• Nenhum resultado encontrado

Semana 7 Gabaritos do 6º Ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Semana 7 Gabaritos do 6º Ano"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

Querido aluno e querida aluna,

Nesta semana, fizemos uma pausa nas tarefas para que todos possam se organizar e colocar em dia seus estudos. Por isso estamos disponibilizando os gabaritos de todas as atividades passadas até agora. Verifique o que acertou, o que errou e anote as suas dúvidas. Aproveite para esclarecê-las nas aulas online que terão início na quarta-feira. Na verdade, esta semana e a próxima serão principalmente para os esclarecimentos do que não foi compreendido. Mas, lembre-se: estamos em fase de adapação e todas as pessoas envolvidas no estudo (alunos, professores e familiares) terão que ter paciência. Caso, neste momento, você tenha dificuldade para acompanhar as aulas online, não desanime! Você continua dispondo da possibilidade de formular as dúvidas e nos encaminhá-las por e-mail (contato@celcb.com.br) ou pelo whatsapp (21996069691). Os professores terão prazer em respondê-las. Boa semana!

(2)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

Observação: Na semana 1, as tarefas foram leitura do livro, atividades do Eduquest e redação. Portanto, não gabarito da Semana 1.

Ciências – Gabarito Semana 2 1-

A) Rotação e translação. B) Translação.

2- As estrelas são corpos celestes que emitem luz própria. 3 – (C)

4 – (B) 5 –

Ciências – Gabarito Semana 3

Não houve tarefa!

Ciências – Gabarito Semana 4

1- O solo se forma a partir da fragmentação ou intemperismo da rocha matriz (rocha mãe) onde aos poucos esses fragmentos vão se depositando e formando os diferentes tipos de solos que conhecemos.

2- É a camada mais externa chamada do solo, onde podemos encontrar o húmus. Essa camada pode ser chamada simplesmente de “solo”.

3 – É a ação natural de origem física (vento, água, degelo e etc.) ou biológica (seres vivos) de fragmentação de rochas.

Lua cheia

Lua nova Crescente

(3)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

4 – É a camada rochosa mais profunda da Terra. É a partir de sua fragmentação que os solos são formados.

5 – As minhoca são importantes organismos para a saúde do solo, pois prestam um papel de aeração do solo e fazem ciclagem de nutrientes, devolvendo ao solo os nutrientes que são necessários para o desenvolvimento de plantas.

6 – Subsolo 7 –

 O solo arenoso é rico em grãos de areia, é um solo pobre em nutrientes, bastante poroso e não retém água.

 O solo siltoso é rico em grãos de silte, é um solo capaz de reter água e nutrientes, mas não em excesso e é razoavelmente permeável.

 O solo argiloso é rico em grãos finos de argila, contem moderada quantidade de nutrientes e é pouco permeável, contém grande parte da água em sua superfície.

8 – As principais características de um solo argiloso são: presença de grãos muito pequenos, conter muitos diferentes nutrientes como cálcio, magnésio, ferro. Além destas características, a mais importante é a pouquíssima permeabilidade, retendo grande parte da água absorvida na superfície do solo.

Ciências – Gabarito Semana 5

1 – Aagricultura familiar é classificada como de menor porte, sem utilização de grandes maquinários, não usam grandes extensões de terra e em muitos casos são de subsistência.

2 – Usamos esse termo quando um solo perde seus nutrientes devido ao uso excessivo.

3 – Ele aumenta a quantidade de nutrientes disponíveis no solo e ajuda as plantas a crescerem de maneira saudável.

4 – A aração faz o solo ficar mais fofo, facilitando a penetração de raízes de plantas no solo.

5 – A rotação de culturas faz com que o solo não empobreça rapidamente, retardando esse problema.

6 – Os desmatamentos e as queimadas removem os principais componentes para o bem estar do solo, tais como os vegetais, o húmus, os organismos que vivem no solo e etc. Deixando o solo infértil e impróprio para o cultivo.

7 – A utilização de agrotóxico tem como principal função a proteção do cultivo contra a ação de pragas.

(4)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

8 – Os agrotóxicos podem causar doenças aos seres humanos que consomem alimentos contaminados por esses componentes. Além disso, podem causar problemas ambientais severos, como os desequilíbrios ambientais.

Ciências – Gabarito Semana 6

1 – Podemos adquirir quando nos ferirmos ou quando uma ferida entra em contato com solo contaminado. Para prevenção, sempre limpar bem ferimentos e tomar a vacina ou soro antitetânico.

2 – Bactéria

3 – Além de ser mais difícil de digerir, é possível que esteja contaminada por ovos resistentes de parasitas.

4 – Pode causar lesões aos olhos e em mulheres grávidas podem causar lesões aos cérebros dos bebês.

5 – Ao consumir carne de bovinos ou suínos mal cozidos contendo ovos ou larvas do parasita.

6 – Ancilostomíase e tétano.

7 – Taeniasolium e Taeniasaginata.

8 – Ancylostomaduodenale. A doença é conhecida como amarelão por causa da coloração amarelada da pele da pessoa quando está doente em função da forte anemia causada pelo parasita.

História – Gabarito Semana 2

1)-Serve para compreendermos o presente, solucionando possíveis erros do passado.

2)-Podem ser compreendidos como eventos que marcaram e mudaram a história da humanidade.

3)-são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território.

4)-Tempo: é o estudo das atividades e produções humanas, ou seja, da cultura, ao longo do tempo; Espaço: É uma representação onde os fatos aconteceram.

OBS: São conceitos referentes ao estudo da História como ciência.

(5)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

6)-Caracterizou-se pela busca de subsistência, ou seja, o homem procurava tudo o que era necessário para sustentar a vida por meio da caça, da pesca, da coleta de frutos, sementes e raízes, e da confecção e utilização de objetos de pedra lascada, ossos e dentes de animais. Por isso, o Período Paleolítico é também chamado de Idade da Pedra Lascada.

7)-Se formou depois da criação da propriedade privada com um contrato social entre governo e governado.

8)-A revolução agrícola permitiu aos seres humanos o sedentarismo(fixar-se em um único lugar) ou o semi nomadismo (alternar entre dois lugares, conforme as estações) e facilitou a obtenção de alimentos, também permitiu que as pessoas fizessem outra coisa além de coletar e caçar, como construir casas, artesanato e tecelagem.

9)-É o período em que a humanidade foi capaz de fabricar ferramentas a partir de metais, como o cobre, o bronze e o ferro. Esses materiais foram importantes por serem maleáveis e transformados em diversos instrumentos.

História – Gabarito Semana 3

1)-E

2)-A

OBS: Não foram enviadas as questões 3 e 4.

5)-D

6)-A

7)-Sociedade egípcia era dividida em 7 níveis, que, de cima para baixo, eram: o faraó, a nobreza, os escribas, os soldados, os artesãos, camponeses e escravos.

8)-Sim. A cada nova geração, o Faraó seguinte queria construir uma pirâmide maior e melhor do que aquela construída por seu pai ou seu avô. Elas serviam de Câmaras mortuárias, ou seja, era o túmulo do Faraó.

9)-Para que a agricultura fosse possível não apenas nas margens, os egípcios construíram canais de irrigação para levar as água do rio a outras partes do território, possibilitando a agricultura e abastecimento de toda a região egípcia.

(6)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

10)-Porque eles acreditavam na vida após a morte e assim a mumificação era necessária para preservar o corpo até que o espírito retornasse.

História – Gabarito Semana 4

1)-A 2 )-V; V; V; F 3)-D 4)-B 5)-C 6)-A 7)-C 8)-A

História – Gabarito Semana 5

1)-E

2)-C

3)-B

4)-D

5)-Eram caracterizados por terem aparência de humanos, ou seja, eram antropomorfos. Além disso, alguns deles também possuem como aspecto principal o antropozoomorfismo, perfil de divindades cuja parcela do corpo é humana e a outra é animal.

(7)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

6)-A mumificação era uma técnica utilizada pelos antigos egípcios para preservar o corpo de pessoas e animais. Eles acreditavam que esse processo era essencial para garantir a passagem do morto para outra vida. ... Depois o corpo era lavado com o objetivo de purificação.

História – Gabarito Semana 6

1)-A 2)-D 3)-B 4)-D 5)-A

6)-Hicsos, assírios, persas, macedônios ( gregos) e romanos.

Redação – Gabarito Semana 2

Resposta pessoal

Redação – Gabarito Semana 3 1 –

a ) Mafalda e suas mãe b) Emissor- Mafalda Receptor- A mãe c) Terceiro

d) Sim, pois a mensagem foi decodificada 2 – a) Verbal

b) Não verbal c) Não verbal

(8)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

d) Mista ( verbal e não verbal)

3 – Kermâni é o cientista. Estevão é o médico. Marcos é advogado. 4 – Ângelo Donato 5 – Resposta pessoal

Redação – Gabarito Semana 4

1- A 2 - C 3 - Fábio 4 - Caio 5 - C 6 - a) Fábio b) casa 7 - a) Gelada e suja

b) Porque está concordando com a palavra casa 8 – a) Rosa

b) Com o cortador de grama c) Bem devagarzinho

d) Todos os sábados

e) Para evitar que a animais peçonhentos entrem em sua casa. 9 – B

10 -

Alto é aquele que não é baixo. Magro é aquele que não é gordo. Amigo é aquele que não é inimigo.

(9)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

Redação – Gabarito Semana 5

1- O título do texto é “O cartão postal da Babi”.

2- A Sra. Tico encontra na sala do correio muito cartões postais coloridos. 3- Babi e a família Ovelha está passando férias na Ilha Grande.

4- A Sra. Tico diz que parece que foi a mãe de Babi quem escreveu.

5- Porque elas não gostam quando as tratam como se fosse uma pessoa só. Elas são gêmeas, mas são pessoas diferentes, então gostariam de ter recebido cada uma o seu cartão.

6- Elas concordam que Babi gosta muito das duas e que sente saudades, e isso é o mais importante.

7- O cartão-postal, bilhete-postal ou simplesmente postal, é uma simplificação da carta. Trata-se de um pequeno retângulo de papelão fino, com a intenção de circular pelo Correio sem envelope, tendo uma das faces destinada ao endereço do destinatário, postagem do selo, mensagem do remetente e na outra alguma figura. O Cartão é uma forma de enviar mensagens curtas em ocasiões especiais ou datas comemorativas, como Natal, Páscoa, aniversário. 8- Serve como meio de divulgação cultural ou de assuntos de caráter social e

político.

Redação – Gabarito Semana 6

1- ( 5, 4, 2, 6, 3, 1) 2- B

3- D

4- Ele indica que o filho está conversando com o pai,ou seja, ele indica o início de um diálogo. 5- Resposta Pessoal 6- a) Voz b) Gesto c) Reação d) Pai e) Consciência

(10)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

f) Voz

g) Garoto

7 – Resposta Pessoal 8 – Resposta Pessoal

Português – Gabarito Semana 2 1.

a) 5 letras e 4 fonemas - o CH exprimem um mesmo som. b) 7 letras e 6fonemas -o LH exprimem um mesmo som.

c) 6 letras e 4fonemas -As duas letras (rr) produziram apenas um som, as letras “gu” produzem apenas um som.

d) 4 letras e 5fonemas -O 'x' da palavra fixo é representado por 2 fonemas: /k/ e /s/. 2.

* cola, gola, mola, sola. * bala e bela. 3. Trissílaba Monossílaba Polissílaba Monossílaba 4. oxítona proparoxítona paroxítona paroxítona paroxítona 5.

 Da leitura do texto, pode-se entender que a poluição luminosa é provocada: (C) pelo excesso de iluminação urbana.

(11)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

 De acordo com o texto, o excesso de iluminação é uma preocupação para osastrônomos porque:

(C) impede a plena observação das estrelas.

Português – Gabarito Semana 3

Questão 01

D. (x ) ao funcionamento irregular do “cronômetro interno” dos seres humanos.

Questão 02:

D. (x ) os focos de incêndio podem apresentar riscos às florestas brasileiras.

Questão 03:

C. (x ) dados estatísticos.

Questão 04: C. (x ) ao amor.

Questão 05:

C. (x) a um pobre mortinho, pois o bêbado não sabia que ali estava o coveiro, e, por ser um cemitério,

Português – Gabarito Semana 4 1.

Viúva – coeso – caí – lagoa – ruína – sueco – rua – ruim– beato – Tietê 2.

Paraguai –averiguei– redarguiu – enxaguou – saguão –Uruguai – quão – quais 3.

(12)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

4.

a) Charles quebrou nosso acordo contando o segredo.

b) As pessoas ficaram sabendo da chuvarada que aconteceu. c) Quando eu crescer, serei médico.

d) Na escola, brinquei de pique e de boliche.

e) A carroça velha, serve para transportar algumas cargas. 5.

concurso – floresta – produto 6.

c) até – capital – urubu 7.

c) Paroxítona – proparoxítona – oxítona.

Português – Gabarito Semana 5

Questão 1: a) absorver b) tráfico c) delatar d) aferir e) comprimento f) suar g) despensa Questão 2: a) g (cônjuge) b) j (majestade) c) g (herege) d) g (fingir) e) j (traje) f) j (jenipapo)

(13)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

g) g (gengiva) h) g (longe) Questão 3- A) DETENÇÃO B) CONTENÇÃO C) ABSTENÇÃO D) PROGRESSÃO E) TRANSGRESSÃO F) REGRESSÃO G) EXPRESSÃO H) REPRESSÃO I) SUPRESSÃO J) PRETENSÃO K) ASCENSÃO L) COMPREENSÃO Questão 4: a) ABENÇOE. b) POSSUI. c) CONTINUE. d) CONTRIBUI. e) PONTUE. f) SUMI. g) ANTIAÉREO h) ANTEVÉSPERA i) ANTIBIÓTICO j) ANTEDILUVIANO k) CÃIMBRA l) MALCRIADO m) PRIVILÉGIO n) DOI. o) PERDOE. p) VADIAR q) RETRIBUI. r) BESOURO s) CAQUI. Questão 5: a) -- ERVA b) HÁBITO c) HONESTO d) -- INVERNO e) -- ANDORINHA f) HIATO g) HAVER

(14)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

h) HABITAÇÃO i) -- ONTEM j) -- ÚMIDO k) -- IATE l) -- OMBRO

Português – Gabarito Semana 6

Questão 01:

(D) ter sido um burro a vítima do atropelamento. Questão 02:

(C) o mar era imenso e belo. Questão 03:

A) os cabelos dela eram diferentes. Questão 04:

C) europeus. Questão 05:

a) curtume, escapulir, manusear, sinusite. Questão 06:

1. deslize; 2. vizinho; 3. através; 4. empresa: a) z - z - s – s

Inglês – Gabarito Semana 2

1ª Questão: letra e 2ª Questão: letra b

3ª Questão: notebook / books / dictionary / colored pencils / pencil sharpener / pen 4ª Questão: 1 / 6 / 2 / 4 / 5 / 3

5ª Questão: Personal answer / blue / Personal answer / green – yellow – blue and white / Personal answer

(15)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

Inglês – Gabarito Semana 3

1ª Questão: Good night / Good morning / Good evening / Good afternoon

2ª Questão: Morgana / Rios / 11 / four dogs / Mom, Dad, brother , four dogs and on bunny.

3ª Questão: They / He / She / They

4ª Questão: She / We / It / He / She / You / They / They / They / We

5ª Questão: I am / You are / He is / She is / It is / We are / You are / They are 6ª Questão: is / am / am / is / is / is / is / is / is / are / are

7ª Questão: I am not best friend. / Are you a student? / He is from France.

Inglês – Gabarito Semana 4

1ª Questão: is / are / am / is / are / are / are

2ª Questão: aren’t / isn’t / isn’t / aren’t / aren’t / aren’t / am not

3ª Questão: I am not a teacher. / She is my mother. / The boys are playful. / The girl is in the room. / We are not at home.

4ª Questão: letra a 5ª Questão: letra c 6ª Questão: letra c 7ª Questão: letra a

Inglês – Gabarito Semana 5

1ª Questão: Her / our / its / Their / your

2ª Questão: I – my / her / you / They / He

3ª Questão; her / their / her / his / our / her / their / my / his / their / our 4ª Questão: my / your / his / her / its / our / their

5ª Questão: I live with my sister. / She likes her teacher. / I am your new student. / His cat is brown. / This is my cat.

(16)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

Inglês – Gabarito Semana 6

1ª Questão: wife / son / Andrew / Kim / Alice / Doug / son 2ª Questão: Encontrar as palavras solicitadas no exercício.

3ª Questão: Across: 2- grandpa / 7- husband / 9- sister / 10- uncle / 11- wife Down: 1- Grandma / 3- aunt / 4- father / 5- cousin / 6- mother / 8- brother 4ª Questão: mother / uncle / brother / aunt / uncle

5ª Questão: grandpa / grandma

Geografia – Gabarito Semana 2

Pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste

Pontos colaterais: Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Noroeste a) Farmácia

b) Lava carros

c) Hortifruti (ou frutas) d) Pizzaria (ou pizza mais) e) Supermercado

f) Loja x g) Padaria

h) Loja de móveis

Geografia – Gabarito Semana 3

1) A: 20ºS 60ºO B: 40ºN 40ºO C: 60ºS 120ºO D: 60ºS 20ºL E: 20ºN 80ºL F: 40ºN 160ºL G: 40ºS 80ºL H: 0º 2)

(17)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

a) América (do Sul)

b)Atlântico c) Sul d) Oriental e) Asiático f) Norte g) Índico h) Linha do Equador i) Leste 3) Alternativa B 4) Alternativa D

5) A Paisagem Geográfica é um aparte visível do espaço geográfico, sejam eles aspectos naturais, ou culturais. Na prática, ela se constitui de uma parte da Terra que, estudada tanto do ponto de vista físico quanto do humano, apresenta características próprias. Os aspectos físicos de uma paisagem geográfica são denominados paisagem natural (clima, vegetação, relevo, hidrografia, solo, etc.).

6) a) Paisagem natural. b) Paisagem humanizada. c) Paisagens naturais. d) Paisagens humanizadas. e) Paisagens humanizadas.

7) Pode se considerar qualquer região ou espaço de terra do planeta, onde acontece ações tanto da natureza, quanto provocadas pelo ser humano.

8) Cientistas estimam que a Terra tenha aproximadamente 4 bilhões de anos. Todo processo de transformação e evolução que houve é o que chamamos de eras geológicas.

9) Alternativa B

10) espaço – natureza – paisagem – Terra – homem – lugar - identidade

Geografia – Gabarito Semana 4

1) B 2) D

3) a) Imagem 1: Espaço rural / Imagem 2: Espaço urbano

b) O espaço rural, também chamada de campo, é a região que fica fora da cidade. As pessoas vivem no campo em sítios, chácaras, fazendas, etc. maioria das pessoas que vivem na comunidade rural trabalham cuidando da lavoura e do gado. As que cuidam

(18)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

da lavoura são chamadas de agricultores ou lavradores. Ela trabalham na terra, plantam, colhem e vendem os produtos. Quem cria os animais como bois, cavalos, cabras, porcos, aves são chamadas pecuaristas.

As pessoas que moram na cidade formam a comunidade urbana e as pessoas que vivem no campo formam a comunidade rural. Na comunidade urbana, há muitas coisas em comum, por exemplo alguns serviços como eletricidade, água e esgoto tratados, transportes coletivos, comunicação, rede de bancos e um comércio muito variado. Nas cidades, as casas ou apartamentos são construídos bem junto uns dos outros.

4) O lugar é a parte do espaço onde as relações de proximidade e afetividade dos indivíduos se entrelaçam sobretudo as do cotidiano. É onde as pessoas constroem referências quase que sentimental com aquele lugar, onde cada pessoa busca as referências pessoais e constrói os seus sistemas de valores que fundamentam a vida em sociedade. Portanto, o conceito de lugar está relacionado à dimensão cultural e fortemente relacionado à identidade e ao cotidiano.

5) A Paisagem Geográfica é um aparte visível do espaço geográfico, sejam eles aspectos naturais, ou culturais. Na prática, ela se constitui de uma parte da Terra que, estudada tanto do ponto de vista físico quanto do humano, apresenta características próprias. Os aspectos físicos de uma paisagem geográfica são denominados paisagem natural (clima, vegetação, relevo, hidrografia, solo, etc.).

6) a) A pintura em questão, representa um lugar geográfico, uma vez que foi modificado e transformado pelo homem, ou quando este imprime na paisagem as marcas de sua atuação e organização social. Um lugar geográfico é aquele que foi modificado pelo homem ao longo da história. Que contém um passado histórico e foi transformado pela organização social, técnica e econômica daqueles que habitaram ou habitam os diferentes lugares (“o espaço geográfico é o palco das realizações humanas”).

b) Elementos naturais: (vegetação, relevo, clima, etc) Elementos culturais: (que são os produzidos pela sociedade: carros, edifícios, estradas, etc)

c) Quando observamos um lugar, podemos descrever os elementos que formam a paisagem desse lugar: florestas, campos, indústrias, vilas, etc. No entanto, para que essa paisagem possa ser vista como espeço geográfico, temos que estabelecer as relações econômicas e sociais, responsáveis pelo "retrato" de um lugar no espaço geográfico (a paisagem). Como consequência, as paisagens modificam-se, conforme as relações econômicas e sociais que ocorrem nesse espaço. Nesse sentido, podemos citar: propriedades, a construção de casas e prédios, as ruas, etc.

7) a) Paisagem natural. b) Paisagem humanizada. c) Paisagens naturais. d) Paisagens humanizadas. e) Paisagens humanizadas.

(19)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

Geografia – Gabarito Semana 5

1) Alternativa C 2) Alternativa C 3) Alternativa D 4) Alternativa B 5) Alternativa D 6) a) translação b) inverno – norte c) verão d) sul – outono

Geografia – Gabarito Semana 6

1) Alternativa C 2) Alternativa A

3) a)Três fusos horários.

b) Os limites práticos foram criados para que uma mesma cidade não possua horários diferentes e assim, respeitando as fronteiras.

c) O fuso do Rio de Janeiro está atrasado 3 horas. 4) Alternativa C

5) Os fusos horários são formados por linhas paralelas que cobre todo o globo e que possuem como ponto zero o meridiano de Greenwich. A partir deste meriano para o leste do globo a cada 15° acrescenta-se 1 hora (o leste é o lado que tem o Brasil e os EUA) e a partir dele para oeste (Europa e Ásia diminui-se 1 hora).

A pessoa andará para o leste, então o horário de partida do local de onde ela está é diferente do horário do local que ela deseja chegar, assim quando for 14 hrs em 30° O, será 9 hrs em 45 ° a leste. Por que? De 30° para zero são menos 2 horas e de 0 para 45 são menos 3 horas, ou seja um total de 5 horas a menos.

Assim sendo quando ela saiu do local de origem, era 9 horas da manhã no local de chegada, 9 horas + 10 do vôo faz com que ela chegue ao local de destinas as 19hrs. 6) Alternativa B

A - 45° W - significa que a cidade A esta a 45° a oeste do meridiano de Greenwich. B - 120° W - significa que a cidade B esta a 120° e esta mais a oeste que a cidade A com uma diferença de 75°.

(20)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

A cada 15° temos 1 hora e o sol nasce a leste e se põe a oeste. A cidade que se encontra mais a oeste possui algumas horas a menos do que a cidade que se encontra a leste.

Dessa forma: 75/15 = 5 horas

A cidade B tem 5 horas a menos que a cidade A Teremos então que:

7h + 8h (de viagem) = 15h - 5 h (do fuso) = 10 h

Sendo assim, serão 10 horas na cidade B quando o avião pousar. 7) Alternativa A

De 60º para 45º muda-se 15 graus, o que significa a mudança de uma hora.

Se andamos para oeste diminuiremos 1 hora, e assim quando a equipe de São Paulo saiu do seu ponto de início eram 13hrs em Roraima, somando as 6 horas de viagem, concluímos que a equipe chega as 19hrs do mesmo dia.

Desenho Geométrico – Gabarito Semana 2 1) a) infinito b) uma única c) coplanares d) colineares 3) a terceira figura 4) a) paralelas b) perpendiculares c) concorrentes d) concorrentes 5) a) V b) F c) F d) F

(21)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

Desenho Geométrico – Gabarito Semana 3

1) a) cilindro b) cubo c) paralelepípedo d) esfera 2) a

3) corpo redondo: 2, 6, 7, 8 / Poliedro: 1, 3, 4, 5 4) a) V b) F c) F 5) c 6) b 7) c 8) 1 – paralelepípedo 2 – cilindro 3 – pirâmide 4 – cubo 5 – cone

Desenho Geométrico – Gabarito Semana 4 1) a) 2º Quadrante b) 1º Quadrante c) 3º Quadrante d) 4º quadrante 2) fazer em sala

(22)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

3) fazer em sala 4) a) (5, - 3) b) (m, n) 4) abscissa, ordenada 5) A(5, 2) ; B(0, 5) ; C(- 3, 3); D(- 4, 0); E(- 4, - 5); F(0, - 2); G(3, - 6); H(3,0) 6) a) abscissa 3, ordenada - 5 b) abscissa – 1, ordenada 0 c) abscissa – 3, ordenada – 2 d) abscissa 0, ordenada – 1 e) abscissa – 5, ordenada 3 f) abscissa 0, ordenada 0 g) abscissa – 2, ordenada 0 7) a 8) d ( - , +)

Desenho Geométrico – Gabarito Semana 5 1) a) obtuso b) raso c) agudo d) reto 2)

a) Inclinação: AÔB / Vértice: A, O, B / lados: 𝐴𝑂 , 𝐵𝑂 b) Inclinação: MÔN / Vértice: M, O, N / lados 𝑀𝑂 , 𝑁𝑂 3) c

4) a 5) a

(23)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

6) c 7) a) 60º b) 65º c) 80º d) 70º 8) a) 50º b) 151º c) 100º d) 120º

Desenho Geométrico – Gabarito Semana 6 1) a) 60’ b) 60” c) 3600” d) 60 • 30 = 1800’ e) 45 • 3600 = 162000” f) 180º g) 360º 2) a) trinta graus b) sessenta graus

c) cento e dois graus e trinta e cinco minutos

d) cento e dez graus, trinta e dois minutos e quarenta e cinco segundos. 3)

a) 16 • 60 = 960’

(24)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

c) 6 • 60 = 360’ + 17’ = 377’ d) 17 • 60 = 1020 + 12 = 1032’ 4) a) 36 • 60 = 2160” b) 12 • 60 = 720 + 42 = 762” c) 7• 3600 = 25200” d) 10 • 3600 = 36000 + 10 • 60 = 36600 + 10 = 36610” 5) a) 194: 60 = 3º 14’ b) 2º 33’ 55” c) 34º 10’ 6) a) 62º 32’ b) 126º 38’ 10” c) 66º 7) a) 18º 8’ 5” b) 8º 3’ 3” c) 40º 10’ 8) a) 271º 12’ b) 48º 120’ ou 50º c) 600’ 360” ou 10º 6’ 9) a) 5º b) 14º 33’ 17” c) 8º 25’ 40”

(25)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

Matemática – Gabarito Semana 2

1)

a) Papa João Paulo II b) Dom João VI c) Papa Bento XVI d) Dom Pedro II e) Ano XXV 2) a) C b) XXV c) CCCXLVIII d) CMLXIV e) DCCLXII 3) a) 1 b) 0 c) sim d) 2000 4) a) 14,16 b) 34, 37 c) 99, 101 d) 2, 4 e) 999,1001 f) 349, 351 g) 424, 426 h) 72, 74 i) 39, 40

(26)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

j) 599, 601 5) a) 353 b) 8792 c) 42642 d) 61420

Matemática – Gabarito Semana 3 1) a) 145 b) 953 c) 11497 d) 3001 e) 23662 f) 20000 2) a) 19 b) 93 c) 57 d) 163 e) 226 f) 4667 3) a) 0 b) 2 c) 2 4) R$ 3000,00 – R$ 250,00 = R$ 2750,00

(27)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

5) a) multiplicação b) 3 c) 3 e 25 d) 105 6) a) 5 • 8 b) 6 • 4 c) 3 • 1 d) 5 • 0 7) a) 2 • 100 = 200 b) 3 • 500 = 1500 c) 4 • 78 = 312 d) 5 • 12 = 60 8) a) comutativa b) elemento neutro c) distributiva d) associativa 9) a) 60 b) 60 c) 300 10) a) 560 b) 8055

(28)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

c) 85850 d) 21538 11) a) divisão b) 120 c) 5 d) 24 12) a) 13 b) 23 c) 5 d) 36 13) a) potenciação b) 2 c) 6 d) 64 14) a) 1 b) 121 c) 1 d) 9 e) 8 f) 10

Matemática – Gabarito Semana 4

1) 750,00 + 620,00 + 580,00 + 1250,00 = R$ 3200,00 2) 800:4 = 200kg

(29)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

3) 20 + 15 + 10 = 45 anos 4) 560 – 180 = 380 : 2 = R$ 190,00 5) 24432 : 24 = 1018 caixas 6) 8640 : 60 = 144 horas / 144 : 24 = 6 dias 7) 6000 : 3 = 2000 partes / 4000 : 50 = 80 m² 8) 150000000 : 300000 = 500 segundos 9) 3875 : 5 = 775 sacos 10) x • 17 = 1836 / 1836 : 17 = 108

Matemática – Gabarito Semana 5 1) a) 36 b) 36 c) – 36 d) 1 e) 9 4 f) 0 g) 1 h) 𝑎10 i) 𝑎5 j) 𝑥15 k) (52)² = 254 2) a) 812 b) 512 c) 103 d) 𝑎7 3)

(30)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

a) 215 b) 412 c) 30 d) 98 e) 214 f) 1010 4) a) 1000000 b) 100 c) 1 d) 625 e) 2000 f) 0 5) a) 5³ b) 10° 6)

a) nove elevado ao cubo b) sete elevado ao quadrado c) dez elevado à quarta potência d) três elevado à sexta potência 7)

a) 13² = 169 b) 44 = 256 c) 3³ = 27 d) 35 = 243

Matemática – Gabarito Semana 6 1)

(31)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

a) radiciação b) 64 c) 3 d) 4 2) a) 37 • 37 = 1369 b) 53 • 53 = 2809 c) 111 • 111= 12321 d) 100 • 100 = 10000 3) a) 8 b) 3 c) 90 d) 15 e) 2 f) 10 g) 60 4) a) x² = 9 → 9 = 3 b) 5 c) 7 d) 2 5)

a) raiz quadra de dezesseis b) raiz cúbica de vinte e sete

c) raiz quadrada de cento e quarenta e quatro d) raiz quarta de dezesseis

(32)

Semana 7 – Gabaritos do 6º Ano

a) [8 + (24 – 9): 3 – 3]² = [8 + 15: 3 – 3]² = [8 + 5 – 3]² = [10]² = 100 b) 55 - ( 9 • 4 + 1)² + (4² + 3²): 5² - 16 = 55 - (3 • 2 + 1)² + (16 + 9) : 25 – 1 = 55 - (7)² + 25: 25 – 1 = 55 – 49 + 1 – 1 = 6 c) {[8 – 8: 8 - (15 – 10)]} + 16 = {[8 – 1 – 5]} + 16 = {2} + 16 = 18 d) {[125 - (21 • 4 + 40)] • 20 - (5 • 2 + 64 : 16)} = {[125 - (84 + 40)] • 20 - (10 + 4)} = {[125 – 124] • 20 – 14} = {1 • 20 – 14} = 6 7) a) 20 b) 8 8) 3 + 1 – 2 = 2 9) 49 – 5 + 9 = 53

Referências

Documentos relacionados

Há alguns rituais que lembram os tiques, como por exemplo, de pessoas que têm que dar uma batidinha ou raspar as paredes, mexem no queixo quando estão lendo, mordem os

No cálculo da taxa de renovação considera-se apenas a base de alunos Estácio + Unitoledo para melhor comparação com o ano anterior. IBMEC Medicina

Construído em alvenaria, com paredes de pedra média e ligante de argamassa de cal e areia, e com a parte inferior interna (onde corria a água) em calçada de seixo rolado e a

passam a oferecer mais ações, procurando aumentar suas. “

Aquêles, que tomam a si a tarefa de executar um programa de plane- jamento de lucros, logo reconhecem o seu grande valor como um edu- cador de todos os níveis administrativos.

Tievido as grandes variagoes interanuais do recrutamento e ao facto do camarao viver apenas cerca de um ano na pescaria, nao e possfvel fazer previsoes a

Exposição individual de peças e livros com interesse histórico ou de coleccionismo, propriedade de colecionadores associados.. O evento conta com o apoio da Comissão Portuguesa

O Conselho Deliberativo da CELOS decidiu pela aplicação dos novos valores das Contribuições Extraordinárias para o déficit 2016 do Plano Misto e deliberou também sobre o reajuste