• Nenhum resultado encontrado

Sobre a Câmara dos Deputados e de acordo com seu Regimento Interno, assinale C ou E:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sobre a Câmara dos Deputados e de acordo com seu Regimento Interno, assinale C ou E:"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

Encontro do dia 10 de fevereiro de 2014 1A

Sobre a Câmara dos Deputados e de acordo com seu Regimento Interno, assinale C ou E:

1) O candidato diplomado deputado federal deve apresentar, pessoalmente ou por intermédio de seu partido, à Mesa Diretora, até o dia 31 de janeiro do ano de instalação da legislatura para a qual foi eleito, o diploma expedido pela justiça eleitoral, juntamente com a comunicação de seu nome parlamentar, legenda partidária e unidade da Federação que representa. (Analista Legislativo da Câmara dos Deputados / Atribuição Taquígrafo Legislativo, CESPE, outubro de 2012)

2) A lei de diretrizes orçamentárias (LDO) deve ser votada em sessão legislativa extraordinária. (Analista Legislativo da Câmara dos Deputados / Atribuição Técnica Legislativa, CESPE, outubro de 2012)

3) O edifício onde a Câmara dos Deputados funciona denomina-se Palácio do Congresso Nacional.

4) Havendo motivo relevante, ou de força maior, a Câmara dos Deputados pode se reunir fora da sua sede, que é na Capital Federal, ou em outro edifício que não o Palácio do Congresso Nacional, local onde funciona regularmente. Para tanto depende de deliberação da Mesa, ad referendum da maioria absoluta dos Deputados. (Analista Legislativo da Câmara dos Deputados / Atribuição Comunicação Social, FCC, 2007)

(2)

2 compromisso em sessão preparatória e podem ser empossados por intermédio de procurador. (Analista Legislativo da Câmara dos Deputados / Atribuição Técnica Legislativa, CESPE, outubro de 2012)

Tendo em vista o Regimento Interno da Câmara dos Deputados e no que diz respeito à lista de presença distribuída em sala, julgue os itens a seguir.

6) Não obstante exista previsão regimental para que o nome parlamentar seja constituído, em regra, de apenas dois elementos, a fim de que fossem evitadas confusões, tanto o deputado Luiz Fernando Faria (PP/MG), como o deputado Luiz Fernando Machado (PSDB/SP) tiveram seus nomes parlamentares, de três elementos, autorizados pelo Presidente.

7) A cidade de Boa Vista (capital do Estado de Roraima) situa-se geograficamente ao norte da cidade de Macapá (capital do Estado do Amapá).

8) Caberá à Diretoria-Geral da Câmara dos Deputados organizar a relação dos Deputados diplomados, que deverá estar concluída antes da sessão preparatória de posse.

Com relação aos projetos e à apreciação, tramitação e discussão de proposições, julgue o item a seguir com base no Regimento Interno da CD.

9) Os projetos de resolução destinam-se a regular, com eficácia de decreto legislativo, matéria de competência privativa da Câmara dos Deputados, de caráter político, processual, legislativo ou administrativo. (Analista Legislativo da Câmara dos Deputados / Atribuição Taquígrafo Legislativo, CESPE, outubro de 2012)

(3)

3 Em relação à posse dos deputados federais, julgue os itens a seguir.

10) A primeira sessão legislativa de cada legislatura será sempre precedida de sessões preparatórias destinadas, respectivamente, à tomada de compromisso solene dos empossados e à eleição do Presidente, dos demais membros da Mesa e dos Suplentes de Secretários. (Analista Legislativo da Câmara dos Deputados / Atribuição Técnica Legislativa, CEFOR, 2000)

11) A sessão preparatória da Câmara dos Deputados marcada para o dia primeiro de fevereiro, quando recair em sábado, domingo ou feriado, será transferida para o primeiro dia útil subsequente. (Analista Legislativo da Câmara dos Deputados / Atribuição Informática Legislativa, CEFOR, 1998 – atualizada e adaptada)

12) Assumirá a direção dos trabalhos da Sessão Solene de posse o último Presidente da Câmara, se reeleito deputado, e, na sua falta, o deputado mais idoso, dentre aqueles de maior número de legislaturas.

13) Há amparo regimental expresso para que um candidato diplomado deputado federal possa ser empossado após a sessão preparatória de posse.

Assinale C ou E, acerca do Regimento Interno da Câmara dos Deputados:

14) A eleição da Mesa para o primeiro biênio de cada legislatura far-se-á na segunda sessão preparatória da primeira sessão legislativa. (Analista

(4)

4 Legislativo da Câmara dos Deputados / Atribuição Taquígrafo Legislativo, FCC, 2007)

15) A sessão preparatória para a eleição da Mesa Diretora no segundo ano da legislatura será marcada antes do encerramento da primeira sessão legislativa ordinária. (Analista Legislativo da Câmara dos Deputados / Atribuição Informática Legislativa, CEFOR, 1998 – atualizada e adaptada)

16) A Câmara dos Deputados poderá ser convocada, de ofício, pelo seu Presidente, para reunir-se exclusivamente para discussão e votação de matérias constantes da pauta, ainda que em recesso. (Processo Seletivo Interno para o Curso de Secretário de Comissão da Câmara, CEFOR, 2001)

17) As sessões ordinárias da Câmara dos Deputados ocorrerão de primeiro de fevereiro a 17 de julho e de primeiro de agosto a 22 de dezembro de cada ano.

18) No dia primeiro de fevereiro, às quinze horas, do primeiro ano de cada legislatura, os candidatos diplomados deputados federais se reunirão em sessão preparatória, na sede da Câmara dos Deputados.

19) Assumirá a direção dos trabalhos da sessão preparatória de posse o último Presidente, se reeleito deputado, e, na sua falta, o Deputado mais idoso da Câmara dos Deputados.

(5)

5

Legislativo Protagonista, por Deputado Federal Marco Maia (PT/RS), ex-

Presidente da Câmara dos Deputados. 18/01/2013.

http://www.marcomaia.com.br/index.php?page=artigos&act=ver&cod=135

Posicionar a Câmara dos Deputados como protagonista dos grandes debates nacionais foi o objetivo que norteou a condução dos trabalhos durante nossa gestão na presidência da Casa nos últimos dois anos. Às vésperas de encerrar nosso mandato, o balanço é positivo.

Alcançamos tal êxito porque conseguimos criar um ambiente que estimulasse o debate democrático, permitindo a construção de acordos que asseguraram avanços importantes para o desenvolvimento do país e para a melhoria da vida dos brasileiros.

Com muito diálogo com as principais lideranças dos partidos da base do governo e da oposição, foi possível constituir acordos que viabilizaram a votação de matérias extremamente polêmicas, até então em situação de impasse: o novo Código Florestal, a Comissão da Verdade, a regulamentação da Emenda 29 (que destina mais recursos para a saúde), o aviso prévio proporcional, a nova distribuição dos royalties do petróleo, entre outros.

Também foi possível avançar em projetos, como a política de valorização do salário mínimo, a Lei Geral da Copa, o endurecimento das penas do Código Brasileiro de Trânsito para quem dirige alcoolizado, o crime cibernético, o Plano Nacional de Educação, a instalação de free shops nas faixas de fronteira, o vale-cultura, os medicamentos genéricos para uso veterinário. Foram, ainda, aprovadas matérias com forte impacto social: a igualdade de direitos trabalhistas para empregados domésticos, a ampliação do Minha Casa, Minha Vida, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), a ampliação do Bolsa Família para primeira infância, a tipificação de crime para cobrança prévia em atendimento médico-hospitalar emergencial, o adicional de periculosidade para vigilantes e transportadores de valores. Para

(6)

6 assegurar um desenvolvimento sustentável para o país, foram aprovados o Plano Brasil Maior, o Supersimples, incentivos fiscais para diversos setores da economia, a redução das tarifas de energia elétrica.

Embora a Câmara tenha aprovado, nos últimos dois anos, mais de 1,4 mil matérias em plenário ou em caráter conclusivo nas comissões (o que coloca o Legislativo brasileiro entre os mais produtivos do mundo), sabemos que ainda há matérias de alto interesse da sociedade que seguem aguardando votação, como o fim do fator previdenciário. Sobre este tema, acreditamos que contribuímos para sensibilizar o governo sobre a necessidade de rever tão nefasto mecanismo que penaliza nossa classe trabalhadora.

Concluímos nosso mandato à frente do Legislativo Federal com a convicção de que produzimos muito e com qualidade. Buscamos conduzir os trabalhos da Câmara dos Deputados, preservando sua independência e direcionando os debates para o atendimento dos grandes temas para os quais a sociedade nos legou sua representatividade. O Legislativo retomou seu protagonismo no cenário político e histórico nacional e seguiremos trabalhando para que não mude esta trajetória.

20) Na eleição da Mesa Diretora, convocada para o dia 4 de fevereiro (2013), o Deputado Federal Marco Maia não poderia ser candidato a qualquer de seus cargos.

Assinale C ou E, acerca do Regimento Interno da Câmara dos Deputados:

21) Às quatorze horas, ao início de uma sessão ordinária no Plenário da Câmara dos Deputados, achando-se presente na Casa a décima parte do número total de deputados, o Presidente a declarará aberta.

(7)

7 22) Em regra, o prazo limite do candidato diplomado Deputado Federal entregar o diploma expedido pela Justiça Eleitoral à Mesa da Câmara, para fins de posse, é o dia anterior à primeira sessão preparatória da legislatura.

23) É lícito afirmar que a atual Legislatura, 54a, teve início em primeiro de fevereiro de 2011.

24) Durante o período da convocação de sessão legislativa extraordinária não serão realizadas sessões ordinárias. (Analista Legislativo da Câmara dos Deputados / Atribuição Informática Legislativa, CESPE, 1998 – atualizada e adaptada)

25) Somente a primeira e a terceira sessões legislativas ordinárias da Legislatura serão precedidas de sessões preparatórias.

26) Há previsão regimental para que a Câmara dos Deputados, que funciona no Palácio do Congresso Nacional, se reúna em outro edifício ou em ponto diverso no território nacional.

Parabéns pela decisão de ser aprovado no Concurso da Câmara, Sua vitória depende exclusivamente de você, Faça o que tem de ser feito. Lembre-se “no pain, no gain”. Bons Estudos!

(8)

8 Gustavo Pires

****************** Texto Complementar

Una médica cubana deja el programa "Más Médicos"

y pide refugio en Brasil

Folha de SP – Mariana Haubert, de Brasília - 06/02/2014 Traducido por Natalia Fabeni

http://www1.folha.uol.com.br/internacional/es/brasil/2014/02/1408312-una-medica-cubana-deja-el-programa-mas-medicos-y-pide-refugio-en-brasil.shtml

La médica cubana Ramona Matos Rodriguez, de 51 años, presentó el miércoles por la tarde (5) un pedido de refugio al gobierno brasileño.

La médica abandonó el programa "Más Médicos" el pasado sábado (1º) y viajó a Brasilia en busca de ayuda para permanecer en el país. Rodríguez podrá permanecer en Brasil hasta obtener una respuesta del gobierno.

El documento fue llevado al Comité Nacional para los Refugiados (Conare) por el líder del partido opositor DEM, Mendonça Filho (PE), y por el diputado Ronaldo Caiado (DEM-GO). Ellos entregaron el pedido de refugio directamente al secretario nacional de Justicia, Paulo Abrão.

El proceso deberá ser iniciado en marzo, aunque no hay un plazo para su finalización.

(9)

9 ciudadana libre. [...] Esperamos sentido común y equilibrio por parte del gobierno", afirmó Caiado en una conferencia de prensa.

El diputado afirmó además que se dirigirá al Ministerio de Salud para discutir la desvinculación de la médica del programa "Más Médicos".

Ramona también pidió ayuda al gobierno de los Estados Unidos el sábado. Ella afirmó a Folha que ya había pedido una visa en la embajada norteamericana en Brasilia. Los Estados Unidos poseen un programa específico para la concesión de un documento a profesionales cubanos.

Fue por medio de ese documento que médicos cubanos en misión en Venezuela obtuvieron un permiso para ingresar en suelo norteamericano.

Además del pedido de refugio, Ramona recibió una propuesta para trabajar en el área administrativa de la Federación Nacional de los Médicos (Fenam), mientras espera la decisión acerca de su futuro en el país.

"Estamos estudiando la posibilidad de que comience a trabajar en la Fenam. Puedo garantizar que no va a trabajar como gerente de hotel, pero sí dentro de lo que ella sabe hacer ", dijo Caiado.

Ramona agradeció todo el apoyo que tuvo de los políticos y empleados. Ella llegó a la Cámara ayer por la noche y permaneció todo el día en el gabinete de los líderes del partido DEM.

La médica afirmó que su primer deseo, tras dejar la Cámara, era tomar un baño, después de haber pasado un día muy agitado: recibió la visita de decenas de diputados que fueron a mostrar su solidaridad con la cubana.

Integrantes de la bancada femenina también se encontraron con Ramona para discutir las cuestiones relacionadas con su seguridad.

Ramona anunció ayer, en la Cámara de los Diputados, que decidió dejar su puesto de trabajo, en el interior de Pará, cuando descubrió que el sueldo que se les pagaba a los profesionales cubanos era inferior a la remuneración que recibían los

(10)

10 demás médicos del programa.

"Yo pienso que fui engañada por Cuba. No dijeron que Brasil iba a estar pagando 10.000 reales (4162 dólares) por el servicio de los médicos extranjeros. Me habían informado que serían 400 dólares aquí y 600 dólares que me iban a pagar allá después de terminado el contrato. Para mí el sueldo estaba bien, pero nunca imaginé que el costo de vida acá iba a ser tan alto", afirmó la cubana.

REFUGIO

Diferente del pedido de asilo, que necesita de un aval presidencial, el refugio que busca Ramona es concedido por el Conare, un órgano vinculado a la Justicia. En caso de que el pedido de refugio sea negado, es posible intentar un último recurso con el titular del Ministerio.

Una vez hecho el pedido de refugio, el extranjero pasa a tener garantías como un permiso para tramitar el documento, permiso de trabajo y ejercer actividades en Brasil. Pero, la médica cubana no podrá ejercer la medicina en el país, ya que es necesario revalidar el diploma.

Ese procedimiento no fue exigido por el hecho de ella haber estado dentro del programa "Más Médicos".

De acuerdo con el presidente del Conare, Paulo Abrão, cerca de 1500 pedidos están a la espera de análisis del comité. Según Abrão, no existe un tiempo promedio para el análisis de los pedidos. La próxima reunión del grupo será el próximo 24 de febrero.

Desde la década del 70, el Conare ya aceptó 71 pedidos de refugio de cubanos. En este momento, hay cinco bajo análisis. El grupo no tiene un registro de cuántos pedidos fueron negados.

Referências

Documentos relacionados

No patamar normativo infraconstitucional as prescrições constitucionais ganharam força com a edição do Estatuto das Cidades (Lei n. 10.257/01) contemplando diretrizes várias

Com todos estes aspectos levantados e discutidos, a importância da Coordenação de Jornalismo da Câmara dos Deputados na comunicação entre os veículos internos da casa tem

Promoção da Igualdade e Enfrentamento a Violência”, que era destinado somente às mulheres, e criou o “Programa 5034: Proteção à Vida, Fortalecimento da

Nunca desde a redemocratização tantos políticos declararam abertamente sua posição como conservadora e de direita (BOLOGNESI, CARAM, CODATO, ROEDER, SOUZA apud

- seja membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto acima citado; - ou seja doador de medula óssea, conforme a Lei nº 13.656, de 30/04/2018. g) O pedido de isenção

Pai: Pioneering-USA Mãe: Indiana Pacer-Brz Avô Materno: Dodge-USA Criador: Haras Das

LUIZ CARLOS HAULY (PSDB, PR - Pela ordem) - Matéria publicada pelo jornal Gazeta do Povo sobre declaração do Presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles,

ARMANDO ABÍLIO (PSDB, PB) – Regozijo com a aprovação, pela Casa, da Medida Provisória nº 24, de 2002, sobre repactuação e alongamento de dívidas oriundas de operações de