• Nenhum resultado encontrado

PUBLICADO NO D.O.E DE 23/10/2018 SEÇÃO I PÁGINA 77

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PUBLICADO NO D.O.E DE 23/10/2018 SEÇÃO I PÁGINA 77"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PUBLICADO NO D.O.E DE 23/10/2018 – SEÇÃO I – PÁGINA 77

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES DO PROCESSO DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS AO MESTRADO ACADÊMICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA, PARA O ANO DE 2019.

Estarão abertas, no período de 04 a 21 de janeiro de 2019, as inscrições para a seleção de candidatos ao Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNESP – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília. Serão oferecidas 20 vagas para o Mestrado distribuídas entre as Áreas de Concentração: (I) Filosofia da Mente, Epistemologia e Lógica e (II) História da Filosofia, Ética e Filosofia Política. O preenchimento das vagas ficará condicionado a aprovação dos candidatos no Processo Seletivo, não havendo obrigatoriedade do preenchimento de todas as vagas oferecidas.

As instruções gerais relativas ao Processo Seletivo, assim como os resultados e as convocações para as etapas, serão divulgadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE-SP) - Poder Executivo - Seção I e no site do Programa: <http://www.marilia.unesp.br/posfil>

1 Inscrições

Para realizar a inscrição no processo seletivo o candidato deve seguir as seguintes etapas:  Ler atentamente este Edital

 Efetuar a inscrição pela internet no prazo estabelecido neste Edital

 Recolher por meio de depósito bancário a taxa de inscrição no valor e prazo estabelecido neste Edital

 Enviar toda a documentação solicitada no prazo estabelecido neste Edital 1.1 Requisitos

Poderão se inscrever no processo seletivo os portadores de diplomas de curso superior na modalidade licenciatura ou bacharelado e os portadores de diploma de graduação em cursos superiores de Tecnologia com no mínimo 2.400 horas/aula, todos reconhecidos pelo MEC.

Os diplomas de Instituições estrangeiras deverão estar traduzidos e reconhecidos.

O candidato que não possuir diploma ou documento equivalente de conclusão de curso de nível superior poderá se inscrever condicionalmente, desde que apresente documento assinado e em papel timbrado da instituição de ensino atestando que poderá concluí-lo até o primeiro semestre de 2019.

O candidato que não possuir quaisquer dos documentos relacionados acima, até a data de encerramento deste Edital, poderá se inscrever, ficando obrigado a apresentar um dos documentos citados, comprovando a conclusão do curso de nível superior ou a possível conclusão até junho de 2019, na data agendada para a 3ª etapa (Arguição sobre projeto de pesquisa e curriculum lattes). O candidato que não for convocado para 3ª etapa, fica dispensado da entrega do documento.

O candidato que se inscrever condicionalmente e for aprovado, deverá apresentar à Seção Técnica de Pós-Graduação cópia do comprovante de conclusão do curso de nível superior (diploma ou certificado de conclusão) até 02/08/2019.

(2)

1.2 Inscrições on-line

O candidato deverá efetuar a inscrição pela internet, por meio de link disponível no site do Programa: <http://www.marilia.unesp.br/posfil>, no período de 04 a 21 de janeiro de 2019. O candidato receberá e-mail de confirmação da inscrição no endereço eletrônico indicado no cadastro.

OBS.: OS DOCUMENTOS RECEBIDOS SEM A EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO PELA INTERNET SERÃO DESCONSIDERADOS.

1.3 Recolhimento da taxa de inscrição Taxa de inscrição: R$ 68,00

O recolhimento da taxa de inscrição deve ser feito no período de 04 a 21 de janeiro de 2019, por depósito ou transferência bancária na seguinte conta:

Banco: 001 (Banco do Brasil) Agência: 6605-2

Nº da conta: 8188-4

Favorecido: UNESP RECEITA PRÓPRIA

CNPJ: 48.031.918/0008-09 (Depósitos em outros Bancos)

1.4 Documentos necessários

Os documentos necessários deverão ser enviados EXCLUSIVAMENTE POR SEDEX, no período de 04 a 21 de janeiro de 2019, para o seguinte endereço:

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

A/C Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Processo Seletivo 2019 Av. Hygino Muzzi Filho, nº 737 - Jardim Mirante

CEP: 17.525-900 - Marília - São Paulo – Brasil

A documentação enviada exclusivamente por Sedex deve ser postada, impreterivelmente, até 21 de janeiro de 2019, data que será conferida pelo carimbo de postagem dos Correios.

OBS.1: AS INSCRIÇÕES CUJOS DOCUMENTOS FOREM POSTADOS FORA DE PRAZO E/OU ESTIVEREM INCOMPLETOS E/OU INCORRETOS SERÃO INDEFERIDAS.

OBS.2: O DEFERIMENTO DA INSCRIÇÃO ESTÁ CONDICIONADO AO RECOLHIMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO E AO ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA NO PRAZO ESTABELECIDO NESTE EDITAL.

Documentos necessários:

 requerimento, devidamente assinado, indicando o Programa e o Curso (modelo disponível no Anexo I deste Edital);

 cópia impressa do comprovante da inscrição on-line (cópia do e-mail de confirmação da inscrição ou do comprovante disponível no sistema);

(3)

 2 (duas) fotos 3x4 iguais e recentes;

 cópia simples do Diploma de Graduação (frente e verso) ou do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação ou documento original e em papel timbrado da instituição de ensino, atestando que a data provável da colação de grau será até junho de 2019;

 cópia simples do Histórico Escolar do Curso de Graduação ou Histórico Escolar em Andamento, no caso de candidatos com inscrição condicional;

 cópia impressa, NÃO encadernada, do Currículo Lattes atualizado (Plataforma CNPq: http://www.cnpq.br);

 cópia impressa, NÃO encadernada, do projeto de pesquisa (com indicação do título do projeto e da linha de pesquisa, mas sem indicação do nome do candidato);

 1 (um) CD-R ou DVD-R (mídias não regraváveis) contendo:

- cópia em arquivo, no formato.PDF, do Currículo Lattes atualizado (Plataforma Lattes - CNPq: http://www.cnpq.br);

- cópia em arquivo único, no formato.PDF, dos comprovantes das atividades realizadas nos últimos 3 (três) anos, organizados de acordo com a sequência das informações apresentadas no Currículo Lattes;

- cópia em arquivo, no formato.PDF, do projeto de pesquisa (com indicação do título do projeto e da linha de pesquisa, mas sem indicação do nome do candidato);

 cópia simples dos documentos pessoais abaixo relacionados: o Para brasileiros

 cópia simples do Registro Geral - RG (não pode ser substituído por outro documento de identificação, pois são necessários dados específicos do RG);

 cópia simples do Cadastro de Pessoa Física – CPF;

 cópia simples do Título de Eleitor ou Certidão de Quitação Eleitoral;  cópia simples do documento militar de candidatos do sexo masculino; o Para estrangeiros

 cópia simples do Passaporte ou cópia simples do Registro Nacional de Estrangeiros.

2 Etapas do processo seletivo e procedimentos 2.1 Primeira etapa - Análise do Projeto (eliminatória); Projeto de Pesquisa:

O projeto deverá conter na folha de rosto o título do projeto e indicação da linha de pesquisa à qual se vincula.

O Projeto deve compreender: 1. Resumo (10 a 15 linhas);

2. Introdução (com síntese da bibliografia consultada);

3. Justificativa (relevância para a Área de estudo em questão); 4. Objetivos (geral e específico);

5. Procedimentos metodológicos; 6. Atividades e cronograma de execução; 7. Bibliografia consultada.

(4)

Os projetos serão avaliados por uma comissão composta de docentes integrantes de cada área de pesquisa do Programa. Nesta etapa, os candidatos receberão os conceitos “aprovado” ou “reprovado”. A Comissão de Avaliação, que se encarregará de avaliar os projetos, deve ser constituída por, no mínimo, 3 (três) membros integrantes do Programa.

2.2 Segunda etapa - Prova de língua estrangeira, prova dissertativa e arguição sobre projeto de pesquisa e curriculum lattes (eliminatória);

2.2.1 Prova de língua estrangeira – Inglês, francês, alemão ou italiano - a prova terá a duração de três horas.

A Prova de Proficiência constará da apresentação de um texto a ser traduzido pelo candidato. É permitido o uso do dicionário (apenas livro em papel).

Os critérios utilizados para avaliação são:

i. Compreensão do texto em língua estrangeira; ii. Capacidade de expressão na língua materna; iii. Qualidade da tradução efetuada;

Nesta etapa, serão atribuídos conceitos “aprovado” ou “reprovado”, considerando os critérios indicados para avaliação. O candidato que não obtiver aproveitamento suficiente para aprovação na prova de proficiência em língua estrangeira poderá seguir para as próximas etapas do processo seletivo. Se aprovado na última etapa, o candidato somente poderá ingressar no Programa como aluno do curso de Nivelamento. Neste caso, deverá ser realizada uma nova prova de proficiência de língua estrangeira num prazo máximo de seis meses, sendo a aprovação nesta prova uma das condições obrigatórias para o ingresso no Programa como aluno regular.

2.2.2 Prova dissertativa (eliminatória) - a prova terá a duração de três horas e será sem consulta;

A prova dissertativa constará de um texto relativo à Linha de Pesquisa na qual o aluno se inscreveu, que deverá ser analisado e comentado criticamente. Os critérios utilizados para avaliação são:

iv. Clareza;

v. Qualidade da argumentação;

vi. Articulação do texto com os conhecimentos na Área (vide Bibliografia no anexo II do presente edital);

Somente o candidato considerado aprovado nesta etapa será convocado para a realização da arguição sobre projeto de pesquisa e curriculum lattes.

2.2.3 Arguição sobre projeto de pesquisa e curriculum lattes (eliminatória);

Os candidatos aprovados nesta etapa deverão cursar as Disciplinas de Nivelamento no primeiro semestre de 2019. As Disciplinas de Nivelamento serão divulgadas até a publicação do resultado desta etapa.

Os candidatos avaliados nesta etapa poderão ser dispensados das disciplinas de nivelamento a critério da Comissão Avaliadora.

(5)

2.3 Terceira etapa - Disciplinas de Nivelamento (eliminatória).

Serão consideradas três disciplinas de cada Área de Pesquisa. A aprovação em todas as disciplinas de nivelamento, correspondentes à área de inscrição do candidato, assim como a aprovação na prova de língua estrangeira, são condições necessárias para o ingresso como aluno regular.

Os alunos não aprovados na prova de proficiência em língua estrangeira durante o processo seletivo para 2019 deverão refazer a prova de proficiência ao término do curso de Nivelamento, em data a ser definida pelo Conselho do Programa. A aprovação nesta prova é obrigatória para o ingresso no Programa como aluno regular.

3 Provas e resultados

As provas serão realizadas na Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP – Campus de Marília, sita à Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Jardim Mirante, Marília – SP, conforme cronograma abaixo. Os resultados serão publicados no DOE-SP e divulgados no site <http://www.marilia.unesp.br/posfil>

 Inscrições online e envio da documentação: de 04 a 21/01/2019  Análise da documentação: de 22/01 a 01/02/2019

 Divulgação das inscrições deferidas e indeferidas: 05/02/2019

 Prazo para apresentação de recurso referente às inscrições deferidas e indeferidas: 06 e 07/02/2019  Divulgação dos resultados das análises dos recursos referentes às inscrições deferidas e indeferidas:

12/02/2019

 Análise dos projetos: de 05 a 13/02/2019

 Divulgação dos resultados da 1ª etapa (Análise do Projeto) e convocação para a 2ª etapa (Provas e arguição): 14/02/2019

 Prova de proficiência em língua estrangeira: 18/02/2019  Prova dissertativa: 19/02/2019

 Arguição sobre projeto de pesquisa e curriculum lattes: 20 e/ou 21/02/2019

 Divulgação dos resultados da 2ª etapa (Provas e arguição) e convocação para a 3ª etapa (disciplinas de nivelamento): 28/02/2019

 Prazo para apresentação de recurso referente à 2ª etapa (Provas e arguição): 28/02 e 01/03/2019  Divulgação dos resultados das análises dos recursos referente à 2ª etapa (Provas e arguição):

12/03/2019

 Matrícula online dos candidatos aprovados para cursar o Nivelamento: 13 e 14/03/2019  Início do período letivo: 18/03/2019

 Resultado Final (aprovados no nivelamento): 31/07/2019

Em caso de recurso o candidato deve apresentar o pedido por escrito, com sua assinatura original, à tinta, de próprio punho e protocolá-lo, pessoalmente ou por terceiros, na Seção Técnica de Comunicações, sita à Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Jardim Mirante, Marília – SP, das 08h00 às 12h00 e das 14h às 17h. O requerimento é de livre redação, e deve expressar as considerações que o candidato julgar adequadas, dirigido à Comissão de Seleção do referido Programa de Pós-Graduação.

(6)

OBS. 2: NÃO SERÃO ACEITOS RECURSOS ENCAMINHADOS POR MEIO ELETRÔNICO OU PELOS CORREIOS 4 Disposições finais

 A Unesp e o Programa não se responsabilizam por solicitações de inscrições não recebidas por falhas técnicas dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação e internet, bem como por outros fatores de ordem técnica que impeçam a transferência de dados e impossibilitem o candidato de efetuar sua inscrição.

 O candidato que não tiver acesso particular à internet poderá utilizar-se de serviços da rede pública do PROGRAMA ACESSA SÃO PAULO: infocentros disponibilizados em locais públicos para acesso à internet, distribuídos em todas as regiões da cidade de São Paulo e em várias cidades do Estado de São Paulo. Para utilizar os equipamentos, basta fazer um cadastro apresentando RG nos próprios Postos. A relação completa dos infocentros está disponível no site www.acessasp.sp.gov.br, acessando “Catálogo de Postos”.

 O candidato com deficiência que necessitar de qualquer tipo de condição especial para a realização da prova, deverá indicar claramente quais os recursos especiais necessários, por meio de solicitação específica, no ato da inscrição. A prova para o candidato com deficiência seguirá as determinações promulgadas em legislação específica.

 Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de indeferimento da inscrição, desistência do candidato ou qualquer outro motivo.

 Para realizar as provas, os candidatos deverão comparecer às etapas da seleção munidos de documento oficial de identidade com foto, e caneta esferográfica preta ou azul.

 O candidato que não comparecer a qualquer das etapas do processo seletivo nas datas e horários estabelecidos será considerado desistente.

 Os documentos dos candidatos não aprovados deverão ser retirados no período de 01 a 30/08/2019, na Seção Técnica de Pós-Graduação, sita à Avenida Hygino Muzzi Filho, 737, Jardim Mirante, Marília, SP. Não haverá devolução de documentos pelo correio. Após esse período os documentos serão descartados.  A inscrição implicará a completa ciência e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais não poderá o candidato alegar qualquer espécie de desconhecimento.

Informações:

Seção Técnica de Pós-Graduação – UNESP – Horário de Atendimento: 08h00 às 12h00 Av. Hygino Muzzi Filho, 737 - Jardim Mirante

CEP: 17525-900 - Marília - SP - Brasil Fone: +55 (14) 3414-9651

E-mail: processoseletivo.marilia@unesp.br URL:< http://www.marilia.unesp.br/posfil>

(7)

Anexo I

Requerimento, devidamente assinado, indicando o Programa e o Curso

ILUSTRÍSSIMO SENHOR DIRETOR

UNESP, FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS, CAMPUS DE MARILIA

Eu,__________________________________________________________________________, RG. nº.____________________,CPF nº.___________________________, venho nos termos do Art. 15, inciso I, da Resolução Unesp nº 30/2010, requerer minha inscrição no Processo de Seleção ao curso de Mestrado Acadêmico, para o ano de 2019, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília.

Declaro ter ciência e estar de acordo com os termos estabelecidos no edital de abertura de inscrições do processo de seleção dos candidatos ao Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, para o ano de 2019.

___________________, ____ de_________________ de 2019.

_________________________________ (Assinatura)

(8)

Anexo II

BIBLIOGRAFIA BÁSICA DA ÁREA DE FILOSOFIA DA MENTE, EPISTEMOLOGIA E LÓGICA:  LINHA 1 - Ciência Cognitiva, Filosofia da Mente e Semiótica

ALVES, M. A; GRÁCIO, M. C. C; ÁVILA D. M. (Org.) Informação, conhecimento e modelos. São Paulo: Cultura Acadêmica/Oficina Cultural, 2017 (Coleção CLE, vol. 78).

CAPURRO, R. Desafíos téoricos y practicos de la ética intercultural de la información. In: Ética da informação: conceitos, abordagens, aplicações. João Pessoa: idéia, p. 11-51, 2010. Disponível em: http://www.capurro.de/paraiba.html

COSTA, C. Filosofia da mente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

DEBRUN, M., GONZALEZ, M. E., PESSOA JÚNIOR, O. (Org.). Auto-organização: estudos interdisciplinares. Coleção CLE, v.18. Campinas: UNICAMP, 1996.

DIBIASE, F. & AMOROSO, R. (org.) A revolução da consciência. Novas descobertas sobre a mente no séc. XXI. Petrópolis: Vozes, 2004.

FETZER, J.H. Filosofia e ciência cognitiva. Bauru: EDUSC, 2001. IBRI, I. Kósmos e noetós. São Paulo: Perspectiva, 1992.

MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Russel, 2005. SILVEIRA, L. F. B. da. Curso de semiótica geral. São Paulo: Quartier Latin, 2007.

TEIXEIRA, J. de Fernandes, O pesadelo de Descartes – Do mundo mecânico à inteligência artificial. Porto

Alegre Editora Fi, 2018. Disponível em:

https://docs.wixstatic.com/ugd/48d206_f451ddca51d54f7da44367a06bd8b806.pdf

THAGARD, P. “A Natureza da mente”. Mente: introdução à ciência cognitiva. São Paulo: Ed. Artmed, 1998.

 LINHA 2 - Epistemologia e Lógica:

CHARLMERS, A. F. O que é ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.

FREGE, G. Os fundamentos da aritmética. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1974. GRANGER, G.-G. A ciência e as ciências. São Paulo: UNESP, 1994.

(9)

MORTARI, C. A. Introdução à lógica. São Paulo: UNESP, 2001.

PIAGET, J. Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA DA ÁREA DE HISTÓRIA DA FILOSOFIA, ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA:

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1973.

BERGSON, Henri. O pensamento e o movente. Tradução de Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

DESCARTES, R. Meditações metafísicas. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1973.

DIDEROT, D. Paradoxo sobre o comediante. In Guinsburg, J. Diderot: Obras II – Estética, poética e contos. São Paulo: Perspectiva, 2000.

HEGEL, G.W.F.Introdução à História da Filosofia. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2006. HUME, D. Investigação sobre o entendimento humano. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1975. KANT, I. Crítica da razão pura. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1974.

NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. PLATÃO. A república. Trad. M. H. R. Pereira. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993.

ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a desigualdade. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1973.

SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. Tradução de João Batista Kreuch. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012.

TOMÁS DE AQUINO. Suma de Teologia [Primeira Parte – Questões 84-89]. Tradução e Introdução de Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2016. Disponível em: http://www.edufu.ufu.br/sites/edufu.ufu.br/files/e-book_suma_de_teologia_2017_1.pdf

(10)

Anexo III

DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

Área de Concentração: 1 - Filosofia da Mente, Epistemologia e Lógica - Adrián Oscar Dongo Montoya - dongomontoya@hotmail.com - Alfredo Pereira Junior - apj@ibb.unesp.br

- Hercules de Araujo Feitosa - haf@fc.unesp.br

- Jezio Hernani Bomfim Gutierre - jezio@editora.unesp.br - Jonas Goncalves Coelho - jonas@faac.unesp.br

- Kleber Cecon - klebercecon@marilia.unesp.br

- Lauro Frederico Barbosa da Silveira - lfbsilv@terra.com.br - Luiz Henrique da Cruz Silvestrini - silvestrini@fc.unesp.br - Marcos Antonio Alves - marcosalves@marilia.unesp.br - Maria Eunice Quilici Gonzalez - gonzalezmeq@yahoo.com.br - Mariana Claudia Broens - mbroens@marilia.unesp.br - Ricardo Pereira Tassinari - ricardo@marilia.unesp.br

- Rodrigo Pelloso Gelamo - rodrigo.gelamo@unesp.br

Área de Concentração: 2 - História da Filosofia, Ética e Filosofia Política - Ana Maria Portich - aportich@marilia.unesp.br

- Andrey Ivanov - aivanov@marilia.unesp.br - Lucio Lourenco Prado - prado@marilia.unesp.br

- Marcio Benchimol Barros - benchimol@marilia.unesp.br - Paulo Cesar Rodrigues - paulo.rodrigues@marilia.unesp.br - Pedro Geraldo Aparecido Novelli - pnovelli@marilia.unesp.br - Reinaldo Sampaio Pereira - reinaldo@marilia.unesp.br - Ricardo Monteagudo - rmonteag@uol.com.br

Referências

Documentos relacionados

Os(as) candidatos(as) aprovados no Processo Seletivo deverão, obrigatoriamente, entregar o Exame de Proficiência em UMA Língua Estrangeira em até 12 (doze) meses

No meses de março e abril até que tivemos uma boa quantidade de eventos, com destaque, na minha opinião, para a Abertura da Temporada de Montanhismo, onde tivemos uma

Caso o Certificado de Proficiência em Língua Estrangeira apresentado não seja aceito pela CEPG, o candidato deverá prestar a Prova de Proficiência em Língua

b) Avaliação Psicológica (AP) – destinada a avaliar as aptidões, características de personalidade e competências comportamentais dos candidatos, bem como

Conclui-se, portanto, que o processo de implementação da nova organização curricular, que traz o Trabalho de Conclusão de Curso como requisito obrigatório para obtenção do

I. Taxa média de atualização anual de despesas globais com o pessoal na ASSP: 0,000 Dotação% global p/ atualização legal de salários base: 0,025 Notas: a) O reequilíbrio

[r]

A aplicação foi feita nos portais dos municípios no período entre os meses de maio e junho de 2012, nos sites de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br), Belo Horizonte