• Nenhum resultado encontrado

NPJ Parangaba

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NPJ Parangaba"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

NPJ – Parangaba – 2021.1 o Coordenação:

Profa. Ana Marques

Contato: marques.ana@estacio.br

Agendamento para tratativas com a coordenadora: https://forms.gle/MPEHK9VhqPyATDw76

Site no NPJ/Parangaba para acompanhamento de todas as informações/avisos do núcleo que também são divulgadas no Instagram @npjcampusparangaba

https://marquesadvocaciaeservicos.wordpress.com Período de matrículas: 08 a 12 de março de 2021.

Realização das matrículas: acesse o link https://forms.gle/944c5xkCkYkgiQ569

Aula inaugural1: 15 de março de 2021 às 15h pelo teams (divulgação do acesso pelo instagram e pelo site no NPJ/Parangaba)

Início do semestre: 15/03/2021

Final do semestre (finalização de todas as rotinas acadêmicas e administrativas): 01/07/2021

o Estágios de Práticas Jurídicas (EPJs):

Informo que todos os a acadêmicos para concluírem a graduação em Direito deverão cursar 04 Estágios de Práticas Jurídicas (EPJs), não podendo inverter a ordem do desenvolvimento de quaisquer deles e nem cumular estágios em um mesmo período letivo, tendo o aluno a obrigação de cursar 01 estágio por semestre (do 7º ao 10º semestre de seu curso).

Para que seja possível matricular-se no NPJ é necessário ter cumprido os seguintes pré-requisitos: Currículo 116 – Ter cursado Pratica Simulada I – Processo Civil II e cumprido no mínimo 2.244 horas do curso. Currículo 118 – Ter cursado Pratica Simulada do Trabalho – Processo Civil III e cumprido no mínimo 2.090 horas do curso.

Abaixo seguem informações sobre cada estágio e as atividades neles desenvolvidas:

a) EPJ 1 – Direito Civil - simulação e atividades a critério do(a) professor(a) supervisor(a)

b) EPJ 2 – Direito Civil, Direito do Trabalho ou Direito Penal (simulação e atividades a critério do(a) professor(a)

c) EPJ 3 – Direito Civil - atendimento ao público nas dependências do NPJ/Mediação/Conciliação (parceria Defensoria Pública)

d) EPJ 4 – Direito Civil - atendimento ao público nas dependências do NPJ/Mediação/Conciliação (parceria Defensoria Pública).

ATENÇÃO: durante o período de pandemia as atividades ocorrerão de forma remota sob orientação do professor-orientador.

1

A participação na aula inaugural ensejará a atribuição de 02h (duas horas) ao estagiário, desde que participe pelo menos 60% do encontro e registre sua presença pela lista que será disponibilizada.

(2)

o Exame de Capacidade Técnica (ECT):

Atividade que simula o exame de proficiência realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil aplicado aos alunos em aproveitamento de estágio e cursando estágio no NPJ conduzido pelos professores-orientadores. TODOS os estagiários deverão se submeter ao referido exame, inclusive os que se encontram em aproveitamento, sob pena de reprovação.

ECT 1 e ECT 2 – serão realizados pelo Teams na semana de 03 a 07/05/2021 no horário de seu estágio e proposto pelo seu professor.

Formato:

01 peça prático-profissional e 04 questões subjetivas.

Prazo para devolução da prova ao professor: 24h contadas do início da disponibilização da prova. o Frequência:

Presença obrigatória em 75% dos encontros de estágio. 25% de faltas serão permitidas, até mesmo sem justificativa. Caso você tenha faltas excedentes ao quantitativo estabelecido institucionalmente será reprovado em seu estágio.

O(A) professor(a), ao final de cada aula, realizará o download da lista de frequência da aula e, ao final do semestre, encaminhará à coordenação para arquivo e documentação da participação discente.

Não serão realizados abonos de faltas, salvo por motivo de saúde, devidamente comprovado por atestado médico.

o Relatórios de atividades:

Todos os estagiários deverão remeter à Coordenação do NPJ/Parangaba relatórios nos seguintes moldes: a) Alunos em aproveitamento de estágio (ou estágio por equivalência) – orientações:

É fundamental sua participação na reunião com os alunos em aproveitamento de estágio, prevista para acontecer no dia 26/03/2020 às 17h pelo Teams. Link para acesso: encurtador.com.br/noET0

Acompanhem o instagram do Núcleo e o site no NPJ/Parangaba, onde confirmaremos o acesso à sala de reuniões.

Os discentes que exercerem atividades profissionais no âmbito da Administração Pública (direita e/ou indireta), e/ou em instituições privadas, cujas funções sejam alheias ao exercício efetivo da advocacia, não farão jus à concessão do deferimento para o pleito de aproveitamento, pois as atividades não caracterizam experiência profissional de estágio.

O deferimento do pedido de realização do estágio por equivalência será pelo período inicial de um semestre, prorrogável por igual prazo através de novo requerimento. Deste modo, o discente deverá desenvolver as demais atividades de estágio curricular, no mínimo de dois semestres junto ao NPJ do Curso de Direito. A comprovação das atividades realizadas nas hipóteses de estágio por equivalência para efeito de validação do estágio curricular se fará junto à Coordenação do NPJ por meio do envio de relatórios mensais descrevendo todas as atividades desenvolvidas junto ao local de estágio, assinados eletronicamente e/ou assinados e carimbados pelo responsável direto (supervisor), sendo vedada qualquer atividade complementar no período de férias ou recesso acadêmico.

É possível substituir a assinatura do relatório por envio de mensagem eletrônica do endereço institucional do supervisor local à Coordenação do NPJ fornecendo parecer sobre a condução do(a) estagiário(a).

(3)

b) Alunos em estágio interno: relatório semestral a ser remetido até as 23:59h do dia 21/06/2021. Neste relatório o estagiário deverá informar e descrever todas as atividades realizadas, e seus respectivos comprovantes, para consolidação da carga horária.

A perda do prazo pelo(a) estagiário(a) para entrega do relatório semestral, assim como as comprovações das audiências a que deverá assistir, implica em reprovação.

o Audiências on-line que não precisam ser todas na mesma área do direito – RESOLUÇÃO 14/2020/CONSUNI:

Os alunos de EPJ 1 e EPJ 2 devem comprovar que assistiram 15 (quinze) audiências on-line; os alunos de EPJ 3 e EPJ 4 devem comprovar que assistiram 25 (vinte e cinco) audiências no site www.audienciasonline.com.br mediante o envio dos certificados correspondentes até as 23:59h do dia 21/06/2021.

o Observações:

Obs.1: Os certificados das audiências deverão ser emitidos com data de expedição no primeiro semestre de 2021. Caso já tenham extrapolado a quantidade de audiências, assistir sessões dos Tribunais de Justiça, TRTs ou outros tribunais, sessões do STJ ou STF, informar link acessado com data e enviar relatório que será disponibilizado para preenchimento;

Obs.2: Para os alunos em acúmulo de estágio (EPJ 3 e EPJ 4), situação que somente poderá ocorrer neste semestre de 2021.1, deverão ser apresentados 25 certificados somente, os mesmos para as duas disciplinas; Obs. 3: O envio dos referidos documentos ocorrerá pelo e-mail abaixo indicado, devendo constar em uma única correspondência eletrônica todos os certificados em único arquivo, formato PDF;

Obs. 4: As audiências podem ser de qualquer área do Direito;

Obs. 5: Todas as audiências deverão ser comprovadas mediante envio do certificado expedido pelo sítio eletrônico acima indicado, bem como devem ser relacionadas no campo específico contido no corpo do relatório de estágio a ser enviado à coordenação do NPJ/Parangaba.

ENVIO DOS CERTIFICADOS/RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Certificados npjparangaba2021.1@gmail.com Até 21/06/2021

Relatórios EPJ interno npjparangaba2021.1@gmail.com Até 21/06/2021

Relatórios EPJ externo

(aproveitamento) npjparangaba2021.1@gmail.com

Datas a serem divulgadas na ata

da reunião agendada. Endereços eletrônicos

EXCLUSIVOS

para envio de relatórios e certificados, ou seja, não

enviar para outro(s) endereço(s) eletrônico(s).

AO ENVIAR MENSAGENS (E-mail) observar a necessidade de:  No campo assunto colocar seu nome completo e estágio;

 No campo mensagem informar quais arquivos remete em anexo;  Sempre indicar seu nome completo e número de matrícula.

(4)

o

Quadro geral dos horários das turmas do NPJ/Parangaba, semestre 2021.1:

o Atividades complementares do NPJ:

O estágio curricular obrigatório vincula o estudante de Direito ao NPJ como estagiário pelo período de 02 (dois) anos, para o cumprimento de uma carga horária total de 300h, ao longo de 04 (quatro) semestres consecutivos, com o aproveitamento de, no mínimo, 75 horas por semestre, não cumulativas, de atividades de práticas jurídicas.

O cumprimento das 75 horas semestrais mínimas, a que se refere o parágrafo anterior, se fará por meio da realização das atividades práticas propostas pelo(a) professor(a) e participação em atividades, conforme tabela que será divulgada a todos os alunos oportunamente.

Calendário e divulgação ao longo do semestre (acompanhe pelo site e instagram divulgados acima).

A participação nas atividades propostas pelo NPJ é importante, pois contarão como horas de atividades complementares além de contribuírem imensamente para a consolidação de uma formação acadêmica bem construída.

o Celebração dos termos de compromisso de estágios internos:

Procedimento com forma e data a serem divulgadas pela Coordenação da Secretaria Geral de Alunos (SGA) do Campus Parangaba, responsável pelas orientações e conduções relativas aos mesmos.

O contato acerca de tal procedimento deverá se dar junto a Carla Suzana (carla.suzana@estacio.br). o Compete ao Estagiário do NPJ:

I – Matricular-se para participação nas 300 horas de estágio curricular supervisionado e obrigatório, com carga horária de 2 horas semanais, sendo um por semestre (do 7º ao 10º período do curso);

II – Comparecer, no mínimo, a 75% dos encontros, sem possibilidade de abono de ausências, salvo por motivo de saúde, devidamente comprovado por atestado médico;

III – Agir com urbanidade, ética, respeito aos professores e colegas e postura profissional nas relações e atividades inerentes ao estágio;

IV – Realizar todas as atividades que têm carga horária mínima exigida, consoante tabela de carga horária de estágio (que será divulgada oportunamente), documentando todos os atos e arquivando seus comprovantes para apresentar ao final do semestre com o relatório;

V – Participar do ECT e responder a prova sem cometer plágio ou adotar qualquer outra prática que vá de encontro a uma conduta proba e ética;

(5)

VII – Entregar o RELATÓRIO SEMESTRAL DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO no prazo determinado pela Coordenação do NPJ, a saber, até 23:59h do dia 21/06/2021, conforme informado.

o Outras considerações:

a) Cada Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) tem autonomia para traçar suas diretrizes de trabalho em consonância com a Coordenação do Curso de Graduação em Direito, a quem deverão ser reportados eventuais recursos;

b) Cada aluno(a) somente poderá realizar seu estágio de práticas jurídicas em seu campus “de origem” somente sendo possível transferência de campus mediante comprovação de impossibilidade de cursar neste, sob dependência de disponibilidade de vagas em outra unidade e mediante encaminhamento da coordenação por memorando;

c) As disciplinas de estágio são lançadas no histórico acadêmico como horas: cada estágio equivale a 75h e devem totalizar 300h para finalização de seu curso de graduação, portanto, não há lançamento de notas no histórico escolar do aluno;

d) É vedada a acumulação de estágios de práticas jurídicas em um só semestre, devendo o aluno cursar um estágio por semestre, a partir do 7° semestre, desde que cumpridos os requisitos já descritos neste documento;

e) Por determinação da Gestão Nacional do Curso de Direito (GNC/Direito) os alunos não poderão realizar estágio por equivalência relativo ao EPJ 1, somente podendo requerer aproveitamento dos EPJs 2, 3 ou 4, limitado o aproveitamento a apenas dois dos três estágios referidos;

f) As matrículas no NPJ/Parangaba não se dão pelo SIA, mas por procedimento organizado e administrado pela coordenação: esteja atento(a) ao site e ao instagram, pois sempre há um período de prospecção de candidaturas ao estágio para, após, haver a divulgação do efetivo calendário de matrículas;

g) O lançamento das horas de estágio cursado deverá ser objeto de consulta por parte do aluno em seu histórico no final do semestre. Eventuais equívocos quanto ao lançamento das horas serão retificados, sendo necessário remeter mensagem eletrônica para a Coordenadora exclusivamente para o e-mail marques.ana@estacio.br;

h) As comunicações entre alunos e coordenação deverão se dar por meio formal expresso por envio de mensagem eletrônica para o e-mail da coordenadora do Núcleo (marques.ana@estacio.br) com cópia para a coordenadora da graduação (eveline.lima@estacio.br) no qual o estagiário deverá identificar-se devidamente, informando nome completo, número de matrícula e estágio a cursar ou em curso;

i) Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do NPJ em conjunto com a Coordenação do Curso de Direito.

o Dúvidas sobre o NPJ/Parangaba:

Redigir mensagem eletrônica para marques.ana@estacio.br

(sempre informando nome completo, número de matrícula e estágio no qual está matriculado). Outros assuntos entrar em contato com a Coordenação do Curso de Direito Profa. Eveline Lima (eveline.lima@estacio.br)

Referências

Documentos relacionados

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

A, B, C, D, E, F, G, H, I Em situação de E@D, serão realçados os seguintes critérios: • Cumprimento das tarefas de acordo com os prazos • Realização, com

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

Os caçadores tinham estendido uma grossa corda ligada a uma rede, no caminho por onde o leão costumava passar, de maneira que, quando o leão tropeçou na corda, a rede caiu-- lhe em

1- Indica com P, se a frase estiver na voz passiva e com A se estiver na ativa. Depois, passa-as para a outra forma. a) Vimos um cisne moribundo.. Assinala com um X o

SENSOR DE

Para entender e comparar a interpretação e uso de conceitos de agroecologia entre os países da América Latina, e entre os atores que participam das políticas

2.4 A duração média de cada curso compreende o cumprimento total da carga horária mínima  de  3.100  horas,  mais  o  estágio  curricular