• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Relatório Final

Mestrado Integrado em Medicina

6º Ano

Emanuel João Freitas F. G. de Freitas

Aluno nº 3022

(2)

- Introdução

- Descrição das Atividades Desenvolvidas 1) Estágio Parcelar de Medicina Interna 2) Estágio Parcelar de Cirurgia

3) Estágio Parcelar de Pediatria

4) Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia 5) Estágio Parcelar de Saúde Mental

6) Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar - Análise Crítica

(3)

O Mestrado Integrado em Medicina (MIM) tem como principal objetivo formar o aluno para o acto médico, que engloba estabelecer o diagnóstico e o prognóstico, instituir terapêuticas adequadas, mas também promover a saúde e recomendar medidas preventivas aos pacientes que o consultam. Para tal, pretende-se a formação específica sobre um conjunto de matérias teóricas e práticas, comportamentos e atitudes, enquadrados numa perspectiva probabilística, que serve de suporte e fundamentação das opções tomadas. Formação esta que culmina no Estágio Profissionalizante do 6º ano, enquanto MIM.

Serve, então, o presente relatório, para uma sucinta descrição das atividades por mim realizadas durante o ano lectivo de 2015/2016, como aluno do 6º Ano do MIM da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM-UNL).

Nesta fase do percurso académico, visando a consolidação dos conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares anteriores e a transição adequada da condição de aluno de medicina para a de médico interno, é premente o contacto com a prática clínica, de modo a ficar habilitado a cumprir a variedade de papéis do médico, identificados nos

INTRODUÇÃO

(4)

O estágio parcelar de Medicina Interna, sob regência do Prof. Doutor Fernando Nolasco, decorreu no Serviço de Medicina 3.1 do Hospital Santo António dos Capuchos e no Serviço de Urgência do Hospital São José, com duração de 8 semanas, entre os dias 14 de Setembro de 2015 e 6 de Novembro de 2015, tutorado pelo Dr. Augusto Ribeirinho. Ao longo do estágio tive a oportunidade de acompanhar o trabalho da enfermaria médica e participar na visita clínica semanal, bem como assistir às consultas externas de VIH e Medicina Interna, bem como frequentar a Urgência Geral.

A organização do Serviço de Medicina 3 do HSAC prevê ainda a realização de sessões clínicas semanais. Participei na apresentação dos temas: "Interações medicamentosas mais frequentes" e "Diagnóstico diferencial de diarreias".

A realização deste estágio, que teve como base uma duração alargada e a integração progressiva na equipa de trabalho, foi, quanto a mim, essencial para a consolidação de conhecimentos, desenvolvimento do raciocínio clínico e promoção da autonomia para lidar com as situações com que mais frequentemente se deparam os médicos recém--formados. Sendo evidente, na minha auto-crítica, um planeamento de tarefas diárias muito mais eficiente no final do estágio, percebendo a dinâmica e competências exigidas e, necessariamente, por mim trabalhadas.

(5)

O estágio parcelar de Cirurgia, sob regência do Prof. Doutor Rui Maio, decorreu no Serviço de Cirurgia Geral da CUF Infante Santo Hospital, com duração de 8 semanas, entre os dias 9 de Novembro de 2015 e 15 de Janeiro de 2016, tutorado pelo Dr. Luís Galindo. Incluiu uma componente teórica e teórica-prático, com duração de 1 semana, e uma componente prática, com duração de 7 semanas, passadas no Hospital, onde tive a oportunidade de ser integrado no trabalho diário da enfermaria e bloco operatório, entre todos os seus intervenientes. Pude também assistir às consultas externas de Cirurgia Geral e Proctologia, bem como frequentar o serviço de Urgência. A organização da CUF Infante Santo Hospital prevê ainda a realização de sessões clínicas semanais, que cobrem temas relacionados com as várias valências hospitalares, bem como reuniões multidisciplinares para discussão de casos clínicos.

No dia 15 de Janeiro, decorreu no Hospital Beatriz Ângelo o congresso de cirurgia, onde todos os alunos, organizados em grupos, procederam à exposição de um caso clínico acompanhado ao longo do estágio. Coube ao meu grupo apresentar: “Metástase hepática - Uma questão de timing". Destaco o tempo passado no bloco operatório, que, após a integração progressiva exigível, me permitiu perceber melhor a exigência presente em todos os que participam num bloco operatório, e observar um grande

(6)

O estágio parcelar de Pediatria, sob regência do Prof. Doutor Luís Varandas, decorreu na Unidade de Infecciologia do Hospital Dona Estefânia, com duração de 4 semanas, entre os dias 25 de Janeiro de 2016 e 19 de Fevereiro de 2016, tutorado pela Dr.ª Catarina Gouveia.

Durante este período, tive a oportunidade de acompanhar a minha tutora nas suas atividades clínicas diárias, nomeadamente no internamento de Infecciologia. Pude também assistir à Consulta de Infecciologia, à Consulta do Viajante e à Consulta de Imunoalergologia, bem como frequentar o serviço de Urgência. Decorreu no dia 19 de Fevereiro um seminário para apresentação e discussão de casos clínicos. O caso apresentado pelo meu grupo tinha como temática: “Choque Tóxico Estafilocócico”.

A especificidade deste estágio permitiu-me uma reflexão sobre as competências sociais nele trabalhadas, especialmente a capacidade de comunicação com os doentes e seus familiares.

O estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia, sob coordenação da Prof.ª Doutora Teresa Ventura, decorreu no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Vila Franca de Xira, com

Estágio Parcelar de Pediatria

(7)

duração de 4 semanas, entre os dias 22 de Fevereiro de 2016 e 18 de Março de 2016, tutorado pela Dr.ª Adriana Franco. Nele refiro o seguimento preventivo, abordagem, follow up e tratamento de patologias do sistema reprodutor feminino e, ainda, o acompanhamento da gravidez e puerpério, bem como aspectos relacionados com planeamento familiar e menopausa. Tive a oportunidade de acompanhar a minha tutora na enfermaria de Ginecologia e Obstetrícia, Bloco Operatório e Serviço de Urgência e pude assistir às Consultas externas de Ginecologia, Obstetrícia, Patologia do colo - Colposcopia, Pavimento Pélvico e Interrupção Voluntária da Gravidez. Por fim, foi-me dada a possibilidade de estar presente em algumas técnicas, como a histeroscopia. Participei, ainda, na apresentação do tema: “Gravidez gemelar”.

Do estágio retiro uma relação médico-doente de extrema proximidade, onde realço as diferentes formas de orientar situações sensíveis, próprias desta especialidade.

O estágio parcelar de Saúde Mental, sob regência do Professor Doutor Miguel Xavier, decorreu no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental,

(8)

os dias 28 de Março de 2016 e 22 de Abril de 2016, tutorado pela Dr.ª Dóris Reis na psiquiatria de adultos e pela Dr.ª Graciete Carvalho na pedopsiquiatria.

Durante as 4 semanas do estágio, para além das sessões teórico-práticas decorridas nos primeiros 2 dias de estágio, na FCM, tive a oportunidade de acompanhar as minhas tutoras nas suas atividades clínicas diárias, nomeadamente na Consulta Comunitária de Cascais, de Psiquiatria de adultos e de Pedopsiquiatria, e nas reuniões multidisciplinares. Como parte integrante do estágio de Saúde Mental esteve a elaboração duma revisão sistemática, para a qual tivemos de proceder à pesquisa bibliográfica, elaboração de temas e aplicação de instrumentos. O grupo no qual fiquei incluído ficou responsável por fazer a pesquisa relativa ao tema: "Implementation of Mental Health legislation (country level)".

Relevo a forma próxima e humana evidente em cada momento da consulta, bem como o seu cariz orientador.

O estágio parcelar de MGF, sob coordenação da Prof.ª Doutora

Isabel Santos, decorreu na USF Alfa Beja, com duração de 4 semanas, Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar

(9)

entre os dias 26 de Abril de 2016 e 20 de Maio de 2016, tutorado pelo Dr. Luís Coentro. Nele participei em toda a variedade de consultas disponível nos CSP e realizei as diferentes técnicas, que representam uma abrangência global e direcionada a todos os grupos etários. Por essa razão, o meu objetivo principal foi perceber qual o equilíbrio necessário para enquadrar toda a bagagem teórica adquirida nos anos transatos na personalização dos cuidados a prestar, levando comigo uma outra bagagem, a de valores em que acredito.

O presente grupo de alunos do 6º Ano do MIM, de que faço parte, representa o último ano dum ensino tradicional, com exaustiva memorização das matérias nos anos pré-clínicos. Acresce que o ensino dá os primeiros passos na valorização dos suportes técnicos agora possíveis e que permitem um modelo mais centralizado no aluno. Dito isto, entendo que, neste contexto, o ano profissionalizante se tornou ainda mais importante, de forma a interiorizar a realidade da profissão e a colocar em prática conhecimentos adquiridos, tornando-me mais confiante no exercício da prática clínica e direcionando as minhas preferências de especialidade, sustentadas num conhecimento de experiências vividas.

Referências

Documentos relacionados

Neste contexto, este estudo propôs uma pesquisa descritiva, com enfoque quantitativo, sobre a importância percebida quanto à participação da responsabilidade social e ética

Solução problema. Numa ampola de vidro com 100 mm de comprimento e 6 mm de diâmetro interno, rigorosamente lavada, introduza 1,0 mg da amostra. Junte uma quantidade apropriada

Decorreu entre 10 de Setembro de 2018 e 17 de Maio de 2019, sob a regência do Professor Doutor Rui Maio, englobando os estágios parcelares de Medicina Geral e Familiar,

Durante este ano, no âmbito do estágio de Cirurgia Geral, completei o curso TEAM (Anexo VII); ainda no decorrer deste estágio, participei no congresso Game of Thrones in

Finalmente, o estágio de Cirurgia Geral decorreu durante três semanas, e tive a oportunidade de acompanhar a minha tutora nas suas diversas atividades, nomeadamente

 Utilizar EPIs adequados para a manipulação e aplicação (óculos de segurança, luvas, mascara protetora).  Em caso de contato com a pele ou olhos, lavar com água

Nesta seção, são descritos os modos de produção de carvão mineral, a formação da drenagem ácida de mina e as tecnologias existentes para tratamento de efluentes.. 2.1 Produção

Se apenas você tem acesso ao local de guarda dos equipamentos e produtos não é preciso preocupar-se, pois você sabe muito bem onde estão as coisas, portanto, não há risco..