 1.168 1.172

Massa úmida

(g) 1.282 1.292 1.305 1.438 1.296 1.324

AA

Para aceitação, no máximo uma não conforme. (limite de aceitação 20% de absorção de água, massa da telha seca no máximo 6% ao valor especificado no projeto do fabricante).

OBS.: PARA AS PERGUNTAS 09 E 10, APRESENTE AS ETAPAS E CÁLCULOS NECESSÁRIOS PARA SE OBTER AS RESPOSTAS, COM DESTAQUE A PRODUTOS CONFORME E NÃO-CONFORME, LOTES, CRITÉRIOS, ETC.

Padrão esperado de desenvolvimento e resposta:

Determine o índice de absorção e responda se com relação aos quesitos massa seca e absorção o lote poderia ser aceito ou rejeitado.

1) Fazer os cálculos conforme fórmula do índice de absorção e preencher o quadro (abaixo)

Amostra 1 2 3 4 5 6

Massa úmida (g) 1.282 1.292 1.305 1.438 1.296 1.324

AA

10,04%

9,03% 12,99% 15,04% 10,96% 12,97%

1.168 1.172

Massa seca g) 1.165 1.185 1.155 1.250

2) Identificar e registrar que em relação à absorção o lote poderia ser aceito, pois nenhuma telha ultrapassou o limite de aceitação 20%.

3) Identificar que em relação à massa seca, o limite é de 1.229,60 g (1,16 kg, transformados em gramas para 1.160 g e no limite de 1,06 ou 6% acima da massa informada pelo fabricante). A telha 4 está acima do limite, mas como o critério para aceitação é uma não conforme, o lote ainda poderia ser aceito nesse quesito.

Qual a importância de se observar os limites de absorção para o caso das telhas cerâmicas? A absorção de água deve ser pequena, de modo a impedir a passagem de água pelo corpo da telha após longos períodos de exposição à chuva. (responder pelo menos o mencionado até aqui, a seguir são informações extras) A absorção também é importante quando a telha é sujeita

Referências

Documentos relacionados

A Floresta Plantada em Irati e as subpopulações de Capão 1 e Capão 2 em Caçador foram as regiões mais críticas para conservação.. Palavras-chave: mapeamento genético,

Utilize apenas uma ferramenta que possa ser fixa com segurança no mandril de brocas e que seja adequada para esta máquina. Deste modo, poderá substituir rapidamente o acessório em

Michele Soltosky Peres (Universidade Federal Fluminense, Departamento de Fonoaudiologia, Brasil) Mônica Magalhães (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e

Manhã: Visita a produtor de sucesso de grande porte de flores de corte, vaso e plantas ornamentais e conversa informal* com o Gerente de Produção (JONI VAN DER BROEK, Gerente

Tabela 3- Segregação para tipos de reação à ferrugem (TR) observada em progênies de 12 híbridos F1 derivados dos acessos BA 10 e BA 21 portadores do gene SH 3 e

O presente trabalho apresenta análises estatísticas baseadas nos ensaios de resistência à compressão do concreto utilizado na construção da laje de fundo do

O objetivo deste estudo é exatamente verificar a relevância de algumas etapas específicas do procedimento de ensaio para determinação da resistência à abrasão superficial sobre

A resposta de Sílvia, de início, é colocada de forma indagativa “Como↑?” (t.2), manifestando certa estranheza em relação à pergunta para, logo a seguir, mudar o alinhamento,